• Nenhum resultado encontrado

QUANTAS BÊNÇÃOS Nas CELEBRaÇÕEs Dos 29 anos!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUANTAS BÊNÇÃOS Nas CELEBRaÇÕEs Dos 29 anos!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I

GREJA

B

ATISTA

F

UNDAMENTALISTA

C

RISTOÉ

V

IDA www.cristoevida.com

ANO XXV Nº 954 • FoRtALeZA, 11 de Agostode 2013

Nas CELEBRaÇÕEs Dos 29 aNos!

QUANTAS BÊNÇÃOS

Encontro dos Amigos de Sião – Sexta-Feira – Dia 02 Pr. Harold Gilmer (SBTB) e Mt 28:18-20

Encontro Batista Fundamentalista – Sábado – Dia 03 Congregação de Morada Nova – Pr. Evaristo, Luciana

e irmãos

(2)

2 Ao RebAnhode deus

- Pr. José Nogueira

-Dia Dos Pais

EU NÃO QUERO MANASSÉS

2 REIS 20:1-11

Essa história é contata três vezes na Bíblia (também em 2 Crônicas 32 e isaías 38), portanto deve ser vista como muito importante, por ser tão enfatizada.

Não sabemos quando iremos para a Glória, urge, então, que estejamos com a nossa casa em ordem! Como vamos ver, Ezequias não pôs sua casa em ordem – a exortação de Deus no verso 1 já pressupõe que a casa dele não estava em ordem.

Por que será que o piedoso rei Ezequias não colocou em ordem a sua casa?

1 – Pensou que o profeta isaías exagerou?

2 – Pensou que esta exortação era para todo mundo? 3 – Pensou que isto não era importante?

Quando Deus o notificou de sua morte e para pôr em ordem seu lar, Ezequias clamou por graça, misericórdia e por sua extensa folha de serviços (Ezequias foi um dos reis mais piedosos da história de israel – 2 Reis 18:5-6):

1 – Quebrou a serpente de bronze e tirou objetos de idolatria de israel – 2 Reis 18:1-4; 2 – Confiou em Deus por ocasião do terrível ataque da assíria – 2 Reis 18:19-23 e 19:1; 3 – Construiu obras públicas – 2 Reis 20:20.

Contudo, seu filho Manassés foi um dos piores reis de israel – 2 Reis 21:1-9.

Como pode ter acontecido algo assim?

Quando o sENHoR lhe concedeu mais 15 anos de vida, era para Ezequias preparar sua vida, sua casa, seu reino e seu herdeiro. Mas, o que aconteceu?

Conforme 2 Reis 21:1, Manassés começou a reinar com 12 anos, logo ele não tinha ainda nascido quando Ezequias recebeu a ordem de Deus. Ezequias casou (ou era casado) com Hefzibá (“Meu Deleite”), mas ela não tinha seu deleite em Deus. Esta é a única explicação para um menino de 12 anos já ser tão idólatra, feiticeiro, anti-Deus de israel, adorador de Baal e perverso.

Ezequias não percebeu que seu filho ainda pequeno (mas que seria o futuro rei de israel), estava sendo seduzido para achar bonita a adivinhação pelos astros, ver proveito em invocar espíritos, apreciar a beleza das imagens religiosas.

Enquanto isso, pressupomos que houve argumentações de Hefzibá quanto ao pequeno Manassés estar febril e não poder ir ao culto do sENHoR, comentários persistentes de que o culto era enfadonho, e quem sabe inventar de estar chateada com o profeta. Não se sabe que astúcias e “dominguites” foram usadas pelo diabo e seus agentes para impedir Manassés de amar e temer ao sENHoR Deus de israel.

Mas as consequências estão em 2 Reis 21:10-16.

Que grande lição: nós como homens de Deus, líderes de nossos lares, temos a obrigação de colocar em ordem a nossa casa, perceber o que está sendo desvirtuado, ter discernimento para captar os primeiros sinais se nossa casa estiver perdendo o rumo. Eva foi enganada, talvez Hefzibá também, mas ao homem foi lhe dado por Deus o poder de discernir e a autoridade colocar seu lar em ordem!

(3)

LeituRApARA ConsAgRAção

oNDE EsTÁ

O TEU TESOURO?

PaRTE iii

Nossa proposta é desenvolver e tirar lições dos quatro sentidos da palavra “tesouro” na Bíblia. Primeiramente vimos que tesouro se refere a riquezas, nossos bens e valores preciosos (Deuteronômio 8:18 e Provérbios 13:11). Esses tesouros são vistos como bênçãos de Deus e como fruto de um trabalho diligente e honesto.

Depois aprendemos um segundo sentido que engloba os bens interiores, nossas qualidades, nossos princípios e valores espirituais, principalmente o Temor do sENHoR – Lucas 6:45 e isaías 33:6. Quando estudamos princípios bíblicos, meditamos na Palavra e aprendemos seus exemplos, estamos entesourando sabedoria, valores morais e espirituais que serão utilizados em nossas necessidades.

Vamos conhecer agora o terceiro sentido de tesouro. Leiamos isaías 38:1-3: “Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma

enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR. E disse: Ah! SENHOR, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo”.

os judeus criam que formamos um tesouro celestial quando obedecemos e servimos a Deus, e que Deus pode dispor delas para o nosso bem em nossas necessidades. Quando Ezequias soube da gravidade de sua doença, ele apelou a Deus por sua graça (favor imerecido), por sua misericórdia (amor íntimo), mas também lembrou de sua obediência, de suas boas intenções e de seus feitos em prol do povo de Deus (ele tinha sido um rei piedoso, um estadista e empreendedor).

Com essa ideia de um tesouro celestial, guardado por Deus, podemos entender Neemias 5:19 (“Lembra-te de mim para bem,

ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo.”) – ver 13:14, 22

e 31). Este é o terceiro sentido: tesouro celestial.

Em Lucas 18:22, quando o jovem rico perguntou a Jesus o que poderia fazer para ser salvo, Jesus lhe deu uma resposta completa:

“... Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me”. É

claro que o vender seus bens e dar aos pobres não iria salvá-lo. a resposta de seguir a Jesus é que revelaria a fé salvadora. Contudo, Jesus também mandou que ele transformasse o obstáculo (seus bens) em tesouro celestial.

Quando Jesus incentivou os seus seguidores a acumular tesouros no céu, Ele estava falando de um precioso tesouro bem guardado no céu à disposição do sENHoR (pode ser dado aqui ou no porvir). ali nosso tesouro não pode ser roubado, nem desvalorizado: “Fazei para vós bolsas que não se envelheçam;

tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e

a traça não rói” – Lucas 12:33. E, em Lucas 6:38, Jesus foi mais

longe ao dizer que nosso tesouro celestial recebe dividendos extraordinários: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada,

sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço...”. ah,

meu tesouro celestial bendito, guardado no céu, e disponibilizado por Deus!

(4)

4

Bênçãos do Aniversário

Bênçãos do Aniversário

Mini-Orquestra e Castelo Forte – Emocionante

Batismos – Domingo: Manhã – Dia 04

(5)

Missão Quatro - Nível Dois: Pessoal

COMPREENDENDO A NECESSIDADE

DA OPERAÇÃO RESGATE

Lembrando as Três Missões anteriores:

1ª Missão: RECONHECIMENTO DE SI MESMO – Rm 3:23 e João 3:16

2ª Missão: A ESPERANÇA – Rm 15:13

3ª Missão: APRESENTANDO O RESGATADOR – Mc 10:45 E, estudamos a primeira parte da Missão Quatro: CoMPREENDENDo a NECEssiDaDE Da oPERaÇÃo REsGaTE – Nível Um: UNiVERsaL, quando passamos pela CRiaÇÃo, a QUEDa e o PLaNo REDENToR DE DEUs.

agora vamos explorar o NÍVEL Dois, a necessidade PEssoaL da operação Resgate, ou seja, na vida de cada um.

I – COMPREENDENDO QUE VIVEMOS NUM

MUNDO DOMINADO PELAS TREVAS – Lucas 4:5-6

Quando o Diabo declarou que todos os reinos do mundo foram entregues a ele, Jesus não refutou ou acusou aquela declaração de mentirosa. o próprio Jesus disse o mesmo em João 12:31; 14:30 e 16:11. Em nenhuma parte da Bíblia há explicação sobre como e onde o Diabo recebeu este domínio. inferimos que quando Deus permitiu a Queda de Lúcifer (isaías 14:12-15), o sENHoR Deus também permitiu que satanás dominasse esse reino de morte (ver vs. 15), por isso os anjos que o seguiram são chamados de “seus” (ver apocalipse 12:3-4 e 9). Da mesma forma, o universo material que foi dado ao domínio do homem (Gênesis 1:28), pela Queda do Homem, passou a ser DoMiNaDo por satanás – ver Efésios 2:1-2 e, principalmente, 6:12, onde temos “kosmokrator” = dominador, conquistador, do mundo.

1 – Ele é um usurpador (“me foi entregue”), pelo engano, pela mentira, pela falsa promessa ao homem.

2 – Ele continua sendo um ilusionista (mentiroso): “este poder e sua glória”, mas não mostrou a miséria do seu reino de pecado, doença, violência, ódio e morte.

3 – Ele se revelou perito em achar “pontos fracos” – na fraqueza do jejum de Jesus, no orgulho de Caim, em sua religião e civilização (Gn 4:16, 20, 21 e 22). Ele “está por dentro” dos assuntos, de suas fraquezas, ele é “o deus deste século” – Jó 1:7.

II – COMPREENDENDO QUE O RESGATADOR TEM

PODER DE LIBERTAR OS ESCRAVOS DO DIABO –

Colossenses 1:13-14

1 – Redenção pelo sangue de Cristo – Vs. 14

2 – Remissão dos Pecados – Vs. 14 (cancelamento da dívida – 2:13-14)

3 – Resgate do império – Vs. 13 (vitória sobre as trevas – 2:15) Nesta operação Resgate, o escravo precisa entender sua situação e querer ser livre – João 8:42-47.

(6)

Bazar da Mocidade com Lava-Jato (ajuda para o Retiro) 19 h – EsPECiaL: Catolicismo Romano – Crise de Fé. Descrição do que está acontecendo atualmente, entrevistas com padres e teólogos católicos e testemunhos de ex-padres e ex-freiras.

17 h – Chá de Baby (Jozélia e Carlos)

19 h - super-Encontro de Casais: iUPi e CEU – sobre a intimidade Conjugal

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTOÉ VIDA

av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(9912-0017 e 8899-0476) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

iNFoRMissÕEs

notAs & notÍCiAs

CBD/CTBPL

AGENDA Da iGREJa -

aGosTo

A Beleza

da

Santidade

A relação entre a Santidade de Deus e a Estética

Adorai o SENHOR na beleza da Sua santidade (salmo 29:2)

14 a 17 de Novembro de 2013

17 (sábado) •

24 (sábado) •

31 (sábado) •

• às 18:30 h – Aula de Música Instrumental • Aula de Teoria Musical

• Teologia III •Bíblia II

• Hermenêutica (Princípios de Interpretação da Bíblia) • Aconselhamento Bíblico – Princípios e Prática

16 às 18:30 h 19 h 15 h 16:30 19 h 20:30 Quinta-Feira Sexta-Feira

Referências

Documentos relacionados

As Festas Bíblicas não existem para ser guardadas como lei, pois Jesus já as cumpriu no seu ato redentivo, embora a Igreja Cristã creia em Páscoa, Pentecoste e Tabernáculos?.

As atividades que quebravam o regime de monopólio colonial – como as concessões cedidas pelos portugueses para o comércio de alguns produtos ingleses – também aparecem como

Em 29 de outubro, o Brasil se une ao restante do mundo para realizar um alerta para os fatores de riscos do AVC, dar recomendações para prevenção, divulgando dados e estudos

Se você não acredita que Deus tenha escrito as passagens apoiando a escravidão na Bíblia, então a pergunta óbvia a lhe fazer é a seguinte: Como você pode saber quais

Marta tem o objetivo transformar a criação, desenvolvimento e comercialização de empreendimentos imobiliários em em uma experiência de sucesso para clientes,

Não bastará responder a essas professoras dizendo-lhes que essas crianças são, sim, capazes de aprender -e isso vale para todas as ditas especiais -, todas têm potenciais que podem

O QUE DEUS FAZ NÃO COMPREENDEMOS AGORA “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê- lo-ás depois.. Pedro, sem compreender a princípio o propósi-

Em 29 de outubro, o Brasil se une ao restante do mundo para realizar um alerta para os fatores de riscos do AVC, dar recomendações para prevenção, divulgando