• Nenhum resultado encontrado

Micro2Pos NA2 JGLR EscSocial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Micro2Pos NA2 JGLR EscSocial"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Microeconomia 2 – P´

os-Gradua¸c˜

ao – 2/2019

Notas de Aula 2 – Escolha Social

Prof. Jos´

e Guilherme de Lara Resende

Departamento de Economia, Universidade de Bras´ılia

1

Escolha Social

1.1

Introdu¸

ao

A teoria da Escolha Social lida com o problema de agregar preferˆencias individuais em uma preferˆencia social. Ela analisa a quest˜ao de como um grupo ou uma sociedade decide coleti-vamente. Normalmente essa decis˜ao ´e por meio de uma regra de agrega¸c˜ao das preferˆencias ou escolhas individuais. ´E desej´avel que essa regra satisfa¸ca certos crit´erios de car´ater nor-mativo. Por exemplo, podemos exigir que a regra de escolha social seja tal que se todos em uma sociedade preferem a alternativa x `a alternativa y, ent˜ao a regra social resulte sempre em x prefer´ıvel a y (crit´erio de unanimidade de Pareto). O principal resultado deste t´opico ´e o Teorema de Impossibilidade de Arrow.

Defini¸c˜oes:

• Alternativa: descri¸c˜ao completa de um estado social; • X: conjunto finito de alternativas, todas excludentes; • I: tamanho do grupo ou sociedade (n´umero de indiv´ıduos); • Preferˆencias individuais (denotadas ou por Ri ou por 

i) completas e transitivas sobre o

conjunto de alternativas;

• Grupo (ou conjunto) de preferˆencias: lista das preferˆencias de todos os indiv´ıduos do grupo.

Defini¸c˜ao: Preferˆencia Social. Uma rela¸c˜ao de preferˆencia social S (ou RS) ´e uma rela¸c˜ao

bin´aria sobre X. Representamos por S (ou PS) e ∼S (ou IS) as rela¸c˜oes de preferˆencia estrita

e indiferen¸ca derivadas de S, respectivamente.

Relembrando a nota¸c˜ao de preferˆencias, temos que: 1) x S y: (a alternativa) x ´e socialmente

t˜ao boa quanto y; 2) x S y: (a alternativa) x ´e socialmente melhor que y; e 3) x ∼S y: (a

alternativa) x ´e socialmente indiferente a y.

Sabemos que axiomas sobre preferˆencias consistem em hip´oteses sobre o comportamento in-div´ıdual e cada axioma tem um significado preciso. Vamos supor que a preferˆencia i de todo

indiv´ıduo i satisfaz os axiomas de completeza e de transitividade.

Defini¸c˜ao: Regra de Escolha Social (RES). Uma regra de escolha social (ou mecanismo de decis˜ao social ) f ´e uma fun¸c˜ao que associa cada grupo de preferˆencias individuais a uma preferˆencia social. Logo:

(2)

1.2

Caso de Duas Alternativas: Teorema de May

Vamos seguir May (1952). Suponha apenas duas alternativas: x e y. Para cada indiv´ıduo i podemos ter trˆes casos apenas, x Piy, x Iiy e y Pix. Ent˜ao, cada indiv´ıduo pode ser descrito pela regra Di, onde:

Di = 1 se x Piy Di = 0 se y Iix Di = −1 se y Pix

Seja o conjunto U = {−1, 0, 1}. No caso de apenas duas alternativas, a regra de escolha social f pode ser definida como uma fun¸c˜ao com dom´ınio no produto cartesiano UI e contradom´ınio

U (f : UI → U ), de modo a associar cada grupo de preferˆencias individuais (D1, D2, . . . , DI)

`

a escolha social DS, de acordo com o que a regra f especificar: U × U × U × · · · × U

| {z }

I indiv´ıduos)

7→

f U

Exemplo: Vota¸c˜ao Majorit´aria. Seja αi ≥ 0, para todo i = 1, . . . , I, um sistema de pesos.

Definimos f como: f (D1, . . . , DI) = sign I X i=1 αiDi ! ,

onde sign : R → R ´e a fun¸c˜ao definida por sign(a) = 1 se a > 0, sign(a) = 0 se a = 0 e sign(a) = −1 se a < 0. Se αi = 1 para todo i, f representa a regra de vota¸c˜ao majorit´aria:

f (D1, . . . , DI) = sign I X i=1 Di ! .

Observe que para a regra de vota¸c˜ao majorit´aria vale que:

f (D1, . . . , DI) = 1 ⇔ #(i : xPiy) > #(i : yPix) f (D1, . . . , DI) = 0 ⇔ #(i : xPiy) = #(i : yPix) f (D1, . . . , DI) = −1 ⇔ #(i : xPiy) < #(i : yPix) ,

em que #(i : xPiy) denota o n´umero de pessoas que preferem estritamente x a y e #(i : yPix)

denota o n´umero de pessoas que preferem estritamente y a x.

Vamos discutir propriedades que podem ser impostas sobre a fun¸c˜ao f de bem-estar social. Cada propriedade tem um significado intuitivo de car´ater normativo. Por exemplo, o crit´erio Paretiano abaixo ´e simples e ´e razo´avel exigir que uma regra de escolha social o satisfa¸ca. Defini¸c˜ao: Crit´erio Paretiano (Unanimidade). f (·) satisfaz o crit´erio Paretiano se f (1, . . . , 1) = 1 e f (−1, . . . , −1) = −1.

O crit´erio Paretiano apenas exige que no caso em que todos na sociedade preferem estritamente a mesma alternativa, a preferˆencia social tamb´em ir´a preferir estritamente esta alternativa. A regra ditadorial, definida no exemplo abaixo, satisfaz esse crit´erio.

Exemplo: Defina f por f (D1, . . . , DI) = Dh. O indiv´ıduo h ´e chamado ditador, pois a sua

preferˆencia determina a escolha social (αi = 0, ∀i 6= h, αh = 1, no exemplo anterior). Observe

(3)

May (1952) elaborou 4 condi¸c˜oes que uma regra de escolha social f deve satisfazer quando existem apenas duas alternativas. Abaixo apresentamos essas condi¸c˜oes formalmente. ´E fun-damental entender o conte´udo econˆomico de cada condi¸c˜ao.

Condi¸c˜ao 1: Decisiva. A regra de escolha social f ´e bem definida e assume um ´unico valor para todo elemento de UI.

Condi¸c˜ao 2: Simetria ou Anonimato. f (D1, . . . , DI) = f (Dπ(1), . . . , Dπ(I)), onde π :

{1, . . . , I} → {1, . . . , I} ´e uma permuta¸c˜ao dos indiv´ıduos (π ´e uma bije¸c˜ao).

Condi¸c˜ao 3: Neutralidade entre as Alternativas. f ´e uma fun¸c˜ao ´ımpar: f (D1, . . . , DI) =

−f (−D1, . . . , −DI).

Condi¸c˜ao 4: Resposta Positiva. Se D = f (D1, . . . , DI) ≥ 0 e ˜Di = Di para todo i 6= i 0, e

˜

Di0 > Di0, ent˜ao f ( ˜D1, . . . , ˜DI) = 1.

Teorema de May (May, 1952). A regra de escolha social f ´e de vota¸c˜ao majorit´aria se, e somente se, for decisiva, sim´etrica, neutra entre as alternativas e de resposta positiva.

Observe que o Teorema de May n˜ao s´o garante que a regra de vota¸c˜ao majorit´aria ´e decisiva, igualit´aria, neutra entre as alternativas e de resposta positiva (parte mais f´acil de verificar), mas tamb´em que se uma regra de decis˜ao ´e decisiva, igualit´aria, neutra entre as alternativas e de resposta positiva, ent˜ao ela necessariamente ´e a regra de vota¸c˜ao majorit´aria (parte mais dif´ıcil de verificar). Logo, o Teorema de May constitui uma caracteriza¸c˜ao completa da regra de vota¸c˜ao majorit´aria.

O lema abaixo ´e fundamental para a prova do Teorema de May. Essencialmente, o lema diz que podemos descrever regras de agrega¸c˜ao que satisfazem a propriedade de simetria por meio do total de pessoas que preferem a alternativa x vis-`a-vis ao total de pessoas que preferem a alternativa y.

Lema. Sejam X(D1, . . . , DI) = #{i | Di = 1} e Y (D1, . . . , DI) = #{i | Di = −1}. A

propriedade de simetria implica a existˆencia de uma fun¸c˜ao G(X, Y ) tal que f pode ser escrita como f (D1, . . . , DI) = G(X(D1, . . . , DI), Y (D1, . . . , DI))

Ideia da Prova do Teorema de May:

Passo 1) Usar o Lema e a propriedade de neutralidade entre as alternativas para mostrar que para um grupo qualquer de preferˆencias (D1, . . . , DI) tal que X(D1, . . . , DI) =

Y (D1, . . . , DI), ent˜ao f (D1, . . . , DI) = 0.

Passo 2) Usar parte 1), simetria e resposta positiva a fim de mostrar que para um grupo qualquer de preferˆencias (D1, . . . , DI) tal que X(D1, . . . , DI) > Y (D1, . . . , DI), ent˜ao

f (D1, . . . , DI) = 1.

(4)

1.3

Paradoxo de Condorcet

No caso de apenas duas alternativas, o requerimento de a regra social ser transitiva n˜ao ´e relevante. Se tivermos trˆes ou mais alternativas, transitividade passa a ser importante. O requisito de transitividade exige uma coerˆencia na escolha social que nem sempre ser´a satisfeita, mesmo que todas as preferˆencias individuais sejam completas e transitivas.

Vamos estender a regra de vota¸c˜ao majorit´aria vista acima do seguinte modo. A regra de vota¸c˜ao majorit´aria aos pares estabelece que todos os pares poss´ıveis de alternativas s˜ao postos em vota¸c˜ao, um par por vez. Em cada rodada, o vencedor da vota¸c˜ao ser´a a alternativa socialmente prefer´ıvel. Logo, se colocarmos em vota¸c˜ao as alternativas x vs y, se x tiver mais votos, ent˜ao x S y. Se tiverem o mesmo n´umero de votos, x ∼S y. E se y tiver mais votos,

y S x.

Defini¸c˜ao: Vencedor de Condorcet. Dizemos que uma alternativa ´e um vencedor de Condorcet se ela ganhar de todas as outras alternativas na vota¸c˜ao majorit´aria aos pares. Se existir algum vencedor de Condorcet, ´e f´acil mostrar que ele ser´a ´unico. Portanto, pode existir no m´aximo um vencedor de Condorcet. O exemplo abaixo mostra uma situa¸c˜ao em que n˜ao apenas n˜ao existe vencedor de Condorcet, mas tamb´em em que a preferˆencia social n˜ao ´e transitiva.

Considere o seguinte exemplo bem simples, com apenas trˆes alternativas, x, y e z, e trˆes indiv´ıduos, 1, 2 e 3. As preferˆencias dos trˆes indiv´ıduos est˜ao resumidas na tabela abaixo:

Posi¸c˜ao Indiv´ıduo 1 Indiv´ıduo 2 Indiv´ıduo 3

Primeira x y z

Segunda y z x

Terceira z x y

Existem trˆes combina¸c˜oes de pares para a vota¸c˜oes majorit´aria, que levam aos resultados abaixo: x vs y ⇒ x S y y vs z ⇒ y S z x vs z ⇒ z S x    ⇒ x S y, y S z, z S x | {z } Sn˜ao ´e transitiva!

Ou seja, mesmo que todas as preferˆencias individuais sejam transitivas, pode ocorrer que a regra de escolha social leve essas preferˆencias individuais a uma preferˆencia social intransitiva. Para o grupo de preferˆencias acima, n˜ao existe um vencedor de Condorcet. Regras de escolha social que levem a preferˆencias socias n˜ao transitivas podem trazer problemas de manipula¸c˜ao de agenda, como discutiremos a seguir.

Suponha que a regra de escolha social ´e tal que, no caso de trˆes alternativas x, y e z, se a agenda de vota¸c˜ao for (x, y, z), ent˜ao primeiro vota-se x vs y, e depois vota-se o vencedor dessa primeira vota¸c˜ao contra z. Podemos ter trˆes agendas de vota¸c˜ao diferentes, levando aos resultados abaixo para o caso das preferˆencias apresentadas na tabela acima:

(x, y, z) : x vs y ⇒ x ganha, x vs z ⇒ z ganha (y, z, x) : y vs z ⇒ y ganha, y vs x ⇒ x ganha (z, x, y) : z vs x ⇒ z ganha, z vs y ⇒ y ganha

Logo, para o grupo de preferˆencias descrito acima, quem define a agenda de vota¸c˜oes define a alternativa vencedora.

(5)

Observe que o exemplo acima exige que as preferˆencias dos indiv´ıduos sejam de conhecimento de todos. Isso possibilita vota¸c˜ao estrat´egica, em que n˜ao ´e mais do interesse de um ou mais eleitores revelar corretamente as suas verdadeiras preferˆencias, votando na sua alternativa preferida.

Por exemplo, suponha que o indiv´ıduo 1 define a agenda de vota¸c˜ao. Ele decide implementar a agenda (y, z, x), que leva a escolha de x, sua alternativa preferida. Essa ´e a pior alternativa para o indiv´ıduo 2. Se este decidir na primeira rodada de vota¸c˜ao, entre y e z, votar em z, z passa a ser escolhido em vez de y. Na segunda rodada de vota¸c˜ao, a alternativa x ser´a preterida e z ser´a escolhida. Logo, o indiv´ıduo 2, ao revelar incorretamente a sua preferˆencia, consegue afetar o resultado e fazer com que a sua segunda melhor alternativa, z, seja escolhida no lugar da sua terceira melhor alternativa, x.

Logicamente, a an´alise se complica: os outros eleitores podem tamb´em decidir votar estra-tegicamente, n˜ao revelando corretamente suas preferˆencias. Nesse caso, devemos analisar o problema de vota¸c˜ao como um jogo e procurar equil´ıbrios de Nash. Observe que a discuss˜ao acima mostra que a situa¸c˜ao em que o indiv´ıduo 1 define a agenda (y, z, x) e todos votam de acordo com suas preferˆencias verdadeiras n˜ao ´e um equil´ıbrio de Nash (mais especificamente, vimos que o indiv´ıduo 2 revelar corretamente sua preferˆencia n˜ao ´e a melhor resposta quando os eleitores 1 e 3 revelam suas preferˆencias verdadeiras).

N˜ao vamos nos aprofundar mais na quest˜ao de comportamento estrat´egico agora. O ponto principal que desejamos enfatizar ´e o de que, em situa¸c˜oes onde existam trˆes ou mais alternati-vas, a regra de vota¸c˜ao majorit´aria aos pares pode associar preferˆencias sociais n˜ao transitivas a determinados conjuntos de preferˆencias individuais que s˜ao todas completas e transitivas. Essas situa¸c˜oes podem gerar problemas como manipula¸c˜ao de agenda e vota¸c˜ao estrat´egica. Vamos investigar se existe alguma regra de escolha social que n˜ao incorra nesses problemas e satisfa¸ca certas propriedades, como levar sempre a preferˆencias sociais completas e transitivas. O Teorema de Arrow responde essa quest˜ao.

(6)

2

Teorema de Arrow

2.1

Condi¸

oes

O Teorema de Arrow (Arrow, 1951) verifica a existˆencia de uma regra de escolha social que agregue as preferˆencias individuais de “modo satisfat´orio”. As condi¸c˜oes do Teorema de Arrow s˜ao exigˆencias de car´ater normativo sobre a regra de escolha social f que gera a decis˜ao do grupo analisado, S= f (1, . . . , N). Note que f associa a cada grupo de preferˆencias individuais

uma preferˆencia social. Os pressupostos do Teorema de Arrow s˜ao discutidos abaixo.

Dom´ınio Irrestrito (ou Universal). O dom´ınio de f inclui todas as combina¸c˜oes poss´ıveis de preferˆencias sobre o espa¸co de alternativas X.

Essa condi¸c˜ao imp˜oe sobre a regra social f a capacidade de associar qualquer grupo de pre-ferˆencias individuais a uma preferˆencia social. Portanto, o mecanismo de escolha social deve ser v´alido para qualquer o grupo de preferˆencias individuais considerado.

Princ´ıpio Fraco de Pareto. Para qualquer par de alternativas x e y tal que x i y para

todo indiv´ıduo i, ent˜ao x S y.

Essa condi¸c˜ao imp˜oe um crit´erio de unanimidade na regra de escolha social. Podemos definir outros criterios de unanimidade (por exemplo, com preferˆencias fracas).

N˜ao-Ditadorial. N˜ao existe indiv´ıduo h tal que se x h y ent˜ao x S y, quaisquer que sejam

as preferˆencias dos outros indiv´ıduos que n˜ao h.

Essa condi¸c˜ao elimina a possibilidade de um ditador na sociedade. Isso n˜ao exclui o fato de que a escolha social coincida, para um certo grupo de preferˆencias, com a ordena¸c˜ao de algum ou de alguns indiv´ıduos.

Independˆencia das Alternativas Irrelevantes (IAI). Sejam dois conjuntos de preferˆencias individuais (1, . . . , I) e ( ˜1, . . . , ˜I), que s˜ao levados pela regra de escolha social f `as

pre-ferˆencias sociais S= f (1, . . . , I) e ˜S = f ( ˜1, . . . , ˜I) e sejam x e y duas alternativas

quaisquer em X. Se cada indiv´ıduo ordena x versus y em i do mesmo modo que ordena x

versus y em ˜i ent˜ao o ordenamento social de x versus y ser´a o mesmo em S e em ˜S.

A IAI ´e a mais sutil das condi¸c˜oes do Teorema de Arrow. Ela imp˜oe `a regra de escolha social a propriedade de que o ordenamento entre duas alternativas dependa apenas dessas duas alternativas, e que n˜ao seja afetado por nenhuma outra alternativa diferente de x e y. Vamos discutir um exemplo para deixar essa condi¸c˜ao mais clara.

Mecanismo de Escolha de Borda. A regra de escolha social de contagem de Borda pode tomar diversas formas. O mecanismo de contagem de Borda consiste em cada indiv´ıduo i reportar a sua preferˆencia, como numa vota¸c˜ao em lista. Da´ı associamos um n´umero ci(x) para

a alternativa x para cada alternativa x ∈ X e para cada indiv´ıduo i. Calculamos a pontua¸c˜ao de Borda c(x) para a alternativa x como:

c(x) =

I

X

i=1

ci(x)

(7)

Por exemplo, suponha que ci(x) = n, onde n ´e a posi¸c˜ao de preferˆencia de x para i. Por

exemplo, se c1(x) = 2, ent˜ao x ´e a segunda alternativa preferida do indiv´ıduo 1. Vamos supor

por enquanto que os indiv´ıduos ordenam todas as alternativas de modo estrito, para simplificar a exposi¸c˜ao. Neste caso, a regra de escolha da contagem de Borda ´e definida por:

x S y ⇔ c(x) = I X i=1 ci(x) ≤ I X i=1 ci(y) = c(y) ´

E poss´ıvel mostrar que regras de escolha social do tipo contagem de Borda: • Levam sempre a preferˆencias sociais completas e transitivas;

• S˜ao de dom´ınio irrestrito (podemos lidar com empates facilmente); • Satisfazem o princ´ıpio fraco de Pareto,

• N˜ao s˜ao ditadoriais.

Por´em, a contagem de Borda n˜ao satisfaz o crit´erio de independˆencia das alternativas irrele-vantes, pois o ordenamento social de duas alternativas pode depender do posicionamento de outras alternativas, como o exemplo a seguir ilustra.

Exemplo: Suponha dois indiv´ıduos, 1 e 2, e trˆes alternativas, x, y e z. Considere duas poss´ıveis situa¸c˜oes para as preferˆencias dos dois indiv´ıduos:

Situa¸c˜ao A: x 1 z 1 y ⇒ c1(x) = 1, c1(y) = 3 y 2 x 2 z ⇒ c2(x) = 2, c2(y) = 1  ⇒ x S y Situa¸c˜ao B: x 1 y 1 z ⇒ c1(x) = 1, c1(y) = 2 y 2 z 2 x ⇒ c2(x) = 3, c2(y) = 1  ⇒ y S x

Nas duas situa¸c˜oes, os ordenamentos individuais entre x e y s˜ao os mesmos. Por´em, o mecanismo de Borda resulta em ordenamentos sociais entre x e y distintos, devido `a presen¸ca da alternativa z. Logo, z n˜ao ´e sempre irrelevante quando definimos o ordenamento social de x e y segundo a regra de escolha social de contagem de Borda. Isso significa que essa regra n˜ao satisfaz a hip´otese de independˆencia das alternativas irrelevantes.

Arrow (1951) mostrou que o fato de a contagem de Borda n˜ao satisfazer IAI n˜ao ´e por acaso. O Teorema de Arrow prova que quando existem trˆes ou mais alternativas, n˜ao existe nenhuma regra de escolha social que leve sempre a ordenamentos sociais completos e transitivos e que satisfa¸ca as condi¸c˜oes elencadas acima.

Ent˜ao, supondo trˆes ou mais alternativas, como ´e poss´ıvel mostrar que o mecanismo de Borda leva sempre a preferˆencias completas e transitivas, ´e de dom´ınio universal, satisfaz o princ´ıpio fraco de Pareto e n˜ao ´e ditadorial, o Teorema de Arrow implica que esse mecanismo n˜ao pode satisfazer a condi¸c˜ao de independˆencia das alternativas irrelevantes.

(8)

2.2

Teorema de Arrow

Teorema da Impossibilidade de Arrow (Th. 6.1). Se existem pelo menos trˆes alternativas em X, ent˜ao n˜ao existe fun¸c˜ao de bem-estar social f que resulte sempre em uma preferˆencia social completa e transitiva e tal que satisfa¸ca as condi¸c˜oes dom´ınio irrestrito, princ´ıpio fraco de Pareto e independˆencia das alternativas irrelevantes e que seja n˜ao-ditadorial.

Corol´ario. Se existem pelo menos trˆes alternativas em X, ent˜ao a ´unica fun¸c˜ao de bem-estar social f que resulta sempre em uma preferˆencia social completa e transitiva e que satisfaz as condi¸c˜oes de dom´ınio universal, princ´ıpio Pareto fraco e independˆencia das alternativas irrelevantes ´e a regra ditadorial.

A Demonstra¸c˜ao do Teorema de Arrow pode ser feita de diversos modos. Geanakoplos (2005) apresenta trˆes provas simples para o Teorema. Vamos primeiro mostrar a prova cl´assica feita por Arrow (1951). Para isso, precisamos definir o seguinte conceito:

Defini¸c˜ao: Conjunto Decisivo. Dada a fun¸c˜ao de escolha social f , dizemos que o conjunto de agentes S ⊂ I ´e:

1. Decisivo em x sobre y se para todo i ∈ S, x i y e para todo j 6∈ S, y j x, ent˜ao x S y.

2. Decisivo se para todo x, y em X, S ´e decisivo em x sobre y.

3. Completamente Decisivo em x sobre y se para todo i ∈ S, x i y ent˜ao x S y.

A ideia da demonstra¸c˜ao cl´assica de Arrow consiste em mostrar o “cont´agio” da “propriedade de decis˜ao”, para ent˜ao mostrar que o menor grupo completamente decisivo ´e de tamanho um (ditador). Esta demonstra¸c˜ao pode ser dividida nos seguintes passos:

Passo 1: Se para algum par x, y ∈ X, S ⊂ I ´e decisivo em x sobre y, ent˜ao, para qualquer alternativa z 6= x, S ´e decisivo em x sobre z. Similarmente, para toda alternativa z 6= y, S ´e decisivo em z sobre y.

Passo 2: Se para algum par x, y ∈ X, S ´e decisivo em x sobre y e z ´e uma terceira alternativa qualquer, ent˜ao S ´e decisivo em z sobre w e em w sobre z, onde w ∈ X ´e tal que w 6= z. Passo 3: Se para algum par x, y ∈ X, S ⊂ I ´e decisivo em x sobre y, ent˜ao S ´e decisivo. Passo 4: Se S ⊂ I e T ⊂ I s˜ao decisivos, ent˜ao S ∩ T ´e decisivo.

Passo 5: Para qualquer S ⊂ I, ou S ´e decisivo ou I \ S ´e decisivo. Passo 6: Se S ⊂ I ´e decisivo e S ⊂ T , ent˜ao T tamb´em ´e decisivo.

Passo 7: Se S ⊂ I ´e decisivo e #S > 1, ent˜ao existe ˆS ⊂ S, ˆS 6= S, tal que ˆS ´e decisivo. Passo 8: Existe um h ∈ I tal que S = {h} ´e decisivo.

Passo 9: Se S ⊂ I ´e decisivo, ent˜ao para todo par x, y ∈ X, S ´e completamente decisivo em x sobre y.

(9)

2.3

Prova Gr´

afica do Teorema de Arrow

Vamos agora discutir a prova gr´afica do Teorema de Arrow feita no livro-texto e baseada em Blackorby, Donaldson, and Weymark (1984). Suponha que X ⊂ RK, K ≥ 1, ´e um conjunto convexo n˜ao-vazio e n˜ao-unit´ario e que para cada preferˆencia individual Riexista uma utilidade

ui : X → R cont´ınua que a representa.

Observe que abandonamos a hip´otese de dom´ınio irrestrito (por exemplo, se K ≥ 2, preferˆencias lexicogr´aficas sobre X foram descartadas). Queremos agregar essas utilidades individuais em uma fun¸c˜ao de bem-estar social f , que mapeia um conjunto de utilidades individuais u(·) = (u1(·), . . . , uI(·)) em uma utilidade social cont´ınua (note que isto tamb´em consiste em uma

exigˆencia mais forte do que uma preferˆencia social completa e transitiva). Denotamos por U o conjunto das fun¸c˜oes de utilidade cont´ınuas definidas em X:

U = {u | u : X → R ´e fun¸c˜ao de utilidade cont´ınua} . Portanto, queremos encontrar f :Q

i∈IU → U tal que para cada vetor de fun¸c˜oes de utilidades

individuais (u1(·), . . . , uI(·)), obtemos uma fun¸c˜ao de utilidade social:

fu(·) = [f (u1(·), . . . , uI(·))](·) ,

onde as condi¸c˜oes do Teorema de Arrow s˜ao satisfeitas. Observe que a utilidade social em x, [f (u1(·), . . . , uI(·))](x) pode depender de toda utilidade ui(·) de cada indiv´ıduo i, e n˜ao apenas

da utilidade ui(x) que i atribui `a alternativa x. Ou seja, f (u1(·), . . . , uI(·)) ´e uma utilidade

social e [f (u1(·), . . . , uI(·))](x) ´e a utilidade social atribu´ıda `a alternativa x. Para simplificar

a nota¸c˜ao, denote por fu a utilidade social f (u1(·), . . . , uI(·)) e por fu(x) a utilidade social

[f (u1(·), . . . , uI(·))](x) atribu´ıda `a alternativa x ∈ X.

Como uma utilidade ´e ´unica a menos de transforma¸c˜oes crescentes, vamos impor que f satisfa¸ca a seguinte propriedade de invariˆancia: sejam ψi : R → R, i = 1, . . . , I fun¸c˜oes estritamente crescentes e cont´ınuas. Ent˜ao:

fu(x) ≥ fu(y) se, e somente se, fψ◦u(x) ≥ fψ◦u(y) , (1)

onde ψ ◦ u = (ψ1◦ u1, . . . , ψI◦ uI) (consideramos ψi cont´ınua para que a utilidade ψi◦ ui seja

cont´ınua para todo indiv´ıduo i).

As condi¸c˜oes do Teorema de Arrow s˜ao facilmente adaptadas para esta situa¸c˜ao:

• Dom´ınio “irrestrito”: o dom´ınio de f ´e qualquer conjunto de fun¸c˜oes de utilidade cont´ınuas; • Princ´ıpio Fraco de Pareto: se ui(x) > ui(y) para todo i, ent˜ao f

u(x) > fu(y);

• N˜ao ditadorial: n˜ao existe indiv´ıduo h tal que fu = uh

• Independˆencia das Alternativas Irrelevantes: a compara¸c˜ao entre fu(x) e fu(y) depende

(10)

Considere a seguinte restri¸c˜ao adicional sobre f :

Princ´ıpio de Indiferen¸ca de Pareto (PI). Se ui(x) = ui(y) para todo i = 1, . . . , I, ent˜ao

fu(x) = fu(y).

Teorema (Sen, 1970). Se a fun¸c˜ao de utilidade social fu, induzida por f como:

fu(x) = [f (u1(·), . . . , uI(·))](x) ,

´

e cont´ınua e satisfaz as condi¸c˜oes de dom´ınio “irrestrito”, princ´ıpio fraco de Pareto, inde-pendˆencia das alternativas irrelevantes e o princ´ıpio de indiferen¸ca de Pareto, ent˜ao existe uma fun¸c˜ao W : RI → R cont´ınua e estritamente crescente tal que para todo x, y ∈ X, e todo

conjunto de utilidades cont´ınuas u(·) = (u1(·), . . . , uI(·)), temos que:

fu(x) ≥ fu(y) se, e somente se, W (u1(x), . . . , uI(x)) ≥ W (u1(y), . . . , uI(y)) (2)

A propriedade de invariˆancia (1) de f implica que W tamb´em satisfaz uma propriedade similar de invariˆancia:

Se W (u1(x), . . . , uI(x)) ≥ W (u1(y), . . . , uI(y)) , ent˜ao:

W ((ψ1 ◦ u1)(x), . . . , (ψI◦ uI)(x)) ≥ W ((ψ1 ◦ u1)(y), . . . , (ψI◦ uI)(y)), para qualquer conjunto de fun¸c˜oes ψi : R → R cont´ınuas e estritamente crescentes ∀ i.

Vamos discutir a prova gr´afica do Teorema de Arrow, supondo apenas dois indiv´ıduos. Vamos caracterizar as curvas de indiferen¸ca da fun¸c˜ao de utilidade social W , que satisfaz as hip´oteses do Teorema de Arrow. Considere um ponto ¯u = (¯u1, ¯u2) qualquer em R2

++. Este ponto divide

o quadrante positivo em quatro sub-quadrantes (que n˜ao incluem as fronteiras, denotadas em linhas tracejadas na figura), como ilustra a figura abaixo.

6 -u2 u1 s¯u I II III IV

Princ´ıpio fraco de Pareto: ¯

uP u, ∀u em III; e uP ¯u, ∀u em I

(11)

O princ´ıpio fraco de Pareto implica que a utilidade social atribu´ıda `as utilidades no sub-quadrante I s˜ao maiores do que W (¯u) e que a utilidade social atribu´ıda `as utilidades no sub-quadrante III s˜ao menores do que W (¯u). Portanto, a curva de indiferen¸ca que passa pelo ponto ¯u deve estar contida ou nos sub-quadrantes II e IV ou nas fronteiras dos sub-quadrantes. Considere agora um ponto arbitr´ario ˜u no sub-quadrante II.

6 -u2 su¯ I II III IV su˜ sˆu Trˆes casos poss´ıveis: W (¯u) > W (˜u), W (¯u) = W (˜u), e W (¯u) < W (˜u).

Suponha que W (¯u) < W (˜u). Como W ´e invariante a qualquer transforma¸c˜ao estritamente crescente e cont´ınua das utilidades. Considere (ψ1, ψ2) cont´ınuas e estritamente crescente tais

que:

ψ1(¯u1) = ¯u1 e ψ2(¯u2) = ¯u2

Como ˜u est´a no sub-quadrante II, ˜u1 < ¯u1 e ˜u2 > ¯u2. Como ψi ´e estritamente crescente, para

i = 1, 2, ent˜ao:

˜

v1 = ψ1(˜u1) < ψ1(¯u1) = ¯u1 ˜

v2 = ψ2(˜u2) > ψ2(¯u2) = ¯u2

ou seja, ˜v necessariamente est´a no segundo quadrante tamb´em. Como temos flexibilidade total na escolha das fun¸c˜oes ψi, qualquer ponto ˜u no segundo quadrante deve ser ordenado da mesma forma com rela¸c˜ao a ¯u. Racioc´ınio similar vale para os outros dois casos tamb´em, em que W (¯u) > W (˜u) e em que W (¯u) = W (˜u). Finalmente, observe que o ´ultimo caso, W (¯u) = W (˜u), n˜ao pode ocorrer, pois se W (¯u) = W (˜u), ent˜ao todos os pontos no segundo sub-quadrante seriam socialmente indiferentes entre si, mas se considerarmos ˆu no sub-quadrante II, com ˆu  ˜u, ent˜ao o princ´ıpio fraco de Pareto implica que W (ˆu) > W (˜u) (ver figura acima). Portanto, temos que ou W (¯u) > W (˜u) ou W (¯u) < W (˜u), para todo ˜u na regi˜ao II. Vamos denotar o primeiro caso por W (¯u) > W (II) e o segundo, por W (¯u) < W (II).

(12)

Finalmente, podemos mostrar que:

1. Se W (¯u) < W (II), ent˜ao necessariamente W (¯u) > W (IV). 2. Se W (¯u) > W (II), ent˜ao necessariamente W (¯u) < W (IV).

Suponha que W (¯u) < W (II) (o segundo caso ´e an´alogo). Considere as seguintes fun¸c˜oes ψ = (ψ1, ψ2) cont´ınuas e estritamente crescente:

ψ1(u1) = u1+ 1 e ψ2(u2) = u2− 1 aplicadas `as utilidades (¯u1, ¯u2):

ψ1(¯u1) = ¯u1+ 1 e ψ2(¯u2) = ¯u2− 1 e `as utilidades (¯u1− 1, ¯u2+ 1):

ψ1(¯u1− 1) = ¯u1 e ψ2(¯u2+ 1) = ¯u2

Como (¯u1− 1, ¯u2+ 1) est´a no sub-quadrante II, W (¯u1, ¯u2) < W (¯u1− 1, ¯u2+ 1). A propriedade

de invariˆancia implica que W (ψ1(¯u1), ψ2(¯u2)) < W (ψ1(¯u1− 1), ψ2u2+ 1)), ou seja, que W (¯u1+

1, ¯u2− 1) < W (¯u1, ¯u2). Observe que o par de utilidades (¯u1 + 1, ¯u2 − 1) est´a contido no

sub-quadrante IV. Por um argumento similar ao feito acima, podemos concluir que a propriedade de invariˆancia implica que W (¯u) > W (IV).

Logo,

ou 1) W (IV) < W (¯u) < W (II) ou 2) W (II) < W (¯u) < W (IV) .

No primeiro caso, temos que as curvas de indiferen¸ca social s˜ao retas horizontais passando por ¯u. Logo, o indiv´ıduo 2 ´e o ditador: W (u1, u2) = u2. No segundo caso, temos que as

curvas de indiferen¸ca social s˜ao retas verticais passando por ¯u. Logo, o indiv´ıduo 1 ´e o ditador: W (u1, u2) = u1.

(13)

2.4

Teorema do Eleitor Mediano

O Teorema de Arrow possui uma conclus˜ao negativa: ´e imposs´ıvel esperar que uma sociedade se comporte com a mesma coerˆencia que podemos esperar de um indiv´ıduo racional (no sentido de preferˆencias completas e transitivas). Esse problema de coerˆencia mostra que detalhes ins-titucionais e procedimentos do processo pol´ıtico s˜ao importantes. Ou seja, tomadas de decis˜oes em grupo podem gerar resultados arbitr´arios e manipula¸c˜ao. O processo instituticional pode ser uma restri¸c˜ao a esses problemas.

Diversos autores da ´area de ciˆencia pol´ıtica incorporaram o resultado de Arrow em suas an´alises (por exemplo, ver Shepsle and Boncheck (1995); Austen-Smith and Banks (1996)). Al´em disso, estes autores passaram a utilizar ferramentas como teoria dos jogos para auxiliar essas an´alises. Vamos agora discutir relaxamentos nas condi¸c˜oes do Teorema de Arrow que levam a algum resultado menos negativo.

Exemplo 1: Relaxar a Hip´otese de Transitividade. Podemos relaxar a hip´otese de transitividade e exigir apenas que a preferˆencia seja apenas quase-transitiva ou apenas ac´ıclica:

(i) R ´e quase-transitiva se a preferˆencia social estrita S induzida por S ´e transitiva. (ii) R ´e ac´ıclica se possui um elemento maximal em todo subconjunto n˜ao-vazio X0 ⊂ X (ie,

se {x ∈ X0 | x S y ∀ y ∈ X0} 6= ∅, para todo X0 ⊂ X n˜ao-vazio).

´

E poss´ıvel mostrar que uma preferˆencia quase-transitiva ´e ac´ıclica, mas que o inverso n˜ao vale em geral. Sen (1970) desenvolve modelos em que a preferˆencia social satisfaz um desses dois requerimentos no lugar de transitividade.

Exemplo 2: Relaxar a Hip´otese de Dom´ınio Irrestrito. preferˆencias de pico ´unico: existe algum modo de ordenar as alternativas em um espa¸co unidimensional tal que todas as preferˆencias tˆem pico ´unico nesta dimens˜ao.

Qu˜ao prov´avel ´e ocorrer o paradoxo de Condorcet em uma sociedade com trˆes indiv´ıduos e trˆes alternativas? Supondo apenas preferˆencias estritas, temos 216 (6 × 6 × 6) sociedades poss´ıveis. Dessas, 12 apresentam o paradoxo de Condorcet (pouco mais de 5% das vezes). Se as preferˆencias forem de pico ´unico, o Teorema do Eleitor Mediano (ou Teorema de Black ) (Black, 1948) garante que a alternativa preferida do eleitor mediano ´e um vencedor de Condorcet (n˜ao ´

e derrotada por nenhuma outra alternativa numa vota¸c˜ao majorit´aria aos pares).

Suponha que exista uma ordem linear (ou ordem parcial completa) ≥ em X, ou seja, uma rela¸c˜ao bin´aria ≥ que satisfaz as propriedades de reflexividade, completeza, transitividade e antissimetria (se x i y e y i x ent˜ao x = y).

Defini¸c˜ao: Preferˆencias de Pico ´Unico. A preferˆencia i ´e de pico ´unico com rela¸c˜ao `a

ordem linear ≥ em X se existe alguma alternativa xi com a propriedade de que i ´e crescente

com respeito a ≥ em {y ∈ X | xi ≥ y} e decrescente com respeito a ≥ em {y ∈ X | y ≥ xi},

(14)

Vamos ent˜ao restringir o dom´ınio das preferˆencias consideradas e admitir apenas preferˆencias de pico ´unico (e sem rela¸c˜oes de indiferen¸ca). Observe que as preferˆencias dispostas no paradoxo de Condorcet n˜ao s˜ao de pico ´unico.

Defini¸c˜ao: Eleitor Mediano. O agente h ´e o eleitor mediano para o conjunto de preferˆencias individuais (R1, R2, . . . , RI) se: #{i ∈ I | xi ≥ xh} ≥ I 2 e #{i ∈ I | xh ≥ xi} ≥ I 2.

Proposi¸c˜ao. Suponha que ≥ ´e uma ordem linear em X e considere o conjunto de preferˆencias individuais (R1, R2, . . . , RI) de pico ´unico com respeito a ≥ e seja h o eleitor mediano desse

conjunto. Ent˜ao a alternativa preferida do eleitor mediano ´e um vencedor de Condorcet em X (n˜ao ´e derrotada por nenhuma outra alternativa numa vota¸c˜ao majorit´aria aos pares): xhRx,

para todo x ∈ X.

Teorema do Eleitor Mediano (ou Teorema de Black (1948)). Suponha que o n´umero de agentes ´e ´ımpar e que ≥ ´e uma ordem linear em X. Ent˜ao vota¸c˜ao majorit´aria aos pares define uma FBES que leva sempre a preferˆencias sociais completas e transitivas quando consideramos apenas preferˆencias individuais de pico ´unico.

Al´em disso, neste caso, n˜ao h´a incentivos para representa¸c˜ao incorreta das preferˆencias, com o objetivo de manipular o resultado.

(15)

3

Mensurabilidade e Compara¸

ao

3.1

Hip´

oteses sobre a Racionalidade Individual

O Teorema de Arrow sup˜oe que as utilidades individuais s˜ao apenas medidas ordinais de bem-estar e que utilidades de indiv´ıduos diferentes n˜ao s˜ao compar´aveis. Podemos relaxar esta ´

ultima hip´otese, supondo que utilidades de indiv´ıduos diferentes s˜ao compar´aveis. Podemos tamb´em relaxar estas duas hip´oteses conjuntamente, supondo que utilidades possuam sentido cardinal e que incrementos nas utilidades possam ser comparados entre indiv´ıduos. Outras hip´oteses e combina¸c˜oes de hip´oteses podem ser feitas. Hammond (1976); D’Aspremont and Gevers (1977); Roberts (1980); Sen (1984) constituem referˆencias b´asicas dessa linha de pes-quisa. Observe que abandonamos ent˜ao a ideia de que utilidades individuais fornecem apenas informa¸c˜ao sobre a ordena¸c˜ao das alternativas.

Defini¸c˜ao 6.2: Mensurabilidade, Compara¸c˜ao e Invariˆancia. Dizemos que: 1. A fun¸c˜ao de bem-estar social f ´e invariante no n´ıvel de utilidade (ULI) se:

fu(x) ≥ fu(y) ⇔ fψ◦u(x) ≥ fψ◦u(y),

para qualquer ψ = (ψ, ψ, . . . , ψ), onde ψ ´e crescente.

2. A fun¸c˜ao de bem-estar social f ´e invariante para diferen¸cas de utilidade (UDI) se: fu(x) ≥ fu(y) ⇔ fψ◦u(x) ≥ fψ◦u(y),

para qualquer ψ = (ψ1, ψ2, . . . , ψI), onde ψi = ai+ bui, b > 0, ai ∈ R, ∀ i.

A hip´otese 1 permite compara¸c˜oes entre utilidades, pois assumimos ψ igual para todos os indiv´ıduos. A hip´otese 2 permite a valora¸c˜ao de incrementos em cada utilidade individual e a compara¸c˜ao desses incrementos entre utilidades diferentes.

Vamos supor que X ⊂ Rk ´e um conjunto convexo n˜ao-vazio e n˜ao-unit´ario. Vamos considerar apenas FBES que satisfazem U, WP, IIA (welfarism) e PI (strict welfarism, se adicionarmos PI `a welfarism). Vimos ent˜ao que vale o Teorema de Sen visto acima:

Teorema (Sen, 1970). Se a fun¸c˜ao de utilidade social fu, induzida por f como:

fu(x) = [f (u1(·), . . . , uI(·))](x) ,

´

e cont´ınua e f satisfaz as condi¸c˜oes de dom´ınio universal, princ´ıpio fraco de Pareto, inde-pendˆencia das alternativas irrelevantes e o princ´ıpio de indiferen¸ca de Pareto, ent˜ao existe uma fun¸c˜ao W : RI → R cont´ınua e estritamente crescente tal que para todo x, y ∈ X, e todo

conjunto de utilidades cont´ınuas u = (u1, . . . , uI), temos que:

(16)

Defini¸c˜ao 6.3: Hip´oteses ´Eticas. Considere as seguintes propriedades sobre a fun¸c˜ao W : Anonimato (A): Seja u = (u1, . . . , uI) um grupo de utilidades qualquer. A fun¸c˜ao de

bem-estar social W satisfaz a propriedade de anonimato se W (u1, . . . , uI) = W (uπ(1), . . . , uπ(I)),

onde π : {1, . . . , I} → {1, . . . , I} ´e uma permuta¸c˜ao (π ´e uma bije¸c˜ao).

Crit´erio de Igualdade de Hammond (HE): Sejam ¯u = (¯u1, . . . , ¯uI) e ˜u = (˜u1, . . . , ˜uI)

dois grupos de utilidades quaisquer onde ¯uk = ˜ukpara todo k 6= i, j. Se ¯ui < ˜ui < ˜uj < ¯uj,

ent˜ao W (¯u1, . . . , ¯uI) ≤ W (˜u1, . . . , ˜uI).

A propriedade de anonimato imp˜oe que a identidade do indiv´ıduo n˜ao tenha influˆencia sobre W , ou seja, que todas as pessoas sejam tratadas do mesmo modo. O crit´erio de igualdade de Hammond diz que dispers˜ao nas utilidades (ou seja, desigualdade com rela¸c˜ao ao bem-estar dos indiv´ıduos) diminui o bem-estar social.

3.2

Resultados

Teorema 6.2: FBES Rawlsiana. Uma fun¸c˜ao de bem-estar social W cont´ınua e estri-tamente crescente satisfaz o crit´erio de igualdade de Hammond se, e somente se, W (u) = min{u1, . . . , uI}. Mais ainda, W satisfaz a propriedade de anonimato e ´e invariante no n´ıvel de utilidade.

O Teorema 6.2 caracteriza totalmente a fun¸c˜ao de bem-estar Rawlsiana (formalizado por Hammond (1976), elaborado por Rawls (1971)). Mostrar que essa fun¸c˜ao de bem-estar sa-tisfaz as hip´oteses do teorema ´e f´acil.

Teorema 6.3: FBES Utilitarista. Uma fun¸c˜ao de bem-estar social W cont´ınua e estrita-mente crescente satisfaz a propriedade de anonimato e ´e invariante para diferen¸cas de utilidade se, e somente se, pode tomar a forma utilitarista, em que W (u) = u1+ · · · + uI.

Se anonimato n˜ao for requerido, ent˜ao existem n´umeros ai ≥ 0, i = 1, . . . , I, com algum aj > 0,

tais que W (u) = a1u1+ · · · + aIuI.

Quanto maior a possibilidade de mensura¸c˜ao das utilidades individuais e de compara¸c˜ao de utilidades de indiv´ıduos diferentes, maior a flexibilidade de fun¸c˜oes de bem-estar social. Por exemplo, se assumirmos que a FBES f ´e invariante apenas por transforma¸c˜oes afins crescen-tes iguais, do tipo ψi = bui, b > 0, para todo i, ent˜ao dizemos que f ´e invariante a mudan¸cas

percentuais (UPI ) nas utilidades individuais. As FBES Rawlsiana e Utilitarista satisfazem esse crit´erio. Mais ainda, as curvas de indiferen¸ca social neste caso devem ser negativamente inclinadas e radialmente paralelas. Isso significa que a FBES f ´e homot´etica.

Se adicionarmos convexidade e separabilidade forte (as TMSs entre duas utilidades quaisquer independem das utilidades de outros indiv´ıduos) `as hip´oteses WP e A, ent˜ao a fun¸c˜ao de bem-estar social deve ser do tipo CES:

W (u1, . . . , uI) = (u1)ρ+ · · · + (uI)ρ1/ρ , 0 6= ρ < 1 ,

onde σ = 1/1−ρ, a elasticidade de substitui¸ao entre utilidades, mede a preferˆencia social por

(17)

4

Justi¸

ca

4.1

Harsanyi e Rawls

O que ´e um crit´erio de decis˜ao social justo? Duas posi¸c˜oes, formalizadas a partir de uma discuss˜ao filos´ofica antiga, tomando como base uma “posi¸c˜ao original”:

1. Harsanyi (1953, 1955, 1975) (“principle of insufficient reason”): probabilidade igual de vir a ser qualquer pessoa da sociedade. Gera uma fun¸c˜ao de bem-estar social do tipo Utilitarista.

2. Rawls (1971) (“v´eu de ignorˆancia”): gera a fun¸c˜ao de bem-estar Rawlsiana.

Arrow (1973) argumenta que a fun¸c˜ao de utilidade Rawlsiano ´e um caso particular do caso mais geral em que os indiv´ıduos, em sua posi¸c˜ao original, s˜ao infinitamente avessos ao risco. Para notar isto, basta lembrar que a FBES Rawlsiana ´e um caso particular da FBES do tipo CES, em que o grau de avers˜ao `a incerteza dos agentes ´e infinito.

(18)

5

O Teorema de Gibbard-Satterthwaite

Assumimos que as preferˆencias s˜ao observ´aveis ou que cada indiv´ıduo revela a sua preferˆencia verdadeira. Por´em, devemos considerar que as pessoas podem agir estrategicamente, de modo a n˜ao revelarem corretamente as suas preferˆencias, caso isso seja do seu interesse.

Vamos assumir que o conjunto de alternativas X ´e finito e que vale a hip´otese de dom´ınio irrestrito das preferˆencias individuais.

Defini¸c˜ao: Fun¸c˜ao de Escolha Social (FES). Para cada conjunto de preferˆencias individu-ais R = (R1, R2, . . . , RI), c(R) ∈ X denota a escolha da sociedade. Vamos supor que a imagem

de c ´e X (ou seja, para todo x ∈ X, existe um conjunto de preferˆencias R = (R1, R2, . . . , RI) tal que c(R) = x).

Defini¸c˜ao 6.4: FES Ditadorial. A fun¸c˜ao de escolha social c(·) ´e ditadorial se existe um indiv´ıduo i tal que sempre que c(R1, . . . , RI) = x, ent˜ao xRiy para todo y ∈ X.

Vamos denotar por R−ias preferˆencias de todos os indiv´ıduos da sociedade, menos o indiv´ıduo i. Fixe R−ie observe que se existirem x, y ∈ X distintos tais que c(Ri, R−i) = x e c( ˜Ri, R−i) = y,

i pode afetar a escolha social: se reportar Ri, a escolha social ´e x; se reportar ˜Ri, ´e y. Queremos evitar que a fun¸c˜ao de escolha social seja a prova de revela¸c˜oes incorretas de preferˆencias. Vamos denotar por (R1, R2, . . . , RI) as preferˆencias verdadeiras do grupo.

Defini¸c˜ao 6.5: FES Imune a Comportamento Estrat´egico. A fun¸c˜ao de escolha social c(·) ´e imune a comportamento estrat´egico (ICE) se para todo indiv´ıduo i e para todo par Ri e ˜Ri de preferˆencias, e para todo conjunto de preferˆencias R−i dos outros jogadores, se c(Ri, R−i

) = x e c( ˜Ri, R−i

) = y, ent˜ao xRiy.

A defini¸c˜ao acima garante que se a FES ´e imune a comportamento estrat´egico, ent˜ao todos os indiv´ıduos ir˜ao sempre declarar suas preferˆencias verdadeiras, j´a que nunca haver´a qualquer ganho em report´a-las de modo incorreto.

Queremos saber que FES s˜ao imunes a comportamento estrat´egico. O Teorema de Gibbard-Satterthwaite (Gibbard (1973); Gibbard-Satterthwaite (1975)) responde essa quest˜ao e mostra que so-mente a FES ditadorial satisfaz esse crit´erio.

Teorema 6.4 (Teorema de Gibbard-Satterthwaite). Se existem pelos menos trˆes alter-nativas, ent˜ao toda fun¸c˜ao de escolha social imune a comportamento estrat´egico ´e ditadorial. Para demonstrarmos o Teorema de Gibbard-Satterthwaite, usaremos as duas defini¸c˜oes abaixo (vamos seguir a prova feita por Reny (2001)).

Defini¸c˜ao 6.6: Fun¸c˜ao de Escolha Social Pareto Eficiente. A fun¸c˜ao de escolha social c(·) ´e Pareto Eficiente se c(R1, . . . , RI) = x sempre que xPiy para todo indiv´ıduo i e todo

y ∈ X distinto de x.

Defini¸c˜ao 6.7: Fun¸c˜ao de Escolha Social Pareto Mon´otona. A fun¸c˜ao de escolha social c(·) ´e mon´otona se c(R1, . . . , RI) = x implica c( ˜R1, . . . , ˜RI) = x sempre que para cada indiv´ıduo

(19)

A demonstra¸c˜ao do Teorema 6.4 pode ser dividida em duas partes:

Parte 1: A propriedade de imunidade a comportamento estrat´egico implica monotonicidade e eficiˆencia de Pareto.

(20)

Referˆ

encias

Arrow, K. (1951). Social choice and individual values. New York: John Wiley.

Arrow, K. (1973). Some ordinalist utilitarian notes on rawls’ theory of justice. Journal of Philosophy, 70 , 245-263.

Austen-Smith, D., & Banks, J. (1996). Positive political theory. Ann Arbor: University of Michigan Press.

Black, D. (1948). On the rationale of group decision-making. Journal of Political Economy, 56 , 23-34.

Blackorby, C., Donaldson, D., & Weymark, J. (1984). Social choice with interpersonal utility comparisons: A diagrammatic introduction. International Economic Review , 25 , 327-356.

D’Aspremont, C., & Gevers, L. (1977). Equity and the informational basis of collective choice. Review of Economic Studies, 44 , 199-209.

Geanakoplos, J. (2005). Three brief proofs of arrow’s impossibilty theorem. Economic Theory, 26:21 , 211-215.

Gibbard, A. (1973). Manipulation of voting schemes: A general result. Econometrica, 41 , 587-601.

Hammond, P. J. (1976). Equity, arrow’s conditions and rawls’ difference principle. Econome-trica, 44 , 793-804.

Harsanyi, J. (1953). Cardinal utility in welfare economics and in the theory of risk-taking. Journal of Political Economy, 61 , 434-435.

Harsanyi, J. (1955). Cardinal welfare, individualistic ethics, and interpersonal comparisons of utility. Journal of Political Economy, 63 , 309-321.

Harsanyi, J. (1975). Can the maxmin principle serve as basis of morality? a critique of john rawls’ theory. American Political Science Review , 69 , 594-606.

May, K. O. (1952). A set of independent necessary and sufficient conditions for simple majority decision. Econometrica, 20:4 , 680-684.

Rawls, J. (1971). A theory of justice. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Reny, P. J. (2001). Arrow’s theorem and the gibbard-satterthwaite theorem: A unified appro-ach. Economic Letters, 70 , 99-105.

Roberts, K. W. (1980). Possibility theorems with interpersonally comparable welfare levels. Review of Economic Studies, 47 , 409-420.

Satterthwaite, M. (1975). Strategy-proofness and arrow’s conditions: Existence and correspon-dence theorems for voting procedures and social welfare functions. Journal of Economic Theory, 10 , 187-217.

Sen, A. (1970). Collective choice and social welfare. Amsterdam: North Holland.

Sen, A. (1984). Social choice theory. In K. Arrow & M. Intrilligator (Eds.), (Vol. 3, p. 1073-1181). North Holland.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Autor marginalizado pela crítica dos anos 50, quer pela sua novidade formal, quer sobretudo pela nova temática, Koeppen tem tam- bém contribuído para essa marginalização pelo facto

A presente pesquisa tem como objetivo principal identificar as fontes de recursos captadas para a manutenção do Instituto dos Cegos, entidade sem fins lucrativos situada na cidade