• Nenhum resultado encontrado

As sete virtudes do lider amoroso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As sete virtudes do lider amoroso"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

As sete virtudes do lider amoroso

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

1 Coríntios 13:1-13

Nas próximas páginas, encontraremos uma adaptação sintética da excelente obra do Padre João Carlos Almeida (Joãozinho), SCJ, editado pela Ed. Canção Nova. De fato, as características apresentadas pelo sacerdote são fundamentadas em um item primordial, melhor, numa característica e personalidade que todo líder deve ter e assumir em sua ação: o Amor. Desta maneira, ele aponta sete virtudes que o líder deve expressar em sua missão. Portanto, entendemos que são pistas para identificarmos como anda nossa capacidade de liderar e estar à frente de outras pessoas. Deste modo, seguiremos as características conforme se apresenta na obra: Líder comunicativo, confiante, solidário, paciente, discreto, honesto e resiliente.

(2)

Haverá também alguns testes para que você faça uma autoavaliação de como está sua liderança.

De qualquer modo, esperamos que este fragmento possa inspirar o aprofundamento deste tema e a busca de novas informações para progredir no serviço e construção do Reino.

1. A liderança e sua comunicação.

Um dos grandes problemas de nossos tempos, por mais que tenhamos a alta tecnologia é a comunicação. Avançamos muito em termos tecnológicos, porém grande parte dos problemas que ocorrem nas empresas, família e principalmente na ação pastoral é a falta de comunicação ou falha no entendimento no que se quer comunicar.

A forma de como se comunica e o modo também interferem no convívio e vida pastoral entre o líder e a aqueles que estão sob sua responsabilidade. O líder arrogante imagina que sabe tudo sobre o seu grupo ou movimento. Estar sempre, disposto a dar uma resposta. Tem dificuldade de fazer questionamentos. Monopoliza o tempo das reuniões com discursos chatos e intermináveis. É orgulhoso. Julga que já sabe tudo e não tem motivo para aprender mais.

Já o líder amoroso é humilde. Está disposto a aprender sempre mais. Tem o hábito de perguntar e pesquisar sobre o assunto. A humildade é principio de sua sabedoria. Sempre está disposto a ouvir. Ele conhece seu grupo. Sabe das dificuldades de cada um. Observa e compreende. Ele tem “ o faro” para identificar quem pode auxiliar em tarefas específicas e que admite não ter o domínio.

O líder comunicativo escuta coisas até que não dizem. Tem intuição. Muitas vezes a mensagem mais importante é a escondida.

Portanto necessário para uma boa comunicação: o olhar, o tom de voz e atenção. É necessário tem humor. Quem sorri atinge dez vezes mais o seu interlocutor.

(3)

Teste sua comunicação:

Sempre às vezes Raramente Nunca Total

1.Você faz perguntas? 10 8 4 0

2. Ouve respostas atentamente? 10 8 4 0

3. Repete a resposta do teu interlocutor com suas palavras?

10 8 4 0

4. Procura as pessoas? 8 6 2 0

5. Você se interessa em aprender outros idiomas?

8 6 2 0

6. Você mede o grau de satisfação de seus clientes?

8 6 2 0

7. Você já fez pesquisa de mercado?

8 6 2 0

8. Você tem sucesso em seus pedidos?

6 4 2 0

9. Faz encontros e cursos para se atualizar?

6 4 2 0

10. Você lê, livros, jornais ou revistas?

6 4 2 0

Total Geral *********** ************* ********** ************

2. A liderança e sua confiança

A liderança confiante é aquela que alça voos que podem levá-los a enxergar fatos, ocorrências e momentos que permitem realizar o profetismo. Por isso, o líder confiante acredita em sua visão e exercita o seu olhar. Antes os ouvidos são a melhor forma de estabelecer e ser um bom líder. A visão lhe capacita e estende sua missão. Para tanto, se faz necessário subir ao cume da Montanha. Jesus antes de tomar alguma decisão, se distanciava. Ficava no Monte.

Nós precisamos também de exercer essa experiência. Para isso, como tem estado sua presença no monte? Tem descansado ou esta fatigado com sua ação de liderança?

(4)

Teste seu grau de confiança

Sempre às vezes Raramente Nunca Total

1.Você vê oportunidades que outros não veem?

10 8 4 0

2. Consegue transmitir sua visão em palavras e ações?

10 8 4 0

3. É perseverante em perseguir as metas que visualizou?

10 8 4 0

4. As pessoas geralmente seguem você em suas intuições?

8 6 2 0

5. Você acredita que é possível concretizar seus sonhos?

8 6 2 0

6. Utiliza os meios científicos para medir probabilidades e tendências?

8 6 2 0

7. Você costuma assumir riscos? 8 6 2 0

8. Você tem iniciativas inéditas? 6 4 2 0

9. Confia nas pessoas a quem delega tarefas?

6 4 2 0

10. Você pratica a meditação com alguma regularidade?

6 4 2 0

Total Geral *********** ************* ********** ************

3. A liderança solidária.

O líder amoroso é alguém que sabe cuidar. Ele cultiva as pessoas, os relacionamentos, as flores, os ambientes, os pássaros, jardins, ao mundo e principalmente a si próprio. O líder solidário é cuidadoso. Zela por todos ao seu redor. Diferente do ídolo rancoroso. Que dispersa e lança suas frustrações e limitações em cima dos que estão te ajudando.

O líder solidário jamais é solitário. Ele considera todos como ‘irmãos’. Ele sonha com um mundo diferente, onde em sua gestão há a prioridade da cooperação. Sabe que não é super homem e nem mulher maravilha.

(5)

Teste da solidariedade.

Sempre às vezes Raramente Nunca Total

1.Você costuma pedir ajuda as pessoas?

10 8 4 0

2. Aceita seus limites com naturalidade?

10 8 4 0

3. Você é solidário concretamente com algum necessitado e saberia dizer seu nome?

10 8 4 0

4. Costuma cultivar jardins, flores e hortas?

8 6 2 0

5. Cultiva amizades? 8 6 2 0

6. Já participou de alguma ação ecológica?

8 6 2 0

7. Sua pastoral/movimento considera ser responsável pela situação social?

8 6 2 0

8. Você sente solidão? 6 4 2 0

9. Fica irritado diante dos rancorosos e ou invejosos?

6 4 2 0

10. Participa de alguma O.N.G 6 4 2 0

Total Geral *********** ************* ********** ************

4. O líder paciente

É alguém que desenvolveu a habilidade fundamental de fazer a coisa certa, na hora certa e do jeito certo. Ele possui o senso da oportunidade. Não é precipitado ou apressado. Não precisa provar nada para ninguém. Sabe perder pequenas oportunidades para ganhar momentos maiores. Sua virtude é a esperança. Seus projetos não são realizados ou pensados, a curto prazo, e sim a longo prazo.

5. O líder discreto

Em meio a tanta exposição que vemos ultimamente, na TV, redes sociais, publicidade e até mesmo em alguns eventos que realizamos o líder amoroso possui uma qualidade, melhor uma virtude que é ser discreto. Discrição não tem nada haver com timidez ou introversão.

O líder discreto se coloca sempre por trás dos feitos, eventos ou conclusão de uma meta ou objetivo. Exerce o “poder” da fala em momento oportuno. Ele sabe aproveitar o momento para descansar. Isso mesmo, o líder também

(6)

descansa. Repousa, renova as energias. Sabe preservar sua privacidade e família.

6 e 7 O líder honesto e resiliente

Estas duas características completam e complementam as características do líder amoroso. Aqui a honestidade está em assumir todo esse processo e perceber com as autoavaliações o que posso e devo melhorar.

A resiliência está na capacidade de superar e não perder o foco de seu objetivo após algo trágico ou difícil, muitas vezes traumático, no processo de exercer a liderança e prosseguir em sua caminhada.

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação