• Nenhum resultado encontrado

CASE STUDY PORTO DE MÓS 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASE STUDY PORTO DE MÓS 2019"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CASE STUDY

(2)

1 | A EMPRESA

HISTÓRIA DA EMPRESA

4

MISSÃO, VISÃO E VALORES

8

PRODUTOS E SERVIÇOS

9

MERCADOS E ATIVIDADE INTERNACIONAL

11

VANTAGENS COMPETITIVAS

17

2 | A EMPRESA E O PROJETO TARGET HIGH VALUE

18

PROBLEMA IDENTIFICADO VS SOLUÇÃO ENCONTRADA

18

RAZÃO DA ADESÃO AO PROJETO

20

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA CENTRAL

20

CASE STUDY

INOVOPEDRA

ESTRUTURA

IDENTIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO

20

METODOLOGIA E SUA IMPLEMENTAÇÃO

21

METODOLOGIA ADOTADA

21

PRINCIPAIS DIFICULDADES SENTIDAS

23

PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS

23

3 | CONSIDERAÇÕES FINAIS

24

A INOVOPEDRA traduz a sua participação no projeto TARGET HIGH VALUE em 3 palavras

(3)

A EMPRESA

HISTÓRIA

Fundada em 1999

A EMPRESA

HISTÓRIA

A Inovopedra foi criada em 1999, sendo resultado da transformação da atividade exercida desde 1991 em nome individual por Pedro Vazão, um dos sócios. Atualmente na empresa a direção da área de produção é assumida por este, enquanto a área comercial e financeira é gerida pela sócia fundadora Regina Vítório. No início da sua existência, a Inovopedra detinha uma pequena fábrica com 200m2, direcionada para o mercado nacional. O crescimento do negócio foi uma constante.

“Há cerca de 30 anos, o meu pai tinha uma oficina e eu costumava ajudá-lo. Quando terminei os meus estudos, supostamente iria exercer a minha área de formação: professora primária. No entanto, o meu pai sempre preferiu que os filhos não trabalhassem por conta de outrem, e eu comecei a dedicar-me inteiramente a este negócio. Ele tinha uma visão muito empreendedora e eu adquiri muito conhecimento, acabando também por ganhar gosto pelo setor”

Regina Vitório

CEO - Fundadora

“A LSI Stone tem um know-how bem conservado e nutrido, ao longo dos anos, desenvolveu-se com um cunho de tradição, com um conhecimento profundo da pedra e com investimentos inteligentes e estruturados. O crescimento da empresa deu-se de uma forma sustentada e tem correspondido a uma expansão progressiva.

Dotada de um layout eficiente a LSI Stone é uma indústria transformadora equipada com tecnologia de ponta e precisão, garantindo assim, a execução de uma forma eficiente dos mais variados produtos ornamentais executados em pedra natural”

Pedro Vazão

COO

(4)

A EMPRESA

HISTÓRIA

A EMPRESA

HISTÓRIA

Consolidação do processo de internacionalização (candidatura SI Qualificação e Internacionalização). Expansão da área produtiva para 7.500m2 Modernização da capacidade produtiva e aquisição de equipamentos de corte, polimento, fresagem e serragem. Promoção e consolidação da marca LSI nos mercados internacionais. Aumento de capital para € 1.000.000 Candidaturas ao SI Inovação e SI Internacionalização aprovadas Candidatura ao SI Qualificação para reforçar as capacidades internas e os domínios imateriais da competitividade da empresa Entre 2015 e 2017 a Inovopedra investiu cerca de 3 milhões de euros no aumento da sua capacidade produtiva e 0,6 milhões de euros em internacionalização. Neste período, o seu volume de vendas passou de 2 milhões de euros para mais de 3 milhões de euros Projeto de modernização, atualização tecnológica e penetração em novos mercados (SIME) Aumento da área de produção para 650m2 Aumento da área de produção para 1.000m2, para suportar a expansão e desenvolvimento da estratégia de internacionalização (Espanha e Europa) Certificação ISO 9001 e prémio “Natural Stone Award 2004” Investimento na nova localização com 30.000m2 (área produtiva de 6.000m2) e novos equipamentos com tecnologia avançada para produtos de elevado valor. Implementação de processo de gestão de resíduos

Criação da marca LSI Stone e registo no mercado europeu

Destacamos alguns dos principais marcos neste processo de afirmação da Inovopedra, primeiro

no mercado nacional e depois nos mercados internacionais

(5)

A EMPRESA

MISSÃO, VISÃO E VALORES

A EMPRESA

PRODUTOS E SERVIÇOS

MISSÃO

VISÃO

A fazer história em todo o mundo, agregando alto valor à pedra natural e às partes interessadas da empresa, comprometidos em fornecer produtos e serviços com a mais alta qualidade.

Liderando os mercados na indústria de processamento de pedras naturais.

VALORES

Inovação

A LSI Stone acompanha o desenvolvimento do mercado mundial com inovação, busca antecipar as necessidades do mercado apostando em novas tecnologias, produtos e serviços.

Pessoas

A LSI Stone visa manter os funcionários felizes e motivados profissionalmente, promovendo o espírito de equipa e o bem-estar de todos dentro e fora da organização.

Sustentabilidade

A LSI Stone atua de forma sustentável em todos os aspetos; perspetiva económica, social e ambiental, participando de diversas ações e campanhas de responsabilidade socioambiental (nacional e internacional).

Segurança

A LSI Stone garante que todos os funcionários envolvidos no processamento da pedra respeitam as normas de segurança para a realização dos diversos processos da empresa.

Excelência e Simplicidade

A LSI Stone está focada na satisfação do cliente e nas suas necessidades, melhorando continuamente os serviços e produtos.

Responsabilidade social

Apoiar organizações sociais e corporativas, tanto a nível regional como nacional.

POLÍTICA DE QUALIDADE

E AMBIENTAL

Melhorar continuamente a satisfação dos clientes com a qualidade dos produtos e serviços. A “voz” do cliente é a chave para o progresso constante e, consequentemente, alcançar os resultados desejados. A LSI Stone segue um conjunto de princípios e diretrizes para melhorar continuamente o sistema e proteger o meio ambiente.

A LSI - Inovopedra é uma empresa especializada no fornecimento de produtos de pedra natural, ao combinar a elevada experiência e conhecimento no mercado com elevada qualidade, padrão e design.

Os produtos comercializados pela empresa incluem chapas, produtos com dimensões standard ou projetos à medida, bem como produtos com design próprio de elevado valor e diferenciação.

I

II

III

PRODUTOS E SERVIÇOS

TRANSFORMAÇÃO

PRIMÁRIA

TRANSFORMAÇÃO

FINAL E ACABAMENTO

DISTRIBUIÇÃO

PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇOS

Acerto dos blocos e corte dos mesmos em chapas de várias espessuras para posterior transformação

Transformação de chapa ou bloco em produtos por medida e acabamento final, incluindo embalagem

Comercialização por grosso ou a retalho para construtores, aplicadores e donos de obra

(6)

A EMPRESA

PRODUTOS E SERVIÇOS

A EMPRESA

MERCADOS E ATIVIDADE

INTERNACIONAL

Atualmente, a empresa atua nos seguintes mercados: Portugal, Alemanha, Cabo Verde, Coreia do Sul,

Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Marrocos, Suíça e Turquia e pretende exportar para a Bélgica, Catar, Israel, Holanda, Kuwait e Luxemburgo.

A LSI-Inovopedra tem sido uma importante embaixadora da pedra portuguesa no estrangeiro, sobretudo do calcário. O trabalho comercial desenvolvido ao longo dos anos tem vindo a aumentar a notoriedade e reputação da LSI, que tem sido acompanhado pelo crescimento do mercado da pedra portuguesa.

A empresa coloca no mercado produtos de elevada qualidade e diferenciação, entrando no segmento de mercado de obras complexas e diferenciadas e de grande dimensão para clientes com grande exigência. Os clientes LSI são constituídos por arquitetos, donos de obras, traders e empresas de pedra que necessitam de parcerias de elevado conhecimento técnico e com capacidade de permitir o acompanhamento do processo de produção. Os prémios obtidos no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália e as obras de referência realizadas são um importante ativo da empresa.

A LSI efetua a venda e distribuição dos produtos diretamente aos seus clientes. Este mercado é dirigido à aplicação de materiais nobres na

construção. Os projetos são desenvolvidos em gabinetes de arquitetura, que definem o tipo e as características dos materiais a utilizar em cada obra. Deste forma o trabalho comercial da LSI promove igualmente as características da pedra portuguesa, com benefícios para o setor e para a economia em geral.

Em cada projeto, os clientes consultam vários fornecedores, que seguem um caderno de encargos específico. A obra será adjudicada a quem responder da melhor forma a todas as exigências técnicas. Em função disso são feitas amostras para aprovação e é gerada a encomenda. Os prazos de entrega têm vindo a ser encurtados, pelo que a capacidade financeira para suportar os custos de arranque de obra, a rápida capacidade de produção e o cumprimento dos prazos são fatores de diferenciação.

Atualmente como refere a CEO Regina Vitório “as obras abaixo de 500.000 de euros deixam de interessar”.

(7)

A EMPRESA

A EMPRESA

MERCADOS E ATIVIDADE

INTERNACIONAL

A Inovopedra tem concentrado as suas vendas nos mercados internacionais, com forte preponderância no mercado comunitário e em especial na Inglaterra. No entanto, devido à forte dinâmica comercial a empresa está presente num conjunto alargado de mercados, como se mostra no mapa abaixo.

FÁBRICA

Hoje, a LSI Stone é referência internacional na qualidade e design de pedras e um estudo de caso no setor de rochas portuguesas, como a primeira empresa a implementar as melhores práticas globais de gestão, a investir em tecnologia de ponta e a capitalizar a competência e a experiência dos seus recursos humanos. O foco da LSI Stone na melhoria contínua é um processo sem fim.

Desde 2015 a empresa tem vindo a executar uma estratégia assente no crescimento em mercados externos, de consolidação da marca LSI-Stone e na diferenciação da oferta com posicionamento junto de clientes premium. Com este objetivo a LSI Stone tem vindo a fazer investimentos no reforço da sua capacidade com tecnologia inovadora e no desenvolvimento do seu negócio juntos dos seus clientes nos mercados internacionais. A empresa possui agora tecnologia inovadora e única no mercado, com processos automáticos, alinhados com a Indústria 4.0 que permitem uma grande eficiência na produção de peças de várias dimensões. A empresa tem também desenvolvido parcerias estratégicas com instituições do ensino superior e instituições de referência em Portugal e no estrangeiro.

A LSI pretende reforçar a sua presença nos mercados internacionais, consolidando a marca

e aumentando o seu prestígio, que se traduz no aumento de propostas e na realização de negócios com produtos mais complexos e de maior valor acrescentado. Esta premissa tem resultado num crescimento significativo das encomendas, que se traduzirá num aumento do volume de negócios, obrigando a investimentos sucessivos no aumento de capacidade incorporando tecnologias digitais. Espera-se que o volume de negócios da empresa passe de 3.3 milhões em 2018, para cerca de 5.5 milhões em 2019 e 6.5 em 2021.

A LSI Stone – Inovopedra desenvolve projetos em parceria com os seus clientes de obra dimensionada CTZ. Trata-se de produtos de elevado valor acrescentado, com reconhecimento internacional e cujos projetos onde são incorporados têm sido premiados ao longo de anos um pouco por todo o mundo (E.U.A., Reino Unido, Austrália), promovendo a marca LSI Stone como uma verdadeira marca global.

MERCADOS E ATIVIDADE

INTERNACIONAL

(8)

A EMPRESA

A EMPRESA

MERCADOS E ATIVIDADE

INTERNACIONAL

7-8 ST. JAMES SQUARE

NATIONAL STONE AWARD 2016

20 MARTIN PLACE AWARDED BY AUSTRALIAN INSTITUTE OF BUILDING

Alguns dos prémios obtidos nos últimos anos que reforçam a posição no mercado da Inovopedra

THE NATIONAL MEMORIAL ARBORETUM RIBA NATIONAL AWARD 2017

KINGSGATE LONDON 2018 DESIGN AWARD BY THE AMERICAN INSTITUTE OF ARCHITECTS

MERCADOS E ATIVIDADE

INTERNACIONAL

(9)

A EMPRESA

A EMPRESA

VANTAGENS COMPETITIVAS

MERCADOS E ATIVIDADE

INTERNACIONAL

CLARGES MAYFAIR

NATIONAL STONE AWARD 2018

“A nossa qualidade de pedra é incomparável, transformar pedra em arte é uma atividade

empolgante, que exige um investimento contínuo em tecnologia e soluções.” “O verdadeiro segredo da LSI Stone são as mãos capazes e trabalhadoras dos homens e mulheres que compartilham suas habilidades e conhecimento em cada projeto, em cada

trabalho, em cada pedaço de pedra”. Regina Vitório

CEO - Fundadora

A LSI-Inovopedra posiciona-se como fornecedor de elevada qualidade, com respostas rápidas e ajustadas às necessidades de cada cliente a um preço competitivo. A dinâmica comercial e a abordagem inovadora que a empresa evidencia, conjugadas com os investimentos constantes em aumento de capacidade e tecnologia permitem à LSI responder aos crescentes desafios dos mercados.

Já há bastante tempo que a Inovopedra vem implementando uma estratégia competitiva de diferenciação. Enquadra-se nesta lógica o lançamento da marca LSI – Stone e os investimentos feitos pela empresa nos últimos nove anos. Estes investimentos permitiram à empresa entrar no segmento da obra dimensionada, onde a concorrência é menor e em consequência o fator preço é menos relevante. Os investimentos efetuados permitiram à Inovopedra ser das primeiras empresas a usar máquinas de 3 e 5 eixos e a executar trabalhos mais complexos com qualidade.

Com o projeto “LSI Stone 4.0 – Pedra com valor” a LSI está a investir fortemente no aumento da sua capacidade produtiva com incorporação de tecnologias inovadoras e de meios de comunicação inseridos nos princípios da Indústria 4.0, como a nova linha de fresagem StoneCUT®MILL Master e a implementação da Biblioteca

BIM, únicas no mundo. Ainda nesta dimensão a empresa vai implementar sistemas de despoeiramento, recolha e processamento de resíduos e um laboratório de qualidade para aprofundar a diferenciação face aos concorrentes. Aposta-se também na adequação da imagem ao posicionamento da Inovopedra, produtos de elevado valor e complexidade.

A empresa também apostou na construção de modernas instalações adaptadas às suas necessidades, contribuindo para sustentar a imagem da empresa no mercado.

A forte dinâmica comercial da sócia Regina Vitório, em abrir novos mercados desde o oriente (Coreia do Sul e Vietname) aos Estados Unidos, passando pela Europa e Norte de África (Marrocos), é suportada pela experiência e conhecimentos da produção do sócio Pedro Vazão e na equipa da LSI, constituída por pessoas cada vez mais qualificadas e com maior experiência ( A LSI passou de 1 quadro com formação superior para 6).

Em síntese as vantagens competitivas da LSI assentam na experiência e qualificação dos seus colaboradores, na tecnologia disponível e na dinâmica comercial que apoiam a afirmação da marca LSI nos mercados internacionais no segmento de obras dimensionadas de grandes dimensões e complexidade.

(10)

CASE STUDY

INOVOPEDRA

O Projeto Target High Value é um projeto conjunto de apoio a 40 PME,

que visa reforçar a capacitação empresarial para o aumento da sua competitividade, inovação e melhoria contínua, melhoria dos métodos organizacionais, para antecipar riscos operacionais, financeiros, estratégicos e de negócio, promoção da excelência e melhoria da sua comunicação nas relações externas, com os diferentes stakeholders, focando as PME nos resultados e aumentando a sua notoriedade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global.

O projeto, promovido pelo NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Aviso 30/SI/2015) e tem 4 áreas de intervenção:

- Gestão do Risco

- Modelo de Excelência EFQM “Comitted to Excellence” - Modelo de Excelência EFQM “Recognised for Excellence” - Inbound Marketing

A EMPRESA E O PROJETO

TARGET HIGH VALUE

CASE STUDY

INOVOPEDRA

A EMPRESA E O PROJETO

TARGET HIGH VALUE

O risco é inerente ao nosso dia-a-dia e a Gestão

do Risco deve ser um elemento central na gestão estratégica de qualquer organização.

De acordo com o COSO - Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, a Gestão do Risco é um processo contínuo, conduzido pela gestão de topo com envolvimento de diferentes colaboradores, no estabelecimento de estratégias, para identificar em toda a organização potenciais eventos, capazes de afetá-la, e gerir os riscos de modo a mantê-los compatível com a apetência ao risco da organização e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos.

Uma Gestão do Risco eficaz traduz-se num aumento

da probabilidade de sucesso no cumprimento dos objetivos, pois permite uma melhor identificação de oportunidades e ameaças e promove a proatividade em detrimento da reatividade.

Os riscos que uma organização e respetivas atividades apresentam podem ter origem em fatores internos ou externos à organização e neste projeto foram abrangidas 4 áreas:

1. Risco Estratégico;

2. Risco Económico-Financeiro; 3. Risco Operacional;

4. Risco do Modelo de Negócio.

O Modelo de Gestão de Risco é criado através de uma metodologia que abrange as seguintes fases:

O risco é como o fogo: se controlado, ajuda-nos; Se descontrolado, aumenta e destrói-nos.

Theodore Roosevelt

A empresa Inovopedra participou no projeto TARGET HIGH VALUE nas componentes de Modelo de Gestão do Risco e de Inbound Marketing. A intervenção na empresa decorreu

de junho de 2017 a fevereiro de 2018 no âmbito da Gestão do Risco

e entre julho e agosto de 2018 no âmbito do Inbound Marketing

O PROJETO E O MODELO DE GESTÃO DO RISCO

INBOUND MARKETING

Nos dias de hoje, uma empresa que não tem uma presença digital forte corre o risco de ficar esquecida. Apesar de um elevado número de PME já terem uma presença digital, esta é muitas vezes desestruturada e/ou desadequada aos seus objetivos. É importante que as ações Inbound estejam alinhadas com a estratégia da empresa e com o perfil do(s) mercado(s) alvo, através do desenho de uma estratégia de Inbound Marketing, que conduzirá à implementação de ações que poderão incidir sobre o website, o email marketing, presença nas redes sociais, blogs e/ou SEO – Search Engine Optimization, entre outras.

(11)

RAZÃO DA ADESÃO AO PROJETO

CASE STUDY

INOVOPEDRA

PROBLEMA IDENTIFICADO

VERSUS

SOLUÇÃO ENCONTRADA

A Inovopedra entrou neste programa, de acordo com Regina Vitório (gerente da empresa) porque identificou uma “oportunidade de aprender e

aplicar novas ferramentas à Inovopedra que permitam reforçar a sustentabilidade”.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA CENTRAL

Existe uma oportunidade de mercado, resultante do trabalho da LSI, para utilização do calcário português, em especial a do maciço calcário estremenho, em obras de referência nos mercados internacionais, no segmento das obras dimensionadas de levada complexidade e dimensão.

Aproveitar esta oportunidade implica efetuar fortes investimentos em aumento de capacidade produtiva e em tecnologias digitais e continuar

a investir na consolidação e desenvolvimento da marca LSI-Stone. Estas opções implicam investimentos elevados e é necessário assegurar o equilíbrio da empresa e a entrada de jovens talentos na empresa.

O mercado do Reino Unido sempre foi um mercado importante para a Inovopedra e o “Brexit” pode ter impacto no mercado da empresa, sendo necessário encontrar alternativas.

IDENTIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO

A solução passou por realinhar o plano estratégico da empresa para dar resposta a estes desafios. Em especial identificar mercados alternativos que sustentem o crescimento da empresa. Desenvolver ferramentas de controlo que garantam o equilíbrio da Inovopedra, reforçar a estrutura de capitais

permanentes na empresa, estabelecer laços de proximidade com instituições de ensino superior que permitam atrair novos talentos para a empresa e, finalmente preparar catálogos digitais que apoiem a ação de marketing da empresa.

CASE STUDY

INOVOPEDRA

PROBLEMA IDENTIFICADO

VERSUS

SOLUÇÃO ENCONTRADA

O processo de Gestão do Risco começa pelo Estabelecimento do Contexto, pelo que a intervenção na empresa iniciou com um breve diagnóstico que permitiu conhecer a empresa e ter uma perceção dos seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças através da análise do seu historial, principais produtos e mercados e de uma análise SWOT.

Na fase de apreciação do risco fez-se a identificação, análise e avaliação dos principais riscos que a empresa enfrenta em diferentes áreas.

Os riscos estratégicos foram identificados através da análise de:

Para a apreciação do risco económico-financeiro foi utilizado o Z Score de Altman e o Modelo multiplicativo da alavanca financeira.

A apreciação do risco operacional incidiu sobre 3 áreas:

GESTÃO DO RISCO

METODOLOGIA ADOTADA

APRECIAÇÃO DO RISCO

Adequação da estratégia, com recurso ao mapeamento dos objetivos estratégicos de acordo com as perspetivas Financeira, de Clientes, do Processos internos e de Aprendizagem e crescimento

Aceitabilidade da estratégia, assente em projeções financeiras para os próximos 5 anos e na análise de cenários

Exequibilidade da estratégia, tendo em conta os recursos críticos necessários e a sua disponibilidade

Risco comercial/marketing, em que foi analisada a reputação, a dimensão, o crescimento e as margens por segmento de mercado, o ciclo de vida dos produtos e os clientes

Risco tecnológico, abrangendo a obsolescência dos equipamentos, a emergência de novas tecnologias e a gestão da carteira de tecnologias

Risco das pessoas, relativamente a saída de colaboradores chave, competências, conhecimento e envolvimento

(12)

CASE STUDY

INOVOPEDRA

CASE STUDY

INOVOPEDRA

METODOLOGIA E SUA

IMPLEMENTAÇÃO

METODOLOGIA E SUA

IMPLEMENTAÇÃO

GRAU DO RISCO

Na apreciação do risco do modelo de negócio foram analisados os seguintes aspetos:

Após a identificação dos principais riscos em cada uma das áreas aplicou-se a Matriz Probabilidade /Consequência para determinar o grau de risco de cada evento e quais os que deveriam ser monitorizados.

Após esta fase foi elaborado o plano de ação em que se definiram os Key Risk Indicators (KRI) e as ações a implementar para mitigar os riscos identificados, sendo apoiada pelo menos a implementação de uma das ações identificadas.

Foi ainda construído um dashboard para monitorização dos KRI nos próximos 5 anos e definidas as respetivas metas. A componente complementar de Inbound Marketing iniciou-se com um breve diagnóstico às práticas da empresa, tendo-se definido uma estratégia de Inbound Marketing em consonância com os objetivos da empresa. Após esta fase foi dado apoio na implementação de pelo menos uma das ações delineadas.

Proposta de valor para o cliente Processos chave

Recursos chave Resultados económicos

PRINCIPAIS DIFICULDADES E RESULTADOS OBTIDOS

A dinâmica de mercado obriga a Inovopedra a encontrar respostas imediatas às solicitações de clientes em obras cada vez mais complexas e de maior dimensão, absorvendo completamente a gestão da LSI-Inovopedra. Estas circunstâncias limitaram o desenvolvimento do projeto

A participação na Gestão do Risco e no Inbound Marketing possibilitou à LSI Stone recolher informação relevante sobre a empresa, sobre os mercados entre outras, que facilitaram a identificação dos principais riscos a monitorizar, respetivos KRI e metas a alcançar. A empresa está mais preparada para responder a eventos que possam influenciar o negócio e pôr em causa a sua sustentabilidade

Ajustou-se o plano estratégico da empresa à luz das novas informações e definiu-se um conjunto de ações coerentes

Estas simulações permitiram reforçar os capitais permanentes da LSI Stone mitigando o risco financeiro

A informação sobre os mercados, preços e destinos dos principais fluxos de negócio internacional, com identificação dos mercados em crescimento e em retração. Esta informação, de acordo com Regina Vitório “é preciosa e vai permitir ajustar o esforço comercial da empresa para fazer face a flutuações de mercado”

A maior proximidade a instituições de ensino superior permitem atrair potenciais talentos à empresa para reforçar os quadros e competências na era digital que se aproxima

Principais dificuldades sentidas

Principais resultados obtidos

As diferentes simulações efetuadas sobre a evolução da empresa permitiram acomodar o crescimento esperado e simultaneamente identificar e reduzir o risco económico e financeiro da LSI Stone

O catálogo digital apoia o posicionamento estratégico da empresa nos mercados internacionais reforçando a sua diferenciação

O dashboard para monitorização dos KRI irá permitir avaliar a adequação das medidas implementadas e a eventual necessidade de alterações. É crucial manter atualizado este dashboard

A LSI Stone identificou um conjunto de riscos e desencadeou

um conjunto de ações para os gerir. A empresa está agora mais

preparada para responder aos desafios que enfrenta

(13)

CONSIDERAÇÕES

FINAIS

CONSIDERAÇÕES

FINAIS

A implementação da gestão do risco e do inbound marketing no âmbito do projeto Target High Value nas palavras da Dr.ª Regina Vitório CEO da LSI Stone

“Foi fundamental para garantir a sustentabilidade da empresa nos próximos anos”.

Criaram-se condições para manter a forte inovação nos processos, na abordagem aos mercados e na competitividade da empresa, fruto da atualização do plano estratégico, das simulações financeiras efetuadas e da análise aos mercados internacionais, desenhando um conjunto de opções para reforçar a intensidade exportadora da LSI Stone. Espera-se que as vendas passem de 3,3 milhões em 2017 e 2018 para cerca de 5,5 milhões em 2019 e para 6,5 milhões em 2021.

A intervenção no Inbound permitirá apoiar o posicionamento da empresa nos mercados internacionais e contribuirá para reforçar o prestígio da empresa.

Estes processos integrados de análise, simulação, planeamento e controlo e a incorporação da gestão do risco nas práticas internas da empresa vão

reforçar a sustentabilidade da LSI Stone. A Dr.ª Regina Vitório considera que

“este projeto foi muito interessante e todas as empresas deveriam desenvolver competências nesta área.”

“A PEDRA É O ÚNICO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO QUE PODE DURAR PARA SEMPRE. ABRAÇANDO O PASSADO

E CONQUISTANDO O FUTURO, A LSI STONE É UM BENCHMARK INTERNACIONAL PARA QUALIDADE E

DESIGN DE PEDRA” Regina Vitório

(14)

A INOVOPEDRA recomenda a todas as PME a participação no PROJETO

TARGET HIGH VALUE

CASE STUDY

PORTO DE MÓS

2019

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

estabelece o apego entre a mãe e o bebe em gestação, o nível de ansiedade e depressão e os modos de enfrentamento na fase pré-natal, de mães que receberam a notícia de

Foram relatados casos de doença intersticial pulmonar em pacientes tratados com riluzol, sendo alguns deles graves (ver item “8. Quais os males que este medicamento pode me