• Nenhum resultado encontrado

SANDRA LEONOR GANCHINHO LUCAS 2011182

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "SANDRA LEONOR GANCHINHO LUCAS 2011182"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Imagem cedida por: Teresa Ruivo

Relatório Final

Estágio Profissionalizante

Mestrado Integrado em Medicina

2011/2017

Sandra Leonor Ganchinho Lucas

(2)

ÍNDICE

1 Introdução ... 1

2 corpo do trabalho ... 2

2.1 Objetivos gerais ... 2

2.2 Objetivos específicos ... 2

Medicina Interna ... 2

Cirurgia ... 3

Medicina Geral e Familiar ... 3

Pediatria ... 4

Ginecologia Obstetrícia ... 4

Saúde Mental ... 5

2.3 Estágio opcional ... 6

2.4 Atividades curriculares extra formativas ... 6

3 Reflexão crítica ... 7

(3)

1 INTRODUÇÃO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Esta é um direito fundamental do ser humano que deve ser assegurado independentemente da raça, religião, ideologia política ou condição socioeconómica. A saúde é, portanto, um valor coletivo, um bem de todos, na qual os profissionais desta área têm uma responsabilidade acrescida através do seu conhecimento, conduta e aptidões. A qualidade da formação médica deve ser uma prioridade de qualquer país, já que se reflete na saúde e bem-estar da população.

A evolução do conhecimento técnico-científico, levou ao paradigma da reformulação do ensino na Medicina. Com os atuais alunos de 6º ano, que abraçaram o desafio proposto pela implementação do novo plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) na Nova Medical School (NMS), é alcançado um ponto de viragem decisivo, traduzindo neles as mudanças efetuadas ao longo dos seis anos. Citando Abel SalazarO Médico que só sabe Medicina nem Medicina sabe”. Na realidade, a prática da medicina deve ser pautada não só pela

vertente do conhecimento científico, mas também pelo desenvolvimento das competências clínicas e sociais.

Ao longo do Estágio Profissionalizante, à semelhança de anos anteriores, empenhei-me em trabalhar e aprender com os profissionais de saúde, tendo como objetivo principal saber de Medicina, de forma, a tratar a “pessoa doente” e não somente “a doença”.

(4)

2 CORPO DO TRABALHO

2.1 Objetivos gerais

O Estágio Profissionalizante (EP), corresponde a um período durante o qual se efetua a aprendizagem de uma prática profissional, adquirindo e consolidando conhecimentos teóricos, através da experiência tutelada. Os meus objetivos consistiram no aperfeiçoamento do raciocínio clínico, da marcha diagnóstica e da identificação e instituição do plano terapêutico, de acordo com as evidências atuais das sociedades científicas, de modo a estar preparada para o futuro Ano Comum. Estabeleceu-se como meta pessoal, o desenvolvimento de competências que permitam a aquisição progressiva de autonomia, pela integração nas equipas e na dinâmica dos serviços, através de uma comunicação eficaz, com profissionais de saúde e doentes.

2.2 Objetivos específicos

O estágio decorreu entre os dias 12 de setembro de 2016 e 19 de maio de 2017. Apresentam-se, de seguida, os objetivos específicos de cada um dos estágios que fazem parte da UC.

Medicina Interna (12 de setembro a 4 de novembro)

O estágio parcelar decorreu no serviço de Medicina Interna 1.2 do Hospital de São José, sob a orientação da Dr.ª Carmen Marques. Anteriormente tinha realizado estágio no Hospital Egas Moniz, Hospital da Luz, Hospital de São José e na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), integrando o programa Curto Estágio Médico em Férias (CEMEF’s). Para além dos inicialmente propostos, delineei os seguintes objetivos: observação de doentes e correspondentes registos clínicos; aperfeiçoamento do reconhecimento semiológico e conhecimento da organização interna e administrativa hospitalar.

(5)

de Urgência (SU) semanalmente, onde pude contactar com diferentes abordagens médicas, consoante a gravidade da situação.

As atividades formativas de periodicidade diária incluíram a realização de Journal club, sessões

clínicas e sessões temáticas de Neurorradiologia, Imagiologia e ECG. Apresentei uma sessão clínica sobre “Hiperbilirrubinémias”, conjuntamente com os colegas de estágio.

Ao longo do estágio houve uma aquisição de responsabilidades e autonomia progressiva, inclusivamente com um desempenho ativo na formação de colegas do 3º ano do MIM, colocando em prática competências pedagógicas, o que me permitiu superar os objetivos propostos.

Cirurgia (7 de novembro a 13 de janeiro)

O estágio decorreu no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob a orientação do Dr. Pedro Amado. Anteriormente, tinha realizado formação em cirurgia no Hospital dos Capuchos, na ULSBA, integrando o programa de CEMEF’s e, finalmente, no intercâmbio internacional. O estágio incluiu uma componente teórica e teórico-prática na primeira semana, uma semana no SU e duas semanas na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Os objetivos traçados foram: reconhecer a semiologia e a abordagem terapêutica das principais síndromes cirúrgicas; avaliar o risco cirúrgico, de acordo com as comorbilidades e aperfeiçoar as técnicas de pequena cirurgia mais comuns. Durante as cinco semanas de Cirurgia, acompanhei o Dr. Pedro Amado na observação de doentes na enfermaria, nas consultas externas e no bloco operatório, onde tive a oportunidade de intervir, como segunda ajudante, em 4 cirurgias.

A UCI demostrou ser uma mais valia, permitindo a observação de situações urgentes e emergentes, nas quais o trabalho de equipa, a multidisciplinaridade e a atualização constante, demostram ser essenciais.

No final do estágio apresentei, com as colegas de grupo, o caso sobre a resseção cirúrgica de metástases hepáticas de cancro colorretal sob o título de “A idade interessa”.

Medicina Geral e Familiar (23 de janeiro e 17 de fevereiro)

(6)

proximidade, longitudinalidade, globalidade e continuidade dos cuidados prestados à população. Neste sentido, o facto de se tratar de um estágio à periferia visa conhecer os problemas mais comuns, assumindo como objetivos primordiais a perceção das particularidades geográficas, económicas e sociais que condicionam o acesso à saúde, o que facilitará, num futuro próximo, a escolha orientada e consciente de uma especialidade médica, à periferia.

Pude participar de forma ativa num total de 234 consultas, desde a preparação até ao seu encerramento, passando pela identificação do motivo principal, pelos problemas de saúde e antecedentes, métodos complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT’s). Elaborei, finalmente, um DEO (Diário de Exercício Orientado), sujeito a discussão para avaliação do estágio.

Pediatria (20 de fevereiro a 18 de março)

O estágio de Pediatria foi realizado na Unidade de Hematologia do Hospital Dona Estefânia, sob a orientação da Dr.ª Paula Kjöllerström. Os objetivos específicos pré-determinados eram aprofundar os conhecimentos sobre as principais patologias da criança e adolescente e os princípios gerais da atuação nas doenças mais comuns. As principais vertentes deste estágio incluíram o acompanhamento da tutora nas suas atividades diárias de enfermaria, consultas de Hematologia e actividades no âmbito do SU. Para além disso, pude contatar com outras áreas de subspecialização pediátrica, nomeadamente, Imunoalergologia, Neurologia e Infeciologia. Apesar deste estágio ter tido uma forte componente observacional, no que respeita à enfermaria tornou-se bastante satisfatório. Demonstrou-me que é necessário manter um elevado grau de suspeição clínica, sobretudo no que respeita a entidades nosológicas menos comuns ou raras e que a aquisição contínua de conhecimento é essencial, pois “Não há nenhuma doença que seja tão raraque não mereça atenção”1, principalmente se dela dependerem a saúde e o

bem-estar de uma criança ou adolescente.

(7)

consolidação do conhecimento na área da Ginecologia no que diz respeito às alterações do ciclo menstrual, infeções ginecológicas mais comuns e, por fim, as principais patologias mamárias; na área da obstetrícia, destaca-se o aconselhamento pré-concecional, a vigilância da gravidez normal e as principais patologias obstétricas. Este foi um dos estágios em que pude observar maior diversidade de atividades clínicas, nomeadamente, consultas de ginecologia, obstetrícia, patologia tromboembólica e autoimune, senologia, ecografia, bloco operatório, MCDT’s e urgência. Neste período, tive oportunidade de contactar com a patologia ginecológica e obstétrica mais frequente na mulher, numa faixa etária acima da média, atendendo à natureza privada da instituição. Realço a passagem pelo SU, onde participei em 8 partos como segunda ajudante e 22 consultas em contexto de urgência, a maioria por infeções do trato génito-urinário, perdas hemáticas e queixas álgicas.

O estágio representou claramente a miríade patológica e intervencional abrangida pela especialidade que ficou principalmente patente no SU. No final no estágio realizei o respetivo relatório e a apresentação do artigo “Pregnancy leads to long-lasting changes in human brain structure” no Journal club, sujeitos a discussão para avaliação do estágio.

Saúde Mental (24 de abril e 19 de maio)

O estágio parcelar decorreu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), no serviço de Psiquiatria Geriátrica, sob a orientação da Dr.ª Susana Alves. Anteriormente, tinha realizado estágio em ambiente de ambulatório integrado na equipa comunitária de Cascais. Foram definidos como objetivos específicos: acompanhar a orientação e gestão das múltiplas patologias psiquiátricas, anteriormente observadas em ambulatório; conhecer os recursos atualmente disponíveis na prestação de cuidados aos utentes num hospital psiquiátrico.

(8)

2.3 Estágio opcional

(agosto de 2016)

A UC de carácter opcional foi submetida a processo de creditação, tendo sido realizada no âmbito do programa International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) em

Cirurgia Geral, com uma carga horária de 100 horas, sob orientação do Dr. Afonso Oetting Junior. A componente teórica decorreu na Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, Brasil e a componente prática ocorreu em dois hospitais; no Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) e no Centro Hospitalar do Município de Santo André (HMSA).

A participação no programa de mobilidade foi verdadeiramente enriquecedora, uma vez que pude participar, como segunda ajudante ou como instrumentista em cirurgias gerais. Contudo, o estágio foi além da Cirurgia Geral e permitiu-me observar e participar em cirurgias de diferentes especialidades, como Cirurgia Cárdio-Torácica, Cirurgia Plástica, Ortopedia e Urologia.

Para além dos gestos técnicos, foi também importante embeber-me nas disparidades socioeconómicas, experienciando diferenças entre o HEMC, um hospital de referência semiprivado, em tudo semelhante aos hospitais nacionais e o HMSA, um hospital de atendimento primário público, de porta aberta à comunidade, onde destaco a determinação dos profissionais de saúde, face à falta de meios.

2.4 Atividades curriculares extra formativas

(9)

O conhecimento médico não se cultiva apenas na sala de aula; é necessário saber procurá-lo de forma a mantê-lo permanentemente atualizado, o que me levou a participar em diversas atividades formativas apresentadas em anexo.

3 REFLEXÃO CRÍTICA

Findas as atividades no Mestrado Integrado em Medicina, urge olhar para os anos de formação e fazer um balanço de tudo aquilo que me aportou. No último ano, a UC Estágio Profissionalizante constituiu a súmula dos anos anteriores, onde está patente a reforma da estrutura do plano curricular sugerida pelo guia “O licenciado médico em Portugal”, cuja formação pré-graduada de qualidade deve assentar em cinco componentes essenciais: conhecimentos; atitudes e comportamento profissionais; aptidões clínicas; aptidões de comunicação e aptidões gerais, os quais irão servir como linhas de base à minha reflexão. O sexto ano serviu para sedimentar os conhecimentos apreendidos nos anos básicos, onde, não raramente, foi mencionado que “para reconhecerem a doença, primeiro devem reconhecer

o que é normal”. Os anos clínicos possibilitaram observar o quotidiano de diversas

especialidades médicas e integrar o conhecimento médico, contextualizando-o na prática clínica de modo a estruturar o raciocínio clínico. No sexto ano profissionalizante foi-me concedida autonomia e independência, de forma supervisionada pelos tutores, principalmente de Medicina Interna e MGF, o que marcou uma fase de transição para a responsabilização pelos meus próprios atos face aos outros, sejam doentes, familiares, profissionais de saúde ou para com a sociedade.

(10)

No que respeita às aptidões clínicas, permito-me afirmar que todos os estágios contribuíram para a sua consolidação e aperfeiçoamento, conferindo-me uma maior autonomia em todas as áreas e, deste modo, afirmo sentir-me preparada para abraçar o desafio do Ano Comum. Destaco, no entanto, o estágio de Medicina Interna, em que pude demostrar não só o saber, o saber fazer, o demostrar como fazer e fazer os principais atos clínicos diários. Estes saberes foram evidenciados na transmissão de conhecimentos a colegas do 3º ano do MIM, no âmbito da colheita de história clínica e exame objetivo e, ainda, alguns gestos técnicos, como a colheita de gasimetrias arteriais e na comunicação com os outros profissionais de saúde.

A comunicação verbal e paraverbal com os doentes, familiares e profissionais de saúde tornou-se um valioso instrumento diário, destacando-tornou-se aqui o estágio de Saúde Mental como aquele que mais influenciou e ajudou a melhorar a minha forma de comunicar, já que entende o indivíduo como um todo, no que respeita ao seu contexto bio-psico-social.

As aptidões de comunicação e gerais foram fortemente influenciadas pelas atividades extracurriculares e pela formação académica prévia, o que se reflete atualmente na capacidade de trabalhar numa equipa de multidisciplinar. Realço o estágio na Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, Brasil, que me possibilitou encarar uma realidade totalmente diferente da medicina europeia, com diferenças sociais extremas.

Termino a minha reflexão, identificando o ponto menos positivo, que pode constituir uma oportunidade de melhoria da UC, onde destaco a falta de uniformização na elaboração dos relatórios de estágios entre diferentes especialidades e unidades hospitalares.

(11)

ANEXOS

Participei em diversos encontros de natureza científica, os quais me permitiram aprofundar e atualizar o conhecimento adquirido em contexto académico.

Considero que o diagnóstico diferencial é o elemento chave do raciocínio médico, que corresponde à integração, num todo, dos sinais e sintomas numa perspetiva probabilística, que culmina no diagnóstico e terapêutica, o que me levou à frequência no iMed Conference 8.0 do

workshop, Differential Diagnosis. Participei ainda, no Painel Cardiovascular no 41º

COMUABC, uma vez que esta área constituía uma lacuna na minha formação médica. Para além destes, participei nos seguintes cursos e congressos:

TaTME - Transanal Total Mesorectal Excision Masterclas;

• 5º Curso de Abordagem do Doente Urgente: Introdução à abordagem do trauma;

TEAM - Trauma Evalution And Management;

• XIV Congresso nacional de emergência;

• 3º ABC de Imunologia para Médicos;

IMed Conference 8.0 Lisbon 2016;

• 41º COMUABC, Santo André, Brasil.

Certificados de atividades mencionadas no relatório: • CEMEF’s em Cirurgia Geral;

• CEMEF’s em Medicina Interna;

• Certificado de Competência Pedagógicas;

(12)

iMed Conference 8.0 -Workshops

-

Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School

Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

1

Sandra Lucas

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

12866821

GNMVH

'iJ ad

8.0Lisbon 2.016

li

.:

(13)

EVENTO

iMed Conference 8.0 - Workshops

13-10-2016 - 12:30 horas

The iMed Conference 8.0 Workshops are a great opportunity to learn something new or practice your skills. This year we present you with a dynamic system where participants have the opportunity to get in touch with many different topics in a practical and interactive way, opening doors to less known areas of health sciences. This year, each participant will choose a theme that integrates different workshops, allowing a multifaceted approach to various areas of medicine from research to clinica! practice. More detailed info visit: http://imedconference.org/imed/workshops

ATIVIDADES FREQUENTADAS

Differential Diagnosis (only for 3rd to 6th Years)

13-10-2016 - 5:15 horas

ln medicine, a differential diagnosis is the distinguishing of a particular disease or condition from others that present similar clinica! features. ln this workshop, we present you several clinica! cases regarding syncope, thyroid nodule, fever of unknown origin and edema of the lower limbs. Come and see how many diagnosis you can get right!

aefcm.upstudents.pt

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(14)

COMUABC

CONGRESSO MÉDICO UNIVERSITÁRIO DO ABC

CERTIFICADO

Certificamos que

Sandra Leonor G. Lucas

participou do 4 l

º

COMUABC - Congresso Médico Universitário.

No qualidade de

Participante do Painel Cardiovascular

realizado em Santo André em

10 de Agosto

de 2016. Cargo horária de

DIRETÓRIO ACADÊMICO

11

NYLCEO MARQUES DE CASTRO"

08

FACULDADE DE MEOICINMJO ABC ,.,.

(15)

TaTME - Transanal Total

Mesorectal Excision Masterclass

— Certificado de Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

EMITIDO POR:

NOME

ATIVIDADES FREQUENTADAS DATA DESCRIÇÃO DURAÇÃO

TaTME - Transanal Total Mesorectal Excision Masterclass

09/01/17, 09:00 9 de janeiro de 2017 Presidente:

Rui Maio (PT) Diretores do Curso: Paulo Roquete (PT) | Susana Ourô (PT) Participantes Internacionais: Joep Knoll (BE) | Roel Hompes (UK) Participantes Nacionais: César Resende (PT) | Damião Ferreira (PT) | João Sousa Ramos (PT) | Paulo Roquete (PT) | Susana Ourô (PT) INSCRIÇÕES | 150€ Médicos | 100€ Outros pro២�ssionais de saúde e Internos

Learning Health

Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17-9.º 1070-313 Lisboa

Sandra Lucas

12866821 VGKXK

learninghealth.up.events

Comprovativo de Emissão de Certi២�cado Electrónico

(16)

Certificado de Frequência de Formação Profissional

Certifica-se que Sandra Leonor Ganchinho Lucas , natural de Vila Verde de Ficalho, nascido/a a 31/07/1985, nacionalidade Portuguesa, portador do bilhete de identidade nº 12866821 emitido pelo Arquivo de Identificação de Serpa em 02/02/2018, participou no Curso de Formação Profissional 5º Curso de Abordagem do Doente Urgente: Introdução à abordagem do trauma que decorreu em 15/12/2016 no/a Hospital Beatriz Ângelo com a duração total de 8 horas.

Lisboa, 15 de Dezembro de 2016

O Responsável pela ADVITA - Associação para o Desenvolvimento Novas Iniciativas para a Vida

(Assinatura e selo branco ou carimbo da entidade formadora )

Certificado n.º 12871/2016

(17)

V

NOVA Medical s;mulation Centre

1

E

A

M

Trauma

Eva l ua.t·i on

and

Managern�nt

Certificado

..

' NOVA

\\; '

. .

Pelo presente se certifica que

_��'�""---"-''

"-

n....

d""-·,-"1( ...

\

,__

__,,,L ...

c? ...

0..._0�01""'--'---'�"--"ba,....1 ... 0-'(,_.-_,_h-"-'-,

o ...

h'-'-'-'o'----4.(""-);'-"l(�M:.... --- assistiu e participou ativamente no

Curso TEAM {Trauma Evaluation and Management), realizado nos dias 10 e 11 de Novembro de 2016.

O Curso "TEAM" está integrado no currículo do 6º Ano do Mestrado Integrado de Medicina da NOVA Medical School l Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. É organizado pelo ATLS Portugal e pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, segundo

o formato educativo proposto pelo American College of Surgeons para estudantes de Medicina.

,

Çv

</--�

/

/

·

', I ), /f

...

-... ,-· �./ ). i ,/� �

ú

,' 'Ptofessor Doutor Rui Maio

Regente U.C. Cirurgia Estágio

.. .,. ....

Dr. José Luís Ferreira

f

Coordenádor do TEAM/NMS

I

FCM-UNL

(18)

Certifica-se que o Exmo(a) Senhor(a)

Sandra Leonor Ganchinho Lucas

participou como

FORMANDO

no

XIV Congresso Nacional de Emergência,

realizado no Fórum Lisboa - Lisboa - Portugal , no dia 1 de outubro de 2016, com a duração

de 7 horas.

Lisboa, 1 de outubro de 2016

(19)

Certifica

-

se que o(a) Exmo.(a) Senhor(a)

Sandra Lucas

Participou no 3º ABC de imunologia para médicos

-O saber prático em imunologia: Biomarcadores Imunológicos

realizado dia 10 de novembro 2016 na Fundação Calouste

Gulbenkian, com a duração de 4 horas

Lisboa 10 de novembro 2016

Mário Morais de Almeida

Coordenador Centro de Alergia

CUF Descobertas Hospital

CUF Infante Santo Hospital

Luís Miguel Borrego

(20)

iMed Conference 8.0 2016

1

Conference Tickets Phase 3

-

Certificado de Participação

li

.:

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School

Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

NOME

1

Sandra Lucas

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

12866821

HUFKH

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

EVENTO

iMed Conference 8.0 2016

1

Conference Tickets Phase 3

13-10-2016

AE

F

C

(21)

DIRETÓRIO ACADÊMICO

11

NYLCEO MARQUES DE CASTRO"

COMUABC

CONGRESSO MÉDICO UNIVERSITÁRIO DO ABC

CERTIFICADO

Certificamos que

Ac. Sandra Leonor Ganchinho Lucas

participou do 41

º

COMUABC - Congresso Médico Universitário.

Na qualidade de

Congressista

realizado em Santo André em os

a

n

de agosto

de 2016. Carga horária de

40

PRESIDENTE DO 41

°

COMUAB(

F\CllO\Of OE MIOICL\\ DO ABC

PROF. DR. ADILSON (ASEMIRO PIRES REGINA MARIA DA COSTA BISELLI

DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC PRESIDENTE DO DANMC

FACULDA�1E DE MEDICINA DO AB�

horas.

FUNDAÇÃO DO ABC

(22)

IFMSA

lnternotionol Federotion of Medical Students' Associotions

This is to certify that the medical student

� � � &CoM

from

"Pe'd.uaa.L

--=---=-c rr-,,y-;

--SCOPE

Professional Exchange

has successfully completed his/her professional exchange program.

The student worked in the department of

�depa�

at the � � � �

name of hospital

--�---=---,q..::· ::...:.._ _____

during the period

country

under the supervision of

'Pxsf��-�.��

name of supervisor

The student has fulfilled the requirements for a professional exchange according to the

regulations of the Standing Committee on Professional Exchange of the lnternational

Federation of Medical Students Associations (IFMSA). The IFMSA Exchange Programs are

endorsed by the World Federation for Medical Education, who agrees that they are very

professionally organised, �th good academic o tcomes.

(23)

o

ffiEDICAL SCHOOL

>l'LUL0'1Dl

De (tfnLto� mi' orr AS

SECÇÃO DE INTERCÂMBIO E MOBILIDADE

DIVISÃO ACADÉMICA

BOLETIM DE RECONHECIMENTOS ACADÉMICOS

Informo que a aluna Sandra Leonor Ganchinho Lucas, que frequentou o Hospital Universitário Estadual Mário Covas, (Brasil), no âmbito de um Intercâmbio Clínico, obteve aproveitamento nas unidades curriculares que constavam no Quadro de Reconhecimentos, pelo que deverá ser-lhe atribuída, no ano lectivo 2016/2017, creditação às seguintes unidades curriculares do Plano de Estudos do Mestrado Integrado em Medicina da NOVA Medical School

I

Faculdade de Ciências Médicas:

Unidade Curricular:

Opcional - Estágios Clínicos Opcionais

Número total de páginas do boletim: 3

O Coordenador dos Programas de Mobilidade:

VA Medical Sch<?01 �a�uldade de Ciências Mé��as

Universidade NOVA de Lls 0ª

SECÇÃO OE INT

E MOBILIDA

,,-Prof. Doutor Paulo Paixão

Lisboa, 23 de Novembro de 2016

(24)

-=---mEDICAL SCllOOL

l-f'iCULUnOE::

DE c1tnc1As m(OICA�

Clinicai training

NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa

To the professor/lecturerldoctor responsible for the student 's clinicai training:

Please complete the following information and give the original document, signed and stamped to the student. Thank you for your cooperation.

Name of student

S

i.

.

0,k>&

L

.

-'

l'º""

L.

;

4

L

Service/department where training undertaken: J-

J

1

n

f

C).

É �

C&--v±z

UNIVERSIDADE

\l)

��:!�

Name and title of person responsible for training:

-�

A

..,.

µ

....

"-'-

rr

.___

...,

{�

""'

--

;1

--

'

«�

-

-

-

-Name of subject:

e.�

-

a.- jWi-d

Professor of the subject:

J

j

Mt<---z

111 tl,,i_,Jt!/:Jj

Start date: 1 /

!/

J..

o l

t

Finish date: 3 1) R )J ol

.

t Nr. hours: _ __.a._--'----,;;__ ___ _ // o t:?

Any further information: ________________________ _

Dr. Afonso Oettlng Junior

CRM 16.269

CPF: 490.464.118-34

Signarure:

__ ____;

"'--'=->..

<-=-

��

==

�1

--

--

Date:

---Institutional stamp: ��--

f\

�\Ü

�Çu00__�

A- �

::-l\�{lGrtk �l �� ���\\-0

(25)

4&JoJJi�

��tL

Alberto Abreu da Silva Presidente da ANEM

fd1J1Jl(ç1ílm

EMEF

'

s

CURTOS

ESTÁGIOS MÉDICOS EM FÉRIAS

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) declara que

Sandra Leonor Ganchinho Lucas

{Doe. identificação n!:! 12866821)

realizou um estágio clínico no Serviço de Medicina

do/a Hospital José Joaquim Fernandes -Beja {Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE)

de 14/07 a 25/07 de 2015, integrado nos Curtos Estágios Médicos em Férias, organizados pela

ANEM.

����

Catarina Pereira Diretora de Projetos e Estágios

�student

.jMSD

Fique bem

r

J

�·� ��

· .:.�

-

... -·

..

M

·' Sctiool Associação Fode :... cu\dG. .!c: . . ·

(26)

�-Y,A

Duarte Sequeira Presidente da ANEM

CURTOS

ESTÁGIOS MÉDICOS EM FÉRIAS

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM} declara que

Sandra Leonor Ganchinho Lucas

realizou um estágio clínico no Serviço de Cirurgia Geral do/a Hospital José Joaquim Fernandes -Beja

(Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE}

de 14/07 a 25/07 de 2014, integrado nos Curtos Estágios Médicos em Férias, organizados pela

�. ANEM.

�o�JJt,c-Diogo Silva

(27)

Entidade certificadora competente ao abrigo da Portaria n.º 214/ 2011, de 30 de maio

Certificado

de Competências Pedagógicas

Certifica-se que SANDRA LEONOR GANCHINHO LUCAS, nascido(a) em

31-07-1985, natural de Serpa, titular do cartão cidadão, n.º 12866821, válido até 06-02-2018, possui competências pedagógicas para exercer a atividade de

FORMADOR (M/F), conforme as que são definidas no respetivo perfil

profissional.

Conceição Matos

Diretora do Departamento de Formação Profissional

Emitido em: 14-07-2008 | Impresso em 25-05-2017

Certificado nºEDF 476012/2008 DA

(28)

Largo de Santa Clara nº9

7860-201 Moura

NIF: 508510163

apicultoresvaleguadiana@gmail.com

Declaração

Declaro para os devidos efeitos, que, Sandra Leonor Ganchinho Lucas realizou serviço de voluntariádo nesta associação de apicultores entre Março de 2014 até á presente data, exercendo funções administrativas e na promoção, realização e divulgação de eventos relacionados com as actividades desta associação.

Por ser verdade e me ter sido solicitado, passo a assinar a presente declaração.

associação

...,c1es. ... a...,n.•V NIF-510163

ll&Oe201 MOURA 1'.1elono l!5 25! ��

Rui Manuel de Almeida Novalio

Referências

Documentos relacionados

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA, entidade representativa de mais de 4 mil Juízes do Trabalho de todo o Brasil, com

8586 SANDRA ISABEL MATEUS LUCAS INDEFERIDO REPROVADA SEM 40% 7524 SANDRA MANUELA DA SILVA FELICIO INDEFERIDO NÃO MATRICULADA 7360 SANDRA MARIA DA FONSECA PAIS INDEFERIDO

9.1. O pagamento será efetuado por exame/procedimento executado e laudado, no dia 20 do mês subsequente aos serviços prestados, caso essa data seja em finais de semana

A proposta neste trabalho de dissertação é provar que a metodologia apresentada em [17], permite uma estimativa preliminar para a pressão de falha de uma tubulação com

Como o objetivo deste estudo é elaborar um modelo de perfil conceitual de herança biológica que pode ser usado como ferramenta que tanto ampare o planejamento de ensino quanto

Logo, a eliminação do Autor do concurso unicamente porque foi contraindicado em exame psicológico aplicado de forma irregular por um só psicólogo, o qual interpretou de forma

Em caso de mora no pagamento de qualquer obrigação pecuniária os juros moratórios serão calculados à taxa em vigor para os juros remuneratórios contratuais, acrescida de uma

Profª Doutora Leonor Gomes Drª Cristina Ribeiro Drª Luísa Ruas Drª Dírcea Rodrigues Drª Luísa Barros Drª Sandra Paiva Drª Carla Baptista Drª Patrícia Oliveira