• Nenhum resultado encontrado

NOTAS DE CAMPO 6 NOVEMBRO 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "NOTAS DE CAMPO 6 NOVEMBRO 2013"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

Notas de Campo n.º 2 –Te a Oh, He-le-la Turma: 6º D

Dia Relato Observações

6 de novembro de 2013

Os estudantes entram na sala de aula e conversam uns com os outros, vão-se sentando e colocam os materiais em cima da mesa. A professora da educação musical diz: bom dia; e os estudantes respondem em conjunto à professora: bom dia e de seguida registam o sumário.

A professora da educação musical: Meninos, sentam-se e vamos começar a trabalhar e vamos aprender a terceira canção.

Depois de saberem estas informações a Professora deu tempo para o professor estagiário começar as suas aulas.

O professor estagiário diz: bom dia a todos; e os alunos respondem em conjunto ao professor: bom dia!

O professor estagiário começa a sua palavra de pedir os alunos preparassem para relembrar a última canção que aprenderam no dia 30 de outubro. Ainda lembram da a ção Helele ?

Os alunos: sim, lembremos...alguns começaram logo entoar.

Professor: espera, dirigiu se a professora da educação musical, professora, podemos usar os instrumentos como doutra vez? Ok, se faz favor de dar nos maracas, clavas e bongó.

Professora: já vou dar.

Professor: então, meninos, vamos ver se ainda lembram de qualquer coisa desta canção, vamos lá todos, a partitura e recordar tudo o que vimos na aula passada.

Estudantes: todos em silencio olhando para o quadro.

Professor: vamos ver quem ainda lembra das notas. Indicando as notas do primeiro compasso...

Jorge: é uma semínima (lá), duas colcheias (ré e dó) e uma mínima (ré).

Professor: muito bem Jorge e apontou para o segundo compasso, quais são as notas ?

Tatiana: Dó/semínima, lá e sól/colcheia e Fá/mínima.

Professor: apontou para o terceiro compasso, quais são as notas? Gabriel: todas as notas são Sol, uma semínima, duas colcheias, uma mínima.

(2)

Professor: apontou para o último compasso e quais são as notas?

Graciete: as notas são Lá/semínima, Fá e Mi/colcheias e Ré/mínima.

Professor: e a qual é forma da música?

André: a forma é AB

Professor: muito bem, a resposte é certa. Há alguma coisa que esquecemos?

Bárbara: sim, falta os dois pontos, que são repetições na parte A e B.

Professor: certo, estamos entendidos...agora flauta no queixo e dedinhos no buraco. Vamos dizer os nomes das notas seguindo os tempos dados. Todos...dó – ré-dó – ré - - etc...mas não seio bem...parou... Outra vez do início....muito bem.

Agora pode ser com o áudio?

Estudantes: sim...

Professor: todos preparados com a flauta e vou por o áudio. Play...atenção, olham para mim e vou dar entrada...começamos tocar e cantar seguindo o áudio repetimos 3x. Tudo correu bem. Depois de 45 minutos começamos aprender outra nova canção.

Professor: vou-vos dist i ui a pauta da segu da a ção Oh Helela . As folhas foram distribuídas pelos dois alunos, Iauba e André. Atenção, vamos ver as pautas e se alguém possa descobrir e dizer qualquer coisa sobre esta canção.

Jorge: a canção tem uma forma AB e repetitiva, é igual como a primeira canção.

Professor: certo, mas tem mais coisas?

Tomás: sim, a parte A tem três vozes e a parte B é o estrofe.

Professor: boa Tomás. Tens razão. Então, já que sabemos a estrutura o que falta ainda?

Riyesh: o compasso é 4/4 e a tonalidade está em Fá maior.

Professor: boa, boa. Acertastes. Vamos descobrir mais coisas.

Laurentiu: as figuras das notas são colcheias, semínima, Mínima.

Ema: tem também colcheia com ponto e ligadura.

(3)

em três grupos. Sois 24, então um grupo vai ficar com 8 pessoas, de Ana Sofia até Diogo Bernardino vai ficar como grupo 1. De Ema até Maria Carolina vai ficar como grupo 2. E de Mariana até Tomas Rafael é do grupo 3. Combinadíssimo!

Grupo 1 vai cantar soprano. Grupo 2 vai cantar Alto. Grupo 3 vai cantar Tenor.

Os três grupos vai ser apoiado pelos timorenses. Vamos agora aprender por vozes. Vou cantar primeiro e os sopranos vão imitar, está bem! Repetimos três vezes e a música foi gravada. A seguir grupo de altos, fizemos mesma coisa. Depois também com o grupo de tenor. Depois juntamos aos três vozes e cantamos por compassos. O ensaio não correu muito bem porque houve perda de voz no meio porque as crianças não canta com voz falsete e o professor também não consegui fazer. Repetimos até completar as frases musicais mas não saiu bem como esperava. Entretanto a professora da educação musical interferiu a dizer que irão conseguir com o apoio dos timorenses.

A seguir saltamos para a parte B. Nesta parte da canção vai ser intercalado por cantar e tocar as mesmas melodias. Agora vamos aprender a melodia da parte B. Flauta nas mãos e no queixo. Vamos aprender dizer os nomes das notas com dedinhos nos buracos da flauta. Fazemos por compassos. Cuidado, temos uma coisa nova. O que é?

Jorge: temos uma pausa no primeiro tempo.

Professor: certo, corretíssimo.

Primeiro compasso: pausa, Fá, Sol, Lá. Segundo compasso: Dó, Ré, Dó, Lá, Sol. Terceiro compasso: pausa, Lá, Dó, Dó. Quarto compasso: Sol, Lá, Sol, Fá, Fá.

Já conhecemos tudo então vamos tocar toda a frase musical com a repetição. Alguns dos alunos não conseguiram fazer o segundo compasso bem por causa de galope (colcheia com ponto). Repetimos esta parte até que ficou bem.

A seguir o professor colocou a música ou seja o áudio para os alunos tocarem por cima. Repetimos 6x e conseguiram tocam bem.

(4)

Observação:

As aulas correu na normalidade logo no inicio. O professor relembrou os estudantes sobre a meteria e a canção que aprenderam na aula passada. Depois o eçou da aulas de teo ia usi al: í i a, se í i a, pausas e as otas ue estão a p i ei a a ção . Os estudantes participaram bem, deram as respostas para as questões que foram ditas.

Ao aprender a segunda canção, o professor utilizou o mesmo sistema, ler a pauta, descobrir coisas novas assim como pausas, tonalidade da canção, cantar com nome das notas, trabalhar por compassos para assegurar bem as notas, ler a língua Tetum e cantar também.

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

O objetivo desta pesquisa foi quantificar a atividade da redutase do nitrato (RN) e a assimilação do nitrogênio em função da dose e do tempo decorrido de uma única aplicação

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

 novo modelo poderia descrever decaimento de forma análoga ao decaimento dos quarks de famílas diferentes.  mas experimentalmente os decaimentos não

O mapa de distribuição da razão matéria orgânica/matéria detritica (fig.V-13) é compatível com as massas de água presentes (ver carta de temperatura superficial), comprovando

A análise da canção Strange Fruit traz uma visão não somente como uma manifestação artística, mas também representativa de uma sociedade na qual está

Como um homem, um homem.... A principal característica desse garoto é a sua linguagem diferente, fora dos padrões de linguagem aprendidos na escola. a) Sua linguagem