• Nenhum resultado encontrado

OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E A IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS URBANAS 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E A IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS URBANAS 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Rochelle Lima Ramos dos SANTOS Andressa Albuquerque Nunes RIBEIRO Ana Carolina de Freitas Miura SANTOS Thais Soares NEVES Elaine Aparecida RODRIGUES Geraldo Antônio Daher Corrêa FRANCO

Muito embora a necessidade de integração das áreas verdes urbanas tenha despertado maior atenção a partir da década de 30, do século XX (Grey & Deneck Badiru , 2005), somente por volta de 1960 é que houve o amadurecimento do que representa o conceito de floresta urbana. Isto ocorreu devido ao aprofundamento do conhecimento teórico, aliado ao conseqüente avanço do processo técnico. O sistema de manejo dessa floresta especial, associada aos ambientes urbanos, revelou a necessidade de uma reestruturação dos processos de gestão através de novos enfoques integrados, uma vez que sua gestão inclui a área verde e sua relação direta com a população do entorno. Neste contexto, a floresta urbana não constitui apenas um aglomerado de árvores que pode ser manejado, mas um conjunto de espaço combinado à vegetação, cujo manejo pode ser feito de forma integrada aos ambientes da cidade (Badiru , 2005).

Para Magalhães (2006) o histórico do conceito de floresta urbana está diretamente ligado à expansão das cidades e à demanda crescente de métodos e técnicas que possam ser aplicados ao conjunto arbóreo destes espaços que proporcionam importantes benefícios para a sociedade humana. Neste direcionamento, Badiru (2005) definiram dez formações distintas com base no uso e ocupação do solo, denominadas de “

”. Estas formações são: vegetação de uso institucional; uso industrial; uso comercial; uso residencial; de favela; de áreas de reserva; de lazer; de vias; de lixão; e de cemitério.

Na zona Norte de São Paulo, no distrito do Tremembé, localiza-se a Invernada do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Sua área total é de 125 hectares, compreendendo área de reflorestamento de pinho e eucalipto, demais áreas com cobertura vegetal e estrutura física. A área de estudo constitui uma floresta urbana com vegetação de uso institucional (Badiru ., 2005), cuja importância, sobretudo no município de São Paulo, acentua-se devido ao crescimento desordenado da cidade, remetendo a discussão ao planejamento ambiental de áreas verdes institucionais.

A partir desta perspectiva, o objetivo geral deste artigo é definir a importância e o papel da área de vegetação urbana de uso institucional do Centro Médico da Invernada do Barro Branco. A hipótese de pesquisa considera que, sob a perspectiva dos serviços ambientais proporcionados pelo referido ecossistema, a área verde do Centro Médico, reflorestada com pinho e eucalipto é importante para a qualidade ambiental e para o bem-estar da população local e dos usuários da área.

2 3 3 3 4 5 1 INTRODUÇÃO apud et al. et al. et al. formações primárias de vegetação urbana

et al

______

(1) Parte da Monografia: “A importância das florestas urbanas para a qualidade ambiental e a conservação da biodiversidade”. Finalista na Febrace 2007 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Prêmio Destaque em Ciências Atmosféricas pela American Meteorological Society.

(2) Acadêmica do curso de Biologia da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade São Judas. Bolsista FUNDAP. E-mail: solechel@yahoo.com.br (3) Alunos do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social - PJ-MAIS da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e do

Ensino Médio na Escola Estadual Francisco Vocci.

(4) Orientadora. Instituto Florestal, Caixa Postal 1322, 01059-970, São Paulo, SP, Brasil. (5) Instituto Florestal, Caixa Postal 1322, 01059-970, São Paulo, SP, Brasil.

(2)

2 MATERIAIS E MÉTODOS

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A área de estudo localiza-se na Invernada do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo, distrito do Tremembé, zona Norte de São Paulo. A Invernada possui 125 hectares e abriga o Bosque do Centro

Médico, área reflorestada de 11,38 hectares, com pinho ( sp.) e eucalipto ( sp.), objeto

deste estudo.

Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa (Bauer , 2002), utilizando o estudo de caso como uma análise holística (Yin, 1994). O estudo de caso reúne o maior número de informações detalhadas, por meio de diferentes técnicas de pesquisa, com o objetivo de apreender a totalidade de uma situação e descrever a complexidade de um caso concreto. Os métodos de coleta de dados incluíram levantamento bibliográfico e documental; visitas técnicas; fotografias da área de estudo; dados preliminares de dois levantamentos biológicos (avifauna e flora); fotografias aéreas

obtidas pelo e entrevistas com os administradores da área. A análise dos dados foi

desenvolvida a partir do referencial teórico/metodológico da Avaliação Ecossistêmica do Milênio (Alcamo , 2003) para a identificação dos serviços ambientais proporcionados pela área. Para auxiliar nesta identificação foi confeccionada maquete em escala 1:5000, utilizando carta topográfica e materiais diversos.

O processo de expansão urbana de São Paulo, em especial nos últimos 50 anos, desconsiderou as limitações e as potencialidades do ambiente natural, gerando situações de difícil reversão, como a supressão de áreas com cobertura vegetal natural, comprometendo refúgios de fauna e flora; a impermeabilização excessiva do solo, enchentes, erosão, perda da qualidade dos mananciais de abastecimento. Os espaços verdes, cruciais para a qualidade de vida da metrópole e para a manutenção da biodiversidade, são os mais afetados com a drástica redução de suas áreas.

A cobertura vegetal hoje existente no município é constituída basicamente por: 1) fragmentos da vegetação natural secundária (Mata Atlântica), que resistem ao processo de expansão urbana, em porções mais preservadas no extremo Sul, na Serra da Cantareira ao Norte e em manchas isoladas, como as Áreas de Proteção Ambiental (APPs) do Carmo e Iguatemi, na zona leste; 2) ambientes implantados, em áreas urbanizadas, restringindo-se aos parques e praças municipais e a escassa arborização viária; e 3) por conjuntos ou espécimes isolados, em terrenos particulares ou institucionais (Takiya, 2002).

Analisando a distribuição da vegetação em São Paulo, observa-se que 48% do território do município apresentam-se carentes em arborização e áreas verdes, destacando-se as administrações regionais de Aricanduva/Vila Formosa, Itaim Paulista e Vila Prudente (Zona Leste); Cidade Ademar e Jabaquara (Zona Sul); Casa Verde, Vila Maria/Vila Guilherme (Zona Norte); e Sé e Mooca (Zona Central). Em adição, aproximadamente 75% da vegetação existente no município concentram-se em apenas quatro regiões administrativas: Jaçanã-Tremembé e Perus, ao Norte e Capela do Socorro e Campo Limpo, ao Sul (Takiya, 2002).

No Tremembé, a Invernada do Barro Branco, com 125 hectares, apresenta expressiva cobertura vegetal, sendo apenas pontualmente edificada. Na área localiza-se o reflorestamento do Centro Médico (FIGURA 1) com 11,38 hectares que, somada a sua respectiva área edificada, ocupa 21,05 hectares. O reflorestamento é constituído por dois talhões, com destaque para a área delimitada em azul, de 1,7 hectares, reflorestada com pinho e para a área delimitada em verde, de 9,69 hectares, formada por eucalipto.

Pinus Eucalyptus

et al.

software Google Earth et al.

(3)

FIGURA1 – Estrutura da Invernada do Barro Branco, com destaque para a área reflorestada. (Fonte: adaptado do (15/11/2006)).

Para responder adequadamente ao questionamento levantado, foi utilizada a abordagem metodológica/conceitual da Avaliação Ecosssitêmica do Milênio (Alcamo , 2003), que possibilita a definição e sistematização de indicadores de importância da área para o bem estar da população dos usuários do Bosque, em termos de serviços ambientais.

Os serviços ambientais são os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas. A definição da Avaliação Ecossistêmica do Milênio considera os ecossistemas naturais e modificados pelo homem como fonte de serviços ambientais. Foram identificados os seguintes serviços de ecossistemas que beneficiam os usuários da área e a população do entorno (TABELA1).

Google Earth

et al.

(4)

-TABELA 1 – Serviços Ambientais identificados na Área Reflorestada do Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

(*) PL: População Local. (**) U: Usuários da Área.

Em 2006 foi criada a Comissão de Gestão Ambiental CGAmb da Invernada do Barro Branco, para auxiliar no estabelecimento de diretrizes para a gestão ambiental da Instituição. Como um dos seus objetivos é o enriquecimento da área reflorestada, destaca-se a importância dos inventários biológicos como ferramentas para levantamentos iniciais de diversidade, bem como para o monitoramento da dinâmica de comunidades (Lewinsohn , 2001). A diversidade biológica é um dos componentes básicos da qualidade ambiental e representa recurso de real ou potencial valor para a humanidade, fornecendo produtos e serviços de uso direto e indireto, essenciais à manutenção dos sistemas econômicos.

As ações de conservação e preservação florestal devem favorecer a conexão dos fragmentos de maior área, como uma maneira de reestruturação da paisagem e incremento de sua biodiversidade. Na Invernada do Barro Branco esta ação é facilitada pela proximidade com o Parque Estadual Alberto Löfgren e com o Parque Estadual da Serra da Cantareira. Para o conhecimento da biodiversidade local, dois projetos de inventário biológico estão em desenvolvimento. O primeiro, vinculado a parceria com o Instituto Florestal, visa o levantamento das espécies florestais ; o segundo, em parceria com o Centro de Estudos Ornitológicos, objetiva o levantamento da avifauna da área .

-et al.

6 7 ______

(6) POLISEL, R. T.; FRANCO, G. A. D. C. . 2006. (inédito).

(7) FIGUEIREDO, L. F. de A.; ALVES, J. L. R.; CAMPOS, R. P. de. relatório preliminar. 2007. (Informação pessoal).

Regeneração natural em área de reflorestamento de spp. e spp

Inventário da avifauna da Invernada do Barro Branco –

Pinus Eucalyptus

Descrição dos Serviços Ambientais Beneficiários(PL* – U**)

Serviços de Provisão

Água Favorecimento da infiltração das águas pluviais PL – U

Combustível Potencial madeireiro U

Bioquímicos Potencial para medicamentos naturais. U

Recursos genéticos Potencial genético de espécies nativas e exóticas U

Serviços de Regulação Regulação climática Interceptação da radiação solar

Controle de precipitação e ventos intensos e da umidade PL – U

Qualidade do ar Absorção de gases poluentes

Interceptação de materiais particulados Liberação de oxigênio

PL – U Controle de doenças Enfermidades respiratórias

Doenças de veiculação hídrica PL – U

Regulação hídrica Aumento da capacidade de armazenamento da água PL – U

Purificação da água Filtragem natural das águas pluviais PL – U

Erosão Sustentação do solo pelas raízes da vegetação PL – U

Serviços Culturais

Recreação e estético Ambiente de descontração, relações sociais e práticas esportivas. U

Inspiração Sensação de bem-estar pela paisagem natural PL – U

Educacional Prática esportiva, disciplina em condicionamento físico e montaria U

Pertencimento ao lugar Vínculo pela utilização da área como ambiente de treino,

descontração e contato visual PL – U

(5)

Os resultados preliminares do levantamento da avifauna nas áreas próximas ao Centro Médico e em suas trilhas estimam que a Invernada do Barro Branco é freqüentada por mais de oitenta espécies de pássaros, considerando as aves migratórias. O estudo exige novas visitas de observação, nas diversas estações do ano, para a detecção de espécies migratórias, além da observação de toda a área da Invernada. Já o inventário florestal mostra que no sub-bosque existem espécies exóticas e nativas em regeneração. A partir deste levantamento é possível planejar o enriquecimento da área com espécies nativas da Mata Atlântica, selecionando as mais adequadas, com base nas especificidades do local e na finalidade do enriquecimento.

Enquanto as relações entre o referencial da Avaliação Ecossistêmica do Milênio e os dados da área de estudo possibilitam a identificação dos serviços ambientais da área em termos funcionais, os inventários biológicos consideram a integridade biológica do ecossistema, ou seja, sua sustentabilidade funcional em relação aos componentes da biodiversidade.

A área de estudo proporciona importantes serviços ambientais para seus usuários e população do entorno, sendo relevante como floresta urbana. As discussões apresentadas evidenciam algumas implicações diretamente relacionadas com a área reflorestada do Bosque do Centro Médico da Invernada do Barro Branco: 1) o estabelecimento e a conservação de espaços verdes, públicos ou privados, ao longo da área fronteiriça do Parque Estadual da Serra da Cantareira, funciona como zona de amortecimento, auxiliando na manutenção da integridade deste importante remanescente de Mata Atlântica; 2) a carência de espaços livres públicos para o estabelecimento de áreas verdes denota a importância do estabelecimento de diretrizes de uso e conservação do bosque do Centro Médico, cuja área de 21 hectares é representativa como floresta urbana, em um contexto de expansão urbana rápida e desordenada.

A área reflorestada com pinho e eucalipto apresenta em seu sub-bosque vegetação nativa e exótica em regeneração. Embora a formação vegetal esteja bastante alterada, este espaço verde gera benefícios diretos para seus usuários e para a população local, quer pelo uso da área para treinamento, quer pelos valores estéticos, paisagísticos e pelos demais serviços ambientais que proporciona.

É fundamental que as formações florestais institucionais sejam avaliadas e tenham sua importância e funções claramente definidas para garantir o uso adequado e sua própria conservação ao longo do tempo. A gestão das práticas cotidianas inclui planejamento participativo do ambiente urbano, para que os atores possam apropriar-se do espaço no qual vivem, criando novos significados para esta relação. Somente a partir da re-significação entre indivíduos e ambiente, ações de degradação, como ocupação de área de várzea, esgoto despejado diretamente nos corpos d’água, lixo deixado nas ruas, depredação das áreas verdes, podem ser convertidas em atitudes menos agressivas, possibilitando a recuperação de áreas que foram degradadas e a conservação de espaços naturais ainda preservados.

À Seção de Ecologia Florestal, pelo apoio no desenvolvimento deste trabalho, à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pela implantação do Núcleo de Educação Ecoprofissional Horto/Cantareira e pela condução do PJ-MAIS, à FUNDAP, pela bolsa concedida, ao Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelo apoio institucional e disponibilização da área de estudo.

ALCAMO, J. . a framework for assessment. Washington, D.C.: Island

Press, 2003. 245 p.

4 CONCLUSÕES/RECOMENDAÇÕES

5 AGRADECIMENTOS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ecosystems and human well-being:

(6)

BADIRU, A. I.; PIRES, M. A. F.; RODRIGUEZ, A. C. M. Método para a classificação tipológica da floresta urbana visando o planejamento e a gestão das cidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 12., 2005, Goiânia. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, 2005. p. 1427-1433.

BAUER, M. W.; GASKELL, G.;ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento – evitando

confusões. In: BAUER, W.; GASKELL, G. um manual

prático. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 17-36.

LEWINSOHN, T. M.; PRADO, P. I. K. L.;ALMEIDA,A. M. Inventários bióticos centrados em recursos: insetos fitófagos e plantas hospedeiras. In: GARAY, I. E. G.; DIAS, B. F. S.

avanços conceituais e revisão de novas metodologias de avaliação e monitoramento. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 174-189.

MAGALHÃES, L. M. S. Arborização e florestas urbanas: terminologia adotada para a cobertura arbórea das

cidades brasileiras. , Rio de Janeiro, v. 1, p. 23-26, 2006.

TAKIYA, H. (Org.). . Fase I: Diagnóstico e bases para a definição

de políticas públicas para as áreas verdes no município de São Paulo. São Paulo: Secretaria Municipal do Meio Ambiente: Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, 2002. v. 1, 203 p.

YIN, R. R. designs and methods. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage, 1994.

Anais...

Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som:

Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais:

Revista Floresta eAmbiente. Série Técnica Atlas ambiental do município de São Paulo

Referências

Documentos relacionados

PROCESSAMENTO VENCIMENTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LISBOA, 12 e 13 de Abril. Global Estratégias – 21 314

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Desta forma, faz-se necessário não somente o esforço de compreensão no sentido da dinâmica inerente aos elementos estruturais dos ecossistemas, mas também é de

[r]

Nesta pesquisa, é desenvolvida uma análise sob a perspectiva qualitativa sobre o Movimento Estudantil e a Universidade durante a Ditadura Militar (1964-85), a partir do processo

Para ele, significa dizer que o tributo recai sobre os bens na razão inversa de sua necessidade para o consumo popular e na razão direta de sua superfluidade (TORRES apud ELALI,

Freitas (2006) destaca que diferente de outros polinizadores, as abelhas são extremamente eficientes na polinização tanto de plantas cultivadas quanto silvestres

Na época da colheita dos frutos dos dois plantios foi efetuada uma seleção individual dentro de cada progênie de meios-irmãos, em função das seguintes características: