• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES. 19 a 30 - JULHO/2021 5º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES. 19 a 30 - JULHO/2021 5º ANO"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADES

PEDAGÓGICAS

COMPLEMENTARES

19 a 30 - JULHO/2021

5º ANO

NOME: ________________________________________________ TURMA:________

NOTA DAS ATIVIDADES (USO DOS PROFESSORES) ARTE ED.

FÍSICA CIÊNCIAS GEOGRAFIA HISTÓRIA INGLÊS LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA PESQUISA E AUTORIA

(2)

ARTE

Conteúdo específico: CULTURA POPULAR – DANÇA

Habilidades: Empregar nas linguagens artísticas uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e fruir produções em artes visuais, música e teatro.

CONTEÚDO – 19 A 23 /07/2021 Leia o texto com atenção para depois realizar as atividades.

DANÇA

A dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

A história da dança começou ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas. O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura. No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.

Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo. O

maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos povos negros, indígenas

e europeus esses ritmos se originaram.

Alguns exemplos de danças: Imagem 1- Dança de Rua,Imagem 2 - Flamenco, Imagem 3 - Dança Contemporânea, Imagem 4 - Jazz, Imagem 5 - Balé Clássico.

Sugestão: assista ao vídeo Palavra Cantada | Ciranda dos Bichos, disponível em:

(3)

ATIVIDADES 1- Leia o texto atentamente e responda:

a) O que é dança? (responda com suas palavras)

--- b) Faça uma pesquisa sobre os estilos de dança mais praticados no mundo, além dos citados no texto, e escreva abaixo. Há outros que você conheça?

--- c) Para criar uma dança é realmente necessário que haja música?

--- 2- Escolha um estilo de dança citado no texto, pesquise um pouco mais sobre ele, assista alguns vídeos e me conte o que achou.

--- 3- Escolha um estilo de dança citado acima (pode ser o mesmo que escolheu para a atividade 2, ou pode ser outro) e grave um vídeo seu tentando praticar a dança escolhida. Mande para a professora no WhatsApp.

CONTEÚDO – 26 A 30 /07/2021 Existe espaço certo para dançar?

Será que existe um lugar/espaço certo ou específico para dançar?

Se formos analisar bem, existem lugares específicos para executar algumas danças, o que não significa que não se pode dançá-las em outros espaços. A dança é livre. A dança liberta. E exatamente por este motivo que ela pode ser executada em qualquer lugar, a qualquer momento, no ritmo que quiser, com quem quiser...

"Há alguém por aí que não goste de dançar? Mesmo no escuro do quarto? Não tem de ser bailarino, pode ser no seu estilo e ritmo. Não se preocupe com os olhares e se jogue na pista, seja lá onde ela for! No palco, na rua, debaixo do chuveiro ou em frente ao espelho. Não importa, arrisque seus passos, sacuda o corpo e tenha certeza de que a dança faz bem ao corpo e à alma. O espírito fica leve, se liberta."

(4)

Exemplos de Espaços Convencionais: Sala em formato de arena do teatro Tuca, em Perdizes - São Paulo. Palco italiano

Já os espaços não convencionais são aqueles em que a dança simplesmente acontece, pode ser qualquer lugar, qualquer meeeesmo. Dá uma olhadinha nestes espaços onde a dança pode ser executada, abaixo:

Praça Escola

Rua Casa ATIVIDADES

1- Explique rapidamente, com suas palavras, o que entendeu sobre espaço convencional e não convencional para a dança.

(5)

--- 2- Diga se os espaços a seguir são convencionais ou não convencionais:

A) Sala de aula =

B) Teatro Municipal de São Paulo = C) Pátio da escola =

D) Rua =

E) Sala de casa = F) Parque Ibirapuera = G) Teatro Bibi Ferreira = H) Quadra de esportes = I) Banheiro =

J) Arena do Teatro Tuca =

(6)

CIÊNCIAS

TEXTO 1 - O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar constitui o conjunto de corpos celestes localizado no braço externo da Via Láctea, tendo como seu astro principal o Sol. Esses corpos celestes não são apenas os planetas, mas também seus satélites, corpos congelados como cometas, asteroides, meteoroides, planetas anões, entre outros. Os planetas que formam o Sistema Solar orbitam ao redor da estrela central, o Sol, sendo então classificados segundo a ordem de afastamento dessa estrela e suas respectivas composições.

Ordem dos planetas em relação ao Sol

Os planetas estão em ordem segundo a sua proximidade em relação ao Sol.

(7)

2) Use a legenda e substitua, no diagrama A, s símbolos pelas letras e reescreva a mensagem nas linhas abaixo: ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

TEXTO 2 - MOVIMENTOS DA TERRA

O planeta Terra não permanece estático, realizando uma série de movimentos ao mesmo tempo, sendo que os mais conhecidos são o de rotação e o de translação.

O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. Esse fenômeno é realizado de oeste para leste e seu tempo de duração é de 23 horas e 56 minutos.

(8)

O movimento de translação, responsável pela alternância dos anos, é caracterizado pelo deslocamento da Terra em torno do Sol. Ele é finalizado em aproximadamente 365 dias e 6 horas.

As estações do ano são definidas através do movimento de translação. Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam à Terra, com isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno, primavera e verão.

3) Complete os espaços em branco com as palavras abaixo:

ROTAÇÃO - TERRA - TRANSLAÇÃO

4) Explique o que são estes movimentos que a Terra faz:

(9)

b)Translação:_____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

TEXTO 3 – ESTAÇÕES DO ANO

O surgimento das estações do ano é consequência do constante movimento em que a Terra se encontra. Essas estações nos ajudam a perceber os ciclos da natureza, como aquecimento, resfriamento, perda das folhas ou o florescer das flores. Em algumas localidades do planeta, esses ciclos são bem percebidos nas paisagens, mas, em outras, essa percepção diminui bastante.

As estações do ano são: primavera, verão, outono e inverno. Cada uma delas possui características próprias.

● Verão: é a estação mais quente do ano, tendo os dias mais longos e as noites mais curtas. Possui grande quantidade de chuvas devido à alta evaporação da água acumulada no solo.

● Outono: no geral, várias folhas

das árvores caem, e muitas flores se transformam em frutos, servindo de alimento para a fauna da região. É conhecida por ser a estação das frutas.

● Inverno: é a estação mais fria do ano. As noites são mais longas e os dias são mais curtos, havendo hibernação de alguns animais.

● Primavera: é conhecida como a estação das flores. Nessa estação, as temperaturas ficam mais amenas.

As datas de início e fim das estações do ano são as seguintes: ● Verão: 21 de dezembro a 20 de março;

● Outono: 20 de março a 21 de junho; ● Inverno: 21 de junho a 23 de setembro;

● Primavera: 22/23 de setembro a 21 de dezembro.

5) O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamada de:

a) Rotação b) Mutação c) Translação d) Precessão

(10)

1- Primavera ( ) de 20 de Março a 21 de Junho.

2- Verão ( ) de 23 de Setembro a 21 de Dezembro. 3- Outono ( ) de 21 de Junho a 23 de Setembro. 4- Inverno ( ) de 21 de Dezembro a 20 de Março. 7) Escolha uma das estações do ano abaixo e explique-a:

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo específico: lutas

Habilidades: experimentar, fruir e recriar a luta de braço, valorizado a segurança e integridade física, e respeitando as regras e os colegas.

(11)

A luta de braço (também conhecida como quebra de braço, braço de ferro ou queda de braço)é uma atividade esportiva em que dois competidores, com um dos cotovelos apoiados sobre superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos, e cada um, aplicando força muscular, tenta fazer o adversário desdobrar o braço.

Luta de braço

A origem da luta de braço é imemorial, pois desde as mais antigas civilizações há registros desta prática em gravuras, pinturas, estátuas etc.

A partir da década de 1950 a luta de braço começou a se popularizar no Brasil. Em 1977 a luta de braço se oficializou no Brasil e em 1994 foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço.

Existem várias entidades e federações reguladoras da luta de braço em todo o mundo, sendo a principal a World Arm Wrestling Federation.Os atletas competem divididos por categorias de idade, sexo e peso, conforme a massa corporal. Também competem portadores de deficiência física.

Os competidores deverão apoiar os cotovelos numa mesa padronizada, com o braço desnudo. Compete-se com o braço direito ou o esquerdo. Os polegares devem ficar unidos e entrelaçados e a mão livre segurar um pino lateral. Braços e pulsos devem estar inicialmente alinhados e deve haver árbitros para o alinhamento dos punhos, que indicará o início da partida e avaliando para que não haja faltas, não havendo limite de tempo para cada luta.

Responda as perguntas.

1) Como pode ser conhecida a luta de braço?

2) Segundo o texto o que foi fundado no Brasil em 1994?

GEOGRAFIA

TEXTO 1 – REGIÕES DO BRASIL

As regiões do Brasil são recortes territoriais repletos de particularidades que levam em conta aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e físicos. Muitas foram as divisões regionais feitas no Brasil pelo órgão responsável, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, a regionalização vigente é a de 1970 (a qual sofreu alterações após a Constituição de 1988), que divide o Brasil em cinco regiões:

1.

Norte

(12)

Estados - Capitais

Acre Rio Branco Amapá Macapá Amazonas Manaus Pará Belém Rondônia Porto Velho Roraima Boa Vista Tocantins Palmas

1. Nordeste

A Região Nordeste abrange nove estados e corresponde a quase 18% do território brasileiro. Possui uma área de,

aproximadamente, 1.544.291 km2.

Estados - Capitais

Alagoas Maceió Bahia Salvador Ceará Fortaleza Maranhão São Luiz Paraíba João Pessoa

Pernambuco Recife Piauí Teresina Rio Grande do Norte Natal Sergipe Aracaju Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste abrange três estados e corresponde a cerca de 19% do território brasileiro. Possui uma área de, aproximadamente, 1.606.403 km².

Estado - Capital

Goiás Goiânia Mato Grosso Cuiabá

(13)

1. Sudeste

A Região Sudeste abrange quatro estados e corresponde a, aproximadamente, um décimo do território nacional. Possui uma área com cerca de 924.620 km2.

Estado - Capitais

Espírito Santo Vitória

Minas Gerais Belo Horizonte Rio de Janeiro Rio de Janeiro São Paulo São Paulo

1. Sul

A Região Sul abrange três estados e é a que apresenta mais diferenças entre as demais regiões do país. Isso deve-se especialmente à sua colonização, feita principalmente por alemães e italianos.

Estado - Capitais

Paraná Curitiba Santa Catarina Florianópolis Rio Grande do Sul Porto Alegre

1) O Brasil é dividido em 5 grandes regiões. Cada uma delas tem características próprias, como clima, modo de vida dos habitantes, sotaques, entre outros. Observe o mapa abaixo atentamente e responda os exercícios A e B.

a) Escreva os nomes das regiões que correspondem a cada número no mapa:

1- _______________________________________

2- _______________________________________

3- _______________________________________

4- _______________________________________

(14)

b) Relacione a segunda coluna com a primeira de acordo com o número de estados que compõe cada região.

( 1 ) Região Centro-Oeste ( ) 09 estados

( 2 ) Região Norte ( ) 04 estados

( 3 ) Região Nordeste ( ) 03 estados

( 4 ) Região Sudeste ( ) 07 estados

( 5 ) Região Sul ( ) 03 estados + Distrito Federal TEXTO 2 – RELEVO

O relevo é a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro. Os elementos que modelam o relevo são oriundos de forças internas (terremotos e vulcanismo) e externas (ventos, chuvas, geleiras, etc.).

O território brasileiro apresenta diferentes formas de relevo. Existem várias classificações do relevo nacional, no entanto, a mais

aceita divide o relevo do Brasil em planalto, planície e depressão.

Planalto: são terrenos elevados, com altitudes acima de 300 metros. Esse tipo de relevo pode ser encontrado em diferentes partes do país, sendo caracterizado pela formação de chapadas e de extensas superfícies planas.

Um exemplo dessa forma de relevo é o Planalto Central no Brasil, que inclui os estados do Centro-Oeste, além de Minas Gerais e Tocantins.

Planície: é uma forma de relevo recente, sendo caracterizado por superfícies extremamente planas, com altitudes entre 0 e 100 metros. Essas áreas, em razão da baixa altitude, estão sujeitas a inundações.

(15)

Essas formações são encontradas nas regiões litorâneas ou próximas de rios e lagos, como, por exemplo, nas margens do Rio Amazonas. O Pantanal, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Bolívia e Paraguai, é a maior planície inundável do planeta.

Depressão: caracteriza-se por terrenos relativamente inclinados cuja altitude varia de 100 a 500 metros. A erosão é o principal fenômeno responsável pela formação desse tipo de relevo.

2) Responda os exercícios abaixo:

a) As principais formas de relevo são: ________________________, __________________________ e __________________________.

b) Apresenta terreno plano ou com poucas ondulações.

________________________________________________________________________

c) Área rebaixada em relação às áreas vizinhas.

________________________________________________________________________

d) Relevo que pode se apresentar como serras, morros e chapadas.

________________________________________________________________________

HISTÓRIA

TEXTO 1 – CIDADANIA – Direitos e Deveres

Você vive isolado do mundo e das pessoas, fazendo o que quer, na hora em que bem entende? Provavelmente não, certo? Mesmo sem perceber, você já sabe o que é cidadania: é o conjunto de direitos e deveres exercidos por uma pessoa que vive em sociedade. A cidadania é justamente essa relação de respeito com o lugar em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele.

(16)

Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade. São deveres nossos: respeitar a mãe, tratar todos com boa educação, cuidar dos lugares em que vivemos, etc. Os deveres existem para organizar a vida em comunidade. Em casa, na escola, na rua – em qualquer lugar a gente vai encontrar regras, o que pode ser feito e o que não pode. Sem essas regras de convivência ficaria impossível.

Antigamente a palavra cidadão se referia as pessoas que viviam nas cidades, hoje, essa palavra se refere às pessoas que têm seus direitos garantidos e cumpre seus deveres podendo morar na cidade ou no campo, ser criança, adolescente, adulto ou idoso, ou seja, todos os habitantes de um país são cidadãos.

Um cidadão consciente é aquele que não se preocupa só com os seus direitos, mas com os direitos das pessoas com quem convivem em sua casa, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, etc. Ele luta para que todos tenham seus direitos respeitados. Para alcançar esses direitos, o cidadão consciente pode criar associações de moradores, ser voluntário em projetos sociais, ajudar como puder as pessoas com quem convive.

DEVERES DO CIDADÃO

· Votar e escolher os governantes.

· Educar e proteger crianças e adolescentes.

· Proteger a natureza.

· Proteger o patrimônio público do país.

DIREITOS DO CIDADÃO

· Igualdade entre mulheres e homens.

· Ter saúde, educação, moradia, segurança, lazer, alimentação e transporte.

· Livre manifestação do pensamento.

· Liberdade de crença religiosa.

“Novo Pitanguá História 5°ano pág.32(Adriana M Dias e Maria E Bellusci)”

Com base na leitura do texto, responda as questões de 1 a 3. 1) O que é cidadania?

(17)

2) O que é direito? Escreva 2 exemplos.

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

3) O que é dever? Escreva 2 exemplos.

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ TEXTO 2 – TRABALHO INFANTIL

24/02/2014 - 10h16 - Câmara dos Deputados

CPI do Trabalho Infantil é prorrogada na Câmara dos Deputados

A Câmara aprovou a prorrogação por 120 dias, a partir de 6 de março, dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração do trabalho infantil.

Segundo a presidente do colegiado, deputada Sandra Rosado, o objetivo da CPI é “complexo e abrangente”, o que demanda mais tempo para sua conclusão. O próximo passo da CPI é combater o trabalho infantil durante o Carnaval, no primeiro final de semana de março. Para isso, estão sendo feitas visitas a Pernambuco, Salvador e ao Rio de Janeiro.

Ex-prefeita de Olinda, a relatora da comissão, deputada Luciana Santos, afirma que, durante o Carnaval, é comum observar crianças e adolescentes trabalhando nas ruas. "Você vê muitas crianças nesses grandes eventos, catando latinhas ou ajudando os pais na oferta dos produtos nas barracas”. Ela informa que, tanto em Olinda como em Salvador, as prefeituras identificam as famílias com crianças e oferecem creche e assistência aos pequenos cujos pais, ambulantes cadastrados, estejam trabalhando durante as festas.

(18)

Luciana Santos reforça a necessidade de diferentes setores de governo e da sociedade se unirem para quebrar a cultura de tolerância ao trabalho infantil. "Há quem ache que trabalhar ainda é bom para as crianças. Infelizmente, ainda há essa concepção na sociedade. As atividades econômicas são muito na área da agricultura familiar. Temos também o trabalho doméstico, além

daquelas atividades ilícitas, que são as muito graves, como exploração sexual de crianças e adolescentes."

A CPI planeja diferentes visitas pelo País ao longo deste semestre.

4) Observe a imagem abaixo e escreva sua opinião quanto ao trabalho infantil e sobre

todas as características que a imagem apresenta, ou seja, a criança está trabalhando e ao

mesmo tempo uma bola está passando ao lado dele.

(19)

LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – TEXTO 01

AULA 01

Meio Ambiente

1. Após a leitura e observação do texto, conclui-se que:

(A) Existe uma separação entre espaços preservados e degradados.

(B) A decisão de cuidar do meio ambiente, preservar a vida e proteger o planeta não

pode ser deixada para depois.

(C) Plantar árvores, regá-las e respeitá-las é dever de todos.

(D) Precisamos nos unir para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

2. As nossas ações são indicadas de maneira clara e objetiva em:

(A) ”Você ainda pode escolher, mas até quando?”

(B) plante, respire, recicle, pratique, proteja, economize, conserve, reutilize.

(C) ”Queremos um mundo vivo agora!”

(D) 5 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente.

3. Na frase “Queremos um mundo vivo agora!”. A palavra destacada na frase nos ajuda a

compreender que:

(A) Nossa preocupação deve ser apenas com o momento atual.

(B) Nossa decisão de cuidar do meio ambiente não pode ficar a critério dos governantes.

(C) Existe uma certa urgência em relação às atitudes dos seres humanos para com o

planeta.

(20)

4. A frase: “Você ainda pode escolher, mas até quando?”, deixa claro que: (A) Sempre podemos fazer escolhas.

(B) A natureza e o meio ambiente não podem esperar por muito tempo.

(C) Precisamos ensinar as pessoas a fazerem suas escolhas.

(D) Não devemos fazer perguntas sem entender do assunto.

5. A separação na imagem nos alerta principalmente para: A beleza de uma árvore bem cuidada.

(A) O impacto das nossas ações no meio ambiente.

(B) As estações do ano.

(C) Os diversos tipos de vida vegetal existentes no planeta

TEXTO 2: O MEIO AMBIENTE EM PRIMEIRO LUGAR

Em um pequeno vilarejo havia um jovem aventureiro, que se chamava Pedro. Ele era um rapaz esperto que adorava o meio ambiente, passava a maior parte do dia na floresta, subindo em árvores, brincando com os animais. Pedro não tinha medo de

nada, de nenhum animal e adorava nadar em um rio que ficava perto de sua casa.

Certo dia, Pedro estava andando pela floresta, quando viu um movimento estranho, e depois um tiro e um grito de um animal, muito curioso ele foi lá olhar.

Quando chegou ao local do tiro, viu muitos homens, todos armados e com motosserras, cortando as árvores, matando e capturando animais.

Pedro chegou à frente deles e disse:

— Por que estão fazendo isso com os animais e com as árvores?

— Pegue ele! Falou o líder do bando.

Pedro correu e os homens foram atrás. Preparados para atirar, o líder do bando disse: — Não atirem! Ele será nosso refém! Pois a polícia está atrás de nós!

No tempo em que ele estava conversando, Pedro subiu em uma árvore e se escondeu. A polícia chegou e prendeu o bando.

Pedro, um jovem aventureiro, que amava o meio ambiente, arriscou sua vida por ele. Adaptado de: http://colegiomaanaim77.blogspot.com.br/2012/06/contos.html

Entendendo o texto:

(21)

(A) Pedro passava a maior parte do tempo em casa.

(B) Pedro não gostava de animais.

(C) Pedro não gostava da floresta.

(D) Pedro não sabia nadar.

(E) Pedro adorava o meio ambiente.

2. O que ficava perto da casa de Pedro?

(A) o rio que ele nadava.

(B) a casa de um amigo seu.

(C) a casa de sua avó.

(D) um lago muito profundo.

(E) o rio com muitos peixes.

3.Pedro vivia na floresta, brincava com os animais e subia em árvores. O que aconteceu, de repente, que mudou essa tranquilidade?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

4. Por que o bando decidiu não atirar em Pedro após capturá-lo?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

5. Como Pedro conseguiu fugir do bando de homens?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

6. O que aconteceu após Pedro se esconder na árvore?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

7. Pedro tinha algum tipo de medo? Explique.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

8. Você gostou da história? Explique por que respondeu sim ou não.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

(22)

Para melhor compreensão do conteúdo, sugiro que assista o vídeo do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=DiZrR_fpKpU&feature=youtu.be

Teste os conhecimentos que sobre palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas! 1. Faça a separação silábica e classifique as palavras em: Oxítona, Paroxítona ou

Proparoxítona, conforme o exemplo abaixo. PALAVRAS

SEPARAÇÃO DE SÍLABAS CLASSIFICAÇÃO TÔNICA

Quarentena QUA – REN – TE - NA PAROXÍTONA

(23)

2. Assinale a opção em que todas as palavras são paroxítonas, ou seja, a sílaba

tônica (mais forte) é a penúltima.

a) glúten, ruim, revólver, amigo.

b) felicidade, hangar, botox, tênis.

c) órgão, gratuito, plateia, pólen.

d) libido, fácil, ímpar, álibi.

3. Indique a posição da sílaba tônica das palavras:

(24)

AULA – 03

CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS

O substantivo é a palavra usada para dar nomes aos seres (coisas, pessoas, lugares, sentimentos, ações, qualidades…). Tudo o que existe no mundo e tem nome é substantivo.

Classificação

Os substantivos classificam-se em simples, composto, primitivo, derivado, próprio, comum, concreto, abstrato e coletivo.

· Substantivo simples: é formado de apenas uma única palavra ou um termo. Ex.: vidro, lápis,

casa, chuva.

· Substantivo composto: é composto de mais de uma palavra ou de um termo. Ex.: paraquedas,

couve-flor, girassol, guarda-roupa.

· Substantivo primitivo: não deriva de nenhuma outra palavra e dele derivam outras palavras.

Ex.: ferro, jornal, pedra.

· Substantivo derivado: deriva de outras palavras já existentes na Língua Portuguesa. É

formado a partir de substantivos primitivos. Ex.: ferreiro, jornaleiro, pedreiro…

· Substantivo próprio: nomeia um único ser em particular, especificando nomes de pessoas,

países, cidades, rios, empresas, etc. Ex.: Fábio, Brasil, Porto Alegre, Nilo, Bradesco.

· Substantivo comum: nomeia vários seres, generalizando-os. Ex.: professor, país, cidade, rio,

banco.

· Substantivo concreto: nomeia seres ou objetos reais (mesa, cachorro, mulher) e

imaginários (fada, saci, anjo).

● Substantivo abstrato: nomeia ações, qualidades, defeitos, estado, sentimento...Ex: pensamento, delicadeza, maldade, calor...

Atividades

Um dia, uma menina estava sentada no sofá-cama, observando sua mãe varrer a casa. De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos no meio de sua cabeleira escura. Olhou para sua mãe e lhe perguntou:

__ Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe? A mãe respondeu:

__ Bom, cada vez que você faz algo de ruim, me dá uma tristeza danada e um fio do meu cabelo fica branco.

A menina pensou um pouquinho e logo perguntou:

__ Mãe, por que todos os fios de cabelo da minha avó estão brancos? Marque X somente na alternativa correta:

1. De acordo com esse texto, é correto afirmar que a mãe:

a) ( ) tinha vários cabelos brancos.

b) ( ) não soube responder à pergunta da menina.

c) ( ) foi uma boa menina.

(25)

2. A justificativa da mãe para os seus cabelos brancos era de que isso se deu em

consequência:

a) ( ) às coisas tristes que a filha fazia.

b) ( ) às coisas ruins que a filha fazia.

c) ( ) às dificuldades da vida.

d) ( ) ao tempo.

3. Nesse texto, a expressão que indica tempo é:

a) ( ) “de repente...”

b) ( ) “bom...”

b) ( ) “observando...”

c) ( ) “um dia...”

4. Na frase: “Um dia, uma menina estava sentada no sofá-cama...” a palavra destacada é:

a) ( ) substantivo simples.

b) ( ) substantivo composto.

c) ( ) substantivo primitivo.

d) ( ) substantivo derivado.

5. Marque a opção que tem somente substantivos derivados

a) ( ) cabelo, branco.

b) ( ) pouquinho, menina.

c) ( ) cabeleira, tristeza.

d) ( ) mãe, dia.

6. Na frase: “Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe?”, as palavras destacadas são:

a) ( ) substantivos simples e compostos.

b) ( ) substantivos simples.

c) ( ) substantivos derivados.

d) ( ) substantivos primitivos.

7. Coloque (1) para substantivo comum; (2) para substantivo próprio; (3) para substantivo coletivo

( ) cacho ( )

bando ( ) São Paulo ( ) futebol

( ) Pedro ( )

matilha ( ) planta ( ) Campo

Grande

( ) lápis ( ) bibliotec a

(26)
(27)

TEXTO 2

Nos dois textos os personagens estão cuidando do nosso Planeta, do nosso Meio Ambiente. Agora você é o protagonista. Crie, no seu caderno de Língua Portuguesa, uma história onde você protege e defende nosso planeta.

Lembre-se dos elementos básicos para a produção de um bom texto: · Organize suas ideias e seja criativo;

· Insira os parágrafos, sinais de pontuação, observe a gramática e ortografia;

· Não esqueça de colocar um título na sua história;

· O texto deve conter o mínimo de 15 linhas, divididos em pelo menos 3 parágrafos

(Introdução, Desenvolvimento e Conclusão).

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA – AULA - 01

1. Considerando que você está em frente desta estante,

o livro de Ciências é o terceiro à sua...

(28)

02) .Observe na figura abaixo, o caminho percorrido por Tiago. Ele saiu do ponto A e chegou ao ponto B.

Como ele fez para chegar ao ponto B?

(A) Avançou 6, girou para a esquerda, avançou 4.

(B) Avançou 5, girou para a direita, avançou 3.

(C) Avançou 5, girou para a esquerda, avançou 3.

(D) Avançou 4, girou para a direita, avançou 2.

3. Observe as placas de trânsito representadas abaixo.

Qual é a placa de trânsito que tem o formato que se assemelha ao círculo?

A) I

B) II C) III D) IV

4. Observe os sólidos geométricos desenhados abaixo. Quais desses sólidos são corpos redondos?

(29)

5. Montando a caixa ao lado, ela tem forma de: (A)cubo. (B) paralelepípedo. (C) pirâmide. (D) cilindro.

6.Joana marcou uma consulta no médico no período vespertino, indicado no relógio abaixo.

O horário da consulta de Joana é:

A) 15 horas e 12 minutos. B) 15 horas.

C) 12 horas e 15 minutos. D) 3 horas.

7.A reforma da casa de Bruno durou 5 semanas completas. Quantos dias, no total, durou essa reforma?

A) 5 B) 7 C)25 D)35

8.A médica explicou que o paciente deveria tomar 1 comprimido do mesmo medicamento a cada 6 horas? Quantos comprimidos desse medicamento o paciente deve tomar por dia?

(A) 1.

(B) 4.

(C) 6.

(D) 8.

(30)

O que mede aproximadamente 4 cm de comprimento? (A) Uma caneta.

(B) Um palito de fósforo.

(C) Um palito de churrasco.

(D) Um livro.

10.Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio? (A) 10 (B) 14 (C) 19 (D) 40 11.Observe a imagem (A) 5 cm (B) 2 cm (C) 8 cm (D) 6 cm

12.Na escola “Aprender”, o horário do recreio foi definido como mostram os quadros abaixo:

Esse recreio tem a duração de: (A) 10 minutos

(31)

13. Aline fraturou o dedinho do pé direito. Agora ela terá que ficar com o pé enfaixado durante 3 semanas. Quantos dias Aline ficará com o pé enfaixado?

(A) 12 (B) 21

(C) 30 (D) 90

14. Luciana tem duas cédulas de R$5,00, quatro moedas de R$1,00, oito moedas de R$0,10 e cinco moedas de R$0,50. Somadas as cédulas e as moedas, quantos reais Luciana possui?

(A) R$ 6,60 (B) R$ 12,30 (C) R$ 17,30 (D) R$ 19,00

15.Observe o número no quadro ao lado:

Qual é o valor posicional do algarismo 9 nesse número? A) 9 B)90 A) 9 B)90 C) 900 D) 9 000

16.Observe o número 43.671. Nesse número o algarismo 3 ocupa a ordem das: (A) unidades de milhar.

(B) centenas simples (C) dezenas simples. (D) unidades simples AULA – 02 Vamos recordar?

O sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema, quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.

Características do sistema decimal

No sistema de numeração decimal, os números são organizados com base no agrupamento de algarismos indo-arábicos, e com eles é possível escrever qualquer número.

Algarismos indo-arábicos → 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

(32)

Veja que a continuação do desenho de unidades é trabalhosa, por isso, vamos entender melhor o que são as unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, e assim por diante.

Um dos principais aspectos desse sistema é que: de cada 10 unidades, formamos 1 dezena (10); de cada 10 dezenas, formamos 1 centena (100); e de cada 10 centenas, formamos

1 unidade de milhar (1.000), ou seja, toda vez que o algarismo 0 é acrescentado, devemos multiplicar a ordem por 10.

10 unidades → 1 dezena 10 dezenas → 1 centena 10 centenas → 1 unidade de milhar 10 unidades de milhar → 1 centena de milhar

Ordem e classe do sistema decimal

Cada um dos algarismos representa uma ordem, e sempre devemos começar analisando- os da esquerda para direita. Veja a tabela:

A classe de um número é determinada separando-o de três em três algarismos: Classe das unidades simples: da 1ª ordem até a 3ª ordem

Classe dos milhares: da 4ª ordem até a 6ª ordem Classe do milhão: da 7ª ordem até a 9ª ordem

Entender a ordem e a classe de um número ajuda-nos a entender melhor o número que está sendo trabalhado, por exemplo:

Ex: 23431

(33)

Veja que o 431 está na classe das unidades simples, então ele será lido como: quatrocentos e trinta e um. Já o número 23 pertence à classe das unidades de milhar, então será lido como: vinte e três mil.

Portanto, o número 23.431 é lido como: vinte e três mil quatrocentos e trinta e um.

https://escolakids.uol.com.br/matematica/sistema-de-numeracao-decimal.htm

Agora é sua vez!

1. Gabriel comprou um mil e vinte e seis salgadinhos, para a festa junina da sua rua. Marque a alternativa

que corresponde ao número de salgadinhos que Gabriel comprou:

a) 1000. b) 126. c) 1006. d) 1026.

2. Cristina agrupou em dezenas as estrelinhas do quadro a seguir:

Quantas dezenas de estrelas foram formadas por Cristina? a) 6

b) 7 c) 8 d) 9

3.Um garoto completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por:

a) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.

b) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.

c) 1 unidade de milhar, 60 unidades.

d) 1 unidade de milhar, 90 unidades.

4. Observe os seguintes números e em seguida marque a alternativa correta:

(34)

d) 4.923 + 4.900 + 900 + 23

(35)

a) Agora represente esses diâmetros no quadro de valor de lugar e escreva como

são lidos conforme o exemplo abaixo de Júpiter

AULA – 03

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS Como realizar uma adição?

Veja que o processo de representar graficamente cada elemento da adição torna-se complicado quando colocamos números maiores. Por exemplo, para determinar a soma de 1500 com 1432, teríamos que desenhar 1500 unidades e, em seguida, 1432 unidades, para, assim, contar a quantidade total delas. Veremos, a seguir, um método que facilita esse processo.

A adição é uma das operações básicas da matemática.

Exemplo 1

Determine a soma entre 1500 e 1432.

Para determinar a soma entre os números, devemos primeiramente “armar” a operação. Esse processo consiste em colocar um número sob o outro de maneira que as unidades do primeiro número fiquem sob as unidades do segundo, assim como as dezenas do primeiro número devem ficar sob as dezenas do segundo, e assim sucessivamente. Veja:

Unidade de milhar

Centena Dezena Unidade

+ 1 5 0 0

(36)

Agora, para determinar o valor da adição, basta somar, termo a termo, os valores da tabela anterior, isto é, somar unidade com unidade, dezena com dezena, e assim por diante.

0 + 2 = 2 → Unidade 0 + 3 = 3 → Dezena 5 + 4 = 9 → Centena 1 +1 = 2 → Unidade de Milhar Unidade de milhar

Centena Dezena Unidade

2 9 3 2

Assim podemos dizer que 1500 + 1432 = 2932. Podemos simplificar a escrita do processo de adição excluindo a tabela e a escrita das ordens, veja:

Exemplo 2

Determine a soma entre os números 5854 e 4217.

Novamente o primeiro passo é armar a operação entre os dois números. Somando então termo a termo temos:

4 + 7 = 11 → Unidades 5 + 1 = 6 → Dezenas 8 + 2 = 10 → Centenas 5 + 4 = 9 → Unidade de Milhar

Ao somar termo a termo, observe que a soma das unidades ultrapassa sua capacidade, assim como a soma das centenas, quando isso ocorre, devemos acrescentar o que foi ultrapassado ao termo da próxima ordem.

(37)
(38)
(39)

PESQUISA E AUTORIA

Conteúdo específico: História dos Instrumentos Musicais

Habilidades:

● Conhecer como os povos começaram a criar instrumentos musicais; pesquisar e realizar apresentação musical;

● Reconhecer a prática da percussão corporal e criar apresentação musical a partir da pesquisa de sons produzidos pelo corpo.

Leia o texto com atenção para depois realizar as atividades. História dos Instrumentos Musicais

Você já imaginou quais foram os primeiros instrumentos musicais criados pela humanidade? Em 2009, uma equipe de arqueólogos publicou um texto sobre flautas produzidas há 35 mil anos descobertas em uma caverna na Alemanha!

Observe as imagens de uma destas flautas. Ela foi encontrada coberta de terra, em dois pedaços. Para ser apresentada ao mundo, foi limpa e montada. A restauração de um objeto arqueológico encontrado em pedaços é importante para compreendermos seu uso.

Imagens da flauta no lugar onde a encontraram, já limpa e restaurada. Fotos de 2004.

(40)

internet para quem quisesse ouvir. Assim, podemos visitar o site e ouvir como era o som do instrumento criado por nossos ancestrais há tanto tempo.

Os estudiosos supõem que flautas e tambores estejam entre os primeiros instrumentos musicais feitos pelos seres humanos. As flautas são conhecidas como instrumentos de sopro porque produzem sons ao serem sopradas.

Sugestão: acesse o link e escute o som da flauta, disponível em:

https://hypescience.com/wp-content/uploads/2009/06/flauta-prehistorica.mp3

As flautas são conhecidas como instrumentos de sopro porque produzem sons ao serem sopradas.

(41)

A percussão também pode ser feita em diferentes partes de nosso corpo. Por exemplo, ao bater com as mãos na barriga, nas coxas ou nos ombros conseguimos sons diferentes. É provável que os primeiros seres humanos tenham produzido sons assim.

Sugestão: acesse o link e escute BARBATUQUES - Percussão Corporal, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=CUUQ9GkClm0&ab_channel=RafaMaretti

ATIVIDADES

1- VAMOS FAZER PERCUSSÃO CORPORAL?

Experimente seu corpo como instrumento musical, investigando os sons que consegue criar.

* Pesquise os sons produzidos com as mãos ao bater palmas, três dedos ou dois.

* Batuque com as mãos no corpo, descendo do peito até a perna. Repare que o som se modifica em cada local. * Explore sons obtidos ao bater diferentes partes dos pés no chão.

AGORA TENTE EXPLICAR POR ESCRITO AS DIFERENÇAS DESTES SONS.

--- 2- Junte mais gente para fazer um som diferente (chama o pai, a mãe, os irmãos, primos... qualquer um que esteja por perto), organizem os sons que aprenderam a fazer com o corpo em uma composição musical de 2 minutos!

* Explorem a intensidade dos sons (o volume), fortes ou fracos. * Incluam momentos de silêncio.

* Escolham um integrante como "regente" do grupo. Combine gestos para: parar a música; abaixar e aumentar a intensidade; e mudar a velocidade de execução, de lenta até bem rápida.

(42)

INGLÊS

1- Escolham a opção que melhor traduz os nomes das profissões sublinhadas a seguir. a. MARY’S FATHER IS AN IMPORTANT

DOCTOR. a. doutor b. contador c. advogado

b. WHAT IS THE POLICE PHONE NUMBER?

a. costureiro b. cabeleireiro c. policial

c. I WANT TO TALK TO THE TEACHER. a. motorista

b. professora c. gerente

d. JOHN IS A GOOD CHEF. a. chefe de cozinha

b. policial c. motorista

e. WHERE IS THE NURSE? a. enfermeira

b. nutricionista c. médica

f. THE FIRE FIGHTER WILL HELP YOU. a. aeromoça b. bombeiro c. policial g. MY MOTHER IS A DENTIST. a. faxineira b. dona de casa c. dentista h. WE NEED AN ARCHITECT a. dentista b. médico c. arquiteto

2- Traduza os nomes das partes do corpo humano para português:

(43)

A. 3-Complete, escrevendo a forma correta do verbo to be ( am, is , are) no presente do indicativo:

B. a.She ____ a dentist. C. b.She ____ a tennis player. D. c.We ____ artists. E. d.He ____ a doctor. F. e.I ____ a boy. G. f.She ____ my friend. H. g.They ____ boys. I. h.They ____ engineers.. J. i.We ____ girls. K. j.He ____ a Singer.

4- Escreva por extenso em inglês os nomes dos números.

1-2- – 3- – 4- – 5- – 6- – 7- – 8- – 9- – 10- – 11- – 12- – 13- – 14- – 15- – 16- – 17- – 18- – 19- – 20- – 21- – 22- – 23- – 24- – 25- – 26- – 27- – 28- – 29- – 30- – 31- – 32- – 33- – 34- – 35- – 36- – 37- – 38- – 39- – 40- – 41- --- 42- – 43- – 44- – 45- – 46- – 47- – 48- – 49- – 50- – 51- –

5- Escreva em inglês os nomes das cores:

(44)

PROJETO DE VIDA

Que seja um retorno de alegria e esperança.

A volta às aulas é sempre um momento de muita esperança e alegria.

Alegria por receber de volta nossos alunos, por ter vocês novamente na escola. Esperança pelo retorno que está por vir.

Esperamos que todos tenham uma boa volta e que esta jornada inicie com muita felicidade. Esta é a hora de rever os amigos, professores e se focar para ter muito aprendizado e conhecimento.

Hoje é o início de um novo tempo que temos certeza que será único e incrível. Um bom retorno!

Atividades

Faça um texto contando suas expectativas e planos para a volta das aulas presenciais, assim como seus medos e anseios.

Referências

Documentos relacionados

Por outro lado, quando comparámos os três grupos em cada um dos tempos, é de realçar que, ao utilizarmos os scores de medicação tal como defi nidos na secção dos métodos,

Em razão desse resultado obtido, infere-se que a parede objeto desta FAD, com o bloco cerâmico de vedação (EST40), de 14cmx19cmx39cm (descrito no item 1), revestida

Segundo Agamben, Foucault toma em- prestado o termo de Hegel analisado em Hyppolite para pensar na relação entre os indivíduos como seres viventes e o elemento histórico, que seria

--- 8 de julho (2ª feira) - DIA DA CIDADE E DO MUNICÍPIO DE CHAVES --- 10h00 - CERIMÓNIA DO HASTEAR DA BANDEIRA NACIONAL, na Praça de Camões --- - Guarda de honra

Letalidade hospitalar, sobrevida pós-alta e causas de morte após cirurgia aberta e angioplastia para revascularização dos membros inferiores por doença arterial periférica

indígenas. Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras. Isso acontece principalmente porque, para os

Isto é, as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). b) ( ) São terrenos normalmente planos, localizados

No Brasil, grande parte do relevo é formado por planaltos, planícies e depressões, ainda que outros grupos, como serras, chapadas, tabuleiros e patamares, possam ser