• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público. Instrutor de Prática Desportiva. Código: IPD34 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Concurso Público. Instrutor de Prática Desportiva. Código: IPD34 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Concurso Público

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 5 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos a terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você poderá levar o seu caderno de questões faltando 1 (uma) hora para o término da Prova.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1 - Confira atentamente se este caderno de perguntas, que contém 60 questões objetivas, está completo.

2 - Confira se seus dados e o cargo e especialidade escolhido, indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local.

Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

3 - Confira atentamente se o número que consta neste caderno de perguntas é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local.

4 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

5 - Para cada questão objetiva são apresentadas cinco alternativas de respostas, apenas uma das quais está correta. Você deve assinalar essa alternativa de modo contínuo e denso.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

Instrutor de Prática Desportiva

AGENDA

l 30/01/2012, divulgação do gabarito da Prova objetiva:

http://concursos.biorio.org.br

l 02 e 03/02/2012, recursos contra formulação e conteúdos da Prova Objetiva na Internet: http://concursos.

biorio.org.br

l 10/02/2012, divulgação do resultado da análise dos recursos da Prova Objetiva.

l 14/02/2012, divulgação do Resultado Final da Prova Objetiva.

l Informações:

Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h Internet:

http://concursos.biorio.org.br E-mail:

varzeapaulista2011-2@biorio.org.br

Caderno: 3 Aplicação Tarde

Código: IPD34

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 1

ON-LINE, OFF-LINE

Ann-Sophie, vinte anos, estudante da Copenhagen Business School, respondeu da seguinte maneira as perguntas formuladas por Flemming Wisler: “Não quero que minha vida me controle demais...O mais importante é se sentir à vontade...Ninguém quer ficar parado no mesmo emprego por muito tempo.” Em outras palavras: mantenha abertas suas opções. Não jure fidelidade do tipo “até que a morte nos separe” a qualquer coisa ou a qualquer pessoa. O mundo está cheio de oportunidades maravilhosas, sedutoras e promissoras; é loucura perder qualquer delas tentando se amarrar de pés e mãos a compromissos irrevogáveis.

Não admira que o surfe ocupe um dos primeiros lugares de uma lista de habilidades básicas que motivam um jovem a procurar aprender, que ele anseia por dominar acima e além do desejo ultrapassado de “sondar” e “penetrar” o sentido das coisas. Mas, como observou Katie Baldo, orientadora pedagógica da Cooperstown Middle School, do Estado de Nova York, “os adolescentes perdem importantes dicas sociais porque estão fixados em seus Ipods, telefones celulares e videogames.

Vejo isso o tempo todo nos corredores do colégio, quando eles não conseguem dizer ‘oi’ nem fazer contato com os olhos.”

Fazer contato com o olhar, reconhecendo a proximidade física de outro ser humano, parece perda de tempo: sinaliza a necessidade de gastar uma parcela do tempo precioso, mas horrivelmente escasso, em mergulhos profundos (coisa que a exploração de profundidades certamente exigiria); uma decisão que poderia interromper ou impedir o surfe por tantas outras superfícies não menos – e talvez muito mais – convidativas.

Numa vida de contínuas emergências, as relações virtuais derrotam facilmente a

“vida real”. Embora os principais estímulos para que os jovens estejam sempre em movimento provenham do mundo off-line, esses estímulos seriam inúteis sem a capacidade dos equipamentos eletrônicos de multiplicar encontros entre indivíduos, tornando-os breves, superficiais e sobretudo descartáveis. As relações virtuais contam com teclas de “excluir” e “remover spams” que protegem contra as consequências inconvenientes (e principalmente consumidoras de tempo) da interação mais profunda.

Não posso deixar de recordar aqui Chance, o personagem interpretado por Peter Sellers no filme Muito além do jardim (1979), de Hal Hashby: recém chegado a uma cidade movimentada, depois de passar a vida inteira num tête-à-tête exclusivo com “o mundo mostrado pela televisão”, Chance tenta em vão apagar um irritante e desagradável grupo de freiras de seu campo visual com a ajuda do controle remoto.

Para um jovem, o principal atrativo do mundo virtual é a ausência de contradições e objetivos conflitantes que rondam a vida off-line. O mundo on-line, por outro lado, cria uma multiplicação infinita de possibilidades de contatos plausíveis e factíveis. Ele faz isso reduzindo a duração desses contatos e, por conseguinte, enfraquecendo os laços, muitas vezes impondo o tempo – em flagrante oposição à sua contrapartida off-line, que, como é sabido, se apoia no esforço continuado de fortalecer os vínculos, limitando severamente o número de contatos à medida que eles se ampliam e se aprofundam. Essa é uma grande vantagem para homens e mulheres que se atormentam com a ideia de que o passo que deram talvez seja equivocado (apenas talvez), e que talvez (apenas talvez) fosse tarde demais para minimizar as perdas. Daí se sentirem mal com tudo que evoque um compromisso

“de longo prazo” – seja planejar a vida, seja envolver-se com outros seres vivos.

(3)

Fazendo um apelo óbvio aos valores da nova geração, um recente comercial anunciou a chegada ao mercado de uma nova marca de rímel, que “promete manter os cílios impecáveis por 24 horas”, usando o seguinte argumento: “Falamos de uma relação séria. Uma só aplicação e seus belos cílios resistirão a chuva, suor, umidade, lágrimas. E é facilmente removível – basta água morna.” A duração de 24 horas já parece uma “relação séria”, mas até um compromisso tão rápido se tornaria menos sedutor se suas consequências não fossem tão fáceis de remover.

Seja qual for a escolha, ela nos fará recordar o “manto leve” de Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna; ele podia ser removido dos ombros à vontade, num instante, sem muitos problemas – ao contrário da “rígida crosta de aço”, que proporcionava uma proteção eficaz e duradoura contra as turbulências, mas era difícil de se despir, além de tolher os movimentos da pessoa que protegia e restringir o espaço para o exercício de seu livre-arbítrio.

O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a

“identidade” e a “rede” no momento em que surge uma necessidade (ou, na verdade, um capricho) de refazê-las, ou quando se suspeita que essa necessidade já tenha surgido. A preocupação dos antepassados com a própria identificação, exclusiva e única, tende a ser deslocada pela preocupação com uma reidentificação perpétua. As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável; a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.

As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade. Em sua versão eletrônica, é a quantidade de conexões, e não sua qualidade, que faz toda a diferença para as chances de sucesso ou fracasso. É isso que possibilita manter-se au courant do que “todo mundo está falando” e das escolhas indispensáveis do momento: as músicas mais ouvidas, as camisetas da moda, as últimas aventuras das celebridades, as festas mais badaladas, os festivais e eventos comentados.

Ao mesmo tempo, estar em dia com tudo isso ajuda a atualizar os conteúdos e a redistribuir as ênfases na imagem da pessoa; ajuda ainda a apagar depressa os vestígios do passado, isto é, os conteúdos e as ênfases que agora estão vergonhosamente fora de moda. Tudo somado, a internet facilita demais, incentiva e inclusive impõe o exercício incessante de reinvenção – numa extensão inalcançável na vida off-line. Esta é, sem dúvida, uma das mais importantes explicações para o tempo que a “geração eletrônica” gasta no universo virtual: o tempo gradual e crescentemente utilizado no mundo virtual em detrimento do tempo passada no mundo “real” (off-line).

Os referentes dos principais conceitos que emolduram e mapeiam o Lebenswelt, o mundo do dia a dia, o mundo do qual o jovem tem experiência pessoal, estão sendo gradual e continuamente transplantados do espaço off-line para o espaço on-line. Entre os mais importantes conceitos estão os de “contato”, “encontro”, “reunião”, “comunicado”, “comunidade” ou “amizade”

– todos referidos a relações interpessoais e a laços sociais.

Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita. (Diga-se desde logo que “foto instantânea” não é uma metáfora muito feliz, porque ela ainda mantém implícita a ideia de uma durabilidade superior à dos laços e compromissos mediados via eletrônica. A expressão “foto instantânea” pertence ao vocabulário do papel fotográfico e das fotografias reveladas e impressas, que só aceitam uma imagem por toda a vida; ao que, no caso dos laços criados por via eletrônica, apagar, reescrever e escrever por cima, inconcebíveis nos negativos de filmes e nos papeis fotográficos, são as opções mais importantes e mais recorrentes; na verdade, são o único atributo indelével das relações mediadas pela eletrônica.)

(BAUMAN, Zigmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.)

(4)

1 - Em “....é loucura perder qualquer delas tentando se amarrar de pés e mãos a compromissos irrevogáveis.”, o vocábulo assinalado pode ser substituído pelo seguinte termo sem qualquer prejuízo semântico à oração original:

(A) anuláveis;

(B) validáveis;

(C) apagáveis;

(D) permanentes;

(E) inconstantes.

2 - No sétimo parágrafo, quando o autor faz alusão à propaganda de um rímel, no argumento do anúncio, a expressão destacada em “Falamos de uma relação séria.”

trata-se da seguinte figura de linguagem:

(A) sinestesia;

(B) metáfora;

(C) anáfora;

(D) zeugma;

(E) aliteração.

3- A razão pela qual Bauman acredita que “foto instantânea”

(último parágrafo) não representa uma boa metáfora dos laços sociais da atualidade se deve primordialmente à seguinte característica dessa espécie de foto:

(A) instabilidade;

(B) ser colorida;

(C) durabilidade;

(D) ser revelada;

(E) ser impressa.

4 - Assinale a ÚNICA alternativa em que SÓ foram destacadas palavras variáveis:

(A) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

(B) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

(C) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

(D) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

(E) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

5 - Marque a ÚNICA alternativa em que NÃO foi feita a correta identificação da classe morfológica da palavra assinalada:

(A) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(ARTIGO)

(B) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(PREPOSIÇÃO)

(C) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(ADVÉRBIO)

(D) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(SUBSTANTIVO)

(E) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(VERBO)

6 - Em “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.”, é correto afirmar que:

(A) há duas orações;

(B) há um período composto;

(C) há um período simples;

(D) há três orações;

(E) não há oração.

7 - Marque a ÚNICA alternativa em que NÃO foi feita a correta identificação da função sintática do termo assinalado:

(A) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (NÚCLEO DO SUJEITO)

(B) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (NÚCLEO DO SUJEITO)

(C) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (ADJUNTO ADVERBIAL)

(D) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (ADJUNTO ADNOMINAL)

(E) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (ADJUNTO ADNOMINAL)

(5)

8 - Marque a ÚNICA alternativa em que foi feita a CORRETA identificação do sentido empregado no termo assinalado:

(A) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(CONOTATIVO)

(B) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(CONOTATIVO)

(C) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(CONOTATIVO)

(D) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(CONOTATIVO)

(E) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(DENOTATIVO)

9 - “Em outras palavras: mantenha abertas suas opções.”, a correta análise do segmento no que diz respeito aos aspectos gramaticais relativos à concordância é a seguinte:

(A) “palavras” encontra-se no feminino plural para efetuar concordância com “opções”;

(B) “opções” encontram-se no plural para efetuar concordância com “outras”;

(C) O verbo “mantenha” está efetuando concordância com “outras”;

(D) “suas” encontra-se no feminino plural para efetuar concordância com “palavras”;

(E) “abertas” encontram-se no feminino plural para efetuar concordância com “opções”.

10 - A razão de as “relações” interpessoais via on-line serem privilegiadas pelos jovens contemporâneos se deve ESPECIALMENTE ao seguinte aspecto:

(A) são laços satisfatórios;

(B) são laços transitórios;

(C) são laços indesejáveis;

(D) são laços perenes;

(E) são laços pessoais.

Texto 2 múltiplo sorriso

Pendurou a última bola na árvore de Natal e deu alguns passos atrás. Estava bonita. Era um pinheiro artificial, mas parecia de verdade. Só bolas vermelhas.

Nunca deixava de armar sua árvore, embora as amigas dissessem que era bobagem fazer isso quando se mora sozinha. Olhou com mais vagar. Na luz do fim de tarde, notou que sua imagem se espelhava nas bolas. Em todas elas, lá estava seu rosto, um pouco distorcido, é verdade

— mas sorrindo. “Estão vendo?”, diria às amigas, se estivessem por perto, “E não estou só.”

(SEIXAS, Heloisa. Contos mais que mínimos.

Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2010.)

11 - Em “Olhou com mais vagar.”, a palavra assinalada pode ser substituída sem prejuízo de seu valor semântico original na frase pelo seguinte vocábulo:

(A) agilidade;

(B) desembaraço;

(C) prontidão;

(D) presteza;

(E) lentidão.

12 - “Estava bonita.”

“Só bolas vermelhas.”

Sobre os dois períodos destacados, é correto afirmar que:

(A) são períodos compostos;

(B) há um período simples e um período composto;

(C) são apenas duas frases nominais;

(D) há um período simples e uma frase nominal;

(E) há um período composto e uma frase nominal.

13 - É possível afirmar que entre os textos 1 e 2 há uma espécie de diálogo temático que poderia ser resumido como:

(A) necessidade de comunicação entre os indivíduos;

(B) tristeza dos moradores das grandes cidades;

(C) afastamento e aproximação entre os indivíduos;

(D) relações efêmeras dos sujeitos contemporâneos;

(E) excesso de tecnologia na vida contemporânea.

(6)

14 - Em “...era bobagem fazer isso quando se mora sozinha.”, a eleição dessa colocação do pronome átono se deve ao fato de que é recomendado pela norma culta usar:

(A) mesóclise nos casos de verbos em tempo futuro;

(B) próclise na presença de palavras atrativas, como conjunção, por exemplo;

(C) sempre a próclise;

(D) ênclise quando o verbo inicia a oração;

(E) ênclise quando o verbo está no infinitivo impessoal.

15 - Em “...notou que sua imagem se espelhava nas bolas.”, a oração assinalada exerce um papel de natureza:

(A) adjetiva;

(B) adverbial temporal;

(C) adverbial causal;

(D) substantiva;

(E) adverbial condicional.

RACIOCÍNIO LÓGICO

16 - Um torneio de futebol de várzea será disputado por 34 equipes. Há duas possibilidades:

I - O torneio será disputado apenas com jogos eliminatórios, ou seja, a cada partida o vencedor segue no torneio e o perdedor é eliminado (em caso de empate há disputa de pênaltis para decidir qual equipe é eliminada).

II - O torneio será disputado em sistema de turno único, ou seja, cada equipe joga exatamente uma vez com cada uma das outras.

O número de jogos que serão disputados na possibilidade I e na possibilidade II são respectivamente iguais a:

(A) 33 e 1.112;

(B) 66 e 1.112;

(C) 33 e 561;

(D) 66 e 561;

(E) 128 e 1.112.

17 - Dadá, Dedé e Didi são jogadores de um famoso time de futebol. Um é zagueiro, outro é meio-campo e o terceiro, atacante, não necessariamente na ordem dada.

Três afirmativas foram feitas pelo treinador a uma certa pessoa, acerca das posições desses três jogadores. Disse ele:

1 – Didi não é atacante.

2 – Dadá é atacante.

3 – Dedé não é meio-campo.

Em seguida, deu uma gargalhada e completou: só uma dessas afirmativas é verdadeira! Sendo assim, concluímos que Dadá, Dedé e Didi são respectivamente:

(A) atacante, zagueiro e meio-campo;

(B) meio-campo, zagueiro e atacante;

(C) zagueiro, meio-campo e atacante;

(D) zagueiro, atacante e meio-campo;

(E) meio-campo, atacante e zagueiro.

18 - Dos números 12, 27, 45, 83 e 96, o que destoa dos demais é o:

(A) 12;

(B) 27;

(C) 45;

(D) 83;

(E) 96.

19 - Observe a sequência: 6, 7, 13, 20, 33, 53, ...

O próximo termo é:

(A) 68;

(B) 75;

(C) 79;

(D) 83;

(E) 86.

20 - Uma máquina automática de café só aceita notas de R$1,00 e de R$2,00 reais e moedas de R$0,50 e de R$0,25.

A máquina não dá troco. Se o café custa, nessa máquina, R$2,50, o número de maneiras diferentes de se conseguir comprar um café sem desperdiçar dinheiro é igual a:

(A) 14;

(B) 15;

(C) 16;

(D) 18;

(E) 24.

21 - Quatro casais amigos compraram oito entradas em um cinema de tal modo que todos sentarão em oito poltronas consecutivas de uma mesma fila. Se cada casal sentará junto, o número de maneiras distintas de as oito pessoas se acomodarem nas oito poltronas é igual a:

(A) 236;

(B) 384;

(C) 408;

(D) 512;

(E) 680.

(7)

22 - Observe o quadro a seguir

1 2 3 4 5 6

3 6 11 18 27 ?

O seguinte número substitui a interrogação:

(A) 32;

(B) 36;

(C) 38;

(D) 41;

(E) 44.

23 - Se todo X é Y, nem todo Y é Z mas nenhum Z é X, então é correto afirmar que:

(A) todo Z é Y;

(B) algum X pode ser Z;

(C) pode existir algum Y que seja X e Z;

(D) algum X pode ser Y e Z;

(E) pode existir algum Y que não seja X nem Z.

24 - Uma urna contém 18 bolas brancas, 16 bolas azuis, 11 bolas vermelhas e 14 bolas verdes. Queremos retirar bolas da urna, sem olhar, até termos certeza de que já retiramos ao menos uma bola de cada cor. Para termos essa certeza, teremos de retirar, sem olhar, no mínimo a seguinte quantidade de bolas:

(A) 12;

(B) 19;

(C) 36;

(D) 49;

(E) 58.

25 - Se é verdade que “se José é canhoto, então ele é moreno”, avalie as afirmativas a seguir:

I - Se José não é moreno, então não é canhoto.

II - Se José não é moreno, então é canhoto.

III - Se José é moreno, então é canhoto.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) III, apenas;

(C) I e III, apenas;

(D) II e III, apenas;

(E) I, II e III.

26 - Maria disse que “Dia de ir à feira não é dia de ir ao cinema, nem à praia, nem de tomar sorvete, e dia de ir à praia é dia de tomar sorvete.” Hoje Maria tomou sorvete.

Então, se a afirmativa de Maria é verdadeira, concluímos que:

(A) Maria foi à praia e pode ter ido ao cinema;

(B) Maria não foi à feira nem ao cinema;

(C) Maria pode ter ido à praia, mas não foi à feira;

(D) Maria foi à praia e não foi à feira;

(E) Maria foi à praia, mas não ao cinema nem à feira.

27 - Joca disse: “Eu não minto nunca!”

Juca disse: “Só minto quando Joca não mente.”

Nesse caso, avalie se podemos concluir que:

I - Joca e Juca mentiram.

II - Se Juca disse a verdade então nenhum dos dois mente nunca.

III - Se Joca disse a verdade então Juca não mentiu.

IV - Ao menos um dos dois mentiu.

Está correto o que se conclui em:

(A) IV, apenas;

(B) II e IV, apenas;

(C) I e III;

(D) II, III e IV;

(E) I e IV.

28 - Nos dois esquemas iniciais a seguir, o número apresentado no interior do triângulo foi obtido a partir dos números mostrados ao seu redor usando-se uma mesma regra.

Se aplicarmos a referida regra aos números ao redor do terceiro triângulo, então a interrogação é corretamente substituída por:

(A) 3;

(B) 4;

(C) 5;

(D) 6;

(E) 7.

(8)

29 - A figura a seguir representa 27 caixas de sapato empilhadas no depósito de uma sapataria, vistas a partir de quem entra no depósito.

O número de caixas de sapato visíveis para quem entra no depósito é igual a:

(A) 12;

(B) 18;

(C) 19;

(D) 24;

(E) 27.

30 - As opções a seguir apresentam sequências de letras que obedecem a uma mesma lei de formação a partir do alfabeto (ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ), EXCETO uma. Assinale-a.

(A) F G D E;

(B) M N I J;

(C) N O L M;

(D) R S P Q;

(E) J K H I.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31 - Quando o ser humano é exposto a temperaturas elevadas durante o exercício físico, ocorrem várias adaptações fisiológicas, incluindo temperatura cutânea elevada, vasodilatação e transpiração. Em geral, elas são positivas e facilitam a dissipação de calor, ajudando a minimizar a elevação da temperatura corporal central. Esforços prolongados ou condições extremas da temperatura ambiente podem:

(A) permitir a superação indefinida dos parâmetros fisiológicos;

(B) amenizar a temperatura corporal central;

(C) induzir o corpo ao seu desempenho ideal;

(D) dar origem a inúmeros distúrbios térmicos;

(E) oportunizar a adaptação a qualquer situação de estresse.

32 - A intermação pode ocorrer em qualquer indivíduo na vigência das condições apropriadas (temperatura cutânea e central elevadas, entre outras). A intermação é uma emergência médica:

(A) sem maiores riscos à integridade física;

(B) que pode ameaçar a vida;

(C) que não precisa de ações complexas nos primeiros socorros;

(D) plenamente resolvida com primeiros socorros;

(E) rotineira, sem maiores complicações para a saúde.

33 - A reposição de água durante a atividade física é um item que deve ser observado pelo instrutor de prática desportiva e a disponibilidade de água deve ser irrestrita durante a atividade física. Nesse caso, é correto afirmar que:

(A) é indicada a adição de grande quantidade de açúcar;

(B) essa água deverá estar bem gelada;

(C) a melhor concentração deverá ser hipertônica;

(D) a hidratação ideal deverá ser feita com hipertônicos;

(E) não convém ingerir grandes quantidades de uma só vez.

34 - As pesquisas comprovam que manter um estilo de vida ativo nas fases mais avançadas da vida permite aos seres humanos a conservação de níveis elevados de capacidade funcional. Tal comportamento proporciona também uma proteção significativa contra:

(A) doenças de etiologia genética e de hábitos culturais;

(B) hábitos deletérios adquiridos na adolescência;

(C) doenças e fatores de risco, especialmente relacionados com a saúde cardiovascular;

(D) hábitos deletérios adquiridos na infância e adolescência;

(E) vícios incentivados pelo consumismo exacerbado.

35 - Os estudos mais recentes da gerontologia enfocam não apenas o prolongamento da expectativa de vida, mas também o aprimoramento da amplitude da saúde.

Constata-se que o envelhecimento bem-sucedido e saudável exige:

(A) a longevidade determinada pela carga genética;

(B) o poder aquisitivo da classe média alta;

(C) a manutenção de funções fisiológicas e aptidão física aprimorada;

(D) o poder de consumo das classes sociais mais favorecidas;

(E) o poder aquisitivo e a longevidade da carga genética.

36 - A vida sedentária produz perdas na capacidade funcional pelo menos tão significativas quanto os efeitos do envelhecimento. O treinamento sistemático aprimora as respostas fisiológicas em qualquer idade. Alguns fatores afetam a magnitude do aprimoramento, incluindo o estado inicial de aptidão, a genética e:

(A) o tipo específico de treinamento;

(B) a carga genética somatotipológica;

(C) o estágio anterior de treinamento ou de destreinamento;

(D) a carga genética biotipológica;

(E) a aptidão física anterior.

(9)

37 - Cada organismo reage de forma diferente ao mesmo estímulo. Cada ser humano é o resultado da interação entre genótipo e fenótipo, o que faz com que cada indivíduo seja único. Essas características relacionam-se com o:

(A) fenômeno da individualidade somatotipológica;

(B) fenômeno da individualização humana;

(C) processo de individualidade da personalidade;

(D) princípio da individualidade biológica;

(E) processo denominado princípio do indivíduo.

38 - Correr, saltar, transpor obstáculos, lançar, chutar, rolar, etc. são ações presentes nas atividades da prática esportiva que podem estar sempre acompanhadas de incidentes e/ou acidentes. Para evitar lesões graves à integridade física do seu aluno, o instrutor deve:

(A) proibir todas as ações que por ventura ofereçam a possibilidade de qualquer acidente/incidente;

(B) reduzir a zero todas as probabilidades de acidente/

incidente em sua prática esportiva;

(C) buscar apoio junto à diretoria para inviabilizar qualquer acidente/incidente;

(D) banir de sua prática qualquer atividade que exponha o aluno a acidentes/incidentes;

(E) organizar sua prática na perspectiva da prevenção de acidentes/incidentes.

39 - Os primeiros socorros são cuidados imediatamente prestados a quem esteja lesionando ou subitamente adoecido. Em caso de necessidade, o instrutor de prática esportiva deverá agir para manter:

(A) os sinais vitais e evitar o agravamento das lesões;

(B) a calma necessária à turma, evitando o pânico;

(C) toda a situação sobre o seu domínio, evitando o agravamento;

(D) as lesões estabilizadas e ministrar medicamentos;

(E) calma e seguir a receita médica com atenção.

40 - Uma proposta progressista da pedagogia para as práticas desportivas considera a necessidade de integração do aluno na cultura corporal, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício:

(A) do bem comum da nação, centro do poder maior do povo;

(B) da união da nação brasileira e da melhor qualidade de vida;

(C) do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida;

(D) da melhor formação do cidadão soldado, defensor da nação brasileira;

(E) do equilíbrio biopsicossocial do cidadão-soldado, defensor da nação brasileira.

41 - O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece como diretriz básica e única a doutrina de proteção integral, seguindo a Constituição Federal de 1988, que aborda a questão da criança e do adolescente como prioridade, sendo dever:

(A) do Município, do Estado e da nação;

(B) da família, da sociedade e do Estado;

(C) da escola, da polícia e do Conselho Tutelar;

(D) do Ministério Público e do Conselho Tutelar;

(E) da família, do Conselho Tutelar e do Ministério Público.

42 - O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deve assegurar não somente a vida, mas também a qualidade de vida. A ideia de vida não pode ser entendida de forma reducionista apenas como a sobrevivência física, mas exige a oportunidade para o pleno desenvolvimento:

(A) somatotipológico, biológico e psicológico;

(B) antropológico, somatotipológico e biológico;

(C) fisiológico, sociológico e psicológico;

(D) cognitivo, afetivo e motor;

(E) físico, psicossocial e intelectual.

43 - As pessoas portadoras de deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas. Esses direitos, inclusive o de não ser submetido à discriminação com base na deficiência, emanam da dignidade e da igualdade que são inerentes a qualquer ser humano. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente:

(A) nos centros federais de referência;

(B) na rede regular de ensino;

(C) nos centros estaduais de excelência;

(D) nos centros municipais de referência;

(E) nos institutos de apoio ao portador de deficiência.

44 - O movimento mundial pela inclusão de quem possui deficiência é um passo muito importante em direção à igualdade e à eliminação da discriminação. Na ideia de inclusão, está claro que cabe à sociedade e aos poderes instituídos promoverem as adequações necessárias para possibilitar a inserção na sociedade dos portadores de deficiência, pois é preciso tratar:

(A) desigualmente os desiguais;

(B) igualmente os desiguais;

(C) desigualmente os iguais;

(D) a todos sem prioridade;

(E) a todos sem distinção de desigualdades.

(10)

45 - As atividades de esporte e lazer, em sentido amplo, são atividades culturais. O esporte e o lazer em uma perspectiva educacional, além de outros aspectos, deve estimular:

(A) a socialização das vitórias;

(B) as competições sociais;

(C) o sentimento de vitória hedonista;

(D) as diversas formas de sociabilidade;

(E) o alto rendimento biopsicossocial.

46 - A situação de exclusão social enfrentada pelas camadas populares e populações marginalizadas está longe de anular a capacidade reflexiva e crítica de produzir cultura.

A criação e a recriação de uma sociabilidade cotidiana, participando de diversas formas de associativismo e manifestações coletivas, devem ser estimuladas por:

(A) políticas públicas de esporte e lazer;

(B) política de segurança pública;

(C) pela iniciativa privada e organizações não governamentais (ONGs);

(D) ações emergenciais de valorização da vida;

(E) ações emergenciais de combate à pobreza.

47 - Uma das consequências do processo de transformação da mielina é a crescente complexidade das habilidades de movimento das crianças. Assim como o córtex amadurece e torna-se progressivamente mais organizado, as crianças são capazes de desempenhos do nível mais elevado, tanto:

(A) no aspecto afetivo, como no psicológico;

(B) na coordenação motora, quanto na inteligência emocional;

(C) no sentido motor, quanto no cognitivo;

(D) na atividade individual, quanto em grupo;

(E) na vida familiar, quanto na social.

48 - Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são frequentes no convívio escolar de crianças e adolescentes. Esse comportamento não é novo.

Atualmente, essa forma de violência é denominada de bullying, e sua principal característica é o fato de sua agressão - física, moral ou material - ser sempre:

(A) realizada pelo mais forte fisicamente em relação ao mais fraco;

(B) intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica;

(C) motivada e pontual em relação ao mais inteligente;

(D) direcionada do mais hábil para o menos hábil;

(E) o reflexo da luta pela sobrevivência no mundo capitalista.

49 - Mais recente, o cyberbullying é mais agressivo e cruel que o bullying tradicional. No espaço virtual, as agressões estão permanentemente atormentando as vítimas, e a plateia é potencialmente aumentada. Alguns efeitos negativos facilmente percebidos no ambiente escolar são:

(A) insônia, hiperação e aumento da sudorese;

(B) fobias, síndrome do pânico e inapetência;

(C) depressão crônica, anorexia e bulimia;

(D) auto-flagelo, angústia e ataques de ansiedade;

(E) déficit de atenção, falta de concentração e desmotivação para os estudos.

50 - A pesquisa sobre os fenômenos do jogar e do brincar analisa essas atividades na perspectiva motora, afetiva, cognitiva, moral e social. A referida pesquisa aborda ainda tais fenômenos como metacomunicação com linguagem específica, que permite às crianças compreender o mundo ao seu redor. O jogar e o brincar, na proposta educativa, podem propiciar à criança equilibrar tensões provenientes do seu mundo cultural, construindo:

(A) seu futuro promissor como esportista de rendimento;

(B) caminhos para a vitória e a emancipação social;

(C) o futuro de sonhos e realizações plenas;

(D) sua individualidade, sua marca pessoal, sua personalidade;

(E) a sua emancipação biopsicossocial.

51 - Desde o momento do nascimento, as crianças começam a aprender a interagir com o meio-ambiente.

Essa interação envolve os processos cognitivo e motor. A aprendizagem de habilidade motora é um processo ativo de aprendizagem intrinsecamente relacionado à cognição.

Todos os movimentos voluntários requerem a mobilização da cognição, e quanto mais complexa a tarefa motora:

(A) mais complexo o processo cognitivo envolvido;

(B) maior o consumo energético cognoscente;

(C) maior mobilização de cinergias musculares;

(D) maior a probabilidade de erro;

(E) menor a dificuldade cognitiva.

52 - Na segunda infância (entre 8 e 12 anos), as habilidades perceptivas tornam-se refinadas. As crianças são capazes de executar numerosas habilidades sofisticadas. As habilidades para as práticas esportivas melhoram com a idade e o tempo de prática devido ao incremento da perspicácia visual, das habilidades de rastreamento, do tempo de reação, do tempo de movimento e:

(A) da maturação sexual;

(B) do crescimento anatômico;

(C) da integração sensório-motora;

(D) do tempo de reação e movimento absolutos;

(E) do desenvolvimento antropométrico.

(11)

53 - A necessidade da prática sistemática de atividade física para o ser humano é uma certeza científica. A falta de oportunidades para praticá-la, a não participação em atividades regulares e o não encorajamento fazem com que muitas crianças deixem de adquirir vivências e informações necessárias para:

(A) conquistar resultados significativos nas competições;

(B) se destacar nas equipes do colégio;

(C) conquistar suas medalhas no mundo competitivo;

(D) vencer na estrutura social hierarquizada;

(E) desenvolver suas habilidades com destreza.

54 - Nas práticas sistemáticas das atividades físicas, são estimuladas várias qualidades ou capacidades físicas.

Capacidades físicas são ações musculares e processos motores que se relacionam diretamente à formação corporal e à técnica de movimentos, isto é, qualidades que fazem parte do nosso corpo e:

(A) somente alcançadas pelo treinamento de alto nível;

(B) essenciais para uma vida ativa e saudável;

(C) conquistadas com muito esforço e dedicação máxima;

(D) são características inatas do corpo humano;

(E) são estimuladas plenamente em qualquer situação.

55 - A pedagogia da Educação Física e do Esporte oferece fundamentos teóricos para todas as atividades da área, objetivando melhorar as potencialidades inerentes ao corpo humano em busca da qualidade de vida, incluindo o ambiente escolar e do clube, como também outros espaços da comunidade, ou seja, relaciona-se a todas as formas de atividade física:

(A) para todos aqueles com grande potencial atlético independente de gênero e idade;

(B) sistemática ou assistemática, mas que tenham o gosto pela atividade física;

(C) formais e não formais, mas que tenham a devida motivação extrínseca;

(D) para todas as capacidades, gêneros e idades em lugares formais e não formais;

(E) incluindo os grandes eventos esportivos de massa, como a final do Brasileirão.

56 - O aluno, sujeito do processo de ensino-aprendizagem, deve ser capacitado para sua participação na vida social, cultural, profissional e esportiva, o que significa não somente a aquisição de uma capacidade de ação funcional, mas a capacidade de conhecer, reconhecer e problematizar sentidos e significados em sua vida:

(A) afastando-o do mundo real, confuso e complexo;

(B) de forma acrítica e consciente;

(C) de forma calma e pacífica;

(D) mediante a reflexão crítica;

(E) de maneira acrítica e cidadã.

57 - A ideia do lúdico relaciona-se com o jogo, o brinquedo ou o divertimento, e remete à forma primitiva de comunicação entre realidade e fantasia, permeada de expressão de sentimentos prazerosos, que acompanham o ser humano ao longo de toda a sua existência. O comportamento ou a conduta lúdica traz em si circunscrita:

(A) a obrigação pela busca do prazer e da realização plena;

(B) o sentimento de responsabilidade na execução das tarefas do cotidiano;

(C) a voluntariedade da ação, carregada de alegria e com um fim em si própria;

(D) o prazer de realizar todas as tarefas da rotina diária;

(E) a satisfação e o prazer da pertença social.

58 - A Política Esportiva é caracterizada pelo conjunto de princípios, de diretrizes e de ações estratégicas desenvolvidas pelos poderes públicos, objetivando a promoção e o desenvolvimento da cultura do esporte nos domínios:

(A) da educação, do lazer e da competição;

(B) afetivo, cognitivo e psicomotor;

(C) biológico, psicológico e social;

(D) público, privado e misto;

(E) do Município, do Estado e mundial.

59 - A atividade física adaptada combina informação e os resultados das pesquisas das disciplinas das ciências do esporte/

movimento (biomecânica, psicologia e pedagogia do esporte, etc...), assim como de outras áreas (medicina, psicomotricidade, fisioterapia, etc...), que tratam da atividade física e do esporte em relação às pessoas com necessidades especiais. Atualmente a ênfase é na interação das diferenças individuais e do meio- ambiente, que se apresentam como desafios físico, mental, social ou emocional, que influenciam a conquista:

(A) de qualidade de vida, traduzida na aquisição de bens materiais;

(B) das medalhas, troféus e prêmios no esporte de competição;

(C) da autonomia plena para o exercício do direito de ir e vir;

(D) da condição social que possibilita viver plenamente;

(E) de um estilo de vida saudável, do lazer, da integração e inclusão.

60 - O treinamento esportivo caracteriza-se pela estimulação sistemática de grupamentos musculares e sistemas, seguidos por fenômenos de adaptação funcional e morfológica, visando a melhora do desempenho, objetivando, ainda, melhorar as habilidades e aumentar a capacidade das fontes energéticas de um indivíduo para uma determinada atividade, ou seja:

(A) a conquista de resultados máximos do desempenho;

(B) uma adaptação do organismo aos esforços físicos e psíquicos;

(C) uma otimização de todos os sistemas corporais;

(D) um maior desempenho biopsicossocial;

(E) um desempenho ótimo nos domínios biopsicossociais.

(12)

Referências

Documentos relacionados

A inserção dos assistentes sociais em processos de trabalho de natureza multidisciplinar não se opõe ao projeto ético-político do Serviço Social, muito ao contrário, tendo em

A) a sucessão deve obedecer às leis do Brasil, uma vez que o casamento foi realizado sob as leis brasileiras. B) a sucessão deve observar as leis do país do de cujus, independentes

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser