• Nenhum resultado encontrado

A Fé Purificando o Coração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A Fé Purificando o Coração"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

A Fé Purificando o Coração

Sermão nº 1349

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Mai/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892 A fé purificando o coração / Charles H.

Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

32p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Purificando seus corações pela fé.” (Atos 15: 9)

O partido judeu ou farisaico violentamente se opôs ao evangelho. Onde quer que os apóstolos fossem, os judeus que não acreditavam, movidos de inveja, instigavam o povo contra eles. Eles não podiam suportar ouvir a salvação dos gentios pela graça através da fé. Ralou em seus ouvidos, pois pensavam que essa doutrina era contrária à lei de Moisés, na qual se gabavam. Eles eram filhos da escrava sob o antigo pacto de obras e não podiam suportar que os filhos da promessa viessem à herança. Eles lutaram e se rebelaram contra o evangelho da salvação pela graça, pois isso ia contra seu orgulho natural e sua exclusividade nacional.

Sim, e mesmo quando algum deles, por bendita seja a graça de Deus, se converteu, o velho ainda estava dentro deles e o espírito de escravidão ainda era capaz de se afirmar. Aqueles que tinham sido da seita dos fariseus trouxeram consigo uma boa parte de tendências farisaicas para a igreja, e estes eram perigosos para o jovem reino de Cristo. Eu mal sei se os princípios legais não foram capazes de causar mais dano dentro da igreja, pervertendo a doutrina pura do que eles poderiam fazer fora da igreja por perseguição excitante. Dificilmente se pode imaginar como o evangelho poderia ter

(4)

4

escapado de ser coberto e sufocado pelo judaísmo, como um bebê por sua mãe, se não fosse pela graça preservadora de Deus e do Espírito que habita dentro da igreja de Deus.

Vocês sabem, irmãos, como lamentamos hoje que certos que se dizem cristãos estão trabalhando muito zelosamente para colocar um jugo sobre o pescoço dos discípulos que nem nossos pais nem nós pudemos suportar. Eles inventam cerimônias pomposas, observam dias e meses, e estão vinculados a regras e regulamentos, todos os quais são uma servidão ociosa e desnecessária a formas externas.

Certos outros nos ligariam a credos e ordenanças não claramente ensinados na Palavra de Deus, nem agradáveis a ela, dos quais Pedro e João nada sabiam, não tendo força a não ser a que vem da autoridade humana. O velho espírito farisaico é um grande falsificador de laços e construtor de prisões. Isso nos sujeitaria a ordenanças de: “Não toques, não proves, não manuseies”, e nos prenderia com regras de muitos tipos - pois não pode entender a liberdade com a qual Cristo nos libertou. Ensina isso e ensina que, do que os apóstolos teriam dito: “Não demos tal mandamento”. Devemos lutar contra esse espírito tanto agora como sempre. Ainda devemos nos recusar a nos enredar novamente com o jugo da escravidão.

Cristo é tudo. Somos completos nEle e não

(5)

5

permitiremos que uma única carta seja acrescentada à Sua perfeita lei de liberdade.

Pedro, no grande concílio de Jerusalém, foi capacitado por meio de sua experiência a responder àqueles que disseram que, a menos que um homem fosse circuncidado, ele não poderia ser salvo. Confie nisso, irmãos e irmãs, não há nada como um trabalho prático para Cristo nos ensinar a verdade de Cristo.

Na maior parte, os hereges dos dias de hoje são um grupo de homens literários, adeptos da caneta, mas incapazes de falar. Pode ser que o fracasso deles nessa direção os aborreça e os coloca em oposição ao ministério evangélico. De qualquer forma, eles são um grupo de teóricos que nada sabem de serviço prático para o Senhor e, portanto, constituem todo tipo de absurdo de acordo com suas próprias fantasias.

Eles se sentam em seus estudos e não fazem nada e depois criticam aqueles que estão fazendo um serviço árduo e são bem-sucedidos nisso. Eles estão tão ocupados em mordiscar seus espinhos e polir seus períodos que não se importam em salvar almas, e estão tão empenhados em fazer descobertas que manifestarão seus próprios intelectos gigantescos que não podem sujar as mãos com trabalho prático entre os pobres e ignorantes.

Não tendo nada em seus corações, toda a sua

(6)

6

natureza corre para sua cabeça e a cabeça sendo desequilibrada por um coração ocupado leva a girar teorias de teias de aranha e novidades de heresia. Ferozmente liberal, o espírito que eles manifestam contra os ortodoxos é grandemente intolerante – nisto eles são sérios, mas em pouco mais, exceto em engendrar erros graves que estão devastando as igrejas e arruinando as almas. Entre os nada, todo o mal começa. Dê a um homem um trabalho prático para Jesus e mantenha-o nisso, e ele, como Pedro, aprenderá como ele vai e como um rio, filtrará enquanto flui. Pedro não pôde continuar a acreditar em restringir o evangelho aos judeus depois que o Senhor pediu que Cornélio o enviasse de Jope para que ele lhe ensinasse o evangelho - seu serviço real refinou sua teoria. Se aqueles que governavam a ciência botânica nunca tivessem visto uma flor, você se perguntaria se eles se depararam com grandes heterodoxias de crença? Um naturalista que nunca viu um animal vivo provavelmente não seria muito sadio em zoologia e, mesmo assim, aqueles que nunca lidam com as almas dos homens, que nunca veem os penitentes sob convicção, nem ouvem as canções dos crentes recém-nascidos em Cristo, nem veem os homens se regozijarem em aflição e triunfarem na morte, com certeza errarão quando se estabelecerem para os professantes. Eles se inclinam para trás em suas

(7)

7

cadeiras de estudo e sopram bolhas e desabafam dúvidas para a subversão da fé de muitas almas piedosas, mas débeis, e tudo pela necessidade de algo melhor para fazer. Eu prescrevo como remédio para eles, e desejo sinceramente que eles aceitem, façam algo por Cristo e pelo bem dos homens caídos. Pedro saiu daquilo que de outra forma seria sua condição natural de intolerância ao ser exercido a serviço de seu Mestre. Pedro nos conta como ele chegou a perceber que a circuncisão não era necessária.

Na licitação divina, ele entrou e pregou a Cornélio e sua casa, e enquanto ele estava pregando eles acreditaram. Ele não havia terminado seu sermão antes de todos se tornarem crentes e acrescenta: “Deus, o conhecedor dos corações, deu-lhes testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como nos deu.” Eles creram e ele sabia que sua fé havia purgado seus corações, pois o Senhor enviou o Espírito Santo sobre eles, então e ali. O Espírito Santo não habita em corações impuros, mas quando o templo do coração foi purificado, lá vem Ele. Embora esses homens nunca tivessem sido circuncidados, ainda assim foram purificados de coração, pois o Espírito de Deus repousou sobre eles. Era evidentemente o mesmo Espírito que desceu sobre os circuncidados em Jerusalém, uma vez que produziu os mesmos resultados: “Pois eles os

(8)

8

ouviram falar em línguas e magnificar a Deus.”

Agora, se o Espírito não faz diferença entre os circuncidados e os incircuncisos, por que a igreja deveria fazer isso? Pedro, portanto, disse:

“Pode alguém proibir a água, para que estes não sejam batizados, que receberam o Espírito Santo assim como nós?” Ele ordenou, portanto, que fossem batizados em nome do Senhor e assim afirmou sua crença de que a fé os purificara. Ele viu que o Senhor dera as mais favoráveis bênçãos do evangelho aos crentes incircuncisos, a saber, o poder do Espírito Santo e, portanto, achava que deveriam ser recebidos na igreja sem circuncisão. O argumento de Pedro é eminentemente claro e convincente.

Você e eu não podemos ser imparciais porque nós, sendo gentios, estamos naturalmente satisfeitos com um argumento que nos inclui na bênção, mas se estivéssemos sentados como juízes para ouvir a súplica do apóstolo, tenho certeza de que diríamos: nos abençoa ou nos amaldiçoa, o raciocínio é incontestável - se Deus não desse o Espírito a não ser que o coração tivesse sido purificado, então os corações desses homens foram purificados e é evidente que eles foram purificados somente pela fé, visto que eram incircuncisos e completamente fora da lei judaica. Vendo, então, que eles são puros de coração, que necessidade pode haver de mais purificação? O que precisa colocar sobre eles o

(9)

9

sinal exterior e visível, o afastamento da imundícia da carne, quando é provado pelo testemunho divino que eles já são puros de coração? É bem argumentado, Pedro, e nos alegramos na conclusão. Agora, vamos considerar o ponto sobre o qual o argumento depende, a declaração que fez em grande parte o cerne do raciocínio de Pedro, a saber, que pela fé os corações dos crentes gentios foram purificados. Primeiro, considere o agente dessa purificação, “pela fé”. Em segundo lugar, o segredo de seu poder - foi Deus que os purificou pela fé. Em terceiro lugar, a sede de sua ação,

“purificando seus corações”. E em quarto lugar, (o que não está no texto, mas que inferimos de nossa própria experiência), o modo de sua operação ou como a fé purifica nossos corações.

I. Primeiro, então, queridos amigos, falemos da PURIFICAÇÃO PELO AGENTE DO CORAÇÃO - a fé. Não havia nada além de fé no caso de Cornélio, nada além de fé comum como você e eu possuímos - fé nascida de ouvir e descansar somente em Jesus. Somente a fé fez isso. Leia o sermão de Pedro a Cornélio e você perceberá que sua fé não foi criada pela eloquência de Pedro e não se manteve na sabedoria do homem. Pedro que contou uma história muito simples sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus de Nazaré - exatamente uma história como

(10)

10

um rapaz convertido de nossas escolas dominicais pode relatar, de fato, “a boa e velha história”. E enquanto ele estava contando, espero que não tão rouco como sou obrigado a fazer esta manhã, o poder de Deus estava presente e o centurião e sua família acreditaram no testemunho. O poder inato da própria história, pela bênção de Deus, operou a fé no coração de seus ouvintes e eles foram diretamente purificados por essa fé. Se eu fosse falar de Jesus Cristo e Sua incomparável morte esta manhã e alguns de vocês ouvindo a história fossem confiar nEle, vocês seriam purificados exatamente como foram esses crentes de Cesareia. Sua fé veio por ouvir exatamente como eles ouviram o mesmo evangelho da graça de Deus que eu pregaria a você. Por essa fé, os corações são purificados. Sua fé os purificou diretamente. Eles não foram purificados mês após mês de contemplação. A fé purificou seus corações imediatamente, pois, para o espanto dos crentes circuncidados que estavam olhando, o Espírito Santo caiu sobre eles naquele mesmo lugar - a evidência do céu de que sua fé os havia feito serem encontrados para serem a habitação do Espírito Santo. Que energia incomparável é essa que purifica corações manchados com o pecado original e contaminados por transgressões reais e limpa- os imediatamente! O poder sagrado que requer

(11)

11

nem um único dia para as suas operações maravilhosas, mas atinge o seu propósito em um momento, é digno de nossa mais alta admiração. Quão rápido é o trabalho! O ouvido que ouve, o coração que acredita, o coração purificado - esses três se sucedem em rápida sucessão, sem longas pausas de terrível convicção ou de sombria dúvida. Atrasos podem ocorrer em alguns casos, mas eles não são necessários para o trabalho, nem são do Senhor.

Aqui as operações de misericórdia seguiram os passos um do outro - ouvindo, crendo, purificando, o dom do Espírito, a declaração pública do mesmo pelo batismo no nome sagrado veio em rápida sucessão - e aqui você vê o maravilhoso poder da fé pela qual a alma é purificada de uma só vez. O agente da purificação era somente a fé e fica claro, a partir da narrativa, que o batismo nas águas não ajudou nisso. É suposto por aqueles que lidam apenas com suposições, pois eles certamente não podem ter fatos para sustentar sua teoria, que há algo purgando no batismo. Não dizem eles que são feitos membros de Cristo, filhos de Deus e herdeiros do reino dos céus? Agora, nenhum bebê já deu qualquer evidência de que tal coisa aconteceu. Como poderia? A pequena criatura está inconsciente na época e, à medida que cresce, não demonstra nenhuma

(12)

12

superioridade aos outros que não passaram pela regeneração aquosa. Encontramos nossos filhos e filhas não batizados convertidos pela graça em uma proporção tão grande quanto aqueles pequenos membros de Cristo e herdeiros do reino dos céus. Esses “filhos de Deus por aspersão” mostram evidentemente que precisam converter-se, pois crescem para serem herdeiros da ira, assim como os outros. A regeneração parece ser apenas superficial, se julgarmos pelo caráter de noventa e nove de cada cem daqueles que são assim regenerados.

Mas neste caso não havia dúvidas sobre o significado do batismo, pois Cornélio e sua família não foram batizados até depois que receberam o Espírito Santo e o Espírito Santo foi o sinal de que seus corações já estavam purificados. Agora, meus irmãos, o Senhor não permitirá que misturemos Suas próprias ordenanças com a obra de Seu bendito Espírito ao purificar o coração somente pela fé, e que Deus nos livre de cair em tal erro. Não, a purificação da alma é da fé. Não é do batismo.

Não é por nenhum rito externo nem mesmo pela ordenação do homem, nem pela vontade do homem, nem pelo sangue, nem pelo nascimento, mas pela obra do Espírito Santo através da agência da fé e somente isto. Se, no entanto, coubesse a algum irmão que talvez o caso de Cornélio pudesse ter sido algo especial,

(13)

13

porque ele tinha sido um homem devoto e um doador antes mesmo de conhecer o evangelho, respondo que Pedro, em sua narrativa e argumento, disse: não uma palavra sobre esse ponto, mas ele sustentou o caso do centurião simplesmente como o de uma pessoa não circuncidada que acreditou e foi purificada de coração. Parece-me bastante claro que, se Cornélio, em vez de ser um homem devoto, tivesse sido chamado por Deus do máximo do perdulário, teria sido purificado de coração exatamente da mesma maneira. Se não, Pedro foi injusto ao citar como exemplo típico o que teria sido uma exceção óbvia à regra, mas ele fala do centurião e de sua família como exemplos do que Deus estava fazendo para os crentes gentios, de modo que ele não viu nada em tudo excepcional sobre eles. Ele realmente viu nada além de ser crente e purificado de coração pela fé.

O fato é que o instrumento pelo qual os corações são verdadeiramente purificados é a fé que vem pela audição do evangelho e isso é tudo. E assim eu lhes digo sobre este ponto, mesmo para vocês que ainda não conhecem o Senhor, não busquem corações puros dentro de si mesmos antes de virem a Cristo pela fé. Não procure os frutos antes de ter as raízes, mas olhe pela fé

(14)

14

para o grande purificador, por mais impuro que você sentir que seu coração seja.

Há uma bênção para os puros de coração, mas você não pode reivindicá-la no presente e, portanto, é sua condição acreditar como pecadores em quem não há boa coisa. Embora lamente a profunda depravação de sua natureza, não tente em vão alterá-la antes de acreditar, mas pecador como você é, condenado pelo veredicto de sua consciência, creia no Senhor Jesus Cristo que você pode ser completamente renovado. Suplico-lhe que busque pureza de coração somente pela fé, pois você ficará desapontado se procurar de outra maneira. Não pense que qualquer outra coisa pode tocar o assunto, pois não pode. Nenhuma lavagem e limpeza podem tornar o etíope branco - apenas o poder divino do Redentor pode fazê-lo. Leia suas Bíblias por todos os meios e ore por todos os meios e ouça sermões por todos os meios, mas nenhuma dessas coisas serve para mudar a impureza radical de sua natureza interior. A fé deve contemplar o Cordeiro que sangra e conhecer a virtude da água e do sangue que fluía de seu lado perfurado - e até então a alma deve permanecer na impureza da queda. Todos os esforços da natureza incrédula fazem-nos mergulhar mais

(15)

15

profundamente na lama e aumentar nossa contaminação.

A fé é aquele ramo de hissopo que, mergulhado no sangue de Jesus, purifica o coração do pecado - e nada mais fará isso. Olhe, então, pobre alma, longe de si mesmo, para que você possa se renovar. Olhe para o seu eu negro, desordenado e repugnante e lamente, mas não procure por cura – como se fosse buscar riquezas em meio à falência e à morte em meio à vida, para buscar o inferno no céu e Deus entre os demônios. Olhe para Jesus, a quem Deus estabeleceu para salvar o Seu povo dos seus pecados, e quando você olhar para Ele, a fé purificará a sua alma.

II. Como a fé é forte o suficiente para fazer isso?

Qual é O SEGREDO DO SEU PODER? Acreditar em outras coisas não purifica a alma - por que crer no evangelho? Confiar é um ato muito simples - como acontece que confiar em Cristo se torna o meio de purificação para o coração?

Eu respondo, porque Deus trabalha com isso.

Vamos ler nosso texto com o versículo anterior.

“Deus, que conhece os corações, deu-lhes testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como Ele nos deu; e não fez diferença entre nós e eles, purificando seus corações pela fé.” Quem foi que purificou seus corações? A resposta é clara. Foi o Deus onisciente. Ah, irmãos, vocês

(16)

16

não devem olhar somente para o instrumento que o Senhor usa, mas devem ter em consideração o próprio poder que Ele coloca em conexão com o mesmo. Somente a fé não seria nada, mas quando Deus trabalha pela fé, as maravilhas são realizadas. Você conhece a velha história da espada de Scanderbeg com a qual ele costumava dividir os homens em dois da coroa da cabeça para baixo? Quando alguém olhou para ele, declarou que não viu nada sobre a espada para torná-la uma arma tão fatal. Mas outro respondeu: “Você deveria ter visto o braço que foi usado para manejá-la”. Agora a fé vista, por si mesma, parece ser desprezível, mas oh, o braço que a empunha! Quem resistirá ao braço eterno? Jacó pode ser apenas um verme, mas Deus pode debulhar as montanhas com ele. A fé pode ser apenas uma vassoura pobre, mas quando Jesus vem para purgar o templo do coração, Ele varre toda a sujeira acumulada por esses meios frágeis. Este maior do que Hércules pouco se importa com a fraqueza do instrumento, mas eis que Ele purifica o estábulo de Augean de nossa natureza sem nenhuma outra ação além da fé infantil. Deus trabalha através da fé e assim a fé se maravilha. Ah, amado, se você crer no Senhor Jesus Cristo, seus pecados inatos terão outro defensor para encontrá-los ao seu lado. O próprio Deus está com você por seu Capitão e Ele usará sua fé para

(17)

17

ser o chifre de carneiro para derrubar os muros de Jericó ou para ser como os jarros e as trombetas, por cujo meio as miríades midianitas foram derrubadas por Gideão. Suas iniquidades se curvarão diante de Sua graça. Somente confie e sua pobre confiança infantil estará nas mãos de Deus, o flagelo sagrado de pequenos cordões que libertará sua alma de todos os ladrões que agora a transformam em seu covil.

Além disso, o texto sugere que Deus está operando no coração pelo Seu Espírito Santo.

Agora, onde o Espírito Santo vem, Ele queima como fogo celestial e consome o pecado. Ele vem também como um fluxo e limpa o mal, e como um vento impetuoso para afugentar tudo o que é sujo e poluído que se acumulou no ar estagnado da alma. O Espírito Santo é o espírito de santidade e como Ele sempre habita com a fé, sendo seu autor, seu fortalecedor e guardião, você pode ter certeza de que onde a fé vier, o coração será rapidamente purificado. O fato é que, irmãos, a fé vê o pecado, detesta-o e lança- se nos braços eternos para ser liberto dele. A fé sente o pecado como uma enorme montanha pressionando seu peito e esmagando seu coração, e a fé clama: “Deus eterno, você prometeu libertar o seu povo dos pecados deles.

Eu invoco o seu poder e desafio sua promessa.

Eu me coloco no Teu poder para tirar essa carga

(18)

18

de meu peito e me deixar respirar livremente como sendo liberto de seu peso terrível. ”Tudo está bem quando tal apelo é feito com confiança.

Quando você coloca Deus em sua briga, isso acaba. Quando você se apega à força divina, Golias cai, embora sua arma seja apenas uma funda e uma pedra. Aqui está o poder da fé, que ela usa a promessa de seu Deus como seu cinturão de força. Ela se apegou à onipotência daquele que faz o céu e a terra permanecerem firmes. Bem, ela pode realizar milagres, pois Deus está ao seu dispor e chama. Veja, então, onde está o poder da fé por meio do qual ela trabalha a purificação da alma - é Deus que age por ela. “Mas,” você pergunta, “como Deus purifica o coração? Ele não pode fazer isso por força física.” Não. Quem pensou que poderia?

Ele faz isso por Sua sabedoria que nunca foi desconcertada ainda, trazendo à mente humana argumentos que se adequam ao caso, revelando Suas verdades que convencem o entendimento, e dando à consciência fatos que obtêm seu veredicto. Se a sabedoria humana conquista a mente dos homens, o que a sabedoria infalível fará? Juntamente com a sabedoria onipotente, existe o elemento mais importante do amor irresistível. Você acha que não há poder em lugar algum além do que pode ser pesado por quilos e medido enquanto computamos a força do vapor no motor da locomotiva? Ah, senhores,

(19)

19

no impulso da persuasão, na força da convicção, no apelo do amor, há poderes que nunca violam a vontade humana, mas ainda a dominam com supremacia sagrada. O que é mais forte do que o poder do amor - amor que faz com que os mais obstinados acabem cedendo? Amor que compele os mais maliciosos a amar apesar de si mesmos? Amor que surpreende os homens em arrependimento e gratidão ou sempre eles estão conscientes disso? Deus ama os homens até que eles devam amá-lo. Deus os ama com tanta onipotência que finalmente lançam suas armas de rebeldia e se submetem com ansiedade. Nada conquista como o amor. Agora é porque a fé confia nesta sabedoria e este amor, e estes vêm ajudá-la em sua guerra contra o pecado, que as paixões furiosas e as paixões rebeldes do coração são subjugadas e a graça reina através da justiça para a vida eterna.

Então, digo, ao deixarmos este ponto, irmãos e irmãs, lembrem-se humildemente e esperemos que a batalha não seja sua depois de tudo. O Senhor empreendeu o conflito e obterá a vitória.

A conquista do pecado deve ser alcançada pelo Todo-Poderoso - você deve lutar e lutar, mas Deus em você é o vencedor da batalha. Desde então, Deus está com você, nada é impossível.

Não há culpa constitucional que você não possa remediar. Não há paixão forte que você não

(20)

20

possa verificar. Não há desejo interior, por mais feroz que você não possa finalmente destruir.

Tenha coragem. Altos níveis de santidade são possíveis para você agora que Deus está com você. De nada desesperem. Não duvidem, porque em todas as coisas serão mais do que vencedores por meio daquele que lhes ama.

Somente deixem sua fé continuamente se lançar sobre a onipotência de Deus e vocês verão que Ele purificará seus corações.

III. Em terceiro lugar, vamos considerar que a AÇÃO DO ASSENTO DA FÉ é primariamente o coração, “purificando seus corações”. Não vou falar mais sobre esse assunto do que delinear o que eu teria dito se tivesse sido capaz de pronunciar minhas palavras com mais rapidez.

As enfermidades da voz são um triste obstáculo para os ministros - orem para que sejam removidos, pois, no meu caso, pelo menos, o cérebro fica lento quando a fala é dificultada. A fé muda a corrente de nosso amor e altera o motivo que nos influencia - isso é o que significa purificar o coração. Isso nos faz amar o que é bom e correto, e nos move com motivos livres de si mesmo e do pecado - esta é realmente uma grande obra. Daí a mudança que a fé produz é muito radical e profunda. É uma pequena questão lavar o exterior do copo e do prato - o interior do copo deve ser o primeiro e

(21)

21

principalmente atendido. Se o coração é mudado, a conversão é completa - não um mero assunto superficial, mas uma renovação completa. "Rasgai os vossos corações e não vossas vestes", era o mandamento de Deus para o Seu povo - e a fé age neste espírito - não começa com as vestes, nem enquadra os regulamentos para as ações externas, mas começa com o homem interior. A fé coloca o machado na raiz. Ele cura o fluxo na fonte e, portanto, o que é feito é feito de forma completa, efetiva e honesta.

Mas o coração sendo purificado, a purificação torna-se operativa durante toda a vida. Um coração doente significa um homem doentio por toda parte - você não pode errar o seu coração, mas no que todo órgão está equivocado - toda a vida é desarranjada. Nem tampouco você pode ter o coração direito sem contar sobre toda a natureza e afetar, para melhor, tudo o que está dentro de você e tudo o que sai de você - de pensamento, palavra e ação. Não há nada como começar no coração, a partir do qual procedem as questões da vida. Tudo o mais é uma colcha de retalhos pobre, mas ter o coração feito novo é ser renovado de fato. Por isso, tal mudança é permanente. Restrinja apetites que ainda permanecem e o cão retorna ao seu vômito.

Purifique as coisas externas e deixe a natureza

(22)

22

intocada, e a porca que foi lavada retorna ao seu afundamento na lama. Transforme o cão em uma ovelha, troque o porco para uma criança, e você não verá os velhos hábitos voltarem - mas sem isso, toda a bondade humana é como uma flor desbotada. Tal purificação é aceitável com Deus, que examina o coração. O homem julga de acordo com a aparência externa, mas Deus olha para o coração, e assim a fé, ao purificar o coração, produz uma purificação que é bem agradável diante de Deus. A soma disto é, irmãos e irmãs, não comecem a buscar a purificação de seus corações e depois busquem a fé em Cristo como uma segunda coisa. Não, deixe todas as coisas serem feitas em ordem. Emoções são boas se são boas, mas não são a fonte de pureza nem antecedentes da fé. A fé é a mãe das emoções certas. Nunca confunda a mãe com os filhos. Se você deseja ver homens purificados, vise pela bênção de Deus para produzir fé neles.

A pregação que apenas desperta as paixões é de pequeno valor. Ouvimos muito sobre as multidões chorando, mas preferimos ver um indivíduo acreditando. Consideramos muito melhor levar um homem a crer com seu coração do que chorar com seus olhos e, portanto, eu prefiro pregar a Cristo crucificado, a fim de gerar fé, do que pintar quadros patéticos de leitos de morte e mães agonizantes, coisas que funcionam nas emoções, mas têm

(23)

23

pequena tendência a levar à fé. Se, antes de mais nada, acreditarmos que Jesus é o Cristo e chegarmos a Ele, as emoções serão trazidas da maneira correta no devido tempo - o coração será mudado onde a fé assume o poder. Mas se você tem uma fé que nunca toca o seu coração - uma fé que nunca faz você se alegrar ou chorar, uma fé que não faz você odiar o pecado nem amar o Senhor Jesus, eu lhe rogo, abandone sua fé como Paulo sacudiu a víbora da sua mão - pois é uma fé morta e se ao invés disso você sentir um coração dolorido e um profundo sentimento de alienação de Deus, a mudança parecerá terrível para você, mas será propícia ao seu bem maior. Somente a fé viva que opera sobre o coração e influencia os desejos e afeições pode ser a fé dos eleitos de Deus. A fé do luar, que tem luz mas não calor, é uma coisa da noite e não é a fé dos filhos do dia. A fé que vive no frio sótão do cérebro e nunca desce à sala de estar e de banquetes do coração, morrerá de frio, e não é a vida que o Espírito Santo opera no homem.

Julgue o que eu digo, mas se você esquecer de tudo, lembre-se ainda de que a fé está em primeiro lugar e então a purificação do coração se segue como consequência. Nunca coloque a carroça diante do cavalo nem o efeito antes da causa. Não espere o fruto da santidade sem a raiz da fé, nem tente aumentar a pureza, que é um

(24)

24

resultado, sem primeiro fortalecer a fé que é a sua origem.

IV. Por fim, consideremos a OPERAÇÃO DO MODO DE FÉ - como a fé trabalha para purificar o coração? Observem, queridos amigos, primeiro, que a fé acredita no pecado como pecado e vê o horror dele como uma ofensa contra um Deus santo e misericordioso, em quem a fé crê com devoção. A fé acredita no inferno e vê a “fumaça de seus tormentos subindo para todo o sempre”. A fé acredita no verme que não morre e no fogo que nunca pode ser apagado. Fé, “a evidência das coisas não vistas”, coloca antes a alma em pavor arregimenta a pompa daquele tremendo dia em que Cristo com as nuvens virá, para que a alma veja o pecado como algo extremamente terrível e condenável e se volte para Deus em livramento dele - esse é um elemento na purificação do pecado.

Em seguida, a fé se deleita em colocar Cristo diante do coração e fazê-lo contemplar Suas feridas sangrentas e o lado trespassado e o rosto marcado. A fé não faz dele nenhum sonho, mas uma realidade. Ela faz com que os ouvidos da alma ouçam seus gemidos e ouçam Seu “Lama Sabachthani”. A alma percebe que quando o pecado foi colocado em Cristo, Ele o feriu

(25)

25

gravemente e o esmagou e, portanto, o coração odeia o pecado que matou seu melhor amigo - aqui está outro elemento que trabalha para a sua purificação. A fé se encanta muito na pessoa de Cristo e, portanto, ela coloca diante da alma Sua amabilidade incomparável, como o bem-amado dos santos. Para a fé, Cristo não é um personagem histórico que passou sobre a página da história, assim como um transeunte que se move diante de uma câmera quando um artista está tirando uma fotografia de rua e deixa um traço escuro ter passado pela cena enquanto a foto estava sendo formada. A fé aprendeu a ver Cristo se destacar como o homem mais real que já existiu, o fato das eras, o foco da verdade. A fé toca, segura, abraça e se alimenta de Cristo. Ela tem estado tão familiarizada com Ele como se tivesse sido beijada com os beijos dos Seus lábios e ela foi preenchida com o Seu amor que é melhor que o vinho e, portanto, ela sente o Seu poder de constrangimento e segue-O. A fé é a amiga familiar de Cristo. A fé é como João, que jaz em Seu peito e ali desfruta de Seu amor e derrama seu próprio amor. A fé, por revelar o amor e a beleza de Cristo à alma, acende no coração uma chama veemente de amor a Ele e esse fogo de amor torna-se um poderoso elemento de purificação, pois você não pode amar a Cristo e amar o pecado. Você não pode

(26)

26

sentir gratidão pela libertação do mal e depois mergulhar de novo nele.

Além disso, a fé tem uma arte maravilhosa de realizar seus privilégios graciosos. A fé diz ao homem: “Você não sabe que você é o eleito de Deus? O eterno Pai escreveu Seu nome em Seu livro de vida antes de acender as lâmpadas do céu. Como você deve viver? Você é redimido, a marca de sangue está em você. Você não é seu, mas comprado com um preço - que vida santa você deveria ter! Você é precioso para o coração de Deus. Você é o Hephzibah dele, Ele se deleita em você. Você é filho dele, não mais servo, mas filho. Você é a noiva de Cristo, sim você é uma parte do Seu corpo místico, você é um com Ele - como você deve se comportar? ”Irmãos, Irmãs, vocês já realizaram alguma dessas bênçãos sem sentir que tais privilégios purificam a alma? Eles não pareciam cada um deles dizer a vocês, “Que tipo de pessoas vocês devem ser em todo santo trato e piedade, desde que são participantes de misericórdias como estas?”

A fé tem ainda mais um poder maravilhoso de agir sobre o princípio telescópico, trazendo para nós as coisas que estão por vir. Será que ela não abriu para nós os portões de pérola e colocou as ruas douradas agitando diante de nossos olhos?

Quão perto dos olhos da fé, oh você abençoou

(27)

27

Jerusalém, seus esplendores celestes apareceram! Nessas temporadas, longe de pensar que nos permitiríamos pecar porque sentíamos nosso paraíso seguro, gememos por mais pureza e começamos a tirar nossas sandálias de nossos pés, pois sentimos que até o subúrbio do céu, onde então ficamos de pé, era terra santa. Transportados pela visão da fé começamos a vestir as vestes brancas imaculadas. Tendo esta esperança em nós, nós nos purificamos, “assim como Ele é puro”. Ó vocês que são irmãos para aperfeiçoar os espíritos, co-herdeiros com o glorificado da coroa da vida que não se desvanece, com anjos para os seus servos e o próprio Cristo para o seu irmão mais velho, qual deve ser a maneira da nossa caminhada e conduta! Sentimos que nunca ficaremos perfeitamente contentes até que sejamos perfeitamente santos, indizíveis e não reprováveis à Sua vista. O que poderia purificar mais eficazmente o coração do que a visão do céu que a fé nos apresenta?

Deixem-me agora reunir uma série de assuntos, para mostrar-lhes que a fé não nos dá apenas motivos, mas que realmente nos concede poder.

Eu lhe direi como a fé faz isso, pois tentei lutar contra o pecado. O poder é adquirido pela fé através da defesa das promessas de Deus.

Alguma vez você já sentiu que não poderia

(28)

28

dominar um pecado e você então se foi, ajoelhou-se e gritou: “Senhor, você disse: “O pecado não terá domínio sobre você, pois você não está sob a lei, mas sob a graça" Senhor, salve- me da tirania que pecado agora busca exercer sobre mim"? Você já alegou aquela outra promessa, "eu virar-te-ei a mão e, com certeza, purificarás as tuas escórias e tirarás todo o teu pecado”? Você já clamou: "Senhor, não vou deixar você ir até que você tenha tirado minhas amarras e me libertado das iniquidades que prevalecem contra mim"? Então tenho certeza de que você obteve a ajuda de Deus. Assim, a fé, ao defender a própria Palavra de Deus, ganha poder para dominar o pecado. Tente sua arte sagrada. Acredite sem duvidar no fiel Prometedor e segure-o à Sua Palavra, uma Palavra da qual Ele nunca recuou e nunca o fará, pois Ele não é um homem que Ele deve mentir, nem o filho do homem para se arrepender.

A fé ousadamente se apega ao poder do próprio Deus. Com a força da promessa, ela agarra a mão divina. Ela tem a sagrada impudência, a impertinência consagrada de se lançar perto do trono e apoderar-se de Deus, pois ela o ouviu dizer: “Deixa-o apoderar-se da Minha força.” E oh, amado, como ela fere os filisteus então!

Como ela submete a iniquidade quando uma vez Deus, o irresistível matador do pecado, veio em

(29)

29

sua ajuda. Ela o constrange a vir, apoderando-se dEle e depois despoja todos os seus adversários.

A fé nos traz poder real para conquistar o pecado aplicando o sangue de Cristo. Ela não se limita a falar da expiação, mas se deleita nela e a torna um remédio para curar hábitos pecaminosos. O sangue de Jesus é a vida da fé e a morte do pecado. Todos os santos vencem pelo sangue do Cordeiro. Nós o aspergimos diante de nós e reis de exércitos fogem rapidamente. A expiação pelo sangue, a substituição literal de nosso Senhor, a garantia fértil, a justiça triunfante e a glorificação representativa do Senhor Jesus são todos grandes purificadores da alma - espadas afiadas com as quais ferir o pecado. Descanse feliz naquele que morreu por você e ressuscitou e você será forte pela virtude. O pecado perderá todo o poder sobre você. O sangue de Jesus é o chefe e de fato a única fonte para limpeza. É a suprema fonte de santidade, a preparação para o céu. A fé nos dá poder, pois ela nos mergulha no sangue expiatório que é a nossa vida. A própria fé também nos dá poder contra o pecado, misturando-se a todas as ordenanças do evangelho. Nós lemos de alguns, “que a palavra pregada não lhes aproveitou, não sendo misturada com fé naqueles que a ouviram”. A fé é um ingrediente necessário para ser misturado com meios e ordenanças para lhes dar sabor e eficácia. Com sermões ouvidos, frequentando

(30)

30

comunhões, orações particulares, estudo da Bíblia - misture a fé. “Sem prescrever quanto”, misture a fé e quanto mais, melhor. A fé capacitará você a extrair o alimento e a essência das ordenanças do evangelho e, assim, fará com que você seja vigoroso em agonia contra o pecado.

Por último, a fé desperta o novo homem à intensa resistência do pecado. A fé, como uma trombeta, acorda a nova natureza insinuante para a batalha e a conduz ao meio da luta. Eu te assustei quando eu disse a “nova natureza insinuante”? Eu disse isso aconselhado, pois não pode pecar porque é nascido de Deus. Existe dentro do homem regenerado um princípio de nascimento divino, uma semente que é incorruptível e que permanecerá e habitará na alma renovada para todo o sempre. Esta semente, ou princípio de fé, excita em crescimento e energia. A fé desperta o amor, desperta a coragem, aumenta a paciência com o cinto e a perseverança com os sapatos. Ela excita o zelo e desperta ciúmes, lança desejos pela santidade e acelera a diligência da devoção, e assim mantém os poderes do mal em cheque e purifica o coração. Este é um breve esboço de como a fé purifica dia a dia a alma do homem. Eu fiz quando eu disse - veja, então, a simplicidade e a energia de sua fé. Amado, “assim como você

(31)

31

recebeu a Cristo Jesus, o Senhor, assim ande nele”. Ao acreditar nEle para justificar, creia nele para a santificação. Se alguém lhe disser que você deve obter justificação de um modo e santificação de outro modo, não acredite nele.

Jesus Cristo é feito de Deus para nós santificação, bem como redenção. Os fariseus praticamente nos ensinam que devemos ser santificados pela lei, embora justificados pela fé, mas sabemos melhor. Estas são bênçãos gêmeas e não devem ser separadas. Creia em Cristo para conquistar o pecado, assim como para perdoar o pecado. Acredite que o único poder que pode subjugar uma paixão vil em você é o poder que o lavou de sua iniquidade do passado. Confie em Cristo com o poder do pecado, assim como a culpa do pecado. Você não precisa passar por uma rodada de apresentações para ser purificado de coração. Você não precisa procurar uma vida mais elevada do que a que Jesus lhe deu quando você olhou e viveu - não há vida mais elevada, pois Ele deu a você a sua. O que mais você quer do que o Espírito Santo que te vivifica? O que é mais alto que isso? O que mais você pode ter do que aquilo que a fé lhe trouxe e lhe trará? O próprio Jesus se deu a você.

Você acreditou em meio Cristo no começo?

Você recebeu dEle uma vida inferior? Oh, que vergonha de pensar assim. Você confiou sua alma totalmente a Ele, e Ele não deu todo o seu

(32)

32

eu para você? Você quer dizer que confiou nele para salvá-lo do inferno e não do pecado? Você confiava nEle para apagar o passado e você seria tolo o suficiente para confiar em si mesmo para manter-se no futuro? Se assim for, você não acreditou nEle - sua fé era falha no âmago - para Cristo deve ser tudo ou nada, e se até agora você tem sido tão tolo a ponto de ter meio Salvador - e se mesmo agora você está procurando algo que não está contido nEle - não seja mais tolo.

Volte para o começo e diga: “Abençoado Salvador, assim como eu vim a Ti. Eis que eu te considero para ser tudo em tudo para mim, para sabedoria, justiça, santificação e redenção”.

Fazendo isto, encontrarás tudo em Jesus e pela fé teu coração será purificado. Eu pretendia apelar aos pecadores, mas minha voz se recusa a ser mais tentada e, por isso, deixo-a com o desejo da oração de que todo o assunto possa atrair os buscadores e encorajá-los. Deus lhe salve. Amém.

Referências

Documentos relacionados

Como citado anteriormente, na própria reunião de fundação do Colégio, é recomendável que já sejam definidos os principais itens de funcionamento dele, sendo: (1) sempre

• Eu sigo a dieta direitinho, mas não consigo mais emagrecer (ou até ganho peso)!. • Consigo fazer a dieta por no máximo um mês, depois disso, se

E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas.. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a

MATEUS VALÉRIO DA COSTA JOÃO PAULO SOUZA MADEIROS DANIEL DE SOUZA MEDEIROS RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA DANIELA YASMIM MORAIS COSTA DALIELMA VANESSA DA SILVA JOÃO VITOR

Ordem Voronandeck está conectada à Ordem Melchizedeck, para ativar o DNA SAGRADO de todas as formas de vida que residem na realidade terrestre, em todo o

As apresentações de música e de dança contaram com a pre- sença de alunos do Ensino Médio, do Fundamental I e da Educação Infantil, além de pais que puderam prestigiar

!  A percepção de uma situação moral é relativa, mas os valores morais envolvidos na situação são absolutos... Comportamentos

As refinarias de petróleo são áreas muito vulneráveis aos balões e suas equipes de serviço promovem uma verdadeira ação de guerra para monitorar a movimentação de balões sobre