• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE CURSO SECRETARIADO EXECUTIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE CURSO SECRETARIADO EXECUTIVO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GUIA DE CURSO

(2)

2 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM engloba o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e o FIAM-FAAM Centro Universitário. Há 50 anos é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos. Em 2014, passou a integrar a Laureate International Universities, maior rede internacional de universidades do mundo, que conta com mais de 70 instituições de ensino e mais de 1 milhão de alunos pelo mundo.

O Centro Universitário FMU tem como missão “Promover educação superior acessível e de excelência para a formação de profissionais com valores éticos e competências destacadas para o Mundo do Trabalho cada vez mais globalizado e competitivo e formar cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor e sustentável. ”

“Ser a maior e melhor IES no seu segmento, promovendo a Empregabilidade e a Inclusão Social”, resume a sua visão.

Em 2017, conquistou 100 estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril e teve 12 de seus cursos ranqueados entre os cinco melhores de São Paulo pelo RUF – Ranking Universitário da Folha, tendo destaque para o curso de Educação Física que conquistou o 1º lugar. Entre seus cursos mais tradicionais e com nota máxima na avaliação do MEC está o programa de Direito, que conta com mais de 500 egressos aprovados no 17º Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), superando a média de aprovação nacional.

SOBRE O CURSO

Curso autorizado desde 2008, este ano de 2018 o curso completará 10 anos de existência. Tradição e a busca da excelência são as marcas do curso de Secretariado Executivo Trilíngue na FMU.

O curso de Secretariado Executivo na FMU começou a ser oferecido em 2000, mas fazia parte do chamado Eixo Comum de Letras. Os alunos faziam os dois primeiros anos de Letras e, em seguida, optavam por continuar com Letras (Licenciatura), Tradutor e Intérprete (bacharelado) ou cursar Secretariado Executivo (bacharelado). Em 2005 o curso teve suas diretrizes curriculares definidas e somente em 2008 o curso da FMU foi reconhecido pelo Ministério da Educação, mas ainda parte integrante da Escola de Educação.

Em 2015 o curso foi transferido para a Escola de Negócios e Hospitalidade, onde sofreu uma grande remodelação, com a estruturação do curso em três eixos:

• Eixo de Fundamentos Empresariais e Linguísticos – neste eixo são ministradas disciplinas que fornecem aos alunos uma visão do mundo corporativo, tais como Economia e Mercado, Fundamentos do Direito, Marketing, e a base das línguas Português, Inglês e Espanhol;

• Eixo de Planejamento e Gestão – neste eixo são ministradas disciplinas que permitem ao profissional compreender e realizar atividades de planejamento e gestão empresariais, de modo a ser completamente inserido na gestão da organização onde for contratado;

• Eixo de Competências Profissionais Aplicadas – eixo que corresponde às competências necessárias ao desempenho específico da função de secretário executivo.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

A partir da articulação entre teoria e prática, promovem-se: capacidade de análise, organização e liderança, de modo a permitir que se elabore, execute e gerencie ações estratégias globais,

(3)

3 decorrentes da constituição de uma visão sistêmica da organização. Entende-se que um profissional com competências generalistas e específicas pode auxiliar a Gestão Superior ou um Grupo de Profissionais em qualquer organização, a satisfazer as necessidades de um cotidiano social globalizado e a manter uma imagem organizacional favorável ao alcance dos melhores resultados.

Nesse sentido, independentemente do tipo de negócio e do tamanho da organização, a presença do profissional de Secretariado é fundamental para auxiliar a gestão superior no alcance de metas. Seu trabalho ocorre tanto em nível estratégico (ajudando seu superior, subsidiando-o com informações que servirão para a elaboração de projetos e ações estratégicas organizacionais) quanto em nível operacional (na comunicação interna e externa com os colaboradores e parceiros comerciais, auxiliar na gestão e na implementação das estratégias propostas pelos seus superiores). Pode também atuar como um empreendedor, constituindo uma empresa de assessoria à distância (home office), que é outra tendência profissional de constituição recente, derivada das tecnologias de comunicação e de informação.

COMPETENCIAS DA ÁREA DE CONHECIMENTO E DO CURSO

Competências Gerais do Egresso da Área de NEGÓCIOS

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO – Usar raciocínio lógico-matemático na resolução de problemas.

LIDERANÇA - Liderar pessoas, adotando estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões, com foco em resultados.

NEGOCIAÇÃO - Conciliar interesses visando estabelecer acordos com pessoas e grupos internos ou externos, gerindo adequadamente os conflitos a fim de alcançar os resultados desejados. EMPREENDEDORISMO - Propor formas criativas e inovadoras para resolver problemas e/ou criar novos negócios, produtos ou serviços.

PÚBLICO ALVO

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de assessoria a um gestor ou grupo de profissionais.

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades:

• Motivação para o aprendizado e para a busca do conhecimento;

• Postura reflexiva e crítica, sem desconsiderar as capacidades relacionadas ao ser humano como tal (Humanístico), socialmente situado, as quais permitem práticas interacionais adequadas e uso estratégico de conhecimento de diversas áreas do saber em contextos corporativos diversos, por meio de uma visão transdisciplinar;

• Comunicação empresarial: capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações;

(4)

4 • Estruturas organizacionais: visão generalista da organização da organização e das

peculiares relações hierárquicas e inter-setoriais;

• Funções administrativas: exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;

• Modelos Inovadores de Gestão: habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão; • Gestão de informações: gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e

referencial para diferentes usuários;

• Assessoria: gestão e assessoria administrativa com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;

• Domínio tecnológico: capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;

• Normas organizacionais: eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações; • Prática ética e inovação: iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas dos seu exercício profissional.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Trata da construção do conhecimento antropológico e o objeto da antropologia. Analisa a constituição da sociedade brasileira em suas dimensões histórica, política e sociocultural; a diversidade da cultura brasileira e o papel dos grupos indígena, africano e europeu na formação do Brasil. Enfatiza o papel dos Direitos Humanos.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA

Trata dos conceitos de cerimonial, história, tipificação e função, diferentes aspectos culturais, ética profissional, etiqueta empresarial e social. Aborda também trajes, papel do cerimonialista no planejamento e roteiros, oratória e técnicas para falar em público, correspondência oficial e convites, pronomes de tratamento, e normas de etiqueta para eventos oficiais.

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Estuda temas relevantes da contemporaneidade como o processo de construção da cidadania e suas respectivas interfaces com os direitos humanos, ética e diversidade. Analisa as interferências antrópicas no meio ambiente e discute o desenvolvimento sustentável e o impacto das inovações tecnológicas. Aborda ainda tendências e diretrizes sociopolíticas, e questões de responsabilidade social e justiça.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Analisa as representações sociais e construções de identidade nos diferentes ambientes e suas inter-relações e influências no desenvolvimento humano. Discute desafios e avanços na sociedade brasileira dos grupos sociais tradicionalmente excluídos. Explora processos e práticas

(5)

5 por meio dos quais os sujeitos constroem e reconstroem conhecimentos nos diferentes contextos formativos de seu cotidiano.

DIREITO EMPRESARIAL

Versa sobre os reflexos jurídicos das relações negociais, os aspectos relativos à personalidade e à capacidade civil, às sociedades empresariais, suas espécies e formas de constituição, com foco nas implicações trabalhistas e tributárias e na responsabilidade dos sócios e gestores.

EMPREENDEDORISMO

Apresenta a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento, bem como os seus conceitos de e evolução histórica. Descreve o empreendedorismo como competência sócio emocional e as características do Comportamento Empreendedor como criatividade, empreendedorismo e inovação. Demonstra a ação empreendedora nos âmbitos corporativo, social e na criação de Novos Negócios.

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL EM SECRETARIADO EXECUTIVO

Trata do perfil dos profissionais de secretariado, explorando aspectos relevantes para seu novo papel dentro das organizações, assentando-se sobre apresentações e discussões sobre assuntos envolvidos pela profissão, desde o perfil das pessoas que a exercem, sua postura, o ambiente em que atuam, a política que permeiam tal ambiente e as técnicas necessárias ao desempenho da função.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Examina o processo de gestão das organizações, apresentando as áreas funcionais da administração, os níveis de uma estrutura organizacional e a relação dos ambientes interno e externo, enfatizando as competências necessárias para o gestor exercer o seu papel.

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Enfoca os fundamentos da teoria econômica, envolvendo a micro e a macroeconomia. Discute os principais problemas econômicos que afetam a sociedade e as organizações, além de tratar das intervenções governamentais que levam ao crescimento e desenvolvimento econômico. FUNDAMENTOS DO SECRETARIADO

Aborda os diferentes aspectos da profissão de assessor executivo propiciando uma visão ampla, contextualizada e crítica da área profissional de acordo com as necessidades atuais do mercado de trabalho e com base nas técnicas secretariais.

GESTÃO POR PROCESSOS

Dedica-se à compreensão da Gestão por Processos e sua importância para as organizações contemporâneas. Trata dos conceitos básicos, etapas, instrumentos e tecnologia de gestão orientada para a gestão por processos.

GESTÃO PROFISSIONAL

Trata de assuntos, temas e conteúdos relativos aos princípios de gestão profissional, carreiras, individualidade, competitividade, desenvolvimento no capital humano, empregabilidade com abordagens de inovação e criatividade, estratégias de remuneração por habilidades e competências com vistas na elaboração de projeto de ascensão profissional.

(6)

6 Discute os conceitos relacionados ao mundo corporativo como: liderança, comunicação, planejamento e gestão estratégica de pessoas, instrumentalizando os alunos para controlar e coordenar seus espaços de atuação gerenciando processos e pessoas com base em informações. GESTÃO SECRETARIAL II

Explora o universo do gerenciamento da informação com foco na tomada de decisões por meio do armazenamento, tratamento, acesso e utilização oportuna dos documentos e registros concernentes ao assessoramento executivo.

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS SECRETARIAIS: CONVERSAÇÃO E TRADUÇÃO

Enfoca os elementos estruturais, linguísticos e discursivos da língua espanhola, inglesa e portuguesa por meio da prática da tradução/versão de textos e documentos do cotidiano de um assessor executivo. Reflete sobre o processo de tradução enquanto produtor de sentido determinado pelo contexto em que se inserem autor, texto e tradutor.

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS SECRETARIAIS: FUNÇÕES SECRETARIAIS E COMUNICAÇÃO

A disciplina aborda as práticas das atividades cotidianas das funções secretariais e de comunicação, por meio de simulações, estudos de casos e exemplos do exercício das atividades do assessor executivo.

LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Discute o comportamento humano nas organizações sob três perspectivas: do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional. Introduz elementos do comportamento humano, como aptidões, características pessoais e personalidade, além de abranger conceitos sobre motivação, grupos e equipes, comunicação, liderança, poder e política, conflitos e negociação, cultura, mudança e ética.

LÍNGUA ESPANHOLA I

Dedica-se aos estudos introdutórios da língua espanhola enfatizando as quatro habilidades (ler, escrever, ouvir, falar) com foco na compreensão leitora e auditiva, expressão oral e escrita voltadas a situações do cotidiano e à prática do assessor executivo; contempla as variantes diatópicas e, também, os aspectos socioculturais dos países hispanófonos.

LÍNGUA ESPANHOLA II

Aprofunda os estudos da língua espanhola, ainda focada no desenvolvimento das habilidades básicas de compreensão leitora e auditiva, expressão oral e escrita voltadas ao cotidiano e à prática do assessor executivo.

LÍNGUA ESPANHOLA III

Explora a competência comunicativa (compreensão e produção) em língua espanhola, voltada à prática do assessor executivo, contemplando as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever). Essa etapa enfatiza o uso dos passados e do futuro e condicional em comunicações empresariais e situações cotidianas por meio de referências anafóricas.

LÍNGUA ESPANHOLA IV

Constitui o ápice do ciclo de aprendizado do idioma espanhol enfatizando a compreensão leitora e a expressão escrita voltadas ao cotidiano e à prática do assessor executivo. Promove o estudo da língua contemplando as variantes diatópicas; estudo dos aspectos socioculturais relacionados aos negócios dos países hispanófonos por meio de material autêntico.

(7)

7 LÍNGUA INGLESA I

A disciplina explora o idioma por meio da reflexão dos elementos estruturais e linguísticos da língua, explorando tópicos de gramática, de leitura e de compreensão de textos com ênfase nas habilidades comunicativas no contexto dos negócios.

LÍNGUA INGLESA II

Explora o idioma inglês por meio da reflexão dos elementos estruturais e linguísticos da língua. É enfatizada a formação das palavras, a sintaxe da língua inglesa e a relação destes com aspectos semânticos e pragmáticos do contexto dos negócios.

LÍNGUA INGLESA III

Aborda os elementos estruturais e linguísticos da língua inglesa, com ênfase na revisão e ampliação dos tópicos léxico-gramaticais apresentados aos alunos nos dois semestres anteriores, por meio de discussões de aspectos relacionados ao papel exercido pela cultura anglo-saxônica e sua influência no mundo globalizado dos negócios.

LÍNGUA INGLESA IV

Aborda a prática do vocabulário encontrado em situações de escritório e viagens de negócios, com ênfase na habilidade oral para agregar e reforçar os conhecimentos apreendidos pelo aluno durante o curso por meio de atividades prático-teóricas.

OPTATIVA

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA

Analisa a construção da estratégia de uma organização, metodologias e teorias atuais e os passos necessários para a concepção do Planejamento Estratégico: análise do ambiente externo, tendências e descontinuidades, análise do ambiente interno, representação do portfólio, estratégia de balanceamento do portfólio.

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Aborda os aspectos discursivos, semânticos, sintáticos e estruturais da língua portuguesa fundamentais para atuação do assessor executivo, com vistas a uma melhor competência linguística, compreensão leitora e expressão oral e escrita com base na reflexão sobre o uso da língua materna e suas variantes.

REDAÇÃO EMPRESARIAL

Aborda o uso da linguagem no contexto corporativo, destacando características específicas da redação empresarial e seus principais gêneros. Trata também de aspectos como impessoalidade e formalidade nas comunicações oficiais.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Trata do uso da tecnologia da informação como forma de subsidiar a gestão organizacional. Aborda a utilização de sistemas de informações gerenciais atuais, suas possibilidades, uso e ganhos para o resultado das organizações.

COMUNICAÇÃO

Estuda o processo comunicativo em diferentes contextos sociais. Discute o uso de elementos linguísticos adequados às peculiaridades de cada tipo de texto e situação comunicativa. Identifica e reflete sobre as estratégias linguístico-textuais em gêneros diversificados da oralidade e da escrita.

(8)

8 FUNDAMENTOS DE MARKETING

A disciplina discute o processo de planejamento, implantação e gestão de marketing, abordando o conceito e o papel do marketing nas organizações e na sociedade, as questões referentes aos mercados, à segmentação, estudos dos ambientes de marketing, o posicionamento e a colocação no mercado, além de descrever o composto do marketing. Enfatiza ainda como estabelecer relacionamentos duradouros e lucrativos com cliente e a manutenção e crescimento em mercados correntes, bem como a abertura de novos mercados.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Trata do uso da tecnologia da informação como forma de subsidiar a gestão organizacional. Aborda a utilização de sistemas de informações gerenciais atuais, suas possibilidades, uso e ganhos para o resultado das organizações.

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da FMU e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Instituição oferece.

São 2 campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

Campus Morumbi - Av. Morumbi, 501 - Morumbi, São Paulo – SP.

Referências

Documentos relacionados

VII – aprovação no exame de aferição de conhecimentos específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parágrafo Único- Serão impedidos de se inscrever

(A) a água absorvida pelas raízes deixará de alcançar as partes superiores; (B) a água absorvida pelas folhas deixará de alcançar as partes inferiores; (C) a seiva elaborada

ESTRUTURA DO CURSO MARKETING ESTRATÉGICO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PROJETOS

Entretanto, ressaltamos que o apresentador deverá estar na sua respectiva sala virtual para responder ao vivo os questionamentos dos membros da Comissão Avaliadora... Caso tenha

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos

3.1 Objetivo geral: Capacitar o aluno para atuar na gestão de pessoas na organização, desenvolvendo competências com a combinação entre teoria e prática, na área de gestão de

Para aqueles Empregados e Aposentados que vierem a adquirir ações no âmbito desta Oferta de Ações aos Empregados e Aposentados e/ou exercer o Direito de Preferência, o Novo

mas que o RMI pode não ser incompatível com maior crescimento e menor volatilidade.. No caso da economia brasileira, ainda conta contra si o fato de unidades econômicas