• Nenhum resultado encontrado

PRÊMIO PROFESSORA EVELIN SIQUEIRA 5ª EDIÇÃO REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÊMIO PROFESSORA EVELIN SIQUEIRA 5ª EDIÇÃO REGULAMENTO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br PRÊMIO PROFESSORA EVELIN SIQUEIRA

5ª EDIÇÃO - 2019 REGULAMENTO I. APRESENTAÇÃO

O Prêmio Professora Evelin Siqueira foi criado em 2013, sendo uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Guarapuava por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Faculdade Guairacá.

Em sua 5ª edição, o Prêmio Professora Evelin Siqueira pretende:

- valorizar e divulgar as práticas pedagógicas exitosas empregadas pelos Professores e Educadores Infantis da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava;

- incentivar a pesquisa e a difusão de aplicações de metodologias diversificadas em sala de aula pelos Professores e Educadores Infantis;

- premiar as inovações em sala de aula e as contribuições geradas pelas mesmas à educação;

- contribuir efetivamente para a motivação do Professor/Educador em busca de novos horizontes para a Educação.

1.1. Dados da homenageada:

A Professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira, destacou-se na Educação Pública em Guarapuava, atuando de forma exemplar por vários anos. Iniciou seu trabalho no magistério em 1967, como alfabetizadora, enfrentando todos os desafios educacionais e exigências da época. A renomada Professora também atuou como Supervisora Pedagógica durante sete anos na Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, aposentando-se após dedicar mais de 40 anos à Educação.

(2)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br II. OBJETIVO

Valorizar e premiar o Professor/Educador que desenvolve práticas pedagógicas exitosas que contribuem para o desenvolvimento dos alunos.

III. PARTICIPAÇÃO

3.1. Professores e Educadores interessados em participar do Prêmio, deverão apresentar (expor) em sua instituição de atuação até o dia 16/08/2019, um trabalho desenvolvido/aplicado com os alunos por no mínimo 5 dias a partir de fevereiro de 2019 em sala de aula ou em outro ambiente educativo.

3.2. Os trabalhos, após apresentados, passarão por uma votação secreta e será eleito somente 1(um) deles, o qual também representará a instituição de ensino e poderá ser inscrito para participar do Prêmio Professora Evelin Siqueira – 5ª Edição.

3.3. Participarão da votação nas Escolas, os Professores e Equipe Pedagógica.

3.4. Participarão da votação nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), os Educadores e Equipe Pedagógica.

3.5. Caso aconteça a apresentação (exposição) de somente um trabalho por CMEI ou Escola, este será selecionado dispensando a votação e poderá ser inscrito e concorrer ao Prêmio.

3.6. O trabalho eleito deverá ser inscrito no nome do próprio Professor ou Educador, na categoria que pertencer e não serão permitidas inscrições de duplas, trios ou grupos.

3.7. Caso o trabalho tenha sido desenvolvido por um grupo de Educadores ou Professores, deverá ser indicado 1 (um) , que será o representante nas instituições e na inscrição, e para fins deste Concurso, será o único interlocutor junto à Comissão Organizadora e Comissão de

(3)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br

Avaliação. Ficam as Comissões isentas de qualquer responsabilidade sobre a autorização no uso do trabalho e divisão do prêmio se for o caso.

3.8. Após o trabalho ser aplicado e finalizado, um relato da prática com os resultados obtidos deverá ser elaborado conforme critérios descritos nos itens 6.1 a 6.8 e entregue para a Comissão Organizadora e Avaliadora nas datas definidas.

3.9. Poderão participar:

3.9.1. Na categoria Professores do Ensino Fundamental:

-Professores regentes concursados que atuam e desenvolvem seus trabalhos diretamente nas turmas de Educação Infantil ao 5º ano das Escolas Públicas Municipais.

- Professores regentes concursados que atuam e desenvolvem seus trabalhos diretamente nas turmas de 6º ao 9º ano, atendidas exclusivamente na Escola Municipal do Campo Professor Maack.

- Professores regentes concursados que atuam e desenvolvem seus trabalhos diretamente nas turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, atendidas na Rede Pública Municipal.

- Professores regentes concursados que atuam e desenvolvem seus trabalhos nas Classes Especiais da Rede Pública Municipal.

- Professores concursados que atuam e desenvolvem seus trabalhos nas oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, aulas de Arte, Ensino Religioso, Educação Física, Informática Educativa, Literatura e/ou outras diretamente nas turmas das Escolas Públicas Municipais, inclusive nas turmas de Educação de Jovens e Adultos e de 6º ao 9º ano.

- Professores concursados que atuam e desenvolvem seus trabalhos nas Salas Multifuncionais, diretamente com alunos das turmas das Escolas Públicas Municipais.

(4)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br

- Professores concursados que atuam e desenvolvem apoio pedagógico, projetos e/ou oficinas de forma efetiva com alunos/turmas das Escolas Públicas Municipais.

3.9.2. Na categoria Educadores Infantis:

- Educadores Infantis regentes concursados que atuam e desenvolvem seus trabalhos diretamente nas turmas dos CMEIs.

- Educadores Infantis concursados que atuam e desenvolvem seus trabalhos nas aulas de apoio: Arte, Recreação, Literatura, Projetos e/ou outras diretamente nas turmas dos CMEIs.

3.10. Não poderão participar:

- Diretores, Pedagogos (Supervisores e Orientadores Educacionais) e demais membros das Escolas que não atuam diretamente nas turmas ou diretamente com alunos.

- Professores estagiários;

- Professores que atuam fora das Escolas;

- Professores concursados que atuam esporadicamente atendendo às turmas e/ou alunos das Escolas;

- Atendentes ao Educando;

- Educadores concursados que atuam esporadicamente atendendo às turmas e/ou alunos dos CMEIs;

- Educadores que atuam fora dos CMEIs;

- Diretores, Supervisores dos CMEIs, demais membros que não pertencem ao quadro de Educadores Infantis e que não atuam diretamente nas turmas.

(5)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br

3.11. Os critérios de participação deverão ser observados antes de ocorrer a seleção e validação do trabalho na instituição;

IV. INSCRIÇÕES

4.1. Os Professores e Educadores Infantis que tiverem seu trabalho selecionado nas

Escolas ou CMEIs deverão efetuar a inscrição conforme a categoria que pertencerem – Professores de Ensino Fundamental ou Educadores Infantis e poderão inscrever apenas uma prática.

4.2. A inscrição será por meio de ficha modelo encaminhada no endereço eletrônico das Escolas e CMEIs (e-mail) e também disponível no portal da Secretaria Municipal de Educação: https://educacaoguarapuava.wordpress.com

4.3. A ficha de inscrição deverá ser preenchida manuscrita ou digitada, assinada e entregue impressa mediante protocolo no Departamento Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do dia 19/08/2019 a 23/08/2019. O horário de entrega será das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h, não serão aceitas inscrições fora dos horários estabelecidos. e/ou fora do prazo de datas estabelecidas.

4.4. O participante deve estar ciente e concordar com os termos do regulamento ao efetuar sua inscrição e entrega do trabalho.

V. ENTREGA DOS TRABALHOS

5.1. Os trabalhos deverão ser entregues mediante protocolo na Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Departamento Educação Básica, do dia 09/09/2019 a 13/09/2019, das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h em envelope lacrado, sem descrição do nome do participante nem local de realização da prática, esses dados serão informados somente na ficha de inscrição. Será registrado pela Comissão Organizadora, o número da inscrição no envelope no momento da entrega.

(6)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br

5.2. Não serão recebidos trabalhos fora das datas e horários estipulados no item 5.1. 5.3. Não serão recebidos trabalhos sem envelope ou em envelope aberto.

5.4. Não serão recebidos trabalhos sem prévia inscrição nas datas definidas no item 4.3.

VI. ESTRUTURA DO TRABALHO

6.1. Deverá ser desenvolvido:

- Na categoria Professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) - dentro das disciplinas: Alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Arte, Ensino Religioso, Educação Física, ou nas oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, Literatura e/ou outras.

- Na categoria Professores do Ensino Fundamental (turmas de Educação Infantil das Escolas) – as práticas pedagógicas deverão ter como eixos norteadores as Interações e a Brincadeira garantindo experiências que desenvolvam os Campos de experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações;

- Na categoria Educadores Infantis (turmas dos CMEIs) – as práticas pedagógicas deverão ter como eixos norteadores as Interações e a Brincadeira garantindo experiências que desenvolvam os Campos de experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações;

6.2. O trabalho será composto de um relato de experiência impresso com fotos ou atividades digitalizadas. Não poderá conter outros anexos: cadernos, livrinhos confeccionados, dobraduras, cartazes, etc.

6.3. A aplicação das atividades com os alunos deverá ser finalizada até a data de entrega do trabalho.

(7)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br

6.4. Na descrição, não poderá conter nome do participante nem o nome do local de realização do trabalho.

6.5. Nas fotos não poderá aparecer nome e rosto do participante, bem como o nome/logo da Escola ou CMEI nos uniformes, cartazes, placas, etc.

6.6. O relato deverá ser redigido em folha modelo encaminhada pela Comissão Organizadora nos e-mails das Escolas e CMEIs e disponível também no portal da Secretaria Municipal de Educação e Cultura: https://educacaoguarapuava.wordpress.com

6.7. O relato deverá conter o número mínimo de 5 páginas e máximo de 10 páginas, divididas entre relato da prática e anexos, digitado em folha modelo tamanho A4, fonte Arial, corpo tamanho 12 (doze), espaçamento 1,5 entre linhas e justificado.

6.8. Deverá obrigatoriamente respeitar a seguinte estrutura na folha modelo: I. TÍTULO DO TRABALHO

II. ANO/ TURMA DE REALIZAÇÃO III. PERÍODO DE REALIZAÇÃO IV. OBJETIVOS

V. JUSTIFICATIVA

VI. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VII. RECURSOS UTILIZADOS

VIII. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS IX. ANEXOS

VII. CRONOGRAMA

7.1. 1ª Fase - Apresentação e seleção dos trabalhos nas Instituições de Ensino, até o dia

16/08/2019;

7.2. 2ª Fase - Período de inscrição e entrega da ficha impressa, do dia 19/08/2019 a

23/08/2019;

(8)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br

7.4. 4ª Fase - Seleção dos trabalhos pela Comissão Organizadora e Comissão de Seleção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura seguindo critérios do regulamento;

7.5. 5ª Fase – Avaliação e classificação dos trabalhos selecionados - Faculdade Guairacá; 7.6. 6ª Fase - Divulgação e premiação dos finalistas com data a confirmar;

VIII. DAS COMISSÕES

8.1. Comissão de Organização

8.1.1. A Comissão de Organização será composta por membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

8.2. Comissão de Seleção

8.2.2. A Comissão de Seleção será composta por membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

8.3. Comissão de Avaliação

8.3.1. A Comissão de Avaliação será composta por no mínimo 3 (três) Professores da Faculdade Guairacá.

8.3.2. Membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura não poderão participar da Comissão de Avaliação.

IX. PROCESSO DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

9.1. Fase de Seleção – os relatos de práticas já inscritos anteriormente serão recebidos pela Comissão de Seleção, conferidos conforme a categoria, selecionados se atenderem todos os critérios do regulamento e posteriormente encaminhados à Comissão de Avaliação.

(9)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br

9.2. Fase de Avaliação - Os trabalhos já selecionados serão recebidos pela Comissão de Avaliação, que fará o julgamento dos mesmos conforme a categoria que pertencerem, atribuindo notas para cada item, totalizando 100 (cem pontos) marcados na ficha de avaliação fornecida pela Comissão de Organização.

9.2.1. Os critérios utilizados para avaliação dos trabalhos selecionados:

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO PESO NOTA

1. Apresentação e descrição da experiência com clareza e objetividade

2 0 a 10

2. Grau de inovação da proposta 3 0 a 10

3. Resultados obtidos junto aos alunos 3 0 a 10

4. Possibilidade de servir como referência para práticas de outros professores e educadores

2 0 a 10

9.3. Os trabalhos inscritos no Prêmio Professora Evelin Siqueira - 5ª Edição não serão devolvidos aos participantes;

X. PREMIAÇÃO

10.1. Categoria Professores de Ensino Fundamental Os 3 (três) melhores trabalhos receberão um notebook

10.2. Categoria Educadores Infantis

Os 3(três) melhores trabalhos receberão um notebook

O prêmio é pessoal e intransferível, não cabendo a substituição do contemplado por qualquer outra pessoa.

(10)

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro Guarapuava PR (42)3621-3063 – Paraná educação@guarapuava.pr.gov.br www.guarapuava.pr.gov.br XI. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E ENTREGA DA PREMIAÇÃO

11.1. A Comissão de Avaliação comunicará os resultados à Comissão de Organização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura no prazo estabelecido por ambas;

11.2. A divulgação dos resultados aos participantes e entrega da premiação em cada categoria ocorrerá em evento com data e horário informados posteriormente.

11.3. Os participantes desde a realização das inscrições concordam em ceder os direitos de publicação dos projetos apresentados, bem como permitem a utilização de seu nome e imagem, para divulgação em qualquer órgão de comunicação, sem qualquer ônus para a Prefeitura Municipal de Guarapuava, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Faculdade Guairacá.

XII. CONSIDERAÇÕES FINAIS

12.1. Serão desclassificados os trabalhos que não atenderem à todos os itens deste Regulamento.

12.2. Os casos não previstos neste Regulamento serão julgados e definidos pela Comissão Organizadora e Avaliadora, sendo soberanas as decisões destas Comissões.

12.3. Esclarecimentos e informações sobre o Concurso podem ser solicitadas à Comissão Organizadora no telefone: 3621-3053, por e-mail no endereço dpedagogico.semec@gmail.com

ou diretamente no Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

Guarapuava, 12 de julho de 2019.

Comissão Organizadora

Referências

Documentos relacionados

Podemos considerar que os achados neste estudo corroboram com a literatura, onde os indivíduos que relataram o uso de esteroide anabolizante para melhorar o desempenho durante

fiscalização dos serviços, observará se a CONTRATADA cumpriu todos os termos constantes do Edital e seus anexos, bem como de todas as condições impostas no instrumento contratual.

Tabela 1 – Grau de significância (Pr<F) da análise de variância para as variáveis taxa de surgimento de folhas (TSF), taxa de alongamento de folhas (TAF), taxa

A criança pode apresentar Síndrome Congênita pelo Zika Vírus com ou sem microcefalia ao nas- cer, pois o que determinará a presença do con- junto de sinais e sintomas pela

au) Para efeito de medição e pagamento dos serviços descritos no edital de licitação e contrato assinado será com base no Quadro 01 - Parâmetros para medição e pagamento de

Nesta Seção é apresentada a determinação da órbita do satélite T/P utilizando como entrada para o filtro de Kalman uma solução de navegação própria, com o objetivo de comparar

Associação Brasileira de Normas Técnicas Comitê de Ajudas Técnicas Comitê Executivo de Governo Eletrônico Comitê Gestor da Internet Convenção Internacional dos Direitos da

Trabalho com a última série do ciclo de alfabetização (3º ano do ensino fundamental) constituída por.. alunos que estão na faixa-etária entre 8 e 12 anos. Esses alunos já