• Nenhum resultado encontrado

CONTEÚDO Tema da aula: GÊNEROS LITERÁRIOS, VISÃO APOLÍNEA E VISÃO DIONÍSICA ESCOLAS LITERÁRIAS PONTOS FUNDAMENTAIS DA AULA GÊNEROS LITERÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTEÚDO Tema da aula: GÊNEROS LITERÁRIOS, VISÃO APOLÍNEA E VISÃO DIONÍSICA ESCOLAS LITERÁRIAS PONTOS FUNDAMENTAIS DA AULA GÊNEROS LITERÁRIOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CONTEÚDO Tema da aula:

GÊNEROS LITERÁRIOS,

VISÃO APOLÍNEA E VISÃO DIONÍSICA ESCOLAS LITERÁRIAS

PONTOS FUNDAMENTAIS DA AULA GÊNEROS LITERÁRIOS

A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, ela transmite os conhecimentos e a cultura de um povo.

O texto literário se organiza em gêneros literários.

Os textos literários são divididos em dois grupos: textos em verso, textos em prosa.

Os textos em verso são os poemas, aqueles que são formados por versos; os textos em prosa são aqueles construídos em linha reta, organizados em frases, parágrafos, capítulos, partes etc.

GÊNERO LÍRICO

O gênero lírico é o texto onde há a manifestação de um eu lírico, esse expressa suas emoções, idéias, mundo interior ante o mundo exterior. São textos subjetivos, normalmente os pronomes e verbos estão em 1ª pessoa e a musicalidade das palavras é explorada.

O lirismo é muito identificado nas poesias, mas quando a poesia é encenada em palco ela pode receber do emissor e da pessoa que interpreta o texto um certo grau de dramaticidade. O gênero narrativo pode ter sua história adaptada para uma encenação em teatro, tv e cinema. Olhei até ficar cansado

De ver os meus olhos no espelho Chorei por ter despedaçado As flores que estão no canteiro Os pulsos e os punhos cortados E o resto do meu corpo inteiro. (Titãs)

GÊNERO ÉPICO/NARRATIVO

Nos textos que pertencem ao gênero épico há a presença de um narrador que conta uma história que envolve terceiros.

Os textos épicos narram a história de um povo ou de uma nação, geralmente são textos longos envolvendo viagens, guerras, aventuras, gestos heróicos e há exaltação de heróis e seus feitos.

O gênero narrativo apresenta enredo, que é o conjunto de fatos encadeados; personagens, seres que vivem os fatos narrados e descritos, nesta relação de elementos há o diálogos e o tempo. No gênero dramático, o texto só atinge o seu objetivo quando encenado no palco.

GÊNERO DRAMÁTICO

O gênero dramático expõe o conflito dos homens e seu mundo, as manifestações da miséria humana. Os textos que são produzidos com o intuito de serem dramatizados pertencem ao gênero dramático, assim, os atores fazem o papel das personagens. (teatro) O gênero dramático apresenta uma história que é contada por um narrador e vivida pelos atores que representam as personagens. Há um espaço(cenário), as descrições sobre o cenário ficam em segundo plano, e o interesse do receptor pelo desfecho da história é acentuado conforme o “clímax” do roteiro.

http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/os-generos-literarios.htm A VISÃO APOLÍNEA E A VISÃO DIONÍSICA Apolo (deus do Sol) e Dionísio (deus do vinho) são deuses da mitologia grega nos quais o filósofo alemão Friedrich Nietzsche se inspirou para caracterizar a alternância entre duas maneiras fundamentais de ver o mundo e representá-lo nos textos literários. Segundo o filósofo, a visão apolínea caracteriza-se pela ênfase em uma postura objetiva, racional, analítica, fundamentada no real. Através da visão apolínea, Nietzsche explica as características assumidas pelos gêneros dramático e épico. Por outro lado, a visão dionísica é, segundo o filósofo, caracterizada por uma postura emocional, subjetiva, idealista, típica, na visão do filósofo, das produções líricas. O interessante será perceber, à medida que nos aprofundamos no estudo das escolas literárias, que realmente podemos observar um movimento pendular dos escritores, ora optando por uma postura mais analítica e objetiva, ora investindo no subjetivismo das emoções.

ESTILOS DE ÉPOCA = ESCOLAS LITERÁRIAS

MOMENTO HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS

LITERÁRIAS – AUTORES E OBRAS QUANDO SURGIU A LITERATURA?

Um dos registros mais antigos que se tem sobre a literatura é o de Aristóteles, pensador grego que viveu entre 384 e 322 (a.C.), porém os escritos de Aristóteles são questionados nos dias de hoje, por conta da literatura ter sofrido uma grande evolução sem nos últimos séculos, aceitando novos gêneros devido a criação de novos meios de veiculação, como a internet. Todos esses fatores acabam transformando a definição clássica de literatura e gerando novas atribuições ao longo dos anos.

O QUE SÃO “ESCOLAS LITERÁRIAS”?

Escola literária ou movimento literário é o nome dado a todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais. um conjunto de características em comum que marcam a literatura dos autores em determinado momento histórico.

(2)

2 algumas peculiaridades quando se estuda sua ocorrência em um país específico. As escolas literárias são:

Trovadorismo (1189 – 1418)

Conhecido como o primeiro movimento literário da língua portuguesa, dividido em quatro diferentes tipos de cantigas: As Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. Humanismo (1418-1527)

A partir do Humanismo nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. O homem passa a ser colocado como o centro do universo.

Classicismo (1527 – 1580)

Camões surge como grande nome desse período ocorre uma valorização da cultura greco-romana e do racionalismo. Os assuntos pessoais são deixados de lado para dar lugar às verdades universais.

Quinhentismo (1500 – 1601)

Resume-se a toda e qualquer produção feita no ano de 1500, na época do descobrimento do Brasil. Bem como cartas, crônicas e sermões que foram produzidos nesse período.

Barroco (1601 – 1768)

Essa escola surge com o propósito de reconciliar o homem com a fé, devido a grande crise no mundo do homem com a igreja.

Arcadismo (1768 – 1836)

Como principal característica pode-se citar a exaltação da natureza buscando a conciliação do homem com esta. Romantismo (1836 – 1881)

Caracteriza-se pelo o amor constante e o sofrimento como temas principais em como a subjetividade e a liberdade formal. Os autores desse período eram predominantemente jovens e morreram cedo.

Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)

O desencanto e a crença no material e racional substituem o mundo Romântico nesta escola. O escritor vira apenas um observador da vida das personagens.

Parnasianismo (1882 – 1922)

Nessa a liberdade formal do Romantismo era desprezada e a busca pela perfeição era exaltada.

Simbolismo (1893 – 1922)

Essa escola era espiritualizada e concentrada no poder da sugestão como reação aos avanços tecnológicos.

Pré-Modernismo (1902-1922)

Nessa escola literária começa a surgir um olhar critico aos problemas sociais do Brasil e um nacionalismo crítico começa a aparecer.

Após o pré-modernismo surge o modernismo e suas outras correntes, cada uma com a sua característica específica. Modernismo (1922-2020)

Marcado pelo rompimento com o passado, liberdade de expressão, oralidade, temas cotidianos, versos livres e, muitas vezes, nem mesmo os sinais de pontuação são utilizados!

Depois do Modernismo veio a Contemporaneidade, mas é o período que está sendo vivido nesse momento, por isso, não há a distância necessária para determinar as principais características. Não basta saber o que é literatura, é preciso ter, pelo menos, uma ideia de como ela se desenvolveu junto com a história da humanidade!

PARA LEMBRAR E RELEMBRAR:

https://prezi.com/hrt-taamrjh0/generos-literarios-2020/?present=1 https://prezi.com/p/xfsmzlu5mx-g/?present=1

EXERCÍCIOS DE SALA 01. Nietzsche escreveu:

E vede! Apolo não podia viver sem Dionísio! O “titânico” e o “bárbaro” eram no fim de contas, precisamente uma necessidade tal como o apolíneo!

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 38. Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo.

a) O dionisíaco é a personificação da razão grega; o apolínio equivale ao poder místico do uno primordial. b) O dionisíaco é o homem teórico que personifica a sabedoria filosófica; o apolíneo é a natureza e suas forças demoníacas.

c) O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa. d) O dionisíaco representa a força figurativa atuante na arte; o apolíneo representa a música primordial não objetivada.

02. Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:

a) Universalismo e racionalismo. b) Formalismo e perfeccionismo.

c) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo. d) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).

03. O culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeição – e a preocupação com a forma aproximaram o Classicismo de duas escolas literárias posteriores. Aponte a alternativa que identifica essas escolas: a) Barroco e Simbolismo; b) Arcadismo e Parnasianismo; c) Romantismo e Modernismo; d) Trovadorismo e Humanismo; e) Realismo e Naturalismo.

04. Sobre literatura, gênero e estilos literários, pode-se dizer que:

a) tanto no verso quanto na prosa pode haver poesia. b) todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que caracteriza suas manifestações culturais, tendo todo autor exatamente essas características.

(3)

TAREFA DO DIA SEGUINTE T01. (FUVEST)

I –“Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos”. II – “É a vaidade, Fábio, nesta vida, Rosa, que da manhã lisonjeada, Púrpuras mil, com ambição dourada, Airosa rompe, arrasta presumida”.

III – “E quando eu durmo... e o coração ainda Procura na ilusão tua lembrança,

Anjo da vida passa nos meus sonhos E meus lábios orvalha d'esperança!”

Associe os trechos acima com os respectivos movimentos literários, cujas características estão enumeradas abaixo: Romantismo: evasão e devaneio na realização de um erotismo difuso.

Arcadismo: aproveitamento do momento presente (“carpe diem”).

Barroco: efemeridade da beleza física, brevidade enganosa da vida.

a) I – Romantismo; II – Arcadismo; III – Barroco b) I – Barroco; II – Arcadismo; III – Romantismo c) I – Arcadismo; II – Romantismo; III – Barroco d) I – Arcadismo; II – Barroco; III – Romantismo e) I – Barroco; II – Romantismo; III – Arcadismo

T02. (UFSM) Numere a primeira coluna de acordo com a segunda:

(__) Compensação de frustrações sentimentais na fuga da realidade através da imaginação.

(__) Literatura de informação que resgata as origens da nacionalidade brasileira, refletindo um certo didatismo. (__) Reconhecimento da realidade através dos sentidos, revelando uma preocupação com aspectos religiosos. (__) Utilização de linguagem simbólica para a expressão da fugacidade das coisas, marcadas pelo paradoxo e pela gradação.

(__) Utilização de linguagem metafórica para expressar sentimentos individuais e de culto à nacionalidade.

(1) Romantismo (2) Barroco (3) Quinhentismo A sequência correta é: a) 3, 2, 2, 1, 1 b) 3, 1, 3, 1, 2 c) 1, 3, 2, 2, 1 d) 1, 3, 2, 1, 2 e) 2, 1, 3, 1, 3

T03. Assinale a alternativa correta com relação à produção poética de diferentes períodos da literatura brasileira. a) O verso livre é um elemento essencial da poesia parnasiana.

b) O gênero épico foi predominante na poesia da primeira fase modernista.

c) Na poesia pastoral árcade, o eu‐lírico culto é identificado a uma rusticidade simulada.

d) A poesia romântica abriu mão de todo subjetivismo em favor da figuração concreta do indígena.

e) Na poesia barroca, a unidade de sentido é garantida pela recusa das formas labirínticas e alegóricas.

T04. Consistia numa concepção de arte baseada na imitação dos clássicos gregos e latinos, considerados modelos de suma perfeição estética, correspondia literariamente ao geral e efêmero complexo de superioridade histórica. Havia regras apriorísticas, é racionalista por excelência. Assinale a alternativa que apresenta a época literária descrita pelo enunciado. a) Classicismo.

b) Romantismo. c) Trovadorismo. d) Modernismo.

T05. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte texto.

Para um maior entendimento da literatura, Aristóteles, na obra Arte Poética, definiu os gêneros literários. Cada um deles reúne um conjunto de obras com características análogas ou parecidas de forma e conteúdo. Tais gêneros se dividem, na classificação aristotélica, em épico, lírico e dramático. Atualmente, entretanto, os textos literários são classificados, quanto à forma, em prosa ou em poesia; quanto ao conteúdo, em narrativos, líricos e dramáticos. No gênero ___________ há a presença de um _________, responsável por contar uma história em que os personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Já os textos do gênero __________ têm predominância da função poética da linguagem. Os textos classificados como ___________ são próprios para a representação ou encenação teatral e têm __________ como base.

a) épico ou narrativo – eu lírico – lírico – dramáticos – os personagens

b) épico ou narrativo – narrador – lírico – dramáticos – o diálogo

c) narrativo – autor – lírico – dramáticos – o palco d) épico – herói – poético – narrativos – o narrador

e) lírico – eu lírico – dramático – narrativos – as falas dos personagens

T06. Leia o trecho abaixo e assinale a opção que melhor o descreve.

“IV

Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi: Sou filho das selvas, Nas selvas cresci; Guerreiros, descendo Da tribo tupi.

(4)

4 a) Possui características do gênero lírico e do épico.

b) Possui características do gênero épico e dramático. c) Possui características do gênero lírico e do dramático d) Possui características apenas do épico.

T07. (ENEM)

Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (adaptado). Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que:

a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.

b) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.

c) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.

d) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.

e) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral. T08. (ENEM)

Confidência do Itabirano Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas.

E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,

vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.

E o hábito de sofrer, que tanto me diverte, é doce herança itabirana.

De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil,

este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;

este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas; este orgulho, esta cabeça baixa…

Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público.

Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!

ANDRADE, C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003. Carlos Drummond de Andrade é um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. Com seus poemas, penetrou fundo na alma do Brasil e trabalhou poeticamente as inquietudes e os dilemas humanos. Sua poesia é feita de uma relação tensa entre o universal e o particular, como se percebe claramente na construção do poema Confidência do Itabirano. Tendo em vista os procedimentos de construção do texto literário e as concepções artísticas modernistas, conclui-se que o poema acima:

a) representa a fase heroica do modernismo, devido ao tom contestatório e à utilização de expressões e usos linguísticos típicos da oralidade.

b) apresenta uma característica importante do gênero lírico, que é a apresentação objetiva de fatos e dados históricos. c) evidencia uma tensão histórica entre o “eu” e a sua comunidade, por intermédio de imagens que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do indivíduo.

d) critica, por meio de um discurso irônico, a posição de inutilidade do poeta e da poesia em comparação com as prendas resgatadas de Itabira.

e) apresenta influências românticas, uma vez que trata da individualidade, da saudade da infância e do amor pela terra natal, por meio de recursos retóricos pomposos.

T09. (ENEM) A partida

Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução, acendi um fósforo: passava das três. Restavame, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e de amor.

Com receio de fazer barulho, dirigi-me à cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e,voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras… Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus?

LINS, O. A partida. Melhores contos. Seleção e prefácio de Sandra Nitrini. São Paulo: Global, 2003. No texto, o personagem narrador, na iminência da partida, descreve a sua hesitação em separar-se da avó. Esse sentimento contraditório fica claramente expresso no trecho:

a) “A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir”

b) “Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco”

c) “Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama”

d) “Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e amor”

(5)

T10. (ENEM) TEXTO I

Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações…

AMADO, J. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento). TEXTO II

À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado.

TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos, a linguagem afetiva:

a) aproxima os narradores dos personagens marginalizados.

b) a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens.

c) o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social.

d) o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão.

e) a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta.

T11. (UERJ

Leia o texto abaixo e responda à questão.

Certo milionário brasileiro foi traído pela esposa. Quis gritar, mas a infiel disse-lhe sem medo:

— “Eu não amo você, nem você a mim. Não temos nenhum amor a trair”.

O marido baixou a cabeça. Doeu-lhe, porém, o escândalo. Resolveu viajar para a China, certo de que a distância é o esquecimento. Primeiro, andou em Hong Kong. Um dia, apanhou o automóvel e corre como um louco. Foi parar quase na fronteira com a China. Desce e percorre, a pé, uma aldeia miserável. Viu, por toda a parte, as faces escavadas da fome. Até que entra na primeira porta. Tinha sede e queria beber. Olhou aquela miséria abjeta. E, súbito, vê surgir, como num milagre, uma menina linda, linda. Aquela beleza absurda, no meio de sordidez tamanha, parecia um delírio. O amor começou ali. Um amor que não tinha fim, nem princípio, que começara muito antes e continuaria muito depois. Não houve uma palavra entre os dois, nunca. Um não conhecia a língua do outro. Mas, pouco a pouco, o brasileiro foi percebendo esta verdade: – são as palavras que separam. Durou um ano o amor sem palavras. Os dois formavam um maravilhoso ser único. Até que, de repente, o brasileiro teve que voltar para o Brasil. Foi também um adeus sem palavras. Quando embarcou, ele a viu num junco que queria seguir o navio eternamente. Ele ficou muito tempo olhando. Depois não viu mais o junco.

A menina não voltou. Morreu só, tão só. Passou de um silêncio a outro silêncio mais profundo.

(RODRIGUES, Nelson. A cabra vadia: novas confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.) O narrador de um conto assume determinados pontos de vista para conduzir o seu leitor a observar o mundo sob perspectivas diversificadas. No conto de Nelson Rodrigues, a narrativa busca emocionar o leitor por meio do seguinte recurso:

a) expressa diretamente o ponto de vista do personagem milionário

b) expressa de maneira indireta o ponto de vista da personagem chinesa

c) alterna o ponto de vista do personagem milionário com o do narrador

d) alterna o ponto de vista do personagem milionário com o da personagem chinesa.

T12.

escultura-de-aleijadinho-Exercícios e Resumo das Escolas Literárias

BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989 Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela

a) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.

b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.

c) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.

d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.

(6)

6 T13. (VUNESP) Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa:

a) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu amor por uma dama (tratada de “senhor”, isto é, senhora). Daí o relacionamento respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a vassalagem, a servidão amorosa.

b) o teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais.

c) o marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema “Camões”. Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres.

d) Eça de Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a aristocracia.

e) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes.

T14. (UFES)

A imagem do “Homem Vitruviano” é uma representação elaborada no final do século XV por Leonardo da Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artísticas do período renascentista. Sobre o renascimento, não é correto afirmar que:

a) um dos seus principais fundamentos intelectuais foi o Humanismo, concepção segundo a qual o homem deveria ser valorizado como o epicentro do mundo e da história, como havia ocorrido na Antiguidade Clássica.

b) o estudo do homem e da natureza, nesse período, fundamentava-se no espírito crítico, o que possibilitou o desenvolvimento do pensamento científico, como se comprova na defesa da teoria heliocêntrica por Nicolau de Cusa e Nicolau Copérnico.

c) os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história hebraica descrita na Bíblia.

d) um dos seus maiores expoentes foi Leonardo da Vinci, um modelo do intelectual renascentista, pelo fato de se ter dedicado a múltiplas áreas do conhecimento, como, por exemplo, à Anatomia, à Física e à Botânica, além de à Pintura.

e) o termo “Renascimento” designa uma modalidade de expressão intelectual urbana e burguesa originária da Península Itálica, que se constituiu a partir do sincretismo entre a Cultura Clássica e a tradição judaico-critã.

T15. (UNAMA/PA) “Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século XV”. HALE, John. Dicionário do renascimento italiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. p. 187. De acordo com o trecho anterior, e por meio de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:

a) Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento. b) Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.

c) Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.

d) Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV. e) A valorização de ideias como a coletividade e a expropriação da propriedade privada.

T16. (FAU-SP) O indianismo de nossos poetas românticos é:

a)uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.

b)um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.

c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu. d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.

e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

T17. (UNIFESP) O CORTIÇO

(7)

Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas.

Os sinos da vizinhança começaram a badalar. E TUDO ERA UM CLAMOR.

A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa. Estava horrível; nunca fora tão bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das éguas selvagens, dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno. E ela ria-se, ébria de satisfação, sem sentir as queimaduras e as feridas, vitoriosa no meio daquela orgia de fogo, com que ultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca.

Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada, que abateu rapidamente, sepultando a louca num montão de brasas.

(Aluísio Azevedo. O cortiço) O caráter naturalista nessa obra de Aluísio Azevedo oferece, de maneira figurada, um retrato de nosso país, no final do século XIX. Põe em evidência a competição dos mais fortes, entre si, e estes, esmagando as camadas de baixo, compostas de brancos pobres, mestiços e escravos africanos. No ambiente de degradação de um cortiço, o autor expõe um quadro tenso de misérias materiais e humanas. No fragmento, há várias outras características do Naturalismo. Aponte a alternativa em que as duas características apresentadas são corretas.

a) Exploração do comportamento anormal e dos instintos baixos; enfoque da vida e dos fatos sociais contemporâneos ao escritor.

b) Visão subjetivista dada pelo foco narrativo; tensão conflitiva entre o ser humano e o meio ambiente.

c) Preferência pelos temas do passado, propiciando uma visão objetiva dos fatos; crítica aos valores burgueses e predileção pelos mais pobres.

d) A onisciência do narrador imprime-lhe o papel de criador, e se confunde com a ideia de Deus; utilização de preciosismos vocabulares, para enfatizar o distanciamento entre a enunciação e os fatos enunciados.

e) Exploração de um tema em que o ser humano é aviltado pelo mais forte; predominância de elementos anticientíficos, para ajustar a narração ao ambiente degradante dos personagens.

T18. (PUC-PR) Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre o Naturalismo no Brasil.

a) O Naturalismo, por seus princípios científicos, considerava as narrativas literárias exemplos de demonstração de teses e ideias sobre a sociedade e o homem.

b) O Naturalismo usou elementos da natureza selvagem do Brasil do século XIX para defender teses sobre os defeitos da cultura primitiva.

c) A valorização da natureza rude verificada nos poetas árcades se prolonga na visão naturalista do século XIX, que toma a natureza decadente dos cortiços para provar os malefícios da mestiçagem.

d) O Naturalismo no Brasil esteve sempre ligado à beleza das paisagens das cidades e do interior do Brasil.

e) O Naturalismo do século XIX no Brasil difundiu na literatura uma linguagem científica e hermética, fazendo

com que os textos literários fossem lidos apenas por intelectuais.

T19. (ENEM) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.

“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson, 1957. A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:

a) … o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas…

b) … era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça… c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, …

d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos…

e) … o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

T20. (ENEM) CENA

O canivete voou

E o negro comprado na cadeia Estatelou de costas

E bateu coa cabeça na pedra

ANDRADE, O. Pau-brasil. São Paulo: Globo, 2001 O Modernismo representou uma ruptura com os padrões formais e temáticos até então vigentes na literatura brasileira. Seguindo esses aspectos, o que caracteriza o poema Cenacomo modernista é o(a)

a) construção linguística por meio de neologismo. b) estabelecimento de um campo semântico inusitado. c) configuração de um sentimentalismo conciso e irônico. d) subversão de lugares-comuns tradicionais. e) uso da técnica de montagem de imagens justapostas.

T21. (ENEM)

Exm Sr. Governador:

Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928. […]

ADMINISTRAÇÃO

(8)

8 políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha – um telegrama; porque se deitou pedra na rua – um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela – um telegrama.

Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929. GRACILlANO RAMOS RAMOS, G. Viventes das Alagoas São Paulo: Martins Fontes, 1962. O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor

a) emprega sinais de pontuação em excesso.

b) recorre a termos e expressões em desuso no português. c) apresenta-se na primeira pessoa do singular, para conotar intimidade com o destinatário.

d) privilegia o uso de termos técnicos, para demonstrar conhecimento especializado.

e) expressa-se em linguagem mais subjetiva, com forte carga emocional.

T22. (ENEM) DIA 20/10

É preciso não beber mais. Não é preciso sentir vontade de beber e não beber: é preciso não sentir vontade de beber. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso fechar para balanço e reabrir. É preciso não dar de comer aos urubus. Nem esperanças aos urubus. É preciso sacudir a poeira. É preciso poder beber sem se oferecer em holocausto. É preciso. É preciso não morrer por enquanto. É preciso sobreviver para verificar. Não pensar mais na solidão de Rogério, e deixá-lo. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso enquanto é tempo não morrer na via pública.

TORQUATO NETO. In: MENDONÇA, J. (Org.) Poesia (im)popular brasileira. São Bernardo do Campo: Lamparina Luminosa, 2012. O processo de construção do texto formata uma mensagem por ele dimensionada, uma vez que

a) configura o estreitamento da linguagem poética. b) reflete as lacunas da lucidez em desconstrução. c) projeta a persistência das emoções reprimidas. d) repercute a consciência da agonia antecipada. e) revela a fragmentação das relações humanas

T23. (MACK) Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal.

a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.

b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros. c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.

d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.

e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.

T24. Assinale a alternativa incorreta

a) Na cantiga de amigo, o “eu-lírico” feminino lamenta a ausência do amigo distante;

b) Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambigüidades;

c) Na cantiga de maldizer, o erotismo pode estar presente; d) Na cantiga de amor, o apelo erótico é purificado e ocorre a idealização do amor;

e) Na cantiga de amigo, usa-se o refrão, mas não existe paralelismo.

T25. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:

a) Compôs peças de caráter sacro e satírico e erótico b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal. c) Escreveu a novela trovadoresca Amadis de Gaula. d) Só escreveu peças em português.

e) Representa o melhor do teatro clássico português.

T26. (UNIP) Seu teatro caracteriza-se, antes de tudo, por ser primitivo, rudimentar e popular, muito embora tenha surgido e se tenha desenvolvido no ambiente da Corte, para servir de entretenimento nos animados serões oferecidos pelo Rei. Entre suas obras destacam-se

Monólogo do Vaqueiro, Floresta de enganos, O velho da horta, Quem tem farelos? Trata-se de:

a) Martins Pena b) José de Alencar c) Gil Vicente d) Artur de Azevedo e) Sá de Miranda T27. (UERJ) MEDO E VERGONHA

(1) O medo é um evento poderoso que toma o nosso corpo, nos põe em xeque, paralisa alguns (2) e atiça a criatividade de outros. Uma pessoa em estado de pavor é dona de uma energia extra (3) capaz de feitos incríveis. (4) Um amigo nosso, quando era adolescente, aproveitou a viagem dos pais da namorada para ficar (5) na casa dela. Os pais voltaram mais cedo e, pego em flagrante, nosso Romeu teve a brilhante (6) ideia de pular, pelado, do segundo andar. Está vivo. Tem hoje essa incrível história pra contar, (7) mas deve se lembrar muito bem da vergonha.

(8) Me lembrei dessa história por conta de outra completamente diferente, mas na qual também vi (9) meu medo me deixar em maus lençóis.

(10) Estava caminhando pelo bairro quando resolvi explorar umas ruas mais desertas. De repente, (11) vejo um menino encostado num muro. Parecia um menino de rua, tinha seus 15, 16 anos e, (12) quando me viu, fixou o olhar e apertou o passo na minha direção. Não pestanejei. Saí correndo. (13) Correndo mesmo, na mais alta performance de minhas pernas.

(9)

preconceito daquela forma já (17) me deixava numa desvantagem fulminante.

(18) Não sou uma pessoa medrosa por excelência, mas, naquele dia, o olhar, o gesto, alguma coisa (19) no rapaz acionou imediatamente o motor de minhas pernas e, quando me dei conta, já estava (20) em disparada. (21) Fui chegando ofegante a uma esquina, os motoristas de um ponto de táxi me perguntaram (22) o que tinha acontecido e eu, um tanto constrangida, disse que tinha ficado com medo. Me (23) contaram que ele vivia por ali, tomando conta dos carros. Fervi de vergonha.

(24) O menino passou do outro lado da rua e, percebendo que eu olhava, imitou minha corridinha, (25) fazendo um gesto de desprezo. Tive vontade de sentar na guia1 e chorar. Ele só tinha me (26) olhado, e o resto tinha sido produto legítimo do meu preconceito.

(27) Fui atrás dele. Não consegui carregar tamanha bigorna pra casa. “Ei!” Ele demorou a virar. Se (28) eu pensava que ele assaltava, ele também não podia imaginar que eu pedisse desculpas. Insisti: (29) “Desculpa!” Ele virou. Seu olhar agora não era mais de ladrão, e sim de professor. Me perdoou (30) com um sinal de positivo ainda cheio de desprezo. Fui pra casa pelada, igual ao Romeu suicida.

guia − meio-fio da calçada

bigorna − bloco de ferro para confecção de instrumentos A crônica é um gênero textual que frequentemente usa uma linguagem mais informal e próxima da oralidade, pouco preocupada com a rigidez da chamada norma culta. Um exemplo claro dessa linguagem informal, presente no texto, está em:

a) ele também não podia imaginar que eu pedisse desculpas. (Ref. 28)

b) De repente, vejo um menino encostado num muro. (Refs. 10-11)

c)Me lembrei dessa história por conta de outra completamente diferente, (Ref. 8)

d)O medo é um evento poderoso que toma o nosso corpo, (Ref. 1)

T28. Analise as características dos textos seguintes: I - Saí para dar uma volta, outro dia, e notei uma coisa. Fazia um tempo glorioso - melhor impossível, e com toda probabilidade o último do gênero a se ver por estas bandas durante muitos meses gelados -, no entanto quase todos os carros que passavam estavam com os vidros fechados. Todos aqueles motoristas tinham ajustado o controle de temperatura de seus veículos hermeticamente fechados para criar um clima interno idêntico ao que já existia no mundo exterior, e me ocorreu então que, no que se refere ao ar fresco, os americanos perderam de vez a cabeça, ou (...) (BRYSON, Bill. Crônicas de um país bem grande. Trad. De Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. Fragmento)

II - Minha verdade espantada é que sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão, que, às vezes, se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que, na solidão, pode se

tornar dor. E a dor, silencia. Guardo o seu nome em silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredo para viver.

(Clarice Lispector) Marque a alternativa com identificação carreta dos gêneros literários, de acordo com suas respectivas características textuais:

a) Dramático; Descritivo. b) Lírico; Narrativo.

c) Narrativo (estilo crônica); Lírico. d) Épico; Narrativo (estilo conto).

e) Narrativo (estilo épico); Narrativo (estilo crônica).

T29. (ENEM) RECEITA

Tome-se um poeta não cansado, Uma nuvem de sonho e uma flor, Três gotas de tristeza, um tom dourado, Uma veia sangrando de pavor.

Quando a massa já ferve e se retorce Deita-se a luz dum corpo de mulher, Duma pitada de morte se reforce, Que um amor de poeta assim requer.

SARAMAGO, J. Os poemas possíveis. Alfragide: Caminho, 1997. Os gêneros textuais caracterizam-se por serem relativamente estáveis e podem reconfigurar-se em função do propósito comunicativo. Esse texto constitui uma mescla de gêneros, pois

a) introduz procedimentos prescritivos na composição do poema.

b) explicita as etapas essenciais à preparação de uma receita.

c) explora elementos temáticos presentes em uma receita. d) apresenta organização estrutural típica de um poema. e) utiliza linguagem figurada na construção do poema.

T30. Considerando as características das escolas literárias no Brasil, pode-se afirmar que o(a)

a) Arcadismo abordou temas religiosos, revelando profunda angústia existencial.

b) poesia romântica da 2ª fase apresentou exclusivamente uma tendência nacionalista.

c) Barroco se destacou pelo jogo de palavras e raciocínio, predominando a linguagem figurada.

d) Literatura Informativa tratava de textos escritos pelos jesuítas sobre as facilidades de conversão dos índios. e) simbolista não se preocupava com a forma e seus textos são mais narrativos que poéticos.

T31. O romance realista brasileiro, tal como o conhecemos, focaliza principalmente

a) as camadas marginalizadas da sociedade.

b) aspectos sociais e psicológicos nas relações humanas. c) o preconceito racial.

d) a defesa das instituições, como o casamento, por exemplo.

(10)

10 T32. Um traço essencial da poesia Parnasiana é o(a)

a) gosto pelas descrições. b) verso livre.

c) nacionalismo ufanista. d) linguagem coloquial. e) liberdade formal

T33. Dos poetas românticos abaixo, a indicação dos temas predominantes em suas obras está corretamente indicada em

a) Casimiro de Abreu - preocupações sociais, indianismo b) Gonçalves Dias- religiosidade e exaltação à morte c)Fagundes Varela – lembrança da pátria e da infância d) Castro Alves – fuga da realidade, idealização da infância e) Alvares de Azevedo – negativismo boêmio, exaltação da morte.

T34. Assinale a alternativa correta em relação ao Quinhentismo brasileiro.

a) É um período bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra.

b) É o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Basílio da Gama. É uma escola de exaltação do sentimento de brasilidade.

c) É um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu. d) É composta de crônicas de viagem e de uma vasta produção jesuítica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter índios e negros à fé católica.

e) É uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para a formação cultural brasileira pela qualidade dos poemas e romances nela produzidos.

T35. Quanto à Literatura Brasileira, assinale a alternativa correta.

a) Os escritores românticos, contrários aos árcades, buscavam uma forma mais objetiva de descrever a realidade, revelando os costumes, as relações sociais, a crise das instituições etc.

b) O racionalismo é uma característica presente tanto no Arcadismo, quanto no Realismo, em contraposição ao Barroco e ao Romantismo, respectivamente.

c) A publicação de “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, em 1881, marca oficialmente o início do Realismo no Brasil. d) A linguagem objetiva, a perfeição formal e o universalismo são características presentes na poesia barroca.

e) Amor, solidão, pátria, índio, medievalismo são temas igualmente presentes na poesia épica de Gonçalves Dias e Castro Alves.

T36. Pretender ser universal, utilizando-se de uma linguagem objetiva, que busca a contenção dos sentimentos e a perfeição formal, faz parte do:

a) Parnasianismo b) Barroco c) Romantismo d) Realismo e) Modernismo

T37. Sobre o Realismo, é correto afirmar que

a) em Portugal, as obras mais importantes do período foram escritas em versos por Almeida Garret.

b) os autores do período privilegiaram a subjetividade e a emoção, criando obras em primeira pessoa.

c) na polêmica conhecida como "Questão coimbrã", Antero de Quental defende que a poesia era espaço do belo e não de questões sociais.

d) em suas obras, os realistas expressam a insatisfação com a ganância e a hipocrisia da sociedade burguesa. e) as classes mais pobres e os fatos cotidianos são excluídos das obras do período.

T38. Complete o espaço corretamente.

A característica mais marcante do ____________________ é o culto da forma, representado pelas formas fixas, como o soneto, pela metrificação rigorosa e pelas rimas perfeitas. A beleza do poema deveria ser alcançada a qualquer custo. a) Parnasianismo b) Romantismo c) Simbolismo d) Realismo e) Barroco MICRO-REVISÃO 1

T39. Autores representantes do movimento literário conhecido como SIMBOLISMO:

a) Cruz e Souza e Eugênio de Castro b) Machado de Assis e Gonçalves Dias

c) Cláudio Manuel da Costa e Luís da Cunha Meneses d) Gonçalves de Magalhães e Joaquim Manoel de Macedo e) Olavo Bilac e Raimundo Correia.

T40. Esse movimento literário reagiu contra o Positivismo, o Naturalismo e o Parnasianismo. Mergulho no "eu" (introspecção), emoção, universo metafísico e filosófico, misticismo, desejo de transcender o mundo e alcançar o "cosmos", pessimismo, subjetivismo e decadência humana, são suas características.

Esse movimento literário foi o: a) Parnasianismo

b) Realismo c) Quinhentismo d) Romantismo e) Simbolismo

(11)

O trecho acima apresenta características do seguinte movimento literário: a) Parnasianismo b) Realismo c) Quinhentismo d) Romantismo e) Naturalismo

T42. Movimento literário caracterizado pela subjetividade, pela emoção, pelo sentimentalismo e pelo lirismo:

a) Barroco b) Trovadorismo c) Quinhentismo d) Romantismo e) Naturalismo MICRO-REVISÃO 2

T43. Crítica da vida nas cidades ("fugere urbem" ou "fuga da cidade"), valorização da vida no campo (vida bucólica), vida mais simples e natural, uso de apelidos, linguagem mais simples, pastoralismo, sentimentos mais espontâneos, pureza dos nativos são características do seguinte movimento literário:

a) Arcadismo b) Trovadorismo c) Quinhentismo d) Barroco e) Naturalismo

T44. O tempo passa rápido, a vida é efêmera (é rápida), o tempo é veloz e destrói tudo. Tudo é instável e passageiro (Carpe Diem).

O trecho acima representa características de qual manifestação literária? a) Concretismo b) Trovadorismo c) Quinhentismo d) Barroco e) Naturalismo

T45. Valorização do cultismo, ou seja, a linguagem difícil e rebuscada, cheia de inversões e de jogo de palavras, empregando demais as figuras de linguagem; valorização do conceptismo, que está associado ao pensamento complexo, ao raciocínio lógico, ao jogo de ideias, são características de qual manifestação literária?

a) Concretismo b) Trovadorismo c) Quinhentismo d) Barroco e) Naturalismo

T46. A Manifestação literária caracterizada por um período de contradições e de dualidades, onde o homem se vê perdido entre a doutrina cristã e as ideias do Renascimento (Classicismo): a) Concretismo b) Trovadorismo c) Quinhentismo d) Naturalismo e) Barroco MICRO-REVISÃO 3

T47. Também chamada de "Literatura de Informação" esse período literário caracterizou-se por apresentar relatos de viagem com características informativas e descritivas sobre as terras descobertas pelos portugueses no século XVI, desde a fauna, a flora e o povo. Além disso, outras características dessa escola literária são a conquista material e espiritual, a linguagem simples e a utilização de adjetivos.

O enunciado acima representa a seguinte manifestação literária: a) Concretismo b) Trovadorismo c) Quinhentismo d) Naturalismo e) Classicismo

T48. Movimento literário que se caracterizou pelo o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de alma, emoções e sentimentalismo foi o: a) Concretismo

b) Iluminismo c) Parnasianismo d) Naturalismo e) Romantismo

T49. Escola literária que apresenta como principais características, em suas obras, a valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético:

a) Arcadismo b) Barroco c) Romantismo d) Simbolismo e) Parnasianismo

T50. O movimento literário que caracterizou-se pelo pioneirismo na busca pela nacionalização da literatura por meio da valorização da paisagem e da cultura da nossa terra, opondo-se ao neoclassicismo foi o:

(12)

12 GABARITO – QUESTÕES DE SALA

01: A 02: C 03: B 04: A

GABARITO – TAREFA DO DIA SEGUINTE

Referências

Documentos relacionados

58 ESCOLAS LITERÁRIAS FIGURAS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM GRAMÁTICA PURA INTERPRE- TAÇÃO GÊNEROS

Ministério da Educação, em Nutrição, acrescido de certificado, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino reconhecida, de conclusão de Especialização

(2019), utilizando o mesmo modelo experimental, investigaram os efeitos de ​Lactobacillus casei LC122 ou ​Bifidobacterium longum BL986 no envelhecimento da

Programmet “Memory Stick Format” måste alltid användas när adaptern används för att formatera en Memory Stick.. Se hjälp online för instruktioner om hur programmet “Memory

A presença chinesa é hoje percebida de forma cada vez mais explícita em todos os quadrantes do mundo e, como não poderia deixar de ser, também aqui no Brasil e no

Baseado nos achados do presente trabalho, podemos concluir que os casos de internamento mais frequentes por câncer infantojuvenil são as Leucemias sendo especificada no presente

É possível ver, conforme o Gráfico 7, que 80 % dos entrevistados informaram que o farmacêutico tem a confiança dos clientes para trocar medicamento de referência pelo

Contrato Particular de Promessa de Compra e Venda do Imóvel, responsabilizando-se pela demolição das instalações existentes e se não a fizer, responderá por