• Nenhum resultado encontrado

Como implementar um sistema de Energia Solar em casa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como implementar um sistema de Energia Solar em casa"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Como

implementar

um sistema de

Energia Solar

em casa

(2)

Fundada em maio de 1946 por um grupo de funcionários do Banrisul, a Banricoop é pioneira no cooperativismo de crédito mútuo urbano no Brasil. Hoje, possui cerca de

8 mil cooperados, grupo composto por funcionários

ativos e aposentados do conglomerado econômico do

Banrisul, além de seus familiares diretos.

SOBRE O

AUTOR

Banricoop, a primeira cooperativa

(3)

Para você, cooperado, que já considerou aproveitar o sol para economizar na conta de luz e preservar o meio ambiente.

ESTE

EBOOK É

(4)

Sumário

5

6

10

14

15

16

17

Introdução

O que é energia solar Energia solar no Brasil

Financiamento CrediEnergia Sustentável Convênio PROINST

Outros Convênios Conclusão

Quais são os empecilhos Como assim?

Como posso participar?

11

11

13

(5)

Este ebook foi criado para esclarecer o funcionamento do sistema de geração de energia elétrica a partir da energia solar, seus benefícios para a sociedade e o meio ambiente, bem como apresentar possibilidades reais de instalação

(6)

6

Qualquer tipo de energia proveniente do sol pode ser chamada de energia solar. Isto é, a energia hidrelétrica, eólica ou biomassa, por exemplo, dependem de alguma forma do sol para existir, logo, são energia solares.

Entretanto, a energia solar que será abordada neste ebook é àquela proveniente da obtenção direta de

energia do sol, seja por aproveitamento do calor gerado

pela sua radiação, ou ainda, convertendo-a diretamente em energia elétrica por meio de materiais termoelétricos e fotovoltaicos, chamados popularmente de placas solares.

O que é

(7)

Além de ecologicamente correta e não poluente, este tipo de energia solar gera redução significativa dos

gastos com a conta de luz e é vista como a grande matriz sustentável pela maioria dos países do mundo, conforme estudo da International Energy Agency’s Trends in

Photovoltaic Applications (IEA).

DESCONTO NA FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA CONSUMO CAPTAÇÃO COMPARTI-LHAMENTO

Todos os meses em que houver sobra de energia, você recebe transferência de créditos e reduz sua conta de luz, ou pode transferi-los para outra conta desde que seja na mesma concessionária.

Toda energia gerada e não utilizada para seu próprio consumo pode ser devolvida à rede pública

gerando créditos para abatimento de contas futuras num prazo de até 60 meses.

A energia gerada é utilizada para seu próprio consumo. Você gera energia na

sua residência ou em outro local através da instalação dos painéis de captação de energia solar.

(8)

8

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Energia solar valoriza sua residência. Quem não gostaria de morar em uma casa com energia solar onde a conta de luz praticamente não existe?

SUSTENTABILIDADE

Energia solar residencial é SUSTENTABILIDADE. Você se torna um exemplo de compromisso com o meio ambiente e com a sua comunidade local.

SILÊNCIO

Ao contrário dos geradores a combustível, energia solar não faz barulho.

SIMPLICIDADE

Em apenas 1 dia você instala energia solar na sua casa.

REDUÇÃO DE DESPESAS

Com geração de energia solar residencial você reduz o valor da conta de luz e não se preocupa mais com o aumento das tarifas de energia durante 25 anos no mínimo.

RETORNO

Dependendo do seu consumo, você recupera o valor investido entre 5 e 7 anos.

Vantagens da

Energia Solar

(9)

Além disso, segundo comunicado da Agência

Internacional de Energia Renovável (IRENA) ao portal Terra, o setor criou mais de 500.000 oportunidades de trabalho em todo o mundo em 2017, um aumento de 5,3% em relação a 2016. Países como China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão foram elegidos como os maiores empregadores do mercado de energia renovável no mundo e representam mais de 70% de

todos os empregos no setor globalmente.

Isto é, além de oferecer a possibilidade de aproveitar a energia solar para diminuir os gastos mensais e preservar o meio ambiente, o setor de energia solar beneficia

a população de forma direta através da geração de emprego. Por esses motivos, diversas famílias estão investindo neste tipo de instalação em suas casas, bem como as empresas estão investindo em fazendas de painéis fotovoltaicos.

Falando em painéis fotovoltaicos, a China, conhecida pela produção massiva de energia suja, se tornou recentemente a maior fabricante de painéis solares do mundo, e ultrapassou a Alemanha na capacidade instalada de geração: 130 gigawatts, o equivalente a 80% de toda a matriz elétrica brasileira.

(10)

10

No Brasil, são mais de três mil horas de sol por ano. Poucos países no mundo atingem a marca. E a média nacional de irradiação diária fica em torno de oito, o que garante possibilidades altamente favoráveis à geração de energia solar.

A partir deste cenário, você imagina que o Brasil lidera o setor de energia renovável. No entanto, a realidade é diferente. De acordo com a Agência Nacional de

Energia Elétrica (Aneel), até 2016 haviam somente 4.955 instalações deste tipo no País. Segundo informações da revista Exame, estima-se que o Brasil esteja 15 anos atrasado em comparação com outros países como China e Estados Unidos.

Energia Solar

no Brasil

(11)

Um dos empecilhos no Brasil ainda é o alto custo para a instalação de painéis solares, mas em

residências o investimento pode ser recuperado em aproximadamente cinco anos, por meio da redução na conta de energia elétrica, prevê a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar). Além disso, ainda é

possível ficar com crédito na conta de luz.

A microgeração de energia foi regulamentada em

2012, por uma resolução da própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um painel solar instalado pode ser conectado à rede elétrica. Assim, quando o consumidor não está precisando usar a energia – por exemplo, num dia ensolarado em que a residência esteja vazia –, o que foi gerado para a rede pública e o consumidor ganha créditos, como se estivesse “vendendo” energia. Esse crédito tem validade de 60 meses.

Quais são os

empecilhos?

(12)

12

Não entendeu? Em síntese, a microgeração de

energia funciona assim: a energia gerada pelo sistema alimenta a rede doméstica e seu excedente é injetado na rede pública de concessionárias como a CEEE, AES Sul etc. Isso quer dizer que toda a potência produzida é abatida na conta de luz e o que é gerado a mais, e não foi utilizado pelo cliente, vira crédito.

Lajeado/RS - Aquecedor Solar

(13)

Em 2015, três anos depois de seu lançamento, essa resolução foi atualizada, permitindo a geração também em condomínios. Outra possibilidade é dividir a

energia gerada com mais de um local, como a sua casa na praia ou com a residência de um familiar, bastando a concessionária dos imóveis ser a mesma.

De olho nos resultados positivos que isso pode trazer para seu bolso e para a preservação dos recursos naturais do planeta, a Banricoop criou a linha de

crédito CrediEnergia Sustentável, e firmou convênio com a PROINST ,uma das maiores empresas de Energia Solar do estado, além das parcerias com Studioeffi e

Alternative Energy. Portanto, você, cooperado Banricoop,

possui a possibilidade de realizar um financiamento

especial para adquirir e implantar estes sistemas em casa. Se interessou? Então, faça uma simulação no aplicativo Banricoop Mobile (download para Android e iOS)

e surpreenda-se. Ou envie sua conta de luz para

atendimento@banricoop.coop.br. A Banricoop fará um estudo gratuito da sua necessidade.

Como posso

participar?

(14)

14

Além dos convênios com a PROINST, STUDIOEFFI e Alternative Energy, o novo CrediEnergia Sustentável

disponibiliza um financiamento especial para adquirir e implantar equipamentos para geração de energia a partir de fontes renováveis e não poluentes em casa.

Entre as vantagens, estão prazos flexíveis em até 100 vezes, taxas competitivas, uma burocracia reduzida, atendimento personalizado e agilidade na liberação do crédito. Além disso, através do prazo do financiamento (até 100 meses), a prestação poderá ficar menor que a conta de luz, fato que comprova a atratividade do financiamento.

Financiamento

CrediEnergia

(15)

Convênio

PROINST

A Proinst nasceu em 2002, por iniciativas de dois en-genheiros eletricistas, para atender uma demanda latente do mercado: Projetos de Energia Solar, Elétri-cos, Ar Condicionado, Hidrossanitários, PPCI e Estru-turais.

Especializada em engenharia elétrica e projetos

complementares, está há 17 anos no mercado ofere-cendo assessoria qualificada na concepção e execu-ção de projetos.

Vantagens do Convênio: valor abaixo de mercado para aquisição de sistema de geração de energia elétrica sustentável.

(16)

A Studioeffi é uma empresa gaúcha que oferece soluções em eficiência energética, desenvolvendo projetos e serviços para geração de energia solar, eólica e iluminação LED para aplicações residenciais, industriais e comerciais.

Convênio

Studioeffi

16

A cooperativa também tem convênio com a empresa Alternative Energy, que oferece soluções em eficiência energética, desenvolvendo projetos e serviços para geração de energia solar, eólica e iluminação LED em locais residenciais, industriais e comerciais.

Convênio

Alternative

Energy

(17)

Nos encaminhe sua conta de energia, faremos um orçamento da instalação do sistema. Com esta solução, você vai direcionar o recurso que você paga para a concessionária de energia para um

sistema próprio e, assim, não será mais impactado por aumentos surpreendentes de energia.

Fontes: Exame, Terra, Energia Heliotérmica e Blog da Banricoop.

(18)

Telefone: 0800 703 06 86 / 51 3216-1500 E-mail: ouvidoria@banricoop.coop.br Endereço: Praça da Alfândega, 12 - Sala 301 CEP 90010-150 - Bairro Centro

Porto Alegre, RS - Brasil

Referências

Documentos relacionados

• Application Architecture: definir os tipos de aplicações necessários para processar os dados e suportar o negócio. • As aplicações devem ser descritas como grupos lógicos

Um outro olhar sobre o Barreiro: “nossa casa, nossa gente”. Another look about Barreiro — project developed by area of Geography and by the students of the 3 rd cycle with support

6.2.1 A avaliação socioeconômica visa priorizar as (os) candidatas (os) cujos os perfis socioeconômicos mais se adequam aos estudantes que o Galt Vestibulares

Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem Qualitativo Saúde da Família Saúde da Criança mazzas@ufpr.br 1 início

O aumento nos custos com amortizações no semestre e trimestre findos em 30 de Junho de 2009 face aos mesmos períodos do ano anterior reflecte essencialmente: (1) os impactos

Tanto em sua paisagem física como em sua paisagem humana, o Mediterrâneo encruzilhada, o Mediterrâneo heteróclito apresenta-se em nossas lembranças como uma imagem coerente, como

Indo além de questões teóricas sobre adaptação, Barroso tem como foco os processo criativos e de adaptação da obra de Gus Van Sant, mais especificamente em seu

Orgânica do Município de Monte Belo do Sul, assinale a alternativa INCORRETA sobre os bens municipais. A) São bens municipais todos os imóveis, móveis e que se