• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE -IABAS SETOR DE COMPRAS E CONTRATOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE -IABAS SETOR DE COMPRAS E CONTRATOS"

Copied!
59
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 59

INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE -IABAS

SETOR DE COMPRAS E CONTRATOS

O INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE – IABAS, entidade privada, sem fins lucrativos, representado pela Diretoria de Compras e Contratos, resolve efetuar Processo de Concorrência, a fim de contratar empresa especializada em PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA TÉCNICA, DEDETIZAÇÃO, DESINSETIZAÇÃO, DESRATIZAÇÃO E LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA DE UNIDADES DE SAÚDE.

Data: 30 de agosto de 2017.

Objeto: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA TÉCNICA, DEDETIZAÇÃO, DESINSETIZAÇÃO, DESRATIZAÇÃO E LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA DE UNIDADES DE SAÚDE PARA ATENDER AS REGIÕES CENTRO E NORTE DE SÃO PAULO.

Cronograma:

AÇÃO DATAS

Lançamento 30/08/2017

Envio de Dúvidas 01/09/2017

Resposta de Dúvidas 05/09/2017

Limite de proposta 08/09/2017

(2)

Página 2 de 59

INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

1. DO OBJETO ... 5

2. DA HABILITAÇÃO ... 5

3. DO ATESTADO DE VISITA TÉCNICA ... 7

4. DAS PROPOSTAS ... 8

5. DO JULGAMENTO ... 9

6. FORMALIZAÇÃO E VIGÊNCIA DO CONTRATO ... 10

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS ... 10

TERMO DE REFERÊNCIA 1. DO OBJETO ... 11

2. PADRONIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS A SEREM COLOCADOS À DISPOSIÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA ... 11

3. CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS ... 12

4. SERVIÇOS DE LIMPEZA, ASSEIO E CONSERVAÇÃO PREDIAL ... 13

4.1. SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS: ... 13

4.2. ÁREAS INTERNAS - PISOS FRIOS ... 14

4.3. ÁREAS INTERNAS COM ESPAÇOS LIVRES - SAGUÃO/HALL/SALÃO ... 17

4.4. ÁREAS EXTERNAS - PISOS PAVIMENTADOS ADJACENTES/CONTÍGUOS ÀS EDIFICAÇÕES ... 18

4.5. ÁREAS EXTERNAS – VARRIÇÃO DE PASSEIOS E ARRUAMENTOS ... 19

4.6. ÁREAS EXTERNAS - PÁTIOS, ÁREAS VERDES (BAIXA FREQÜÊNCIA) e COLETA DE DETRITOS ... 20

4.7. VIDROS EXTERNOS (COM OU SEM EXPOSIÇÃO À SITUAÇÃO DE RISCO) e VIDROS INTERNOS QUE SE ENCONTRAM NO INTERIOR DA EDIFICAÇÃO (COM OU SEM EXPOSIÇÃO À SITUAÇÃO DE RISCO) ... 21

5. DO SERVIÇO DE DESINSETIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO ... 21

5.1. DESINSETIZAÇÃO ... 21

5.2. DESRATIZAÇÃO ... 22

5.3. DEFINIÇÃO DE SANEANTES E DOMISSANITÁRIOS A SEREM UTILIZADOS NAS UNIDADES ... 23

6. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE LIMPEZA ... 23

7. EQUIPE DE PROFISSIONAIS E SEUS RESPECTIVOS SETORES ... 24

7.1. UNIDADES - REGIÃO NORTE ... 24

7.2. UNIDADES - REGIÃO CENTRO ... 26

(3)

Página 3 de 59

7.3. OBSERVAÇÕES ... 27

7.4. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS – UNIDADES SÃO PAULO ... 27

8. CONDIÇÕES GERAIS ... 29

9. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA ... 30

10. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE ... 38

11. FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO ... 39

12. DO PAGAMENTO ... 39

13. DAS PENALIDADES E IMPEDIMENTOS ... 40

ANEXO I - MINUTA DE CONTRATO ... 41

ANEXO II - DECLARAÇÃO DE NÃO EMPREGAR MENOR ... 52

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE QUE NÃO POSSUI COLABORADORES DO IABAS NO QUADRO SOCIAL ... 53

ANEXO IV - DECLARAÇÃO AFIRMANDO TER TOMADO CONHECIMENTO DE TODOS OS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS E OS SEUS LOCAIS DE REALIZAÇÃO ... 54

ANEXO V - ATESTADO DE VISITA TÉCNICA À UNIDADE DE SAÚDE ... 55

ANEXO VI - MODELO DE PROPOSTA DETALHADA ... 56

(4)

Página 4 de 59

INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE - IABAS DIRETORIA DE COMPRAS E CONTRATOS

CONCORRÊNCIA SIMPLIFICADA Nº 254/2017

INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO Data: 30/08/2017

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE – IABAS, entidade privada, sem fins lucrativos, representado pela Diretoria do Setor de Compras e Contratos, resolve efetuar Concorrência Simplificada, a fim de selecionar empresa para celebração de contrato de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA TÉCNICA, DEDETIZAÇÃO, DESINSETIZAÇÃO, DESRATIZAÇÃO E LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA DE UNIDADES DE SAÚDE para atender as unidades de saúde geridas pelo IABAS das regiões Norte e Centro de São Paulo.

O presente Edital rege-se pelas disposições contidas nos artigos 33° a 45° do Regulamento de Compras e Contratação de Obras e Serviços do IABAS, que se encontra disponível no sítio eletrônico (www.iabas.org.br), juntamente com o presente Edital.

Para a participação na presente Concorrência Simplificada, o proponente deverá comprovar a sua especialidade na prestação de serviço descrita acima, bem como atender a todos os requisitos de qualificação jurídica, econômico-financeira e técnica, e demais exigências constantes no Termo de Referência, documento integrante do Edital.

Os fornecedores interessados no objeto deste Instrumento Convocatório deverão apresentar propostas até o dia 08 de setembro de 2017 até às 17:00 (dezessete) horas, no endereço Av. das Américas, 12.900, Ala México - Recreio dos Bandeirantes – CEP nº 22790-702 ou através de e- mail a ser enviado no mesmo prazo para cs@iabas.org.br, com a seguinte identificação no Assunto do E-mail: “Edital CS 254/2017 – LIMPEZA E CONSERVAÇÃO”.

Será julgado vencedor o fornecedor interessado que apresentar a proposta de MENOR PREÇO, obedecendo aos critérios deste Instrumento Convocatório e conforme as especificações técnicas contidas no Termo de Referência.

O IABAS informa que os proponentes poderão adquirir o presente Edital e demais documentos do procedimento de escolha de fornecedor no sítio eletrônico do Instituto (http://iabas.org.br/).

O IABAS poderá, mediante decisão fundamentada, revogar o procedimento de escolha a qualquer tempo, antes da formalização do respectivo contrato, para atender a razões de

(5)

Página 5 de 59

conveniência, bem como anular o procedimento, se constatada irregularidade ou ilegalidade, sem que disso resulte, para os participantes, direito a reclamação ou indenização.

1. DO OBJETO

1.1. O presente Instrumento Convocatório tem como objeto a contratação de empresa para a prestação de serviços de limpeza técnica, dedetização, desinsetização, desratização e limpeza de caixa d’água, nos estabelecimentos assistenciais de saúde sob gestão do IABAS localizados nas regiões Centro e Norte de São Paulo, conforme os requisitos técnicos previstos no Termo de Referência, que passa a ser parte integrante do presente processo.

1.2. Serão encaminhados ao número máximo de fornecedores capacitados, que façam ou não parte do cadastro de fornecedores do IABAS, para atendimento das especificações presentes neste instrumento e no Termo de Referência.

1.3. O Termo de Referência será divido em 2 (dois) lotes específicos para que os fornecedores demonstrem o interesse em executar os serviços necessários ao desenvolvimento do projeto.

1.4. Os serviços a serem realizados, devem adotar métodos e técnicas utilizados por tipo de área, de limpeza e conservação do local onde deverão ocorrer dentro da sua periodicidade, visando a qualidade, a garantia e sua eficiência e eficácia, e a segurança dos envolvidos.

2. DA HABILITAÇÃO

2.1. Os concorrentes deverão apresentar a documentação abaixo relacionada, tendo pleno conhecimento de que a não regularização da apresentação da documentação no prazo estipulado implicará na desclassificação do concorrente e na impossibilidade de efetivar a contratação, sem prejuízo da aplicação das demais sanções previstas no Regulamento de Compras do IABAS.

2.1.1. HABILITAÇÃO JURÍDICA

a) Ato Constitutivo da empresa, tais como Estatuto, Contrato Social ou declaração de empresário individual, devidamente atualizado e registrado junto ao órgão competente do Registo de Comércio (Junta Comercial), em se tratando de sociedades empresárias e sociedade simples e, no caso de sociedade por ações, acompanhados de documentos de eleição de seus administradores;

b) Cópia de Identidade e CPF dos sócios;

c) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

2.1.2. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

a) BALANÇO PATRIMONIAL, e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigível e apresentado na forma da lei;

i. Para Sociedades Anônimas, cópia autenticada da publicação do Balanço em Diário Oficial ou jornal de grande circulação da sede do proponente;

(6)

Página 6 de 59

ii. Para Sociedades Limitadas, cópias autenticadas devendo ser assinadas por técnico Ciências Contábeis legalmente habilitado e pelo administrador da sociedade;

iii. Para as demais empresas, cópias legíveis e autenticadas do Livro Diário, onde foram transcritos o Balanço Patrimonial e a demonstração do resultado, devendo ser assinado por técnico em Ciências Contábeis legalmente habilitado e pelo administrador da sociedade empresária;

iv. As empresas com menos de 01 (um) ano de existência, que ainda não tenham Balanço de final de exercício, deverão apresentar Demonstrações Contábeis envolvendo seus direitos, obrigações e patrimônio líquido com data de até 90 (noventa) dias anterior à data de abertura da concorrência simplificada.

b) Comprovação de Capital Social, integralizado e registrado, na forma da lei ou patrimônio líquido correspondente a no mínimo de 10% (dez por cento) do valor da proposta; e d) Certidão Negativa de Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física. Se o proponente não for sediado na Comarca da Capital do Estado de São Paulo, as certidões deverão vir acompanhadas de declaração oficial da autoridade judiciária competente, relacionando os distribuidores que, na Comarca de sua sede, tenham atribuição para expedir certidões negativas de falências e recuperação judicial, ou de execução patrimonial.

2.1.3. REGULARIDADE FISCAL

a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

b) Prova de regularidade fiscal para com a Fazenda Federal (SRF – Secretaria da Receita Federal e PGFN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), do domicílio ou sede do concorrente;

c) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual e Municipal, do domicílio ou sede do concorrente;

d) Prova de regularidade com a Seguridade Social (INSS);

e) Certificado de Regularidade Fiscal para com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) – CRF;

f) Certidão atualizada de inexistência de débito para com o Instituto Nacional de Seguro Social – CND;

g) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas; e

h) Certidão de Regularidade emitida pelo Sistema de Cadastramento Unificado de Concorrentes – SICAF.

Observação: As certidões de que tratam as alíneas “b” à “f” do item acima podem ser substituídas pela certidão de letra “h”.

2.1.4.QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

a) Licença/Alvará para realização de atividades com produtos químicos controlados para fins comerciais, em nome da proponente, emitida pela Divisão de Produtos Controlados do Departamento Estadual de Polícia Científica da Secretaria de Segurança Pública do

(7)

Página 7 de 59

Estado de São Paulo ou por quem lhe faça às vezes, em plena validade na data de apresentação da proposta;

b) Comprovante de regularidade de situação perante a entidade incumbida da fiscalização do exercício profissional do responsável técnico constante da Licença/Alvará de Funcionamento;

c) Registro ou Inscrição do Profissional Responsável no Conselho Regional de Química (CRQ), Conselho Regional de Biologia (CRBIO) ou outro que guarde afinidade com o objeto desta concorrência simplificada, cuja competência seja demonstrada documentalmente e de forma inequívoca.

d) Declaração expressa de que possui pessoal técnico necessário à realização do objeto, bem como de que possui aptidão para iniciar os serviços tão logo seja assinado o contrato.

e) Comprovação de aptidão do concorrente (pessoa jurídica), para desempenho de atividade pertinente e com quantidades compatíveis com escopo deste procedimento de escolha, através de Atestado (s) de Capacidade Técnica fornecido (s) por pessoa jurídica de direito público ou privado.

i. O Atestado deverá ser apresentado em papel timbrado, original ou cópia reprográfica autenticada, assinado por autoridade ou representante de quem o expediu, com a devida identificação, que comprove que a proponente prestou, a contento e de forma satisfatória, os serviços previstos e detalhados no Termo de Referência integrante do presente Edital.

f) Comprovação de que possui instalações e aparelhamentos adequados e disponíveis para a realização dos serviços que são objeto desta concorrência simplificada.

g) Procedimento Operacional Padrão (POP) das tarefas de Limpeza e Higienização;

h) Descrição detalhada do Treinamento de procedimentos de Limpeza aplicado aos funcionários novos e antigos, bem como periodicidade.

2.1.5. DECLARAÇÕES A SEREM APRESENTADAS

O fornecedor deverá apresentar as declarações a seguir definidas:

a) Declaração de Proteção ao Trabalho do Menor, conforme o inciso XXXIII, do 7º da Constituição Federal, conforme modelo constante do Anexo II deste instrumento.

c) Declaração de não possuir sócios cotistas, sócio administrador, dirigentes ou controladores a que se refere o artigo 116 da Lei nº 6404/76, que sejam colaboradores do INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE – IABAS, conforme modelo constante no Anexo III deste instrumento.

d) Declaração da empresa, em papel timbrado, afirmando ter tomado conhecimento de todos os serviços a serem executados e os seus locais de realização.

Observação: Todas as Declarações deverão ser em papel timbrado da empresa concorrente.

3. DO ATESTADO DE VISITA TÉCNICA

3.1. Os fornecedores deverão, OBRIGATORIAMENTE, tratando-se de requisito para participação nesta Concorrência Simplificada, efetuar vistoria prévia nos locais onde prestarão os serviços, para fins de reconhecimento das condições em que se apresentam.

(8)

Página 8 de 59

3.2. Por se tratar de visita obrigatória, será emitido comprovante pelo IABAS da vistoria, conforme Anexo V do presente Edital.

a) A vistoria poderá ser realizada até 01 (um) dia útil antes da data final estipulada para entrega da proposta, podendo ser agendada com 05 (cinco) dias de antecedência.

b) A vistoria deverá ser agendada através do e-mail cs@iabas.org.br.

3.3. Em nenhuma hipótese, o desconhecimento das condições operacionais poderá ser alegado como justificativa para inexecução ou execução irregular do serviço a ser prestado, ou ainda, solicitar qualquer alteração do valor do contrato a ser celebrado.

4. DAS PROPOSTAS

4.1. O proponente deverá apresentar a sua proposta técnica, conforme requisitos a seguir:

I. Prazo de validade, não inferior a 90 (noventa) dias corridos, a contar da data de sua apresentação;

II. A descrição completa do objeto publicado conforme as especificações técnicas constantes do Termo de Referência e as observações extraídas da visita técnica obrigatória;

III. Apresentar o preço global mensal, expressos em algarismos com duas casas decimais e por extenso, em moeda corrente nacional. Em caso de divergência entre o valor expresso em algarismos e por extenso, prevalecerá o por extenso. (Anexo VI – Modelo de Proposta deste Edital);

IV. A proposta deverá conter, necessariamente, PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS, com o detalhamento de todos os custos, conforme disposição contida no item anterior, sob pena de desclassificação;

V. Os preços deverão estar de acordo com os preços de mercado atualizado, descritos em algarismo e por extenso (total), prevalecendo este último em caso de divergência, expresso em moeda corrente nacional (R$);

VI. Deverá ser levado em consideração todos as variáveis que venham a interferir no custo, inclusive inflação, convenção coletiva, etc... Não será concedido reajuste de preços durante a vigência do contrato.

VII. Nome do banco, o código da agência e o número da conta corrente da empresa, para efeito de pagamento, nome ou razão social do proponente, CNPJ, endereço completo, telefone, fax e endereço eletrônico (e-mail), para contato.

4.2. As propostas poderão ser enviadas em meio eletrônico para cs@iabas.org.br a fim de conferir celeridade ao processo de análise, no entanto, a qualquer momento o IABAS poderá solicitar o envio da documentação original e ou adicional em meio físico;

4.3. O horário para envio das propostas será das 9h às 17h;

4.4. Todas as propostas encaminhadas, seja por meio físico ou eletrônico, somente serão recebidos até às 17h da data limite para envio das propostas;

(9)

Página 9 de 59

4.5. Quaisquer dúvidas de natureza técnica, porventura surgidas, serão esclarecidas pelo IABAS, mediante expediente dirigido a Diretoria de compras, pelo e-mail cs@iabas.org.br.

ATENÇÃO: A APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA IMPLICARÁ PLENA ACEITAÇÃO, POR PARTE DO PROPONENTE, DAS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS NESTE TERMO DE REFERÊNCIA, CONTRATO E INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO.

5. DO JULGAMENTO

5.1. Será julgada vencedora a proposta que ofertar o MENOR PREÇO, devendo o preço proposto incluir todos os custos diretos e indiretos de responsabilidade do proponente, desde que atendidos todos os requisitos técnicos previstos no Termo de Referência.

5.2. Serão desclassificadas:

a) As propostas que não atendam às exigências do presente instrumento convocatório;

b) Propostas com preços irrisórios e/ou inexequíveis, cabendo ao IABAS à faculdade de promover verificações ou diligências que se fizerem necessárias, objetivando a comprovação da regularidade da cotação ofertada;

5.3. Quando todos os proponentes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, o IABAS poderá fixar o prazo de 03 (três) dias para apresentação de nova documentação ou de outras propostas.

5.4. Após o julgamento, o IABAS publicará em seu site, em ordem decrescente de preços, a classificação das propostas apresentadas.

5.5. O IABAS poderá encaminhar contraproposta diretamente ao proponente que tenha apresentado a proposta de menor preço, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação.

5.6. Os proponentes terão o prazo de 03 (três) dias, contados da publicação da ordem de classificação das propostas no site do IABAS, para manifestarem, de forma expressa, a anuência para a formalização do contrato.

5.7. Após o decurso do prazo previsto acima, não caberá ao proponente a desistência da formalização da contratação objeto da presente concorrência nos termos da proposta apresentada, sob pena de responsabilizar-se por perdas e danos, sem prejuízo das demais sanções previstas neste edital.

5.8. Para as contratações de serviços e obras que demandem utilização de mão-de-obra e alocação de equipamentos pelo proponente, quando da anuência acima prevista, o IABAS poderá exigir que o proponente demonstre a contratação de pessoal e alocação de equipamentos em parâmetros mínimos para a consecução do objeto contratual.

5.9. Quando o proponente convocado não assinar o contrato no prazo e nas condições estabelecidos, poderá ser convocado proponente para assinar o contrato, após negociações e

(10)

Página 10 de 59

verificação da adequação da proposta e das condições de habilitação, obedecida a ordem de classificação.

6. FORMALIZAÇÃO E VIGÊNCIA DO CONTRATO

6.1. Será lavrado Contrato com a empresa vencedora delimitando as responsabilidades de cada uma das partes, pelo prazo de 12 (doze) meses.

6.2. A prestação dos serviços ou fornecimento deverá ser realizado segundo as condições estabelecidas em contrato, cuja minuta se encontra anexada ao presente Edital.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. O proponente será sancionado com o impedimento de participar de novas concorrências e contratar com o IABAS, bem como será descredenciado do seu eventual registro cadastral, pelo prazo de até 1 (um) ano, sem prejuízo de multa de até 15% do valor estimado para a contratação e demais cominações legais, nos seguintes casos:

a) Cometer fraude fiscal;

b) Apresentar documento falso;

c) Fizer declaração falsa;

d) Comportar-se de modo inidôneo;

e) Não assinar o contrato no prazo estabelecido;

f) Deixar de entregar a documentação exigida no certame;

g) Não mantiver a proposta.

7.2. Não poderão participar da presente Concorrência Simplificada:

a) Pessoa Física.

b) Fornecedores proibidos de contratar com o Poder Público;

c) Consórcios;

d) Fornecedores que, comprovadamente, ocasionaram prejuízo a qualquer Município, por quebra de Contrato ou por execução ineficiente; e.

e) Concorrentes cujos sócios cotistas, sócio administrador, dirigentes ou controladores a que se refere o artigo 116 da Lei nº 6404/76, sejam colaboradores do INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE – IABAS.

f) Contratação de Pessoa Jurídica que tenha, em seu quadro societário, cônjuge ou parentes de Diretores ou Conselheiros da Organização Social nos Contratos de Gestão celebrados com o Município de São Paulo.

7.3. Os casos omissos serão solucionados pela Diretoria de Compras e Contratos do IABAS, que decidirá de forma fundamentada, com base no Regulamento de Compras e Contratação de Obras e Serviços e legislação pertinente.

(11)

Página 11 de 59

INSTITUTO DE ATENÇÃO BÁSICA E AVANÇADA À SAÚDE

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E CONTRATOS

TERMO DE REFERÊNCIA

Data: 30/08/2017

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA TÉCNICA, DEDETIZAÇÃO, DESINSETIZAÇÃO, DESRATIZAÇÃO E LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA DE UNIDADES DE SAÚDE DAS REGIÕES CENTRO E NORTE DE SÃO PAULO.

1. DO OBJETO

1.1. Visa o presente Termo de Referência a contratação de empresa especializada em prestação de serviços de limpeza técnica, dedetização, desinsetização, desratização e limpeza de caixa d’água de unidades de saúde, para atender às unidades abrangidas pelos Contratos de Gestão nºs. R021/2016 e R023/2016 localizadas nas regiões Norte e Centro do município de São Paulo, conforme as especificações e condições contidas no presente Termo de Referência.

1.2. As empresas deverão executar os serviços técnicos de higienização ambiental, limpeza, asseio e conservação predial, dedetização, desinsetização, desratização, com fornecimento de mão de obra especializada de saneantes e domissanitários, materiais de consumo, utensílios, máquinas apropriadas ao objeto e equipamentos de limpeza, incluindo a coleta de resíduo interno e externo, e descarte quando necessário, visando a obtenção de adequadas condições de salubridade e higiene. Os serviços a serem realizados, devem adotar métodos e técnicas utilizados por tipo de área, de limpeza e conservação do local onde deverão ocorrer dentro da sua periodicidade, visando a qualidade, a garantia e sua eficiência e eficácia, e a segurança dos envolvidos.

2. PADRONIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS A SEREM COLOCADOS À DISPOSIÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA

2.1. A CONTRATADA será responsável pelo (a):

a) Fornecimento e reposição de todos os recursos indiretos necessários para administração e coordenação total dos serviços, tais como: saboneteiras, lixeiras hospitalares, dispensers, porta papel higiênico e toalha, enceradeira, papel toalha [folha dupla, interfolhado, macio, solúvel em água, feito com 100% celulose na cor branca], pedra sanitária ou similar que permita a higienização contínua do vaso sanitário, equipamentos, máquina, utensílios, sabonete líquido, álcool gel, papel higiênico [folha dupla, interfolhado, macio, solúvel em água, feito com 100% celulose na cor branca].

(12)

Página 12 de 59

a. A Listagem de recursos, bem como as disposições sobre o fornecimento e reposição estão presentes no item 7.4

b) Capacitação da mão-de-obra através de treinamento contínuo teórico e prático, reciclando a operacionalização de acordo com as inovações tecnológicas deste segmento de mercado, através de profissional habilitado (em limpeza hospitalar), bem como atendendo a legislação em vigor, com acompanhamento de representante indicado pela Contratada.

c) Nomeação dos encarregados responsáveis pelos serviços por região, com missão de garantir o bom andamento dos trabalhos e responsabilidade técnica. Estes encarregados terão a obrigação de reportarem-se, quando houver necessidade, ao preposto dos serviços da contratante e tomar as providências pertinentes.

2.2. Equipamentos de proteção a serem fornecidos pela proponente:

a) Equipamento de Proteção Individual (EPI) - tem por finalidade a proteção do indivíduo durante a realização de determinadas tarefas, sendo composto por óculos, luvas grossas de borracha de cano longo, botas de borracha, avental, máscara, gorro descartável, capa de chuva, cintos de segurança para janelas, e outros.

b) Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) - tem por finalidade a proteção coletiva durante a realização de determinadas tarefas, sendo composto por placas sinalizadoras, cones, fitas zebradas e outros.

3. CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS

A. ÁREA CRÍTICA - São “ambientes onde existe risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem paciente, ou onde se encontram pacientes imuno-deprimidos” (Resolução RDC 50 de 21/02/2002, alterada pela Resolução RDC 189 de 18/07/2003).

Exemplo: Centro cirúrgico e obstétrico, UTI, sala de emergência, sala de drenagem, sala de sutura, isolamentos, lactário, sala de pequenas cirurgias, sala de endoscopias, central de material e esterilização (área suja), lavanderia (área suja), necrotério, cozinha, guarda de lixo infectante e outras que vierem a ser criadas.

B. ÁREA SEMI-CRÍTICA - São “todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e de doenças não infecciosas.

(Resolução RDC 50 de 21/02/2002, alterada pela Resolução RDC 189 de 18/07/2003)”.

Exemplo: Unidades de internação, raio X, salas de curativo, sala de ortopedia, laboratório de análises clínicas e de anatomia patológica, sala de ultrassonografia, postos de enfermagem, observações adulto e infantil, ambulatórios, consultórios, sala de eletrocardiograma.

C. ÁREA NÃO CRÍTICA - São “todos os demais compartimentos dos EAS (Estabelecimentos Assistenciais de Saúde) não ocupados por pacientes, onde não se realizam procedimentos de risco” (Resolução RDC 50 de 21/02/2002, alterada pela Resolução RDC 189 de 18/07/2003).

Exemplo: Central de abastecimento de materiais, conforto médico, rouparia, banco de olhos, vestiários, áreas administrativas (Almoxarifado, farmácia, SAME, Agendamentos

(13)

Página 13 de 59

etc.), diretorias, PABX, posto bancário, balcões de atendimento, salas e/ou áreas de espera, copa, refeitório e outras que vierem a ser criadas.

D. EXTERNAS - Seção de Administração da Sub-Frota, Guaritas das Portarias, Reservatórios e Caixas d'água, Pátios, Escadas, Rampas, Porão, Calçadas Internas e Externas do pátio, arruamentos e outras que vierem a ser criadas.

4. SERVIÇOS DE LIMPEZA, ASSEIO E CONSERVAÇÃO PREDIAL 4.1. SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS:

 Limpeza e/ou desinfecção de piso, teto, rodapé, parede, marquise, parapeito, janela (vidro, armação e parapeito), porta, maçaneta, interruptores, divisória, cortina, persiana, luminária, grade, espelho, móveis (cama, colchão, travesseiro, berço, balcão, mesa de cabeceira, cadeira, mesa, poltrona, bancadas...), instalação sanitária, escada, elevador, equipamentos hospitalares (respirador, incubadora, maca, suporte de soro...), coletor de detrito (comadre e patinho), extintor de incêndio, televisão, telefone, lixeira, limpeza externa de aparelhos de ar condicionado e ventilador, bebedouro, armários e dispensadores (face interna e externa).

 Serviços de limpeza que devem ser realizados pela empresa contratada nas diversas áreas de cada uma das unidades de saúde.

 Abastecimento, sempre que necessário, com papel toalha, papel higiênico, álcool gel e sabonete líquido, com a limpeza interna e externa dos dispensadores.

 Limpeza com água e sabão e desobstrução de ralos de escoamento, desentupindo-os quando necessário, desde que isto não implique em mão de obra de bombeiro ou pedreiro.

 Varredura e/ou lavagem de pátios internos e externos, calçadas, entradas e saídas das Unidades de Saúde.

 Limpeza com água e sabão com remoção de manchas de pisos e paredes.

 Segregação, acondicionamento, transporte interno e externo dos RSS (resíduos de serviços de saúde), obedecendo à RDC n° 306, de 07 de dezembro de 2004, da ANVISA e Norma Técnica 42-60-01, de 05 de maio de 2003, da COMLURB.

 Recolhimento da caixa de materiais perfuro cortantes, que deverá estar lacrada (o ato de lacrar a caixa é de responsabilidade dos funcionários do setor) e reposição da caixa montada, no momento do recolhimento.

 Limpeza e polimento de metais, como, válvulas, registros, sifões, fechaduras e etc.

 Enceramento dos pisos com cera inodora antiderrapante própria para utilização em Unidades de Saúde, quando necessário.

 Limpeza interna e externa das geladeiras em uso.

 Limpeza de fogões, micro-ondas e demais equipamentos de cozinha.

 Limpeza interna e externa dos vidros.

 Limpeza de fossas, sempre que solicitado pelas unidades.

 Na limpeza da parte externa de cada uma das unidades de saúde, em que haja exposição a situação de risco, pode ser necessário para a execução dos serviços a utilização de balancins manuais ou mecânicos ou ainda andaimes.

(14)

Página 14 de 59

 A mão de obra empregada na execução do contrato deverá estar devidamente treinada para exercer suas funções, estar trajando o uniforme fornecido pela CONTRATADA, apresentar um bom estado físico e mental.

 Mudanças internas de móveis, utensílios, equipamentos, materiais e retirada de pequenos entulhos.

 Tratamento e manutenção de pisos com bases acrílicas (corredor, hall, área administrativa, consultórios). Este procedimento deve ser composto por produtos como: removedor, base seladora, impermeabilizante e restaurador, ou outros produtos que sejam necessários a realização desse serviço.

4.2. ÁREAS INTERNAS - PISOS FRIOS

Características: Consideram-se como áreas internas (pisos frios) aquelas constituídas/revestidas de paviflex, mármore, cerâmica, marmorite, plurigoma, madeira, inclusive os sanitários.

Para todos os saneantes, domissanitários, desinfetantes, sabonetes, pedra sanitária ou similar que permita a higienização contínua do vaso sanitário, toalhas e papel higiênico e outros, PODERÃO ser solicitadas amostras dos materiais para aprovação do gestor do contrato, de forma que a utilização dos materiais dependerá dessa aprovação prévia;

Os serviços serão executados pela CONTRATADA na seguinte frequência:

A. DIARIAMENTE

 Limpar espelhos e pisos dos sanitários com pano úmido e saneante domissanitário desinfetante, realizando a remoção de sujidades e outros contaminantes, mantendo-os em adequadas condições de higienização durante todo o horário previsto de uso;

 Lavar bacias, assentos e pias com saneante domissanitário desinfetante, mantendo-os em adequadas condições de higienização durante todo o horário previsto de uso;

 Lavar e desinfetar os cestos de lixo de todos os sanitários;

 Abastecer as saboneteiras, os vasos sanitários com pedra sanitária ou similar que permita a higienização contínua, toalheiros [folha dupla, interfolhado, macio, solúvel em água, feito com 100% celulose na cor branca], e suportes de papel higiênico [folha dupla, interfolhado, macio, solúvel em água, feito com 100% celulose na cor branca], a ser fornecido pela contratada;

 Manter os cestos isentos de detritos, acondicionando-os em local indicado pela Contratante;

 Manter a limpeza contínua nas dependências de maior fluxo de usuários (ex.: saguões, salas de espera, corredores etc.);

 Varrer as áreas pavimentadas e não pavimentadas, incluindo pátios externos;

 Varrer pisos removendo os detritos, acondicionando-os apropriadamente e retirando- os para local indicado pela Contratante;

 Remover manchas e lustrar os pisos encerados de madeira;

 Passar pano úmido e polir os pisos paviflex, mármore, cerâmica, marmorite, plurigoma e similares;

 Limpar/remover o pó de capachos e tapetes;

(15)

Página 15 de 59

 Remover o pó das mesas, telefones, armários, arquivos, prateleiras, peitoris, caixilhos das janelas, bem como dos móveis existentes, dos aparelhos elétricos, dos extintores de incêndio etc.;

 Sempre que possível utilizar apenas pano úmido, com a finalidade de: evitar uso desnecessário de aditivos e detergentes para a limpeza dos móveis e eliminar o uso de

"lustra móveis"; evitar fazer a limpeza de bocais (e outras partes manuseadas) com produtos potencialmente alergênicos;

 Limpar telefones com produto adequado, evitando fazer a limpeza de bocais (e outras partes manuseadas) com produtos alergênicos, usando apenas pano úmido;

 Remover manchas, sempre que possível, imediatamente após a sua formação, mas nunca esfregá-las sob pena de aumentar à área afetada. No caso das manchas serem de substâncias que contenham óleo ou gordura, recomenda-se retirar o excesso com um pano umedecido com álcool (sem esfregar) e, em seguida, usar um pano umedecido com água e sabão. Após, enxugar com pano seco ou papel absorvente;

 Manter limpas as dependências externas do prédio (pátios, jardins, entradas principais), lixeira externa, calçada etc.;

 Executar demais serviços considerados necessários à freqüência diária.

 Efetuar todo e qualquer serviço considerado como necessário à limpeza diária ou que, em virtude de circunstâncias imprevistas, embora de competência semanal, quinzenal ou mensal, exija sua execução para a manutenção da higiene e saúde, boa aparência e profilaxia de infecção.

B. SEMANALMENTE

 Limpar atrás dos móveis, armários e arquivos;

 Realização de limpeza terminal dos pontos críticos e necessários das unidades. De acordo com horários e datas estabelecidas pelo supervisor da unidade;

 impar divisórias, portas, barras e batentes com produto adequado;

 Limpar as forrações de couro, plástico ou tecidos em assentos e poltronas, com produto adequado;

 Limpar/polir todos os metais, tais como: torneiras, válvulas, registros, sifões, fechaduras, etc., com produto adequado, procurando fazer uso de polidores de baixa toxidade ou atóxicos;

 Encerar/lustrar os pisos de madeira, paviflex, plurigoma e similares;

 Limpar atrás dos móveis, armários e arquivos;

 Limpar divisórias, portas, barras e batentes com produto adequado;

 Retirar o pó e resíduos dos quadros em geral com pano úmido;

 Executar demais serviços considerados necessários à freqüência semanal.

C. MENSALMENTE

 Limpar/remover manchas de forros, paredes e rodapés;

 Limpar/remover manchas das janelas, tanto interna como externamente;

 Remover o pó de cortinas e persianas, com equipamentos e acessórios adequados;

 Limpar globos de luz, calhas com lâmpadas fluorescentes;

 Limpar ventiladores;

(16)

Página 16 de 59

 Aparar o gramado de toda área verde;

 Manter capinada as laterais das guias a uma distância de 20 cm aproximadamente;

 Manter todo o gradil isento de ervas e trepadeiras, bem como capinar sua lateral externa;

 Efetuar todo e qualquer serviço considerado como limpeza geral diária, semanal e quinzenal.

 Executar os demais serviços considerados necessários à freqüência mensal.

D. TRIMESTRAL

 Limpar persianas com produtos, equipamentos e acessórios adequados;

 Executar os demais serviços considerados necessários à freqüência trimestral.

 Efetuar dedetização, desinsetização e desratização nas dependências da Unidade;

E. SEMESTRALMENTE

 Deverá ser feita avaliação pelo Engenheiro Químico da Contratada antes da realização dos serviços e após expedição de laudo técnico;

 Limpeza de caixa d’água e cisterna, obedecendo ao cronograma prévio aprovado pela contratante, segundo normas da Vigilância Sanitária.

 Executar os demais serviços considerados necessários à frequência semestral.

F. SEMPRE QUE NECESSÁRIO

 Efetuar pequenos desentupimentos de pias e ralos de pisos, bem como vasos sanitários.

 Executar os demais serviços considerados necessários para a manutenção para o cumprimento do objeto deste edital.

 Os serviços poderão ser executados em horários que não interfiram nas atividades normais da contratante, respeitada a jornada de 44 horas semanais.

 A lavagem do carpete deverá ser realizada quando realmente necessária ou em função da especificação do fabricante, especialmente nos locais que apresentem alto tráfego de pessoas, tais como: "halls", acessos a elevadores, corredores, escadas etc.

 Os trapos e estopas contaminados nas atividades de polimento (ou que utilizem produtos considerados tóxicos) deverão ser segregados e ter destinação adequada.

 A limpeza dos pisos pavimentados somente será feita por meio de varredura e recolhimento de detritos, ou por meio da utilização de baldes, panos molhados ou escovão, sendo expressamente vedada lavagem com água potável, exceto em caso que se confirme material contagioso ou outros que tragam danos à saúde;

 Sempre que possível, será permitida lavagem com água de reuso ou outras fontes (águas de chuva, poços cuja água seja certificada de não contaminação por metais pesados ou agentes bacteriológicos, minas e outros).

(17)

Página 17 de 59

4.3. ÁREAS INTERNAS COM ESPAÇOS LIVRES - SAGUÃO/HALL/SALÃO

Características: consideram-se como áreas internas com espaços livres, saguão, hall e salão, revestidos com pisos frios.

Os serviços serão executados pela Contratada na seguinte frequência:

A. DIÁRIA

 Manter os cestos isentos de detritos, acondicionando-os em local indicado pela Contratante;

 Remover o pó dos peitoris, caixilhos das janelas, bem como dos bancos, cadeiras, demais móveis existentes, telefones, extintores de incêndio etc.;

 Sempre que possível utilizar apenas pano úmido, com a finalidade de evitar uso desnecessário de aditivos e detergentes para a limpeza dos móveis e eliminar o uso de

"lustra móveis"; evitar fazer a limpeza de bocais (e outras partes manuseadas) com produtos potencialmente alergênicos.

 Varrer pisos removendo os detritos, acondicionando-os apropriadamente e retirando- os para local indicado pela Contratante;

 Remover manchas e lustrar os pisos encerados de madeira;

 Passar pano úmido e polir os pisos paviflex, mármore, cerâmica, marmorite, plurigoma e similares;

 Limpar/remover o pó de capachos e tapetes;

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência diária.

B. SEMANAL

 Limpar portas, barras e batentes com produto adequado;

 Limpar as forrações de couro ou plástico em assentos e poltronas com produto adequado;

 Limpar/polir todos os metais, tais como: torneiras, válvulas, registros, sifões, fechaduras, etc., com produto adequado, procurando fazer uso de polidores de baixa toxidade ou atóxicos;

 Limpar telefones com produto adequado, evitando fazer a limpeza de bocais (e outras partes manuseadas) com produto alergênicos, usando apenas pano úmido;

 Encerar/lustrar os pisos de madeira, paviflex, plurigoma e similares;

 Retirar o pó e resíduos dos quadros em geral;

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência semanal.

C. MENSAL

 Limpar/remover manchas de forros, paredes e rodapés;

 Remover o pó de cortinas e persianas, com equipamentos e acessórios adequados;

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência mensal.

D. TRIMESTRAL

(18)

Página 18 de 59

 Limpar todas as luminárias por dentro e por fora, lâmpadas, aletas e difusores;

 Limpar persianas com produtos, equipamentos e acessórios adequados;

 Efetuar dedetização, desinsetização e desratização nas dependências da Unidade;

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência trimestral.

E. SEMESTRALMENTE

 Deverá ser feita avaliação pelo Engenheiro Químico da Contratada antes da realização dos serviços e após expedição de laudo técnico;

 Limpeza de caixa d’água, obedecendo ao cronograma prévio aprovado pela contratante, segundo normas da Vigilância Sanitária.

 Executar os demais serviços considerados necessários à frequência semestral.

F. SEMPRE QUE NECESSÁRIO

 Efetuar pequenos desentupimentos de pias e ralos de pisos, bem como vasos sanitários.

 Os serviços poderão ser executados em horários que não interfiram nas atividades normais da contratante, respeitada a jornada de 44 horas semanais.

 Os trapos e estopas contaminados nas atividades de polimento (ou que utilizem produtos considerados tóxicos) deverão ser segregados e ter destinação adequada.

 A limpeza dos pisos pavimentados somente será feita por meio de varredura e recolhimento de detritos, ou por meio da utilização de baldes, panos molhados ou escovão, sendo expressamente vedada lavagem com água potável, exceto em caso que se confirme material contagioso ou outros que tragam danos à saúde;

 Sempre que possível, será permitida lavagem com água de reuso ou outras fontes (águas de chuva, poços cuja água seja certificada de não contaminação por metais pesados ou agentes bacteriológicos, minas e outros).

4.4. ÁREAS EXTERNAS - PISOS PAVIMENTADOS ADJACENTES/CONTÍGUOS ÀS EDIFICAÇÕES Características: consideram-se áreas externas, os pisos pavimentados adjacentes/contíguos às edificações aquelas áreas circundantes aos prédios administrativos, revestidas de cimento, lajota, cerâmica etc.

Os serviços serão executados pela Contratada na seguinte frequência:

A. DIÁRIA

 Manter os cestos isentos de detritos, acondicionando-os em local indicado pela Contratante;

 Limpar/remover o pó de capachos;

 Limpar adequadamente cinzeiros;

 Varrer toda a parte externa do prédio e proceder a retirada de papeis e outros detritos das áreas ajardinadas, mantendo limpa as demais dependências externas do prédio (pátio, jardins e entradas: principal e de funcionários) e a lixeira externa;

(19)

Página 19 de 59

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência diária;

 Lavar os pisos somente nas áreas circunscritas que apresentem sujidade e manchas, observadas as restrições do item 2 a seguir.

B. SEMANAL

 Lavar os pisos, observados os regramentos estabelecidos pelo item “D” a seguir;

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência semanal.

C. MENSAL

 Limpar e polir todos os metais, tais como: torneiras, válvulas, registros, sifões, fechaduras, etc. com produtos adequados, procurando fazer uso de polidores de baixa toxidade ou atóxicos;

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência mensal.

D. SEMPRE QUE NECESSÁRIO

 Efetuar pequenos desentupimentos de pias e ralos de pisos, bem como vasos sanitários.

 Os serviços poderão ser executados em horários que não interfiram nas atividades normais da contratante, respeitada a jornada de 44 horas semanais.

 Os trapos e estopas contaminados nas atividades de polimento (ou que utilizem produtos considerados tóxicos) deverão ser segregados e ter destinação adequada.

 A limpeza dos pisos pavimentados somente será feita por meio de varredura e recolhimento de detritos, ou por meio da utilização de baldes, panos molhados ou escovão, sendo expressamente vedada lavagem com água potável, exceto em caso que se confirme material contagioso ou outros que tragam danos à saúde;

 Sempre que possível, será permitida lavagem com água de reuso ou outras fontes (águas de chuva, poços cuja água seja certificada de não contaminação por metais pesados ou agentes bacteriológicos, minas e outros).

4.5. ÁREAS EXTERNAS – VARRIÇÃO DE PASSEIOS E ARRUAMENTOS

Características: áreas destinadas a estacionamentos (inclusive garagens cobertas), passeios, alamedas, arruamentos e demais áreas circunscritas nas dependências da contratante.

Os serviços serão executados pela Contratada na seguinte frequência:

A. DIÁRIA

 Manter os cestos isentos de detritos, acondicionando-os em local indicado pela Contratante;

 Varrer as áreas pavimentadas, removendo os detritos acondicionando-os apropriadamente e retirando-os para local indicado pela contratante;

 Retirar papéis, detritos e folhagens, acondicionando-os apropriadamente, retirando-os para local apropriado, sendo terminantemente vedada a queima dessas matérias em

(20)

Página 20 de 59

local não autorizado, situado na área circunscrita de propriedade da Contratante, observada a legislação ambiental vigente e de medicina e segurança do trabalho;

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência diária.

B. SEMANAL

 Executar serviços considerados necessários à frequência semanal.

C. SEMPRE QUE NECESSÁRIO

 Efetuar pequenos desentupimentos de pias e ralos de pisos, bem como vasos sanitários.

 Os serviços poderão ser executados em horários que não interfiram nas atividades normais da contratante, respeitada a jornada de 44 horas semanais.

 A limpeza dos pisos pavimentados somente será feita por meio de varredura e recolhimento de detritos, ou por meio da utilização de baldes, panos molhados ou escovão, sendo expressamente vedada lavagem com água potável, exceto em caso que se confirme material contagioso ou outros que tragam danos à saúde;

 Sempre que possível, será permitida lavagem com água de reuso ou outras fontes (águas de chuva, poços cuja água seja certificada de não contaminação por metais pesados ou agentes bacteriológicos, minas e outros).

4.6. ÁREAS EXTERNAS - PÁTIOS, ÁREAS VERDES (BAIXA FREQÜÊNCIA) e COLETA DE DETRITOS Características: consideram-se áreas externas com e sem pavimentos, com ou sem pedregulhos, com ou sem jardins e gramados.

Os serviços serão executados pela Contratada na seguinte frequência:

A. DIÁRIA

 Retirar os detritos dos cestos, removendo-os para local indicado pela Contratante

 Coletar papéis, detritos e folhagens das áreas, acondicionando-os apropriadamente e retirando-os para local indicado pela Contratante, sendo terminantemente vedada a queima dessas matérias em local não autorizado, situado na área circunscrita de propriedade da Contratante, observada a legislação ambiental vigente e de medicina e segurança do trabalho;

B. MENSAL

 Corte de mato com recolhimento e retirada dos detritos pela Contratada;

 Executar demais serviços considerados necessários à frequência mensal.

 Os serviços poderão ser executados em horários que não interfiram nas atividades normais da contratante, respeitada a jornada de 44 horas semanais.

 A limpeza dos pisos pavimentados somente será feita por meio de varredura e recolhimento de detritos, ou por meio da utilização de baldes, panos molhados ou

(21)

Página 21 de 59

escovão, sendo expressamente vedada lavagem com água potável, exceto em caso que se confirme material contagioso ou outros que tragam danos à saúde;

 Sempre que possível, será permitida lavagem com água de reuso ou outras fontes (águas de chuva, poços cuja água seja certificada de não contaminação por metais pesados ou agentes bacteriológicos, minas e outros).

C. SEMPRE QUE NECESSÁRIO

 Efetuar pequenos desentupimentos de pias e ralos de pisos, bem como vasos sanitários.

4.7. VIDROS EXTERNOS (COM OU SEM EXPOSIÇÃO À SITUAÇÃO DE RISCO) e VIDROS INTERNOS QUE SE ENCONTRAM NO INTERIOR DA EDIFICAÇÃO (COM OU SEM EXPOSIÇÃO À SITUAÇÃO DE RISCO)

Características: consideram-se VIDROS EXTERNOS aqueles localizados nas fachadas das edificações e os VIDROS INTERNOS aqueles localizados dentro das edificações.

Os vidros externos e internos se compõem de face interna e face externa. A quantificação da área dos vidros externos deverá se referir somente a uma de suas faces.

Os serviços serão executados pela Contratada na seguinte frequência:

A. MENSALMENTE

 Limpar todos os vidros externos e internos (faces externas e internas), aplicando-lhes, se necessário, produtos anti-embaçantes de baixa toxicidade.

 Os serviços poderão ser executados em horários que não interfiram nas atividades normais da contratante, respeitada a jornada de 44 horas semanais.

5. DO SERVIÇO DE DESINSETIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO

A empresa vencedora do serviço de limpeza deverá prestar também os serviços de desinsetização contra insetos, e de desratização, conforme detalhamento presente abaixo:

DESINSETIZAÇÃO DESRATIZAÇÃO

Aplicação de inseticida, na forma de vapor, líquido, pó ou gel, incolor, inodoro e inofensivo à saúde humana e eficaz no combate e extermínio de baratas, lacraias e formigas, nas áreas internas e externas das unidades das secretarias.

Consiste na aplicação de raticidas na forma de grãos, iscas peletizadas e parafinados, pós de contato, inodoro e inofensivo à saúde humana e eficaz no combate a roedores (ratos).

5.1. DESINSETIZAÇÃO

A desinsetização deverá ser realizada trimestralmente, em todas as dependências das unidades objeto do presente instrumento, da seguinte forma:

(22)

Página 22 de 59

 As intervenções deverão ser feitas por funcionários devidamente habilitados, obedecendo às normas de segurança do trabalho, em todas as áreas abrangidas pelo contrato, incluindo as caixas de gordura, poços de elevador e outros locais internos e externos dos prédios, com utilização de produtos antialérgicos e inofensivos à saúde humana, devidamente licenciados pela ANVISA, devendo ser fornecidas máscaras de proteção, não só, aos profissionais envolvidos na execução dos serviços, como, também, às aos indicados pelas unidades, em caso de necessidade de acompanhamento.

 Sempre que verificada a necessidade de reforço, a contratada reavaliará sua metodologia e realizará laudo técnico, de forma a garantir a eficácia e total abrangência do serviço; e

 Os horários das intervenções deverão ser previamente acordados com a fiscalização do CONTRATANTE, e informados, com antecedência, a todos os órgãos contidos no contrato.

a) Desinsetização com inseticida na forma líquida:

 Deverá ser utilizado, nas situações e em todos os locais em que for verificada a adequação de seu uso, incluindo-se: escadas, áreas de circulação, garagens e rede de esgotos e águas pluviais existentes;

 A formulação (diluição) do produto a ser utilizado deverá ser efetuada no local de aplicação, sem a presença de pessoas não habilitadas para tal manipulação.

b) Desinsetização com inseticida na forma de gel:

 Deverá ser utilizada, nas situações e em todos os locais em que for verificada a adequação de seu uso, incluindo-se: escritórios, divisórias, salas de aula, bibliotecas, centros cirúrgicos, consultórios e onde o biólogo da contratada assim determinar.

c) Desinsetização com inseticida na forma pó seco:

 Deverá ser utilizada nas partes elétricas como tomadas e caixas de passagem elétrica, além de caixas de telefone e outros locais, onde não haja indicação do uso de líquido ou gel.

d) A Desinsetização inseticida na forma gasosa:

 Deverá ser utilizada sempre que constatada e indicada sua necessidade, após avaliação técnica contratada.

5.2. DESRATIZAÇÃO

Consiste na aplicação de raticidas coagulantes, à base de hidroxicumarina, em forma de iscas e pó de contato ou de difethialone em forma de blocos parafinados, para os locais estratégicos de

(23)

Página 23 de 59

passagem e abrigo de roedores. Todos os produtos deverão conter antídotos para o homem e demais mamíferos, reforçando a segurança de seu uso.

A desratização deverá ser realizada trimestralmente, em todas as dependências das unidades objeto do presente instrumento.

5.3. DEFINIÇÃO DE SANEANTES E DOMISSANITÁRIOS A SEREM UTILIZADOS NAS UNIDADES São substâncias ou preparações destinadas à higienização e desinfecção domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água, compreendendo:

a. INSETICIDAS: destinados ao combate, prevenção e controle dos insetos em habitações, recintos e lugares de uso público e suas cercanias.

b. RATICIDAS: destinados ao controle de ratos, camundongos e outros roedores, em recintos e lugares de uso público, contendo substâncias ativas, isoladas ou em associação, que não ofereçam risco à saúde do homem e dos animais, quando aplicados em conformidade com as recomendações contidas em sua apresentação,

c. DESINFETANTES: destinados a destruir, indiscriminada ou seletivamente, microorganismos, quando aplicados em objeto inanimados ou ambientes. Princípios ativos permitidos para desinfetantes hospitalares para superfícies fixas: fenólicos, quaternários de amônio, compostos clorados orgânicos e inorgânicos, iodo e derivados, alcoóis e glicóis, biguanidas.

d. DETERGENTES: destinados a dissolver gorduras e a higiene de recipientes e vasilhas, e aplicações de uso doméstico.

São equiparados aos produtos domissanitários os detergentes, desinfetantes e respectivos congêneres, destinados a aplicação em objetos inanimados e em ambientes, ficando sujeito às mesmas exigências e condições no concernente à industrialização, registro, entrega, consumo e fiscalização.

Todo produto deverá ter a aprovação do Ministério da Saúde – ANVISA, contendo o número de aprovação no rótulo, assim, como, especificação de sua composição e diluição.

Sua finalidade é a execução dos serviços técnicos de higienização ambiental, assegurando níveis de limpeza e desinfecção ótimos, de acordo com os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde), bem como manter o estado geral de limpeza, preservando também, o bom aspecto visual interno e externo das áreas abrangidas.

6. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE LIMPEZA

Toda limpeza a ser efetuada em unidades de saúde (hospitalar, ambulatorial ou predial) independente da área a ser limpa, deve seguir no mínimo os princípios de Boas Práticas de Limpeza abaixo descritos:

a) De cima para baixo (das paredes para o piso)

(24)

Página 24 de 59

b) Do mais limpo para o mais sujo, ou seja, do menos contaminado para o mais contaminado

c) Num movimento único e em um só sentido; (nunca movimento de vai e vem).

d) Do fundo do ambiente para a porta

e) Pisos de corredores, saguões, etc., de dentro para fora e de trás para frente;

f) Lavar as mãos antes e após o uso EPI’s (ex. luvas), e antes e após o término das atividades;

g) Não utilizar anéis, pulseiras e outros adornos durante o período de trabalho;

h) Usar EPI’s e EPCs adequados às atividades exercidas;

i) Não efetuar varredura a seco: o ato de varrer o piso leva à dispersão de Microorganismos, que podem estar veiculados às partículas de pó, por isso, o indicado é a varredura úmida que pode ser feita com mopp ou equivalente;

j) Utilizar produtos químicos aprovados pelo M.S e em conformidade com a portaria nº.

15 de 23 de agosto de 1988 – serviço de Vigilância Sanitária; e ainda com as padronizações e determinação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

k) Utilizar borrifadores para soluções, ao invés de baldes, para evitar a contaminação da solução;

l) Utilizar panos de cores diferentes para limpeza das diferentes superfícies e áreas:

paredes, pisos, pias, móveis e etc.

m) Não deixar panos de molho a fim de evitar a proliferação de Microorganismos.

n) Retirar os resíduos utilizados sacos em conformidade com a NBR 9190;

o) Colocar saco para resíduo adequado (de acordo com a NBR 9190 e Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde;

p) Colocar saco de lixo, padronizado (conforme especificações NBR 9190), em local indicado pela contratante.

A contratada deverá suprir as Campanhas Oficiais de Vacinação que são realizadas nas Unidades aos sábados, ao longo de cada ano. Estas campanhas são em número de 07 a 10 por ano.

7. EQUIPE DE PROFISSIONAIS E SEUS RESPECTIVOS SETORES 7.1. UNIDADES - REGIÃO NORTE

LOTE 1 – NORTE

# UNIDADE HORARIO DE

FUNC.

LIMP. DE CX.

D’ÁGUA, DEDETI.

DESINSETI.

E DESRATI

QTD DE FUNC. - DIURNO

CH (hs)

QTD DE FUNC. - NOTURNO

CH (hs)

1

AMA Jardim Joamar 2ª à sab. - 7h às

19h Sim 3 44 -

UBS Jardim Joamar 2ª à sex - 7h às

19h Sim 2 44 -

(25)

Página 25 de 59 2 AMA Lauzane

Paulista

2ª à Sab - 7h às

19h Sim 3 44 -

3 AMA Wamberto Dias Costa

2ª à Sab - 7h às

19h Sim 3 44 -

4 CAPS AD III Santana 2ª à dom - 24h/

dia Sim 4 12X36 2 12X36

5 CAPS INF III Santana 2ª à dom - 24h/

dia Sim 4 12X36 2 12X36

6 SRT Mandaqui I

Masculino Sim --- - -

7 SRT Mandaqui II

Feminino Sim --- - -

8 UAA Santana I

Masculino Sim --- - -

9 UAA Santana II

Masculino Sim --- - -

10 UBS Jardim Apuana 2ª à 6ª - 7h às 17h Sim 2 40 -

11 CAPS ADULTO III Mandaqui

2ª à dom - 24h/

dia Sim 4 12X36 2 12X36

12 CAPS ADULTO II Dr.

Leonidio Galvão 2ª à 6ª - 7h às 19h Sim 2 44 -

13 PSM Lauro Ribas Braga

2ª à dom - 24h/

dia Sim 8 12X36 8 12X36

1 (encarregado) 44 1 (encarregado) 44 14 UBS Dona

Mariquinha Sciascia 2ª à 6ª - 7h às 19h Sim 3 44 -

15 UBS Dr. Jose Toledo

Piza 2ª à 6ª - 7h às 19h Sim 3 44 -

16 UBS Jaçana 2ª à 6ª - 7h às 19h Sim 3 44 -

17 UBS Jardim das

Pedras 2ª à 6ª - 7h às 17h Sim 2 40 -

18 UBS Jardim Flor de

Maio 2ª à 6ª - 7h às 17h Sim 2 40 -

19 UBS Jardim Fontalis 2ª à 6ª - 7h às 17h Sim 1 40 -

20 UBS Parque Edu

Chaves 2ª à 6ª - 7h às 19h Sim 3 44 -

21 UBS Vila Albertina -

Dr. Osvaldo Marçal 2ª à 6ª - 7h às 19h Sim 4 44 -

22 UBS Vila Nova

Galvão 2ª à 6ª - 7h às 19h Sim 2 44 -

QUANTIDADE TOTAL DE FUNCIONÁRIOS - LOTE 1 59 15

RESUMO - FUNCIONÁRIOS X CH – LOTE 1 Qtd.

FUNCIONÁRIOS DIURNO 40 HORAS 7

FUNCIONÁRIOS DIURNO 44 HORAS 32

FUNCIONÁRIO NOTURNOS 44 HORAS 1

FUNCIONÁRIOS DIURNO 12 X 36 HORAS 20

FUNCIONÁRIOS NOTURNOS 12 X 36 HORAS 14

Referências

Documentos relacionados

3.5.3. Os fornecedores interessados poderão, FACULTATIVAMENTE, efetuar vistoria prévia nos locais onde prestarão os serviços, para fins de reconhecimento das condições em que

desta publicação poderá ser reproduzida, utilizada ou transmitida em qualquer forma ou meio, sem prévia permissão.. Esse guia prático para o planejamento estratégico de

Puxe a trava próxima ao lado inferior do compartimento da unidade de disco rígido de 2,5 polegadas para longe do suporte para soltá-lo e, em seguida, deslize o compartimento da

Os dados mensais das variáveis físico-químicas e microbiológicas da água de consumo humano de Botucatu nos últimos anos, obtidos pelas médias das amostras

Todas as amostras de pães analisadas apresentaram contaminação por DON, e embora estejam em níveis abaixo do estabelecido pela legislação brasileira, demonstra que

Dessa forma, conhecer a extensão dessa contaminação poderá fornecer subsídios para os diversos segmentos envolvidos com a produção, utilização e importação de

286, de 15 de janeiro de 2003, menciono abaixo as pessoas fisicas devidamente habilitadas a exercerem as funç6es previstas neste dispositivo legal:. # DESPACHANTES

Para a avaliação da disciplina de Educação Física nos cursos da Policia Militar de Minas Gerais são consideradas seis provas físicas necessárias para o exercício da