• Nenhum resultado encontrado

Gono do Estado de Goiás, 2003

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Gono do Estado de Goiás, 2003"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL (5ª A 8ª SÉRIE) E ENSINO MÉDIO-PIII

P

P

R

R

O

O

V

V

A

A

O

O

B

B

J

J

E

E

T

T

I

I

V

V

A

A

C

C

O

O

N

N

H

H

E

E

C

C

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

S

S

G

G

E

E

R

R

A

A

I

I

S

S

E

E

C

C

O

O

N

N

H

H

E

E

C

C

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

S

S

E

E

S

S

P

P

E

E

C

C

Í

Í

F

F

I

I

C

C

O

O

S

S

M

M

A

A

T

T

E

E

M

M

Á

Á

T

T

I

I

C

C

A

A

Só abra este caderno quando o fiscal autorizar.

Leia atentamente as instruções abaixo.

1. Este caderno de provas é composto de 50 questões. Confira-o todo e solicite sua substituição, caso apresente falha de impressão ou esteja incompleto.

2. Leia cuidadosamente cada questão da prova, antes de respondê-la.

3. Preencha, no cartão-resposta, com caneta esferográfica preta, o alvéolo correspondente à alternativa escolhida para cada questão.

4. Sua resposta não será considerada se:

- houver marcação de duas ou mais alternativas;

- o alvéolo correspondente à sua resposta não estiver completamente preenchido; - forem ultrapassados os limites do alvéolo a ser preenchido.

5. Durante as provas, o(a) candidato(a) não deverá levantar-se sem autorização prévia ou comunicar-se com outros(as) candidatos(as).

OBSERVAÇÕES: - Os fiscais não estão autorizados a fornecer informações acerca desta prova.

- Se desejar, poderá utilizar a folha intermediária de respostas, na 3ª capa, para registrar as alternativas escolhidas.

(2)
(3)

Questão 1

A natureza espiritual do intelecto e o hábito como perfeição adquirida são dois aspectos antropológicos da educação.

A propósito desses conceitos, marque a alternativa CORRETA:

a) São os fundamentos que determinam, para Aristóteles, respectivamente, os fins da educação e os limites ontológicos do processo de ensino-aprendizagem.

b) Foram descobertos por Levy-Strauss em suas pesquisas sobre a oralidade na transmissão de saberes de comunidades pré-modernas.

c) Não têm relevância alguma para o educador, porque as diretrizes da evolução humana já estão solidamente determinadas pela biologia.

d) São exatamente os princípios que Dewey toma como premissas do seu progressismo construtivista.

e) Amparam a concepção ético-política de que ao Estado compete, antes de qualquer outra instituição, educar a juventude.

Questão 2

É um lugar-comum dizer que, para o naturalismo de Rousseau, “o homem é bom, a sociedade é que o corrompe”. Daí, é INCORRETO afirmar que

a) a escola assumirá as funções formativas tradicionais da religião.

b) a metafísica deve ser tomada como disciplina fundamental na investigação e no fazer pedagógicos. c) a educação deverá ser laica e pautar-se pelos objetivos exclusivos do progresso histórico.

d) todos os homens têm, indistintamente, a vocação para uma educação de tipo escolar. e) a pedagogia deverá seguir o mais possível os ditames da natureza.

Questão 3

A maiêutica é uma concepção didático-pedagógica segundo a qual professor e aluno devem entrar em diálogo, orientado pelo questionamento do mestre, até que o aluno descubra a verdade que já lhe pertence, mas de que estava esquecido.

A divulgação desse recurso docente pode ser atribuída a a) Pestallozzi, que o utilizou com menores órfãos e carentes. b) Locke, para assegurar a plena democracia do ambiente escolar. c) Sócrates, que a demonstrou exemplarmente no Mênon.

d) Hugo de São Vitor, para ensinar o que é a leitura competente de um texto. e) Severino Boécio, ao relacionar as sete artes liberais.

Questão 4

A bandeira de luta por uma “escola única, pública, laica e gratuita” foi erguida pelos assim chamados pioneiros da Escola Nova.

Sobre esse movimento, é CORRETO afirmar:

a) Tem no pragmatismo, no progressismo e no misticismo protestante suas bases teóricas.

b) Propunha um retorno aos estudos de latim e grego no curso secundário, sob a inspiração do Ratio Studiorum

dos jesuítas.

c) Trata-se de uma escolha explícita do referencial didático de Comênius. d) Sua influência no Brasil deve-se a Anízio Teixeira, Lourenço Filho e outros.

(4)

3 Questão 5

A relação entre escola e sociedade apóia-se numa prévia noção sobre o que seja a sociedade. Tem-se basicamente três posições a respeito:

I. Há os que dizem que “o homem é um ser social por natureza”, base do conceito de pessoa e de bem comum. – Posição A.

II. Há os que afirmam que o homem é “um indivíduo que se torna sócio mediante o contrato social”, do qual parte o liberalismo. – Posição B.

III. Há quem negue ambas, afirmando que “cada indivíduo é parte de um todo”, como uma peça de uma máquina ou uma célula de algum organismo. – Posição C.

Admitidas essas correntes, é CORRETO afirmar:

a) Para a posição A, a educação começa na família, devendo a escola completá-la mediante um mandato ético prioritário da própria família.

b) Para a posição B, a escola será uma instituição mais importante do que a família, pois o indivíduo deve ser educado para a autonomia e independência de livre-pensador, requeridas para sobreviver num mundo competitivo.

c) Realmente, toda ciência social deve ter clareza sobre suas premissas epistemológicas, e as três afirmações, nesse caso, estão corretas.

d) Para a posição C, a escola deve ser sempre estatal, uma vez que só o estado pode gerenciar com eficiência as partes do todo e garantir a construção de uma sociedade igualitária.

e) Uma sociologia autêntica e consistente com os seus postulados epistemológicos nunca admitiria partir de

idéias, como as expressas na introdução da questão, mas só de fatos. Por isso, as alternativas acima não possuem significado científico para o sociólogo.

Questão 6

Os Parâmetros Curriculares Nacionais insistem em que um dos objetivos da escola é “promover a socialização do aluno”, incluindo nessa idéia a formação para a cidadania, a preparação para o trabalho, a educação sexual e a consciência ecológica.

Um sociólogo da educação poderia, legitimamente, interpretar assim tais diretrizes:

a) Numa sociedade capitalista e moderna como a brasileira, em que a divisão social do trabalho é fundamental, é razoável que a legislação ligue a escola ao mundo econômico.

b) Todas as alternativas podem ser legitimamente assumidas pelo discurso sociológico-educacional.

c) Numa sociedade antropologicamente complexa como a brasileira, a escola precisa assumir múltiplos papéis e investir-se das funções típicas do terceiro setor, como uma ONG.

d) Sendo o espírito legislativo da Constituição de 1988 e da LDB de 1996 francamente socializante, é compreensível que o Estado regulamente a educação por meio de sistemas de ensino burocráticos e tendencialmente centralizadores.

e) A partir da década de 1990, o neo-liberalismo atrelou a escola à lógica da “qualidade total”, sendo pois evidente que a legislação favoreça o setor produtivo, criando um discurso conscientizador e apaziguador, que permita o engajamento globalizado do Brasil.

(5)

A aprendizagem é conceituada pelos comportamentalistas como sendo mudança relativamente duradoura no comportamento, induzida pela experiência. Porém, as mudanças no comportamento não podem ser sempre atribuídas à experiência, tal como os comportamentalistas acreditam.

PERGUNTA-SE: Por que existem diferentes concepções de aprendizagem? Marque a alternativa CORRETA:

a) Porque se concebe a aprendizagem como sendo um processo decorrente da ação concreta com objetos. b) Porque a concepção de aprendizagem depende da concepção que se tem de conhecimento.

c) Porque há diferentes entendimentos sobre o que são os processos mentais.

d) Porque há um consenso no sentido de considerar que o homem pode aprender qualquer coisa em qualquer idade.

e) Porque se considera o aprender a partir da perspectiva que contempla o aprendiz como um ser ativo e interativo.

Questão 8

A psicologia do desenvolvimento descreve e explica mudanças psicológicas (cognitivas, afetivas, sociais) que ocorrem nos indivíduos no decorrer do tempo, resultantes de fatores inatos, sociais, sócio-histórico-culturais, biológicos, afetivos e cognitivos, entre outros.

É fundamental para o professor conhecer as teorias do desenvolvimento humano para planejar e operacionalizar o processo de ensino, de forma a viabilizar o processo de aprendizagem pelo aluno. Dessa forma, ao conhecer e compreender as teorias do desenvolvimento, o professor estará preparado para

I. rever os modos convencionais de conceber e assegurar os vínculos entre escola, família e comunidade. II. aplicar e avaliar o desempenho dos alunos em testes de inteligência.

III. diagnosticar distúrbios psicológicos, tal como a esquizofrenia.

IV. selecionar que conteúdos escolares ensinar, como e quando ensiná-los. Marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas os itens I e II são verdadeiros. b) Apenas os itens I e III são verdadeiros. c) Apenas os itens I e IV são verdadeiros. d) Apenas os itens II e III são verdadeiros. e) Apenas os itens II e IV são verdadeiros.

Questão 9

O processo ensino-aprendizagem deve ter no professor seu centro de gravidade; a matéria deve ser antes de tudo aprendida e assim demonstrada em provas individuais; a disciplina deve ser severa para conter os excessos da criança e do jovem; o regime escolar deve ser rigidamente seriado, para possibilitar a seleção dos melhores; o currículo científico deve predominar sobre o de humanidades.

Eis algumas idéias importantes e básicas da teoria a) construtivista, segundo a psicologia genética de Piaget. b) histórico-cultural, representada por Vigotsky.

c) humanista dialética, defendida por Severino e Luchesi. d) clássico-escolástica, utilizada pelos jesuítas.

(6)

5 Questão 10

Ivan Illich, em Sociedade sem escolas, e Alexander Neill, em Liberdade sem medo, são críticos radicais da pedagogia moderna, argumentando que suas bases teóricas possuem um viés autoritário de controlar a liberdade, instaurando o medo e inibindo o potencial criador da criança e seu protagonismo social. Recentemente, o educador e psicanalista Rubem Alves tratou da “Escola da ponte”, projeto português em que a relação tradicional entre disciplina e liberdade é também questionada.

Com base nessas considerações, marque a alternativa CORRETA: a) Não há espaço para a ciência em pedagogia, só para a ideologia.

b) A teoria pedagógica é legítima em sua pretensão científica, mas deve-se conceder que não há neutralidade ideológica, importando assumir explicitamente posição nesse campo.

c) A teoria pedagógica ainda não está plenamente constituída em seu objeto formal, não possuindo um discurso epistemológico estável, o que leva a tais críticas.

d) As três críticas emanam da perspectiva contracultural, que se fundamenta no existencialismo do pós-guerra fria e no movimento new-age.

e) O pensamento pedagógico desses três constestadores possui como paradigma o modelo cubano de escola popular, crítico do imperialismo burguês.

Questão 11

Analisando as novas tendências de uma gestão escolar participativa, considere as proposições a seguir: I. Uma gestão escolar que congregue os dirigentes, os professores, os funcionários e representantes de alunos

e dos pais, promove a melhoria na qualidade de ensino e estimula a participação da sociedade externa na vida da escola.

II. A gestão da escola deve ser feita pelo diretor e seus coordenadores, uma vez que são as pessoas indicadas para definir os rumos que a escola deve tomar.

III. Os professores devem participar somente como colaboradores indiretos na gestão da escola, pois devem ocupar-se integralmente das atividades inerentes à sala de aula.

Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas a proposição I é verdadeira. b) Apenas a proposição II é verdadeira. c) Apenas a proposição III é verdadeira. d) As proposições I e II são verdadeiras. e) As proposições I e III são verdadeiras. Questão 12

Um diretor deve estar atento às situações que ocorrem no ambiente escolar e que concorrem para melhorar a imagem da escola, interna e externamente.

Entre elas, podem ser citadas:

I. O cuidado com os aspectos materiais, como a aparência física da escola, já que um prédio bem cuidado, limpo, agradável e acolhedor constitui a primeira impressão que a pessoa tem ao chegar à escola.

II. O desenvolvimento de programas de melhoria de desempenho escolar. III. O fomento à participação dos pais dos alunos nas atividades escolares.

IV. O esclarecimento a todos os membros da comunidade escolar da necessidade de tratar com urbanidade a todas as pessoas que procuram a escola.

Marque a alternativa CORRETA: a) Os itens I, II, III e IV estão corretos. b) Apenas os itens I, II e IV estão corretos. c) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. d) Apenas o item III está correto.

(7)

Leia o trecho que segue:

O professor analisa sua prática à luz da teoria, revê sua prática, experimenta novas formas de trabalho, cria novas estratégias, inventa novos procedimentos. Tematizando sua prática, isto é, fazendo com que sua prática se converta em conteúdo de reflexão, ele vai ampliando a consciência sobre sua própria prática.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. Goiânia: Alternativa, 2001, p. 67.

Analisando a citação, o professor deve assumir, no exercício de sua profissão, as seguintes recomendações:

I. Apropriar-se dos conhecimentos da didática, já que essa disciplina estabelece a teoria a ser posta em prática pelos professores, cabendo a estes pautar seu trabalho pelos princípios que ela formula.

II. Compreender a reflexão e a prática em suas relações de reciprocidade e complementaridade, de modo que o próprio professor possa construir conhecimento sobre seu trabalho ao cotejar a teoria e as demandas da prática.

III. Assumir a docência como atividade eminentemente prática, em que o fazer tem muito mais significado profissional do que a teoria, porque esta geralmente desconhece a prática.

IV. A teoria é um tipo de conhecimento que visa explicar e compreender a realidade, podendo, por isso, ajudar os professores a esclarecer melhor as situações imprevistas, conflitivas ou embaraçosas da sala de aula e a melhorar a sua prática.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas as proposições I e II estão corretas. b) Apenas as proposições I e III estão corretas. c) Apenas as proposições I e IV estão corretas. d) Apenas as proposições II e IV estão corretas. e) Apenas as proposições III e IV estão corretas. Questão 14

A prática e a reflexão têm sido tratadas, freqüentemente, como atividades separadas. Apesar de muitos profissionais interessarem-se mais pela prática, desprezando o valor da teoria, e outros estarem mais voltados para a reflexão teórica minimizando a prática, essas duas dimensões da atividade humana são inseparáveis, uma alimentando a outra.

Diante dos desafios enfrentados pelo professor em relação à indissociabilidade entre reflexão e prática, considere os princípios a seguir:

I. Há uma relação de reciprocidade e complementaridade entre a reflexão e a prática, de modo que o próprio professor pode construir conhecimento sobre seu trabalho ao cotejar a teoria e as demandas da prática. II. A didática deve ser considerada como disciplina que estabelece a teoria a ser posta em prática pelos

professores, cabendo a estes pautar seu trabalho pelos princípios que ela formula.

III. Reconhecer que o magistério é uma atividade eminentemente prática, em que o fazer tem muito mais significado profissional do que a teoria, porque esta geralmente desconhece a prática.

IV. A formação teórica construída ao longo dos cursos de habilitação para o magistério é o que garante a qualificação profissional dos professores.

(8)

7 Questão 15

Marque a alternativa CORRETA.

Não se desenvolvem pesquisas educacionais nas escolas de ensino fundamental e ensino médio porque a) são desnecessárias à ação pedagógica dos professores.

b) só podem ser desenvolvidas por professores universitários. c) faltam recursos tecnológicos.

d) os professores são despreparados, em decorrência das insuficiências no processo de sua formação. e) há dificuldades no âmbito das políticas de gestão.

Questão 16

Marque a alternativa CORRETA:

a) As pesquisas educacionais só serão científicas quando se adaptarem aos modelos das “ciências naturais”. b) Somente as pesquisas na área das ciências exatas garantem objetividade e validade de seus resultados. c) A complexidade dos fenômenos educativos exige que as pesquisas nessa área só adotem procedimentos

qualitativos.

d) A especificidade do objeto de investigação em educação exige adaptação dos procedimentos usados pelas ciências naturais.

e) Para se garantir a confiabilidade das pesquisas educacionais, faz-se necessária uma intervenção na realidade. Questão 17

O art. 205 da Constituição Federal de 1988 diz que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

De acordo com a leitura do texto, julgue as proposições abaixo:

I. A educação deverá priorizar somente a formação de recursos humanos para o trabalho. II. A educação contribui com a sociedade ao promover a formação plena das pessoas.

III. À medida que o Estado promove a educação, a família deverá ser excluída, paulatinamente, do processo educacional.

IV. Entre outras, uma das colaborações que a sociedade dará à educação será no sentido de fornecer os recursos humanos necessários ao implemento das ações educativas.

Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas a proposição I é verdadeira. b) Apenas a proposição II é verdadeira. c) Apenas a proposição IV é verdadeira.

d) Apenas as proposições I e III são verdadeiras. e) Apenas as proposições II e IV são verdadeiras.

(9)

Analisando os artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à organização da educação nacional, é CORRETO afirmar:

I. Cabe ao estado assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.

II. Compete ao estado oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental.

III. Os municípios poderão optar por se integrarem ao sistema estadual de ensino ou compor, com ele, um sistema único de educação básica.

IV. Cabe ao estado elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação.

Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas a proposição I é verdadeira. b) Apenas a proposição II é verdadeira. c) Apenas as proposições I e II são verdadeiras d) Apenas as proposições I, III e IV são verdadeiras. e) Apenas as proposições I, II e III são verdadeiras. Questão 19

O ensino médio tem como finalidades, segundo a Lei n. 9.394/96 (LDB):

I. Consolidação e aprofundamento de conhecimentos previamente adquiridos no ensino fundamental. II. Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando.

III. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

IV. Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas os itens I e II estão corretos. b) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. c) Apenas os itens III e IV estão corretos. d) Todos os itens estão incorretos. e) Todos os itens estão corretos. Questão 20

As novas tendências das avaliações de aprendizagem têm a finalidade de:

I. Avaliar a aprendizagem de forma isolada, uma vez que o aluno tem, necessariamente, que obter resultados acima da média em cada disciplina.

II. Avaliar o desempenho do aluno de forma global e contínua, levando-se em consideração não somente os resultados quantitativos obtidos, mas o seu empenho na construção do seu próprio conhecimento, entre outros fatores.

III. Avaliar o desempenho do aluno de forma a valorizar, prioritariamente, os resultados quantitativos por ele obtidos.

(10)

9

LÍNGUA PORTUGUESA Questão 21

A tira a seguir veicula conteúdo de crítica a valores que circulam em nossa sociedade.

O melhor de Calvin Bill Watterson

O ESTADO DE S. PAULO. São Paulo, 3 ago. 2003.

Marque a alternativa que apresenta a crítica implícita na tira:

a) Os adultos deveriam realizar, com as crianças, brincadeiras que as instruíssem na constituição da ideologia dominante.

b) A manipulação das emoções reflete a ideologia da sociedade moderna, que supervaloriza aspectos negativos da realidade, no entretenimento.

c) Uma sociedade em que as crianças mostram-se com um senso crítico mais elevado que o dos adultos está condenada a extinguir-se por falta de emoções.

d) A expressão “filme velho” autoriza o distanciamento entre os valores antigos e os modernos. e) Violência, ações vertiginosas e palavrões são recursos desvalorizados porque excitam a curiosidade.

Leia com atenção os textos abaixo. As questões 22 e 23 referem-se a eles. TEXTO A

Considerações sobre a noção de texto

Um texto é produzido por um sujeito num dado tempo e num determinado espaço. Esse sujeito, por pertencer a um grupo social num tempo e num espaço, expõe em seus textos as idéias, os anseios, os temores, as expectativas de seu tempo e de seu grupo social.

Não há texto que não mostre o seu tempo. Cabe lembrar, no entanto, que uma sociedade não produz uma única forma de ver a realidade, um único modo de analisar os problemas colocados num dado momento. Como ela é dividida em grupos sociais, que têm interesses muitas vezes antagônicos, produz idéias divergentes entre si. Cabe lembrar, no entanto, que algumas idéias, em certas épocas, exercem domínio sobre outras, ganhando o estatuto de concepção quase geral na sociedade.

Como as idéias só podem ser expressas por meio de textos, analisar a relação do texto com sua época é estudar as relações de um texto com outros.

(11)

VEJA. ano 36. n. 41. 15 out. 2003.

As cartas que seguem são respostas ao artigo “7 perigos de dar uma banana para a Alca”, referente à matéria de capa da Veja. Elas servem de ilustração para o ponto de vista defendido no texto A, apresentando opiniões divergentes sobre a comentada postura do Brasil de adiar o acordo com os EUA em relação à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a qual visa abolir as tarifas alfandegárias entre 34 países do continente.

TEXTO C CARTA 1

Estava angustiado, havia meses, com a falta de profundidade e de conhecimentos técnicos e econômicos com que o governo vem discutindo e negociando a Alca. Só para exemplificar um setor da economia: o setor coureiro calçadista, em que o mercado consumidor das Américas é de 3,3 bilhões de pares e a produção, 1,2 bilhão de pares. Ou seja, 2,1 bilhões são fornecidos por países de fora da região. Com o livre-comércio, a indústria calçadista brasileira poderia duplicar a produção de 650 milhões de pares por ano.

Antônio Olmiro Alves de Souza. Diretor da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS

CARTA 2

A despeito de todos os erros que podem estar sendo cometidos por essa administração, nunca antes o Brasil foi visto com tanto respeito em função de suas posturas nas relações comerciais como neste instante. Tenho participado de fóruns, debates e conferências com importantes sociólogos, cientistas políticos e economistas, em que uma maioria significativa vem apoiando a política internacional do governo Lula, mesmo que tenham críticas isoladas, específicas, o que é muito natural.

(12)

11 Questão 22

No texto A, há uma passagem que sintetiza exemplarmente a possibilidade de variação de pontos de vista como ocorre nos textos B e C.

Assinale a alternativa que contém essa passagem:

a) Uma sociedade não produz uma única forma de ver a realidade, um único modo de analisar os problemas colocados num dado momento.

b) Um texto é produzido por um sujeito num dado tempo e num determinado espaço.

c) Esse sujeito, por pertencer a um grupo social num tempo e num espaço, expõe, em seus textos, as idéias, os anseios, os temores, as expectativas de seu tempo e de seu grupo social.

d) Como as idéias só podem ser expressas por meio de textos, analisar a relação do texto com sua época é estudar as relações de um texto com outros.

e) Algumas idéias, em certas épocas, exercem domínio sobre outras, ganhando o estatuto de concepção quase geral na sociedade.

Questão 23

Com base na leitura dos textos A, B e C, analise as proposições a seguir:

I. Em ambas as cartas, os elementos que as constituem, tais como autor, leitor e temática, apresentam-se num grau maior de concretude do que o texto teórico de Fiorin, pois tais elementos estão situados num tempo e espaço datados e delimitados por sua publicação na revista Veja.

II. A carta 1, em seus argumentos sobre a perda da indústria no Sul, traz implícita a idéia de que, enfrentar a Alca, recusando suas propostas, foi uma atitude de “estupidez” do Brasil.

III. A carta 2 apóia sem ressalvas as medidas do governo Lula em relação à Alca e interpreta-as como um ato de coragem, perante o poder americano.

IV. As cartas e a capa da Veja relacionam-se com temas cruciais de sua época, os quais direcionam as concepções e as relações das pessoas neste novo milênio: o comércio, a globalização e, nesse quadro, a hegemonia americana, representada pela imagem da águia.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Apenas as proposições I e II são verdadeiras. b) Apenas as proposições I, II e IV são verdadeiras. c) Apenas as proposições I, III e IV são verdadeiras. d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras. e) Apenas as proposições II, III e IV são verdadeiras.

Leia a frase a seguir, retirada do texto A. As questões 24 e 25 referem-se a ela.

Como ela [a sociedade] é dividida em grupos sociais, que têm muitas vezes interesses antagônicos, produz idéias divergentes entre si.”

Questão 24

Assinale a alternativa CORRETA:

O termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por a) conforme.

(13)

Na frase acima, as vírgulas

a) permitem entender que a sociedade é dividida somente em grupos sociais com interesses antagônicos. b) são dispensáveis, uma vez que não produzem efeito de sentido.

c) representam uma incorreção, pois separam o sujeito do predicado. d) têm o objetivo de enfatizar o papel dos grupos sociais.

e) levam à conclusão de que a sociedade é dividida em grupos sociais e que todos esses grupos são passíveis de ter interesses antagônicos.

Questão 26

Leia o fragmento do Estatuto do Idoso a seguir:

Título I

Das Disposições Preliminares

Art. 3°. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

I. atendimento preferencial e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

II. preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

III. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;

IV. viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações; V. priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

VI. capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

VII. estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento;

VIII. garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.

BRASIL. Estatuto do idoso. Disponível em: http://www.nap.coppe.ufrj.br/downloads/estatuto_idoso.pdf. Acesso em 15 out. 2003.

De acordo com a leitura do texto, julgue as proposições abaixo.

I. O termo viabilização (item IV) pode ser substituído, sem perda do sentido pretendido, por compromisso de atendimento psicológico e social.

II. Os aspectos biopsicossociais de que fala o item VII referem-se ao detalhamento das orientações expostas no item V.

III. Os termos priorização e detrimento (item V) atuam juntos, assegurando a idéia de evitar o abandono do idoso por sua própria família.

IV. Os termos geriatria e gerontologia (item VI) pertencem ao mesmo campo semântico, com a diferença de que o primeiro indica uma especialidade médica dedicada ao tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento e o segundo indica uma área de estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano.

Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas a proposição I é verdadeira.

(14)

13 Questão 27

Verão

Os brasileiros tiveram de adiantar os relógios em uma hora e sofrerão terríveis desconfortos até que os seus relógios biológicos se ajustem.

As crianças que estudam em horário matutino deverão ir para a escola ainda no escuro, correndo sérios riscos.

Enfim, todos deverão submeter-se a essa medida que nenhum beneficio traz à nação ou a seu povo. Durante o verão, ocorrem os maiores níveis de precipitação pluviométrica, que estabelecem as reservas de água em represas, lagos e rios. Nas usinas hidrelétricas, as comportas serão abertas para as vazões necessárias, pois os rios têm de seguir seus cursos.

Águas passadas não movem moinhos e energia elétrica não se armazena. O medo de um possível apagão motivado por pico de energia é irracional.

Assim, creio que os técnicos devam repensar a manutenção dessa absurda medida.

FERNANDES, Geraldo. [carta]. Folha de São Paulo. São Paulo, 19 out 2003, A-3. Painel do Leitor.

Com base na leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A ausência de artigo definido, juntamente com a presença do pronome oblíquo se em “águas passadas não movem moinhos e energia elétrica não se armazena” asseguram o efeito de generalização .

b) A culminância do juízo de valor relativo à atitude de impor o horário de verão dá-se na expressão final “absurda medida”.

c) No primeiro parágrafo o autor torna explícito que os brasileiros lidam com mais de um mecanismo de ajuste orgânico, pela expressão “seus relógios biológicos” usada no plural.

d) O temor de que um possível apagão poderia acontecer devido ao excesso de energia em pleno verão é irracional segundo o autor.

e) A opção pela predominância de uma linguagem formal na correspondência pode ser demonstrada, por exemplo, pela expressão “níveis de precipitação pluviométrica”.

(15)

Abotoaduras

O maior fabricante de abotoaduras de punho fechou a indústria depois de convencer-se de que é infinitamente reduzido o número de camisas de manga comprida à disposição da humanidade. E, mais, que os exemplares deste gênero, ainda existentes, são providos de botões, dispensando abotoaduras.

– Trabalhei a vida inteira no setor – lastimava-se – e almejava legar a meus filhos a tradição das abotoaduras de punho, como requinte terminal de uma camisa digna desse nome. Os fatos ergueram-se contra mim. Não posso mais produzir abotoaduras de punho para camisas sem punho ou de punho abastardado por míseros botões de plástico.

Concluiu que é o fim da civilização e ia enforcar-se numa camisa esporte, estampada, quando esta, movida por vento súbito, saiu pelos ares, qual bandeira solta. E era tão bonito o esvoaçar do pano bigarreado, tão graciosas as evoluções que o homem resolveu desistir da morte e aplicar sua fortuna em uma indústria colossal de camisas de manga curta.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1991. p. 10.

Questão 28

Assinale a alternativa que apresenta o uso do discurso direto na voz da personagem: a) Não posso mais produzir abotoaduras de punho para camisas sem punho.

b) E era tão bonito o esvoaçar do pano bigarreado.

c) É infinitamente reduzido o número de camisas de manga comprida à disposição da humanidade. d) E, mais, que os exemplares deste gênero, ainda existentes, são providos de botões.

e) É o fim da civilização. Questão 29

Assinale a alternativa CORRETA:

A leitura atenta do último parágrafo do texto de Drummond permite concluir que a) o alcance universal da evolução técnica opõe-se à sua exploração para fins particulares. b) é da natureza do progresso que a exploração mercadológica acompanhe a tradição.

c) há sempre a necessidade de se levantarem “bandeiras” para se romper com o passado e operar um efetivo avanço na civilização.

d) às vezes, só resistindo até às últimas conseqüências, é possível encontrar-se uma saída satisfatória para o avanço desenfreado da exploração do mercado.

e) é possível acompanhar a evolução sem recorrer a atos extremados como a morte. Questão 30

Ainda tendo por base o texto de Drummond, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os segmentos “uma camisa digna desse nome” e “punho abastardado por míseros botões de plástico” consolidam a idéia de queixa também indicada pelo verbo lastimar.

b) Na expressão “requinte terminal”, o adjetivo indica a decadência da civilização.

c) Em “abotoaduras de punho”, “camisas de manga comprida” e em “camisas de manga curta”, as locuções adjetivas teriam de concordar com o nome a que se ligam.

d) O trecho “os fatos ergueram-se contra mim” refere-se às camisas de manga comprida providas de botões e não mais de abotoaduras.

(16)

15

MATEMÁTICA Questão 31

Um relógio de ponteiros foi acertado exatamente ao meio-dia. Quando o ponteiro menor (das horas) tiver percorrido um ângulo de 42º, o relógio estará marcando

a) 1h 20 min. b) 1h 24 min. c) 1h 30 min. d) 1h 36 min. e) 1h 42 min. Questao 32

Entre os produtos notáveis abaixo, indique o que pode ser justificado com a figura acima:

a)

(

a

+

b

)

2

=

a

2

+

2

ab

+

b

2

b)

(

a

b

)

2

=

a

2

2

ab

+

b

2

c)

(

a

+

b

)(

a

b

)

=

a

2

b

2

d)

(

a

+

b

)

2

a

2

=

2

ab

+

b

2

e)

(

a

+

b

) (

2

a

b

)

2

=

4

ab

Questão 33

A soma das dízimas periódicas x = 1,8787... e y = 5,1313... é: a) 7

b) 7,1 c) 7,111... d) 7,0101... e) 7,001001001... Questão 34

Uma empresa comprou produtos suficientes para alimentar seus 750 funcionários por 25 dias. Se a empresa tivesse mais 500 empregados, os alimentos adquiridos seriam suficientes apenas para

a) 10 dias. b) 12 dias. c) 15 dias. d) 18 dias. e) 20 dias.

a

a

a

a b

b b

(17)

O tamanho do sapato de uma pessoa é uma função do comprimento do próprio pé. Essas medidas obedecem às seguintes regras: y(x) = 3x – 25, para homens, e y(x) = 3x – 22 para mulheres, sendo que x representa o comprimento, em polegadas, do pé de uma pessoa, e y, a numeração do sapato correspondente.

CARVALHO, Maria C. C e S. Padrões numéricos e funções. São Paulo: Moderna, 2001. [adaptado].

Marque a alternativa INCORRETA:

a) Se o comprimento do pé de um homem for de 13 polegadas, o número do sapato deverá ser 14. b) Se o comprimento do pé de uma mulher for de 10 polegadas, o número do sapato deverá ser 8.

c) Se um homem e uma mulher calçam o mesmo número de sapato, a mulher tem o pé menor em uma polegada.

d) Se o pé de um homem é 3 polegadas maior do que o de uma mulher, o número do sapato dele é menor em seis unidades.

e) Se um homem e uma mulher tiverem pés do mesmo comprimento, o sapato do homem terá numeração menor.

Questão 36

Rotacionando o segmento de reta dado pelo gráfico da função f(x) = 2x, para x∈ [1,4], em torno do eixo 0x, obtém-se um tronco de cone circular reto. Existe um ponto x0∈ [1,4], de modo que o volume do tronco do cone definido acima seja igual ao volume do cilindro circular reto, de altura igual à altura do tronco do cone e raio da base f(x0).

O ponto x0 é a)

5

.

b) 2,5. c)

7

. d) 3. e) 11.

Questão 37

Para cada θ real, define-se o número complexo F(θ) por F(θ) = cosθ +i senθ.

Julgue as sentenças abaixo, sendo α e β reais: I. | F(α ) | = 1

II. F(α )F(β ) = F(α +β)

III. F(α ) = F(−α ) IV. (F(α ))−1 = −F(α )

Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas as sentenças I e II são falsas. b) Apenas as sentenças II e III são falsas. c) Apenas as sentenças III e IV são falsas. d) Apenas a sentença IV é falsa.

(18)

17 Questão 38

Em relação aos números reais, considere as afirmativas abaixo: I. A soma de dois números irracionais é um número irracional.

II. O produto de um número racional por um irracional é um número racional.

III. Um número é racional se, e somente se, pode ser escrito como uma dízima periódica.

IV. Um número racional, na forma irredutível a/b, possui representação decimal finita se, e somente se, b não contém fatores primos diferentes de 2 ou 5.

Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas as sentenças I e II são verdadeiras. b) Apenas as sentenças I e IVsão verdadeiras. c) Apenas as sentenças II e III são verdadeiras. d) Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras. e) Todas as sentenças são verdadeiras.

Questão 39

Utilizando-se apenas os algarismos de 1 a 9 para formar números com quatro algarismos distintos e escolhendo um desses números, ao acaso, a probabilidade de que ele contenha dois algarismos pares e dois ímpares é de

a) 5/252 b) 4/9 c) 4/25 d) 10/21 e) 1/2 Questão 40

Seja f: [a, b] → IR uma função contínua. Considere as proposições abaixo:

I. Se f(c)>0, para algum c∈ (a,b), então existe r > 0, tal que f(x)>0 para todo x∈ (cr, c + r). II. Existe c∈ [a,b], tal que f(c) ≥ f(x) para todo x∈ [a,b].

III. Se f(a) < 0 e f(b) > 0, existe c∈ (a,b), tal que f(c) = 0.

IV. Se f for também derivável em (a,b), existe c∈ (a,b), tal que f(b) −f(a) = f’(c)(ba). Marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas as proposições I e III são verdadeiras. b) Apenas as proposições I e IV são verdadeiras. c) Apenas as proposições II e III são verdadeiras. d) Apenas as proposições III e IV são verdadeiras. e) Todas as proposições são verdadeiras.

Questão 41

Um dos lados do retângulo de maior área inscrito num triângulo eqüilátero de lado a é a) dois terços do lado do triângulo.

(19)

Representando o conjunto solução da equação polinomial no plano cartesiano, obtém-se

0

2

2

2

2 2

3

+

+

=

x

y

xy

y

y

x

x

a) uma circunferência e uma parábola. b) uma reta e uma parábola.

c) uma reta e uma circunferência. d) um par de retas.

e) um par de parábolas. Questão 43

Dois tanques, A e B, possuem o mesmo volume. Uma torneira totalmente aberta esvazia o tanque A em 4 horas. Já o tanque B, uma torneira totalmente aberta esvazia-o em 3 horas. Para que às 18 horas o volume restante em A seja 50% maior do que o volume restante em B, as duas torneiras devem ser abertas às

a) 15h e 40 min. b) 16h.

c) 16h e 20 min. d) 16h e 40 min. e) 17h.

Questão 44

Seja

P

n

um ponto do plano complexo, para cada número natural n≥1. Se P1 =2+3i e

P

n

+

1

=

iP

n

, é INCORRETO afirmar:

a)

P

1

P

2

P

3 é um triângulo isósceles. b)

P

1

P

2

P

3

P

4 é um quadrado.

c) o conjunto solução da equação zP1 = zP2 é uma reta. d) P1 é o conjugado de P2.

e)

P

60

=

P

4

. Questão 45

Um supermercado vende arroz em pacotes de 2 kg e 5 kg. Um cliente deseja comprar 71kg de arroz. A quantidade mínima de pacotes que ele pode comprar é

a) 15. b) 16. c) 17. d) 18.

e) Não é possível comprar essa quantidade em pacotes com 2 kg e 5 kg. Questão 46

A imagem de um quadrado de lado 1cm pela transformação linear dada por é uma figura com área medindo

2 2

:R R T





=

y

x

k

y

x

T

1

0

1

a) 0,5 cm2. b) 1 cm2. c) 1,5 cm2. d) 1,2 cm2.

(20)

19 Questão 47

A distância do ponto P(1,2,2) à superfície esférica de equação x2 + y2 + z2 = 36 é a) 2

b) 2,6 c) 3 d) 3,8 e) 4 Questão 48

A série de números reais

+

=

2

!

1

n

n

n

é convergente. Seu limite é a) 1. b) 1/4. c) 2. d) 1/3. e) 6/5. Questão 49

Ao resolver a inequação

1

1

1

>

+

x

x

, foram desenvolvidos os seguintes passos:

(1)

1

1

1

>

+

x

x

(2)

1

0

1

1

>

+

x

x

(3) 0

1 ) 1 ( 1 > − − − + x x x

(4)

1

+

x

(

1

x

)

>

0

(5) 2x>0

(6) x>0

Mas para x = 2, por exemplo, não satisfaz a inequação

1

1

1

>

+

x

x

e 2 é maior que zero. Conclui-se que houve erro no desenvolvimento, ocorrido na passagem de

a) (1) para o (2) b) (2) para o (3) c) (3) para o (4) d) (4) para o (5) e) (5) para o (6) Questão 50

Considere o gráfico da função

f

(

x

)

=

2

x

3

.

A função g cujo gráfico é simétrico ao gráfico de f em relação ao eixo y, é a)

g

(

x

)

=

2

x

+

3

.

b)

g

(

x

)

=

2

x

+

3

. c)

g

(

x

)

=

2

x

3

.

d)

1

3

)

(

x

=

x

+

g

.

e)

1

3

2

)

(21)

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questão Alternativas

(22)

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL (5ª A 8ª SÉRIE) E ENSINO MÉDIO-PIII

GABARITO OFICIAL

Matemática Questão Gab.

Referências

Documentos relacionados

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas