• Nenhum resultado encontrado

Administração do Sistema de Gerenciamento de Chamadas Avaya

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Administração do Sistema de Gerenciamento de Chamadas Avaya"

Copied!
443
0
0

Texto

(1)

Administração do Sistema de

(2)

Apesar dos esforços empenhados para garantir a abrangência e a fidedignidade das informações presentes neste documento por ocasião da impressão, a Avaya não se responsabiliza por eventuais erros. A Avaya reserva-se o direito de fazer alterações e correções nas informações deste documento sem obrigação de notificar nenhuma pessoa ou organização sobre tais alterações.

Isenção de responsabilidade quanto à documentação

“Documentação” refere-se a informações publicadas pela Avaya em meios diversificados que podem incluir informações do produto, instruções de operação e especificações de desempenho que a Avaya pode disponibilizar em geral aos usuários de seus produtos. A Documentação não inclui materiais de marketing. A Avaya não se responsabiliza por quaisquer modificações, adições ou exclusões efetuadas na versão original publicada deste documento, a menos que tais modificações, adições ou exclusões tenham sido realizadas pela Avaya. Os usuários finais concordam em indenizar e isentar a Avaya, os seus agentes e os seus funcionários de todas as queixas, ações judiciais, processos e sentenças decorrentes de ou relacionados a modificações, adições ou exclusões subsequentes realizadas nesta documentação pelo Usuário final.

Isenção de responsabilidade quanto a links

A Avaya não é responsável pelo conteúdo nem pela confiabilidade de qualquer site que possua links de referência neste site ou na documentação fornecida pela Avaya. A Avaya não se

responsabiliza pela precisão de nenhuma das informações, declarações ou conteúdo fornecido nestes sites e não necessariamente apoia os produtos, serviços ou informações descritas ou oferecidas por eles. A Avaya não pode garantir o funcionamento constante desses links e não tem controle sobre a disponibilidade das páginas vinculadas.

Garantia

A Avaya fornece garantia limitada para seu hardware e software. Consulte o contrato de venda para conhecer os termos da garantia limitada. Além disso, o idioma padrão da garantia da Avaya, assim como as informações referentes ao suporte deste produto, desde que sob garantia, estão disponíveis aos clientes da Avaya e outras partes no site de suporte da Avaya: http://support.avaya.com ou o sucesso de site como determinado pela Avaya. Observe que se o(s) Produto(s) foi(foram) adquirido(s) de um revendedor autorizado da Avaya fora dos EUA ou do Canadá, a garantia é fornecida pelo dito canal revendedor parceiro e não pela Avaya.

Licenças

OS TERMOS DA LICENÇA DE SOFTWARE DISPONÍVEIS NO SITE DA AVAYA, HTTP://SUPPORT.AVAYA.COM/LICENSEINFO SÃO APLICÁVEIS A TODOS QUE BAIXAM, USAM E/OU INSTALAM SOFTWARE AVAYA, COMPRADO DA AVAYA INC., DE QUALQUER AFILIADA DA AVAYA OU DE PARCEIRO DE CANAL DA AVAYA (CONFORME APLICÁVEL) SOB ACORDO COMERCIAL COM A AVAYA OU PARCEIRO DE CANAL DA AVAYA. A MENOS QUE AUTORIZADO POR ESCRITO PELA AVAYA, A AVAYA NÃO ESTENDE ESTA LICENÇA SE O SOFTWARE FOI OBTIDO POR OUTRO FORNECEDOR QUE NÃO A AVAYA, UMA AFILIADA DA AVAYA OU UM PARCEIRO DE CANAL DA AVAYA; A AVAYA SE RESERVA O DIREITO DE TOMAR MEDIDAS LEGAIS CONTRA VOCÊ E QUALQUER OUTRA PESSOA QUE USE OU VENDA O SOFTWARE SEM UMA LICENÇA. AO INSTALAR, FAZER DOWNLOAD OU USAR O SOFTWARE, OU AUTORIZAR OUTROS A FAZÊ-LO, EM SEU NOME E DA ENTIDADE PARA A QUAL VOCÊ INSTALOU OU USA O SOFTWARE (DENOMINADA AQUI DE MANEIRA INTERCAMBIÁVEL COMO “VOCÊ” E “USUÁRIO FINAL”), VOCÊ CONCORDA COM ESTES TERMOS E CONDIÇÕES E CRIA UM CONTRATO OBRIGATÓRIO ENTRE VOCÊ E A AVAYA INC. OU A EMPRESA AFILIADA DA AVAYA APLICÁVEL (“AVAYA”). A Avaya concede a Você uma licença dentro do escopo dos tipos de licença descritos abaixo, com exceção do Software Herdado da Nortel, para o qual o escopo da licença está detalhado abaixo. Quando a documentação do pedido não identificar expressamente o tipo de licença, a licença aplicável será a Licença para os

atualização, patches, correção de bugs ou versões modificadas do mesmo. “Processador designado” refere-se a um dispositivo de informática único e independente. “Servidor” refere-se a um Processador designado que hospeda um aplicativo de software que pode ser acessado por vários usuários. “Instância” significa uma única cópia do Software em execução em um determinado período de tempo: (i) em uma máquina física; ou (ii) em uma máquina virtual de software implantado (“VM”) ou implantação similar.

Tipo(s) de licença do

Licença para os Sistemas Designados (DS). O Usuário Final pode instalar e usar cada cópia ou instância do Software somente em um número de Processadores Designados menor ou igual ao indicado no pedido. A Avaya pode solicitar que o(s)

Processador(es) Designado(s) seja(m) identificado(s) em ordem por tipo, número de série, chave de recurso, instância, localização ou por outra designação específica, ou que essas identificações sejam fornecidas pelo Usuário Final para a Avaya pelos meios eletrônicos estabelecidos por ela especificamente para essa finalidade.

Licença de Usuários Simultâneos. O Usuário Final pode instalar e usar o Software em vários Processadores Designados ou em um ou mais Servidores, contanto que apenas o número licenciado de Unidades esteja acessando e usando o Software em um determinado momento. Uma “Unidade” refere-se à unidade na qual a Avaya, a seu critério exclusivo, baseia a determinação de preço de suas licenças e que pode ser, sem se limitar a, um agente, uma porta ou um usuário, uma conta de e-mail ou de correio de voz no nome de uma pessoa ou uma função na empresa (por exemplo, webmaster ou suporte técnico), ou uma entrada de catálogo no banco de dados administrativo utilizado pelo Software que permite a um único usuário fazer a interface com o Software. As unidades podem estar vinculadas a um servidor específico e identificado ou uma instância do Software. Licença de Usuário Nomeado (NU). Você pode: (i) instalar e usar o software em um único servidor ou processador designado por usuário nomeado (definido abaixo); ou (ii) instalar e usar o software em um servidor contanto que apenas usuários nomeados autorizados acessem e usem o software. “Usuário nomeado” refere-se a um usuário ou dispositivo expressamente autorizado pela Avaya a acessar e usar o Software. A critério exclusivo da Avaya, um “Usuário Nomeado” pode ser, sem restrições

aplicáveis, designado por nome, função na empresa (por exemplo, webmaster ou helpdesk), uma conta de e-mail ou correio de voz no nome de uma pessoa ou uma função na empresa, ou uma entrada de catálogo no banco de dados administrativo utilizado pelo Software, que permita a um único usuário fazer interface com o Software.

Contrato de Adesão (SR). Você pode instalar e usar o Software conforme os termos e condições dos acordos de licença aplicáveis, como licenças de “shrinkwrap” ou “clickthrough” que acompanhem ou sejam aplicáveis ao Software (“Licença de Shinkwrap”).

Direitos autorais

Salvo quando expressamente declarado em contrário, nenhum uso deve ser feito de materiais contidos neste site,

Documentação, Software, Serviço Hospedado ou Hardware fornecidos pela Avaya. Todo o conteúdo do site, a documentação, Serviço Hospedado e o(s) produto(s) fornecido pela Avaya, incluindo a seleção, organização e design do conteúdo é de propriedade da Avaya ou de seus licenciantes e são protegidos pelas leis de direitos autorais e propriedade intelectual, incluindo direitos sui generis relacionados à proteção de bancos de dados. Você não pode modificar, copiar, reproduzir, republicar, fazer upload, postar, transmitir ou distribuir de qualquer forma qualquer conteúdo, total ou parcial, inclusive quaisquer códigos e software, a menos que expressamente autorizado pela Avaya. A

reprodução, transmissão, disseminação, armazenamento ou uso sem o expresso consentimento por escrito da Avaya pode ser considerado crime, assim como um delito civil nos termos da legislação aplicável.

(3)

que contêm termos referentes aos direitos de uso de determinadas partes do Software (“Condições de Terceiros”). Conforme necessário, as informações a respeito de código-fonte do SO Linux (para produtos que distribuíram código-fonte do SO Linux) e a identificação dos detentores dos direitos autorais dos Componentes de terceiros e as Condições de terceiros aplicáveis estão disponíveis nos produtos, na Documentação ou no site da Avaya em: http://support.avaya.com/Copyright ou site sucessor conforme designado pela Avaya. Você concorda com as Condições de terceiros para qualquer Componente de terceiros.

Prevenção contra fraudes tarifárias

“Fraude Tarifária” é o uso não autorizado do sistema de telecomunicações por uma parte não autorizada (por exemplo, uma pessoa que não seja funcionário, agente, prestador de serviços ou que não trabalhe em nome de sua empresa). Esteja ciente de que há risco de fraude tarifária associado a seu sistema e que essas fraudes podem resultar em despesas adicionais significativas pelos serviços de telecomunicações.

Intervenção da Avaya contra Fraudes

Caso suspeite de estar sendo vítima de fraudes tarifárias e precise de assistência ou suporte técnico, ligue para a linha direta de intervenção contra fraudes de tarifação do centro de assistência técnica da Avaya através do telefone +1-800-643-2353 nos Estados Unidos e Canadá. Para obter números de telefone adicionais, consulte o site de suporte da Avaya: http:// support.avaya.com ou qualquer sucessor de tal site como determinado pela Avaya. Suspeitas de vulnerabilidades de segurança dos Produtos Avaya devem ser comunicadas à Avaya através do e-mail: securityalerts@avaya.com.

Marcas comerciais

As marcas registradas, logotipos e marcas de serviço (“Marcas”) exibidas neste site, na Documentação, Serviço(s) Hospedado(s) e no(s) produto(s) fornecido(s) pela Avaya são marcas registradas ou não registradas da Avaya, suas afiliadas ou terceiros. Não é permitido aos usuários utilizar tais Marcas sem a autorização prévia por escrito da Avaya ou de terceiros proprietários da Marca. Nada contido neste site, a Documentação, Serviços Hospedados e o(s) produto(s) deve ser interpretado como concessão, por consequência, preclusão ou de outra forma, qualquer licença ou direito sobre as Marcas sem autorização prévia por escrito da Avaya ou de terceiros.

Avaya é uma marca registrada da Avaya Inc.

Todas as marcas registradas da Avaya pertencem aos seus respectivos proprietários. Linux® é uma marca registrada de Linus

Torvalds nos Estados Unidos e outros países.

Download da documentação

Para obter as versões mais atuais da Documentação, consulte o site de suporte da Avaya: http://support.avaya.com ou qualquer sucessor de tal site conforme determinado pela Avaya.

Contato com o suporte da Avaya

Consulte o site de suporte da Avaya, http://support.avaya.com, para obter avisos e artigos sobre o produto ou Serviço

Hospedado, ou para informar um problema com o seu produto ou Serviço Hospedado Avaya. Para obter uma lista de números de telefone e endereços de contato, vá para o site de suporte da Avaya, http://support.avaya.com (ou o sucessor de tal site conforme determinado pela Avaya), role a página para baixo e selecione Contato com o suporte da Avaya.

(4)

Capítulo 1: Introdução... 17

Objetivo

... 17

Público-alvo

... 17

Alterações no documento desde a última edição

... 17

Recursos relacionados

...  17

Documentação

... 17

Visualizando Avaya Mentor videos

...  18

Sites de documentação

...  18

Suporte

...  19

Capítulo 2: Sobre a administração do CMS...  20

Sobre a administração do CMS

...  20

O que é o Avaya CMS?

...  20

Como o Avaya CMS armazena dados da ACD

...  21

Como o Avaya CMS armazena de forma lógica os dados da ACD

...  21

Como o Avaya CMS armazena fisicamente dados da ACD

...  23

Administração de ACD

... 25

Como o CMS rastreia dados ACD

...  26

Sobre o locatário CMS

... 27

Como administrar o locatário em alto nível

...  29

Capítulo 3: Como configurar o Avaya CMS Supervisor... 31

Como configurar o Avaya CMS Supervisor

... 31

Antes de usar a janela de Opções

...  31

Recursos do Controlador

...  32

Visão geral do Controlador

... 32

Barra de ferramentas

... 32

Indicadores de status

... 32

Mensagens de status

... 32

Barra de menu

...  33

Guia Geral

...  33

Guia Criação de Script

... 34

Guia Cores do relatório

... 35

Como criar um novo esquema de cores para relatórios

...  35

Guia Cores do Limite

... 36

Como criar um novo esquema de cores de limite

...  36

Guia Formato do Nome

...  37

Como definir formatos de entidades

... 38

Capítulo 4: Como utilizar o Dicionário para nomear entidades do centro de

contato... 39

Como utilizar o Dicionário para nomear entidades do centro de contatos

... 39

Sobre o Dicionário

... 39

Antes de usar a janela de Dicionário

... 40

Regras do dicionário

... 40

(5)

Dicionário: Resultados da Pesquisa Global

...  42

Grupos de ACDs

...  42

Antes de usar os grupos ACD

...  42

Permissões para grupos de ACDs

...  43

Como listar todos os Grupos de ACDs

...  43

Como visualizar o conteúdo de um Grupo de ACDs

... 43

ACDs

...  44

Permissões para ACDs

... 44

como adicionar nome a uma ACD

...  44

Como modificar um nome de ACD

... 45

Como excluir um nome de ACD

... 45

Grupos de agentes

... 46

Permissões para grupos de agentes

... 46

Considerações sobre tamanhos e relatórios de grupos de agentes

...  46

Como adicionar um grupo de agentes

... 47

Como listar agentes em um grupo de agentes

...  47

Como copiar um grupo de agentes existente para um novo nome

... 48

Adicionando agentes a um grupo de agentes existente

...  48

Excluindo agentes de um grupo de agentes existente

...  49

Excluindo um grupo de agentes

... 49

Valores da Seqüência do Agente

... 50

Permissões para os valores de sequência do agente

...  50

Como alterar as descrições dos valores sequenciais do agente

...  50

Descrições dos campos de valores sequenciais do agente

... 50

Anúncios

...  53

Permissões para os nomes de anúncio

... 53

Antes de usar os nomes de anúncio

...  53

Como adicionar um nome de anúncio

...  53

Como visualizar um nome de anúncio

... 54

Como listar todos os nomes de anúncios para uma ACD

... 54

Como modificar o nome de um anúncio

...  54

Como excluir um nome de anúncio

...  55

Nomes de códigos de motivo AUX

... 55

Permissões para os nomes de códigos de motivo AUX

...  56

Antes de usar os nomes de códigos de motivo AUX

... 56

como adicionar um nome de código de motivo AUX

... 56

como visualizar um nome de código de motivo AUX

...  57

Como listar todos os nomes de códigos de AUX

... 57

Como modificar um nome de código de motivo AUX

...  58

Excluindo um código de motivo AUX

... 58

Cálculos

...  59

Permissões para cálculos

...  59

Antes de usar os cálculos

...  59

Como visualizar um cálculo

... 60

Como listar todos os cálculos

...  60

Como adicionar um cálculo

...  61

Como modificar um cálculo personalizado

... 61

(6)

Como excluir um cálculo personalizado

... 62

Códigos de atividade de chamada

...  62

Permissões para os códigos de atividade da chamada

... 63

antes de usar os códigos de atividade da chamada

...  63

Como adicionar um nome a um código de atividade de chamada

...  63

Como visualizar o nome de um código de atividade de chamada

...  64

Como listar todos os nomes de códigos de atividade de chamada

...  64

Como modificar o nome de um código de atividade de chamada

...  65

Como excluir o nome de um código de atividade de chamada

...  65

Constantes

...  66

Permissões para constantes

...  66

Como adicionar uma constante

...  66

Como visualizar uma constante

... 67

Como listar todas as constantes

...  67

Como modificar uma constante

...  67

Como excluir uma constante

...  68

Itens personalizados do banco de dados

... 69

Permissões para os itens personalizados do banco de dados

... 69

Antes de usar os itens personalizados do banco de dados

...  69

Como adicionar um item personalizado do banco de dados

... 69

Como visualizar um item personalizado do banco de dados

...  70

Como listar todos os itens personalizados do banco de dados

... 70

Como modificar um item personalizado do banco de dados

... 70

Como excluir um item personalizado do banco de dados

... 71

Sinônimos dos valores sequenciais genéricos

...  71

Permissões para os sinônimos dos valores de sequência genéricos

...  72

Como visualizar valores sequenciais genéricos

...  72

Como modificar valores sequenciais genéricos

... 72

IDs de Localização

...  73

Permissões para IDs do local

...  73

Como adicionar uma ID do local

...  73

Como visualizar uma ID do local

... 73

Como listar todas as IDs do local

... 74

Como modificar uma ID do local

...  74

Como excluir uma ID da localização

...  75

Nomes de IDs de Logon

...  75

Permissões para IDs de logon

... 75

Antes de usar os nomes do ID de logon

...  76

Como adicionar um nome a uma ID de logon

...  76

Como visualizar um nome de ID de logon

...  77

Como listar todos os nomes de IDs de logon

...  77

Como modificar um nome de ID de logon

... 77

Como excluir um nome de ID de logon

... 78

Nomes de códigos do motivo do logoff

... 79

Permissões para os nomes de códigos do motivo do logoff

...  79

Antes de usar os nomes de um código do motivo do logoff

... 79

(7)

Como visualizar o nome de um código do motivo do logoff

...  80

Como listar todos os nomes de códigos do motivo do logoff

...  80

Como modificar o nome de um código do motivo do logoff

...  81

Como excluir o nome de um código do motivo do logoff

...  81

Valores da sequência de Divisão/Habilidade

...  82

Permissões para os valores de sequência de divisão/habilidade

...  82

Antes de usar valores sequenciais da divisão/habilidade

...  82

Como visualizar valores sequenciais da divisão/habilidade

... 83

Como modificar valores sequenciais da divisão/habilidade

...  83

Descrições dos campos de valores sequenciais da divisão/habilidade

... 83

Nomes de Divisões/Habilidades

...  85

Permissões para nomes de divisões/habilidades

...  85

Antes de usar os nomes de divisões/habilidades

...  85

Como adicionar um nome de divisão/habilidade

...  86

Como visualizar um nome de divisão/habilidade

...  86

Como listar todos os nomes de divisões/habilidades

...  87

Como modificar o nome de um divisão/habilidade

... 87

Como excluir o nome de um divisão/habilidade

... 88

Itens padrão do banco de dados

... 88

Permissões para os itens padrão do banco de dados

... 89

Como visualizar um item padrão do banco de dados

... 89

Como visualizar todos os itens padrão do banco de dados em ordem alfabética

...  90

Nomes dos locatários

...  90

Permissões para os nomes dos locatários

... 90

Antes de usar os nomes do locatário

...  90

Como adicionar um nome a um locatário

... 90

Como visualizar o nome de um locatário

...  91

Como listar todos os nomes de locatários

...  91

Como modificar o nome de um locatário

...  92

Como excluir o nome de um locatário

...  92

Nomes de grupos de troncos

... 92

Permissões para nomes dos grupos de tronco

...  93

Antes de usar os nomes dos grupos de tronco

...  93

Como adicionar um nome de grupo de troncos

... 93

Como visualizar o nome de um grupo de troncos

... 94

Como listar todos os nomes do grupo de troncos

... 94

Como modificar o nome de um grupo de troncos

...  94

Como excluir o nome de um grupo de troncos

...  95

Valores da Sequência do Tronco

... 95

Permissões para os valores de sequência do tronco

...  96

Como visualizar e modificar valores sequenciais do tronco

... 96

Descrições do campo de valores sequenciais do tronco

...  96

Nomes do VDN

...  98

Permissões para os nomes de VDN

...  98

Antes de usar os nomes de VDN

... 98

Como adicionar um nome a um VDN

...  99

Como visualizar o nome de um VDN

... 99

(8)

Como listar todos os nomes de VDNs

... 100

Como modificar o nome de um VDN

... 100

Como excluir o nome de um VDN

... 101

Nomes de vetores

...  101

Permissões para os nomes de vetor

...  101

Antes de usar os nomes de vetor

... 102

Como adicionar um nome a um vetor

... 102

Como visualizar o nome de um vetor

...  102

Como listar todos os nomes de vetores

... 103

Como modificar o nome de um vetor

... 103

Como excluir o nome de um vetor

...  104

Relatórios de dicionário

...  104

Permissões para relatórios de dicionário

...  104

Tipos de relatórios do Dicionário

... 104

Como imprimir de relatórios do dicionário

... 106

Como executar um relatório dos membros do grupo de agentes

...  107

Capítulo 5: Usando Relatórios... 108

Plano de fundo

... 108

Sobre relatórios

... 108

Interfaces de relatórios

...  109

Tipos de relatórios

... 109

O que os relatórios resumem

...  110

O subsistema de Relatórios

...  110

Como escolher um relatório

...  110

Como gerar um relatório

...  111

Como imprimir um relatório

...  112

Como imprimir um relatório histórico

...  112

Como alterar a configuração da impressora

...  113

Como reiniciar um relatório

...  113

Reiniciar um relatório no CMS Supervisor Web

... 113

Capítulo 6: Como criar script das operações do CMS... 114

Criação de script de operações do CMS

...  114

Antes de iniciar as operações de script CMS

...  114

Os scripts de tarefa podem ser automatizados

...  114

Scripts interativos e automáticos

...  115

Criação do script

...  115

Como fazer o script da descrição das opões

... 116

Como configurar uma ID de usuário e senha

...  117

Como criar um script de relatório interativo

... 117

Como criar um script de relatório automático

...  118

Como criar um script para exportar dados do relatório

... 118

Como criar um script para exportar dados de relatórios como HTML

...  119

Criação de script de outras operações do Supervisor

... 120

Ações não associadas a relatórios

... 120

Sobre os scripts para uma janela de entrada

...  120

Criando um script para uma ação

...  121

(9)

Mensagens de erro e de aviso

... 122

Capítulo 7: Administrando Agentes do Centro de Contato...  124

Administrando Agentes do Centro de Contato

...  124

Sobre iniciar ou interromper um rastreamento de agente

... 124

Como visualizar estados do rastreamento de agente

...  126

Sobre como listar agentes rastreados

...  126

Sobre alterar habilidades do agente

... 128

Antes de alterar habilidades do agente

...  128

Permissões para alterar as habilidades de agente

...  129

Como alterar habilidades do agente

... 129

Altere as habilidades de agente no CMS Supervisor Web

... 133

Como alterar habilidades do agente

... 133

Adicionando habilidades do agente

... 134

Excluindo habilidades do agente

...  135

Sobre como alterar habilidades para vários agentes

...  135

Antes de alterar habilidades para vários agentes

...  136

Permissões para alterar habilidades para vários agentes

...  136

Como alterar habilidades para vários agentes

...  136

Alteração de habilidade de agente múltiplo no CMS Supervisor Web

...  138

Como adicionar habilidades para vários agentes

...  138

Movendo habilidades para vários agentes

... 139

Excluindo habilidades para vários agentes

...  139

Sobre como alterar atribuições de um grupo de ramais

...  140

Antes de alterar atribuições de um grupo de ramais

... 140

Permissões para alterar as atribuições do grupo de ramais

...  140

Como alterar atribuições de um grupo de ramais

...  141

Sobre mover ramais entre grupos

... 142

Antes de mover ramais entre grupos

... 142

Permissões para mover ramais entre grupos

... 142

Como mover ramais entre grupos

... 142

Sobre gerar um relatório dos membros de um grupo

... 143

Permissões gerar um relatório dos membros de um grupo

...  144

Como gerar um relatório dos membros de um grupo

... 144

Capítulo 8: Administrando o Centro de Contato...  145

Administrando o Centro de Contato

...  145

Antes de administrar o centro de contatos

... 145

Grupos de ACDs

...  145

Códigos de atividade de chamada

...  152

antes de usar os códigos de atividade da chamada

...  153

Permissões para os códigos de atividade da chamada

... 154

Como adicionar códigos de atividade da chamada

... 154

Como visualizar códigos de atividade da chamada

...  155

Como listar todos os códigos de atividade da chamada

... 155

Como excluir códigos de atividade da chamada

... 156

Preferências de habilidades do VDN

... 156

Antes de usar as preferências de habilidade do VDN

...  157

Permissões para as preferências de habilidade do VDN

... 157

(10)

Como alterar as preferências de qualificação do VDN

...  157

Como visualizar as preferências de habilidade do VDN

...  158

Como listar preferências de habilidade do VDN

...  158

Perfis de atendimento da divisão/habilidade

...  159

Antes de usar os perfis de atendimento da divisão/habilidade

... 159

Permissões para os perfis de chamada de divisão/habilidade

...  160

Como adicionar perfis de atendimento da divisão/habilidade

...  160

Como visualizar um perfil de atendimento existente da divisão/habilidade

...  161

Como modificar um perfil de atendimento da divisão/habilidade

... 162

Como excluir um perfil de atendimento da divisão/habilidade

... 163

Atribuições do grupo de troncos

...  163

Antes de usar as atribuições dos grupos de tronco

...  164

Permissões para atribuições de grupos de troncos

...  164

Como visualizar todas as atribuições do grupo de troncos

...  164

Como visualizar uma única atribuição de grupo de troncos

... 165

Como visualizar uma atribuição do grupo de troncos pelo VDN ou grupo

... 165

Relatório dos membros do grupo de troncos

... 166

Antes de usar um relatório dos membros do grupo de troncos

...  166

Permissões para o relatório dos membros do grupo de troncos

...  166

Como gerar um relatório dos membros do grupo de troncos

...  167

Atribuições de VDN-Para-vetor

... 167

Antes de usar as atribuições do VDN para um vetor

... 167

Permissões para as atribuições do VDN para um vetor

...  168

Como visualizar todas as atribuições do VDN para um vetor

...  168

Como listar os VDNs associados a um vetor

...  169

Perfis de atendimento do VDN

...  169

Antes de usar os perfis de chamada do VDN

... 169

Permissões para os perfis de chamada do VDN

...  170

Como adicionar um perfil de atendimento do VDN

...  170

Como visualizar um perfil de atendimento existente do VDN

... 171

Como modificar um perfil de atendimento do VDN

...  172

Como excluir um perfil de atendimento do VDN

...  173

Relatório de configuração do vetor

...  173

Antes de usar um relatório de configuração do vetor

...  174

Permissões relatório de configuração do vetor

... 174

Como gerar relatórios de configuração do vetor

... 174

Fuso horário do Resumo dos dados

...  175

Campos do fuso horário da sumarização de dados

...  175

Capítulo 9: Como Administrar Exceções...  177

Como administrar exceções

...  177

Sobre as exceções

... 177

Antes de usar as exceções

...  179

Permissões para exceções

...  180

Notificação de exceção

... 180

Como alterar a notificação de exceção

... 181

Exceções de agente

...  181

(11)

Permissões para exceções do agente

... 182

Como adicionar exceções de agente

...  182

Como modificar exceções de agente

...  183

Como excluir exceções de agente

...  184

Definições das exceções do agente

... 185

Exceções de divisão/habilidade

... 188

Antes de usar as exceções da divisão/habilidade

... 188

Permissões para exceções de divisões/habilidades

...  188

Como adicionar exceções de divisão/habilidade

...  189

Como modificar as exceções da divisão/habilidade

... 189

Como excluir as exceções da divisão/habilidade

... 191

Definições das exceções de divisão/habilidade

... 191

Exceções de grupo de troncos

...  193

Antes de usar as exceções de grupos de troncos

...  193

Permissões para exceções de grupos de troncos

...  193

Como adicionar exceções a grupos de troncos

... 193

Como modificar exceções de grupos de troncos

...  194

Como excluir exceções de grupos de troncos

... 195

Definições da exceção do grupo de troncos

...  196

Exceções de VDN

...  196

Antes de usar as exceções do VDN

... 197

Permissões para exceções do VDN

... 197

Como adicionar exceções do VDN

...  197

Como modificar exceções do VDN

... 198

Como excluir exceções do VDN

...  199

Definições das exceções do VDN

...  200

Exceções de vetor

... 201

Antes de usar exceções do vetor

... 202

Permissões para as exceções de vetor

...  202

Como adicionar exceções do vetor

...  202

Como modificar exceções do vetor

...  203

Como excluir exceções do vetor

...  204

Definições das exceções do vetor

... 205

Log de Exceções em Tempo Real

...  205

Antes de executar registros de exceções em tempo real:

...  206

Como executar registros de exceções em tempo real

... 206

Relatórios de exceção

...  207

Como executar as exceções do agente pelo relatório de localização

... 207

Como executar o relatório de exceções de coleta de dados

... 208

Como executar relatório de rastreamento de chamada maliciosa

...  209

Como executar o relatório de exceções da divisão/habilidade

... 211

Como executar o relatório de exceções do grupo de troncos

...  212

Como executar o relatório de exceções do VDN:

...  214

Como executar o relatório de exceções do vetor

... 215

Capítulo 10: Administrando Permissões de Usuário...  218

Administrando permissões do usuário

... 218

Antes de usar o sub-sistema de Permissões de Usuário

... 218

(12)

Exemplo de permissões do usuário

...  218

Dados do usuário

...  219

Sobre como adicionar um usuário do CMS

... 219

Antes de adicionar um usuário CMS

...  219

Permissões para adicionar um usuário do CMS

... 219

Como adicionar um usuário ao CMS

... 220

Sobre como visualizar usuários do CMS

...  222

antes de visualizar usuários do CMS

...  222

Permissões para visualizar os usuários de CMS

... 222

Como visualizar usuários do CMS

...  222

Sobre como alterar usuários do CMS

... 223

Antes de modificar os usuários de CMS

...  223

Permissões para modificar usuários do CMS

... 224

Como modificar usuários do CMS

... 224

Sobre como excluir usuários do CMS

...  225

Antes de excluir os usuários de CMS

... 225

Permissões para excluir os usuários de CMS

...  225

Exclusão de usuários do CMS

... 225

Acesso ao ACD

... 226

Antes de usar a janela de Acesso ao ACD

...  226

Permissões para a janela Acesso ao ACD

...  227

Como adicionar acesso à ACD

... 227

Como visualizar o acesso à ACD

... 228

Como listar todos os acessos à ACD

...  229

Como modificar o acesso à ACD

...  229

Como excluir o acesso à ACD

... 230

Acesso ao recurso

... 231

Antes de usar a janela de Acesso ao Recurso

...  232

Permissões para a janela Acesso ao Recurso

...  233

Como visualizar permissões do usuário de Acesso ao Recurso

...  233

Como listar todas as permissões do usuário de Acesso ao Recurso

... 234

Como modificar as permissões do usuário de Acesso ao Recurso

...  234

Acesso ao Complemento do Menu Principal

... 235

Antes de usar o Acesso ao Complemento do Menu Principal

... 235

Permissões para acesso da adição ao menu principal

... 236

Como visualizar as configurações de Acesso ao Complemento do Menu Principal

...  236

Como listar todas as configurações de Acesso ao Complemento do Menu Principal

... 237

Como atribuir ou modificar o Acesso ao Complemento do Menu Principal

...  237

Sobre o acesso do locatário

...  238

Janela Acesso do locatário

...  239

Acesso à Divisão/Habilidade

...  239

Antes de usar o acesso de divisões/habilidades

...  240

Permissões para acesso de divisões/habilidades

... 240

Sobre adicionar permissões ao usuário da divisão/habilidade

...  241

Sobre como visualizar permissões do usuário da divisão/habilidade

... 242

Sobre listar todas as permissões do usuário da divisão/habilidade

...  243

(13)

Como excluir permissões do usuário da divisão/habilidade

... 245

Acesso ao grupo de troncos

... 246

Antes de usar a janela de Acesso ao grupo de troncos

... 246

Permissões para a janela Acesso ao grupo de troncos

... 247

Sobre adicionar permissões ao usuário do grupo de troncos

...  247

Sobre visualizar permissões do usuário do grupo de troncos

...  248

Sobre listar todas as permissões do usuário do grupo de troncos

...  249

Sobre modificar permissões do usuário do grupo de troncos

...  250

Como excluir permissões do usuário do grupo de troncos

...  251

Acesso ao vetor

...  252

Antes de usar o acesso ao vetor

... 252

Permissões para o acesso de vetor

...  253

Sobre adicionar permissões ao usuário do vetor

... 253

Sobre visualizar permissões do usuário do vetor

... 254

Sobre listar todas as permissões do usuário do vetor

... 255

Sobre modificar permissões do usuário do vetor

... 256

Como excluir permissões do usuário do vetor

... 257

Acesso ao VDN

... 258

Antes de usar o acesso ao VDN

...  258

Permissões para acesso do VDN

...  259

Sobre adicionar permissões ao usuário do VDN

...  259

Sobre visualizar permissões do usuário do VDN

... 260

Sobre listar todas as permissões do usuário do VDN

...  261

Sobre como modificar permissões do usuário do VDN

...  262

Como excluir permissões do usuário do VDN

...  263

Acesso restrito a usuários locatários

... 264

Administrando locatários

... 265

Submenu de Supervisor de Administração de Locatários

...  265

Atribuição de agente de locatário

... 266

Atribuição de divisão/habilidade ao locatário

... 267

Atribuição de Grupo de Troncos ao Locatário

...  267

Atribuição de VDN ao locatário

... 268

Atribuição de vetor ao locatário

...  269

Atribuição de código de atividade da chamada do locatário

...  270

Atribuição de grupos de agente do locatário

...  270

Relatórios de administração de locatário

...  271

Capítulo 11: Como configurar as definições do sistema CMS... 273

Como configurar as definições do sistema CMS

...  273

Antes da configuração do sistema CMS

...  273

Estado do CMS

... 273

Coleta de dados

... 275

Antes de usar a coleta de dados

... 275

Permissões para coleta de dados

...  276

Como alterar o estado da coleta de dados

...  276

Alocação de Armazenamento de Dados

... 277

Antes de usar a distribuição de armazenamento de dados

...  277

Permissões para alocação de armazenamento de dados.

...  278

(14)

Como visualizar a Alocação de Armazenamento de Dados

...  278

Sobre como modificar a Alocação de Armazenamento de Dados

... 279

Sumarização de dados

...  282

Antes de utilizar a Sumarização de dados

...  282

Permissões para a sumarização de dados.

...  283

Arquivamento de dados

...  284

Status do Aplicativo Externo

... 284

Antes de usar o status de aplicativo externo

... 285

Permissões para status de aplicativo externo

...  285

Como ativar ou desativar o recurso Status do Aplicativo Externo

...  285

Como visualizar os estados dos aplicativos externos

...  286

Como iniciar ou interromper aplicativos externos

...  287

Alocação de Espaço Livre

... 287

Antes de usar a Alocação de Espaço Livre

... 288

Permissões para alocação de espaço livre

...  288

Como visualizar a Alocação de Espaço Livre

... 288

Como visualizar o conteúdo da Alocação de Espaço Livre

... 289

Como migrar dados CMS

... 289

Antes de migrar os dados do CMS

...  289

Permissões para migrar dados do CMS

...  290

Como migrar dados R3

... 290

Descrições de campo de Migrar Dados R3

... 291

Pseudo-ACDs

...  293

Antes de usar as pseudo-ACDs

... 293

Permissões para pseudo-ACDs

... 294

Como criar uma pseudo-ACD

... 294

Como visualizar pseudo-ACDs

...  297

Como excluir uma pseudo-ACD

... 297

Sobre como fazer backup dos dados para um pseudo-ACD

...  298

Sobre carregar dados da pseudo-ACD

... 301

Intervalos de armazenamento

...  304

Antes de usar os intervalos de armazenamento

... 304

Permissões para intervalos de armazenamento

... 304

Como visualizar as configurações do intervalo de armazenamento

...  305

Sobre como alterar o intervalo intra-hora

... 305

Sobre alterar o fuso horário da central

...  306

Sobre como modificar as configurações da sumarização de dados

...  308

Configuração da central

... 310

Antes de usar a configuração da central

... 310

Permissões para configuração da central

...  311

Como visualizar dados da configuração da central

... 311

Como listar todos os dados de configuração da central

...  311

Capítulo 12: Manutenção do CMS... 313

Manutenção do CMS

...  313

Antes de usar a janela de Manutenção

...  313

Status do ACD

...  313

(15)

Antes de usar o status do arquivamento

... 316

Permissões para estado do arquivamento

... 316

Como visualizar o status do arquivamento de uma única ACD

... 317

Como visualizar o status do arquivamento de todas as ACDs

...  317

Descrição da janela Status de arquivamento - Listar tudo

... 318

Dispositivos de backup/restauração

... 318

Permissões para dispositivos de backup/restauração

... 318

Como visualizar um dispositivo de backup/restauração

...  319

Como listar todos os dispositivos de backup/restauração

...  319

Como adicionar um dispositivo de backup/restauração

... 319

Como modificar um dispositivo de backup/restauração

... 320

Como excluir um dispositivo de backup/restauração

...  321

Backup de Dados

... 321

backup da CMSADM

...  321

Backup de manutenção

...  322

Unidades de fita e cartuchos

...  322

Dispositivos USB/rede de backup/restauração

... 322

Fatores a serem considerados aos efetuar backup ou restauração dos dados

...  323

Sobre como adicionar uma Tabela Horária de Backup de Manutenção Completo a uma ACD

... 327

Sobre executar um backup da CMSADM

...  330

Sobre executar um backup de manutenção

... 332

Descrição da janela Efetuar Backup de Dados

...  334

Como restaurar dados

...  340

Antes de restaurar dados

... 340

Permissões para restaurar dados

...  341

Como realizar uma restauração automática

... 341

Como realizar uma restauração manual

...  342

Restauração do banco de dados a partir de um backup binário

... 343

Recomendação para reiniciar o servidor do CMS

... 343

Status da conexão

... 344

Permissões para o estado de conexão

... 344

Como visualizar o status da conexão de uma única ACD

...  344

Como listar o status da conexão de todas as ACDs

...  345

Descrição da janela Status da Conexão

...  345

Como administrar uma impressora

...  346

Antes de administrar uma impressora

...  347

Permissões para administrar uma impressora

...  347

Como adicionar uma nova impressora

...  347

Como listar todas as impressoras

...  348

Como modificar as opções de impressora

...  348

Como excluir uma impressora

...  349

Relatórios de manutenção

...  350

Manutenção - Log de Erros

... 350

Registro de Administração da ACD

... 376

Como administrar as Propriedades do Relatório

...  378

Antes de administrar as propriedades do relatório

... 378

(16)

Permissões para administrar as propriedades do relatório

...  379

Como modificar as Propriedades do Relatório

...  379

Janela Depuração Avançada

... 379

Capítulo 13: Como usar o sistema operacional... 380

Como usar o sistema operacional

... 380

Antes de usar o sistema operacional

... 380

Como se registrar em CMS

...  380

Como administrar senhas

...  381

Antes de administrar senhas

...  382

Como alterar a senha de um usuário

...  382

Como administrar a duração da senha

... 383

Capítulo 14: Utilizando Tabelas de Horário e Atalhos... 385

Utilizando Tabelas de Horário e Atalhos

... 385

Tabelas de horário

...  385

Atalhos

... 407

(17)

Capítulo 1: Introdução

Objetivo

O documento descreve como administrar um centro de contatos com o Avaya Call Management System (CMS) Supervisor.

Público-alvo

Este documento é para:

• CMS administradores que podem ter acesso a todas as partes do CMS. • Supervisores de grupo ou habilidades com acesso limitado a CMS.

Alterações no documento desde a última edição

As seguintes alterações foram feitas neste documento desde sua última edição:

• Alterações para o recurso de locatário: resumo, uso do Dicionário e administração do Locatário.

• Alterações para administração de fusos horários.

• Alterações para os novos procedimentos administrativos no CMS Supervisor Web.

Recursos relacionados

Documentação

Tabela 1: Documentos relacionados

Título Use este documento para: Público

Usar

(18)

Título Use este documento para: Público

Avaya CMS Supervisor Relatórios

Aprenda a usar o Supervisor de Relatórios CMS.

Supervisores e administradores do Call Center

Visualizando Avaya Mentor videos

Avaya Mentor videos fornecem conteúdo técnico sobre como instalar, configurar e solucionar problemas dos produtos Avaya.

Sobre esta tarefa

Os vídeos estão disponíveis no site de suporte da Avaya, listados pelo tipo de documento de vídeo, e no canal mantido pela Avaya no YouTube.

• Para localizar vídeos no site de suporte da Avaya, acesse http://support.avaya.com e realize uma destas ações:

- Em Pesquisar, digite Avaya Mentor videos para visualizar a lista de vídeos disponíveis.

- Em Pesquisar, digite o nome do produto. Na página Resultados da pesquisa, selecione

Vídeo na coluna Tipo de Conteúdo da esquerda.

• Para localizar os vídeos do Avaya Mentor no YouTube, acesse www.youtube.com/ AvayaMentor e execute uma das ações a seguir:

- Digite a palavra-chave ou as palavras- chave em Pesquisar canal para procurar um produto ou tópico específico.

- Deslize o Listas de execuçãopara baixo e clique no nome de um tópico para ver a lista de vídeos disponíveis publicados no site.

Nota:

Não há vídeos disponíveis para todos os produtos.

Sites de documentação

Toda a documentação do CMS pode ser encontrada em support.avaya.com. Novas edições da documentação do CMS serão colocadas nesse site da Web, quando disponíveis.

Use estes sites da Web para ver a documentação de suporte: • Informações sobre produtos e serviços da Avaya

www.avaya.com

• Documentação do hardware Sun

docs.sun.com

• Documentação do hardware Dell

(19)

Suporte

Acesse o site de suporte da Avaya em http://support.avaya.com para obter a documentação mais atualizada, avisos sobre produtos e artigos de conhecimento. Você também pode procurar notas de versão, downloads e as resoluções para problemas. Utilize o sistema de solicitação de serviço online para criar uma solicitação de serviço. Converse com agentes ativos para obter respostas para perguntas ou peça a um agente para conectá-lo a uma equipe de suporte, se um problema exigir mais experiência.

(20)

CMS

Sobre a administração do CMS

Esta seção fornece informações introdutórias sobre o Avaya CMSSupervisor e produtos complementares. Informações básicas referentes às interfaces e ao uso do Avaya

CMSSupervisor podem ser encontradas no documento Instalação e Introdução ao Supervisor

do Avaya CMS.

Esta seção contém os seguintes tópicos: • O que é o Avaya CMS? na página 20

• Como o Avaya CMS armazena dados da ACD na página 21 • Administração de ACD na página 25

O que é o Avaya CMS?

O CMS é um software utilizado por empresas e organizações que possuem um sistema Avaya Communication Manager e que recebem um grande volume de chamadas telefônicas, as quais são processadas por meio do recurso Distribuição Automática de Chamadas (ACD).O CMS coleta dados de tráfego de chamada, formata relatórios de gerenciamento e fornece uma interface administrativa para o recurso ACD no sistema Communication Manager.

Um administrador do CMS acessa o banco de dados do CMS, gera relatórios, administra os parâmetros da ACD e monitora as atividades da chamada para determinar o serviço mais eficiente aos clientes que efetuam as chamadas.

Nota:

No CMS R18, use o recurso de locatário para restringir o acesso do usuário aos dados de relatório CMS e funcionalidade na central de contato.

Sistema operacional

As plataformas a seguir suportam o Avaya CMS:

• Plataformas específicas Sun Microsystems, Inc. que executam versões específicas do Solaris.

• Plataformas específicas Dell que executam versões específicas do Linux®. • Plataformas específicas HP que executam versões específicas do Linux®.

O Avaya CMS usa o sistema operacional para se comunicar com os terminais e impressoras, registrar erros e executar operações.O CMS utiliza o sistema de gerenciamento de banco de

(21)

dados INFORMIX da Informix Software, Inc., que oferece uma interface para o banco de dados de históricos do CMS.

Como o Avaya CMS armazena dados da ACD

Avaya Call Management System (CMS) armazena os dados de ACD:

• Logicamente - Como o sistema CMS organiza os dados para processamento.

• Fisicamente - Como o sistema CMS armazena mecanicamente os dados na unidade de disco.

Esta seção inclui os seguintes tópicos:

• Como o Avaya CMS armazena de forma lógica os dados da ACD na página 21 • Como o Avaya CMS armazena fisicamente dados da ACD na página 23

Como o Avaya CMS armazena de forma lógica os dados da

ACD

O armazenamento lógico dos dados da ACD possui mais impacto no usuário do CMS do que o armazenamento físico. O armazenamento lógico de dados controla como um usuário do CMS acessa e manipula os dados da ACD.O CMS armazena os dados da ACD recebidos do servidor de comunicação nos bancos de dados de históricos e em tempo real.

Bancos de dados em tempo real

Os bancos de dados em tempo real incluem tabelas dos dados do intervalo intra-hora atual e dos dados do intervalo intra-hora anterior. O intervalo de armazenamento pode ser de 15, 30 ou 60 minutos.

Bancos de dados históricos

Os bancos de dados de históricos incluem tabelas dos dados intra-hora, diários, semanais e mensais. A tabela a seguir mostra todas as tabelas de bancos de dados de históricos e a quantidade máxima de tempo que os dados podem ser armazenados em uma determinada tabela:

Tabelas de banco de dados de históricos Tempo máximo para armazenamento de dados

Dados históricos de intra-hora 62 dias

Dados históricos diários 5 anos (1825 dias) Dados históricos semanais 10 anos (520 semanas) Dados históricos mensais 10 anos (120 meses)

Nota:

É possível utilizar os dados históricos para se prever o tráfego futuro de chamadas e os requisitos futuros de agentes e de troncos. Para obter mais informações, consulte o Guia de

Previsão do Usuário do Avaya CMS.

(22)

Sumarização de dados

Quando o CMS coleta dados da ACD, os dados são armazenados no banco de dados em tempo real do intervalo atual. No final do intervalo atual, os seguintes eventos ocorrem:

• Os dados que estavam na tabela do banco de dados do intervalo atual são arquivados na tabela do banco de dados do intervalo anterior.

• Os dados que estavam na tabela do banco de dados do intervalo anterior são arquivados na tabela do banco de dados de históricos como dados históricos intra-hora.

Os dados permanecem no banco de dados de históricos como dados históricos intra-hora pelo período máximo de 62 dias. Na hora designada de sumarização de dados, os dados históricos de intra-hora são resumidos em dados históricos diários.

Os dados históricos diários são resumidos semanalmente e mensalmente. No final da semana designada, os dados históricos diários são resumidos nos dados históricos semanais. No primeiro dia de um novo mês, os dados históricos diários são resumidos nos dados históricos mensais do mês anterior.

Para obter mais informações, consulte Armazenamento de dados do CMS na página 22.

Armazenamento de dados do CMS

(23)

Servidor de comunicação Nº ACD Dados Processador do CMS Banco de dados em tempo real

Agente (cagent) Divisão (csplit) Tronco (ctrunk) Tronco grupo (ctkgrp) Vetor (cvector) VDN (cvdn) Códigos chamada de trabalho (ccwc) Agente (pagent) Divisão (psplit) Tronco (ptrunk) Tronco grupo (ptkgrp) Vetor (pvector) VDN (pvdn) Códigos chamada de trabalho (pcwc) Dados do intervalo atual

Dados do intervalo anterior

Banco de dados históricos

Agente (hagent) Divisão (hsplit) Tronco (htrunk) Tronco grupo (htkgrp) Vetor (hvector) VDN (hvdn) Códigos chamada de trabalho (hcwc) Agente (dagent) Divisão (dsplit) Tronco (dtrunk) Tronco grupo (dtkgrp) Vetor (dvector) VDN (dvdn) Códigos chamada de trabalho (dcwc) Dados históricos de intra-hora

Dados históricos diários

Agente (wagent) Divisão (wsplit) Tronco (wtrunk) Tronco grupo (wtkgrp) Vetor (wvector) VDN (wvdn) Códigos chamadas de trabalho (wcwc) Agente (magent) Divisão (msplit) Tronco (mtrunk) Tronco grupo (mtkgrp) Vetor (mvector) VDN (mvdn) Códigos chamadas de trabalho (mcwc) Dados históricos semanais

Dados históricos mensais

Os intervalos de dados atuais estão arquivados no final do intervalo antes do intervalo de dados anterior Os intervalos de dados atuais estão arquivados no final do intervalo dos dados históricos intrahorário

Os dados intrahorário estão resumidos nos dados diários

Os dados diário estão resumidos nos dados semanais e dados mensais Os dados semanais estão resumidos no final de sua semana designada Os dados mensais estão resumidos no primeiro dia do mês para o mês anterior

Como o Avaya CMS armazena fisicamente dados da ACD

CMS usa o Servidor Dinâmico Informix (IDS) como banco de dados de relação. O IDS gerencia os dados do CMS em dbspaces específicos. O banco de dados de históricos pode abranger vários discos. O Hardware RAID inclui vários discos do sistema CMS.Os sistemas CMS usam

(24)

RAID 10 que marcam os dados pelos vários discos e também espelha os pares dos discos marcados.

O cmsdbs dbspace contém os dados históricos de CMS.

Tabelas

de bancos

de dados

históricos

Agente

Divisão

Tronco

Grupo de Tronco

Vetor

VDN

CWC

cmsdbs

cmsdbs

cmsdbs

cmsdbs

Disco lógico (RAID 10)

espelho

espelho

Disco 1

Disco 0

Disco 3

Disco 2

segmento

segmento

Lógico

Físico

Nota:

Esta figura é um exemplo com base no sistema de disco físico que tem quatro discos. O sistema CMS que realmente está em uso pode ter um número diferente do total de discos. CMS também suporta um pequeno sistema Dell R620 que tem um disco. O sistema pequeno Dell R620 não tem nenhuma marca ou espelhamento de dados no sistema.

Dbspace

Um dbspace é um banco de dados lógico que consiste em um ou mais blocos. Podem existir dbspaces em vários discos. Um sistema de CMS contém os seguintes dbspaces:

• rootdbs • physdbs • logdbs • dbtemp • cmsdbs

(25)

Importante:

Não tente modificar rootdbs, physdbs, logdbs, dbtemp, ou cmsdbs. Entre em contato com a equipe de serviços do CMS caso tenha problemas com os dbspaces.

Blocos

Um bloco é uma unidade de espaço físico do disco utilizada para armazenar os dados do banco de dados que são gerenciados pelo IDS. Para CMS, cado banco de dados contém um bloco. O tamanho de cada bloco depende de cada especificação de especificação de dados de CMS. O figura abaixo mostra um exemplo de dimensão do bloco. O IDS exige os rootdbs, physdb, e logdbs dbspaces, mas esses banco de dados armazenam o mínimo de dados. O Dbspace dbtemp é maior e é usado para espaço de dados temporários. O Dbspace cmsdbs é o local que armazena todos os CMS e contém o maior bloco de dados.

Administração de ACD

O CMS fornece uma interface administrativa ao servidor de comunicação. Da interface da ACD, é possível visualizar ou modificar os parâmetros do servidor de comunicação relacionados às ACDs, Vetorização de Chamadas e Seleção de Agentes Especializados (EAS). Um

administrador também pode executar relatórios que descrevem a sua configuração do centro de contatos.

Por exemplo, um administrador pode:

• Adicionar ou remover agentes dos grupos ou habilidades • Mover ramais entre divisões

• Alterar atribuições de habilidade • Modificar grupo de troncos para grupo

(26)

• Modificar grupo de troncos para VDN • Modificar atribuições do VDN para vetor • Iniciar o rastreamento de um agente • Listar os agentes rastreados

• Criar, copiar e editar vetores de chamadas

Como o CMS rastreia dados ACD

O CMS usa os dados nos bancos de dados de históricos e em tempo real para gerar relatórios padrão que o ajudam a monitorar as atividades do centro de contatos. Várias atividades de agentes, divisão/habilidade, tronco, grupo de troncos, vetor e VDN são rastreadas em pontos diferentes no processo de chamada.

Esta seção inclui os seguintes tópicos:

• Como o CMS rastreia uma chamada na página 26

• Eventos que iniciam ou interrompem a coleta de dados na página 27

Como o CMS rastreia uma chamada

O diagrama a seguir mostra como o CMS rastreia uma chamada a partir da hora em que a chamada toma um tronco até o momento em que um agente finaliza a atividade de pós--atendimento (ACW).

A tabela de troncos, tabela de grupo de troncos, tabela de vetor, tabela de VDN, tabela de divisão/habilidade, tabela de agentes e a tabela de código de atividade da chamada (CWC) são as tabelas do banco de dados do CMS que armazenam os dados da chamada. No diagrama a seguir, as posições das tabelas do banco de dados do CMS identificam os pontos onde o CMS começa a coletar os dados da chamada. As pontas de seta identificam os pontos onde a coleta de dados termina.O CMS não registra os dados nas tabelas até que a chamada e toda a atividade de ACW esteja concluída.

Nota:

(27)

Eventos que iniciam ou interrompem a coleta de dados

A coleta de dados começa ou para quando ocorre um dos seguintes eventos:

• A tabela de Agente começa a coletar dados em chamadas não-ACD quando o agente atende ou completa a discagem.

• A tabela Divisão/Habilidade interrompe a coleta de dados quando: - O ACW de uma chamada ACD termina

- A chamada deixa a fila do grupo e é encaminhada para outro destino. Por exemplo, intrafluxo.

- O chamador abandona a chamada

• A tabela Vetor interrompe a coleta de dados do vetor atual quando a chamada é: - Enviada a um agente ACD

- Conectada a uma estação ou tronco - Roteada para um VDN ou vetor - Abandonada pelo chamador

Nota:

A hora no vetor para, mas o vetor rastreia a disposição de chamadas para determinar se a chamada é atendida ou abandonada.

• A tabela VDN interrompe a coleta de dados do VDN atual quando: - O ACW de uma chamada ACD termina

- A chamada é roteada para um tronco ou VDN - A chamada é transferida

- O chamador abandona a chamada

Sobre o locatário CMS

Resumo

No CMS R18, o recurso do locatário oferece uma extensão para o recurso de gerenciamento de acesso dos dados do usuário do CMS atual para habilitar os clientes a restringir o acesso do usuário aos dados de relatório do CMS e a funcionalidade no centro de contato. O acesso do nível do novo locatário para usuários introduz as permissões de acesso de dados restritos para os seguintes recursos do centro de contato: agentes, códigos de atividade de chamada, divisão/ habilidade, grupos de tronco, VDNs e vetores.

Cada divisão do locatário tem recursos de centro de contato atribuídos que serão isolados dos recursos nas outras divisões. É possível atribuir um subconjunto de recursos do centro de contato à divisão do locatário. Os recursos do centro de contato não têm que ser atribuídos para uma divisão do locatário.

Um usuário com acesso de nível de locatário tem permissões para acessar somente aqueles recursos do CMS que são atribuídos à divisão do locatário. É possível atribuir permissões ao locatário para acessar mais de um locatário.

(28)

Os clientes devem instalar o pacote de recurso de locatário para usar o recurso do CMS. Usando este recurso, os clientes podem dividir um subconjunto dos recursos de ACD e atribuir os recursos para os locatários. Um locatário ou divisão de locatários reforça o acesso restrito para os usuários do Supervisor. Em um locatário, cada usuário locatário tem acesso a um conjunto restrito de recursos do centro de contato e os dados com base nas atribuições daquele locatário.

Os recursos de locatário de CMS e Communication Manager não são relacionados. Todas as ações do usuário administrativo e locatário para CMS locação são executadas

idenpendentemente da locação do Communication Manager. No entanto, é necessária uma administração cuidadosa do Communication Manager para obter uma divisão e relatório eficaz de locatário CMS.

Communication Managera divisão do locatário é administrada no sistema do Communication Managere a CMS administração da divisão do locatário Communication Manager não modifica ou afeta a administração da divisão do locatário. A administração do locatário no CMS atribui recursos tais como agentes, VDNs, e habilidades a um locatário CMS e define como os usuários locatários CMS podem acessar os dados armazenados no banco de dados CMS. CMSnão controla a operação chamada real ou entrega de chamadas para agentes e

habilidades. Apenas a administração do Communication Manager controla as chamas e sua entrega aos agentes. Portanto, Communication Manager A administração afeta os dados nos relatórios do locatário CMS, independente das restrições impostas pela administração do locatário CMS.

Por exemplo, deixe o administrador do locatário criar o locatárioCMS 1 e atribuir a tarefa 1 do agente 1 ao locatário CMS 1, e criar o locatário CMS 2 e atribuir a tarefa 2 do agente 2 ao locatário CMS 2. Se o agente 1 fizer o login na habilidade 2 e receber chamadas para a

habilidade 2, os usuários do locatário 1 visualizarão os dados de chamada de habilidade 2 nos relatórios executados para o agente 1.

Portanto, enquanto o usuário locatário estiver restrito a executar relatório apenas para agentes atribuídos como locatário 1, CMS exibirá todas as chamadas para o agente 1. Isso implica que o usuário locatário visualizará os dados de chamada para as habilidades atribuídas para um locatário diferente. CMS deve exibir todos os dados para um agente ou os dados de resumo estarão incompletos.

Portanto, a administração do locatário deve ser planejada no Communication Manager e CMS cuidadosamente antes de implementar a locação.

Os recursos compartilhados entre os locatários devem ser mutuamente exclusivos. Assim, os clientes não podem atribuir o mesmo recurso do centro de contato para diferentes locatários. Isso significa que diferentes locatários em um ACD não podem compartilhar um agente, código de atividade de chamada, divisão/habilidade, grupo de troncos, VDN e vetor.

No R18 do CMS, há três tipos de usuários:

• Administrador: usuário que tem acesso a todas as funções do CMS, todos os relatórios do CMS e todos os dados do CMS. Os administradores podem fornecer acesso de nível de administração, acesso de usuário normal ou de nível de locatário a outros usuários. Os administradores têm a capacidade agregada de criar e administrar os usuários de locatário. • Usuário normal: tem funcionalidade semelhante às versões anteriores do CMS. Um usuário

normal recebe permissões de leitura, gravação e exceção pelo administrador para ACDs, divisões/habilidades, VDNs e vetores.

• Usuário locatário: tem o acesso ao nível de locatário que pode incluir várias divisões. Este usuário tem permissões para visualizar ou trabalhar com os recursos do CMS nas divisões do locatário a que o usuário for atribuído.

(29)

Nota:

Ele também recebe permissão para acessar divisão/habilidade, grupos de tronco, VDNs e vetores na divisão do locatário. Assim, as restrições adicionais em um locatário podem ser atribuídas a cada usuário locatário individual.

Nota:

Um usuário locatário pode criar relatórios personalizados ou pode projetar relatórios que sejam acessíveis apenas a ele.

Exemplos de uso de locatários

• Os prestadores de serviço podem usar os locatários para dividir os ACDs para que o CMS possa ser usado por vários locatários ou clientes no mesmo ACD, mas sem acessar os dados do outro.

• Um centro de contato com vários departamentos ou unidades comerciais que têm funções independentes separadas pode criar locatários para distribuir para cada unidade comercial um conjunto diferente das divisões do locatário.

• Os clientes que têm a estrutura hierárquica de relatórios podem usar o locatário para habilitar os supervisores e os usuários do relatório para gerenciar somente um subconjunto de recursos do centro de contato.

Links relacionados

Como administrar o locatário em alto nível na página 29

Como administrar o locatário em alto nível

Sobre esta tarefa

Uma descrição passo a passo de alto nível de administração de locatário inclui o uso de

cmssvc, cmsadm e da interface administrativa.

Procedimento

1. Autorize o recurso do locatário usando o cmssvc e instale o recurso do locatário no servidor CMS, usando a ferramenta administrativa de cmsadm.

Nota:

O cliente pode realizar esta etapa.

2. Registre-se no servidor CMS usando CMS Supervisor como um usuário com permissões administrativas e nenhuma restrição de acesso a locatário.

3. Adicione um locatário a uma ACD indo ao Comandos > Dicionário e selecione a ACD desejada na caixa da lista.

4. Abra a tela Locatários para adicionar o número do locatário.

5. Em Administração de locatários, adicione entidades como Agentes, Divisão/Habilidade, VDN, Tronco ou CWC para um locatário.

Por exemplo, para atribuir um Agente “agent1” ao locatário “Locatário 1” na ACD “dac1”, use Administração de locatários > Atribuições > Agente .

6. Adicione um usuário locatário pelo Permissões do Usuário > Dados do Usuário e selecione Usuário locatário.

(30)

Nota:

Mediante a criação de uma userid, a userid automaticamente terá permissões de leitura/gravação para a ACD de logon especificado no servidor CMS. Não é preciso usar o Permissões do Usuário > Acesso ao ACD, a menos que as permissões de acesso do usuário locatário precisem ser alteradas.

7. Dê o acesso de usuário locatário para os Locatários usando Permissões do Usuário >

Acesso do locatário.

8. Dê acesso de usuário locatário às entidades atribuídas ao locatário.

Por exemplo, para atribuir um divisão/habilidade que pertence ao locatário a um usuário, use Permissões do Usuário > Acesso à Divisão/Habilidade.

Nota:

As permissões para gentes e códigos de atividade de chamada são deduzidos a partir das atribuições de locatário e não podem ser atribuídas usando Permissões

do Usuário. Nota:

O usuário locatário pode ser restrito para acessar os dados em um locatário. Essas restrições são impostas pelo segundo nível de permissões atribuídas pelo

administrador para agentes, habilidades, VDNs, vetores e grupos de tronco, nas versões anteriores de CMS.

Links relacionados

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi validar a aplicação do Female Sexual Function Index (FSFI) em uma amostra de mulheres de casais inférteis que desejam engravidar e de mulheres

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Muitas espécies de rapinantes diurnos, principalmente os da subfamília buteonine e sub-buteonine, são polimórficos, ou seja, possuem duas ou mais variações de coloração frequentes

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no