• Nenhum resultado encontrado

Lançamento da Campanha 2007 marca início da luta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lançamento da Campanha 2007 marca início da luta"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

S S S I I I N N N A A A S S S E E E F F F E E E

Boletim SINASEFE Ano X - Nº 347 – 7 de março de 2007

EDITORIAL

Lançamento da Campanha 2007 marca início da luta

O lançamento da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Federais, a ser realizada no pró- ximo dia 15 de março, marca o início da nossa luta e do movimento em 2007. Sabemos das dificul- dades das Bases em enviar representantes para eventos durante a semana, mas é importante o empenho das Seções na participação na PLENA do SINASEFE, que será realizada no dia 13 de março, e na Plenária dos SPFs, dia 14, pois tais atividades servirão para uma boa construção da nossa Campanha Salarial deste ano.

Agora ninguém pode ter mais dúvidas de quais são as intenções do Governo Lula para este segundo man- dato em relação aos Servidores Federais. Além do congelamento, na prática, dos nossos salários, com a limi- tação em 1,5% de aumento com gastos de pessoal, por ano, até 2011, já anunciado no Programa de Acelera- ção do Crescimento (PAC), vemos agora o ministro do Planejamento anunciar uma proposta de regulamenta- ção do direito de greve com o claro objetivo de limitar e até proibir, em alguns casos, o direito do movimento or- ganizado do funcionalismo poder lutar para garantir os direitos conquistados. O Governo tem anunciado aos quatro ventos que vem se reunindo com as entidades representativas dos servidores para fazer essa suposta regulamentação do direito de greve, mas o que temos visto é a suspensão da Mesa Nacional de Negociação Permanente e o constante adiamento de audiência com a CNESF, onde só há espaço para a CUT e suas En- tidades Filiadas, onde esta Central tem servido claramente como braço direito do Governo Lula no arrefecimen- to das lutas e, consequentemente, na retirada de direitos dos Trabalhadores (as).

Também não há previsão para a retomada dessa Mesa Nacional de Negociação Permanente, que mesmo cheia de problemas e sem qualquer avanço negocial, era o único espaço de interlocução que tí- nhamos antes e agora foi unilateralmente suspenso pelo Governo Lula.

Todas essas ações têm o claro propósito de impedir a unidade dentro do nosso movimento e impe- dir, com isso, que tenhamos sucesso no avanço das nossas reivindicações e na manutenção do que já conquistamos anteriormente através de muita luta.

No campo da luta mais geral, a partir de um processo fragmentado, em que o Governo Lula vem promovendo mudanças estruturais na legislação trabalhista, a partir de “pequenas modificações” na le- gislação atual, temos assistido o início da implantação de algumas reformas, através destes projetos en- viados ao Congresso, como foi o caso do Supersimples, dando início às reformas tributária e trabalhista, e agora com a criação da Super-Receita, dando mais um passo para a concretude de mais uma parte da reforma da Previdência, transferindo os seus recursos para a Receita Federal, facilitando, assim, o des- vio destes para o superávit primário.

Sem falar do que estão preparando para a Educação Profissional e Tecnológica Federal. Hoje, já e- xiste uma minuta de Projeto de Lei sendo gestada pelo Ministério da Educação e seus aliados na Rede com a finalidade de transformar os CEFETs em Institutos Tecnológicos. Obviamente já existem inúme- ros defensores de tal projeto pois, entre outras coisas, ele transforma o cargo de diretor em reitor, além de criar novas regras para a eleição de dirigentes dessas Instituições e aumentar a centralização de po- der nas mesmas. Mas as mudanças não param por aí, pois com a aprovação dessa nova estrutura or- ganizacional, se a moda pegar, muitas das nossas IFEs, perderão a sua autonomia e haverá uma mu- dança clara de identidade das nossas Instituições, e tudo isso sem qualquer debate ou consulta aos pro- fissionais que lá trabalham e à sociedade em geral.

São muitas as lutas que deverão ser travadas em 2007, pois os ataques aos nossos direitos que se desenham no momento não são pequenos. Por isso, todos a Brasília nos dias 13, 14 e 15 de março, on- de já daremos os primeiros sinais da nossa disposição para lutar e demonstraremos que ainda temos muita força para lutar pelos nossos direitos!

Vamos buscar a força de dias como o 08 de março (texto na página 3 deste Boletim) no sentido de indicarmos às nossas Bases que em outros momentos da história a Classe Trabalhadora se organizou e lutou para garantir e manter os seus direitos e até mesmo avançar em relação a outros.

(2)

S S S I I I N N N A A A S S S E E E F F F E E E

Boletim SINASEFE Ano X - Nº 347 – 7 de março de 2007

Governo desmarca reunião com CNESF para reunir com a CUT

As entidades representativas dos Servidores Públicos Federais foram convocadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no dia 26 de fevereiro, para uma reunião em que deveriam ser discuti- das as condições de trabalho e meio ambiente de trabalho.

O próprio MPOG cancelou esta reunião, em ofício sem número, enviado ao SINASEFE no dia 6 de março, porque haveria neste mesmo dia uma reunião do Ministro Paulo Bernardo com todas as Entidades Representativas dos Servidores Federais. Mas, para nossa surpresa, horas depois o mesmo MPOG enviou um novo ofício, agora numerado e também datado de 06 de março, pedindo para desconsiderar o anterior e agora afirmando que a reunião seria apenas para receber a CUT e suas Entidades Filiadas, ignorando que hoje a CUT representa apenas cinco das dez Entidades que compõem a CNESF. Uma clara demonstração de que existe espaço apenas para quem tem neste, o seu governo.

Essa atitude demonstra, também, a clara intenção do Governo em abrir negociações diferenciadas e tentar fragmentar a nossa resistência quanto aos ataques que virão, além, é claro, de dar preferência para os amigos/aliados que dirigem a Central Única dos Trabalhadores, em detrimento dos demais setores que representam uma oposição às intenções do Governo Lula.

Precisamos reforçar a luta conjunta para conseguirmos superar essa intenção explícita do Governo em tentar enfraquecer o nosso movimento. CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA é a palavra de ordem!

Governo pretende tirar direito de greve dos SPFs

O ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, Orçamento e Gestão, declarou à imprensa na última sex- ta-feira, dia 2 de março, que pretende regulamentar o direito de greve dos Servidores Públicos Federais.

"Quando Você define uma lei fica institucionalizado, vale inclusive para Estados e Municípios. (...) Temos que conservar o direito de greve, mas é preciso atender o cidadão. Tem que ter qual o limite. “Eu acho in- clusive que alguns serviços não têm que ter direito a greve", declarou o ministro à Folha News.

O direito de greve aos Servidores é garantido pelo o art. 37 da Constituição Federal: “VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica”. Para o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Brito, "qualquer medida que venha a ser aprovada, limitando ou restringin- do o direito de greve no País, fere a Constituição".

Sabemos que a intenção do Governo é limitar a atuação dos Servidores para que não haja interferên- cias nas Reformas que pretende implantar este ano. Para mascarar um debate com o funcionalismo, o mi- nistro Paulo Bernardo tem se reunido regularmente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) para dis- cutir o assunto. A CUT há muito tempo tem se manifestado a favor das ações do Governo contra os traba- lhadores e não representa mais os interesses de boa parte dos SPFs.

Essa é apenas mais uma das investidas contra os direitos dos trabalhadores que o Governo Lula está preparando para este ano e é mais um motivo para que fortaleçamos a luta conjunta dos SPFs.

ANDES aprova filiação à CONLUTAS

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN aprovou sua filiação à CONLUTAS durante o seu 26º Congresso, realizado de 27 de fevereiro a 04 de março de 2007, em Campina Grande/PB. A votação foi realizada no dia 02, com 188 votos a favor da filiação, 75 contra e 32 abstenções.

Segundo nota publicada no site da entidade, a filiação à CONLUTAS já vinha sendo discutida nas ba- ses do movimento sindical docente desde a aprovação da desfiliação à CUT, durante o 25º Congresso do ANDES-SN, realizado em 2006.

Ao se filiar à CONLUTAS, o ANDES se une às demais entidades ligadas à nova central na luta contra o governismo nos sindicatos e contra as reformas que este governo pretende realizar para pre- juízo dos trabalhadores. Além disso, é o Sindicato Nacional dos Servidores Federais a se filiar; o pri- meiro foi o SINASEFE, em novembro de 2006, há exatos quatro meses.

(3)

S S S I I I N N N A A A S S S E E E F F F E E E

Boletim SINASEFE Ano X - Nº 347 – 7 de março de 2007

08 de março - Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, é momento de avaliarmos a situação das mulheres na nossa sociedade. Muito espaço foi conquistado ao longo dos anos e de incansável luta pela igualdade dos gêneros, mas hoje mulheres ainda estão longe de se considerarem em pé de igualdade com os homens na maioria dos setores sociais.

O maior número de desempregados, independente da idade e do grau de instrução, ainda é de mulhe- res. Isso demonstra o quanto ainda é preciso lutar para que mulheres e homens caminhem lado a lado em todos os setores da sociedade e possam, juntos, impedir que o Capital continue a se utilizar de tais frag- mentações, através do gênero, da raça e outras diferenciações, para aplicar a sua dominação.

08 de março - Neste dia, no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas diárias para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas nesta fábrica, onde cerca de 130 mulheres morreram queimadas num incêndio criminoso.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homena- gem àquelas mulheres, comemorar o 08 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Neste ano o 08 de março será também um momento de luta contra a política imperialista dos EUA. Se- rá exatamente neste dia que George Bush virá ao Brasil e certamente todos estarão nas ruas para dizer não à política imperialista Estadunidense e manifestando em favor da igualdade, da soberania e autodetermina- ção dos povos. Abaixo segue folheto unitário contra a vinda de Bush, produzido por CMS, CONLUTAS, IN- TERSINDICAL, VIACAMPESINA Brasil e Marcha Mundial Das Mulheres para as entidades reproduzirem.

Pela autodeterminação das mulheres!

Pela Soberania dos povos: Fora Bush do Brasil e da América Latina!

Esse 8 de março, Dia Internacional da Mulher, tem um sentido particular na luta de todas e todos que almejam a igualdade entre homens e mulheres, a soberania dos povos e a paz.

Sairemos às ruas, como nossas irmãs e irmãos dos países do continente, exigindo: fora daqui Bush e sua políti- ca imperialista que massacra os povos!

Nesse dia de luta das mulheres denunciamos e lutamos contra esse sanguinário que assassina e humilha o po- vo iraquiano, em especial mulheres e crianças, vítimas de estupros e violações pelas tropas de ocupação.

Nesse dia de luta das mulheres denunciamos e lutamos contra a política de Bush, a serviço das grandes empre- sas transnacionais, como os supermercados Wal-Mart, que é alvo de um processo trabalhista, nos EUA, de mais de dois milhões de trabalhadoras que sofreram, por serem mulheres, discriminação salarial. Nós dizemos não às transna- cionais que controlam nossas vidas e exploram nosso trabalho.

Sim, estaremos nas ruas. Contra os capitalistas, que sugam a força dos trabalhadores, super-explorando princi- palmente as mulheres, para encher os próprios bolsos. Contra o imperialismo que invade os países, destrói e mata.

Bush foi rechaçado nas urnas em seu próprio país nas eleições legislativas de novembro de 2006, pelo voto ma- joritário de mulheres, negros e latinos.

O que vem fazer aqui esse carniceiro do povo iraquiano? Ele organiza um giro, pelo Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala e México buscando apoio para prosseguir sua política, como a vergonhosa ocupação da ONU no Haiti (com o comando das tropas brasileiras) que esmaga a soberania da nação e assassina o povo haitiano. Bush vem atrás de acordos comerciais para continuar alimentando o imperialismo estadunidense.

Depois da derrota eleitoral, Bush agora quer um consenso. Nos EUA, dos partidos Republicano e Democrata, e fora, com governos de outros países para continuar com política que esmaga a soberania dos povos e ataca a maioria oprimida nos EUA.

Nos planos interno e externo eles querem um "consenso" para continuar a guerra que dizima o povo e a nação iraquiana. Eles querem consenso para continuar instalando bases militares nos países do continente, como a de Manta no Equador. E nós dizemos: fora as bases americanas!

Eles querem o "consenso" para esmagar a luta dos povos irmãos da Venezuela e Bolívia que arranca medidas de soberania nacional. Mas esse consenso não virá:

No interior dos EUA 61% rejeitam a política da guerra no Iraque e centenas de milhares se manifestam nas ruas.

Nos países do continente latino-americano os povos também se levantam.

O consenso que eles buscam não virá porque os povos resistem. No Brasil, e por onde passar, Bush enfrentará atos e manifestações de rechaço à sua presença e à sua política que ataca as trabalhadoras e os trabalhadores. Nós lutamos para manter e ampliar nossos direitos!

(4)

S S S I I I N N N A A A S S S E E E F F F E E E

Boletim SINASEFE Ano X - Nº 347 – 7 de março de 2007

De norte a sul do continente americano os povos, sob formas diferentes, dizem em uma só voz: queremos viver, não queremos mais a política do imperialismo!

Chamamos todas e todos para sairmos às ruas nesse 8 de março, marcando a luta histórica do Dia Internacional da Mulher com um grito uníssono:

Fora Bush e sua política do Brasil e da América Latina!

Abaixo os tratados de livre comércio!

Retomar para a nação tudo que foi privatizado!

Fora as tropas de ocupação do Haiti!

Com as trabalhadoras e os trabalhadores e jovens que lutam dentro dos EUA dizemos: não à guerra ao Iraque.

CMS -CONLUTAS- INTERSINDICAL- VIACAMPESINA BRASIL- MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

Encontro Nacional da Frente Contra as Reformas

No dia 25 de março, será realizado em São Paulo o Encontro Nacional da Frente Contra as Reformas, que reúne diversas entidades, entre elas a CONLUTAS. Esse será um momento para que os trabalhadores mostrem que não estão satisfeitos com a política que está sendo conduzida pelo Governo Lula.

As reformas na prática já começaram, com projetos de lei apresentados ao Congresso pelo Governo, como o Supersimples, que deu início à reforma tributária e trabalhista e a criação do Fórum Nacional da Previdência, que ensaia os primeiros passos de uma nova reforma da Previdência.

É importante que todas as Bases do SINASEFE se articulem para também participar do encontro, que deverá definir ações conjuntas de todos os trabalhadores e movimentos sociais contra as reformas que pre- tendem acumular mais perdas para os menos favorecidos e melhorar os ganhos dos banqueiros, empresá- rios e especuladores.

3º Seminário de Educação do SINASEFE

O 3º Seminário de Educação do SINASEFE, que será realizado de 28 de março a 1º de abril desse ano, em Belém/PA, já tem locais para hospedagem definidos. As Seções Sindicais já podem efetuar reserva nos hotéis selecionados pela organização do evento. Confira a lista de hotéis e tarifas:

Hotel Paraíso:

Apartamento Triplo: R$ 90,00 Apartamento Quádruplo: R$ 100,00

Café da manhã incluso. Self service com refrigeran- te ou suco por R$ 10,00.

Endereço: Travessa Timbó, 3099 – Marco Telefone: (91) 3246-8135

Hotel Ipê:

Apartamento Single: R$ 60,00 Apartamento Duplo: R$ 70,00 Apartamento Triplo: R$ 90,00 Café da manhã incluso.

End.: Av. Governador José Matcher, 2953 – São Brás Telefone: (91) 3204-4100

Hotel Danúbio:

• Standart (sem chuveiro elétrico) Apartamento Solteiro: R$ 63,00 Apartamento Duplo: R$ 70,00 Apartamento Triplo: R$ 94,00

• Luxo (com chuveiro elétrico)

Apartamento Solteiro: R$ 69,00 Apartamento Duplo: R$ 75,00 Apartamento Triplo: R$ 99,00

Todos os apartamentos com ar condicionado, frigo- bar, TV a cabo, café da manhã e garagem.

Endereço: Trav. 1º de Queluz, 63 Telefone: (91) 3228-2670

Hotel São Brás:

Apartamento Triplo: R$ 70,00 Apartamento Quádruplo: R$ 89,00

Apartamentos com ar, TV e café da manhã incluso.

Endereço: Pça. Floriano Peixoto, 35 – Altos São Brás Telefone: (91) 3266-1816

Programa e Documento Base

O Programa do 3º Seminário de Educação e o Do- cumento Base, para que as Seções se preparem para o evento, estarão disponíveis no site www.sinasefe.org.br no final desta semana, ou no começo da próxima.

(5)

S S S I I I N N N A A A S S S E E E F F F E E E

Boletim SINASEFE Ano X - Nº 347 – 7 de março de 2007

Debate na Base sobre filiação das Seções à CONLUTAS

É deliberação do 20º CONSINASEFE que todas as Seções Sindicais devem promover o debate sobre a filia- ção à Coordenação Nacional de Lutas - CONLUTAS. Nós já informamos às Bases que a Direção Nacional estará à disposição para promover o processo de filiação a esta nova Central, bastando apenas a solicitação formal para que possamos viabilizar o envio de representantes para tal debate nas Assembléias de Base.

CURTAS

CEFETSC realiza Seminário

Nos dias 8, 12, 13, 14 e 16 de março, será realizado o Seminário “Pensando a Educação Profissional e Tecnológica no CEFETSC”, promovido pela Seção Sindical CEFETSC, onde serão discutidos, entre outros temas, a Universidade Tecnológica, a Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, Capacitação, PROEJA, Democratização dos Processos Decisórios e Sistema de Avaliação. As inscrições podem ser fei- tas no site da entidade: www.sinasefe-sc.org.br.

Seminário de Educação do SINTEF-PB

O Seminário “Refletindo a Educação Básica, Profissional e Tecnológica implementada na Rede Fede- ral e a educação que queremos” foi realizado pelo SINTEF-PB no dia 6 de março, às 14h.

ERRATA

:

No Boletim do SINASEFE nº 339, de 07 de dezembro de 2006, onde se lê:

... O SINASEFE Seção Sindical de Rio Verde-GO manifesta publicamente seu repúdio à perseguição política sofrida pelo servidor José Wéselli de Sá Andrade... Leia-se: ... A DSS - Diretoria da Seção Sindical de Rio Verde- GO manifesta publicamente seu repúdio à perseguição política sofrida pelo servidor José Wéselli de Sá Andrade...

Direção Nacional divulga Plantão de Base

Conforme definição do 20º CONSINASEFE, divulgamos abaixo os plantões de base agendados junto à DN:

Período Seção Sindical

26 de março a 05 de abril Ouro Preto/MG

09 a 20 de abril Manaus/AM

23 de abril a 04 de maio SINTEF/GO

AGENDA DO SINASEFE

DATA ATIVIDADE LOCAL

13 de março 78ª PLENA do SINASEFE Brasília/DF

14 de março Plenária Nacional dos SPFs Brasília/DF

15 de março Lançamento da Campanha Salarial 2007 BrasíliaDF 16, 17 e 18 de março Reuniões Ampliadas da CNS e Coordenação de Pessoal Brasília/DF 25 de março Encontro Nacional da Frente Contra as Reformas São Paulo/S´P 28 de março a 1º de abril 3º Seminário de Educação do SINASEFE Belém/PA

28 a 30 de abril Encontro Regional Centro-Oeste Cuiabá/MT

18 a 20 de maio Encontro Regional Nordeste Natal/RN

25 a 27 de maio Encontro Regional Sul Alegrete/RS

04 a 06 de maio Encontro Regional Sudeste Ouro Preto/MG

07 a 10 de junho Encontro de Assuntos de Aposentadoria Aracaju/SE Responsáveis por este boletim: William Carvalho, Jair Maciel, Reinaldo Martins (todos da DN) e Marcio Bastos (Base – Guanambi/BA) - Jornalista Responsável: Roberta Alves Ramos Mtb 2908 – DF

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional – SINASEFE SCS, Quadra 2, Bloco C, sala 109/ (Ed. Serra Dourada) Brasília- DF – CEP 70300-902

Telefones (61) 3964-7555 e 3964-7556 – Fax: (61) 3226-9442 – e-mail: dn@sinasefe.org.br – www.sinasefe.org.br

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Garantia da Qualidade Controle da Qualidade Inspeção Detecção de Erro Retificação Métodos estatísticos Desempenho de processo Padrões de qualidade Sistemas da Qualidade

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma