• Nenhum resultado encontrado

6. Mercados de capital e financiamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "6. Mercados de capital e financiamento"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

6. Mercados de

capital e financiamento

A Suíça é um dos principais centros financeiros do mundo. Os bancos do país são conhecidos por seu serviço de alta qualidade e o mercado de ações é o maior da Europa com base no valor das negociações. Com as vantagens adicio-nais de baixas taxas de juros, alta qualidade de serviços, segurança de primeiro nível e ambiente de negócios está-vel, a Suíça, particularmente a GREATER GENEVA BERNE area, está entre os locais mais seguros do mundo para in-vestimentos. Os bancos e as instituições financeiras são bem estabelecidos, com longa tradição e todos possuem a tecnologia mais atualizada exigida pelos modernos ser-viços bancários.

Índice

6.1 O centro financeiro da Suíça 2 6.2 O Banco Nacional da Suíça 2 6.3 O sistema bancário suíço 2-3 6.4 Obtenção de crédito para investimentos 3

6.5 Taxas de hipoteca 3

6.6 Financiamento de atividades comerciais atuais 3 6.7 Capital empreendedor federal 4

e fundos empresariais

6.8 Outros financiamentos públicos para a inovação 4 6.9 Programas de capital de risco na GGBa 4-5 6.10 Abertura de uma conta bancária 5

6.11 SIX Swiss Exchange 5

(2)

6. Mercados de capital e financiamento / p.2

6.1 O CENTRO FINANCEIRO DA SUÍÇA

Com uma contribuição para o PIB estimada em mais de 10%, o centro financeiro suíço é de grande importân-cia para a economia. Mais de cinco por cento da força de trabalho está ativa nesse setor. Ele se caracteriza pela estabilidade e solidez, qualidade de serviços e infraestru-tura, longa tradição em bancos e seguros, competência de sua equipe, condições legais favoráveis, tributação moderada, abertura, o franco suíço tradicionalmente es-tável e um eficiente e consistente sistema de supervisão do mercado financeiro. A discrição dos bancos suíços continua intacta. Entretanto, em cumprimento ao mo-delo fiscal da OCDE e a mais de 100 acordos de dupla tributação, a Suíça prestará assistência aos países nos ca-sos em que eles tenham apresentado uma solicitação de informações específica e justificada.

Na Suíça, existe um financiamento vantajoso para as transações de investimento e atividades internacionais, combinado a atraentes estruturas de otimização fiscal. Os grandes bancos comerciais internacionais, bancos cantonais e regionais e bancos estrangeiros domiciliados na Suíça tratam das transações com eficiência e rapidez. A disponibilidade de capital de risco por meio de canais particulares e listagens públicas na Bolsa de Valores da Suíça (SIX) tem aumentado notavelmente.

6.2 O BANCO NACIONAL DA SUÍÇA

O Banco Nacional da Suíça (www.snb.ch) em Berna con-duz a política monetária do país como um banco central independente. Ele é obrigado pela Constituição da Suíça e pelo estatuto social a atuar de acordo com os inte-resses do país como um todo. Seu principal objetivo é garantir a estabilidade dos preços, levando em conta os desenvolvimentos econômicos. Dessa forma, ele cria um ambiente propício para o crescimento econômico.

6.3 O SISTEMA BANCÁRIO SUÍÇO

O sistema bancário suíço é famoso por sua diversida-de. Visite o site www.swissbanking.org, a homepage da Swiss Bankers Association (Associação dos Banqueiros Suíços) para obter mais detalhes.

O conceito de serviços bancários universais aplica-se e abrange os seguintes itens:

• Crédito/empréstimos

• Administração de patrimônio e consultoria em inves-timentos

• Transações de pagamentos

• Contas de depósito (poupança e outras)

• Valores mobiliários (transações em bolsa de valores) • Subscrição (emissão de títulos)

• Análise financeira

O Banco Nacional da Suíça (SNB) divide os mais de 300 bancos da Suíça em diversas categorias: grandes bancos, bancos cantonais, bancos regionais e bancos de poupan-ça, bancos Raiffeisen, outros bancos (particularmente bancos comerciais e bancos de bolsas de valores, bem como bancos de controle estrangeiro), filiais de bancos estrangeiros e bancos privados. Essas categorias diferem em relação ao tamanho institucional, foco de negócios, escopo geográfico das atividades e forma jurídica. Den-tro do setor bancário, os grandes bancos mantêm posi-ção de domínio em todos os aspectos.

Os dois maiores bancos da Suíça: Os dois maiores parti-cipantes do setor bancário da Suíça (UBS e Credit Suisse Group) juntos representam mais de 50% do balanço total de todos os bancos da Suíça. O UBS é líder mundial em administração de patrimônio e também o principal banco suíço para pessoas físicas e jurídicas. Ele também é um im-portante participante do setor de bancos de investimentos e valores mobiliários. O Credit Suisse é um banco global e renomado líder no fornecimento de consultoria especiali-zada, soluções holísticas e produtos inovadores para uma ampla variedade de clientes corporativos e institucionais, além de pessoas físicas de alto patrimônio líquido em todo o mundo, bem como clientes de varejo na Suíça.

www.creditsuisse.ch, www.ubs.ch

Bancos cantonais: hoje existem cerca de 24 bancos can-tonais em operação. Esses bancos são organizações par-cialmente governamentais com apoio de uma garantia estatal (embora a liberalização já esteja em andamento em relação a essa garantia). Apesar de seu estreito rela-cionamento com o estado, os bancos cantonais devem

(3)

ser competitivos em suas atividades de negócios. De acordo com as leis cantonais, seu objetivo é promover a economia do cantão. Embora estejam envolvidos em todas as atividades bancárias, sua ênfase está nos em-préstimos e contas de depósito.

Visão geral dos bancos cantonais: www.swisscanto.ch • Berna: www.bekb.ch • Neuchâtel: www.bcn.ch • Vaud: www.bcv.ch • Genebra: www.bcge.ch • Friburgo: www.bcf.ch • Valais: www.bcvs.ch

Bancos regionais e bancos de poupança:estes são

ban-cos comerciais e banban-cos de investimentos menores com ênfase nos empréstimos e nas contas de depósito. Es-tes bancos restringem voluntariamente suas atividades a uma região. Suas vantagens incluem a proximidade e o conhecimento local especializado de atividades como os ciclos de negócios regionais.

Grupo Raiffeisen: como o grupo de bancos com a maior rede de filiais na Suíça, os bancos Raiffeisen juntos for-mam o Raiffeisen Switzerland. Estruturado como uma cooperativa, esse grupo de bancos é um dos principais bancos de varejo da Suíça.

www.raiffeisen.ch

Bancos privados: os bancos privados estão entre os ban-cos mais antigos da Suíça e assumem a forma jurídica de empresas individuais, coletivas e sociedades limitadas. Os banqueiros privados estão sujeitos a responsabilida-des subsidiárias ilimitadas com seus patrimônios pesso-ais. Sua área de atividade é a administração de patri-mônio, principalmente de clientes privados. Em geral, os bancos privados não se oferecem publicamente para aceitar depósitos de poupança.

www.swissprivatebankers.com

Bancos estrangeiros: um banco com controle estrangeiro significa que mais da metade dos votos da instituição são mantidos por estrangeiros com interesses qualifica-dos. A maioria dos bancos estrangeiros que operam na Suíça são europeus (a UE é a fonte de mais de 50%) e japoneses (cerca de 20%). Suas áreas de atividades são os negócios internacionais (a parcela de ativos estran-geiros no balanço total é de 70%) e a administração de patrimônio.

Outros bancos: o setor inclui bancos com diversos obje-tivos de negócios, como instituições especializadas em bolsas de valores, administração de valores mobiliários e ativos e bancos comerciais. Como regra, esses são bancos universais nos quais os investimentos em hipo-tecas possuem uma função significativa. Além disso, eles oferecem empréstimos comerciais para negociações, in-dústria e comércio. As empresas e instituições de crédito especializadas em pequenos empréstimos para pessoas físicas e para a indústria também se classificam nesta categoria.

Os bancos mais importantes para as finanças comerciais são o Credit Suisse, BNP Paribas, Agricole e BCGE. Para obter outras informações, consulte o site www.gtsa.ch.

6.4 OBTENÇÃO DE CRÉDITO PARA INVESTIMENTOS

As condições de financiamento favoráveis possuem um efeito benéfico sobre o desenvolvimento de todas as ati-vidades de negócios. Uma taxa de poupança muito alta leva a baixas taxas de juros, as quais por sua vez redu-zem os custos financeiros gerais.

No caso de empréstimos industriais, normalmente até 50% do valor total de fábrica (valor de mercado ou cus-tos de construção, incluindo maquinário e equipamen-to) podem ser financiados em contrapartida as garan-tias sobre imóveis em condições muito atraentes. Para prédios de escritórios e serviços, a margem de garantia normalmente é de até 70%, porém também depende da avaliação de risco. Alguns cantões oferecem garantias bancárias para empréstimos. Para obter outras informa-ções, consulte nosso folheto informativo “9. Incentivos Governamentais e Suporte”.

6.5 TAXAS DE HIPOTECAS

Tradicionalmente as taxas de hipotecas são baixas na Suíça. Nos últimos cinco anos, as taxas variaram entre 2,5% e 4%.

6.6 FINANCIAMENTO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS ATUAIS

Os bancos concedem diversos tipos de crédito de curto prazo: garantidos ou não. O valor do crédito concedi-do depende da confiabilidade e das perspectivas futuras da companhia. Os provedores de serviços financeiros da Suíça oferecem uma variedade de soluções atraen-tes como garantias, empréstimos conversíveis e finanças empresariais.

(4)

6. Mercados de capital e financiamento / p.4

6.7 CAPITAL EMPREENDEDOR FEDERAL E FUNDOS EMPRESARIAIS

Em nível nacional, a Agência para a Promoção da Inova-ção em CTI da ConfederaInova-ção promove projetos de P&D juntamente com universidades e companhias.

Ela apóia a transferência de tecnologia pelo co-financia-mento de projetos de P&D gerenciados conjuntamente por companhias e universidades. Quando um projeto é assumi-do, o CTI pode cobrir até 50% do custo total. Esse serviço é completado com o auxílio na geração de capital de risco graças à CTI Invest, uma associação privada independente.

www.kti-cti.ch www.cti-invest.ch

6.8 OUTROS FINANCIAMENTOS PÚBLICOS PARA A INOVAÇÃO

Além do programa federal, existem outros fundos públi-cos especializados para capital de risco e financiamento de novas empresas. Em geral, eles se aplicam apenas a companhias localizadas em determinados cantões. O cantão de Valais (CCF Valais) oferece capital empre-endedor em troca de participação financeira na forma de ações da companhia no início das operações. No máxi-mo CHF 50.000 por projeto são disponibilizados, embora projetos excepcionais possam receber até CHF 100.000. Além disso, o CCF promove iniciativas para incentivar o espírito empreendedor.

www.ccf-valais.ch

A Fundação para a Inovação Técnica (FIT) no cantão de Vaud apóia projetos de alta tecnologia na fase inicial, oferecendo suporte até que eles atinjam a maturidade técnica e econômica como, por exemplo, a realização do primeiro protótipo industrial. Essa fundação oferece em-préstimos até metade do orçamento total, com limite de CHF 100.000 por até três anos.

www.fondation-fit.ch

No cantão de Neuchâtel, este serviço é oferecido pela

Finergence.

www.finergence.ch

A Venture Capital Fribourg apoia novas empresas tec-nológicas e empresas em crescimento da área com uma visão de promoção da pesquisa em novas tecnologias e criação de empregos. A Venture Capital Fribourg assu-me participações minoritárias e concede empréstimos de acionista a companhias inovadoras durante as fases de início ou expansão.

www.promfr.ch

Além de programas públicos, existem muitas companhias privadas ou semi privadas de capital de risco na Suíça, as quais são representadas pela Associação Suíça de Fundos de Investimento em Participações e Finanças Corporativas (SECA). Os membros incluem companhias de investimentos em participações, bancos, consultores de finanças corporati-vas, companhias de auditoria, consultores em administração, advogados, investidores privados e os Business Angels.

www.seca.ch

A Eclosion dá aos empresários os recursos para que eles façam a ponte entre a fase de pesquisa e o estágio em que as empresas podem atrair capital de risco razoável. Esse fundo ajuda a converter inovação em um empreen-dimento realista por meio do crescimento. Além disso, a Eclosion investe até CHF 2 milhões de fundos privados como capital empreendedor para companhias inovado-ras que ofereçam alto potencial na área de ciências da vida. Este setor cobre particularmente as áreas farma-cêutica, de biotecnologia e tecnologia médica.

www.eclosion.com

6.9 PROGRAMAS DE CAPITAL DE RISCO NA GGBa.

Algumas das companhias de capital de risco ativas na GGBa estão listadas a seguir:

A Jade Invest é uma empresa de capital de risco suíça que investe em tecnologias avançadas, com ênfase particular em micro e nanotecnologia. A Jade Invest foi formada por três sócios de prestígio: CSEM (Centro Suíço para Eletrônica e Microtecnologia), Absolute Private Equity e Groupe Delarive. Além das contribuições de capital, a Jade Invest apoia novas companhias com forte potencial de crescimento, fornecendo orientação estratégica.

www.jade-invest.ch

A Fundação para a Inovação Tecnológica (STI), localiza-da na Unversilocaliza-dade de Ciências Aplicalocaliza-das de Berna (capi-tal de CHF 3,5 milhões). suporta as empresas inovadoras iniciantes com empréstimos sem juros.

www.sti-stiftung.ch

A Polytech Ventures é um fundo de capital de risco para tecnologia criado por partes com fortes ligações com o EPFL (Instituto Federal Suíço de Tecnologia, Lausanne). O fundo é capitalizado com aproximadamente CHF 20 milhões e investe primariamente em companhias de tec-nologia que estão nos primeiros estágios de formação e localizadas na Suíça Ocidental. A Polytech Ventures faz a ponte entre o financiamento inicial e o capital de risco na cadeia de valor de financiamento.

(5)

6. Mercados de capital e financiamento / p.5 A Vinci Capital é uma empresa líder de capital

priva-do na Suíça que administra mais de CHF 200 milhões. Desde 1998, a companhia já forneceu capital para mais de 30 companhias industriais e de tecnologia na Suíça, financiando a inovação, o crescimento e aquisições de controle.

www.vincicapital.ch

A Index Ventures se dedica ao trabalho com empresários que possuem a motivação e capacidade para construir companhias de tecnologia de alto nível que podem tor-nar-se companhias globais.

www.indexventures.com

A Endeavour Vision combina uma equipe de experientes profissionais de capital de risco para investimentos em mais de 70 companhias de tecnologia e ciências da vida em 12 países desde 1989.

www.endeavourvision.com

6.10 ABERTURA DE UMA CONTA BANCÁRIA

Qualquer adulto pode abrir uma conta bancária na Su-íça. Devido a procedimentos muito rígidos relativos à abertura de contas, independentemente do domicílio do cliente, e em linha com as leis suíças que regem a devida diligência, o banco deve verificar a identidade do cliente com base em um documento oficial. O banco também pode pedir a comprovação por meio de documentação da origem dos fundos, como o contrato de venda de uma casa, uma declaração de um banco estrangeiro, um recibo da venda de valores mobiliários e outros. A con-ta pode ser movimencon-tada em dólares norte-americanos, Euros ou em outras moedas além de francos suíços.

As companhias podem abrir uma conta bancária na Suí-ça independentemente de sua sede social estar na SuíSuí-ça ou no exterior. As companhias estão sujeitas às mesmas normas impostas às pessoas físicas.

6.11 SIX SWISS EXCHANGE

A SIX Swiss Exchange também está envolvida em em-preendimentos conjuntos de sucesso com o principal provedor de índices da Europa, STOXX, bem como com o Swiss Fund Data.

A SIX Swiss Exchange opera diversas plataformas de ne-gociações e é o mercado de diversos tipos de valores mobiliários, como ações domésticas, títulos denomina-dos em francos, títulos internacionais de múltiplas mo-edas, ETFs, ETSFs e contratos de recompra de francos suíços (“repos”). Desde agosto de 1996, a negociação na SIX Swiss Exchange tem sido realizada exclusivamen-te de forma eletrônica.

Além disso, a SIX Swiss Exchange realiza tarefas normati-vas na Suíça. Dentro do escopo da auto regulamentação prescrita por lei, ela determina os requisitos de listagem e atualização da listagem de valores mobiliários da SIX Swiss Exchange. A SIX Swiss Exchange está sujeita às leis suíças (Lei Federal de Bolsas de Valores e Negociações de Valores Mobiliários) e é supervisionada pela Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA). Com auto-ridade independente de supervisão, a FINMA protege os clientes dos mercados financeiros, ou seja, os credores, in-vestidores e pessoas seguradas, fortalecendo dessa forma a confiança no funcionamento regular, na competitividade e integridade do centro financeiro da Suíça.

est une initiative des Cantons de BioAlps

10789_FRM logo bloc SECO:Mise en page 1 18.02.09 09:31 Page1

GREATER GENEVA BERNE area is supported by the cantons of Bern, Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Geneva, Valais and Jura and by the Swiss State Secretariat for Economic Affairs (SECO).

GREATER GENEVA BERNE area is an initiative of the cantons of Berne, Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Geneva and Valais

GREATER GENEVA BERNE area is an initiative of the cantons of Berne, Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Geneva and Valais

GREATER GENEVA BERNE area

Agência de Desenvolvimento Econômico WorldTrade Center Avenue de Gratta-Paille 2 PO Box 252 1000 Lausanne 22 Tel. +41 21 644 00 90 Fax +41 21 644 00 99 info@ggba-switzerland.ch www.ggba-switzerland.ch

GREATER GENEVA BERNE area é uma iniciativa dos cantões de Berna, Friburgo, Vaud, Neuchâtel, Genebra e Valais

Referências

Documentos relacionados

Para as Ciências Cognitivas a melhor metáfora da mente, e do cérebro (Churchland et al. 1990, Churchland & Grush 1998), é a de uma máquina, um computador, e cognição é uma

cooperativos de cultivares e linhagens, manejo da irrigação, épocas de semeadura, adubação, densidade e arranjo de plantas que vêm sendo planejados e coordenados pelo Centro

conseguimos fazer uma abordagem mais específica para as diferentes faixas conseguimos fazer uma abordagem mais específica para as diferentes faixas etárias, sendo a 1ª semana..

Mostrar a correlação dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social com iniciativas relevantes como o Pacto Global, as Metas do Milênio, as Diretrizes para Relatórios

Foram realizados testes em garrafões de 20 litros para estabelecer critérios de operação e dimensionamento de uma planta de lixiviação em pilhas permanentes para tratar

A retomada das atividades deve ser gradual e progressiva, em ciclos de 14 dias, para preservar a capacidade do.. sistema

Conclusões: O conhecimento de tais particularidades anatômicas ajuda a prevenir eventuais complicações cirúrgicas, além de proporcio- nar mais segurança para o cirurgião realizar

Código 31.02 Factores de risco Cloronaftaleno Doenças ou outras manifestações clínicas e Caracterização (prazo indicativo) Cloroacne Hepatite tóxica 30 dias 6 meses