• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE ESTUDO. Você pode vivenciar este guia em um único encontro ou usar mais de um encontro para aprofundar a reflexão.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE ESTUDO. Você pode vivenciar este guia em um único encontro ou usar mais de um encontro para aprofundar a reflexão."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

(2)

2

GUIA DE ESTUDO

Esse guia de estudo é uma sugestão para você aprofundar no seu GR ou GL a experiência vivida ao assistir o filme. Você terá alguns clips do filme para assistir, algumas passagens das Escrituras para estudar e algumas perguntas para gerar interação entre o grupo. Sobretudo, você encontrará alguns desafios para manifestar sua identidade Cristocêntrica, Missional e Multiplicadora.

DICAS:

• Você pode vivenciar este guia em um único encontro ou usar mais de um encontro para aprofundar a reflexão.

• Entre as perguntas sugeridas para a reflexão, escolha as que mais se aplicam ao seu grupo. Não é necessário fazer todas elas.

(3)

3

IDENTIDADE CRISTOCÊNTRICA

DE SAULO, O PERSEGUIDOR, A PAULO, O APÓSTOLO

O filme “Paulo, o Apóstolo de Cristo” nos traz uma ilustração acurada da realidade em que o apóstolo Paulo, o médico Lucas e os cristãos da Igreja Primitiva, viverem sua fé no Cristo ressurreto, diante da cruel perseguição do imperador romano Nero.

Paulo de Tarso, o apóstolo de Cristo, descreve a si mesmo como hebreu e israelita (Filipenses 3:5). Ele nasceu na próspera cidade de Tarso (entre os anos 3 e 8 d.C.) e embora não tenha sido criado em Jerusalém, era um judeu convicto - circuncidado ao oitavo dia e fiel guardador da Lei de Moisés. Paulo também era um cidadão romano (Atos 16:35-39), adquiriu esse status como herança direta de seus pais ou avós. Sua gênese familiar era judaica, mas seu universo social era grego, por causa disso foi um erudito na Lei de Moisés e fluente na envolvente filosofia grega de sua época.

SAULO, O PERSEGUIDOR DE CRISTO

Ao se estabelecer em Jerusalém, Saulo de Tarso (seu nome grego) passa a engrossar as fileiras do partido dos Fariseus (Atos 23:6), tornando-se um mestre na lei sob a tutela de Gamaliel (Atos 22:3). Por causa das suas fortes convicções farisaicas e com a permissão do Sumo Sacerdote, Saulo desencadeia uma feroz perseguição contra os judeus que haviam se convertido a uma nova “heresia” (1 Coríntios 15:9; Gálatas 1:13), que proclamava o Jesus – ressurreto, como sendo o Messias prometido no Antigo Testamento.

O primeiro mártir de Paulo foi Estevão, um dos líderes que serviam as viúvas e órfãos na Igreja Primitiva e eloquente proclamador da fé em Jesus (Atos 7:54-60). Paulo inaugura a primeira perseguição à Igreja de Jesus mas apesar de

(4)

4 toda perseguição, a fé dos primeiros cristãos se espalhava e se multiplicava rapidamente por todo império romano (Atos 8:1-3).

No trecho acima, Paulo reflete sobre a época em que perseguia os cristãos, e relembra o apedrejamento de Estevão.

PAULO, O APÓSTOLO DE CRISTO

A história de Saulo de Tarso é transformada quando ele se encontra com Jesus Cristo ressurreto, a quem ele persegue. Seu encontro dramático acontece no caminho para a cidade de Damasco (Atos 9:1-9), e nessa cidade ele passa 3 dias cego, sem comer ou beber. O livro de Gálatas menciona que após esta experiência ele passa três anos na Arábia, onde é radicalmente transformado por Deus, recebe inspiração divina e aprende o significado do amor de Deus (Gálatas 1:17).

De Saulo - religioso radical, perseguidor de Cristo e assassino dos cristãos; a graça de Deus o transforma em Paulo, o apóstolo de Cristo. Ele se torna um dos mais influentes apóstolos do evangelho de toda história, sofrendo as mesmas terríveis perseguições que impunha sobre os cristãos.

Sob a implacável perseguição do imperador Nero, Paulo manifesta sua IDENTIDADE CRISTOCÊNTRICA encarnando a essência do evangelho de Jesus – o AMOR. O amor é o único caminho para vencer o ódio, a maldade, a violência e a morte.

(5)

5

“Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

Atos 20.24

“Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” Filipenses 1.21

No trecho acima vemos uma conversa de Paulo com Lucas a respeito do que estava acontecendo, Lucas o questiona sobre o Amor ser o único caminho, e Paulo pede para que Lucas escreva tudo que aprendeu.

“O Amor é o único caminho”

1 Coríntios 13:1-8

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. O que você achava de Jesus e dos cristãos antes de conhecê-lo e de ser resgatado por Ele?

2. O que aconteceu que mudou a sua maneira de pensar e suas atitudes em relação a Jesus?

3. Como aconteceu o seu encontro com Jesus?

4. O que definia sua identidade antes de se encontrar com Jesus? O que define sua identidade depois de conhecer Jesus?

5. Como você experimenta o amor de Deus, descrito por Paulo em I Coríntios 13, na sua vida hoje? 6. Como você manifesta o amor

de Deus às pessoas que vivem próximas a você?

(6)

6

IDENTIDADE MISSIONAL

CUMPRINDO A MISSÃO POR MEIO DO AMOR

Diante do terror, da violência e do abuso que nos cerca todos os dias, como você se sente? Quando seus direitos são violados, qual é a sua resposta? Quando você imagina o pior acontecendo a você e àqueles a quem você ama, qual é a sua reação?

No trecho acima Lucas explica aos demais Cristãos que sobre o Amor ser o único caminho, não devendo portanto usar da violência como forma de retaliação.

COMO AGIR DIANTE DO MAL?

No filme, Lucas e outros cristãos como Cassius, tem dificuldades em compreender e viver o amor de Deus diante de tanta maldade e violência. Mas quem poderia culpá-los? Como você reagiria se estivesse no lugar de deles?

Embora Paulo e aqueles irmãos estivessem sob forte perseguição e enfrentando muito sofrimento, por terem se encontrado com Jesus, suas vidas estavam centradas em Cristo e seguras no seu amor. Como discípulos de Jesus eles também abraçaram a missão de Jesus. Eles sabiam quem eram e ninguém podia roubar deles sua IDENTIDADE MISSIONAL. O propósito de suas vidas era um só: manifestar e proclamar o amor de Deus. Exatamente o que Jesus havia dito aos primeiros discípulos: “Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” (João 13:35).

(7)

7 Diante do nosso mundo, da nossa cidade marcada pela maldade, pela corrupção e injustiça, pelo ódio e pela violência, a mensagem de salvação continua sendo a mesma:

“o amor é o único caminho”

.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. O que você faz diante dessas situações:

a. quando você é traído por uma pessoa amada ? b. quando você é vitima de violência?

c. quando você é tratado injustamente no trabalho? d. quando você é humilhado e ofendido?

e. quando todas as suas economias são destruídas por um governo corrupto?

f. quando o injusto prospera e o justo sofre a pena?

2. Como você escolherá diariamente responder com amor e graça quando se deparar com a maldade, a indiferença, o sofrimento? 3. Quando olha para si mesmo o que você vê? Você se acha uma

pessoa justa, correta, ética, sem culpa e apta a julgar as outras pessoas?

4. Você está vivendo ou já vivenciou alguma situação onde pensou pagar o mal com o mal’? Que passos você pode dar em direção ao perdão e ao amor?

5. Existe alguém na sua vida que te ofendeu terrivelmente, ou traiu sua confiança, ou te lesou de tal forma que você o considera hoje um inimigo? Como você pode demonstrar o amor de Cristo a esse ‘inimigo’?

(8)

8

ONDE É A SUA ROMA?

A perseguição contra a Igreja de Jesus cresce terrivelmente. Priscila e Aquila conversam sobre abandonar Roma às trevas ou permanecer enfrentando a escuridão e a perseguição.

No trecho acima a conversa entre Priscla e Áquila à respeito da perseguição.

Para Paulo e Lucas, Priscila e Aquila, e todos aqueles cristãos, havia um chamado, um desafio, uma missão naquele mundo de trevas e ódio. Permanecer ou escapar? No filme, Priscila diz: “nós somos a única esperança que existe na cidade”. Para nós que vivemos hoje nessa cidade, a missão continua a mesma: amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar a única esperança - Jesus. Como Corpo de Cristo no mundo hoje, nós deveríamos ser conhecidos não por aquilo que somos contra, mas por aquilo que somos a favor:

O amor incondicional de Deus por todas as

pessoas. Especialmente os que sofrem, os que

são excluídos, os injustiçados, os violentados,

os famintos, os sem esperança, os abandonados.

(9)

9

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1. Se você estivesse no lugar de Priscila e Aquila, um seguidor de Jesus vivendo na Roma do imperador Nero, o que você faria? Você permaneceria em Roma ou iria embora? Por que?

2. De que formas nossa cidade se parece com a Roma do imperador Nero? Quais são as semelhanças? Quais são as diferenças?

3. Quais são os sofrimentos, dores, perseguições e desafios que você está enfrentando hoje na sua casa, na sua comunidade, na sua cidade?

4. De que maneiras práticas você e o seu GR podem trazer o reino de Deus à nossa cidade? Como você e seu GR serão conhecidos pelo amor?

5. Quem são os necessitados da nossa cidade? Quem são os excluídos e injustiçados? Quais são os problemas da sua vizinhança? Quem são os inimigos da Igreja de Jesus hoje?

(10)

10

IDENTIDADE MULTIPLICADORA

AGORA É A NOSSA VEZ

A INFLUÊNCIA DE PAULO

Paulo jamais saiu daquela prisão em Roma. Sob ordens do imperador Nero, o apóstolo de Cristo, foi decapitado por volta de 67d.C e jamais soube do impacto que sua vida teve para o avanço do evangelho de Jesus nessa terra. O apóstolo Paulo foi, certamente, um dos mais influentes apóstolos de Jesus, diferente da maioria dos outros apóstolos, que restringiram a proclamação à Palestina, ele viajou cerca de 20mil quilômetros ao redor do Mediterrâneo levando o Evangelho até os confins da terra - conhecida naquela época, provavelmente a Espanha (Romanos 15:24).

Ele escreveu 13 dos 27 livros do Novo Testamento. Se tornou o principal teólogo da Igreja de todos os tempos, pois estruturou a mensagem e a doutrina cristã que reverbera através dos séculos até os dias de hoje. Estrategicamente, fundou igrejas em cidades chaves ao redor do império romano. E os cristãos destas Igrejas, apesar das terríveis perseguições que sofreram se multiplicaram. Em torno do século III, cerca de 10 milhões de pessoas confessavam ser seguidoras de Jesus, dispostas a morrer pela causa do evangelho de Cristo.

O Cristianismo se tornou não somente a maior força religiosa dominante na história, mas também definiu os rumos da cultura, da sociedade, da política e da economia do mundo ocidental. A história da humanidade através da Idade Média, Renascença, Reforma Protestante e da Era Moderna com seus os avanços científicos e a evolução dos Direitos Humanos não seriam possíveis sem a influência do Cristianismo.

(11)

11 Certamente, você e eu, não teríamos recebido o evangelho de Cristo para nossa salvação, se não fosse a paixão daquele apóstolo de Cristo e de outros milhares de seguidores de Jesus, que escolheram manifestar sua IDENTIDADE

MULTIPLICADORA ao redor do globo.

A TAREFA INACABADA

A missão de Cristo ainda precisa avançar nesse mundo, em nossa cidade destruída pelo pecado, pela maldade, pela corrupção, pela injustiça e pela violência. Nossa casa, nossa comunidade e nossa cidade ainda precisam ouvir e receber o evangelho de Cristo para a salvação. O plano de Deus é usar pessoas que, como o apóstolo Paulo, carregam em si a Identidade Cristocêntrica, Missional e Multiplicadora.

“Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” (Atos 20.24)

O QUE DEUS ESTÁ TE DIZENDO?

O QUE VOCÊ VAI FAZER A RESPEITO?

“É a nossa vez, esse é o nosso

tempo, essa é a nossa cidade,

Referências

Documentos relacionados

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do

Isto causa vários impactos (ex.: não conseguir tomar crédito rural, não conseguir concluir a inscrição no CAR, realizar atos no INCRA, transmissão do imóvel, etc.)?.

Cumprir as exigências legais de sua atividade rural é extremamente importante para você e para o segmento da pecuária como um todo!. Afinal, atuar de acordo com as normas agrega