• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO N.º 28/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO N.º 28/2021"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

C ONCURSO P ÚBLICO N. º 28/2021

C ONCURSO P ÚBLICO COM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA AQUISIÇÃO DE

S ERVIÇOS DE HIGIENIZAÇÃO E L IMPEZA DAS I NSTALAÇÕES DA R ÁDIO E

T ELEVISÃO DE P ORTUGAL . S.A.

P

ROGRAMA DE

C

ONCURSO

(2)
(3)

Programa de Concurso CP 28/2021 3 Por favor pense no ambiente antes de imprimir este documento.

Foi preparado para imprimir nos dois lados da mesma folha.

(4)

4 Programa de Concurso – CP 28/2021

Índice

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ... 5

Artigo 1.º Objeto do concurso ... 5

Artigo 2.º Entidade adjudicante ... 5

Artigo 3.º Órgão que tomou a decisão de contratar ... 5

Artigo 4.º Plataforma eletrónica ... 5

Artigo 5.º Esclarecimentos sobre as peças do procedimento e erros e omissões do caderno de encargos ... 5

Artigo 6.º Visita às instalações ... 6

CAPÍTULO II ENTREGA, APRECIAÇÃO E SELEÇÃO DE PROPOSTAS ... 6

Artigo 7.º Documentos que constituem as propostas ... 6

Artigo 8.º Propostas apresentadas por agrupamentos ... 7

Artigo 9.º Propostas variantes ... 7

Artigo 10.º Prazo para apresentação das propostas ... 7

Artigo 11.º Modo de apresentação das propostas ... 7

Artigo 12.º Prazo de obrigação de manutenção das propostas ... 8

CAPÍTULO III AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS E AUDIÊNCIA PRÉVIA ... 8

Artigo 13.º Critério de adjudicação e critério de desempate ... 8

Artigo 14.º Relatório preliminar e final ... 8

CAPÍTULO IV ADJUDICAÇÃO, HABILITAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE CONTRATO ... 9

Artigo 15.º Documentos de habilitação ... 9

Artigo 16.º Caução... 9

Artigo 17.º Modalidade jurídica do agrupamento adjudicatário ... 10

Artigo 18.º Novos serviços ... 10

CAPÍTULO V DISPOSIÇÕES FINAIS ... 10

Artigo 19.º Despesas com a celebração de contrato ... 10

ANEXO I DECLARAÇÃO ... 11

ANEXO II CAUÇÃO... 13

(5)

Programa de Concurso – CP 28/2021 5

Capítulo I Disposições gerais

Artigo 1.º Objeto do concurso

1. O presente concurso tem por objeto a contratação da aquisição de serviços de higienização e limpeza para as instalações da Entidade Adjudicante, nos termos e condições previstos no Caderno de Encargos.

2. A aquisição de serviços referidos no número anterior compreende o conjunto das instalações da RTP identificadas no Anexo I do Caderno de Encargos.

Artigo 2.º Entidade adjudicante

A entidade adjudicante é a Rádio e Televisão de Portugal, S.A.(doravante, “RTP”), com sede na Avenida Marechal Gomes da Costa, n.º 37, 1849-030 Lisboa, e com os seguintes contactos:

Telefone (+351) 21 794 70 00;

Fax (+351) 21 794 75 72;

Correio eletrónico: compras@rtp.pt.

Artigo 3.º Órgão que tomou a decisão de contratar

A decisão de contratar foi tomada pelo Conselho de Administração da RTP no dia 1 de outubro 2021.

Artigo 4.º Plataforma eletrónica

O presente concurso é tramitado na plataforma eletrónica http://www.vortalgov.pt

Artigo 5.º Esclarecimentos sobre as peças do procedimento e erros e omissões do caderno de encargos

1. Os pedidos de esclarecimentos necessários à boa compreensão e interpretação das peças do concurso e as listas com a identificação dos erros e omissões das peças do procedimento devem ser apresentados pelos interessados na plataforma eletrónica referida no artigo 4.º até às 18h00m do dia 25 de outubro 2021.

2. Os esclarecimentos referidos no número anterior são prestados pelo júri, na plataforma eletrónica referida no artigo 4.º, até às 18h00m do dia 3 de novembro 2021.

3. O júri pronuncia-se sobre os erros e omissões identificados pelos interessados, na plataforma eletrónica referida no artigo 4.º, até às 18h00m do dia 3 de novembro 2021.

(6)

6 Programa de Concurso – CP 28/2021 Artigo 6.º Visita às instalações

1. Os Concorrentes que o requeiram são autorizados a visitar as instalações da Entidade Adjudicante indicadas no Anexo I do Caderno de Encargos, submetendo-se às regras e procedimentos de segurança vigentes nas diferentes instalações.

2. As visitas previstas no número anterior têm em vista a apreciação in loco, pelos Concorrentes, dos diversos condicionalismos em que decorre a prestação de serviços a contratar.

3. As visitas são solicitadas pelos Concorrentes à Direção de Compras da Entidade Adjudicante e por esta autorizada.

Capítulo II Entrega, Apreciação e Seleção de Propostas

Artigo 7.º Documentos que constituem as propostas 1. As propostas devem ser constituídas pelos seguintes documentos:

a) Documento Europeu Único de Contratação Pública, cujo formulário tipo foi aprovado pelo Regulamento de Execução (UE) 2016/7 da Comissão, de 5 de janeiro de 2016;

b) Documento que contenha o preço anual a pagar pela Entidade Adjudicante, nos termos previstos no n.º 1 da cláusula 19.ª do Caderno de Encargos, pela prestação de todos os serviços objeto do Contrato, o qual será pago pela RTP em prestações mensais, nos termos do disposto na cláusula 20.º do Caderno de Encargos, devendo discriminar obrigatoriamente os valores individualizados para cada instalação e cada item constante do Anexo III do Caderno de Encargos.

c) Documento que contenha a indicação do preço hora por recurso afeto a pagar pelos serviços de higienização e limpeza não programada, de carácter extraordinário, nos termos previstos no n.º 2 da cláusula 19.ª do Caderno de Encargos;

d) No caso de o preço anual proposto ser 10% ou mais, inferior ao parâmetro base constante no n.º 1 da cláusula 19.ª, do Caderno de Encargos, documento que contenha os esclarecimentos justificativos do preço apresentado.

2. Todos os documentos que constituem as propostas são obrigatoriamente redigidos em língua portuguesa.

3. Caso o concorrente revista a forma de agrupamento, a proposta deve ainda ser constituída por designação do representante comum do agrupamento e respetivos instrumentos de mandato emitidos por cada um dos membros do agrupamento.

(7)

Programa de Concurso – CP 28/2021 7 Artigo 8.º Propostas apresentadas por agrupamentos

1. No caso de o Concorrente revestir a forma de agrupamento, os documentos referidos no artigo anterior devem ser referentes a cada uma das entidades que o compõem, e devem ainda ser apresentados os seguintes documentos:

a) Indicação da morada e números de telefone e fax para efeitos de notificação;

b) Declaração de cada pessoa singular ou coletiva na qual assumam a responsabilidade solidária perante a RTP pela manutenção da proposta e, em caso de adjudicação, se obriguem, antes da celebração do(s) Contrato(s), a assumir a forma de consórcio externo, em regime de responsabilidade solidária, nos termos do Decreto-Lei n.º 231/81, de 28 de Julho, conforme minuta constante do Anexo I ao presente Programa;

c) Declaração em que se especifique a composição do agrupamento, com indicação da percentagem de participação de cada entidade;

d) No caso de designação de um representante comum do agrupamento para praticar todos os atos no âmbito do presente Concurso, incluindo assinatura da proposta, os instrumentos de mandato devidamente emitidos por cada um dos seus membros.

2. Para os efeitos do Concurso, o Concorrente é designado pelos nomes e ou denominações sociais de todas as entidades que compõem o agrupamento.

Artigo 9.º Propostas variantes Não é permitida a apresentação de propostas variantes.

Artigo 10.º Prazo para apresentação das propostas

As propostas devem ser apresentadas na plataforma eletrónica referida no artigo 4.º até às 18h00m do dia 15 de novembro 2021.

Artigo 11.º Modo de apresentação das propostas

1. Os documentos que constituem as propostas devem ser apresentados na plataforma eletrónica referida no artigo 4.º, devendo ser assinados eletronicamente.

2. A assinatura eletrónica referida no número anterior deve ser aposta mediante a utilização de um certificado digital que reúna os seguintes dois pressupostos:

a) Seja um certificado de assinatura eletrónica qualificada;

b) Contenha as informações que permitem relacionar o assinante com a sua função e poder de representação do concorrente.

(8)

8 Programa de Concurso – CP 28/2021 3. O cumprimento do requisito previsto na alínea b) do número anterior pode ser substituído pelo carregamento na plataforma eletrónica referida no artigo 4.º de um documento, dotado de fé pública, que permita comprovar os poderes de representação de que o assinante dispõe.

4. No caso de a proposta ser apresentada por um agrupamento concorrente, a assinatura eletrónica a que se referem os n.os 1 e 2 deve ser aposta pelo representante comum, mediante a utilização de um certificado digital que cumpra os requisitos previstos nos n.os 2 e 3 deste artigo.

Artigo 12.º Prazo de obrigação de manutenção das propostas

Os Concorrentes devem manter as propostas apresentadas pelo prazo de 67 (sessenta e sete) dias contados da data do termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.

Capítulo III Avaliação das Propostas e Audiência Prévia

Artigo 13.º Critério de adjudicação e critério de desempate

1. A adjudicação será feita segundo o critério da proposta economicamente mais vantajosa, na modalidade do mais baixo preço.

2. Em caso de empate, será utilizado como critério de desempate o valor hora referente a pagar pelos serviços de higienização e limpeza não programada, nos termos do n.º 3 da Cláusula 19ª do Caderno de Encargos, sendo adjudicada a proposta que apresente o valor mais baixo para o Dia Feriado noturno.

3. Caso persista o empate após aplicação do(s) critério(s) definido(s) no(s) número(s) anterior(es), o desempate é feito por sorteio realizado pelo Júri na presença de um representante de cada um dos concorrentes.

Artigo 14.º Relatório preliminar e final

1. O Júri elabora um relatório preliminar, no qual propõe a ordenação das propostas de acordo com o critério de adjudicação referido no artigo anterior e a exclusão daquelas que não reúnam os requisitos previstos nas peças do procedimento ou violem alguma disposição do CCP, nos termos do n.º 2 do artigo 146.º do CCP.

2. O relatório preliminar é submetido a audiência prévia, a promover pelo Júri, que fixa um prazo para a pronúncia dos Concorrentes de 5 (cinco) dias.

3. Exercido o direito de audiência prévia, ou decorrido o respetivo prazo, o Júri pondera as observações formuladas pelos Concorrentese elabora o relatório final de análise das propostas, que submete à apreciação e decisão da RTP, podendo ainda propor a exclusão de qualquer proposta se verificar, nesta fase, a ocorrência de qualquer dos motivos previstos no n.º 2 do artigo 146.º do CCP.

(9)

Programa de Concurso – CP 28/2021 9 4. Quando do relatório final resulte uma alteração da ordenação de propostas relativamente ao disposto no relatório preliminar, o Júri procede a nova audiência prévia.

Capítulo IV Adjudicação, Habilitação e Celebração de Contrato

Artigo 15.º Documentos de habilitação

1. Juntamente com a notificação da decisão de adjudicação, a Entidade Adjudicante notifica o adjudicatário para, no prazo de 10 (dez) dias, apresentar os seguintes documentos:

a) Os documentos de habilitação referidos no n.º 1 do artigo 81.º do Código dos Contratos Públicos;

b) Termo de responsabilidade relativo aos documentos legalmente exigidos no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho.

c) Caso o concorrente não seja português mas seja nacional de qualquer Estado Signatário do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu, certificado de inscrição em lista oficial de fornecedores de bens móveis ou de prestadores de serviços desse Estado que revele a titularidade das habilitações adequadas e necessárias à execução das prestações objeto do contrato a celebrar;

d) Documentos comprovativos da confirmação dos compromissos assumidos por entidades terceiras relativos a atributos ou a termos ou condições da proposta adjudicada, quando aplicável.

2. Caso o adjudicatário revista a forma de um agrupamento, os documentos de habilitação previstos no n.º anterior devem ser apresentados por todos os membros do agrupamento cuja atividade careça da sua titularidade.

3. Os documentos referidos nos n.os 1 e 2 devem ser redigidos em língua portuguesa ou, no caso de não o serem pela sua própria natureza ou origem, são obrigatoriamente acompanhados de tradução devidamente legalizada e em relação à qual o concorrente declare a respetiva prevalência sobre os originais.

4. Caso se verifique um facto que determina a caducidade da adjudicação nos termos do n.º 1 do artigo 86.º do Código dos Contratos Públicos e esse facto não seja imputável ao adjudicatário, este dispõe de um prazo adicional para a apresentação dos documentos em falta, a conceder em função das razões indicadas, de até 5 (cinco) dias, sob pena de caducidade da adjudicação.

Artigo 16.º Caução

1. Juntamente com a notificação da decisão de adjudicação, a Entidade Adjudicante notifica, ainda, o(s) adjudicatário(s) para prestar caução, no valor de 5% do preço contratual.

(10)

10 Programa de Concurso – CP 28/2021 2. A caução é prestada por depósito em dinheiro ou em títulos, ou mediante garantia bancária ou seguro- caução, no prazo de 10 (dez) dias a contar da notificação das adjudicações, em conformidade com um dos modelos constantes do Anexo II ao presente Programa.

Artigo 17.º Modalidade jurídica do agrupamento adjudicatário

Caso a decisão de adjudicação recaia sobre proposta apresentada por agrupamento concorrente, os respetivos membros, e apenas estes, devem associar-se na modalidade jurídica de consórcio externo, em regime de responsabilidade solidária, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 231/81, de 28 de julho.

Artigo 18.º Novos serviços

Nos termos e para os efeitos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º do CCP, desde já se indica a possibilidade de adoção de um procedimento de ajuste direto para a celebração de um futuro contrato de aquisição de novos serviços que consistam na repetição de serviços similares objeto do presente concurso público.

Capítulo V Disposições Finais

Artigo 19.º Despesas com a celebração de contrato

Todas as despesas inerentes à elaboração e apresentação das propostas, bem como todas as despesas relacionadas com a celebração do(s) Contrato(s), constituem encargo dos Concorrentes ou do(s) adjudicatário(s), conforme o caso.

(11)

Programa de Concurso – CP 28/2021 Anexo I – Declaração 11

Anexo I Declaração

(a que se refere o artigo 8.º, n.º 1, alínea b), do Programa do Concurso)

Declaração

[•]

(nome e morada ou firma e sede), representada pelo seu (gerente/administrador/procurador) [•]

(nome, estado civil, BI e morada), fazendo parte do agrupamento designado [•] (cfr. alínea b), n.º 1 do artigo 8.º do Programa do Concurso) que apresentou uma proposta ao “Concurso para a aquisição de serviços de higiene e limpeza”, promovido pelo Conselho de Administração da RTP, declara, sob compromisso de honra, que é sua firme intenção associar-se com as restantes entidades que fazem parte deste agrupamento na modalidade de consórcio externo, em regime de responsabilidade solidária, nos termos do disposto no Decreto- Lei n.º 231/81, de 28 de Julho, em caso de adjudicação.

Local e data [Assinatura do(s) representante(s) legal(ais)]

(12)
(13)

Programa de Concurso – CP 28/2021 Anexo II – Modelos caução 13

Anexo II Caução

(a que se refere o artigo 16º do Programa de Concurso)

Modelo de Guia de Depósito Bancário

O depósito em dinheiro efetuar-se-á no Banco [•], à ordem da RTP, mediante guia do seguinte modelo:

Guia de depósito Euros [•] €

Vai [•] (firma do adjudicatário ou da entidade constituída pelos membros do concorrente adjudicatário), com sede em [•] (morada), depositar na [•] (sede, filial, agência ou delegação) do Banco [•] a quantia de € [•] (por algarismos e por extenso) em dinheiro, como caução exigida nos termos do artigo 16.º do P

ROGRAMA DO

C

ONCURSO

para a “aquisição de serviços de higienização e limpeza”, promovido pelo Conselho de Administração da RTP. Este depósito, sem reservas, fica à ordem da RTP, a quem deve ser remetido o respetivo conhecimento.

[Data e assinatura do(s) representante(s) legal(ais) reconhecidas na qualidade]

(14)

14 Anexo II – Modelos caução Programa de Concurso – CP 28/2021 Modelo de Garantia Bancária

À RTP

O [•] (Banco), com sede em [•] (morada), com o capital social de [•] (capital social), pessoa coletiva número [•]

(número de identificação de pessoa coletiva), representado por [•] [representante(s) e respetiva(s) identificação(ões)], vem prestar, por conta e a pedido de [•] (firma do adjudicatário ou da entidade constituída pelos membros do concorrente adjudicatário), com sede em [•] (morada), como adjudicatário do Concurso para

“aquisição de serviços de higienização e limpeza”, promovido pelo Conselho de Administração da RTP, garantia bancária autónoma, irrevogável, incondicional e à primeira solicitação, a favor da RTP, até ao valor de € [•] (por extenso), correspondente à caução prevista no artigo 16.º do PROGRAMA DO CONCURSO como garantia do bom e pontual cumprimento por aquele das obrigações decorrentes do CONTRATO.

Consequentemente, este Banco constitui-se devedor e principal pagador em dinheiro, à RTP, até àquele valor sem quaisquer reservas, e para todos os efeitos legais, de todas e quaisquer importâncias que lhe venham a ser solicitadas por escrito pelo Beneficiário, através de declaração assinada pelo legal representante da RTP com a indicação dos fundamentos para a execução da presente garantia bancária, por uma ou mais vezes, à primeira solicitação e até um limite máximo de 48 horas a contar da solicitação, sem questionar da sua justeza, validade, legalidade ou conformidade com o disposto no processo de concurso e documentos a ele anexos, sem possibilidade de alegar qualquer exceção ou meio de defesa contra o Beneficiário que eventualmente pudesse invocar contra o Ordenante, sem possibilidade de recorrer a qualquer benefício de prévia excussão dos bens do Ordenante e sem dependência de qualquer autorização ou concordância do Ordenante.

Quaisquer pagamentos a efetuar por este Banco nos termos da presente garantia bancária são processados no prazo máximo acima referido, através de transferência bancária ou qualquer outro meio de pagamento para o efeito especificado na comunicação escrita de solicitação de pagamento que seja efetuada pelo Beneficiário.

A presente garantia bancária é de € [•] (por extenso), e só será cancelada quando o Beneficiário nos comunicar por escrito que cessaram todas as obrigações do Caucionado, decorrentes do acima especificado.

Caso alguma das disposições da presente garantia bancária se torne ou venha a ser julgada nula, ilegal ou por qualquer forma inválida, tal nulidade, ilegalidade ou invalidade não afetará a validade e vigência das restantes disposições, com as adaptações que se revelarem necessárias.

[Data e assinatura do(s) representante(s) legal(ais) reconhecidas na qualidade]

(15)

Programa de Concurso – CP 28/2021 Anexo II – Modelos caução 15

Modelo de Seguro-Caução

A [•] (companhia de seguros), com sede em [•] (morada), presta a favor da RTP, e ao abrigo de contrato de seguro-caução celebrado com [•] (tomador de seguro), garantia à primeira solicitação no valor de € [•] (por extenso euros), correspondente à caução prevista no artigo 16.º do Programa do Concurso, destinada a garantir o bom e integral cumprimento das obrigações que [•] (firma do adjudicatário ou da entidade constituída pelos membros do concorrente adjudicatário), com sede [•] (morada), assumirá no contrato que com ele a RTP vai celebrar e que tem por objeto a “Aquisição de serviços de higiene e limpeza”, e é regulado nos termos da legislação portuguesa aplicável.

A companhia de seguros obriga-se a pagar aquela quantia nos 5 (cinco) dias úteis seguintes à primeira solicitação da RTP, sem que esta tenha de justificar o pedido e sem que a primeira pessoa possa invocar em seu benefício quaisquer meios de defesa relacionados com o contrato atrás identificado ou com o cumprimento das obrigações que [•] (firma do adjudicatário ou da entidade constituída pelos membros do concorrente adjudicatário) assume com a celebração do respetivo contrato.

A companhia de seguros não pode opor à RTP quaisquer exceções relativas ao contrato de seguro-caução celebrado entre esta e o tomador do seguro.

Caso alguma das disposições da presente garantia se torne ou venha a ser julgada nula, ilegal ou por qualquer forma inválida, tal nulidade, ilegalidade ou invalidade não afetará a validade e vigência das restantes disposições, com as adaptações que se revelarem necessárias.

A presente garantia, à primeira solicitação, não pode em qualquer circunstância ser revogada ou denunciada, mantendo-se em vigor até à sua extinção ou cancelamento, nos termos previstos no Contrato e na legislação aplicável.

[Data e assinatura do(s) representante(s) legal(ais) devidamente reconhecida na qualidade]

Referências

Documentos relacionados

CARACTERÍSTICAS DA REDE PARTICULAR: Deverá ser instalada uma extensão de MT, com cabo CA 2 AWG em 108 m, com posteação de madeira, com vãos não superiores à 40m, por orientação

Geralmente, o processo é indolor e por motivos desconhecidos o tecido pulpar passa a se hiperplasiar na intimidade do sistema de canais radiculares com inativação

A democracia e a política democrática fracassaram quando não reconheceram a contrarrevolução contra o capitalismo social do período pós-guerra e não se lhe

Parágrafo Segundo - Para jornadas contratuais inferiores a 220 horas mensais, o salário a ser pago ao trabalhador será proporcional ao valor do piso salarial da função

Figura 4: Curvas de torque em função do tempo mantendo-se rotação constante (28 rpm) para composições de concreto Al 2 O 3 -SiC-SiO 2 -C (5%-peso de água) na presença de 0,2 mg/m 2

A técnica utilizada para a redução do trauma costal mostrou-se efetiva, permitindo a estabilização das fraturas costais simples e auxili- ando na estabilização da

A delegação, nos membros do júri da competência para prestar os esclarecimentos necessários à boa compreensão e interpretação das peças do procedimento e dos erros e

A delegação, nos membros do júri da competência para prestar os esclarecimentos necessários à boa compreensão e interpretação das peças do procedimento e dos erros e