• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TEOTÔNIO VILELA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER - SECEL CHAVES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TEOTÔNIO VILELA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER - SECEL CHAVES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CHAVES

CHAVE “A”

REAL MADRID,

MENESTREL,

ACG,

AVICOLA VILELENSE

E MARINITA.

CHAVE “B”

TOCANTINS,

REGIS SUPERMERCADO,

PROJOVEM

ESTRELA AZUL

E SÃO LUIZ.

CHAVE “C”

FAMILIA MARQUES,

STYLUS,

MERC. JACÓ,

AJAX,

PROJETO ACOLHER E

ASA FUTSAL

CHAVE “D”

CENTAURO,

VILELENSE,

PSV,

PORTELINHA,

SÃO JORGE

E VILA REAL

(2)

CAMPEONATO VILELENSE DE FUTSAL 2011

Art. 1° - O CAMPEONATO VILELENSE DE FUTSAL 2011 – Promovido, organizado e dirigido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, tem como principais objetivos:

a) Proporcionar a pratica do esporte, espírito competitivo e de equipe, buscando uma interação intercultural, contribuindo, assim, para a adaptação e o convívio sócio-desportivo.

b) Desenvolver, modernizar e divulgar o Futsal em Teotônio Vilela, visando cada vez mais à qualificação deste esporte no Município.

c) Proporcionar entretenimento para o público desportista de nossa Cidade.

Art. 2° - A organização desta competição caberá à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, através de uma Comissão presidida pelo Secretário da referida pasta, que cumprira, fará cumprir este regulamento de acordo com as leis desportivas vigentes.

§ Único - Cada representante de equipe, deverá assinar o presente regulamento pelo que se torna ciente e responsável por tudo nele contido, abdicando de qualquer veto ou contestação. Art. 3° - Para participar da competição, cada equipe deverá:

a) Está sediada no município de Teotônio Vilela;

b) Cumprir rigorosamente no prazo, a entrega da documentação exigida inicialmente no FODER – CONVITE;

Relação nominal dos atletas (mínimo de 10 atletas e no maximo de 20 atletas) devidamente preenchidas;

Carteira de Identidade (fotocópia), Título de Eleitor (fotocópia) e o CPF (fotocópia) 02 foto 3x4 atualizada dos atletas e dos membros da Comissão técnica;

Participar do Congresso Técnico para sorteio dos grupos e jogos, a se realizar no dia 07 de maio de 2011;

Os atletas participantes deverão votar e mora atualmente no município de Teotônio Vilela, devendo apresentar a cópia do título eleitoral; só será permitido títulos de 2011 para os atletas que vão tira o mesmo pelo 1ª vez.

Não será permitido a inscrição de atletas de outros municípios mesmo que ele vote em nosso município.

Art. 4° - A referida competição acontecerá no período de 21 de maio a 16 de julho de 2011 e contará com a participação de 22 (vinte e duas) equipes:

CHAVE “A”

REAL MADRID, MENESTREL, ACG, AVICOLA VILELENSE E

MARINITA.

CHAVE “B”

TOCANTINS, REGIS SUPERMERCADO, PROJOVEM, ESTRELA

AZUL E SÃO LUIZ.

(3)

CHAVE “C”

FAMILIA MARQUES, STYLUS, MERC. JACÓ, AJAX, PROJETO

ACOLHER E ASA FUTSAL

CHAVE “D”

CENTAURO, VILELENSE, PSV, PORTELINHA, SÃO JORGE E

VILA REAL

Art. 5° - Só poderá participar da competição os atletas (que completar 16 anos no ano da competição), técnicos ou treinadores, massagistas, preparadores físicos e médicos, que foram credenciados pela SECEL.

§ Único - Não será permitido a inscrição de atletas, técnicos ou membros da comissão técnica de funcionários ou servidores lotados na SECEL, membros da Comissão Organizadora e da Comissão de Arbitragem da SECEL.

Art. 6° - Cada Equipe só poderá inscrever para a competição, o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 20 (vinte) atletas, um técnico e um massagista ou preparador físico, podendo esses dois últimos serem substituídos durante a competição, desde que sejam previamente inscritos seus substitutos até 48 (quarenta e oito) horas antes da partida subseqüente. Em súmula para cada jogo só poderá inscrever o máximo de 12 (doze) atletas, um Técnico, um Preparador físico ou massagista.

Obs.: As inscrições de atletas estarão suspensas a partir da 4ª Rodada, o atleta só poderá atuar nas fases eliminatórias se o mesmo tive jogando na sua equipe ate a 5ª Rodada. As equipes têm um prazo de 48 horas antes da sua partida para inscrição de atletas junto a SECEL.

Art. 7° - A cada jogo, é obrigatório a apresentação da Carteira de Identificação do atleta, nenhum outro documento será aceito.

Art. 8° - É obrigatório o uso de caneleira e da braçadeira pelo capitão da equipe.

Art. 9° - As equipes deverão obedecer rigorosamente aos horários prefixados na tabela oficial, sendo dado uma tolerância de 15 (quinze) minutos, apenas para o primeiro jogo de cada rodada. Art. 10° - Terá o mando de quadra a equipe colocada à esquerda da tabela, sendo assim obrigada a

trocar o uniforme, em caso de coincidência.

Art. 11° - Nas fichas de relação nominal dos atletas e comissão técnica deverão ser preenchidas todos os dados propostos nos formulários das referidas fichas, legível e em letra de forma ou à máquina.

Art. 12° - Qualquer impugnação ou protesto contra a validade de uma partida, ou irregularidade de um atleta por parte da equipe que se considerar prejudicada, terá de ser apresentado no prazo de 48 (quarenta e oito) horas úteis, após a realização da partida em questão, através de um requerimento devidamente assinado pelo responsável legal da equipe, protocolado na SECEL e mediante o pagamento de uma sexta básica no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Art. 13° - Em caso de irregularidade em uma partida e impetrado protesto junto à SECEL contra a

equipe irregular, a equipe irregular perderá os pontos da partida protestada e mais três pontos será tirado da sua pontuação.

Art. 14° - Será aplicado W x O contra a equipe que faltar a qualquer compromisso marcado pela SECEL, ou provocar o encerramento da partida antes do tempo previsto ou falta de número legal de atletas para iniciar ou continuar a partida.

(4)

Art. 15° - A equipe que tomar um W x O “não justificado” , será eliminada da competição, considerando-se placar de 1x0, e o gol anotado para o capitão da equipe vencedora e será imediatamente suspensa por 01 (um) ano de qualquer competição da mesma categoria, realizada pela SECEL, como também a equipe que agir de má fé, escalando atletas irregulares em uma partida.

Art. 16° - Caberá à Comissão Organizadora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, resolver os casos omissos e interpretar, sempre que necessário, o disposto neste regulamento e nas normas oficiais do C.B.F.S.

Art. 17° - DA DISCIPLINA:

a) As sansões disciplinares terão aplicação automática e são consideradas como mínimas, tendo a SECEL o poder de imputar sanções mais severas se entender sejam necessárias, inclusive penalidades cumulativas.

b) Agressões, tentativas de agressões físicas ou verbais à equipe de arbitragem ou Dirigentes da SECEL, será o responsável suspenso de 01 a 06 partidas, ou mesmo eliminação da competição, conforme a gravidade.

c) Os dirigentes, atletas e comissão técnica que derem entrevistas denegrindo a imagem da competição, atuações da equipe de arbitragem e da SECEL, ressalvadas as publicações de natureza exclusivamente técnica, sofrerão suspensão de 01 a 03 partidas.

d) Atletas ou dirigentes que em quadra de jogo criticarem as decisões da arbitragem, fizerem constantes reclamações, observações ofensivas ou provocativas concernente a outros jogadores, assistentes ou arbitragem, abandonarem temporariamente a quadra de jogo sem avisar à arbitragem e provocar atitudes anti-desportivas, não sendo expulsos, poderão ser advertidos ou suspensos por 01 partida se tais fatos forem relatados na súmula de jogo.

e) O atleta que na quadra de jogo for expulso pelo árbitro por:

Ofensas ou molestações morais ao árbitro, será suspenso por 02 jogos, e na reincidência, suspenso por 04 jogos;

Atos de violência contra a equipe de arbitragem, jogador(es) ou espectador(es), será suspenso por 03 jogos, e na reincidência, suspenso por 06 jogos;

Atos de violência física grave contra a equipe de arbitragem, dirigente(s), jogador(es) ou espectador(es) será eliminado da competição.

f) Sujeitar-se-á ao cumprimento da suspensão automática, com a conseqüente impossibilidade de participar da partida seguinte, o atleta, técnico/treinador, massagista, preparador físico e médico que, na mesma competição receber:

03 (três) cartões amarelo; 01 (um) cartão vermelho;

g) A contagem de cartões vermelhos e amarelos é feita dentro de cada fase, os cartões recebidos em cada fase ao final das mesmas serão eliminados, exceto os cartões vermelhos para fins de suspensão automática.

h) A quantificação de cartões recebidos independe de comunicação da SECEL, sendo de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes da competição o seu controle e

(5)

cumprimento.

i) A contagem de cartões, para fins de aplicação de suspensão, é feita separadamente e por tipologia de cartões, não havendo possibilidade do cartão vermelho apagar o amarelo já recebido, na mesma ou outra partida.

j) Se o mesmo atleta ou qualquer dirigente, em determinado momento do campeonato, simultaneamente acumular 03 (três) cartões amarelos e mais 01 (um) vermelho, cumprirá, automaticamente suspensão por 02 (dois) jogos.

k) Os atletas, técnicos/treinadores, massagistas, médicos ou preparadores físicos que tenham sido expulsos da partida ou que estejam cumprindo penalidade disciplinar de suspensão quando presentes no local dos jogos, deverão se posicionar, obrigatoriamente, no lado oposto do local onde se encontra o banco de reservas de sua equipe na quadra de jogo. Sendo inacessível para o público o lado oposto da quadra de jogo, deverão os mesmos se posicionarem no lado onde se encontra o banco de reserva da equipe adversária.

Art. 18° - Se por motivo de força maior, for constatado pelo árbitro que desde o inicio não há possibilidade da realização de uma partida, a mesma será realizada em dia, hora e local determinado pela SECEL.

Art. 19° - Ocorrendo à suspensão de uma partida já iniciada e observando o relatório do árbitro, se necessário for, a Comissão Organizadora da SECEL enviará o relatório à Comissão Disciplinar para as devidas providencias.

Art. 20° - As equipes terão, obrigatoriamente, de apresentar no seu banco de reservas, um técnico ou treinador, e na ausência, um representante que conste na ficha de inscrição.

Art. 21° - Os atletas não poderão participar por mais de uma equipe no mesmo evento, sendo o atleta eliminado da competição.

Art. 22° - A contagem de pontos será a seguinte:

a) Vitória ... 03 (três) pontos b) Empate ... 01 (um) ponto c) Derrota ... 00 (zero) ponto

Art. 23° - Para efeito de desempate na fase de classificação entre duas equipes, serão observados os seguintes critérios, na ordem:

a) Maior número de vitórias; b) Maior saldo de gols; c) Confronto direto;

d) Menor número de apenações; Cartão Amarelo = Peso 01 Cartão Vermelho = Peso 02 e) Sorteio.

§ Único - No caso de desempate entre três ou mais equipes serão usados os mesmos critérios anunciados acima, excetuando-se alínea “c”.

Art. 24° - SISTEMA DE DISPUTA

1ª FASE – CLASSIFICATÓRIA: As 22 (vinte e duas) equipes inscritas serão divididas em 4 (quatro) grupos: 02 (dois) grupos de 04 (quatro) equipes e 02 (dois) grupos de 05 (cinco)

(6)

equipes

Que disputaram jogos só de ida dentro de seus grupos, classificando-se para a segunda fase, as 04 (quatro) equipes primeiras de cada grupo, se classificando as 4 (quatro) melhores colocadas de cada grupo para a fase seguinte.

CHAVE “A”

REAL MADRID, MENESTREL, ACG, AVICOLA VILELENSE E

MARINITA.

CHAVE “B”

TOCANTINS, REGIS SUPERMERCADO, PROJOVEM, ESTRELA

AZUL E SÃO LUIZ.

CHAVE “C”

FAMILIA MARQUES, STYLUS, MERC. JACÓ, AJAX, PROJETO

ACOLHER E ASA FUTSAL

CHAVE “D”

CENTAURO, VILELENSE, PSV, PORTELINHA, SÃO JORGE E

VILA REAL

OITAVAS DE FINAL: As 16 (dezesseis) equipes classificadas na 1ª fase serão divididas em 08 (oito) grupos, assim dispostos: Grupo 1 (1°A, 4º B), Grupo 2 (2°B, 3°A), Grupo 3 (1°B, 4º A), Grupo 4 (2°B, 3°A), Grupo 5 (1°C, 4º D), Grupo 6 (2°D, 3°C), Grupo 7 (1°D, 4º C), Grupo 8 (2°C, 3°D)que se confrontarão em seus grupos em jogos só de ida e se classificando para as quartas de final os vencedores de cada grupo.

QUARTAS DE FINAL: As 08 (oito) equipes classificadas das oitavas de final serão divididas em 04 (quatro) grupos, assim dispostos: Grupo 9 (1°1 , 1º 2 ), Grupo 10 (1°3, 1º 4), Grupo 11 (1° 5, 1º 6), Grupo 12 (1º 7, 1º 8), que se confrontarão em seus grupos em jogos só de ida e se classificando para a semi-final o vencedor de cada grupo.

SEMIFINAL: As 04 (quatro) equipes classificadas nas quartas de final se enfrentarão em eliminatórias simples, seguindo a ordem: (1º JOGO: 1º 9 x 1º 10) e (2º JOGO: 1º 11 x 1º12). FINAL: Na fase final, as duas equipes vencedoras dos jogos (1º e 2º) disputarão o 1º e 2º lugares e os perdedores disputarão o 3º e 4º lugares.

§ Único - A partir da OITAVAS DE FINAL, em caso de empate, onde precisar apontar um vencedor, haverá uma prorrogação com dois tempos de 05 (cinco) minutos, persistindo o empate, decisão com uma série de cinco tiros livres da marca da penalidade máxima, com cobradores diferentes, persistindo ainda o empate as cobranças passarão a ser alternadas até se conhecer o vencedor.

Art. 25° - DISPOSIÇÕES FINAIS

Caberá à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, as seguintes atribuições: 1 – Elaborar as tabelas;

2 – Adotar todas as providências de ordem técnica e necessárias à realização das partidas;

3 – Designar e/ou alterar dia, hora e local, para as partidas com a concordância das equipes envolvidas;

4 – Aplicar as medidas administrativas cabíveis, odebecendo os preceitos estatutários. O atleta que for utilizado em quadra sem que haja apresentado toda a documentação

(7)

como ATLETA IRREGULAR NA PARTIDA, portanto sem condições legais para o jogo, e sua equipe será penalizada de imediato com a perda de 03 (três) pontos.

A designação dos árbitros será procedida pela Comissão de Arbitragem da SECEL, não podendo haver veto de qualquer espécie.

A duração da partida será de 40 (quarenta) minutos, divididos em dois períodos de 20 (vinte) minutos corridos, com intervalo de até 10 (dez) minutos.

Parágrafo Único - Cada equipe deverá apresentar uma bola em condições de jogo. Art. 26° - DA PREMIAÇÃO

Troféu e medalhas para o 1° lugar 2° lugar 3° lugar

Troféu para o 4ª lugar;

Troféu para o artilheiro da competição; Troféu para o goleiro menos vazado; Troféu para o atleta revelação;

Premiação extra para as equipes 1ª, 2ª, 3ª e 4ª lugares.

Teotônio Vilela – AL, 07 de maio de 2011.

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

S

(8)

CHAVES

CHAVE “A”

REAL MADRID,

MENESTREL,

ACG,

AVICOLA VILELENSE

E MARINITA.

CHAVE “B”

TOCANTINS,

REGIS SUPERMERCADO,

PROJOVEM

ESTRELA AZUL

E SÃO LUIZ.

CHAVE “C”

FAMILIA MARQUES,

STYLUS,

MERC. JACÓ,

AJAX,

PROJETO ACOLHER E

ASA FUTSAL

CHAVE “D”

CENTAURO,

VILELENSE,

PSV,

PORTELINHA,

SÃO JORGE

E VILA REAL

(9)

TABELE DOS JOGOS

FASE DE CLASSIFICAÇÃO

1º RODADA - SÁBADO - 21/05/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

01

A

19:00

REAL MADRID X MENESTREL

02

B

19:50

TOCANTINS X PROJOVEM

03

C

20:40

FAMILIA MARQUES X ASA FUTSAL

04

D

21:30

CENTAURO X PSV

1º RODADA – TERÇA - FEIRA - 24/05/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

05

A

19:00

AVILOCA VILELENSE X ACG

06

B

19:50

REGIS SUPERMERCADO X E. AZUL

07

C

20:40

STYLUS X MERCADINHO JÁCÓ

1º RODADA – QUINTA - FEIRA - 26/05/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

08

D

19:00

VILELENSE X PORTELINHA

09

D

19:50

SÃO JORGE X VILA REAL

10

C

20:40

AJAX X PROJETO ACOLHER

2º RODADA - SÁBADO - 28/05/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

11

D

19:00

PORTELINHA X VILA REAL

12

C

19:50

ASA FUTSAL X STYLUS

13

A

20:40

MARINITA X ACG

14

B

21:30

E. AZUL X SÃO LUIZ

2º RODADA – TERÇA - FEIRA - 31/05/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

15

C

19:00

MERCADINHO JÁCÓ X PROJETO ACOLHER

16

C

19:50

AJAX X FAMILIA MARQUES

17

A

20:40

AVICOLA VILELENSE X REAL MADRID

2º RODADA – QUINTA - FEIRA - 02/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

(10)

19

D

19:50

PSV X VILELENSE

20

D

20:40

SÃO JORGE X CENTAURO

TABELE DOS JOGOS

FASE DE CLASSIFICAÇÃO

3º RODADA - SÁBADO - 04/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

21

D

19:00

VILA REAL X VILELENSE

22

A

19:50

MENESTREL X AVICOLA VILELENSE

23

B

20:40

PROJOVEM X SÃO LUIZ

24

C

21:30

ASA FUTSAL X AJAX

3º RODADA – TERÇA - FEIRA - 07/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

25

C

19:00

PROJETO ACOLHER X STYLUS

26

B

19:50

TOCANTINS X ESTRELA AZUL

27

A

20:40

REAL MADRID X MARINITA

3º RODADA – QUINTA - FEIRA - 09/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

28

D

19:00

PORTELINHA X CENTAURO

29

C

19:50

MERCADINHO JACÓ X FAMILIA MARQUES

30

D

20:40

SÃO JORGE X PSV

4º RODADA - SÁBADO - 11/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

31

A

19:00

MARINITA X AVICOLA VILELENSE

32

B

19:50

TOCANTINS X SÃO LUIZ

33

C

20:40

ASA FUTSAL X PROJETO ACOLHER

34

D

21:30

VILELENSE X CENTAURO

4º RODADA – TERÇA - FEIRA - 14/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

35

A

19:00

MENESTREL X ACG

36

B

19:50

REGIS SUPERMERCADO X PROJOVEM

37

C

20:40

STYLUS X FAMILIA MARQUES

4º RODADA – QUINTA - FEIRA -16/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

(11)

39

D

19:50

SÃO JORGE X PORTELINHA

40

C

20:40

AJAX X MERCADINHO JACÓ

TABELE DOS JOGOS

FASE DE CLASSIFICAÇÃO

5º RODADA - SÁBADO - 18/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

41

D

19:00

CENTAURO X VILA REAL

42

A

19:50

MENESTREL X MARINITA

43

B

20:40

PROJOVEM X ESTRELA AZUL

44

C

21:30

ASA FUTSAL X MERCADINHO JACÓ

5º RODADA – TERÇA - FEIRA - 21/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

45

C

19:00

FAMILIA MARQUES X PROJETO ACOLHER

46

A

19:50

REAL MADRID X ACG

47

B

20:40

SÃO LUIZ X REGIS SUPERMERCADO

5º RODADA – QUINTA - FEIRA - 23/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO CHAVE

HORA

CONFRONTO

48

C

19:00

AJAX X STYLUS

49

D

19:50

PSV X PORTELINHA

50

D

20:40

SÃO JORGE X VILELNSE

OITAVAS DE FINAL

6º RODADA – QUINTA - FEIRA - 30/06/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO GRUPO

HORA

CONFRONTO

51

1

19:00

1º A X 4º B

52

2

19:50

2º B X 3º A

53

3

20:40

1º B X 4º A

54

4

21:30

2º B X 4º A

6º RODADA – SÁBADO - 02/07/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO GRUPO

HORA

CONFRONTO

55

5

19:00

1º C X 4º D

(12)

57

7

20:40

1º D X 4º C

58

8

21:30

2º C X 4º D

TABELE DOS JOGOS

QUARTAS DE FINAL

7º RODADA – QUINTA - FEIRA - 07/07/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO GRUPO

HORA

CONFRONTO

59

9

19:00

1º 1 X 1º 2

60

10

19:50

1º 3 X 1º 4

61

11

20:40

1º 5 X 1º 6

62

12

21:30

1º 7 X 1º 8

SEMIFINAL

8º RODADA – TERÇA- FEIRA - 12/07/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO GRUPO

HORA

CONFRONTO

63

13

19:00

1º 9 X 1º 10

64

14

20:00

1º 11 X 1º 12

FINAL

9º RODADA – SÁBADO - 16/07/2011 – GINASIO O SENADINHO

JOGO GRUPO

HORA

CONFRONTO

65

15

19:00

2º 13 X 2º 14

66

16

20:00

1º 13 X 1º 14

Referências

Documentos relacionados

A UNIVAÇO – União Educacional do Vale do Aço S.A mantenedora do Instituto Metropolitano de Ensino Superior - IMES, no uso de suas atribuições estatutárias,

TIAGO JOAO MOREIRA MARQUES BAPTISTA FUTEBOL CLUBE PAÇOS DE FERREIRA 1. DANIEL REBELO SANTOS GD

▪ Todos os artigos desta revista são da inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista Itinerários de Filosofia

Os apresentadores que quiserem podem apresentar também o poster em papel formato 80 centímetros de largura X 60 centímetros de altura, que será exposto em período e

João Gonçalo Ramalho de Oliveira e Cunha 7,0 Excluído do procedimento João Maria Vieira Clemente Não compareceu Excluído do procedimento. João Miguel Valdez Faria

Os jovens com necessidades especiais enfrentam um conjunto de obstáculos superior ao da restante população da mesma faixa etária e correm riscos acrescidos de pobreza, pelo

devem ser levados diretamente ao centro de controle do meio ambiente (Kankyoo Center). As latas, garrafas de vidro e Pets de bebidas

Nas últimas décadas a sociedade vem sofrendo profundas transformações com a evolução das tecnologias informáticas, as quais não se limitam às novas formas de