• Nenhum resultado encontrado

ASSINO DECLARANDO QUE LI E COMPREENDI AS INSTRUÇÕES ABAIXO: ORDEM. 401 Licenciatura em Libras Língua Brasileira de Sinais (Libras)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSINO DECLARANDO QUE LI E COMPREENDI AS INSTRUÇÕES ABAIXO: ORDEM. 401 Licenciatura em Libras Língua Brasileira de Sinais (Libras)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Processo Seletivo 2017

Edital N° 25/2016 – NC – Prova: 27/11/2016

INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINO DECLARANDO QUE LI E COMPREENDI AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

ORDEM

401 – Licenciatura em Libras – Língua Brasileira de

Sinais (Libras)

INSTRUÇÕES GERAIS

 Confira, acima, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.  Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das

questões, confira a numeração de todas as páginas.

INSTRUÇÕES EM LIBRAS

1. Haverá, para cada candidato, um caderno de prova para resposta de 30 questões, assim distribuídas: 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha com os enunciados disponibilizados apenas em Libras, sobre Conhecimentos Gerais e Específicos e 9 (nove) questões objetivas de português como segunda língua, disponibilizadas apenas em língua portuguesa, e 1 (uma) questão discursiva.

2. As questões objetivas são de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas de resposta, sempre na sequência a, b, c, d, das quais apenas 1 (uma) alternativa deverá ser assinalada.

3. As questões objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos serão disponibilizadas exclusivamente em Libras, por meio da apresentação de um vídeo, transmitido em duas etapas: a) Primeira etapa - cada questão (enunciado e alternativas) será apresentada duas vezes, com intervalo de 5 (cinco) segundos entre a primeira apresentação e a repetição. Após a apresentação de cada questão, o candidato terá 15 (quinze) segundos para marcar a sua resposta no caderno de questões.

b) Segunda etapa - cada questão (enunciado e alternativas) será apresentada uma vez, com intervalo de 5 (cinco) segundos entre as questões.

4. O tempo de cada questão apresentada no vídeo será o mesmo para todos os candidatos. 5. As respostas às questões objetivas deverão ser transcritas no cartão-resposta com caneta

esferográfica TRANSPARENTE de tinta preta, devendo o candidato assinalar uma única resposta para cada questão.

6. A questão discursiva (redação) deve ser respondida pelo candidato de forma manuscrita com CANETA ESFEROGRÁFICA TRANSPARENTE DE TINTA PRETA, valendo-se apenas do espaço reservado à questão no caderno de prova.

7. Durante o tempo de projeção da prova, é proibida a movimentação do candidato. Ao final da prova, o candidato deverá entregar aos aplicadores de prova o caderno de prova, o cartão-resposta e a folha da questão discursiva.

8. Os 03 (três) últimos candidatos de cada turma somente poderão retirar-se simultaneamente, para garantir a lisura na aplicação da prova.

9. A resposta da questão discursiva deve ser transcrita NA ÍNTEGRA para a folha de versão definitiva, com caneta preta.

Será considerada para correção apenas a resposta que conste na folha de versão definitiva.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 5 horas

Co

n

hec

iment

os

Ge

ra

is, Co

nhe

cimen

to

s

Espe

cífico

s, P

or

tugu

ês

como

Segund

a

Língua e

Re

d

ã

o

Surdos

 ... RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 21 26 02 - 07 - 12 - 17 - 22 27 03 - 08 - 13 - 18 - 23 28 04 - 09 - 14 - 19 - 24 29 05 - 10 - 15 - 20 - 25

(2)
(3)

BIOLOGIA

01 - ►a) b) c) d) 02 - a) ►b) c) d)

FÍSICA/QUÍMICA

03 - a) b) c) ►d) 04 - ►a) b) c) d)

GEOGRAFIA

05 - ►a) b) c) d)

(4)

06 - a) ►b) c) d)

HISTÓRIA

**07 - ►a) b) c) d) 08 - a) b) ►c) d)

MATEMÁTICA

09 - 57.000 51.300 % _______ a) ►b) c) d) 10 - a) b) c) ►d)

(5)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11 - 1. 2. 3. a) b) c) ►d) 12 - a) ►b) c) d) **13 - a) b) c) ►d) 14 - a) b) ►c) d) 15 - a) b) ►c) d) 16 - 1. 2. 3. a) b) c) ►d) 17 - a) b) c) ►d) 18 - ►a) b) c) d) **19 - 1. 2. 3. ( ) ( ) ( ) a) b) c) ►d)

(6)

20 - a) b) ►c) d)

PORTUGUÊS

21 - Observe a charge ao lado:

A conclusão de que o menino tinha sido criado pelo avô foi baseada:

a) na expressão no rosto desse menino, que demonstra mais segurança que os outros três personagens retratados na imagem.

b) no fato de que ele é o único que está usando boné, que os jovens de hoje não usam mais.

►c) no tipo de brinquedo que ele portava, que difere dos demais pelo fato de não ser tecnológico.

d) na posição dele na imagem, mais afastado das outras crianças.

22 - Na semana de um dos maiores vestibulares do país, é hora de priorizar o sono. Isso porque, de acordo com um estudo realizado

em Cingapura, um cochilo vai te ajudar mais do que dar aquela revisada final no conteúdo antes da prova.

(Ana Carolina Leonardi. <chat_bubble_outline more_horiz>.)

De acordo com o texto acima:

►a) a melhor forma de preparação na véspera de uma prova é dormir. b) os estudantes de Cingapura estão trocando o estudo pelo sono. c) é preciso dormir antes de fazer uma revisão final do conteúdo da prova. d) é preciso uma semana de sono para ir bem numa prova.

23 - O PISA é um programa internacional de avaliação de alunos aplicado a estudantes na faixa dos 15 anos. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercerem o papel de cidadãos. O gráfico a seguir mostra resultados de alguns países no ano de 2010.

Com base nesse gráfico, é correto afirmar que:

a) os países que oferecem mais horas de estudos aos alunos apresentam as melhores notas.

b) os estudantes brasileiros não apresentam notas altas porque o país oferece menos horas de estudo que o Japão. c) quanto menor o número de horas de estudo, menores as notas dos estudantes.

►d) o número de horas de estudo não é o fator que determina o bom rendimento dos estudantes.

Fonte: <https://www.google.com.br/search?q=avalia%C3%A7%C3%A3o-pisa-2010-gif>

Fonte:

<https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+publici dade>.

(7)

24 - A imagem ao lado, publicada no Jornal Grande Bahia, denuncia uma triste realidade no Brasil.

A imagem retrata:

a) a evasão escolar. ►b) o trabalho infantil. c) a delinquência juvenil. d) o abandono de crianças.

25 - A imagem ao lado faz parte de uma campanha para diminuir as consequências de um sério problema de trânsito. A finalidade dessa campanha é:

a) incentivar o uso da cadeira de bebê. b) coibir o excesso de velocidade. ►c) estimular o uso do cinto de segurança.

d) conscientizar os motoristas para não dirigirem embriagados.

Responda as questões 26 e 27 com base no texto abaixo:

A educação pode fazer duas coisas para ajudar o País a superar a atual crise. Primeiro, a

educação deve transmitir, através do professor, valores e modelos de comportamento que inspirem e sirvam de referência para os estudantes. Se o professor não tem esses valores, não será o currículo nem os programas de computador que os ajudarão. E segundo, a educação deve equipar os estudantes com os conhecimentos e competências que lhes permitam aprender e formar suas próprias opiniões no mundo de informações e estímulos com que são bombardeados diariamente pela Internet e pelos meios de comunicação. A receita é ter professores bem formados e comprometidos com os valores da educação e currículos enxutos e concentrados no que é essencial. Parece simples, mas não será fácil chegar até lá.

26 - De acordo com o texto, a educação pode ajudar o país de duas maneiras:

a) com programas de computador e meios de comunicação.

b) bombardeando os alunos com estímulos da Internet e com receitas de currículos.

►c) transmitindo valores e comportamentos que sirvam de referência e equipando os alunos com conhecimentos e competências.

d) formando suas próprias opiniões e transmitindo conhecimentos aos estudantes.

27 - De acordo com o texto:

►a) a solução da crise passa pela revisão dos currículos e pela formação de professores. b) a crise vai ser facilmente superada porque a solução é simples.

c) os computadores ajudarão os professores a desenvolver e transmitir valores e modelos de comportamento. d) os conhecimentos devem ser transmitidos aos alunos de forma concentrada.

28 - Observe a cena da fotografia ao lado:

Assinale a alternativa que descreve corretamente a cena apresentada nessa fotografia.

a) A cena mostra uma rua de uma cidade, por onde circulam várias pessoas, entre elas uma criança e uma senhora de idade. Aparece também um fotógrafo preparando seu cliente para a foto.

b) A cena mostra a rua de uma cidade por onde circulam pessoas apressadas, no final de um dia de trabalho. Na parede de um edifício, há um enorme cartaz que mostra um cabeleireiro cortando o cabelo de um homem.

►c) A cena mostra uma rua de uma cidade, onde podem ser vistas algumas pessoas, entre elas um barbeiro cortando o cabelo de um homem, uma pessoa de bengala e um motociclista.

d) A cena apresenta a vida corrida de uma grande metrópole, mostrando o contraste entre a agitação da rua e a tranquilidade de um barbeiro cortando pacientemente o cabelo de seu cliente.

(8)

29 - Observe a charge ao lado:

Quando o sujeito ao microfone perguntou se as pessoas presentes queriam mudança, todos levantaram a mão. Mas ao perguntar novamente se as pessoas queriam mudar, ele viu que:

a) todas ficaram mais animadas em mudar.

►b) na verdade, ninguém estava disposto a participar ativamente da mudança.

c) passaram a combinar como seria a mudança. d) começaram a fazer contatos para chamar mais

pessoas para participar.

Leia o texto abaixo:

O que nos faz mais felizes: tempo ou dinheiro?

O sucesso está associado a ter mais de tudo. Mais coisas, mais reconhecimento, um salário maior. E isso faz sentido: já falamos sobre quanto o dinheiro, quando bem utilizado, pode nos ajudar a ter felicidade. Mas, e o tempo? O estereótipo da pessoa bem-sucedida normalmente está ligado ao do trabalhador frenético que mal tem tempo para dedicar às coisas de que gosta, às suas amizades ou à família. Se o objetivo nesta vida é ser feliz, será que conseguiremos isso enchendo nossos bolsos de dinheiro, ou será preciso dispor de tempo livre para dedicarmos a nós mesmos e às pessoas que amamos?

Um estudo publicado recentemente pela revista Social Psychological and Personality Science perguntou a quase 4.500 pessoas se, para obter felicidade, elas valorizam mais o dinheiro ou o tempo. Do total de entrevistados, 64% declararam preferir dinheiro. A pesquisa também detectou, no entanto, que aqueles que atribuíam uma importância maior à disponibilidade de tempo se mostravam mais felizes.

(Sergio C. Fanjul. Jornal El País. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/15/ciencia/1479210663_012299.html>. Acesso em: 19 nov. 2016. Adaptado.)

Com base no texto e na imagem, escreva sua opinião sobre o assunto num texto com no mínimo 8 e no máximo 10 linhas, respondendo à seguinte questão: Se pudesse optar entre um aumento de salário e uma redução na jornada de trabalho, qual seria sua escolha? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 30 – DISCURSIVA

(9)

RA

SC

UN

HO

Referências

Documentos relacionados

Assim, o objetivo do presente estudo foi revisar a literatura, dez anos após o estabelecimento da pré-hipertensão como categoria de risco cardiovascular, sobre o efeito

E mesmo do ponto de vista fiscal, ainda que todos (estados e municípios) tenham ficado inicial- mente satisfeitos, existem dois problemas: o primeiro é que se redistribui a

A presente abertura do procedimento de manifestações de interesse para o exercício de funções de docente em Timor-Leste enquadra-se no Consultório da Língua

 Apresentação da concepção de desenvolvimento do aeroporto para cada fase de implantação da configuração aprovada pela Infraero, selecionada entre as

A velocidade não deve exceder o máximo na entrada e saída do filtro, na condição da máxima vazão com mínima pressão de operação a montante, especificadas em 4.1... 5.2 VÁLVULA

•  Primeira Fase: necessidades básicas de energia (ou seja , iluminação , cozinha e aquecimento), o que exigiria cerca de 50 até 100 kWh por pessoa por ano (fornecido com

• Experimentar possibilidades expressivas dos materiais (carvão vegetal, pasta de modelar, pastel seco, tinta, pincéis e trinchas, papéis de formatos e características diversas,

A seleção e o manejo de novilhas e vacas para reprodução contemplam uma série de decisões que devem estar relacionadas as características particulares de