• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público. Médico Cardiologista. Código: CAR05 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Concurso Público. Médico Cardiologista. Código: CAR05 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Concurso Público

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 5 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos a terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você poderá levar o seu caderno de questões faltando 1 (uma) hora para o término da Prova.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1 - Confira atentamente se este caderno de perguntas, que contém 60 questões objetivas, está completo.

2 - Confira se seus dados e o cargo e especialidade escolhido, indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local.

Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

3 - Confira atentamente se o número que consta neste caderno de perguntas é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local.

4 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

5 - Para cada questão objetiva são apresentadas cinco alternativas de respostas, apenas uma das quais está correta. Você deve assinalar essa alternativa de modo contínuo e denso.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

Médico Cardiologista

AGENDA

l 30/01/2012, divulgação do gabarito da Prova objetiva:

http://concursos.biorio.org.br

l 02 e 03/02/2012, recursos contra formulação e conteúdos da Prova Objetiva na Internet: http://concursos.

biorio.org.br

l 10/02/2012, divulgação do resultado da análise dos recursos da Prova Objetiva.

l 14/02/2012, divulgação do Resultado Final da Prova Objetiva.

l Informações:

Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h Internet:

http://concursos.biorio.org.br E-mail:

varzeapaulista2011-2@biorio.org.br

Caderno: 1 Aplicação Tarde

Código: CAR05

(2)
(3)

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto

ON-LINE, OFF-LINE

Ann-Sophie, vinte anos, estudante da Copenhagen Business School, respondeu da seguinte maneira as perguntas formuladas por Flemming Wisler: “Não quero que minha vida me controle demais...O mais importante é se sentir à vontade...Ninguém quer ficar parado no mesmo emprego por muito tempo.” Em outras palavras: mantenha abertas suas opções. Não jure fidelidade do tipo “até que a morte nos separe” a qualquer coisa ou a qualquer pessoa. O mundo está cheio de oportunidades maravilhosas, sedutoras e promissoras; é loucura perder qualquer delas tentando se amarrar de pés e mãos a compromissos irrevogáveis.

Não admira que o surfe ocupe um dos primeiros lugares de uma lista de habilidades básicas que motivam um jovem a procurar aprender, que ele anseia por dominar acima e além do desejo ultrapassado de “sondar” e “penetrar” o sentido das coisas. Mas, como observou Katie Baldo, orientadora pedagógica da Cooperstown Middle School, do Estado de Nova York, “os adolescentes perdem importantes dicas sociais porque estão fixados em seus Ipods, telefones celulares e videogames.

Vejo isso o tempo todo nos corredores do colégio, quando eles não conseguem dizer ‘oi’ nem fazer contato com os olhos.”

Fazer contato com o olhar, reconhecendo a proximidade física de outro ser humano, parece perda de tempo: sinaliza a necessidade de gastar uma parcela do tempo precioso, mas horrivelmente escasso, em mergulhos profundos (coisa que a exploração de profundidades certamente exigiria); uma decisão que poderia interromper ou impedir o surfe por tantas outras superfícies não menos – e talvez muito mais – convidativas.

Numa vida de contínuas emergências, as relações virtuais derrotam facilmente a

“vida real”. Embora os principais estímulos para que os jovens estejam sempre em movimento provenham do mundo off-line, esses estímulos seriam inúteis sem a capacidade dos equipamentos eletrônicos de multiplicar encontros entre indivíduos, tornando-os breves, superficiais e sobretudo descartáveis. As relações virtuais contam com teclas de “excluir” e “remover spams” que protegem contra as consequências inconvenientes (e principalmente consumidoras de tempo) da interação mais profunda.

Não posso deixar de recordar aqui Chance, o personagem interpretado por Peter Sellers no filme Muito além do jardim (1979), de Hal Hashby: recém chegado a uma cidade movimentada, depois de passar a vida inteira num tête-à-tête exclusivo com “o mundo mostrado pela televisão”, Chance tenta em vão apagar um irritante e desagradável grupo de freiras de seu campo visual com a ajuda do controle remoto.

Para um jovem, o principal atrativo do mundo virtual é a ausência de contradições e objetivos conflitantes que rondam a vida off-line. O mundo on-line, por outro lado, cria uma multiplicação infinita de possibilidades de contatos plausíveis e factíveis. Ele faz isso reduzindo a duração desses contatos e, por conseguinte, enfraquecendo os laços, muitas vezes impondo o tempo – em flagrante oposição à sua contrapartida off-line, que, como é sabido, se apoia no esforço continuado de fortalecer os vínculos, limitando severamente o número de contatos à medida que eles se ampliam e se aprofundam. Essa é uma grande vantagem para homens e mulheres que se atormentam com a ideia de que o passo que deram talvez seja equivocado (apenas talvez), e que talvez (apenas talvez) fosse tarde demais para minimizar as perdas. Daí se sentirem mal com tudo que evoque um compromisso

“de longo prazo” – seja planejar a vida, seja envolver-se com outros seres vivos.

(4)

Fazendo um apelo óbvio aos valores da nova geração, um recente comercial anunciou a chegada ao mercado de uma nova marca de rímel, que “promete manter os cílios impecáveis por 24 horas”, usando o seguinte argumento: “Falamos de uma relação séria. Uma só aplicação e seus belos cílios resistirão a chuva, suor, umidade, lágrimas. E é facilmente removível – basta água morna.” A duração de 24 horas já parece uma “relação séria”, mas até um compromisso tão rápido se tornaria menos sedutor se suas consequências não fossem tão fáceis de remover.

Seja qual for a escolha, ela nos fará recordar o “manto leve” de Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna; ele podia ser removido dos ombros à vontade, num instante, sem muitos problemas – ao contrário da “rígida crosta de aço”, que proporcionava uma proteção eficaz e duradoura contra as turbulências, mas era difícil de se despir, além de tolher os movimentos da pessoa que protegia e restringir o espaço para o exercício de seu livre-arbítrio.

O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a

“identidade” e a “rede” no momento em que surge uma necessidade (ou, na verdade, um capricho) de refazê-las, ou quando se suspeita que essa necessidade já tenha surgido. A preocupação dos antepassados com a própria identificação, exclusiva e única, tende a ser deslocada pela preocupação com uma reidentificação perpétua. As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável; a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.

As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade. Em sua versão eletrônica, é a quantidade de conexões, e não sua qualidade, que faz toda a diferença para as chances de sucesso ou fracasso. É isso que possibilita manter-se au courant do que “todo mundo está falando” e das escolhas indispensáveis do momento: as músicas mais ouvidas, as camisetas da moda, as últimas aventuras das celebridades, as festas mais badaladas, os festivais e eventos comentados.

Ao mesmo tempo, estar em dia com tudo isso ajuda a atualizar os conteúdos e a redistribuir as ênfases na imagem da pessoa; ajuda ainda a apagar depressa os vestígios do passado, isto é, os conteúdos e as ênfases que agora estão vergonhosamente fora de moda. Tudo somado, a internet facilita demais, incentiva e inclusive impõe o exercício incessante de reinvenção – numa extensão inalcançável na vida off-line. Esta é, sem dúvida, uma das mais importantes explicações para o tempo que a “geração eletrônica” gasta no universo virtual: o tempo gradual e crescentemente utilizado no mundo virtual em detrimento do tempo passada no mundo “real” (off-line).

Os referentes dos principais conceitos que emolduram e mapeiam o Lebenswelt, o mundo do dia a dia, o mundo do qual o jovem tem experiência pessoal, estão sendo gradual e continuamente transplantados do espaço off-line para o espaço on-line. Entre os mais importantes conceitos estão os de “contato”, “encontro”, “reunião”, “comunicado”, “comunidade” ou “amizade”

– todos referidos a relações interpessoais e a laços sociais.

Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita. (Diga-se desde logo que “foto instantânea” não é uma metáfora muito feliz, porque ela ainda mantém implícita a ideia de uma durabilidade superior à dos laços e compromissos mediados via eletrônica. A expressão “foto instantânea” pertence ao vocabulário do papel fotográfico e das fotografias reveladas e impressas, que só aceitam uma imagem por toda a vida; ao que, no caso dos laços criados por via eletrônica, apagar, reescrever e escrever por cima, inconcebíveis nos negativos de filmes e nos papeis fotográficos, são as opções mais importantes e mais recorrentes; na verdade, são o único atributo indelével das relações mediadas pela eletrônica.)

(BAUMAN, Zigmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.)

(5)

1 - Em “....é loucura perder qualquer delas tentando se amarrar de pés e mãos a compromissos irrevogáveis.”, o vocábulo assinalado pode ser substituído pelo seguinte termo sem qualquer prejuízo semântico à oração original:

(A) anuláveis;

(B) validáveis;

(C) apagáveis;

(D) permanentes;

(E) inconstantes.

2 - No sétimo parágrafo, quando o autor faz alusão à propaganda de um rímel, no argumento do anúncio, a expressão destacada em “Falamos de uma relação séria.”

trata-se da seguinte figura de linguagem:

(A) sinestesia;

(B) metáfora;

(C) anáfora;

(D) zeugma;

(E) aliteração.

3- A razão pela qual Bauman acredita que “foto instantânea”

(último parágrafo) não representa uma boa metáfora dos laços sociais da atualidade se deve primordialmente à seguinte característica dessa espécie de foto:

(A) instabilidade;

(B) ser colorida;

(C) durabilidade;

(D) ser revelada;

(E) ser impressa.

4 - Assinale a ÚNICA alternativa em que SÓ foram destacadas palavras variáveis:

(A) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

(B) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

(C) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

(D) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

(E) “Um dos principais efeitos da nova localização dos referentes é a percepção dos laços e compromissos sociais vigentes como fotos instantâneas do processo de renegociação, e não de situações estáveis de duração indefinita.”

5 - Marque a ÚNICA alternativa em que NÃO foi feita a correta identificação da classe morfológica da palavra assinalada:

(A) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(ARTIGO)

(B) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(PREPOSIÇÃO)

(C) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(ADVÉRBIO)

(D) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(SUBSTANTIVO)

(E) “O que mais importa para os jovens é preservar a capacidade de remodelar a “identidade” e a “rede”

no momento em que surge uma necessidade...”

(VERBO)

6 - Em “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.”, é correto afirmar que:

(A) há duas orações;

(B) há um período composto;

(C) há um período simples;

(D) há três orações;

(E) não há oração.

7 - Marque a ÚNICA alternativa em que NÃO foi feita a correta identificação da função sintática do termo assinalado:

(A) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (NÚCLEO DO SUJEITO)

(B) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (NÚCLEO DO SUJEITO)

(C) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (ADJUNTO ADVERBIAL)

(D) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (ADJUNTO ADNOMINAL)

(E) “As capacidades interativas da internet são feitas sob medida para essa nova necessidade.” (ADJUNTO ADNOMINAL)

(6)

8 - Marque a ÚNICA alternativa em que foi feita a CORRETA identificação do sentido empregado no termo assinalado:

(A) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(CONOTATIVO)

(B) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(CONOTATIVO)

(C) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(CONOTATIVO)

(D) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(CONOTATIVO)

(E) “As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser facilmente abandonável;

a biodegradabilidade talvez seja o atributo ideal da identidade mais desejável nos nossos dias.”

(DENOTATIVO)

9 - “Em outras palavras: mantenha abertas suas opções.”, a correta análise do segmento no que diz respeito aos aspectos gramaticais relativos à concordância é a seguinte:

(A) “palavras” encontra-se no feminino plural para efetuar concordância com “opções”;

(B) “opções” encontram-se no plural para efetuar concordância com “outras”;

(C) O verbo “mantenha” está efetuando concordância com “outras”;

(D) “suas” encontra-se no feminino plural para efetuar concordância com “palavras”;

(E) “abertas” encontram-se no feminino plural para efetuar concordância com “opções”.

10 - A razão de as “relações” interpessoais via on-line serem privilegiadas pelos jovens contemporâneos se deve ESPECIALMENTE ao seguinte aspecto:

(A) são laços satisfatórios;

(B) são laços transitórios;

(C) são laços indesejáveis;

(D) são laços perenes;

(E) são laços pessoais.

RACIOCÍNIO LÓGICO

11 - Um torneio de futebol de várzea será disputado por 34 equipes. Há duas possibilidades:

I - O torneio será disputado apenas com jogos eliminatórios, ou seja, a cada partida o vencedor segue no torneio e o perdedor é eliminado (em caso de empate há disputa de pênaltis para decidir qual equipe é eliminada).

II – O torneio será disputado em sistema de turno único, ou seja, cada equipe joga exatamente uma vez com cada uma das outras.

O número de jogos que serão disputados na possibilidade I e na possibilidade II são respectivamente iguais a:

(A) 33 e 1.112;

(B) 66 e 1.112;

(C) 33 e 561;

(D) 66 e 561;

(E) 128 e 1.112.

12 - Dadá, Dedé e Didi são jogadores de um famoso time de futebol. Um é zagueiro, outro é meio-campo e o terceiro, atacante, não necessariamente na ordem dada.

Três afirmativas foram feitas pelo treinador a uma certa pessoa, acerca das posições desses três jogadores. Disse ele:

1 – Didi não é atacante.

2 – Dadá é atacante.

3 – Dedé não é meio-campo.

Em seguida, deu uma gargalhada e completou: só uma dessas afirmativas é verdadeira! Sendo assim, concluímos que Dadá, Dedé e Didi são respectivamente:

(A) atacante, zagueiro e meio-campo;

(B) meio-campo, zagueiro e atacante;

(C) zagueiro, meio-campo e atacante;

(D) zagueiro, atacante e meio-campo;

(E) meio-campo, atacante e zagueiro.

(7)

13 - Dos números 12, 27, 45, 83 e 96, o que destoa dos demais é o:

(A) 12;

(B) 27;

(C) 45;

(D) 83;

(E) 96.

14 - Observe a sequência: 6, 7, 13, 20, 33, 53, ...

O próximo termo é:

(A) 68;

(B) 75;

(C) 79;

(D) 83;

(E) 86.

15 - Uma máquina automática de café só aceita notas de R$1,00 e de R$2,00 reais e moedas de R$0,50 e de R$0,25.

A máquina não dá troco. Se o café custa, nessa máquina, R$2,50, o número de maneiras diferentes de se conseguir comprar um café sem desperdiçar dinheiro é igual a:

(A) 14;

(B) 15;

(C) 16;

(D) 18;

(E) 24.

16 - Quatro casais amigos compraram oito entradas em um cinema de tal modo que todos sentarão em oito poltronas consecutivas de uma mesma fila. Se cada casal sentará junto, o número de maneiras distintas de as oito pessoas se acomodarem nas oito poltronas é igual a:

(A) 236;

(B) 384;

(C) 408;

(D) 512;

(E) 680.

17 - Observe o quadro a seguir

1 2 3 4 5 6

3 6 11 18 27 ?

O seguinte número substitui a interrogação:

(A) 32;

(B) 36;

(C) 38;

(D) 41;

(E) 44.

18 - Se todo X é Y, nem todo Y é Z mas nenhum Z é X, então é correto afirmar que:

(A) todo Z é Y;

(B) algum X pode ser Z;

(C) pode existir algum Y que seja X e Z;

(D) algum X pode ser Y e Z;

(E) pode existir algum Y que não seja X nem Z.

19 - Uma urna contém 18 bolas brancas, 16 bolas azuis, 11 bolas vermelhas e 14 bolas verdes. Queremos retirar bolas da urna, sem olhar, até termos certeza de que já retiramos ao menos uma bola de cada cor. Para termos essa certeza, teremos de retirar, sem olhar, no mínimo a seguinte quantidade de bolas:

(A) 12;

(B) 19;

(C) 36;

(D) 49;

(E) 58.

20 - Se é verdade que “se José é canhoto, então ele é moreno”, avalie as afirmativas a seguir:

I - Se José não é moreno, então não é canhoto.

II - Se José não é moreno, então é canhoto.

III - Se José é moreno, então é canhoto.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) III, apenas;

(C) I e III, apenas;

(D) II e III, apenas;

(E) I, II e III.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

21 - Em relação ao Sistema Único de Saúde é correto afirmar que:

(A) resume-se a um sistema de prestação de serviços assistenciais;

(B) estabelece sua ação no campo da promoção da saúde em detrimento dos outros campos;

(C) compreende um conjunto organizado e articulado de ações de saúde pública exclusivamente;

(D) é um produto da Reforma Sanitária Brasileira, originada de processo político que mobilizou a sociedade brasileira;

(E) prioriza as dimensões biológica e individual da saúde das pessoas.

(8)

22 - Integralidade da assistência é um dos princípios do Sistema Único de Saúde. Em relação a esse princípio é correto afirmar que:

(A) todos os cidadãos devem ter acesso aos serviços de saúde públicos;

(B) toda população terá acesso aos serviços de saúde em igualdade de condições, sem distinção de gênero, situação econômica, social, cultural ou religiosa;

(C) é entendido como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

(D) preserva a autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

(E) garante que todas as pessoas têm direito à informação sobre sua saúde.

23 - A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 com objetivo de realizar mudanças nos modos de gestão e de cuidar em saúde. Assinale a opção que apresenta corretamente as diretrizes da PNH:

(A) clínica ampliada, co-gestão, acolhimento;

(B) valorização do trabalho e do trabalhador, gestão centralizada e foco na atenção hospitalar;

(C) defesa dos direitos dos usuários, foco na atenção hospitalar e defesa dos direitos dos usuários;

(D) fomento das grupalidades, acolhimento e gestão centralizada;

(E) clínica ampliada, triagem e defesa dos direitos dos usuários.

24 - Com base na Política Nacional de Humanização (PNH), analise as afirmativas a seguir:

I- A insensibilidade dos trabalhadores frente ao sofrimento das pessoas, os tratamentos desrespeitosos e o isolamento das pessoas de suas redes sócio-familiares nos procedimentos são problemas raros no SUS.

II- Os fenômenos apontados como desumanização expressam prioritariamente as falhas éticas individuais dos profissionais de saúde.

III- A maneira mais adequada para capacitar os profissionais de saúde para práticas de saúde de acordo com a PNH se baseia na transmissão de informações sobre humanização, com objetivo de “humanizar os desumanos”.

Está ERRADO o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) I e II, apenas;

(C) I e III, apenas;

(D) II e III, apenas;

(E) I, II e III.

25 - A formação dos profissionais de saúde é uma das prioridades da Política Nacional de Humanização (PNH).

Para que os profissionais de saúde sejam capazes de ter sua prática orientada pelos princípios dessa política é preciso:

(A) transmitir conhecimentos e informações para os profissionais de saúde;

(B) estabelecer uma relação de solidariedade e cumplicidade com os profissionais de saúde;

(C) treinar os profissionais de saúde para que repitam e se exercitem no modo correto de fazer;

(D) reciclar os profissionais de saúde;

(E) incentivar a hierarquização do conhecimento.

26 - Os Conselhos de Saúde representam um polo de qualificação de cidadãos para o Controle Social. Em relação aos Conselhos de Saúde é correto afirmar que:

(A) na criação e reformulação dos Conselhos de Saúde o poder executivo, respeitando os princípios da democracia, deverá determinar quais são as necessidades da população, consubstanciadas nas Conferências de Saúde;

(B) a criação dos Conselhos de Saúde é estabelecida por lei municipal, estadual ou federal, com base na Lei nº 8.080/90;

(C) a participação da sociedade organizada, garantida na Legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na execução da Política de Saúde;

(D) a legislação estabelece a composição minoritária de usuários, em relação ao conjunto dos demais segmentos representados nos Conselhos de Saúde;

(E) a participação do Poder Legislativo e Judiciário não cabe nos Conselhos de Saúde, em face da independência entre os Poderes.

27 - Em relação ao Programa Saúde da Família é correto afirmar que:

(A) é uma estratégia de abrangência regional que demonstra ser adequada a realidade dos municípios brasileiros de médio e pequeno porte;

(B) consolidou-se como a estratégia prioritária para reorganização da atenção básica à saúde da população pobre;

(C) deve ter caráter substitutivo em relação à rede de atenção básica tradicional nos territórios em que as equipes de saúde da família atuam;

(D) é um modelo de organização dos serviços baseado no trabalho em equipes compostas no mínimo por um médico generalista e enfermeiro;

(E) uma equipe de saúde da família é capaz de resolver 50% das demandas da unidade.

(9)

28 - De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, são competências das Secretarias Municipais e do Distrito Federal:

(A) submeter à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no prazo máximo de 30 dias após a data do protocolo de entrada do processo, a proposta de implantação ou expansão de ESF, ESB e ACS elaborada pelos municípios;

(B) analisar e consolidar as informações, enviadas pelos municípios, referentes à implantação e ao funcionamento das Equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e ACS;

(C) garantir fontes de recursos federais para compor o financiamento da Atenção Básica organizada por meio da estratégia Saúde da Família;

(D) articular com o Ministério da Educação estratégias de expansão e de qualificação de cursos de pós- graduação, residências médicas e multiprofissionais em Saúde da Família e em educação permanente;

(E) garantir infraestrutura necessária ao funcionamento das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e das unidades básicas de referência dos Agentes Comunitários de Saúde, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos suficientes para o conjunto de ações propostas.

29 - O SUS institui uma política pública de saúde que visa à incorporação de novas tecnologias, saberes e práticas.

Em relação aos avanços do SUS, avalie as afirmativas a seguir:

I- A rede de atenção pública de saúde está presente em quase todo o território nacional, em quase todos os estados e municípios.

II- Muitos serviços de saúde têm experimentado, em todo território nacional, inovações na organização e oferta das práticas de saúde, permitindo a articulação de ações de promoção e de prevenção com ações de cura e reabilitação.

III- O SUS vem fortalecendo o processo de centralização, ampliando a presença, a autonomia e a responsabilização sanitária de municípios na organização das redes de atenção à saúde.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) II e III, apenas;

(C) II, apenas;

(D) III, apenas;

(E) I, II e III.

30 - Em relação às disposições gerais da Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir:

I- O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

II- A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

III- O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

IV- Os níveis de saúde da população não expressam a organização social e econômica do País.

Está correto o que se afirma em:

(A) I e III, apenas;

(B) II e IV, apenas;

(C) I, III e IV, apenas;

(D) I, II e III, apenas;

(E) I, II, III e IV.

31 - Com base no Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011, analise as afirmativas a seguir:

I- Região de saúde é definida como o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

II- Para se constituir uma região de saúde, são necessários no mínimo as seguintes ações e serviços de saúde:

atenção primária; urgência e emergência e atenção ambulatorial especializada.

III- As Regiões de Saúde serão referência para as transferências de recursos entre os entes federativos.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) II, apenas;

(C) I e II, apenas;

(D) I e III, apenas;

(E) I, II e III.

(10)

32 - A Lei n° 10.216/01 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Com base nessa Lei, avalie as afirmativas a seguir:

I- As pessoas portadoras de transtornos mentais devem ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.

II- Os familiares das pessoas com transtornos mentais devem ter acesso às informações prestadas pelo paciente.

III- As pessoas com transtornos metais devem ser tratadas em ambiente terapêutico pelos meios mais invasivos possíveis.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) II, apenas;

(C) I e II, apenas;

(D) II e III, apenas;

(E) I, II e III.

33 - Com base na organização do cuidado de uma equipe de Saúde da Família a partir dos problemas identificados, avalie as afirmativas a seguir:

I- O caminho para a realização de um trabalho em equipe passa por um processo de intermediação e construção coletiva.

II- A organização do cuidado deve levar em consideração a realidade local.

III- A gerência do cuidado prestado pela equipe de Saúde da Família envolve todos os membros da equipe.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) I e III, apenas;

(C) I e II, apenas;

(D) II e III, apenas;

(E) I, II e III.

34 - São ações do Pacto em Defesa do SUS:

(A) ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais, em especial com os que lutam pelos direitos da saúde e cidadania;

(B) elaboração e implementação de uma Política de Promoção da Saúde, de responsabilidade dos três gestores;

(C) apoio aos diferentes modos de organização e fortalecimento da atenção básica que considere os princípios da Estratégia de Saúde da Família;

(D) organização e pactuação do acesso a ações e serviços de atenção especializada a partir das necessidades da atenção básica;

(E) formulação e implementação de políticas para áreas prioritárias, conforme definido nas diferentes instâncias de pactuação.

35 - Em relação à Educação em Saúde, avalie as afirmativas a seguir:

I- As práticas de saúde não podem ser consideradas práticas educativas por que se estruturam como um processo de trabalho.

II- A Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para a ação individual e coletiva.

III- A prática educativa parte do princípio de mudar o universo cultural das pessoas e as formas de organização da comunidade para melhorar a qualidade de vida da população.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) II, apenas;

(C) III, apenas;

(D) I e III;

(E) II e III.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

36 - Na Política Nacional de Humanização são propostos alguns dispositivos para promover mudanças nos modelos de gestão e de atenção. Um desses dispositivos é a Equipe Transdisciplinar de Referência e de Apoio Matricial. Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir:

I- Apoio Matricial e Equipe de Referência são arranjos organizacionais e uma metodologia para a gestão do trabalho em saúde, objetivando ampliar as possibilidades de realizar-se clínica ampliada e integração dialógica entre distintas especialidades e profissões.

II- O Apoio Matricial pretende oferecer prioritariamente suporte técnico pedagógico às equipes de referência.

III- O Apoio Matricial depende da construção de diretrizes clínicas e sanitárias pelos especialistas que oferecem apoio matricial as equipes de assistência.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) I e II, apenas;

(C) II e III, apenas;

(D) I e III, apenas;

(E) I, II e III.

(11)

37 - Intensificar o relacionamento entre o paciente e o médico é uma das etapas da abordagem centrada na pessoa.

Acerca da relação médico/paciente, avalie as afirmativas a seguir:

I- O atendimento compassivo é mais difícil e trabalhoso.

II- O afastamento da Medicina das ciências humanas e a valorização excessiva da tecnologia resultaram em uma prática de saúde de melhor qualidade.

III- A transferência pode ocorrer durante qualquer estágio da relação médico paciente.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas;

(B) I e II, apenas;

(C) II e III, apenas;

(D) III, apenas;

(E) I, II e III.

38 - Com base no capítulo V do Código de Ética Médica, avalie as afirmativas a seguir:

I- O médico deve exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico para que o paciente aceite fazer o tratamento proposto para o seu problema de saúde.

II- Caso ocorram fatos que, a critério do médico, prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional, este tem o direito de renunciar ao atendimento, desde que comunique previamente ao paciente ou a seu representante legal, assegurando-se da continuidade dos cuidados e fornecendo todas as informações necessárias ao médico que lhe suceder;

III- Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis empreendendo ações diagnósticas ou terapêuticas obstinadas, levando sempre em consideração as melhores evidências científicas para tomada de decisões independente da vontade do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.

Está correto o que se afirma em:

(A) I e III, apenas;

(B) II e III, apenas;

(C) II, apenas;

(D) I e II, apenas;

(E) I, II e III.

39 - São efeitos colaterais dos diuréticos tiazídicos:

(A) hipercalemia, tosse e broncoespasmo;

(B) bradiarritmia, hipovolemia e dislipidemia;

(C) hiponatremia, tosse e hipovolemia;

(D) hipernatremia, broncoespasmo e hiperuricemia;

(E) hipocalemia, hiperuricemia e hiperglicemia.

40 - São contraindicações para realização da trombólise no paciente com Acidente Vascular Isquêmico:

(A) início do déficit motor há menos de quatro horas e meia;

(B) punção arterial em sítio não compressível nos últimos 3 dias;

(C) uso de heparina nas últimas 72 horas;

(D) PAS ≥ 160 ou PAD ≥ 100 mmHg;

(E) TCE grave nos últimos 6 meses.

41 - Com relação ao eletrocardiograma de repouso, NÃO é correto afirmar que:

(A) ondas T invertidas podem ser encontradas nas derivações precordiais direitas em indivíduos normais;

(B) os critérios de Sokolow-Lyon e de Romhilt-Estes são úteis para o diagnóstico de hipertrofia ventricular esquerda;

(C) uma elevação do segmento ST, partindo de um ponto J elevado, pode ser considerada normal, especialmente em adultos jovens;

(D) o padrão eletrocardiográfico de repolarização precoce é uma condição benigna, mais frequentemente encontrada em jovens e atletas;

(E) bloqueio completo do ramo esquerdo é frequentemente encontrado em indivíduos sem doença cardíaca de base.

42 - Todas as seguintes são causas de ondas R aumentadas nas derivações precordiais direitas, EXCETO:

(A) posicionamento incorreto dos eletrodos;

(B) infarto da parede posterior do ventrículo esquerdo;

(C) Wolff-Parkinson-White com pré-excitação na parede anterior do ventrículo esquerdo;

(D) dextroversão cardíaca;

(E) hipertrofia ventricular direita.

43 - A função diastólica pode ser avaliada no ecocardiograma. Em relação ao tema é correto afirmar que:

(A) o padrão do enchimento diastólico do ventrículo esquerdo não permite avaliar ou graduar a disfunção diastólica;

(B) no grau 1 de disfunção diastólica, o tempo de relaxamento isovolumétrico está prolongado;

(C) no estágio 1 de disfunção diastólica,ocorre a chamada pseudonormalização do fluxo mitral;

(D) no padrão restritivo, a relação E/A é menor que 2;

(E) no padrão de déficit de relaxamento do ventrículo esquerdo, a avaliação do fluxo mitral mostra onda E > A.

(12)

44 - A respeito da adenosina, um agente antiarrítmico, a seguinte afirmativa NÃO é correta:

(A) é a droga de primeira escolha para terminar uma taquicardia supraventricular, como por exemplo uma taquicardia AV nodal;

(B) pode ser usada em crianças;

(C) pode causar bloqueio AV transitório;

(D) efeitos colaterais são extremamente raros;

(E) seus efeitos são antagonizados pelas metilxantinas.

45 - Sobre a hipertensão renovascular, é correto afirmar que:

(A) a angioplastia por balão é o tratamento de escolha para a displasia fibromuscular da artéria renal;

(B) a etiologia aterosclerótica constitui a minoria dos casos;

(C) achados laboratoriais que podem ser encontrados incluem baixo nível de renina plasmática;

(D) o rim do lado acometido apresenta tamanho normal no exame ultrassonográfico;

(E) em adultos, a etiologia aterosclerótica afeta principalmente mulheres e o terço proximal da (s) artéria (s) renal (is).

46 - Com relação aos beta-bloqueadores é correto afirmar que:

(A) propranolol é cardioseletivo;

(B) atenolol e metoprolol são não-cardioseletivos;

(C) carvedilol possui também atividade bloqueadora de receptores alfa-adrenérgicos;

(D) atenolol é bastante lipossolúvel;

(E) nebivolol tem efeito vasodilatador que ocorre pelo bloqueio da liberação de óxido nítrico.

47 - Sobre pacientes com fibrilação atrial, NÃO é correto afirmar que:

(A) síncope é uma manifestação comum da fibrilação atrial;

(B) os maiores preditores de acidente vascular encefálico (AVE) são uma história de AVE ou ataque isquêmico transitório e a presença de estenose mitral;

(C) o escore CHADS2 é útil para estratificar o risco desses pacientes;

(D) o escore CHADS 2 avalia como fatores de risco insuficiência cardíaca, hipertensão, idade, diabetes e AVE prévio;

(E) até 25% dos pacientes podem ser assintomáticos, especialmente os idosos.

48 - Acerca da angina instável, NÃO é correto afirmar que:

(A) de acordo com a classificação de Braunwald, classe III significa angina de repouso nas últimas 48 horas;

(B) de acordo com a classificação de Braunwald, classe I significa início recente ou progresiva;

(C) de acordo com a classificação de Braunwald, classe B significa angina secundária a uma condição extracardíaca;

(D) a angina pós-infarto é aquela que se desenvolve até 2 semanas após o infarto agudo do miocárdio;

(E) de acordo com a classificação de Braunwald, pacientes na classe 3 de tratamento encontram-se em tratamento máximo.

49 - São contraindicações absolutas para o uso de fibrinolítico no infarto agudo miocárdio, EXCETO:

(A) suspeita de dissecção aórtica;

(B) sangramento ativo;

(C) história de qualquer hemorragia intracraniana prévia;

(D) úlcera péptica ativa;

(E) neoplasia intracraniana conhecida.

50 - Dos critérios apresentados a seguir, o que NÃO faz parte dos critérios de Wells para avaliação da probabilidade de embolia pulmonar é o de:

(A) sinais de trombose venosa profunda;

(B) imobilização ou cirurgia nas últimas 4 semanas;

(C) câncer tratado nos últimos 6 meses;

(D) hemoptise;

(E) dispneia.

51 - Em relação às doenças da aorta NÃO é correto afirmar que:

(A) os aneurismas de aorta torácica são mais raros que os abdominais;

(B) aneurismas de aorta abdominal maiores que 5,5 cm devem ser operados;

(C) aneurismas de aorta torácica descendente são mais comuns que de aorta ascendente;

(D) a principal causa de morte em pacientes submetidos ao reparo cirúrgico de aneurisma de aorta abdominal e doença arterial coronariana;

(E) a maioria dos pacientes com aneurisma de aorta torácica é assintomática e os casos são descobertos por métodos de imagem.

(13)

52 - Das diversas formas de cardiomiopatia dilatada, a que apresenta pior prognóstico com maior mortalidade em 10 anos é:

(A) periparto;

(B) idiopática;

(C) isquêmica;

(D) taquicardiomiopatia;

(E) vírus da AIDS.

53 - Para o diagnóstico de endocardite bacteriana, os critérios de Duke modificados têm sido cada vez mais empregados. A opção abaixo que é classificada como uma endocardite possível é:

(A) presença de 5 critérios menores;

(B) presença de 1 critério maior e 1 menor;

(C) presença de 2 critérios maiores;

(D) presença de 1 critério maior e 3 menores;

(E) presença de 2 critérios menores.

54 - O achado eletrocardiográfico que tem maior acurácia no diagnóstico de disfunção ventricular direita nos portadores de embolia pulmonar é:

(A) inversão da onda T nas derivações de V1 a V4;

(B) desvio do eixo QRS para direita;

(C) fibrilação atrial;

(D) bloqueio de ramo direito;

(E) taquicardia sinusal.

55 - A cintilografia miocárdica de perfusão tem sido cada vez mais empregada para diagnóstico de isquemia miocárdica. Os pacientes que têm indicação de realizar o exame com estresse farmacológico com dipiridamol ou adenosina são os:

(A) portadores de asma brônquica;

(B) pacientes que apresentaram acidente isquêmico transitório recente;

(C) portadores de bloqueio de ramo esquerdo;

(D) portadores de fibrilação atrial;

(E) com historia de infarto do miocárdio ha mais de 30 dias.

56 - A coreia de Syderham é uma das principais manifestações de febre reumática. Em relação a ela, NÃO é correto afirmar que:

(A) seus movimentos involuntários desaparecem com o sono;

(B) pode ocorrer com única manifestação da doença;

(C) pode se manifestar tardiamente(6 meses) na doença;

(D) é um dos critérios maiores de Jones para o diagnóstico da doença;

(E) seus portadores só apresentam evidências de cardite em menos de 5% dos casos.

57 - Em pacientes portadores de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, NÃO é correto afirmar que:

(A) nitratos não devem ser empregados em pacientes hipotensos ou portadores de IAM de VD;

(B) caso seja realizada angioplastia primária, devemos tentar revascularizar o maior número de vasos para reduzir a incidência de choque cardiogênico;

(C) betabloqueadores devem ser iniciados nas primeiras 24 horas exceto em casos de contraindicação a seu (D) clopidogrel deve ser empregado o mais cedo possível uso;

em pacientes que serão submetidos a angioplastia primária;

(E) pacientes que receberem stents farmacológicos devem tomar clopidogrel por pelo menos 12 meses após o implante.

58 - Sopros sistólicos aumentam com a Manobra de Valsalva nas seguintes doenças:

(A) cardiomiopatia hipertrófica e prolapso de válvula mitral;

(B) insuficiencia mitral reumática e prolapso de válvula mitral;

(C) estenose pulmonar e estenose aórtica valvar;

(D) estenose aórtica valvar e supravalvar;

(E) estenose aórtica valvar e cardiomiopatia hipertrófica.

.59 - Dos achados a seguir, o que sugere a presença de uma taquicardia supraventricular com QRS alargado é:

(A) duração do QRS > 140 ms;

(B) presença de complexos de fusão;

(C) diminuição da frequência ou reversão da arritmia com manobra vagal;

(D) onda R em V1 com duração > 30 ms;

(E) presença de dissociação AV.

60 - Os pacientes abaixo são indicação Classe I para implante de desfibrilador automático, EXCETO:

(A) portadores de doença estrutural do coração e TV sustentada espontânea;

(B) cardiomiopatia familiar com história de morte súbita na família;

(C) pacientes portadores de cardiomiopatia dilatada não isquêmica com FEVE < 35% e classe funcional III da NYHA;

(D) pacientes com síncope e fibrilação ventricular induzida no estudo eletrofisiológico;

(E) pacientes pós IAM há mais de 2 meses, com FEVE <

35% e classe funcional III da NYHA.

(14)

Referências

Documentos relacionados

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

(D) possibilitar o acesso aos serviços de prevenção de doença e referenciar os pacientes para assistência dos problemas de saúde na rede secundária. 30 - Em relação

(D) possibilitar o acesso aos serviços de prevenção de doença e referenciar os pacientes para assistência dos problemas de saúde na rede secundária... 23 - Em relação