• Nenhum resultado encontrado

Em nosso último encontro,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em nosso último encontro,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano 87 - São PAulo, 16 de MARÇo de 2011 - n.º 3.841

o RoTARY CluB de São PAulo ReÚne-Se ÀS SeXTAS-FeIRAS, dAS 12h45 ÀS 13h45, nA AVenIdA hIGIenÓPolIS, 996 - 5.º AndAR - Tel.: 3826-9333

E

m nosso último encon- tro, contamos com a presença do Dr. Miguel Colasuonno, que ministrou palestra sobre as fontes de energia e desenvolvimento econômico brasileiro. Forma- do em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da Univer- sidade de São Paulo e atual Diretor de Administração da Eletrobrás e Presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás Termonuclear, Colasuonno iniciou sua apre- sentação comentando sobre a importância do Brasil no cenário atual. Segundo ele, o país possui atribuições para alcançar as primeiras posi- ções mundiais. Isso se deve, explica o orador, à cultura, ao relacionamento humano e à integração de diversas co- munidades presentes no país.

“O Brasil tem grandes chances de se tornar estratégico no mundo devido às suas expor- tações tão fundamentais para os principais focos de desenvolvimento. O país pode crescer o dobro e continuar com o padrão de vida adequado, graças à energia”. Apesar do forte progresso, o mundo ainda enfrenta grandes desafios. Um dos mais importantes é a questão da energia, quando relacionada ao intenso crescimento populacional. “O aumen- to da demanda por energia, seja individual ou industrial, sobe a taxas alarmantes. Hoje, a Eletrobrás possui cerca de 60 mil megawatts e se não chegar a 90 mil até 2015, nós iremos ter um problema sério de falta de energia”.

Segundo estimativas fornecidas pelo pales- trante, o crescimento populacional irá aumen- tar em 5% nos próximos anos. “Esperamos que esse número não chegue a 8%, pois isso

totalmente integrado de norte a sul, de leste a oeste e com uma qualidade de integração excepcionalmente bem feita e muito bem regulada”, defen- deu Colasuonno.

Apesar da qualidade do sis- tema brasileiro, a energia vin- da da água tende a se esgotar.

Para substituí-la, o governo investe na chamada energia nuclear. “Nós desmistificamos a questão da energia nuclear.

Nós já temos duas usinas em funcionamento e a terceira está para entrar em operação.

O Brasil tem a confiança in- ternacional para dar continui- dade a esse empreendimento.

Prevemos, para os próximos anos, 7 usinas nucleares”, con- ta o convidado. E completa:

“O Brasil conseguiu combinar o desenvolvimento econômico com um sistema energéti- co absolutamente limpo. A energia nuclear é um foco importante para o nosso progresso e, combinada com a hidro energia, fará do Brasil um país abençoado, que nunca terá energia suja”.

Miguel Colasuonno afirmou que a Eletro- brás é responsável pela produção de energia limpa. Além disso, o Brasil tem mais uma fonte de combustível sustentável, o etanol. Ele deri- va do bagaço de cana, transformado em ener- gia elétrica. “O Brasil, combinando a energia com o desenvolvimento econômico, está pro- gredindo a passos largos, sem nenhum ufanis- mo. Vamos nos transformar em um dos prin- cipais países do mundo. Temos um consumo até desequilibrado com relação à infraestrutu- ra, mas supriremos nossa infraestrutura e fica- remos atentos às necessidades fundamentais para que o Brasil continue crescendo e ofe- recendo fontes de energia limpas”, finalizou.

Fontes de energia no Brasil

impulsionam desenvolvimento econômico

traria vários riscos de desequilíbrio e neces- sidade de investimentos em infraestrutura altíssimos”, explicou.

A única maneira de resolver o problema seria conciliar o crescimento vegetativo da po- pulação com o aprimoramento da infraestru- tura, dando continuidade ao desenvolvimento econômico brasileiro. No país prevaleceu, durante muitos anos, com a chamada hidro energia, ou seja, energia retirada da água. E, graças a ela, se manteve a frente de países como Estados Unidos, França e Alemanha:

“as usinas do Brasil tem mais destaque com relação a sua performance. Na Califórnia, por exemplo, o sistema de integração energética que existe é tão precário que, quando acon- tece algum incêndio, são os bombeiros que resolvem o problema elétrico. No Brasil, te- mos 56.000 km de fios. O sistema brasileiro é clube da governadoria

Painel

HojeVisita Oficial do Governador Altamiro Ribeiro Dias Às 11h30min, Assembleia Às 12h45min, Reunião Ordinária 25-03-2011 às 12h45min Reunião Ordinária Palestrante: José Paulo Neves Tema: Tribunal de Impostos e Taxas –

Reestruturação e Processo Eletrônico o orador do dia, o senhor miguel colassuono e o presidente Jorge roberto corrêa Zantut

VISITAS OFICIAIS DO GOVERNADOR ALTAMIRO

16/03 - RCSP-Campos Elíseos (jantar) 17/03 - RCSP-Jabaquara (Jantar) 21/03 - RCSP-Oeste (almoço)

22/03 - RCSP-Armando de Arruda Pereira (Jantar) 23/03 - RC de Barueri (Almoço)

33.º ENCONTRO RIO-SÃO PAULO – Será realizado entre os dias 17 e 20 de março no Hotel Fazenda Rosa dos Ventos, em Teresópolis, RJ. Faça já a sua reserva.

82.ª CONFERÊNCIA DISTRITAL – Será realizada entre os dias 29 de abril e 1.º de maio no Hotel Bourbon, em Atibaia. Inscrevam-se.

(2)

Ano 87 - São Paulo, 16 de Março de 2011 - n.º 3.841

22 ANO 86 - São Paulo, 08 de janeiro de 2010 - nº 3.791

N o t í c i a s

• O companheiro Soon Tae Kim, Cônsul Geral da República da Coréia do Sul em São Paulo foi homenageado durante as comemorações dos 50 anos de Relações Diplomáticas Brasil-Coréia do Sul, no dia 19 de novembro passado.

• O Companheiro Lívio Giosa, no dia 20 de novembro p.p., proferiu a palestra principal do Congresso Ford e Distribuidores Ford, em um navio ancorado em meio ao Rio Amazonas, sobre o tema “Atitudes e Lideranças pela Susten- tabilidade”. Não haveria cenário melhor para esta discussão.

O companheiro João de Scantimburgo, 94 anos, renomado jornalista, escritor e inte- grante da Academia Brasileira de Letras e da Academia Paulista de Letras, encontra-se afastado de nosso convívio, já há bastante tempo, por motivo de enfermidade.

O companheiro Rolf Gustavo Roberto Baumgart é um dos membros do Comtur de Campos do Jordão, formado por empresários de peso que mantêm casa de veraneio na cidade, e assim cultivam uma ligação pró- xima e comprometida com o município. O Comtur é um órgão que tem como base ações de planejamento e orientação, ampliando a participação da comunidade junto ao Poder Público.

O companheiro Arthur Teixeira Mendes Neto foi eleito Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Criadores e Pro- prietários do Cavalo de Corrida para difu- são e gerenciamento da raça PSI – Puro Sangue Inglês, gestão 2009-2012.

O companheiro Jerônimo Mário Carlotti, italiano naturalizado brasileiro, engenheiro aposentado e vice- presidente da Pinho Bravo integra o Conselho Delibera- tivo do Instituto da Cidadania Brasil.

O companheiro Paulo Antônio Gomes Cardim, Reitor do Centro Universitário Belo Artes de São Paulo, é presidente da Associação Nacional dos Centros Univer- sitários e vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino.

• O companheiro Pery Bomeisel, presidente da Weldo- tron do Brasil, é sócio honorário da Associação Brasi- leira da Indústria Gráfi ca Abigraf Nacional, membro da Associação Brasileira de Embalagem e parceiro da Ação Comunitária, organização que atua contri- buindo para a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O site do RC São Paulo fi cará fora do ar por mais alguns dias, pois está sendo totalmente reformulado. Aguardem as novidades!

A c o n t e c e u

A n i v e r s á r i o s

Aniversaria na próxima semana:

08 – Mauricio Enrique Díaz Vandorsee 10 – Arthur Teixeira Mendes Neto 13 – Márcio Ferreira Prado

ADVOCACIA

HERNÁNDEZ & CAMPOS

Av. Paulista, 807 - 11º andar - cjs. 1.104-05 Telefone: 3288 6332 Fax: 3288 5420 Advocacia.hc@sti.com.br

PARAHYBA ARRUDA PINTO - ADVOGADOS

ADVOCACIA TRABALHISTA EMPRESARIAL- Rua Machado Bittencourt, 420 - Vila Mariana

São Paulo - CEP: 04044-001 Tel.: 11 5573-8788 - Fax: 11 5572-8008

email: jr@arrudapinto.com.br;

CONSELHO DIRETOR

Presidente Francisco Carneiro de Souza

Conselheiro Pessoal Carlos Jerônimo da Silva Gueiros 1º Vice-Presidente Adolfo Milani Filho 2º Vice-Presidente Sylvia Moraes Passarelli 3º Vice-Presidente Fernando de Almeida Nobre Neto

1º Secretário Márcio Arroyo

2ª Secretário Thadeu Teixeira de Freitas

1º Tesoureiro Irineu De Mula

2º Tesoureiro Oswaldo Roberto Pacheco Campiglia 1º Diretor do Protocolo Luiz Alvaro de Menezes Filho 2ª Diretora do Protocolo Deise Luiza Bergamini Cruz Comissão de Administração João Gilberto Marcondes Machado

de Campos Comissão de Prestação de Serviços Altamiro Ribeiro Dias Comissão da Fundação Rotária Sizenando Affonso Comissão de Admissão e DQS Paulo Roberto de Campos Castro Imagem Pública do Rotary Marcos Paulo de Almeida Salles Presidente 2010-2011 Jorge Roberto Corrêa Zantut

SERVIR

Boletim do

Rotary Club de São Paulo

FUNDADO EM 13 DE FEVEREIRO DE 1924 John Kenny

Presidente de RI 2009-2010 Reinaldo Aparecido Domingos Governador 2009-2010 do D. 4610

Presidente 2009-2010 Francisco Carneiro de Souza

Presidente da Comissão do Boletim Servir Maria Aparecida de Moraes Gomes Pereira Assessores da Comissão do Boletim Servir Olenka Roman Tayarol

Silas Fonseca de Mendonça Secretaria

Av. Higienópolis, 996 - 5º andar - CEP 01238-910 Tel.: 11 3826-9333 E-mail: rotary@rotarysp.org.br

www.rotarysp.org.br Impressão: Gráfi ca Exacta Fone: (11) 5573-6006 - exacta@grafi caexacta.com.br

23.ª REUNIÃO ORDINÁRIA 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Devido à Festiva de Natal, não tivemos mesa da presidência.

O presidente Francisco Carneiro de Souza agradeceu a presença dos companheiros e dos cônjuges e desejou a todos um feliz natal e um ano novo cheio de prosperidade e realizações.

A festiva se estendeu com companheirismo.

A reunião foi encerrada às 13h45min.

PROVA QUÁDRUPLA

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os inte- ressados?

Do que nós pensamos, dizemos e fazemos

No ultimo dia 16 de dezem- bro, na sede da entidade, à Rua Dona Germaine Burchard, 344, reuniram-se os membros do Con- selho Deliberativo e da Diretoria Executiva do MOPI - Movimento Pró-Idosos para o encerramento do exercício de 2009 e conheci- mento do relatório das atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Na ocasião, tiveram a oportu- nidade de percorrerem as suas dependências e verificarem as melhorias realizadas na institui-

ção. O presidente da diretoria, Flávio Eurico Ferreira de Barros, iniciou a reunião às 11h30min. Falou ligeiramente sobre as ativi- dades e os resultados obtidos.

É A nalista de Sis- temas formado pela Iona College de New Rochelle, USA. Sócio proprietário da Uni- source Sistemas Ltda.

Trabalhou na NEC do Brasil, Citibank e IBM Corporation em Nova York, USA.

É D i r e t o r T i t u l a r da Distrital da CIESP – Centro das Indús- trias do Estado de São

Paulo, região oeste da Capital (gestão 2007-11). Diretor do Departamento de Ação Regional da FIESP, região Oeste

O Intercâmbio de Grupo de Estudos - IGE é uma atividade educacional da Fundação Rotária. O IGE oferece uma oportunidade única de, através do contato pessoal, promover melhor compreensão e relações de amizade entre os povos do mundo. O programa oferece viagens aos bolsistas, jovens profissionais homens ou mulheres para Distritos Rotários de diferentes países que fazem parcerias possibilitando o estudo das instituições e do modo de vida dos familiares hospedei- ros facilitando a compreensão e troca de idéias. Viajando com um senso de missão de aprender e promover amizade e com- preensão, estes jovens profi ssionais trazem um conhecimento pessoal de seus países para dividirem com os participantes locais do programa.

Nesta gestão o programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos para o Distrito 7720, será realizado na Carolina do Norte, Esta- dos Unidos, e o prazo para inscrições foi prorrogado até o dia 29 de janeiro de 2010.

As inscrições devem ser enviadas a secretaria do clube ou para a Governadoria do Distrito 4610.

Usufruam da rica oportunidade que este encontro promove.

ANO 86 - São Paulo, 08 de janeiro de 2010 - nº 3.791 3

A RECUPERAÇÃO E ELEIÇÃO DO MOPI - MOVIMENTO PRÓ-IDOSOS

PRORROGAÇÃO DA DATA DE INSCRIÇÃO PARA O IGE 2009-10

FÁBIO PAULO FERREIRA

ANIVERSARIANTES ROTÁRIOS DO RCSP, EM JANEIRO DE 2010

- Mário dos Reis Junqueira: 40 anos, dia 23;

- EGD Eduardo de Barros Pimentel: 35 anos, dia 24;

- Clovis Ermírio de M. Scripilliti: 22 anos, dia 15;

- Irineu De Mula: 17 anos, dia 22;

- Flávio Eurico Ferreira de Barros: 14 anos, dia 19;

- Oscar Kenjiro Norimassu Asakura: 14 anos, dia 19; - José Benedido Corona: 7 anos, dia 17;

- Álvaro Augusto S. Masson: 7 anos, dia 17;

- Maria Aparecida M. G. Pereira (Cidinha): 1 ano, dia 30

Aos nossos companheiros desejamos felicidades e muitos anos de vida rotária.

OBS: Consideramos apenas os anos como rotariano do RC São Paulo, sem computar a passagem por outros clubes rotários.

Em seguida solicitou que a Coordenadora Geral, Sra. Tere- sinha Ressinette Bianchi Leivas, apresentasse aos presentes deta- lhado relatório sobre as ativi- dades diárias do MOPI, com os seus quase 3.200 atendimentos mensais.

A ótima surpresa para os pre- sentes foi os números escritos em azul, do pequeno, mas muito signifi cativo resultado fi nanceiro. Para a situação difícil, com apa- rência até de uma eventual insol- vência, em que se encontrava em 2007/2008, o ponto de equilíbrio foi felizmente encon- trado. O presidente Flávio Barros foi bas- tante cumprimentado pelo auspicioso fato.

Dois dias depois, sob a presidência de Ivo Nascimento, presidente do Conselho Deliberativo, na sala de reuniões do Rotary Club de São Paulo, foi realizada a Assem- bleia Geral Extraordinária do Movimento Pró-Idosos – MOPI cujo principal item da pauta era a eleição da Diretoria Executiva para o biênio 2010-2011. Foram reeleitos os membros da atual Diretoria, a saber, Flávio Eurico Ferreira de Barros, Presidente, José Roberto Silva de Arruda Pinto, 1.º Vice- Presidente, Fernando de Almeida Nobre Neto, 2.º Vice-Presidente, Luiz Freitag, 3.º Vice-Presidente, João Gilberto Marcondes Machado de Campos, 1.º Secretário, Oscar Kenjiro Norimatsu Asakura, 2.º Secretário, F. Octavio de Godoy, 1.º Tesoureiro e Antonio Wadih Haddad, 2.º Tesoureiro.

Flávio Eurico Ferreira de Barros

P a l e s t r a n t e d o D i a

(gestão 2009-10) e Pre- sidente do Conselho Consultivo do SESI/ SENAI da região oeste. Também exerce o cargo de Presidente do Conselho da Asso- ciação dos Amigos da Estação Especial da Lapa, gestão 2008-10. Esta Associação traba- lha em conjunto com o Instituto de Medi- cina de Reabilitação do Hospital das Clíni- cas, subordinada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Defi ciência do Estado de São Paulo.

aCOnTeCeU

• Será realizado dia 30 de abril, das 14 às 18 horas o Encontro de Rotarianos para Negócios - ERON. O local será o Hotel Bourbon, Atibaia, como parte do programa da 82.ª Conferência do Distrito 4.610. Será uma ótima oportunidade para os companheiros participarem des- se interessante evento. Na próxima edição do boletim

“Servir” daremos maiores detalhes.

• As nossas próximas reuniões se realizarão nos dias 25/03 e 01/04, sextas-feiras, e, em seguida nos reuniremos no dia seis de abril, quarta- feira, às 12h30min, ou seja, em nossa primeira reunião dentro do novo horário e dia da sema- na. Anotem em suas agendas.

• O presidente 2005-2006 do RCSP José Roberto Silva de Arruda Pinto está comemorando o 6.º aniversário do Projeto Rumo Profissões Técnicas. Em 09 de março de 2005 esse nosso companheiro realizou, para 450 jovens, a primeira edição desse vitorioso projeto que o RCSP vem repetindo anualmente.

• Nosso companheiro,médico geriatra Luiz Frei- tag, dará entrevista no próximo dia 17 (quinta- feira) na TV Aparecida,canal 166 da TVA e 231 Telefonica. Horários: das 7 às 8 horas com re- petição às 16h45min Assunto: Medicamentos na hora certa. Junto estará a presidenta Dra.

Raquel Rizzi do Cons. Reg. de Farmácia de S.P.

O programa se chama espaço vida. Posterior- mente ficará na Internet. Para acessar: www.

a12.com e http://www.paulinas.org.br

• O nosso companheiro Luiz Alexandre Chicani que transacionou sua empresa Dentalcorp há dois anos criou a bem sucedida Bencorp. Há poucos meses está empenhado em novo projeto: a TourisMed. Estabele- cida em São Paulo, Recife e Los Angeles, destina-se a detectar no exterior pacientes com necessidade de tra- tamento médico no Brasil, aos quais dispensará assis- tência pré-médica, transporte e turismo antes e depois da alta hospitalar.

• Há nove anos, dia 18-02-2002, em nossa reu- nião almoço, ocupou a nossa tribuna como ora- dor do dia, o Secretário de Agricultura e Abas- tecimento do Estado de São Paulo, o Sr. João Carlos de Souza Meirelles, que abordou o tema

“Um novo modelo de desenvolvimento para São Paulo”.

• Companheiros do RCSP que visitaram outros clu- bes: Altamiro Ribeiro Dias (RC-Santana do Parna- íba-Centro Histórico no dia 21.02 - RCSP-Bom Re- tiro no dia 28.02), Cidinha (RCSP-Noroeste no dia 28.02), Fernando da Cruz Lopes (RC-Santos no dia 23.02), Jorge Roberto Corrêa Zantut (RC- Santana do Parnaíba-Centro Histórico no dia 21.02 – RC-Santos no dia 23.02), José Benedito Corona (RCSP-Vila Alpi- na no dia 25.02), Márcio Arroyo (RCSP-Brooklin no dia 17.02), Oswaldo Roberto Pacheco Campiglia (RC- Santos no dia 23.02), Regina Célia Faria Amaro Giora (RCSP-Leste no dia 17.02) e Sylvia Moraes Passarelli (RCSP-Bom Retiro no dia 28.02).

nOTÍCiaS

30.ª REUNIÃO ORDINÁRIA 11 DE MARçO DE 2011 MESA DA PRESIDÊNCIA

Ao centro: Jorge Roberto Corrêa Zantut, Presidente do Rotary Club de São Paulo para o ano rotário 2010-2011.

À direita do Presidente: o senhor Miguel Colasuon- no, Presidente do Conselho de Administração da Eletro- brás Termonuclear - ELETRONUCLEAR e orador deste dia, a seguir, o companheiro Walter Coronado Antunes, Classificação: ”Álcool Açucareiro-Fabricação”.

À esquerda do Presidente: o companheiro Altami- ro Ribeiro Dias, Governador do Distrito 4610 para o ano rotário 2010-2011, a seguir, o companheiro José Roberto Silva de Arruda Pinto, 1.º Vice-Presidente do Rotary Club de São Paulo para ano rotário 2010-2011.

12h45min – AbERTURA Ocuparam a tribuna:

• O Diretor do Protocolo, o companheiro Carlos Alberto Pereira Goulart, para anunciar a abertura da reunião;

• O Presidente Jorge Roberto Corrêa Zantut, para pedir a todos que, em pé, saudassem o pavilhão nacional e as demais bandeiras da panóplia;

• O Diretor do Protocolo, o companheiro Carlos Alberto Pereira Goulart, para apresentar a mesa da presidên-

• O senhor Miguel Colasuonno, para proferir palestra cia;

sobre “A Macroeconomia e o Sistema Elétrico Brasi- leiro”;

• O Presidente Jorge Roberto Corrêa Zantut, para entre- gar ao senhor Miguel Colasuonno, um diploma e uma gravura sobre “Gerenciamento de Recursos Hídricos”

como forma de agradecimento por sua brilhante pa- lestra;

• O Diretor do Protocolo, o companheiro Carlos Alberto Pereira Goulart, para apresentar a estatística do dia e os aniversariantes da semana;

• O Presidente Jorge Roberto Corrêa Zantut, para falar so- bre a Conferência e do chá-bingo e jantar da AFROSP.

• A jovem rotaractiana Roberta Nascimento, para falar sobre a semana do Rotaract.

• O Presidente Jorge Roberto Corrêa Zantut, para encer- rar a Reunião.

A reunião foi encerrada às 13h45min.

Visitantes: Benedito Dutra do RC-Embu, Elyana Coggi- dla do RCSP-Butantã, Luigi Leone do RCSP-Oeste, Mário Sérgio Mendes Cardoso do RCSP-Oeste e Ricardo Scalise do RCSP-Butantã.

COnSelhO direTOr

2010-2011

PRESiDENTE Jorge Roberto Corrêa Zantut CONSELHEiRO PESSOAL Mário Porfírio Rodrigues 1º ViCE-PRESiDENTE José Roberto Silva de Arruda Pinto 2º ViCE-PRESiDENTE Nahid Chicani

3ª ViCE-PRESiDENTE Sylvia Moraes Passarelli 1º SECRETÁRiO João Gilberto Marcondes

Machado de Campos 2ª SECRETÁRiA Heloísa de Arruda Pereira

Junqueira de Andrade 1º TESOUREiRO Antonio Wadih Haddad 2º TESOUREiRO Fernando da Cruz Lopes 1º DiRETOR DO PROTOCOLO Carlos Alberto Pereira Goulart 2ª DiRETORA DO PROTOCOLO Deise Luiza bergamini Cruz ADMiNiSTRAçãO Flávio Eurico Ferreira de barros DESENVOLViMENTO E Márcio Arroyo

MANUTENçãO DO QUADRO ASSOCiATiVO

PRESiDENTE DA COMiSSãO Oswaldo Roberto Pacheco Campiglia DE PROJETOS DE PRESTAçãO

DE SERViçOS

FUNDAçãO ROTÁRiA Paulo Roberto de Campos Castro iMAGEM PúBLiCA Antonio Gava Netto PRESiDENTE 2009-2010 Francisco Carneiro de Souza PRESiDENTE ELEiTO 2011-2012 Oswaldo Roberto Pacheco Campiglia GOVERNADOR 2010-2011 Altamiro Ribeiro Dias

aniVerSarianTeS

Aniversariam na próxima semana 16 - a senhora eliane, esposa do companheiro, Victor

Manuel n. M. esteves de Moraes;

19 - a senhora Maria helena, esposa do companheiro, João Gilberto M. M. de Campos;

21 - Clovis ermírio de Moraes Scripilliti.

SERVIR

Boletim doRotary Club de São Paulo

FUNDADO EM 13 DE FEVEREIRO DE 1924 Ray Klinginsmith Presidente de RI 2010-2011 Altamiro Ribeiro Dias Governador 2010-2011 do D. 4610

Presidente 2010-2011 Jorge Roberto Corrêa Zantut

Presidente da Comissão do Boletim Servir Heloísa de Arruda Pereira Junqueira de Andrade Vice-Presidente

Carlos Alberto Pereira Goulart Membros

Fernando Chafic Cury Mário Porfírio Rodrigues Secretaria

Av. Higienópolis, 996 - 5º andar CEP 01238-910 - tel.: 11 3826-9333 E-mail: rotary@rotarysp.org.br www.rotarysp.org.br Gráfica Exacta

Fone: (11) 5573-6006 - comercial@graficaexacta.com.br

(3)

Ano 87 - São Paulo, 16 de Março de 2011 - n.º 3.840

O nosso distrito rotário celebra este mês a educação. Vale lembrar que as taxas de analfabetização mundiais são altíssimas entre os adultos. Há publicações que men- cionam que mais de 20 % da população mundial é analfabeta. Entre mulheres, esta taxa é ainda mais alta. No Brasil, como afirmação deste triste fato, candidato a cargo eletivo precisa provar que sabe ler e escrever, minimamente. A própria Unesco afirma que mais de 72 milhões de crianças não frequentam a escola básica o que per- petua o fato. Rotary se dedica intensamente a melhorar este quadro, local e internacio- nalmente. Há centenas de projetos na área da educação que se desenvolvem neste instante. Projetos marcantes foram e são de- senvolvidos em todas as partes do planeta.

Como exemplos, na Tailândia, projeto de Rotary alfabetizou milhões de pessoas. Em Port of Spain, Trinidad, dá apoio e treina- mento a professores de áreas extremamente carentes. Até mesmo na Alemanha, mais de 75 escolas colhem os benefícios do projeto de três anos chamado Launching pad to the future. Este projeto consiste em estabelecer parcerias entre aquelas e os RC de suas regiões. O objetivo é levantar problemas, atinar com soluções e colaborar na sua implantação. Rotary subsidia projetos para educação por meio de inúmeros programas da fundação e dá prioridade para os que têm por objetivo melhorar a qualidade da instrução para leitura, disseminação de pes- quisa e informação sobre leitura, e, encoraje o hábito de leitura, principalmente, entre escolas de primeiro grau. Como prova má- xima de eficiência no desenvolvimento de projetos educacionais, Rotary em São Paulo, pode apresentar o complexo educacional Rio Branco, exemplo marcante de sucesso na área educacional.

Thadeu Teixeira de Freitas

VOCÊ SaBia?

3

No dia 8 deste mês de março foi comemo- rado o “Dia Internacional da Mulher” e, não só por julgarmos oportuno, mas também para homenagearmos as companheiras do RCSP, lembramos que durante 84 anos os estatutos de Rotary previam que somente homens poderiam ser sócios de Rotary. Em 1989, porém, uma decisão da Suprema Corte dos EE.UU. permitiu que mulheres passassem a ser admitidas como associadas de Rotary.

Estatística registrou que em fevereiro último existiam no mundo 206.662 rotarianas.

Em 29 de setembro de 1989, ingressou no Rotary Club de São Paulo a primeira com- panheira. Chamava-se Luiza Helena Falleiros Rodrigues Carvalho e ocupou a classificação

“Infectologia Pediátrica. Após essa primeira mulher admitida em nosso Club, mais de quarenta já foram associadas do RCSP. No ano 2007-2008, pela primeira vez, uma mulher presidiu o nosso Clube, a companheira Sylvia Moraes Passarelli, que atualmente é candidata ao cargo de Governadora do Distrito 4.610 para o ano 2013-2014.

Considerando a nossa sócia honorária Maria Lúcia Lemos da Silva e a citada ex- presidente, um total de dez companheiras

pertencem hoje ao nosso Clube. São elas:

Daniella Bergamo, Deise Luiza Bergamini Cruz, Heloísa de Arruda Pereira Junqueira de Andrade, Maria Aparecida Gomes Pereira (Cidinha), Maria Aurea Lima, Maria Elisabe- th Wiederspahn Marcondes Torres, Marísia Donatelli, Regina Célia Faria Amaro Giora e Sylvia Moraes Passarelli.

No mundo inteiro as mulheres rotarianas representam apenas 16% do número total de associados. A revista “Brasil Rotário” deste mês de março destaca a importância da pre- sença feminina em nossa organização e publi- ca o seguinte: “No período que vai de 2001 a 2010, o número mundial de rotarianas prati- camente duplicou, e muitas delas chegaram a posições de destaque, como a diretora do Ro- tary International Catherine Noyer-Riveau e a curadora da Fundação Rotária Anne Mathews.

No Rotary Club de São Paulo a presença dessas 10 companheiras representa uma força enorme na execução dos projetos que o Clu- be executa anualmente. Pelo notável trabalho delas somado ao das senhoras que compõe a AFROSP-Associação Feminina do Rotary Club de São Paulo, são todas merecedoras dos maiores elogios. Parabéns mulheres do Rotary.

A IMPORTâNCIA DA MULHER EM ROTARy

Quantos Somos

N O M U N D O

Número de Rotary Clubs: 33.958; Número de Rotarianos: 1.211.633 (sendo 206.662 mulhe- res); Número de Países e Regiões: 213; Número de Distritos Rotários: 534; Rotaract Clubs:

8.383 (em 171 países); Rotaractianos: 192.809;

Interact Clubs: 12.865 (em 135 países); Inte- ractianos: 295.895; Núcleos Rotary de Desen- volvimento Comunitário: 6.975 (em 80 países, reunindo 160.425 voluntários)

N O B R A S I L

Número de Rotary Clubs: 2.347; Número de Ro- tarianos: 53.762 (sendo 11.087 mulheres); Nú- mero de Distritos Rotários: 38; Rotaract Clubs:

682; Rotaractianos: 15.686; Interact Clubs:

743; Interactianos: 17.089; Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário: 300 (reunindo 6.900 voluntários).

Fonte: Escritório do Rotary International no Brasil (dados de fevereiro de 2011).

             Associação de  Ensino  Social Profissionalizante 

       Barão de Itapetininga, 255 ‐  6º Andar   Cj. 616   Centro  CEP 01042 001   

      São Paulo ‐ SP  ‐   Fone  ‐  Fax:  312 4 7166    E‐mail:  Info@espro.org.br 

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SOCIAL PROFISSIONALIZANTE - ESPRO CNPJ/MF Nº 51.549.301/0001-00

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Conselho Diretor da ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SOCIAL PROFISSIONALIZANTE - ESPRO, convoca os senhores associados para se reunirem em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária a ser realizada às 12h00 (doze horas), do dia 25 de março de 2011, na Av. Higienópolis, 996, 5o. Andar (Colégio Rio Branco), na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

I – EM ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA:

a) apreciar o relatório de atividades anual e aprovar o balanço e as demonstrações financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2010;

b) eleger os membros do Conselho Diretor para o próximo mandato.

II – EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

c) alterar parcialmente o estatuto social para adaptá-lo à nova legislação e à Política Nacional de Assistência Social;

d) outros assuntos de interesse da associação.

A assembleia se instalará em primeira convocação às 12:00 (doze horas), com a presença de 50%

(cinquenta por cento) dos associados com direito a voto, e em segunda convocação, 30 (trinta) minutos depois, com a presença de 25% (vinte e cinco por cento) de associados, conforme determinado no estatuto social.

São Paulo, 03 de março de 2011.

_________________________________

Fernando de Almeida Nobre Neto Presidente do Conselho Diretor

(4)

Conforme foi publicado no boletim

“Servir” de 21 de janeiro, o Governa- dor Altamiro Ribeiro Dias e o EGD Paulo Roberto Campos Castro comunicaram a assinatura entre o Rotary e a Prefeitura Municipal de São Paulo para implantar o programa “Faça mais por São Paulo”. O objetivo é desenvolver na cidade ações de cidadania por meio de áreas como res- ponsabilidade social, educação e saúde.

“Esse é um convênio muito importante para as ações cidadãs. Ao longo das últi- mas décadas, o Rotary tem contribuído para melhorar a vida das pessoas na cidade de São Paulo. Essa parceria com a Prefeitura nos permitirá trabalhar em importantes programas criados e con- solidados pela gestão”, disse o nosso companheiro e prefeito Gilberto Kassab, conforme foi publicado na revista Brasil Rotário de fevereiro de 2011.

Essa parceria funcionará da seguinte maneira: o Rotary proporá projetos que contemplem a cidadania. Deverão com ter o período de duração e os recursos materiais e humanos envolvidos, que serão apresentados às 31 subprefeituras para apreciação, sugestão e eventuais providências necessárias para a sua im- plantação.

Compete aos Companheiros - e talvez até mesmo aos rotaractianos - apresen- tarem projetos para o Rotary Club de São Paulo submeter às subprefeituras da nossa Cidade.

O CONVÊNIO FAçA MAIS POR

SÃO PAULO

Em um ambiente bastante acolhedor, rega- do a Proseco e refrigerantes, nossa notável companheira, filósofa, doutora, especialista em educação e pesquisadora Regina Célia Faria Amaro Giora teve uma noite ininterrupta de autógrafos ao lançar seu novo livro “Crisá- lida – O despertar da criatividade”. O evento aconteceu na sexta-feira, dia 26/02 na Livraria Cultura do Shopping Center Bourbon e con- tou com a participação de um grande número de pessoas incluindo vários companheiros do Rotary Club, abaixo nominados, e diversos professores universitários.

Ao fazer um paralelo com a borboleta que, antes de voar para liberdade, se arrasta na condição de lagarta, sendo alvo de predado- res, alimentando-se do que se encontra pelo caminho, passando pelo acrisolamento até se desenvolver para uma nova realidade gratifi- cante, o livro nos exorta a sair do casulo; a

CRISÁLIDA

O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE

pariticipantes do lançamento do livro da companheira regina giora

ordem agora é ser criativo e inovador, voar alto, ter coragem para mudar e dar asas à ima- ginação. Desta forma, ensina Regina, estare- mos aptos a resolver problemas, a desenvolver nossos sentidos e a atingir a felicidade.

Acompanhada pelo marido Romeu Giora Jr., EGD do Distrito 4430, a autora foi presti- giada pelos companheiros Presidente do RCSP Jorge Roberto Corrêa Zantut e Alix, EGD do Distrito 4610 Paulo Roberto de Campos Castro e Marília, Fernando da Cruz Lopes e Mar- garida, EGD do Distrito 4610 Nahid Chicani e Yara, José Roberto Silva de Arruda Pinto, Antônio Wadih Haddad e Malu, Sylvia Moraes Passarelli, o EGD do Distrito 4430 José Luiz Toro da Silva e sua esposa Vânia.

Após o agradável acontecimento, alguns companheiros com suas esposas ainda sabo- rearam um fausto jantar no restaurante Andia- mo do mesmo Shopping Center.

GRUPOS DE ANÁLISE AJUDAM A DETECTAR PRObLEMAS RELACIONADOS A RECRUTAMENTO

Mais velhos. Sexo masculino.

Inflexível. Elitista. Sigiloso.

Estas foram algumas das respostas dadas por não rotarianos durante grupos de análise realizados pelo Rotary International, quando perguntados sobre o que lhes vem à mente quando ouvem as palavras Rotary International ou Rotary Club. Os grupos eram formados por mulheres acima de 30 anos e homens de 30 a 45 anos, selecionados por uma empresa de pesquisa de mercado, com base nos requisitos necessários para associação a um Rotary Club.

O propósito da pesquisa era saber mais sobre comportamentos relacionados a volun- tariado e networking entre homens e mulheres de tal faixa etária, e também obter informações sobre a percepção e o conhecimento a respeito do Rotary. Os resultados mostram que, apesar

de as impressões sobre a organização serem positivas, há um desconhecimento enorme a respeito do que o Rotary é e o que faz. A maioria dos participantes não se via como rota- rianos potenciais.

Comprometimento e interesse em ajudar comunidades através de projetos voluntários foi algo muito mencionado pelos participantes.

Mas o que fazer quando alguém diz que não é preciso se associar a um Rotary Club para ajudar a comunidade? Converse sobre isso com os rotarianos de seu clube e crie uma estratégia para transmitir a ideia de que a associação a um Rotary Club é um modo flexível, único e especial para profissionais mais jovens se en- volverem em suas comunidades.

Agir ativamente para mudar a percepção do público sobre o Rotary é uma maneira muito eficaz de informar as pessoas sobre a organiza- ção. Algumas dicas:

Abra ao público a participação em um determinado projeto humanitário. Coloque informações sobre o projeto pela comu- nidade afora e convide as pessoas a se envolverem e ajudarem. Essa exposição be- neficiará a imagem do Rotary e divulgará a organização a associados potenciais.

Ajude a aumentar a visibilidade de seu clube e o número de rotarianos na comunidade.

Associe-se à câmara de comércio local. Faça exposições em feiras e eventos. Distribua materiais promocionais a novas empresas.

Comprometa-se a tornar o clube mais fle- xível e pense em abordagens modernas e inovadoras.

Seja criativo nos projetos. Lance pelo menos um novo projeto por ano e certifique-se de que ele atende a uma necessidade impor- tante.

(5)

Ano 87 - São Paulo, 16 de Março de 2011 - n.º 3.840 5

Para os rotarianos mais novos ou alguns que ainda não conhecem ou não lem- bram deste importante assunto, registramos que há mais de seis anos, no XXVII Insti- tuto Rotário realizado em Florianópolis- SC, em setembro de 2004, foi criada uma comissão que visa a integração de países rotários de língua portuguesa: Brasil, Portu- gal, Espanha-Galizia, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Goa. O nosso com- panheiro EGD Eduardo de Barros Pimentel foi indicado para presidir essa Comissão e durante seis anos desenvolveu um brilhante trabalho junto a esses países, com inúmeras viagens que realizou com essa finalidade.

No ano passado o EGD Eduardo de Bar- ros Pimentel encerrou seu mandato e o EGD Carlos Jerônimo da Silva Gueiros assumiu a presidência da Comissão Interpaíses Brasil_

Portugal & Países de Língua Oficial Portu- guesa – CIP_PLOP, que conta com seis mem- bros representando seus respectivos países.

Por ocasião do XXXIII Instituto Rotário, em setembro último em Santos-SP, realizou- se o VII Encontro de Rotarianos da Língua Portuguesa sob o tema “Unindo continentes através do CIP_PLOP”, organizado pelo novo presidente. Seis países que integram a Comissão estiveram representados, além de representantes das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa.

Manifestaram-se representantes de diver-

ROTARy E OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

carlos gueiros ladeado por participantes do encontro cip_plop sas instituições ligadas à vida rotária, cultu-

ra, educação, difusão da língua portuguesa e saúde. As palestras estiveram sob a res- ponsabilidade dos senhores: Embaixador Lauro Moreira; diretor do Instituto Interna- cional da Língua Portuguesa, Gilvan Muller de Oliveira; nosso companheiro educador Custódio Filipe de Jesus Pereira; médico EGD Nadir Zacarias; presidente do RC de Santa Cruz do Rio Pardo; Cônsul Honorário de Cabo Verde Aguinaldo Paulo da Silva

Rocha; EGD de Moçambique João Betten- court; EGD Altimar Augusto Fernandes.

Após as palestras, foi encerrado o im- portante encontro com pronunciamentos do EGD Carlos Jerônimo da Silva Gueiros, presidente da CIP_PLOP e do DRI Antonio Hallage, consolidando os trabalhos apre- sentados. Foi prestada uma homenagem ao EGD Eduardo de Barros Pimentel pela sua incansável e inestimável dedicação à CIP_

PLOP, como seu presidente de 2004 a 2010.

ROTARY CLUB DE SÃO PAULO CNPJ/MF Nº 61.003.711/0001- 04

EDITAL DE CON VOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GER AL EXTR AORDINÁRIA

EDITAL PROJETO PILOTO

Ficam os associados do Rotary Club de São Paulo, de acordo com o artigo V (Reuniões), seção 2 (Assembleia Geral) do Estatuto Social, bem como o artigo 24, letra “e” do Regimento Inter- no, a se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 25 de março de 2011, no Salão Nobre do Edifício Rotary, situado à Av. Higienópolis, 996, 5.º Andar, cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, às 12h45min (doze horas e quarenta e cinco minutos), em primeira convocação, e às 13h15min (treze horas e quinze minutos), em segunda convocação, a fim de deliberarem, com no mínimo 2/3 (dois terços) dos associados com direito a voto delibe- rando pela participação do Clube na seguinte ordem do dia:

• Inscrição para participação em Programa Piloto do Plano Estratégico do Rotary International para os Rotary Clubes.

http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/pilot_programs_terms_of_participation_pt.pdf O assunto foi objeto de análises em reuniões, realizadas em 11 de março de 2011, do Conselho Consultivo e do Conselho Diretor que se manifestaram favoráveis a inscrição do Rotary Club de São Paulo no Programa Piloto para Associado Corporativo.

http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/pilot_programs_corporate_member_fact_she- et_pt.pdf

São Paulo, 16 de março 2011.

Jorge Roberto Corrêa Zantut Presidente 2010-2011

A PROVA QUÁDRUPLA

DO QUE NÓS PENSAMOS, DIZEMOS E FAZEMOS

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

(6)

EM AbRIL O PROJETO RyLA - CEPRO

O Rotary Club de São Paulo realizará nos dias 8, 9, 10 de abril próximo o III Projeto RYLA – CEPRO. Terá início na sexta-feira e terminará no domingo. Os participantes do evento serão 20 moças e 20 rapazes, num total de 40 jovens indicados pelo CEPRO-Centro Profissionalizante Rio Branco.

A equipe responsável pelo evento é formada pelas seguintes pessoas: Jorge Roberto Cor- rêa Zantut, Presidente do Rotary Club de São Paulo; EGD Sizenando Affonso, Coordenador do projeto; EGD Eduardo de Barros Pimen- tel; Presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Expositores: EGD Sizenando Affonso, DRI EGD José Antonio Figueiredo Antiório, Lívio Antonio Giosa, José Roberto de Melo, Walter Kaltenbach, Oscar Kenjiro Norimassu Asakura, Manoel Joaquim Ribeiro do Valle Neto e Marcelo Morgado. Patrocí- nio: Fundação de Rotarianos de São Paulo.

PROGR A M AÇÃO : DI A 0 8.04.2011, SEXTA-FEIRA - 14 horas - Embarque no ônibus no pátio do Colégio Rio Branco-Granja Viana; 14h45min - Embarque no ônibus campus da Faculdade Rio Branco; 17 ho- ras - Chegada à Vila Dom Bosco – Campos do Jordão e às 18h30min Jantar; 20 horas Sessão de Abertura – 20 horas – Saudação de Abertura, Mensagem de Boas Vindas por Jorge Roberto Corrêa Zantut - Presidenta do RCSP; 20h15min - O que é o Rotary - O que vamos fazer, EGD Sizenando Affonso e às 20h30min - Encerramento pelo presi- dente do RCSP Jorge Roberto Corrêa Zantut.

DIA 09.04.2011 SÁBADO. 8 horas – Pri- meira Sessão Plenária, 08h05min – Tema:

“Empreendedorismo Juvenil”, Expositor: Prof.

José Roberto de Melo, Superintendente Regio- nal do MTE/SP; 09h05min – Tema: “A Saúde do Jovem”, Expositor: Dr. Manoel Joaquim Ri- beiro do Valle Neto, Médico – RCSP-Pacaembu.

10h05min – Parada para café. 10h20min – Tema Meio Ambiente - “Água – Preservação da Natureza”, Expositor: Dr. Marcelo Morgado – Diretoria da SABESP. 11h35min – Tema: “A Globalização da economia e oportunidades de emprego”, Expositor: Lívio Antonio Giosa - Professor e consultor – Rotary Club de São Paulo. 12h40min Almoço e às 14 horas – Segunda Sessão Plenária. Tema: “Informática:

A nova alfabetização da humanidade”, Expo- sitor: Adm. Oscar Kenjiro Norimassu Asaku- ra – Consultor – Rotary Club de São Paulo, 15h10min Parada para café. 15h25min Tema

“Liderança”, Expositor: Walter Kaltenbach – Consultor – RCSP-Sumaré, 16h40min Tema:

“Rotary e os projetos de Educação”, Expositor:

EGD e DRI José Antonio Figueiredo Antiório, Diretor Eleito 2011-2013 do Rotary Internatio- nal, RC de Osasco. 17h40min – Encerramen- to. 18h30min Jantar, lazer e companheirismo.

DIA 10.04.2011 DOMINGO: 07h30min Café da manhã, 8 horas Sessão de encerra- mento, 8 horas Comentários sobre o evento pelo EGD Sizenando Affonso, Coordena- dor. 08h30min Entrega dos certificados;

08h50min – Mensagem final de encerramento pelo presidente do Rotary Club de São Paulo Jorge Roberto Corrêa Zantut e às 9 horas encerramento.

Todos os Rotary Clubs do mundo têm em seus respectivos planos de atividades, elaborados no início da gestão, um dia muito especial que é reservado para a visita oficial do Governador do Distrito. É o que acontece hoje em nosso Clube com muito mais alegria este ano porque a autoridade rotária que recebemos pertence ao nosso quadro social, é companheiro muito querido Governador 2010-2011 Altamiro Ribeiro Dias, acompanha- do da dedicada esposa Vânia Gioielle Ribeiro Dias.

Esta é a 44ª visita oficial que o Governador e sua esposa realizam nestes oito meses. No roteiro cumprido o simpático casal esbanjou simpatia, semeou companheirismo e trans- mitiu ensinamentos rotários. Todos os Rotary Clubs são unanimes em elogiar os trabalhos desenvolvidos pelo Governador Altamiro Ri-

VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR

beiro Dias e sua equipe da Governadoria. O nosso Clube, como acontece todos os anos, está preparado para receber o Governador do Distrito 4.610 e prestar-lhe contas de nossas atividades, dele ouvindo comentários e ensi- namentos.

O Governador Altamiro Ribeiro Dias che- gou no Rotary Club de São Paulo em 25 de abril de 1997. Participou de varias comissões, ocupou cargos na diretoria até a presidência do nosso Clube (2004-2005), criou comissões especiais para conseguir seus objetivos des- tinados a minorar os sofrimentos dos mais necessitados. No final da sua presidência apresentou um relatório com quinze páginas relatando seus trabalhos.

Bem vindos Vânia e Altamiro Ribeiro Dias.

Nosso Clube está feliz em recebê-los na quali- dade de mandatários do Distrito 4.610.

o governador do distrito 4.610 altamiro ribeiro dias e sua esposa vânia gioielle ribeiro dias que visitam oficialmente o rcsp

Em nosso boletim “Servir” nº 3.831, de 3 de dezembro último, publicamos interessante artigo sobre o sucesso da 2.ª edição do Projeto ERON – Encontro de Rotarianos para Negócios. Hoje temos uma ótima notícia do nosso companheiro Alta- miro Ribeiro Dias, Governador do Distrito 4.610, ex-presidente 2004-2005 do RCSP, para nossos leitores. No dia 30 de Abril de 2011, quinta-feira, das 14h00 às 18h00, será realizada a 3.ª edição do ERON . Como os companheiros sabem é um evento onde os participantes inscritos terão a oportunidade de apresentar suas atividades profissionais, produtos e serviços, numa espécie de rodí- zio, a exemplo do que ocorre nas conheci- das “rodadas de negócios”.

É comum conhecermos companheiros rotarianos por um período de tempo longo e não sabermos o que este companheiro faz

NOVO ENCONTRO DE

ROTARIANOS PARA NEGÓCIOS

profissionalmente. No ERON há a oportuni- dade de conhecer as atividades profissionais do próprio companheiro.

Diz o ditado que “nada substitui o olho- no-olho” e quando pensamos em contratar algum serviço ou comprar algum produto, procuramos quem nós conhecemos. No ERON há a oportunidade de exposição de serviços e produtos, olhando nos olhos dos interlocutores, criando melhores condições de possíveis negócios futuros. Nesta terceira edição do ERON, teremos a participação do SEBRAE que já confirmou que irá fornecer

folhetos com divulgação de suas ferramen- tas, e também consultores de marketing e finanças para interessados gratuitamente.

Esta 3.ª edição do ERON será realizada no Hotel Bourbon, na 82.ª Conferência Distrital e os interessados deverão procurar a nossa se- cretaria: 3826-9333 ou rotary@rotarysp.org.br

Referências

Documentos relacionados

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

O programa de formação em Vitrinismo e Atendimento ao Público tem como público-alvo prioritário os activos de estabelecimentos comerciais (PMEs e micro empresas)

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

Na etapa inicial, a pesquisa arqueológica histórica estava focada na organização espacial de uma fazenda colonial do século XVIII, ini- cialmente o objeto de pesquisa foi definido

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

O sêmen diluído foi submetido ao teste de termo resistência lento (TTR) e descongelado aos testes TTR, hiposmótico (HOST), supravital, teste com sondas fluorescentes e de

Portanto, a abordagem transcultural permite vislum- brar não somente as similaridades comportamentais (universais), como também as diferenças entre os grupos