• Nenhum resultado encontrado

FASE POSTULATÓRIA 3 AULAS. 7ª AULA 7. Entrevista com o reclamante e com a reclamada. Da Importância da Entrevista: ATO INDELEGÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FASE POSTULATÓRIA 3 AULAS. 7ª AULA 7. Entrevista com o reclamante e com a reclamada. Da Importância da Entrevista: ATO INDELEGÁVEL"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

________________________________________________________________________

Mini curriculum

Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor Universitário, de Pós Graduação e Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil.

Contatos:

E‐mail: g.custodio@uol.com.br Facebook: b.com/custodio.nogueira Site: custodionogueira.com.br

2ª Fase OAB - 100% GRATUITO digite no you tube: custodio nogueira 2ª fase grátis

MÓDULO II FASE POSTULATÓRIA – 3 AULAS

7ª AULA

7. Entrevista com o reclamante e com a reclamada

Da Importância da Entrevista: ATO INDELEGÁVEL O advogado é o primeiro 'juiz' da causa.

Este operador do direito precisa ter muito cuidado na hora colher do seu cliente os fatos, compreendê-los e enquadrá-los no direito, fazer o pedido e especialmente produzir a prova necessária a demonstração da sua pretensão, sob pena de por a perder o direito do constituinte e lhe causar prejuízo. *Francesco Carnelutti

Lei nº 8.906/1994

Art. 32. O advogado é responsável pelos atos que, no exercício profissional, praticar com dolo ou culpa.

Parágrafo único. Em caso de lide temerária, o advogado será solidariamente responsável com seu cliente, desde que coligado com este para lesar a parte contrária, o que será apurado em ação própria.

Jurisprudência:

LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ. MULTA. ALTERAÇÃO DA VERDADE. As informações narradas na inicial

foram desacreditadas pelo o depoimento pessoal do reclamante. Constatou-se alteração na verdade dos fatos (art. 17, II do CPC), o que configura abuso do direito de ação, e, por conseguinte,

lide temerária, pelo que deve ser aplicada multa por litigância de má fé. (TRT da 3.ª Região; Processo: 0003087-67.2011.5.03.0131 RO; Data de Publicação: 11/03/2013; Órgão Julgador: Quarta Turma; Relator: Taisa Maria M. de Lima; Revisor: Maria Lucia Cardoso Magalhaes)

(2)

Fraude processual

Art. 347 do CP - Inovar artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito:

Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa.

Parágrafo único - Se a inovação se destina a produzir efeito em processo penal, ainda que não iniciado, as penas aplicam-se em dobro.

Patrocínio Infiel

Art. 355 do CP - Trair, na qualidade de advogado ou procurador, o dever profissional, prejudicando interesse, cujo patrocínio, em juízo, lhe é confiado:

Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa.

Patrocínio simultâneo ou tergiversação

Art. 355 do CP, Parágrafo único - Incorre na pena deste artigo o advogado ou procurador judicial que defende na mesma causa, simultânea ou sucessivamente, partes contrárias.

A “Ficha de Entrevista” é documento indispensável para o advogado. Nela deverão estar contidas as informações relevantes para o processo.

ELABORAR UM CHECK LIST: Criar um formulário estabelecendo tópicos auxilia no momento da

entrevista, pois o advogado ao entrevistar o cliente, fará uma “varredura” em pontos que muitas vezes o cliente desconhece que possa ser um direito seu que fora violado.

Dinâmica da entrevista:

Se possível, envie a entrevista antecipadamente para o cliente responder;

Caso não seja possível, preencha as informações em conjunto com o cliente;

Descreva as informações em ordem cronológica e com o maior número de detalhes possíveis;

Estabeleça tópicos para desenvolver a entrevista;

Evite entrevistas coletivas; prefira entrevistar o cliente individualmente, ainda que os problemas apresentados sejam semelhantes;

Tópicos que incluam eventuais crimes tais como furto, roubo, assédio sexual, agressões (lesão corporal) etc., é importante que seja relatado de próprio punho ou por e-mail do cliente. Na impossibilidade, imprescindível a assinatura do Cliente ao final do relatório;

Informações muito fantasiosas devem despertar sua desconfiança; Diante dessas circunstâncias, questione minuciosamente as informações prestadas.

A todo momento é importante relatar ao cliente sobre a necessidade da produção de provas; “Quem não pode provar é como quem nada tem; aquilo que não é provado é como se não existisse; não poder ser provado, ou não ser é a mesma coisa”

(3)

FICHA DE ATENDIMENTO - RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

Antes de começar SALVE a entrevista com o nome completo do cliente.

Atendimento realizado em: ____/_____/_____ Questões Preliminares face ao Trabalhador:

1º - Como o cliente chegou até você?

2º - O cliente já consultou outros advogados? 3º - Já houve processo contra a mesma Reclamada? 4º - Já existe processo em andamento?

5º - O cliente já contratou ou assinou procuração para outro advogado? 6º - Cobrar ou não honorários iniciais?

Reclamante: _________________________________________________________________________

Nacionalidade: ( ) brasileiro ( ) outros ___________________________________________________ Estado Civil: ( ) casado ( ) solteiro ( ) viúvo ( ) divorciado ( ) outros ________________________ Função: _____________________________________________________________________________ CTPS nº: ______________ série: __________ Estado: _____PIS nº: ____________________________ RG nº: __________________________________CPF nº: ____________________________________ Data de nascimento: ___/___/___Nome da mãe: __________________________________________ Endereço: ______________________________________________________________ nº __________ Complemento: ________________________ Bairro: _________________________________________ Cidade: _________________________________________ Estado: ______ CEP:___________________ Telefone residencial: __________________________Telefone recado: __________________________ Telefone Celular com WhatsApp: ___________________________email: _________________________ Outro telefone de contato:___________________________ Facebook _________________________ ( ) autoriza marcar publicações na rede social (Facebook)

Questões Preliminares face ao Empregador:

1º - A empresa está funcionando? 2º - A empresa está fechada? Porque? 3º - Era terceirização?

(4)

4º - Era Grupo Econômico? Quem são? Principal responsável? 5º - Se for filial, qual o endereço que trabalhou na filial?

6º - Houve sucessão/alteração de empregador (quando ocorreu)

1ª Reclamada: _______________________________________________________________________ ______________________________________ CNPJ: ________________________________________ Endereço: ___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2ª Reclamada: _______________________________________________________________________ ______________________________________ CNPJ: ________________________________________ Endereço: ___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ Qual a ligação entre as Reclamadas? Responsabilidade Solidária – Subsidiária?

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

Questões Preliminares face as Modalidades de Contrato de Trabalho: Quais os tipos de contrato:

sem registro,

temporário – Lei 13.429/2017,

Art. 10. Qualquer que seja o ramo da empresa tomadora de serviços, não existe vínculo de emprego entre ela e os trabalhadores contratados pelas empresas de trabalho temporário. § 1o O contrato de trabalho temporário, com relação ao mesmo empregador, não poderá exceder

ao prazo de cento e oitenta dias, consecutivos ou não.

§ 2o O contrato poderá ser prorrogado por até noventa dias, consecutivos ou não, além do prazo

estabelecido no § 1o deste artigo, quando comprovada a manutenção das condições que o

ensejaram.

cooperado,

determinado, hipóteses dos §§ do art. 443 da CLT –

(5)

REFORMA TRABALHISTA: COMO ERA

Art. 443 - O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

NOVA REDAÇÃO

Art. 443. O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.

NOVIDADE

§ 3º Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria.

autônomo,

Pejotização,

aprendiz,

outros

CONTRATO DE TRABALHO – Local da contratação – COMPETÊNCIA – Art. 651 da CLT.

Local da contratação: __________________________________________________________________ Local de trabalho era fixo: (__) sim (__) não

Qual era o local: ______________________________________________________________________ Era empregado viajante: (__) sim (__) não

Qual a região: ___________ havia sede: (__) sim (__) não

Qual era o local: ______________________________________________________________________ Havia mais de um local de trabalho: (__) sim (__) não

Quais os locais: _________________________________________________ Trabalhou no exterior: (__) sim (__) não

Foi contrato no Brasil: (__) sim (__) não

Qual local da contratação no Brasil: ______________________________________________________ Qual local que trabalho no exterior: ______________________________________________________

(6)

Questões Preliminares face a Modalidade Rescisória: NOVA REDAÇÃO REFORMA TRABALHISTA:

Art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas:

I – por metade:

a) o aviso prévio, se indenizado; e

b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1º do art. 18 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990;

II – na integralidade, as demais verbas trabalhistas.

§ 1º A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I-A do art. 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos.

§ 2º A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego.

CONTRATO DE TRABALHO – Data da contratação e da despedida. Prescrição.

Data EFETIVA Admissão: __/__/____

Foi anotado o contrato em CTPS: (__) sim (__) não Data Registro CTPS: __/__/____

Continua trabalhando (__) sim (__) não Forma de termino do contrato de trabalho.

(__) sem JC (__) com JC (__) pedido de demissão (__) rescisão indireta (__) por acordo

Deu baixa na CTPS (__) sim (__) não

Data do último dia de trabalho: __/__/____ daqui se conta a bienal (sem vínculo) Data do Aviso Prévio Proporcional: __/__/____ daqui se conta a bienal (com vínculo) A dispensa foi discriminatória? ____________________________________________ VERBAS RESCISÓRIAS

Fez acordo na empresa ou no sindicato? Quando recebeu as verbas rescisórias? E as guias

(7)

Verificar sempre qual a base de cálculo utilizada para efeito de rescisórias: verificar se integrou comissões, adicionais, horas extras habituais etc.

Verificar se foi pago: SALDO DE SALÁRIO;

13º SALÁRIO VENCIDOS E PROPORCIONAIS;

AVISO PRÉVIO INCLUSIVE PROPORCIONAL E SE FOI CUMPRIDO OU INDENIZADO? FÉRIAS VENCIDAS E PROPORCIONAIS 1/3

FGTS E MULTA 40%

MULTA DO ART. 479 DA CLT- contrato determinado MULTA DO ART. 477 DA CLT

VERIFICAR SE FOI ENTREGUE AS GUIAS DO FGTS E SD

FGTS PEDIR EXTRATO ANALÍTICO E VERIFICAR A CORREÇÃODOS DEPÓSITOS INSS – VERIFICAR SE AS CONTRIBUIÇÕES FORAM RECOLHIDAS PELO CNIS

CCP (Suspensão do Prazo Prescricional)

Passou pela CCP? (__) sim (__) não - no dia ___/___/_____,

recebeu R$ ________________________, pelo motivo ______________________________________ Tem cópia do acordo? (__) sim (__) não

Tem ressalvas? (__) sim (__) não

Foi assistido por advogado? (__) sim (__) não

E o empregador, foi assistido por advogado? (__) sim (__) não

Se houve ACORDO ANUAL que trata o art. 507-B (Reforma Trabalhista) (__) sim (__) não

Se houve ACORDO EXTRAJUDICIAL do art. 855-B da CLT (Reforma Trabalhista) (__) sim (__) não Art. 479 - Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a titulo de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato.

Parágrafo único - Para a execução do que dispõe o presente artigo, o cálculo da parte variável ou incerta dos salários será feito de acordo com o prescrito para o cálculo da indenização referente à rescisão dos contratos por prazo indeterminado.

Da Multa o art. 477 da CLT

REFORMA TRABALHISTA COMO ERA

(8)

Art. 477, § 6º - O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos:

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

COMO FICARÁ

Art. 467, § 6º - A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a

partir do término do contrato.

a) (revogada) b) (revogada)

Quitação anual no sindicato:

Art. 507-B. É facultado a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego,

firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados

da categoria.

Parágrafo único. O termo discriminará as obrigações de dar e fazer cumpridasmensalmente e dele

constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas.

Acordo Extrajudicial:

Art. 855-B. O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início porpetição conjunta, sendo obrigatória a representação das partes por advogado.

§ 1º As partes não poderão ser representadas por advogado comum.

§ 2º Faculta-se ao trabalhador ser assistido pelo advogado do sindicato de suacategoria.

Questões Preliminares face as Funções do Trabalhador: DESVIO DE FUNÇÃO.

Foi contratado para exercer certa função, mas acabou desempenhando outra função ou, no curso do CT houve alteração de função SEM pagamento das diferenças salariais.

PROMOÇÃO.

Foi promovido para outra função e não houve alteração de salário.

ACUMULO DE FUNÇÃO.

Foi contratado para exercer certa função, mas acabou, ao mesmo tempo, desempenando outras funções.

Anotar quando ocorreu essa alteração na função, o porquê disto ter acontecido e o que mudou nas atividades (fechamento de setor, ex-funcionário que foi demitido/afastado e o reclamante entrou no lugar, promoção...).

(9)

Obs: O simples aumento de tarefas não é acumulo ou desvio de função. Havia PCS ou quadro de carreira? Pedir para trazer.

SUBSTITUIÇÃO TEMPORÁRIA: substituiu algum superior por algum tempo? O que aquele fazia? EQUIPARAÇÃO SALARIAL.

Nome do paradigma/Salário do paradigma/O paradigma tinha mais de 2 anos de diferença na função antes do Reclamante?/Trabalhavam no mesmo horário e setor? Mesma cidade (empresas com filiais) Mesma perfeição técnica? Mesma produtividade?

Resumo das atividades do paradigma: ____________________________________ REFORMA TRABALHISTA

Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.

§ 1º Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço

para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.

§ 2º Os dispositivos deste artigo não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários, dispensada qualquer forma de homologação ou registro em

órgão público.

§ 3º No caso do § 2º deste artigo, as promoções poderão ser feitas por merecimento e por antiguidade, ou por apenas um destes critérios, dentro de cada categoria profissional.

§ 4º - O trabalhador readaptado em nova função por motivo de deficiência física ou mental atestada pelo órgão competente da Previdência Social não servirá de paradigma para fins de equiparação salarial. (Incluído pela Lei nº 5.798, de 31.8.1972)

§ 5º A equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função, ficando vedada a indicação de paradigmas remotos, ainda que o paradigma contemporâneo tenha obtido a vantagem em ação judicial própria.

§ 6º No caso de comprovada discriminação por motivo de sexo ou etnia, o juízo determinará, além do pagamento das diferenças salariais devidas, multa, em favor do empregado discriminado, no valor de 50% (cinquenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social

CONTRATO DE TRABALHO - FUNÇÃO

Contratado para exercer a Função: _____________________________ Houve alteração de função: (__) sim (__) não

Qual a função passou a exercer: ____________________ Quando foi a alteração: __/__/____

Qual o motivo: _______________________________________________________________________ Qual era o salário daquela função R$ ________________________.

(10)

Continuou exercendo a função anterior: (__) sim (__) não Até quando: __/__/____ A nova função foi anotada em CTPS ou realizado adendo no CT? (__) sim (__) não Houve novas alterações (__) sim (__) não

Qual a função passou a exercer: ____________________ Quando foi a alteração: __/__/____

Qual o motivo: _______________________________________________________________________ Qual era o salário daquela função R$ ________________________.

Qual a função final: ______________________________

Outras observações: __________________________________________________________________

Questões Preliminares face a Remuneração: REMUNERAÇÃO.

Qual a composição da remuneração? Ver no demonstrativo de pagamento

Havia pagamento de VT, VA, reembolsos como era? PAT, tem que comprovar o custo do prato Recebia comissão: (__) sim (__) não

___ % sobre o que? _____________. Tem previsão na CCT? _______________ Houve alteração dos valores das comissões? (__) sim (__) não

Quando? _____________

Foi formalizado algo por escrito? _____________________ Recebia gratificações ou prêmios? (__) sim (__) não

A que título? _________ Eram habituais (__) sim (__) não Houve alguma redução no salário? (__) sim (__) não Como e porquê? _________________________

Houve intervenção sindical? _________________________ Recebia gorgetas? (__) sim (__) não – Lei nova 13.419/2017

Art. 457, § 3º da CLT - Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.419, de 2017)

§ 4º A gorjeta mencionada no § 3º não constitui receita própria dos empregadores, destina-se aos trabalhadores e será distribuída segundo critérios de custeio e de rateio definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho. (Incluído pela Lei nº 13.419, de 2017)

§ 10. Para empresas com mais de sessenta empregados, será constituída comissão de

empregados, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho, para

(11)

trata o § 3o deste artigo, cujos representantes serão eleitos em assembleia geral convocada para esse fim pelo sindicato laboral e gozarão de garantia de emprego vinculada ao desempenho das funções para que foram eleitos, e, para as demais empresas, será constituída comissão intersindical para o referido fim. (Incluído pela Lei nº 13.419, de 2017)

REFORMA TRABALHISTA COMO ERA:

Art. 457, § 1º - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

§ 2º - Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% (cinqüenta por cento) do salário percebido pelo empregado.

COMO FICARÁ:

Art. 457, § 1º Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.

§ 2º As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, NÃO SE INCORPORAM AO CONTRATO DE TRABALHO E NÃO CONSTITUEM BASE DE INCIDÊNCIA DE QUALQUER ENCARGO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO.

CONTRATO DE TRABALHO - SALÁRIO

Salário combinado: R$________________ Piso da Categoria: R$ ____________________ Salário Profissional: R$ _____________________ Salário Pago: R$ _______________________

Último salário “por dentro”: R$ ___________________ Recebia salário “por fora”? (__) sim (__) não

Qual o valor: R$ ___________

Qual a forma de pagamento: ________________________________________ (__) em mãos (__) depósito na conta

No demonstrativo de pagamento verificar se era pago algum adicional, cuidado com pedido de insalubridade quando este já era pago. (10, 20 e 40%)

CONTRATO DE TRABALHO - JORNADA

(12)

Qual o período contratado:

segundas as sextas das _____ as ____ sábados das _____ as ____ domingos das _____ as ____ Qual horário efetivamente cumprido: das ______ as _____

Qual o período efetivamente trabalhado:

segundas as sextas das _____ as ____ sábados das _____ as ____ domingos das _____ as ____ Folgas por mês:(__) 1 (__) 2 (__) 3 (__) 4

Qual dia da semana? __________________________________________ (DSR) Qual era o critério de folga? __________________________

Intervalo para refeição:(__) 1 hora (__) 30 min (__) 20 min (__) 15 min (__) outro: _________________

Recebia horas extras? (__) sempre (__) nunca (__) às vezes Tinha cartão de ponto? (__) sim (__) não

Qual o momento era feito anotação? ___________________________________________ Anota corretamente? ( ) sim, mas era assinado conforme determinado pela empresa. Havia escala de turno de revezamento? (__) sim (__) não

Qual era a escala? ___________________________ Quando folgava? __________________________ Havia jornada Noturna? (__) sim (__) não

Qual o horário? _________________________________________________

Se trabalho posterior as 5h da manhã era pago o adicional noturno? (__) sim (__) não Era pago a hora noturna reduzida? (__) sim (__) não

Outras observações

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

CONTRATO DE TRABALHO - ADICIONAIS

Recebia adicional de periculosidade? (__) nunca recebeu (__) só recebeu até ___/___/____

(__) só recebeu a partir de ___/___/___ (__) sempre recebeu

Se recebeu, era pago corretamente, ou seja, 30%? (__) sim (__) não, pagavam apenas ____ %. Obs.: Verificar se trabalhava próximo a geradores de energia abastecidos com Diesel.

(13)

Trabalhava em locais nocivos:(__) sim (__) não; ficava sempre exposto ou era eventual? ___________ Outras observações: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Recebia adicional de insalubridade? (__) nunca recebeu (__) só recebeu até ___/___/____

(__) só recebeu a partir de ___/___/___ (__) sempre recebeu Se recebeu, era pago 10, 20 ou 40%? ___%.

ficava sempre exposto ou era eventual (__) sim (__) não Tipo de agente: (__) Químico (__) Biológico (__) Físico Recebia EPI Quais?

O uso era de caráter (__) obrigatório (__) facultativo

Houve curso ou palestra ensinando a utilizar o EPI (__) sim (__) não Havia troca regular (__) sim (__) não

Havia fiscalização (__) sim (__) não

Se não utilizasse o EPI, havia punição (__) sim (__) não

Outras observações: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Foi transferido de local de trabalho? (__) sim (__) não

Para onde? _________________________________________________ Houve mudança de domicílio? (__) sim (__) não

Recebeu o adicional de 25% (__) sim (__) não

Sobre o salário ou sobre os salários? _______________ Havia real necessidade dos seus serviços na outra localidade?

Permaneceu de sobreaviso ou de prontidão?

Havia escala (__) sim (__) não

Qual a frequência? ____________________________

Como a empresa entrava em contato? ________________________

A empresa forneceu celular? __________________ tinha que ficar ligado? (__) sim (__) não Qual a frequência que recebia chamados? ____________________________

Havia comunicações via email após o expediente? (__) sim (__) não Pedir cópias para instruir o pedido

(14)

CONTRATO DE TRABALHO – ESTABILIDADE GESTANTE

Comunicou a gravidez ao empregador (__) sim (__) não Qual data __/__/____

Pedir ultrassom para confirmar a data da concepção Estabilidade não se confunde com Licença

Verificar se a mãe ou o pai trabalhava em uma empresa cidadã

CONTRATO DE TRABALHO – ESTABILIDADE DIRIGENTE SINDICAL E CIPEIRO

Quando se deu a candidatura? __________________________ Qual foi o cargo? __________________________

Foi antes do aviso prévio? _______________________________ Comunicou a candidatura ao empregador? (__) sim (__) não Representava os empregados (__) ou os empregadores (__) Data da Eleição __/__/____ Data da Posse __/__/____

CONTRATO DE TRABALHO – ESTABILIDADE ACIDENTE DE TRABALHO TÍPICO

Quando? _____/______/_______ data do acidente.

Qual motivo _______________________________________________________________ Foi afastado do serviço? (__) sim (__) não

Quando? _____/______/_______ data do afastamento Permanece afastado? (__) sim (__) não

Qual o Código do Benefício do INSS _________

Houve redução de capacidade laboral (__) sim (__) não Qual a porcentagem? ____________

Há processo em face do INSS? (__) sim (__) não

Qual o resultado? _________________________________ Houve dano estético? (__) sim (__) não

(15)

Pedir TODOS os atestados, laudos e exames realizados

Foi emitido CAT? _______ - EXTRATO PAGAMENTO INSS__________

COMUNICADO AFASTAMENTO ________ COMUNICADO ALTA ____________

Descrever pormenorizadamente como se deu o acidente de trabalho:

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

CONTRATO DE TRABALHO – ESTABILIDADE ACIDENTE DE TRABALHO ATÍPICO

Se for LER/DORT – descrever exatamente qual a atividade que fazia, por quanto tempo exerceu, qual a rotina de trabalho, quais os materiais que manuseava? Qual o peso desses materiais?

Passou pelo médico da empresa? O que ele disse? Tem prontuário? Foi afastado do serviço? ( ) sim ( ) não

Quando? _____/______/_______ data do afastamento Permanece afastado? ( ) sim ( ) não

POSSUI COPIA DO CAT? _______ - EXTRATO PAGAMENTO INSS__________ COMUNICADO AFASTAMENTO ________ COMUNICADO ALTA ____________

Foi afastado pelo INSS? (__) sim (__) não Por quanto tempo ____________________ Tem perícia agendada? (__) sim (__) não

Recebeu algum benefício previdenciário? (__) sim (__) não

Qual benefício? ______________________________________________________________________ Tem ação em face do INSS? (__) sim (__) não

Já foi feito laudo no processo cível? (__) sim (__) não

Qual foi o resultado? ___________________________________________________________________ A empresa oferece plano de saúde? (__) sim (__) não

Qual plano? __________________________________________________________________________ Atende as necessidades? _______________________________________________________________ Houve troca do plano de saúde? (__) sim (__) não

(16)

A empresa mantém o plano de saúde? (__) sim (__) não Há NTEP? (__) sim (__) não

Houve dano estético? (__) sim (__) não

Pedir TODOS os atestados, laudos e exames realizados

Foi emitido CAT? _______ - EXTRATO PAGAMENTO INSS__________

COMUNICADO AFASTAMENTO ________ COMUNICADO ALTA ____________ Descrever pormenorizadamente como se deu a doença:

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

DANO MATERIAL – Danos Emergentes

Precisou comprar remédios, cadeira de roda, muletas, sessões de fisioterapia?

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ Tem recibos? (__) sim (__) não

DANO MATERIAL – Lucros Cessantes

Quanto tempo ficou afastado pelo INSS?

Pleitear a indenização de todo o período de afastamento.

DANO MATERIAL – Pensionamento

Dependerá do grau de redução da capacidade laboral. Verificar se há afastamento do INSS com esta informação

DANO MORAL

Sofreu Danos Morais/Assédio Moral: (__) sim (__) não.

Descrever detalhadamente as humilhações que sofreu, mencionando nomes, datas e os exatos termos usados – mesmo que sejam palavrões

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

(17)

____________________________________________________________________________________ Houve Registro de B.O.: (__) sim (__) não

Tem testemunhas? (__) sim (__) não Quantas? ________

Nome e endereço completo com CEP de cada uma.

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ Havia câmeras onde estavam (__) sim (__) não

Foi pré avisada da existência das câmeras (__) sim (__) não

Havia revistas, eram intimas, que condições ocorriam, se com todo o pessoal, só alguns

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

REFORMA TRABALHISTA NOVIDADE:

TÍTULO II-A DO DANO EXTRAPATRIMONIAL

Art. 223-A. Aplicam-se à reparação de danos de natureza extrapatrimonial decorrentes da relação de trabalho apenas os dispositivos deste Título.

Art. 223-B. Causa dano de natureza extrapatrimonial a ação ou omissão que ofenda a esfera moral ou existencial da pessoa física ou jurídica, as quais são as titulares exclusivas do direito à reparação.

Art. 223-C. A honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física são os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física. Art. 223-D. A imagem, a marca, o nome, o segredo empresarial e o sigilo da correspondência são bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa jurídica.

Art. 223-E. São responsáveis pelo dano extrapatrimonial todos os que tenham colaborado para a ofensa ao bem jurídico tutelado, na proporção da ação ou da omissão.

cumulativamente com a indenização por danos materiais decorrentes do mesmo ato lesivo. § 1º Se houver cumulação de pedidos, o juízo, ao proferir a decisão, discriminará os valores das indenizações a título de danos patrimoniais e das reparações por danos de natureza

(18)

extrapatrimonial.

§ 2º A composição das perdas e danos, assim compreendidos os lucros cessantes e os danos emergentes, não interfere na avaliação dos danos extrapatrimoniais.

Art. 223-G. Ao apreciar o pedido, o juízo considerará: I – a natureza do bem jurídico tutelado;

II – a intensidade do sofrimento ou da humilhação;

III – a possibilidade de superação física ou psicológica;

IV – os reflexos pessoais e sociais da ação ou da omissão; V – a extensão e a duração dos efeitos da ofensa;

VI – as condições em que ocorreu a ofensa ou o prejuízo moral; VII – o grau de dolo ou culpa;

VIII – a ocorrência de retratação espontânea; IX – o esforço efetivo para minimizar a ofensa; X - o perdão, tácito ou expresso;

XI – a situação social e econômica das partes envolvidas; XII – o grau de publicidade da ofensa.

§ 1º Se julgar procedente o pedido, o juízo fixará a indenização a ser paga, a cada um dos ofendidos, em um dos seguintes parâmetros, vedada a acumulação:

I – ofensa de natureza leve, até três vezes o último salário contratual do ofendido; II – ofensa de natureza média, até cinco vezes o último salário contratual do ofendido;

III – ofensa de natureza grave, até vinte vezes o último salário contratual do ofendido; - ofensa de natureza gravíssima, até cinquenta vezes o último salário

§ 3º Na reincidência entre partes idênticas, o juízo poderá elevar ao dobro o valor da indenização

BENEFÍCIOS

Recebia Vale Transporte? (__) sim (__) não, a empresa não pagava (__) não, usava o veículo da empresa Recebia Vale Refeição? (__) sim (__) não

Recebia Vale Transporte e Vale Refeição aos domingos e feriados? (__) sim (__) não

Outras observações: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

DESCONTOS

Era descontado da folha de pagamento: (__) vale transporte (__) vale refeição (__) assistência médica (__) assistência odontológica (__) seguro de vida (__) farmácia (__) multas de transito (__) avaria de veículo (__) ferramental (__) material ( ) outros: ________________________

___________________________________________________________________________________ Outras observações: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Observações:_____________________________________________________________________________________________________________

(19)

______________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________

Declaro para os devidos fins de direito que todas as informações acima prestadas são verdadeiras, ciente das penalidades da lei.

Local, ________de ______________________de_____________.

__________________________________________ Assinatura do(a) Reclamante

Referências

Documentos relacionados

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Quando mudei para o Brasil, uma das grandes diferenças que percebi é que a taxa equivalente ao overdraft, o cheque especial, era dez vezes mais no Brasil do que na

Quanto à simulação do pavimento (protótipo) em laboratório, que foi comparado com o sistema de pavimento intertravado, o volume total drenado pelo concreto permeável atingiu

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Placas para exterior Glasroc H ou Aquaroc e acabamento com membrana elastomérica Placotherm Primer ou argamassa de regularização weber.therm base, segundo o tipo de placa

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et