• Nenhum resultado encontrado

DIRETORIA DA FEBRASGO 2020 / 2023

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETORIA DA FEBRASGO 2020 / 2023"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

2020 / 2023

Marta Franco Finotti Vice-Presidente Região Centro-Oeste

Carlos Augusto Pires C. Lino Vice-Presidente

Região Nordeste

Ricardo de Almeida Quintairos Vice-Presidente

Região Norte Marcelo Zugaib Vice-Presidente Região Sudeste

Jan Pawel Andrade Pachnicki Vice-Presidente

Região Sul Agnaldo Lopes da Silva Filho

Presidente Sérgio Podgaec Diretor Administrativo César Eduardo Fernandes Diretor Científico

Olímpio B. de Moraes Filho Diretor Financeiro

Maria Celeste Osório Wender Diretora de Defesa e Valorização Profissional

Imagem de capa e miolo: passion artist/Shutterstock.com

(3)

COMISSÃO NACIONAL ESPECIALIZADA EM GESTAÇÃO DE ALTO RISCO - 2020 / 2023

Presidente Rosiane Mattar Vice-Presidente Alberto Carlos Moreno Zaconeta

Secretária Mylene Martins Lavado

Membros Arlley Cleverson Belo da Silva

Carlos Alberto Maganha Carlos Augusto Santos de Menezes

Emilcy Rebouças Gonçalves Felipe Favorette Campanharo Inessa Beraldo de Andrade Bonomi

Janete Vettorazzi Maria Rita de Figueiredo Lemos Bortolotto

Patrícia Costa Fonsêca Meireles Bezerra Renato Teixeira Souza Sara Toassa Gomes Solha Vera Therezinha Medeiros Borges

2021 - Edição revista e atualizada | 2018 - Edição anterior

(4)

Descritores

Gravidez; Complicações na gravidez; Manifestações neurológicas; Epilepsia

Como citar?

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Epilepsia na gravidez. São Paulo: FEBRASGO; 2021. (Protocolo FEBRASGO-Obstetrícia, n. 5/ Comissão Nacional Especializada em Gestação de Alto Risco).

Introdução

Epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns, com preva- lência de cerca de quatro a cada mil mulheres. As mudanças fisioló- gicas que acontecem durante a gestação têm o potencial de alterar a excitabilidade neuronal e o limiar convulsivo.

(1)

Apesar de a maioria das gestantes permanecer assintomática, algumas poderão apresen- tar complicações graves.

A gestação pode aumentar a frequência de eventos convulsivos em mulheres com epilepsia e tanto o quadro materno de epilepsia quanto a exposição fetal a medicações antiepilépticas podem aumen- tar o risco de perda gestacional, malformações congênitas, baixo peso ao nascer, atraso de desenvolvimento e epilepsia na infância.

(2)

Mulheres com epilepsia necessitam de informações sobre os possíveis riscos antes da concepção. Além disso, deveriam ser acon- selhadas sobre o uso de métodos contraceptivos e sua interação com anticonvulsivantes antes de se tornarem sexualmente ativas, pois a

Este protocolo foi elaborado pela Comissão Nacional Especializada em Gestação de Alto Risco e validado pela Diretoria Científica como Documento Oficial da FEBRASGO. Protocolo FEBRASGO de Obstetrícia n. 5. Acesse: https://www.febrasgo.org.br

Todos os direitos reservados. Publicação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Protocolos Febrasgo | Nº5 | 2021

(5)

interação medicamentosa entre ambos pode diminuir a eficácia dos anticonvulsivantes e determinar mais risco de falha contraceptiva.

(2,3)

Pré-natal

O aconselhamento pré-concepcional é desejável a essas pacientes, mas estudos mostram que mais da metade das gestações em mulheres com epilepsia não é planejada. A realização de seguimento pré-natal adequado é extremamente importante no cuidado de gestantes com epilepsia e deve ser iniciado o mais precocemente possível.

(4,5)

A frequência de episódios convulsivos durante a gravidez não é alterada na maioria dos casos, entretanto, em 15% a 37% das pacien- tes, as crises podem se tornar mais frequentes.

(6)

Entre os fatores que podem influenciar o aumento da frequência de crises convulsivas, há privação de sono, mudança da farmacocinética dos anticonvulsi- vantes, baixa aderência ao tratamento e uso de politerapia.

(7)

Apesar disse, o controle da epilepsia, ou seja, o tempo livre de crises, é um fator prognóstico. Quanto maior o intervalo de tem- po sem crises durante a gravidez, melhor o prognóstico perinatal.

Mulheres que manifestam crises convulsivas no período de um ano antes da concepção apresentam mais que o triplo ao quádruplo de risco de continuarem tendo convulsões durante a gestação, quando comparadas a gestantes que apresentavam doença adequadamente controlada antes da gravidez.

(8)

Tendo em vista o risco de malformações congênitas relaciona- das ao uso de anticonvulsivantes, devem ser realizadas ultrassono- grafias no primeiro e segundo trimestres, para avaliar a morfologia fetal, bem como ecocardiografia fetal. Toda gestante portadora de epilepsia deve fazer uso pré-concepcional de ácido fólico 5 mg e mantê-lo pelo menos até o final do primeiro trimestre, para prevenir malformações congênitas.

(1)

5

CNE em Gestação de Alto Risco

Protocolos Febrasgo | Nº5 | 2021

(6)

A associação entre sobrepeso e epilepsia demonstrou aumento no risco de complicações durante a gravidez e o parto, assim como presença de distúrbios alimentares, sendo, assim, recomendado se- guimento com equipe multiprofissional (neurologista, psiquiatra, endocrinologista e nutricionista), principalmente nos casos de gra- videz planejada.

(9,10)

Complicações maternas e neonatais

Epilepsia na gravidez está associada a risco aumentado de pré-e- clâmpsia, infecções, descolamento prematuro de placenta, cesa- riana, prematuridade, baixo peso ao nascimento, malformações congênitas, asfixia perinatal, hipoglicemia neonatal e síndrome do desconforto respiratório agudo. Mortalidade materna encontra-se aumentada em dez vezes em mulheres com epilepsia comparadas à população em geral.

(3,11-16)

O tipo de epilepsia influencia o risco de complicações. No caso de convulsão focal, incluindo motora unilateral ou não motora, como ausência e mioclonia, não há associação com efeitos adversos maternos nem fetais. Por outro lado, o risco de asfixia fetal está re- lacionado a quadros de crises tônico- clônicas generalizadas, depen- dendo da frequência.

(6)

Quanto ao risco de malformação congênita, deve-se reportar que está relacionado à exposição a medicações anticonvulsivantes que apresentam efeitos teratogênicos.

(14)

As potenciais malforma- ções são cardíacas, defeito de fechamento do tubo neural, fendas labial e palatina, hipospadia e displasia esquelética.

(13)

Tratamento

Os anticonvulsivantes são prescritos para diminuir a gravidade da epilepsia, além de serem frequentemente utilizados como opção te-

Protocolos Febrasgo | Nº5 | 2021

(7)

rapêutica em outras patologias, como migrânea, dor crônica e dis- túrbios psiquiátricos.

(17)

Possíveis efeitos teratogênicos das medicações usadas no trata- mento para epilepsia causam grande preocupação, tendo em vista a incidência de 4% a 8% de malformações congênitas em fetos de gestantes em uso desses fármacos.

(18)

Um estudo de metanálise demonstrou risco aumentado em pelo menos duas vezes para malformações congênitas graves com o uso de etossuximida, valproato, topiramato, fenobarbital, fenitoína e carbamazepina, além de 11 diferentes combinações de poliquimio- terapia. Nesse mesmo estudo, observou-se que gabapentina, lamo- trigina e levetiracetam não apresentaram risco aumentado para malformações congênitas quando comparados com o controle.

(19)

As complicações fetais que foram associadas a essas medicações podem ser vistas no quadro 1.

Quadro 1. Complicações fetais causadas por medicamentos anticonvulsivantes

Medicação Complicações

Carbamazepina Cardíacas, fendas labial e palatina, pé torto congênito Etossuximida Fendas labial e palatina, pé torto congênito Gabapentina Cardíacas e hipospadia

Fenobarbital Restrição de crescimento fetal, fenda labial e palatina Fenitoína Fendas labial e palatina, pé torto congênito

Topiramato Perdas gestacionais, restrição de crescimento fetal, fendas faciais Valproato Perdas gestacionais, hipospadia, fendas faciais, pé torto congênito

Aconselhamento em relação ao risco teratogênico dessas me- dicações deve ser dado a todas as mulheres em idade reprodutiva, principalmente àquelas com desejo de engravidar, devendo-se, neste caso, fazer o manejo adequado com o uso de medicações com menos risco. Entretanto, deve-se avaliar o risco de complicações causadas

7

CNE em Gestação de Alto Risco

Protocolos Febrasgo | Nº5 | 2021

(8)

pelos anticonvulsivantes em relação à necessidade de controle da doença, por meio de tratamento medicamentoso.

(17,19)

Amamentação

A exposição aos anticonvulsivantes por meio do leite materno pode potencialmente produzir efeitos colaterais ou afetar negativamente o desenvolvimento da criança. A maioria dos estudos sobre a pas- sagem de anticonvulsivantes por meio do leite materno relata ní- veis séricos infantis bem abaixo do limite de efeito farmacológico.

Alguns medicamentos têm o potencial de atingir níveis séricos sig- nificativos em bebês amamentados, como barbitúricos, benzodia- zepínicos e lamotrigina. Portanto, crianças amamentadas devem ser monitoradas quanto a efeitos colaterais. Ainda assim, sintomas ad- versos raramente são relatados. Estudos prospectivos não consegui- ram demonstrar efeitos negativos no desenvolvimento em crianças expostas a medicações para epilepsia por meio do leite materno, no curto prazo e em coorte de seis anos.

(20-22)

O grau de exposição do lactente ao medicamento pode ser mi- nimizado pela amamentação quando as concentrações do medica- mento no leite são baixas, reduzindo a dosagem da medicação para níveis de pré-gravidez e administrando nutrição mista. A maioria dos anticonvulsivantes é considerada segura ou moderadamente segura durante a amamentação. Assim, a amamentação deve ser incentivada, desde que haja acompanhamento cuidadoso do bebê, com individualização dos casos.

(20)

Conclusão

Epilepsia na gravidez está associada a risco aumentado para compli- cações maternas e fetais, como pré-eclâmpsia, descolamento prema- turo de placenta, prematuridade, baixo peso ao nascimento, malfor-

Protocolos Febrasgo | Nº5 | 2021

(9)

mações congênitas, assim como maior taxa de cesárea. O controle da epilepsia, ou seja, o tempo livre de crises, é um fator prognóstico.

Quanto maior o intervalo de tempo sem crises durante a gravidez, melhor o prognóstico perinatal. De maneira geral, não se deve sus- pender o tratamento farmacológico da epilepsia, durante a gravidez, sem a supervisão de um especialista. Essa conduta está associada a risco de aumento do número de crises e complicações materno-fe- tais. Durante o pré-natal, deve ser realizado rastreamento ultrasso- nográfico de anomalias fetais e toda gestante portadora de epilep- sia deve fazer uso pré-concepcional de ácido fólico 5 mg e manter o uso pelo menos até o final do primeiro trimestre. Politerapia deve ser evitada, em particular a associação de valproato a qualquer outro anticonvulsivante, pois aumenta significativamente o risco de mal- formações congênitas. Seria ideal que toda mulher epiléptica em idade reprodutiva fizesse uso de método anticoncepcional adequado e programasse a gestação em condições que pudessem minimizar os riscos perinatais, como controle dos quadros convulsivos por cerca de um ano por monoterapia em baixa dose. A amamentação deve ser incentivada a todas as mulheres epilépticas, individualizando a con- duta e levando em consideração outros aspectos, como a segurança e efeitos indesejados para os recém-nascidos, bem como a privação do sono que pode ocorrer com o aleitamento natural, podendo ser deletéria para o bom controle das crises.

Referências

1. Khuda I, Aljaafari D. Epilepsy in pregnancy: A comprehensive literature review and suggestions for saudi practitioners. Neurosciences. 2018;23(3):185–93.

2. McGrath A, Sharpe L, Lah S, Parratt K. Pregnancy-related knowledge and information needs of women with epilepsy: A systematic review. Epilepsy Behav.

2014;31:246–55.

3. Harden C, Lu C. Epilepsy in Pregnancy. Neurol Clin. 2019;37(1):53–62.

9

CNE em Gestação de Alto Risco

Protocolos Febrasgo | Nº5 | 2021

(10)

4. is Leach JP, Smith PE, Craig J, Bagary M, Cavanagh D, Duncan S, et al. Epilepsy and pregnancy: for healthy pregnancies and happy outcomes. Suggestions for service improvements from the Multispecialty UK Epilepsy Mortality Group. Seizure. 2017

;50:67–72

5. Herzog AG, Mandle HB, Cahill KE, Fowler KM, Hauser WA. Predictors of unintended pregnancy in women with epilepsy. Neurology. 2017;88(8):728–33.

6. Nunes VD, Sawyer L, Neilson J, Sarri G, Cross JH. Diagnosis and management of the epilepsies in adults and children: Summary of updated NICE guidance. BMJ.

2012;344(7842):1–7.

7. Battino D, Tomson T, Bonizzoni E, Craig J, Lindhout D, Sabers A, et al. Seizure control and treatment changes in pregnancy: Observations from the EURAP epilepsy pregnancy registry. Epilepsia. 2013;54(9):1621–7.

8. Vajda FJE, O’Brien TJ, Graham JE, Hitchcock AA, Lander CM, Eadie MJ. Predicting epileptic seizure control during pregnancy. Epilepsy Behav. 2018;78:91–5.

9. Kolstad E, Veiby G, Gilhus NE, Bjørk M. Overweight in epilepsy as a risk factor for pregnancy and delivery complications. Epilepsia. 2016;57(11):1849–57.

10. Kolstad E, Gilhus NE, Veiby G, Reiter SF, Lossius MI, Bjørk M. Epilepsy and eating disorders during pregnancy: Prevalence, complications and birth outcome.

Seizure. 2015;28:81–4.

11. Razaz N, Tomson T, Wikström AK, Cnattingius S. Association between pregnancy and perinatal outcomes among Women with epilepsy. JAMA Neurol.

2017;74(8):983–91.

12. Viale L, Allotey J, Cheong-See F, Arroyo-Manzano D, McCorry D, Bagary M, et al.

Epilepsy in pregnancy and reproductive outcomes: A systematic review and meta- analysis. Lancet. 2015;386(10006):1845–52.

13. Hart LA, Sibai BM. Seizures in pregnancy: Epilepsy, eclampsia, and stroke. Semin Perinatol. 2013;37(4):207–24.

14. Pennell PB. Pregnancy, epilepsy, and women’s issues. Contin Lifelong Learn Neurol. 2013;19(3):697–714.

15. Farmen AH, Grundt J, Tomson T, Nakken KO, Nakling J, Mowinchel P, et al.

Intrauterine growth retardation in foetuses of women with epilepsy. Seizure.

2015;28:76–80.

16. Danielsson KC, Borthen I, Morken NH, Gilhus NE. Hypertensive pregnancy complications in women with epilepsy and antiepileptic drugs: A population-based cohort study of first pregnancies in Norway. BMJ Open. 2018;8(4):1–8.

17. Tomson T, Battino D. Teratogenic effects of antiepileptic drugs. Lancet Neurol.

2012;11(9):803–13.

18. Meador K, Reynolds MW, Crean S, Fahrbach K, Probst C. Pregnancy outcomes in women with epilepsy: A systematic review and meta-analysis of published pregnancy registries and cohorts. Epilepsy Res. 2008;81(1):1–13.

19. Veroniki AA, Cogo E, Rios P, Straus SE, Finkelstein Y, Kealey R, et al. Comparative safety of anti-epileptic drugs during pregnancy: A systematic review and network

Protocolos Febrasgo | Nº5 | 2021

(11)

meta-analysis of congenital malformations and prenatal outcomes. BMC Med.

2017;15(1):95.

20. Veiby G, Bjørk M, Engelsen BA, Gilhus NE. Epilepsy and recommendations for breastfeeding. Seizure. 2015;28:57–65.

21. Meador KJ, Baker GA, Browning N, Cohen MJ, Bromley RL, Clayton-Smith J, et al.

Breastfeeding in children of women taking antiepileptic drugs: Cognitive outcomes at age 6 years. JAMA Pediatr. 2014;168(8):729–36.

22. Gerard EE, Meador KJ. Managing Epilepsy in Women. Continuum (Minneap Minn).

2016;22(1 Epilepsy):204-26

11

CNE em Gestação de Alto Risco

Protocolos Febrasgo | Nº5 | 2021

(12)

Referências

Documentos relacionados

Quando o pai novamente pode perceber que ali, onde via a síndrome, havia antes de tudo um bebê, que precisava de seus cuidados e carinho para se fazer cumprir a promessa de “vir

(21) Estudos não têm mostrado altera- ções no aleitamento nem no acompanhamento do desenvolvimento das crianças no período de utilização; é um método que pode ser in- serido

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Ultrassonografia com Doppler a cada duas semanas, a partir de 16 se- manas, para avaliação do crescimento fetal, dano cerebral, volume de líquido amniótico, Doppler da

As imunizações antes, durante e após a gravidez promovem não ape- nas a saúde materna, mas também, por meio da imunidade passiva, gravidez e período pós-natal saudáveis..

Em mulheres grávidas com suspeita de descolamento, o diagnósti- co diferencial de sangramento vaginal, acompanhado de dor e con- trações, inclui trabalho de parto, placenta

A conduta expectante pode ser indicada nos casos com estabili- dade hemodinâmica, declínio dos títulos de beta-hCG no inter- valo de 24 a 48 horas sem tratamento, beta-hCG inferior

Em geral, acomete mulheres entre 40 e 50 anos, mas pode ser encontrado em mulheres mais jovens com quadro de sangramento uterino anormal e dismenorreia, principalmente pelos