• Nenhum resultado encontrado

APONTE as denominações dessas três regionalizações da América do Sul, que estão expressas nos mapas acima:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APONTE as denominações dessas três regionalizações da América do Sul, que estão expressas nos mapas acima:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

1. OBSERVE o mapa abaixo:

https://www.google.com.br/search?q=regionaliza%C3%A7%C3%A3o+da+am%C3%A9rica+do+sul&espv=2&biw=1024&bih=643&source=lnms

&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjZiIiU2ZTNAhXLOxQKHRbfCF0Q_AUIBigB#imgrc=qs-wq1md8LyyRM%3A

a) (0,5) A regionalização da América do Sul em destaque, no mapa acima, tem como principal critério o aspecto físico. CITE o nome da classificação dada ao conjunto de países em destaque no mapa:

b) (0,5) Seguindo esse critério temos outras 3 classificações:

APONTE as denominações dessas três regionalizações da América do Sul, que estão expressas nos mapas acima:

2. (1,0) A América Central é dividida em América Central Continental e América Central Insular. A

América Central Insular é também denominada de:

(2)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Gabriel Mathieu de Clieu, capitão da marinha francesa, viaja para a Martinica (ilha do mar do Caribe) levando mudas de café. A viagem é longa e algumas mudas morrem. O capitão resolve dividir com elas a sua ração de água para que chegassem ao continente. As plantas sobrevivem à viagem e se adaptam muito bem ao clima local. Infelizmente o capitão, que já tinha 80 anos na época da viagem, não ficou vivo o suficiente para ver o resultado de seus esforços, que deram origem a grandes plantações, que seriam as ancestrais da América”.

3. (1,0) Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, CITE dois fatores de natureza física que contribuem para a manutenção da produção do café na América Central:

4. (1,0) CITE dois sistemas agrícolas que norteiam o uso da terra nos países da América Central Continental:

5. (1,0) EXPLIQUE a frase: “A liberdade política dos sete Estados Nações da América Central Continental, a maioria conquistada há mais de 150 anos, não teve como resultado a independência econômica”:

6. (1,0) Sobre o Mercosul, COMENTE a seguinte ideia: “Passo mais consistente dado por países subdesenvolvidos, rumo à inserção de uma economia globalizada”:

7. (1,0) A partir da década de 1960 o México procurou atrair capitais e indústrias estrangeiros, criando uma zona franca na fronteira com os EUA, que viram nesta iniciativa mexicana diversas oportunidades devido a vários fatores, como o sindicalismo fraco, além de ajudar a conter a imigração rumo aos EUA. DESCREVA o nome dessas indústrias que passam a se instalarem no México:

8. (1,0) Cite o alimento que é a base da alimentação do México:

(3)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

9. (1,0) Sua capital e principal cidade é Caiena (Cayenne). O idioma oficial é uma língua de origem latina, mas a língua mais falada é o kréyòl, um tipo de crioulo. Também fala-se dialetos bushi-nengue tongo (como o Sranan Tongo), das comunidades negras que fugiram das plantações, várias línguas ameríndias e as das minorias imigradas.

Essa porção do território sulamericano é considerado um departamento ultramarino, e não um país independente. CITE o nome deste território:

10. (1,0) A América Central é considerada um Istmo. EXPLIQUE o que é um Istmo:

(4)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

GABARITO

1. (0,5) A) América Andina.

(0,5) B) Guianas, América Platina e Brasil.

2. (1,0) Antilhas

3. (1,0) Temperaturas elevadas por estar em uma região tropical nas quais os raios solares atingem a superfície quase que perpendiculares; Elevada pluviosidade por estar na zona de convergência intertropical e solos férteis√ de origem vulcânica.

4. (1,0) Na América Central Continental, o uso da terra é caracterizado pela presença de dois sistemas agrícolas: as milpas OU Agricultura Familiar e as Plantations. As milpas correspondem às pequenas propriedades rurais voltadas para a produção de subsistência com baixa produtividade, utilizando técnicas rudimentares. As plantations são praticadas em grandes propriedades rurais, com alta produtividade, emprego de capital, excessiva mão de obra de baixa qualidade e pouca remuneração, mantidas, em geral, por multinacionais estrangeiras.

5. (1,0) As nações da América Central Continental tem boa parte das atividades agrárias comerciais controladas por multinacionais de origem europeia e norte-americana. Além disso, dependem da importação de alimentos, artigos manufaturados e combustíveis.

6. (1,0) A união de países para estabelecer a livre circulação de mercadorias e o estabelecimento de tarifas comuns de exportaçao e importação, como é o caso do Mercosul contribui para fortalecer a economia dos países membros e associados diante do comércio internacional. O Mercosul é constituído por países emergentes e subdesenvolvidos não industrializados, ou seja, países com economias divergentes que se apoiam frente aos outros blocos econômicos, permitindo maior equalização na concorrencia comercial do mercado globalizado.

7. (1,0) Indústrias Maquiladoras 8. (1,0) Milho

9. (1,0) Guiana Francesa

10. (1,0) Um istmo é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas

grandes extensões de terra.

(5)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

Leia o trecho e responda às questões 1 e 2

"O apoio financeiro da classe mercantil foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionário, que faz surgir um novo Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista."

1. (1,0) Explique como ocorreu o movimento revolucionário mencionado no texto acima, referente a criação de uma nova forma de organização política .

2. (1,0) Qual era o interesse da classe mercantil para apóia financeiramente este processo?

O trecho a seguir se refere às questões 3 e 4

A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente.

3. (1,0) Por que o Rei de Portugal estava interessado em chegar até as Índias por outra rota para além do Mediterrâneo?

4. (1,0) Explique o que previa o tratado de Tordesilhas, de 1494, a respeito da corrida colonial das duas principais potencias marítimas do período.

Observe o mapa a seguir e responda às questões 5 e 6.

Sabemos que, até o século XV, os navegadores europeus costumavam utilizar o Mar Mediterrâneo como rota comercial principal para chegar às cidades do Oriente Próximo.

5. (1,0) Aponte que outra rota marítima para o Oriente passou a ser utilizada a partir do século XV pelos europeus.

6. (1,0) Explique um motivo para a mudança do caminho marítimo utilizado pelos europeus para o

Oriente Próximo e as Índias.

(6)

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

O texto a seguir se refere às questões 7 e 8.

“O tema da ‘expansão marítima’ há tempos é debatido pelos historiadores portugueses. A expansão foi exclusivamente movida por interesses mercantis? Foi o primeiro passo da expansão marítima europeia?

Ou foi um processo independente? (...)

Nos anos 1990, o historiador Luis Felipe Thomaz aprofundou o assunto. Demonstrou que os objetivos comerciais só predominaram a partir das expedições ao golfo da Guiné nos anos 1430. Segundo Thomaz, até então prevaleciam os interesses tradicionais da nobreza: busca de terras e espírito de Cruzada”.

(VAINFAS, Ronaldo [et al.]. História. v.1. São Paulo: Saraiva, 2010, p.188)

7. (1,0) Identifique duas motivações para a expansão marítima portuguesa.

8. (1,0) Indique dois fatores favoráveis ao pioneirismo do Reino de Portugal no processo de expansão marítima.

9. “Em 23 de julho de 1415, (...) a expedição partiu para a conquista de Ceuta. Era uma frota impressionante, com mais de 200 embarcações (...) nas quais se amontoavam 50 mil soldados e 30 mil marinheiros — mais de 20% da população àquela época. Quase todos os homens estavam

“cruzados”, ou seja, haviam colado cruzes aos uniformes, deixando claro que partiam para uma guerra santa. De fato, no início de julho de 1415, o papa Gregório XII publicara uma bula concedendo absolvição plena a todos que viessem a morrer naquela tentativa de “lavar as mãos no sangue dos infiéis”. Mas apenas oito pessoas iriam tombar ao longo de um combate desigual.”

(Eduardo Bueno. A viagem do descobrimento. p. 51.)

(1,0) Cite um motivo para a conquista de Ceuta que NÃO é mencionado no texto acima.

10. Nascido em Gênova, cidade comercial italiana, em 1451, Cristóvão Colombo foi tripulante de navios portugueses que faziam tráfico de escravos e ganhou uma boa experiência em negócios e navegação. Desde jovem era fascinado pelo “Livro das maravilhas”, de Marco Polo. Sonhava em chegar às Índias e se apossar das riquezas do Oriente. Em 1492, com o apoio dos reis espanhóis, Colombo finalmente partiu em expedição para o Oriente, mas descobriu um novo continente: a América.

(1,0) Explique um argumento usado pelo navegador para defender sua proposta de caminho alternativo

para as Índias.

(7)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA.

TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016

QiD 4 – 8º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

GABARITO

1. O aluno deve identificar e explicar como ocorreu a crise do sistema feudal e a passagem da vida agrária para o renascimento comercial e urbano. É importante que os alunos abordem os elementos principais das revoltas dos servos.

2. A burguesia que estava se fortalecendo no período necessitava de melhores condições para o desenvolvimento das atividades comerciais. Sendo assim apoiavam a unificação do Estado em prol da criação de uma mesma moeda, da mesma língua, da unificação ou padronização de pesos e medidas e da centralização de um mercado consumidor.

3. Pois o rei estava interessado em fortalecer sua economia mercantilista através da busca de especiarias orientais. Porém, deveria buscar uma nova rota fora do controle e do monopólio dos mercadores italianos.

4. Dividia as novas conquistas ultramarinas entre as duas principais potencias católicas pioneiras em seu processo de formação dos Estados nacionais.

5. O Oceano Atlântico.

6. O aluno poderá indicar um dos dois motivos a seguir: a cobrança de altos preços pelas especiarias comercializadas pelos mercadores italianos, que monopolizavam o comércio destes produtos através do Mar Mediterrâneo; outro motivo foi a conquista de Constantinopla pelos turcos, principal cidade de acesso ao mercado de especiarias do Oriente. Os turcos, muçulmanos, dificultaram a navegação e o comércio dos cristãos na região mediterrânea.

7. O aluno deverá apontar duas entre as seguintes motivações: busca por novas terras, busca por metais preciosos, difusão da religião cristã e combate aos “infiéis” muçulmanos (espírito de Cruzada), busca por novos mercados consumidores e fornecedores de especiarias, seda e outras riquezas, entre outros.

8. O aluno deverá apontar dois entre os seguintes fatores favoráveis: a localização geográfica favorável, a formação precoce do Estado Português, o apoio financeira da burguesia lusitana, a experiência prévia de navegação no Oceano Atlântico, a formação de um núcleo de navegadores experientes, astrônomos e cartógrafos (a chamada “Escola de Sagres”) que desenvolveram as técnicas e instrumentos de navegação

9. O aluno poderá citar um dos dois motivos não mencionados pelo texto: a grande importância comercial de Ceuta, cidade que recebia muitas caravanas de comerciantes vindos do interior e do litoral da África; e a posição geográfica estratégica de Ceuta, entre o Oceano Atlântico, o Mar Mediterrâneo e o sul da Europa.

10. Principal argumento de Colombo era de que a Terra era redonda, logo, segundo seus cálculos, se

navegasse em direção a Oeste, ele chegaria mais rapidamente às Índias, contornando a Terra pelo

outro lado.

Referências

Documentos relacionados

Mostra todos os Orçamentos e Pedidos: Código, Status, Valor, Vendedor, etc e dependendo do Status do Orçamento, clicando no botão ao lado direito “Ações”, é possível:

Garantir ao aluno conhecimentos para interpretação das solicitações mecânicas dos materiais em elementos de máquinas, bem como os conceitos para dimensionamento desses

Com base nas disposições contidas no artigo 8°, inciso IV da Constituição Federal, no artigo 513, alínea "e" da CL T - Consolidação das Leis do Trabalho, os

As variáveis número de folhas emitidas, número de folhas senescidas, crescimento em altura, crescimento foliar acumulado, transpiração diária, transpiração acumulada, coeficiente

O Histórico do Método Científico. In: Metodologia Científica. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,

Taxas de Juro de Emissão e Colocação de Obrigações do Tesouro. Banco de

Os valores encontrados na primeira coleta realizada 5 dias após o término do tratamento do Grupo Controle e do Grupo Teste foram significativamente inferiores aos valores

O estudo foi do tipo transversal descritivo e realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil, com pacientes adultos atendidos no Hospital de referência para o tratamento