• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2018"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2018 PROCESSO ADM. SEI nº 18.0.000039923-6

O Município de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte – SMDSE, leva ao conhecimento dos interessados que realizará o Chamamento Público nº 02/2018, cuja documentação relacionada nas cláusulas do presente edital deverá ser entregue em dois envelopes lacrados (Envelope nº 1 – Ficha de Inscrição e Proposta do Plano de Trabalho) e (Envelope nº 2 - Documentos de Habilitação), no dia 03/10/2018, às 14hs na Avenida Borges de Medeiros, nº 2.713, no Parque Marinha do Brasil, com abertura prevista para a mesma data e horário desde que não haja qualquer outro impedimento legal, a qual será regida pela Lei Federal nº 13.019/2014 e Decreto Municipal nº 19.775/201, previsto nos itens 8 a 11 deste Edital.

Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar este Edital de Chamamento Público, devendo protocolar o pedido até 05 (cinco) dias úteis antes da data fixada para o recebimento e abertura dos envelopes, devendo a Comissão de Seleção decidir sobre a impugnação no prazo de 48 horas, com possibilidade de recurso ao administrador público.

1. DA FINALIDADE:

1.1. O Município de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte - SMDSE, da respectiva Diretoria de Esportes (processo SEI nº 18.0.000039923-6), torna público e de conhecimento dos interessados que, mediante o presente EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO nº 02/2018, receberá documentação de Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que tenham interesse em firmar TERMO DE COLABORAÇÃO com o Município, pelo período de 01 (um) mês, a contar da data da assinatura do respectivo Termo, para fins de provimento de equipe multiprofissional para a execução de oficinas de Mobilização Social previstas no projeto Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), firmado entre o Município de Porto Alegre (PMPA) e o Ministério da Cultura (MinC).

2.DOS FUNDAMENTOS:

2.1. - O instrumento convocatório tem por princípios básicos a estrita observância da moralidade e da transparência, motivadores das ações dos Agentes Públicos, estando disciplinado pelos seguintes diplomas legais: Constituição Federal de 1988, em especial a Lei nº 13.019/2014 e o Decreto Municipal nº 19.775/2017, que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Colaboração com as Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos.

3 - DO OBJETO:

3.1. - Constitui objeto deste Edital a seleção de 1 (uma) Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com no mínimo 03 (três) anos de existência (Art. 33, V, alínea “a” da Lei nº 13.019/2014) e no mínimo 02 (dois) anos de experiência em práticas sócio educacionais e assistenciais, para formalizar Termo de Colaboração, disponibilizando à SMDSE, equipe técnico-profissional para a execução de oficinas de Mobilização Social previstas no projeto Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Restinga. A referida equipe deverá ser composta dos seguintes profissionais:

(2)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

a) Coordenação: 01 Coordenador: Possuir experiência em coordenação e/ou gerenciamento de projetos que envolvam ações de mobilização social, desenvolvimento e participação comunitária. Cada oficina, a ser realizada, conforme Termo de Referência Anexo VIII, terá duração de 03 horas de prática e tempo de preparo e relatoria de aproximadamente 06 horas para cada oficina. Totalizando 65 horas para 07 (sete) oficinas. Para esta função, o profissional deverá ter nível superior e comprovar estar inscrito em entidade de sua categoria. Possuir disponibilidade de tempo, conforme cronograma apresentado para as atividades relacionadas às oficinas e demais agendamento a serem realizados. Ter disponibilidade para interagir com a comunidade e iniciativa para resolver problemas e propor ações criativas na área de atuação; estar disponível para desenvolver as atividades da Mobilização, no período de 01(um) mês, conforme cronograma.

b) Monitoria: 01 Monitor: Possuir experiência em projetos que envolvam desenvolvimento, participação comunitária e na facilitação de trabalhos de mobilização social. Atuar como facilitador para o entendimento das propostas de mobilização social. Auxiliar durante as 07 oficinas de mobilização social, no apoio ao Coordenador, conforme descrição de cada oficina no Termo de Referência Anexo VIII, com duração de 03 horas cada e tempo de auxílio ao coordenador para o preparo e relatoria de aproximadamente 06 horas para cada oficina. Totalizando 65 horas para as 07 (sete) oficinas. Para esta função, o profissional deverá comprovar o nível médio. Possuir disponibilidade de tempo, conforme cronograma apresentado para as atividades relacionadas às oficinas e demais agendamento a serem realizados. Ter disponibilidade para interagir com a comunidade e iniciativa para resolver problemas e propor ações criativas na área de atuação; estar disponível para desenvolver as atividades da Mobilização, no período de 01(um) mês, conforme cronograma.

c) Consultoria para intervenção artística: 01 Consultor para Intervenção Artística: Possuir experiência em consultoria para intervenções artísticas em edificações no edifício ou no seu entorno. Planejar e executar 02 (duas) oficinas para intervenção artística no edifício ou seu entorno, sendo 01 (uma) oficina de planejamento com duração de 03 (três) horas e 01 (uma) oficina de execução da intervenção, com duração de 9 horas de trabalho, conforme descrição das oficinas 06 e 07 constantes no Termo de Referência Anexo VIII. Para a função de Consultor para Intervenção Artística, será necessário a apresentação de fotos e/ou outros meios que comprovem experiência em trabalho de consultoria de intervenção artística em edifícios ou seu entorno. Possuir disponibilidade de tempo, conforme cronograma apresentado para as atividades relacionadas às oficinas e demais agendamento a serem realizados. Ter disponibilidade para interagir com a comunidade e iniciativa para resolver problemas e propor ações criativas na área de atuação; estar disponível para desenvolver as atividades da Mobilização, no período de 01 (um) mês, conforme cronograma.

3.2. - As Organizações da Sociedade Civil que pleitearem a parceria deverão ter por finalidade estatutária o atendimento, assessoramento e/ou defesa e garantia de direitos entre outras ações de caráter sócio educacional e assistencial de interesse público, em conformidade com o Art.2º, I, alíneas “a”, “b” ou “c” da Lei Federal nº 13.019/2014, tudo de acordo com item 04 deste Edital.

3.2.1 - Para celebrar a parceria, a Organização da Sociedade Civil deverá ser regida por normas de organização interna, com capacidade técnica e operacional para o desenvolvimento das atividades previstas na parceria e do cumprimento das metas estabelecidas, conforme comprovante previsto no Anexo IX – Proposta de Plano de Trabalho e em obediência ao disposto nos Art.33 a Art.38 da Lei Federal 13.019/2014

(3)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

3.2.2 - A Organização da Sociedade Civil selecionada deverá oferecer os serviços de forma gratuita aos usuários, observados os princípios da Administração Pública, a partir da assinatura do Termo de Colaboração, conforme os serviços estabelecidos no seu Plano de Trabalho, Anexo IX, devendo a OSC indicar ao menos 01 (um) de seus dirigentes que se responsabilizará, de forma solidária, pela execução das atividades e cumprimento das metas pactuadas na parceria.

3.3 - Os profissionais da Equipe Multidisciplinar descritos no item 03 deste Edital, produzirão, ao final de cada uma das oficinas realizadas, Relatório de Oficina contendo a descrição das atividades, seus resultados e computando o número de participantes, de acordo com as assinaturas na lista de presenças e Relatório de Execução das Atividades de Mobilização Social, conforme modelo (Anexo X), documentação obrigatória integrante da Portaria Nº 318, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2016, que regulamenta os procedimentos relativos as atividades de Mobilização Social e Planejamento da Gestão do Programa Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs).

3.4 - Considerando as características do objeto deste Chamamento Público, a execução das atividades poderá implicar deslocamentos dos profissionais dentro do Município de Porto Alegre para a realização de reuniões com os gestores públicos responsáveis pela Mobilização Social.

3.4.1 - Os profissionais da organização social deverão desempenhar as atividades referentes a este Termo de Colaboração, no Bairro Restinga, nas imediações da Praça CEU Restinga, Rua Dr.Arno Horn, nº 211, em horário comercial, aos finais de semana ou à noite, de modo a contemplar os horários em que a comunidade tenha disponibilidade para tal.

4 - DA PARTICIPAÇÃO NO CHAMAMENTO PÚBLICO:

4.1 Poderão participar deste Edital as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com sede no território nacional, assim consideradas aquelas definidas pelo Art. 2º, inciso I, alíneas “a”, “b” ou “c”, da Lei nº 13.019/2014.

4.2 Para participar deste Edital, a OSC deverá declarar, conforme modelo constante no Anexo IV – Declaração de Ciência e Concordância, que está ciente e concorda com as disposições previstas neste Edital e seus anexos, bem como que se responsabiliza pela veracidade e legitimidade das informações e documentos apresentados durante o processo de seleção.

5 - DA ENTREGA DOS ENVELOPES:

5.1 - Interessados em atender ao Edital de Chamamento Público Nº 02/2018 deverão comparecer na Diretoria de Esportes, localizada à Avenida Borges de Medeiros n° 2.713 – Parque Marinha do Brasil, para a entrega de 02 (dois) envelopes lacrados, contendo os documentos do Chamamento Público, na data de 03/10/2018, conforme constante no Cronograma do Edital (Anexo I) às 14 horas.

5.2 O recebimento dos envelopes será devidamente protocolado em 02 (duas) vias, sendo uma delas entregue como comprovante.

(4)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

5.3 O presente Edital estará disponível aos interessados no endereço eletrônico

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smte/default.php?p_secao=1494 a partir da data da publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA).

5.4 - Os envelopes deverão conter externamente a seguinte identificação: a) CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2018

ENVELOPE Nº 1 – FICHA DE INSCRIÇÃO E PLANO DE TRABALHO Nome da proponente e CNPJ

b) CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2018

ENVELOPE Nº 2 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO Nome da proponente e CNPJ

5.5 - O Envelope nº 1 – Ficha de Inscrição e Plano de Trabalho deverá, obrigatoriamente, conter a Ficha de Inscrição (Anexo III – Ficha de Inscrição) e o Plano de Trabalho (Anexo IX – Proposta de Plano de Trabalho), devidamente preenchidos e também todos os requisitos especificados no item 03 do presente Edital.

5.6 - O Envelope nº 2 – Documentos de Habilitação deverá, obrigatoriamente, conter os documentos abaixo:

5.6.1 - Documento detalhando o VALOR DA PROPOSTA, conforme item 11.1, deste Edital;

5.6.2 -Declarações de Idoneidade (ANEXO XI) e de capacidade técnica e operacional (ANEXO XII), assinadas pelo representante da organização da sociedade civil – OSC;

5.6.3 - Cópia do Estatuto registrado em cartório e suas alterações, de acordo com art. 33 da Lei nº 13.019/2014;

5.6.4 - Cópia da ata de eleição do quadro dirigente atual ou documento equivalente, artigo 34, V, da Lei nº 13.019/2014;

5.6.5 - Relação nominal atualizada dos dirigentes da Organização da Sociedade Civil, contendo endereço, número e órgão expedidor da carteira de identidade e CPF, de acordo com o Anexo V – Declaração e Relação dos Dirigentes da Entidade;

5.6.6 - Declaração do representante legal informando que a organização e seus dirigentes não incorrem em qualquer das vedações previstas no Art. 39 da Lei Nacional nº 13.019/2014, no Art. 8º do Decreto Municipal nº 19.775/2017, conforme Anexo VII – Declaração da Não Ocorrência de Impedimentos; 5.6.7 - Declaração da entidade, de próprio punho e assinada por seu representante legal, de que não emprega menores de idade, conforme Anexo VI;

5.6.8 - Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, emitida do sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil, que comprove mínimo um ano de cadastro ativo. Disponível em:

www.receita.fazenda.gov.br

5.6.9 - Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: Disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Certidoes/pessoajuridica.htm

(5)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

5.6.10 - Certidão Negativa quanto à dívida ativa do Município de Porto Alegre. Disponível em:

http://siat.procempa.com.br/siat/ArrSolicitarCertidaoGeralDebTributarios_Internet.do

5.6.11 - Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço CRF/FGTS. Disponível em:

www.caixa.gov.br

5.6.12 - Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT. Disponível em: www.tst.jus.br/certidao

5.6.13 - Declaração Negativa de Doação Eleitoral, conforme a Lei Municipal nº 11.925/2015: Disponível em:

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/dmae/usu_doc/declaracao_negativa_eleitoral.pdf

5.6.14 - Cópia Legível do documento de identidade e o comprovante de endereço do Presidente da entidade; cópia do documento de identidade legível do representante legal, se for o caso;

5.6.15 - Comprovante de endereço da entidade. No caso de empate, vencerá a entidade que comprovar maior tempo de experiência na atuação com o objeto do presente Termo.

5.6.16 - A comprovação de dará através dos documentos apresentados.

5.6.17 - Os documentos devem ser entregues através de cópias autenticadas em cartório ou fotocópias simples, acompanhadas das originais para fins de autenticação pela Comissão de Seleção, exceto as Certidões Negativas de regularidade fiscal e demais cuja autenticidade possa ser verificada na internet, através de código específico.

5.6.18 - Os envelopes que forem entregues fora do prazo estabelecido no Cronograma do Edital (Anexo I) não serão objeto de análise, não sendo permitida a participação de interessados retardatários e em desacordo com o Edital.

5.6.19 - Não serão aceitos escaneamentos e/ou e-mail de nenhum documento. 6 - DOS REPASSES PÚBLICOS:

6.1 - Será repassado à OSC, que vier a celebrar Termo de Colaboração com a Administração Pública, o montante máximo de R$ 15.908,97 (Quinze mil, novecentos e oito reais e noventa e sete centavos), unidade orçamentária: 7302; Projeto Atividade 2381 e vínculo orçamentário 1316, oriundo de repasse do Ministério da Cultura para as atividades de Mobilização Social.

6.2 - A fiscalização da prestação de serviços será realizada por servidores da Prefeitura de Porto Alegre integrantes da Comissão de Monitoramento e Avaliação, denominada Unidade Gestora Local – UGL.

(6)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

6.3 - Os repasses se darão ao final da conclusão das 07(sete) oficinas, exceto os recursos destinados a kits, materiais e divulgação que serão imprescindíveis à realização das atividades e terão seu pagamento realizado no início da vigência do Termo de Parceria:

Tipo despesa

Descrição Natureza aquisição

Un. Valor total do repasse

Serviço Coordenador Repasse MÊS R$ 3.900,00

Serviço Monitor Repasse MÊS R$ 1.950,00

Serviço Consultor artístico Repasse MÊS R$ 1.200,00 Kit 1 Material de apoio à 5 oficinas Repasse - R$ 1.853,69

Kit lanche alimentação Repasse - R$ 2.605,28

Kit 2 Material

para oficinas intervenção artística

Repasse - R$ 3.000,00

Divulgação mídias Repasse - R$ 1.400,00

Total R$ 15.908,97

7 - DA CONTRAPARTIDA

7.1 - Não será exigida contrapartida na forma de recursos financeiros ou na forma de bens e serviços da Organização da Sociedade Civil, em conformidade com o Art. 35, § 1º da Lei 13.019 de 2014 8 - DA EXECUÇÃO DO ATENDIMENTO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

8.1 - O Município de Porto Alegre, representado pela SMDSE, com base na norma vigente, firmará um Termo de Colaboração (Anexo II), para ação conjunta com Organização da Sociedade Civil devidamente habilitada, com vista a realização da Mobilização Social Praça CEU Restinga.

9 - DA FASE DA SELEÇÃO E DO PROCEDIMENTO

9.1 - A Fase de Seleção – Envelope nº 1 observará as seguintes etapas, conforme Cronograma (Anexo I): 9.1.1 - Entrega e abertura no dia 03/10/2018, às 14hs de dois envelopes (Envelope nº 1 – Ficha de Inscrição e Proposta do Plano de Trabalho) e (Envelope nº 2 – Documentos de Habilitação);

(7)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

9.1.2 - No dia, hora e local mencionados no preâmbulo deste Edital, serão abertos, inicialmente, o Envelope nº 1, sendo os documentos rubricados pelos representantes credenciados presentes e pelos membros da Unidade Gestora Local, designados para Comissão de Seleção;

9.1.3 - A Comissão de Seleção mencionada no item 9.1.2, será indica dentre os membros da Unidade Gestora Local - UGL, no máximo de 05 servidores e o mínimo de 03, e publicada no Diário Oficial do Município (DOPA) para atender especificamente a esta finalidade;

9.2 - O Envelope nº 2, devidamente fechado e lacrado, será rubricado pelos membros da Comissão de Seleção e pelos representantes credenciados das entidades presentes, ficando em poder da Comissão, até que seja decidida a etapa competitiva;

9.3 - Da sessão pública para recebimento e abertura do Envelope nº 1, será lavrada ata circunstanciada, que mencionará todas as ocorrências, sendo assinada pelos membros da Comissão de Seleção e pelos representantes credenciados das entidades presentes à sessão;

9. 4 - Depois da hora marcada para recebimento dos envelopes nenhum documento de entidade será recebido pela Comissão de Seleção;

9.5 - Publicação do resultado preliminar de classificação do Envelope nº 1 no Diário Oficial do Município (DOPA), conforme data (10/10/2018) constante no Cronograma-(Anexo I);

9.6 - Os recursos terão prazo de 05 (cinco) dias úteis e deverão ser entregues na Diretoria de Esportes, sito Avenida Borges de Medeiros, 2713, Parque Marinha do Brasil, Porto Alegre, no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h;

9.6.1 - Os recursos serão analisados no prazo de 02 dias úteis (19/10/2018 à 23/10/2018);

9.7 - Será realizada SESSÃO PÚBLICA para Homologação/publicação do resultado definitivo do Envelope nº1 e ABERTURA do Envelope nº2 na data de 24/10/2018, conforme Cronograma – ANEXO I.

10 - A Fase de Seleção – Envelope nº 2 – Documentos de Habilitação observará as etapas do Cronograma (Anexo I).

11 - A Etapa de Habilitação compreenderá a análise dos elementos contidos no Envelope nº 2 das entidades vencedoras da etapa competitiva. Dentre os documentos apresentados, será declarada vencedora a entidade que apresentar o MENOR VALOR em sua PROPOSTA;

11.1 - O valor total ofertado deverá ser acompanhado de discriminação pormenorizada dos valores individuais, incluindo valores brutos e líquidos, com informações das contratações descritas no item 5.6, sejam elas por CLT ou contrato de prestação de serviço ou, se estagiários, bolsas-auxílio;

11.2 - Para o recebimento do repasse descrito no item 06 deste edital, a OSC deverá apresentar os documentos comprobatórios constantes no item 06 do Anexo IX deste Edital, bem como, o respectivo recibo de pagamento à Contribuição Individual (RPCI) e sua cópia do pagamento mensal do INSS e o pagamento mensal da bolsa auxílio, quando for o caso;

(8)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

11.3 - A responsabilidade dos pagamentos acima descritos serão de inteira responsabilidade da OSC, não implicando responsabilidade solidária ou subsidiária a Prefeitura de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), conforme Art. 42, inciso XX da Lei Federal nº 13.019/2014 com redação dada pela Lei Federal nº 13.204/2015;

11.4 - Os custos de quaisquer espécies (pessoal/administrativos, etc.) decorrentes da execução do Termo, serão inteiramente absorvidos pela entidade, não cabendo pleitear-se qualquer espécie de restituição ou indenização ao Município por estas modalidades de despesa;

11.5 - Publicação no Diário Oficial do Município (DOPA) do resultado preliminar da Etapa de Habilitação do Envelope nº 2, constante no Cronograma (Anexo I);

11.6 - Os recursos terão prazo de 05 (cinco) dias úteis e deverão ser entregues na Diretoria de Esportes, sita Avenida Borges de Medeiros, 2713, Parque Marinha do Brasil, Porto Alegre, no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h;

11.7 - Publicação do julgamento dos recursos referente ao Envelope nº 2 e do Resultado Final da Etapa de Habilitação será no Diário Oficial do Município (DOPA) e no endereço eletrônico:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smte/default.php?p_secao=1494 12 - DA CELEBRAÇÃO DA PARCERIA

12.1 - A vigência do Termo de Colaboração será de 01 (um) meses, sem prorrogação;

12.2 - A SMDSE convocará, para firmar o Termo de Colaboração, a OSC que for declarada apta por meio do presente Edital de Chamamento Público, devendo esta manter todas as condições de habilitação vigentes e atualizadas no momento em que for convocada para firmar o Termo de Colaboração, bem como durante todo o período de sua execução.

12.3 - Para a celebração do Termo de Colaboração, a Organização deverá abrir uma conta, obrigatoriamente, na instituição bancária posteriormente indicada pela SMDSE, para recebimento e movimentação apenas dos recursos do Termo de Colaboração, sendo isento ao órgão público qualquer tipo de taxas administrativas e tarifas bancárias.

12.4 - O repasse à OSC se dará na conclusão das 07 oficinas, após a entrega da documentação descrita no item 11.2 do edital, exceto os recursos destinados a kits, materiais e divulgação que serão imprescindíveis à realização das atividades e terão seu pagamento realizado no início da vigência do Termo de Parceria; 13 - DOS REQUISITOS E IMPEDIMENTOS PARA A CELEBRAÇÃO DO TERMO DE COLABORAÇÃO

13.1 - Para a celebração do Termo de Colaboração, a OSC deverá ser regida por normas de organização interna que prevejam expressamente que, em caso de dissolução da entidade, o respectivo Patrimônio Líquido será transferido a outra pessoa jurídica de igual natureza que preencha os requisitos da Lei nº 13.019, de 2014, e cujo objeto social seja, preferencialmente, o mesmo da entidade extinta (Art. 33,

(9)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

caput, inciso III, Lei nº 13.019, de 2014) Estão dispensadas desta exigência as organizações religiosas e as sociedades cooperativas (Art. 33, §§ 2º e 3º, Lei nº 13.019, de 2014);

13.2 - Ficará impedida de celebrar o Termo de Colaboração a OSC que:

13.2.1 - Não esteja regularmente constituída ou, se estrangeira, não esteja autorizada a funcionar no território nacional (Art. 39, caput, inciso I, da Lei nº 13.019, de 2014);

13.2.2 - Esteja omissa no dever de prestar contas de parceria anteriormente celebrada (Art. 39, caput, inciso II, da Lei nº 13.019, de 2014);

13.2.3 - Tenha, em seu quadro de dirigentes, membro de Poder legislativo ou do Ministério Público, ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública federal, estendendo-se a vedação aos respectivos cônjuges, companheiros e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau, exceto em relação às entidades que, por sua própria natureza, sejam constituídas pelas autoridades referidas. Não são considerados membros de Poder os integrantes de conselhos de direitos e de políticas públicas (Art. 39, caput, inciso III e §§ 5º e 6º, da Lei nº 13.019, de 2014);

13.2.4 - Tenha tido as contas rejeitadas pela administração pública nos últimos 5 (cinco) anos, exceto se for sanada a irregularidade que motivou a rejeição e quitados os débitos eventualmente imputados, ou for reconsiderada ou revista a decisão pela rejeição, ou, ainda, a apreciação das contas estiver pendente de decisão sobre recurso com efeito suspensivo (Art. 39, caput, inciso IV, da Lei nº 13.019, de 2014); 13.2.5 - Tenha sido punida, pelo período que durar a penalidade, com suspensão de participação em licitação e impedimento de contratar com a administração, com declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública, com a sanção prevista no inciso II do Art. 73 da Lei nº 13.019, de 2014, ou com a sanção prevista no inciso III do Art. 73 da Lei nº 13.019, de 2014 (Art. 39, caput, inciso V, da Lei nº 13.019, de 2014);

13.2.6 - Tenha tido contas de parceria julgadas irregulares ou rejeitadas por Tribunal ou Conselho de Contas de qualquer esfera da Federação, em decisão irrecorrível, nos últimos 08 (oito) anos (Art. 39, caput, inciso VI, da Lei nº 13.019, de 2014); ou

13.2.7 - Tenha entre seus dirigentes pessoas cujas contas relativas a parcerias tenham sido julgadas irregulares ou rejeitadas por Tribunal ou Conselho de Contas de qualquer esfera da Federação, em decisão irrecorrível, nos últimos 8 (oito) anos; que tenha sido julgada responsável por falta grave e inabilitada para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança, enquanto durar a inabilitação; ou que tenha sido considerada responsável por ato de improbidade, enquanto durarem os prazos estabelecidos nos incisos I, II e III do Art. 12 da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Art. 39, caput, inciso VII, da Lei nº 13.019, de 2014).

14 - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

14.1 - A execução da parceria em desacordo com o Plano de Trabalho, com as normas deste edital, com a Lei nº 13.019/2014 e suas alterações, bem como com o Decreto nº 19.775/2017 pode ensejar a aplicação das seguintes sanções, garantida a prévia defesa:

(10)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

a) Advertência;

b) Suspensão temporária da participação em chamamento público e impedimento de celebrar parceria ou contrato com órgãos e entidades da administração pública municipal, por prazo não superior a dois anos; ou

c) Declaração de inidoneidade para participar em chamamento público ou celebrar parceria ou contrato com órgãos e entidades de todas as esferas de governo.

14.1.1 - É facultada a defesa prévia do interessado antes da aplicação da sanção, no prazo de 10 (dez) dias a contar do recebimento de notificação com essa finalidade.

14.2.2 - A sanção de advertência tem caráter educativo e preventivo e será aplicada quando verificadas irregularidades que não justifiquem a aplicação de penalidade mais severa.

14.2.3 - A sanção de suspensão temporária deverá ser aplicada nos casos em que verificada fraude na celebração, na execução ou na prestação de contas da parceria, quando não se justificar a imposição da penalidade mais severa, considerando a natureza e a gravidade da infração, as peculiaridades do caso concreto, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os danos.

14.2.4 - As sanções de suspensão temporária e de declaração de inidoneidade são de competência exclusiva da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte – SMDSE, de Porto Alegre.

14.2.5 - A aplicação das sanções deve ser precedida de processo administrativo instaurado pela autoridade máxima responsável pela celebração da parceria.

14.2.6 - Da decisão administrativa sancionadora cabe recurso administrativo, no prazo de 10 (dez) dias, contado da data de ciência da decisão, podendo a reabilitação ser requerida após 2 (dois) anos da aplicação da penalidade.

14.2.7 - No caso da sanção de suspensão temporária e de declaração de inidoneidade, o recurso cabível é o pedido de reconsideração.

14.2.8 - O Termo de Colaboração (ANEXO II) poderá ser:

I. Denunciado a qualquer tempo, ficando os partícipes responsáveis somente pelas obrigações e auferindo as vantagens do tempo em que participaram voluntariamente da avença, respeitado o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias de antecedência para a publicidade dessa intenção;

II. Rescindido, independente de prévia notificação ou interpelação judicial ou extrajudicial, nas seguintes hipóteses:

a) Utilização dos recursos em desacordo com o Plano de Trabalho; b) Inadimplemento de quaisquer das cláusulas pactuadas;

(11)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

d) Verificação da ocorrência de qualquer circunstância que enseje a instauração de Tomada de Contas Especial.

III. Este Termo poderá ser rescindido a critério do Município ou por motivo de interesse público, caso a Entidade Beneficiada sofra alguma restrição futura.

IV. A entidade deverá restituir ao Município o saldo eventualmente existente na data de encerramento, denúncia ou rescisão do Termo de Colaboração.

15 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 - A Comissão de Seleção é aquela instituída dentre os membros da Unidade Gestora Local (UGL), conforme Portaria nº 95, de 17 de setembro de 2014, que Regulamenta os procedimentos e as disposições relativas ao acesso, execução e prestação de contas dos recursos destinados às atividades de Mobilização Social e Planejamento da Gestão do Programa Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), instituído pela Portaria Interministerial MP/MinC/ME/MDS/MJ/MTE nº 401, de 9 de setembro de 2010 do Ministério da Cultura.

15.2 - A Unidade Gestora Local (UGL) foi instituída pela publicação de 30/04/2018, no Diário Oficial de Porto Alegre.

15.3 - Será facultado à Unidade Gestora Local – UGL e/ou a Comissão de Seleção promover, em qualquer fase, diligências destinadas a esclarecer ou complementar a instrução do presente Chamamento Público e a aferição dos critérios de habilitação de cada Organização da Sociedade Civil, bem como solicitar aos órgãos competentes a elaboração de pareceres técnicos destinados a fundamentar suas decisões.

15.4 - A instrução do presente Chamamento Público e a aferição dos critérios de habilitação de cada Organização da Sociedade Civil, bem como solicitar aos órgãos competentes a elaboração de pareceres técnicos destinados a fundamentar suas decisões.

15.5 - Os documentos entregues junto aos Envelopes nº 1 e nº 2 não serão devolvidos, qualquer que seja o resultado do Chamamento Público.

15.6 - O Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte – SMDSE poderá revogar o presente Edital de Chamamento, no todo ou em parte, por conveniência administrativa e interesse público, ou por fato superveniente, devidamente justificado, ou anulá-lo, em caso de ilegalidade.

15.7 - A revogação ou anulação do presente Chamamento Público não gera direito à indenização.

15.8 - A Organização da Sociedade Civil habilitada mediante o presente Chamamento Público poderá firmar parceria com o Município de Porto Alegre visando à execução do serviço descrito neste instrumento. 15.9 - A habilitação plena da OSC não implica relação de obrigatoriedade para formalização de parceria, contudo, havendo a celebração da mesma, será obedecida a ordem de classificação.

15.10 - A parceria que vier a ser assinada será publicada, por extrato, no Diário Oficial de Porto Alegre - DOPA.

(12)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE - SMDSE

15.11 - Na aplicação dos recursos públicos serão sempre observados os princípios de moralidade, publicidade, legalidade, impessoalidade e eficiência.

15.12 - Constituem motivos para rescisão ou denúncia do instrumento jurídico a ser firmado, o não cumprimento de qualquer de suas cláusulas e condições, bem como os motivos previstos na Lei Federal nº 13.019/2014, na forma estabelecida em cláusula específica do referido instrumento.

15.13 - As questões não previstas neste Edital serão decididas pela Comissão da Unidade Gestora Local e, caso necessário, por autoridade superior.

15.14 - Integram este Edital, a serem disponibilizados no endereço eletrônico

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smte/default.php?p_secao=1494 os seguintes anexos:  Anexo I – Cronograma do Edital do Chamamento Público nº 02/2018;  Anexo II – Minuta de Termo de Colaboração;

 Anexo III – Ficha de Inscrição;

 Anexo IV – Declaração de Ciência e Concordância;

 Anexo V– Declaração e Relação dos Dirigentes da Entidade;

 Anexo VI – Declaração de que não emprega menores de 18 anos de idade;  Anexo VII - Declaração de Não Ocorrência de Impedimentos.

 Anexo VIII – Termo de Referência

 Anexo IX – Proposta de Plano de Trabalho  Anexo X – Relatório de Atividades

Referências

Documentos relacionados

Rogosin (1996: 45) aponta que, ao contrário do Tema de Deus, que pode ser facilmente reconhecível, o Tema de acordes é, por vezes, difícil de se perceber, devido à sua

A partir da dissertação de mestrado (ZAMBERLAN, 2006) realizada na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN) do hospital universitário de Ribeirão Preto - SP, bem como

Há que destacar o papel da Escola Superior de Teologia São Lou- renço de Brindes (EST) e da Universidade de Caxias do Sul na promoção e divulgação de estudos sobre imigração

O presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de avaliar três sistemas de alimentação, durante o período de acasalamento de outono, e os desempenhos reprodutivo e econômico

O tratamento dos frutos com CaCl 2 reduziu o índice de escurecimento inter- no, conferindo menor atividade das enzimas polifenoloxidase, peroxidase e fenilalanina amônio liase

A aplicação prática dos princípios da filosofia Inamori de administração torna o ambiente harmônico com os valores de ética e desenvolvimento sustentável da marca, que a

4. A resolução é notificada ao cocontratante em causa, por carta registada com aviso de receção, da qual conste a indicação da situação de incumprimento e respetivos fundamentos. A

O SAP2000 fornece os esforços solicitantes nos elementos da estrutura, para as combinações no Estado Limite Último inseridas manualmente pelo usuário no programa,