• Nenhum resultado encontrado

CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Instituto Serzedello Corrêa

CONTROLES NA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Aula 5

Controle Social

(2)

RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO Tribunal de Contas da União

Secretaria Geral da Presidência Instituto Serzedello Corrêa

Diretoria de Diagnóstico, Planejamento e Desenvolvimento de Ações Educacionais Diretoria de Promoção de Ações Educacionais e Relações Institucionais

Serviço de Diagnóstico, Planejamento e Desenvolvimento de Ações Educacionais Serviço de Ações Educacionais a Distância

CONTEUDISTA Renato Santos Chaves REVISOR

Antonio José Saraiva de Oliveira Junior TRATAMENTO PEDAGÓGICO

Flávio Sposto Pompeo Silvia Helena de C. Martins REVISÃO GRAMATICAL

Gabriella Nascimento Cordeiro Pereira RESPONSABILIDADE EDITORIAL Tribunal de Contas da União Secretaria Geral da Presidência Instituto Serzedello Corrêa Centro de Documentação Editora do TCU

PROJETO GRÁFICO Ismael Soares Miguel

Paulo Prudêncio Soares Brandão Filho Vivian Campelo Fernandes

DIAGRAMAÇÃO Vanessa Vieira

© Copyright 2014, Tribunal de Contas de União

<www.tcu.gov.br>

Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Este material tem função didática. A última atualização ocorreu em novembro de 2014. As afirmações e opiniões são de responsabilidade exclusiva do autor e podem não expressar a posição oficial do Tribunal de Contas da União.

Atenção!

(3)

Aula 5 – Controle Social

O que é controle social?

Como posso tomar conhecimento do dinheiro que chega ao meu município?

Como eu posso exercer o controle social?

Como e onde posso denunciar fraudes?

Como o cidadão pode contribuir para a boa aplicação dos recursos públicos pelos governantes?

É exatamente esse controle exercido pelo cidadão ou pela sociedade em geral que conhecemos como controle social. Existem meios para se exercer o controle social, participando de Conselhos ou mesmo pesquisando sobre os recursos que são aplicados nos estados e municípios, utilizando-se da internet.

Veremos que os próprios órgãos oficiais de controle disponibilizam canal de comunicação direto com a sociedade, ou seja, as ouvidorias. Vamos mergulhar nesta aula e ver o que nos espera.

Para facilitar o estudo, este tópico está organizado da seguinte forma:

Aula 5 – Controle Social ���������������������������������������������������������������������������������������������3 1� Conceituação de Controle Social ���������������������������������������������������������������������5 2� Forma de interação com a Administração ����������������������������������������������������7 3� Conselhos de controle social de Políticas Públicas �����������������������������7 3�1� Histórico - implantação de Conselhos no Brasil �������������������������������������7 3�2� Base Legal sobre Conselhos de Políticas Públicas ���������������������������������8 3�3� Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) ��������������������������������8 3�4� Conselho de Alimentação Escolar (CAE) �������������������������������������������������10 3�5� Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS) �����������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������11 3�6� Acesso a informações disponibilizadas na internet ����������������������13 3�7� Lei de Acesso à Informação (Lei 12�527, de 18/11/2011) ��������������15 3�7�1 Portal da Transparência do Governo Federal �������������������������������������17 3�7�2 Tesouro Nacional �������������������������������������������������������������������������������������������18 3�7�3 Fundo Nacional de Saúde ����������������������������������������������������������������������������19 3�7�4 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE ��������20 3�7�5 Tribunal de Contas da União ����������������������������������������������������������������������21 3�7�6 Outros sites �������������������������������������������������������������������������������������������������������22

(4)

Todos prontos?

Então, vamos começar.

3�8� Ouvidoria ���������������������������������������������������������������������������������������������������������������23 3�8�1� Legislação Básica �������������������������������������������������������������������������������������������25 3�8�2� Vinculação da Ouvidoria �����������������������������������������������������������������������������26 3�8�3� Implantação da Ouvidoria ��������������������������������������������������������������������������26 Síntese ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������27 Referências bibliográficas ������������������������������������������������������������������������������������28

(5)

1. Conceituação de Controle Social

Data de 1901 a primeira obra a tratar do assunto controle social, escrita pelo sociólogo americano Edward A. Ross (1866 – 1951). Segundo ele, o ser humano herda quatro instintos:

• simpatia;

• sociabilidade;

• senso de justiça;

• ressentimento ao maltrato.

Em grupos e comunidades pequenas e homogêneas, esses quatro instintos permitem o desenvolvimento de relações sociais harmoniosas entre os seus componentes. Na medida em que a sociedade se torna mais complexa, as relações sociais tendem a se tornar impessoais e contratuais. Os instintos naturais e sociais do homem fragilizam-se, tendo o grupo de lançar mão de determinados mecanismos sociais a fim de controlar as relações entre seus membros. Os controles instintivos do homem são, então, substituídos por recursos artificiais: lei, opinião pública, crença, religião, convenções etc. São meios que a sociedade emprega para obter um comportamento ordenado. Esses mecanismos constituem o controle social, que visa a regular o comportamento dos indivíduos e propiciar à sociedade ordem e segurança.

O controle social exercido diretamente sobre as Políticas Públicas, consubstanciadas em planos e leis orçamentárias, traduz- se no controle que os membros da sociedade exercem sobre a execução orçamentária e financeira dos recursos públicos.

O controle social pode ser exercido diretamente pelos cidadãos, de forma isolada, na qual cada indivíduo percebe e verifica o comportamento dos gestores frente às ações governamentais. Existem Organizações Não-Governamentais (ONGs), compostas por voluntários e profissionais das mais diversas áreas, que atuam na vigilância das despesas públicas, a exemplo da entidade “Contas Abertas” (www.contasabertas.com.br/) e do “Instituto de Fiscalização e Controle – IFC” (www.ifc.org.br).

O controle social pode ser exercido, também, de forma coletiva pelos Conselhos de Políticas Públicas. Vejamos como as ações do controle social são efetivadas, segundo a forma individual ou coletiva.

(6)

Controle Social Individual

• verifica a execução de licitações, serviços, obras;

• pesquisa informações sobre a prestação de contas, transferências de recursos e sua aplicação;

• denuncia irregularidades, manifesta desacordo com atos administrativos, alerta quanto a possíveis prejuízos à sociedade, orienta os demais cidadãos quanto à gestão dos recursos públicos levada a cabo pelos governantes.

Controle Social exercido pelos Conselhos

• função fiscalizadora: acompanhamento e controle dos atos praticados pelos gestores públicos;

• função mobilizadora: estímulo à participação popular na gestão pública e disseminação de estratégias de informação para a sociedade sobre as políticas públicas;

• função deliberativa: decidir sobre as estratégias utilizadas nas políticas públicas de sua competência;

• função consultiva: emissão de opiniões e sugestões sobre assuntos que lhes são correlatos.

(7)

2. Forma de interação com a Administração

A interação do controle social com a Administração pode-se dar, também, de forma individual ou coletiva (Conselhos). Na forma individual, o cidadão, para exercer o controle, deverá ter acesso a informações da Administração Pública, que dependem, em grande parte, do grau de transparência financeira dessa, disponibilizada nos tempos atuais, principalmente, pela rede mundial de computadores.

Já em sua forma coletiva, o controle social é exercido pelos Conselhos de Políticas Públicas e é garantido por meio de normas que franqueiam o acesso dos membros de conselhos às informações financeiras e planos em geral, inerentes à respectiva área de atuação dos conselhos, conforme veremos no tópico seguinte que trata dos conselhos de controle social.

Salientamos que os Conselheiros devem ser escolhidos sem que haja interferência ou qualquer tipo de ingerência do Poder Executivo municipal.

3. Conselhos de controle social de Políticas Públicas

3.1. Histórico - implantação de Conselhos no Brasil

Os Conselhos gestores apresentam-se como uma das formas de participação efetiva da sociedade civil e consistem em um espaço no qual se concretiza uma nova relação entre Estado e sociedade na gestão do aparelho público.

Representam uma das principais experiências de democracia participativa no Brasil contemporâneo abrangendo áreas como:

assistência social, saúde, educação, meio ambiente, transporte, cultura, produção rural, entre outros.

Os Conselhos são órgãos colegiados e paritários entre governo e sociedade. Disseminaram-se pelo Brasil na década de 1990, a partir de sua regulamentação constitucional.

A responsabilidade deliberativa, aliada a situações normativas e controladoras, possibilita aos Conselhos Municipais um significativo papel na construção do desenvolvimento social e econômico local.

(8)

3.2. Base Legal sobre Conselhos de Políticas Públicas

A Constituição Federal de 1988 prevê a formação dos Conselhos Gestores de Políticas Públicas (participação popular). O exemplo expresso está assentado no art. 204 que dispõe que as ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com base nas seguintes diretrizes:

II – participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

Legislações infraconstitucionais específicas cuidam da forma de composição, competência e atuação dos Conselhos Sociais, a exemplo do Conselho de Alimentação Escolar (merenda escolar) e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS).

Vejamos a seguir características específicas de alguns Conselhos Sociais.

3.3. Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é instância deliberativa do sistema descentralizado e participativo de assistência social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil. As regras para implantação desse controle estão previstas na Lei nº 8.742, de 7/12/1993.

Os conselhos são instituídos pelo Município mediante lei específica local que estabelece a composição, o conjunto de suas atribuições e a forma pela qual as competências serão exercidas. A Resolução nº 237, de 14/12/2006, do Conselho Nacional de Assistência Social, trata das diretrizes para a estruturação, reformulação e funcionamento dos Conselhos de Assistência Social (CAS).

Antes de verificarmos as atribuições do Conselho Municipal de Assistência Social, faz-se relevante mencionar as principais ações governamentais implementadas na área de Assistência Social. São elas:

• Serviço Socioeducativo – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);

(9)

• Serviço Socioeducativo para jovens de 15 a 17 anos – Projovem Adolescente;

• Serviços de Proteção Social Básica às Famílias;

• Serviço de Proteção Social Básica para Criança e Idoso;

• Transferência de Renda Diretamente às Famílias em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza – Programa Bolsa Família.

A seguir, apresentamos as principais atribuições do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS):

• exercer a orientação e o controle do Fundo Municipal de Assistência Social;

• aprovar a política municipal de assistência social;

• acompanhar e controlar a execução da política municipal de assistência social;

• aprovar a proposta orçamentária dos recursos destinados às ações finalísticas de assistência social, alocados no Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS);

• fiscalizar as entidades e organizações de assistência social;

• aprovar o relatório anual de gestão.

Vejamos também o exercício do Controle Social do Programa Bolsa Família (PBF) previsto na Lei nº 10.836, de 09/01/2004 e no Decreto nº 5.209, de 17/09/2004:

• acompanhar, avaliar e subsidiar a fiscalização da execução do PBF no Município;

• acompanhar e estimular a integração e a oferta de outras políticas públicas sociais para as famílias beneficiárias do PBF;

• estimular a participação comunitária no controle da execução do PBF no âmbito municipal.

(10)

Para o pleno exercício do Conselho Social do Programa Bolsa Família (PBF) é franqueado aos seus membros acesso aos formulários do Cadastro Único do Governo Federal e aos dados e informações constantes em sistema informatizado desenvolvido para gestão, controle e acompanhamento do PBF, bem como informações relacionadas às condicionalidades das famílias. A apuração das denúncias relacionadas ao PBF é realizada pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do MDS (www.mds.gov.br).

3.4. Conselho de Alimentação Escolar (CAE)

A Lei nº 11.947, de 16/06/2009 e a Resolução/FNDE nº 38, de 16/07/2009, disponíveis no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (www.fnde.gov.br), dispõem que o Conselho de Alimentação Escolar possui atribuição de acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como de receber o relatório anual de gestão do PNAE e emitir parecer conclusivo a respeito, aprovando ou reprovando a execução do Programa (art. 19 da Lei nº 11.947/2009).

Qualquer pessoa física ou jurídica poderá denunciar ao FNDE, ao Tribunal de Contas da União, aos órgãos de controle interno do Poder Executivo da União, ao Ministério Público e ao CAE as irregularidades eventualmente identificadas na aplicação dos recursos destinados à execução do PNAE (art. 10 da Lei nº 11.947/2009).

Vejamos a seguir as principais deficiências apresentadas pelos Conselhos de Alimentação Escolar que prejudicam o alcance de suas finalidades, conforme detectado em ações de controle realizadas pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria-Geral da União:

• o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), embora esteja formalmente constituído por meio de Lei Municipal, não vem atuando junto às unidades escolares municipais, no que se refere à fiscalização, ao acompanhamento, à avaliação e ao monitoramento do programa no município;

• local inadequado para preparo e armazenamento dos produtos utilizados na merenda escolar, merenda insuficiente e/ou alimentos com prazo de validade vencido;

• o CAE não vem cumprindo as atribuições, pois não

(11)

participa das licitações para aquisição dos alimentos, da escolha dos alimentos para elaboração do cardápio, não verifica a quantidade e qualidade dos alimentos que chegam às escolas e nem fiscaliza as condições de armazenamento dos alimentos da merenda escolar. A atuação do CAE restringe-se a aprovação das Prestações de Contas do PNAE encaminhadas ao FNDE.

3.5. Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS)

O Conselho de Controle Social do Fundeb conta com a seguinte normatização e orientação:

a) Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007 (Capítulo VI – Do acompanhamento, controle social, comprovação e fiscalização dos recursos);

b) Portaria nº 430/FNDE, de 10 de dezembro de 2008, que estabelece procedimentos e orientações sobre a criação, composição, funcionamento e cadastramento dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de âmbito Federal, Estadual, Distrital e Municipal; e

c) Manual de orientação do Fundeb.

As aludidas normas e orientações encontram-se disponíveis no site do FNDE (www.fnde.gov.br).

As principais atribuições dos Conselhos do Fundeb são:

• acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb;

• supervisionar a elaboração da proposta orçamentária anual;

• supervisionar a realização do censo escolar anual;

• instruir, com Parecer, as prestações de contas a serem apresentadas ao respectivo Tribunal de Contas. O parecer deve ser apresentado ao Poder Executivo respectivo em até 30 dias antes do vencimento do prazo para apresentação da prestação de contas ao Tribunal; e

(12)

• acompanhar e controlar a execução dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), verificando os registros contábeis e os demonstrativos gerenciais relativos aos recursos repassados, responsabilizando-se pelo recebimento e análise da prestação de contas desses programas, encaminhando ao FNDE o demonstrativo sintético anual da execução físico- financeira, acompanhado de Parecer conclusivo, e notificar o órgão executor dos programas e o FNDE quando houver ocorrência de eventuais irregularidades na utilização dos recursos.

São atribuições facultativas do Conselho do Fundeb:

• apresentar manifestação formal acerca dos registros contábeis e dos demonstrativos gerenciais do Fundo ao Poder Legislativo local e aos órgãos de controle interno e externo;

• convocar o Secretário de Educação para prestar esclarecimentos acerca do fluxo de recursos e execução das despesas do Fundo;

• requisitar cópia de documentos de licitação, empenho, liquidação e pagamento de obras e serviços; folhas de pagamento dos profissionais da educação; convênios e outros documentos e realizar visitas e inspetorias “in loco”.

A seguir, as principais deficências práticas apresentadas pelos CASC conforme detectado em ações realizadas pelo TCU e pela CGU:

• inexistência de estrutura física e administrativa do Conselho;

• ausência de acompanhamento da execução dos recursos do Fundeb;

• ausência de supervisão do Censo Escolar;

• não-acompanhamento da elaboração da proposta orçamentária anual do Fundeb;

• falta de capacitação dos membros do Conselho do Fundeb.

(13)

3.6. Acesso a informações disponibilizadas na internet O Tribunal de Contas da União, com vistas a fortalecer o controle social, disponibiliza na sua página eletrônica na internet diversas publicações direcionadas aos conselheiros municipais. Acesse nossa página (www.tcu.gov.br), clique em Publicações institucionais e veja os seguintes compêndios, dentre outros:

a) Cartilha para Conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (http://portal2.tcu.gov.br/

portal/pls/portal/docs/2056874.PDF);

b) Orientações para Conselheiros da Saúde (http://portal2.tcu.

gov.br/portal/pls/portal/docs/2057626.PDF);

c) Orientações para Conselhos da Área de Assistência Social (http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2532685.

PDF).

A internet proporcionou à Administração Pública a possibilidade de disponibilizar suas informações orçamentário-financeiras todos os dias, 24 horas por dia, contribuindo assim para o aumento da transparência das contas públicas.

O grau de transparência pública, ou seja, quanto o governo recebe, quanto gasta, onde e como, é um ato político.

A Associação Contas Abertas avalia o nível de transparência dos portais dos governos federal, estaduais e municipais do Brasil e divulga o

“Índice de transparência”. Consulte o site http://indicedetransparencia.

com/ e veja como está classificado seu estado ou município.

Cabe à população cobrar dos seus governantes a devida transparência das contas públicas, transparência essa prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, com alterações realizadas pela Lei Complementar nº 131/2009, conforme segue:

Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

(14)

Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante:

I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;

II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;

III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A.

Art. 48-A. Para os fins a que se refere o inciso II do parágrafo único do art. 48, os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a:

I – quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado;

II – quanto à receita: o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários.

Veja os prazos para a implementação da divulgação das informações sobre a execução orçamentária e financeira, na internet, a contar de 27/5/2009:

Art. 73-B. Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A:

I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes;

II – 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes;

Você sabe se o município e Estado em que você reside têm divulgado de forma ampla tais instrumentos?

Procure conhecê-los, trata-se de uma forma de exercício de cidadania e controle social.

(15)

III – 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.

Parágrafo único. Os prazos estabelecidos neste artigo serão contados a partir da data de publicação da lei complementar que introduziu os dispositivos referidos no caput deste artigo.

Art. 73-C. O não atendimento, até o encerramento dos prazos previstos no art. 73-B, das determinações contidas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e no art. 48-A sujeita o ente à sanção prevista no inciso I do § 3o do art. 23.

Na sequência, disponibilizamos alguns endereços eletrônicos que permitem que você consulte os valores transferidos a Estados, Municípios e Distrito Federal, e os aplicados pela União.

3.7. Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011) A Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, regula o acesso a informações dos órgãos e entidades que integram a administração pública. Tais informações podem ser de interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, conforme prevê o inciso XXXIII do art.

5º da Constituição Federal de 1988.

A União, Estados, Distrito Federal e Municípios devem seguir procedimentos previstos nessa norma, com o fim de assegurar o direito fundamental de acesso à informação, em conformidade com os princípios básicos da administração pública. Ressalte-se que a observância à publicidade é diretriz de preceito geral, enquanto o sigilo da informação pública é exceção.

A Lei de Acesso à Informação, em seu art. 6º, estabelece que:

Art. 6o Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:

I - gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação;

II - proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e

(16)

III - proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.

Podemos mencionar como exemplo, dentre várias outras passíveis de divulgação, as informações relativas à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos.

As informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança nacional e do Estado não podem ser acessadas.

Para acessar as informações, qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades da Administração Pública, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. No prazo de 20 (vinte) dias, caso a informação não esteja disponível imediatamente, o órgão ou entidade deverá se manifestar conclusivamente quanto à informação solicitada.

No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa de acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria- Geral da União, que deliberará sobre a petição em 5 (cinco) dias.

A recusa do fornecimento de informações requeridas, o retardamento da mesma ou o fornecimento incorreto de forma intencional, pelo agente público ou militar, constitui conduta ilícita.

Saiba mais sobre o acesso à informação pública no seguinte endereço eletrônico: http://www.acessoainformacao.gov.br/

acessoainformacaogov/

Vejamos agora alguns sites eletrônicos que disponibilizam informações relacionadas à aplicação dos recursos públicos.

(17)

3.7.1 Portal da Transparência do Governo Federal

O Portal da Transparência do Governo Federal é o maior portal de informação orçamentária e financeira do Brasil. Endereço eletrônico do portal: http://www.portaldatransparencia.gov.br.

Neste Portal, você poderá acompanhar a utlização dos recursos públicos, tanto os gastos na esfera federal, quanto os repassados a Estados e Municípios, via convênios.

Inclusive, você poderá cadastrar seu e-mail e receber informações sobre os repasses efetivados nos convênios que você quiser acompanhar.

Diversas outras informações estão disponíveis, assim como também orienta-o a acessar os portais da transparência de Estados e Municípios.

(18)

3.7.2 Tesouro Nacional

No site da Secretaria do Tesouro Nacional é possível pesquisar sobre as transferências da União para os Estados, o DF e os Municípios previstas na Constituição, destacando-se:

• o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE);

• o Fundo de Participação dos Municípios (FPM);

• o Fundo de Compensação pela Exportação de Produtos Industrializados - FPEX;

• o Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB; e

• o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR.

Endereço eletrônico da página sobre transferências no site do Tesouro Nacional: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/transferencias

(19)

3.7.3 Fundo Nacional de Saúde

O Fundo Nacional de Sáude (FNS) é o gestor financeiro dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na esfera federal.

No site você encontrará várias informaçõe relacionadas à transferência de recursos aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde, como por exemplo a data e o valor transferido para programas como o Programa Saúde da Família.

É comum ouvir queixas de prestadores de serviços de saúde, hospitais, ambulatórios e profissionais da área de saúde de que não receberam o valor devido pelo governo. Uma simples visita à página:

http://aplicacao.saude.gov.br//portaltransparencia/index.jsf, possibilita a você saber sobre os recursos repassados.

Não é comum, ou é pouco provável, que a União atrase o repasse dos recursos da saúde. Fique atento!

(20)

3.7.4 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE

Verifique no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) endereço http://www.fnde.gov.br/pls/simad/

internet_fnde.liberacoes_01_pc, quais os valores repassados ao seu município destinados a programas como: Dinheiro Direto na Escola, Merenda Escolar, Transporte Escolar, dentre outros.

Também é possível verificar a situação das prestações de contas apresentadas pelos gestores, relativas aos recursos recebidos dos programas geridos pelo FNDE.

(21)

3.7.5 Tribunal de Contas da União

No portal do TCU está a sua disposição o Cadastro de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares – CADIRREG. Trata-se de um cadastro com os nomes de todos os gestores públicos cujas contas foram julgadas irregulares pelo TCU. Visite a página: http://portal2.tcu.gov.br/portal/

page/portal/TCU/comunidades/responsabilizacao/irregulares

Este cadastro é encaminhado para a Justiça Eleitoral decidir sobre a impossibilidade de participação nas eleições pelos candidatos de

“ficha suja”.

(22)

3.7.6 Outros sites

• “Siga Brasil” do Senado Federal: http://www12.senado.gov.

br/orcamento/sigabrasil;

• “Orçamento Brasil” da Câmara dos Deputados: http://www2.

camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil

• Portal de Convênios (Siconv): https://www.convenios.gov.br/

portal/acessoLivre.html;

• Sistema Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), que possibilita saber se foram realizadas auditorias em determinados hospitais ou municípios: http://sna.saude.gov.br/con_auditoria.cfm;

• Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPlan), que possibilita verificar a avaliação, revisão e monitoramento do Plano Plurianual do Governo Federal:

https://www.serpro.gov.br/conteudo-solucoes/produtos/

administracao-federal/sigplan-sistema-de-informacoes- gerenciais-e-de-planejamento-do-plano-plurianual.

(23)

3.8. Ouvidoria

A Ouvidoria integra o Sistema de Controle Interno da corporação na medida em que trabalha suprindo as áreas estratégicas de informações operacionais, bem como as áreas meio, na execução de determinados serviços da própria organização, advindos do público externo.

O termo Ouvidoria provém da palavra sueca “Ombudsman”, que significa representante. Ombudsman é um profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.

A Ouvidoria no setor público, ou simplesmente Ouvidoria pública, deve ser compreendida como um meio de comunicação instituído para auxiliar o cidadão nas relações com o Estado. Funciona como um canal de comunicação direto entre o cidadão e o Estado, permitindo que o cidadão, com suas críticas e sugestões, colabore para a melhoria do serviço prestado pelo governo de qualquer esfera.

A Ouvidoria é um poderoso canal por meio do qual o cidadão pode participar de forma efetiva do controle social, que poderá ser percebido independentemente do Poder a que esteja vinculado ou do nível federativo a que pertença, seja municipal, estadual ou federal. Frise-se que a Ouvidoria não é apenas um canal entre o cidadão e a Administração Pública. Ela é, antes de tudo, uma mediadora eficaz na busca de soluções e conflitos extrajudiciais, razão pela qual se tornou um instrumento de vital importância na estrutura de um órgão.

Em resumo, a Ouvidoria é um instrumento a serviço da democracia, pois só nos países democráticos é que o cidadão pode se manifestar das mais variadas formas, seja elogiando, criticando ou sugerindo medidas que venham ao encontro dos interesses coletivos.

A Ouvidoria tem por finalidade conhecer o grau de satisfação do usuário de serviço público; buscar soluções para as questões levantadas; oferecer informações gerenciais e sugestões ao dirigente do órgão, visando ao aprimoramento da prestação do serviço.

(24)

Aprimoramento da prestação de serviço

Conhecer o grau de satisfação do usuário

Oferecer informações gerenciais p/ dirigentes Ouvidoria

Buscar soluções para as questões levantadas

Oferecer sugestões p/

dirigentes

Cidadão

{

Gráfico 10: Ouvidoria

Frise-se que o instrumento de ouvidoria pública funciona, na prática, recebendo denúncias dos cidadãos que tenham informações sobre irregularidades em algumas ações de governo. Esse canal de comunicação pode auxiliar os órgãos de controle a concentrarem esforços em áreas cujas evidências de irregularidades já sejam de conhecimento da sociedade.

Ao receber uma denúncia, a Ouvidoria pública fará uma análise sobre as informações adquiridas, mantendo o sigilo da autoria, se esta estiver identificada nos formulários eletrônicos ou na ligação via telefone. Após a análise inicial, em sendo a denúncia afeta à área de atuação do órgão, a Ouvidoria encaminha a informação para o setor competente.

Este encaminhamento não significa que os órgãos de controle irão atuar no caso, de pronto. Deve-se aprofundar as investigações e, caso tais denúncias sejam confirmadas, os órgãos de controle darão o tratamento mais apropriado à irregularidade, a exemplo da realização de diligências, fiscalizações e encaminhamentos a outros órgãos de controle.

A Ouvidoria do Tribunal de Contas da União, por exemplo, ao receber uma denúncia de um cidadão, registra aquela manifestação, seguindo um número de ordem estabelecido internamente pelo órgão, a fim de manter um controle sobre as demandas.

Após uma análise prévia, encaminha a manifestação à unidade técnica competente para investigar o caso. Assim, hipoteticamente, se um cidadão acessa a página do TCU na internet e preenche

(25)

o formulário de denúncia, anunciando supostas irregularidades em alguns contratos administrativos da Universidade Federal do Maranhão, a Ouvidoria encaminhará à Secretaria de Controle Externo do TCU no Estado do Maranhão as informações para serem analisadas.

Em regra, o trâmite para a análise de denúncias, via Ouvidoria, segue o rito acima relatado, guardando as devidas proporções de acordo com a estrutura do órgão de controle.

Veja que as denúncias oferecidas pela sociedade enquadram- se nas finalidades “Buscar soluções para as questões levantadas” e

“Oferecer informações gerenciais para dirigentes”, apresentadas no gráfico 10 acima.

3.8.1. Legislação Básica

A norma básica para a implementação de um órgão de Ouvidoria está prevista na Constituição Federal de 1988, conforme segue:

CAPÍTULO VII

DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

(...)

§ 3º A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente: (grifos nossos)

I - as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços;

(26)

II - o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5º, X e XXXIII;

III - a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública.

O Decreto 6.932, de 11 de agosto de 2009, dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências. (http://www.

planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6932.htm).

3.8.2. Vinculação da Ouvidoria

A Ouvidoria deverá ser subordinada diretamente ao dirigente máximo do órgão/entidade e deste deverá receber o suporte necessário para o exercício de suas funções, de forma que possa agir com imparcialidade e legitimidade junto aos demais dirigentes da instituição.

Lembre-se que a Ouvidoria está incluída no campo de ação do Sistema de Controle Interno que, por sua vez, está compreendido no conceito de Controladoria Governamental.

3.8.3. Implantação da Ouvidoria

A implantação de um órgão ou unidade de Ouvidoria pública deverá se dar por meio de ato normativo formal, ou seja, Lei, Decreto, Portaria, de iniciativa do dirigente máximo da instituição que está criando a Ouvidoria. O documento deverá descrever as atribuições da pessoa que exercer o papel de ouvidor dentro da corporação.

Para mais detalhes, consulte a publicação Orientações para Implantação de Unidade de Ouvidoria, elaborada pela Ouvidoria- Geral da União, disponível em: http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/

ouvidoria/arquivos/ogu-implantacao-unidade-ouvidoria.pdf

Na página http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/

ouvidoria você encontrará a Carta de Serviços ao Cidadão com orientações de como contactar com a Ouvidoria do TCU bem como outras informações sobre este importante canal de comunicação disponível a todos os cidadãos.

(27)

Síntese

Nesta aula, estudamos o conceito de controle social e como podemos atuar diretamente na fiscalização da aplicação dos recursos públicos em nosso estado ou município.

Percebemos a importância da internet na divulgação da movimentação de recursos públicos e como atuar como membro de Conselhos Sociais ou repassando informações para as Ouvidorias dos órgãos oficiais de controle.

(28)

Referências bibliográficas

BRASIL. Constituição Federal Brasileira. Disponível em http://www.

planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm.

Acesso em 29 de janeiro de 2015.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: http://www.

planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp101.htm

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 17 ed.

São Paulo: Atlas, 2004.

LIMA, Luiz Henrique. Controle Externo: teoria, jurisprudência e mais de 400 questões. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

MARTINS, Marcelo Feijó; MARTINS, Simone; OLIVEIRA, Adriel Rodrigues de; SOARES, Jéferson Boechat. Conselhos Municipais de Políticas Públicas: uma análise exploratória. Revista do Serviço Público Brasília 59 (2): 151-185 Abr/Jun 2008.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 26ª ed.

Malheiros Editores. São Paulo, 2001.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 24. ed. São Paulo:

Atlas, 2010.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 25 ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

A proposta de lei do Orçamento Geral do Esta- do para 2016 (OGE 2016), entregue diretamente pelo Vice-Ministro das Finanças, Hélder Lopes, ao Presidente do Parlamento

Assim, de forma a avaliar a influência da técnica de reforço NSM no incremento de capacidade de carga e na redistribuição de momentos em elementos contínuos de CA, um

O início do marketing 1.0 foi marcado pela Revolução Industrial — época da história mundial em que a produção era em massa e os produtos eram produzidos em escalas,

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

A partir da Globo, e outros que torcem contra o governo, daqui a pouco vai começar a faltar vacina para cumprir todos os esquemas de vacinação para atender a todos os brasileiros.

Isso fica perceptível, na proposta de Posner, quando diz que a democracia pragmática é aquela mais adequada ao caráter pragmático do povo americano e também para