• Nenhum resultado encontrado

Relatório de grupo 1º semestre/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de grupo 1º semestre/2017"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ao iniciar o ano letivo, tudo se faz novo; novos alunos, novas perspectivas, novos rumos e o trabalho reinicia... porém nunca da mesma maneira! É a transformação em um movimento contínuo e permanente! – TEMA DO ANO DA ESCOLA.

Como se fosse um livro que acabamos de escrever e logo uma nova história nos espera para ser escrita...

Eis que uma nova turma acaba de chegar ao 5º ano; olhares atentos, ansiedade aflorada, questionamentos, receios, expectativa pelo que virá! Todos envolvidos pelos mesmos sentimentos; professores e alunos. O acolhimento de todos neste processo é fundamental para que possamos nos sentir como grupo, que gradativamente vai adquirindo forma e unidade. O objeto disparador é o ponto de partida para um caminho a ser trilhado e nesse percurso as relações se fortalecem e direcionamentos intencionais ou intuitivos permearão o trabalho ao longo do ano.

Caminho a ser trilhado?

Este foi o questionamento feito entre as professoras nos primeiros dias do ano, ao elencarem as intenções relacionadas ao novo grupo, considerando os objetivos já estabelecidos como pré-requisito - uma medida de orientação para a realização do trabalho pedagógico - que serve como subsidio para o planejamento de atividades e do plano de curso. Ele é o norte de possibilidades já existentes e o de novas possibilidades que ainda surgirão.

Escolhemos então, algo que permite encontrar ou determinar direções – A BÚSSOLA. E este foi o nosso ponto de partida.

Para onde nos levaria? A partir daí o objeto pertenceria a todos do grupo e nossas intenções se misturariam a tantas outras que seria difícil de prever...

O objeto foi apresentado através de algumas dicas e para que fosse encontrado utilizamos como referência o Sol. Para isso houve anteriormente um trabalho de observação de seu movimento – nascente e poente.

A partir de então, os questionamentos e curiosidades começaram a borbulhar e para que isto não se perdesse no “ar”, traçamos a nossa rede de ideias – registrando as intenções iniciais de trabalho.

Relatório de grupo – 1º semestre/2017

Turma: 5º ano Professora: Alessandra Pereira Landucci

Professora auxiliar: Jéssica Caputti

(2)

Rumo à descoberta do objeto disparador- seguindo dicas e sombras.

Começamos por entender como o objeto funciona. Pesquisamos, socializamos e assistimos o vídeo:

Tocandira – Como usar a bússola.

Através das orientações dadas, aprendemos sobre o funcionamento, estrutura e como utilizá-la. Sendo assim, um caminho foi traçado pelo espaço da Escola, do mesmo modo como fez no vídeo o trilheiro.

Havia um ponto de partida, o desafio era chegar ao ponto estabelecido e depois voltar ao ponto inicial, realizando o cálculo dos graus indicados na bússola. Foi um trabalho de equipe, muita observação, concentração, cálculos e união. E não é que deu certo?

Um dos instrumentos de navegação mais importantes surgidos na história é a bússola. A bússola teve grande importância para o desenvolvimento das civilizações no século XVI, na Era dos Descobrimentos com as grandes navegações.

Os marinheiros, antigamente e ainda hoje, utilizam a bússola para se orientarem, isto é, para saberem onde está o Norte. Claro que também podem orientar pelo Sol, de dia, e pelas estrelas, de noite.

(3)

- Grandes navegações? Será que o nosso país teria sido “descoberto” pelos portugueses se a bússola não tivesse sido inventada?

- Quais os outros instrumentos que são importantes para nossa orientação? - Há outras maneiras de se orientar sem utilizar instrumentos?

Estes foram alguns dos questionamentos feitos pelo grupo. Agora o caminho a ser trilhado já havia sido estruturado... caminho este não previsto, mas que impulsionou novas descobertas, pesquisas e produções. E deste modo, contribuiu para que as diferentes áreas do conhecimento se entrelaçassem, num processo contínuo de transformações.

Vimos que é possível nos orientarmos através das sombras, assim como os povos primitivos provavelmente faziam.

Trabalhamos dia a dia num exercício constante de formular, reformular e socializar opiniões, sugestões, sentimentos, ideias e informações sobre diferentes situações, considerando a importância de ouvir e respeitar o outro como parte do aprendizado, de modo a enriquecer o repertório oral e crítico da turma. O trabalho realizado em grupo, envolveu pesquisa, discussões e preparações: de cartazes e exposição oral, além de permitir a interação entre os participantes do grupo, aprendendo a lidar com as diferenças e singularidades.

Os alunos foram desafiados a rever ou refazer atividades, complementando os registros com novas informações, preocupando-se com a coerência à proposta, com a apresentação dos trabalhos, organizando e produzindo respostas cada vez melhores, mais completas, aprofundadas e estruturadas.

(4)

Neste semestre, trabalhamos os elementos da Linguagem: ortografia, gramática, leitura e interpretação de diferentes tipos de texto. A leitura é uma ferramenta essencial para ampliação de repertório e conhecimento de mundo, por esta razão os alunos foram desafiados a variar suas escolhas literárias, a ler informações, textos diversificados. Foram estimulados a ampliar o repertório escrito, utilizando argumentação e coesão. O trabalho de pesquisa sobre o objeto disparador nos proporcionou a exploração de variados assuntos, possibilitando-nos a ampliação de nosso repertório e a apropriação de novos conhecimentos. Na disciplina de História pudemos: reconhecer os aspectos marcantes dos povos primitivos que habitavam a terra que hoje chamamos Brasil; compreender fatos importantes do Descobrimento do Brasil como a formação do povo, a ocupação e a transformação do espaço. Em Geografia, exploramos a formação do povo, o processo e as características da ocupação. Também nos aprofundamos no conhecimento e uso da leitura cartográfica de mapas: legenda, título, orientação (rosa dos ventos), o Sol e bússola.

Em Ciências, trabalhamos com a importância dos elementos naturais para a orientação; o Sol como elemento essencial para a vida no planeta Terra; as plantas e o processo da fotossíntese.

Seja para estudar, se informar, ou por prazer, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano; a leitura, alé m de favorecer o

aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.

Rafael Batista Equipe Brasil Escola

A turma do 5º ano tem mais um caminho a ser trilhado, projeto único desta turma – Projeto de Leitura. Este trabalho envolve os grupos de Maternal, Infantil, 1º, 2º, 3º e 4º ano. Semanalmente, uma história diferente era contada por nós aos alunos.

Muitas foram as etapas de trabalho: primeiro fizemos uma reflexão – ler e contar histórias é a mesma coisa? Depois, através de pesquisas, vídeos e conversas compreendemos que são diferentes jeitos de trabalhar com a linguagem oral e decidimos que a contação seria algo mais significativo neste projeto, uma vez que o leitor se envolve com a história, entende o personagem, se imagina no cenário e se “doa” para a leitura, podendo utilizar elementos para ilustrar ou compor a narrativa.

Resgatamos na memória e com familiares nosso histórico de leitor – Que tipo de história a família contava? Qual livro você gostava mais de ouvir? Foi um momento muito rico para que os alunos da turma pudessem se conhecem ainda mais, pois trouxeram de casa livros que fizeram parte de sua história de vida, de suas preferências enquanto leitores/ouvintes.

(5)

MOMENTOS DE ENSAIO PARA LEITURA

Fizemos entrevistas com os professores das turmas com o intuito de conhecer melhor o interesse dos alunos de acordo com a faixa etária, que tipo de livro escolher, conhecer o objeto disparador de cada turma e ainda organizar a tabela de leitura, com os horários e dias disponíveis.

A primeira leitura foi sem dúvida, para todos os alunos do 5º ano, um desafio, uma mistura de sentimentos, que logo se transformaram no prazer e no querer contar histórias cada vez mais...

Nas aulas de matemática nossos alunos foram desafiados a vivenciar experiências que os levassem a construir seus conceitos, a desenvolver habilidades, considerando diferentes níveis e competências estabelecendo relação entre conceito e suas vivências cotidianas. Neste semestre, buscamos despertar a curiosidade frente aos desafios propostos, organizando o pensamento e consolidando conceitos já trabalhados anteriormente. Estimulamos a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos.

No meio de tantos desafios com números, cálculos e problemas, tivemos as aulas com professor Hector, que a cada semana trazia ao grupo novas “provocações” instigando (um pouco mais) o raciocínio lógico matemático.

(6)

Os momentos de produção mais individualizada, como também a avaliação pontual, realizada neste semestre, foram bastante importantes, não somente para análise dos professores acerca da apropriação – pelos alunos – dos conceitos e conteúdos desenvolvidos, mas como uma ferramenta de reflexão para que cada um deles pudesse observar seu desenvolvimento através de atividades realizadas sem interferências, possibilitando em algumas situações uma autoavaliação da participação e envolvimento com o trabalho e retomada de aspectos que ainda se faziam necessários individualmente e/ou em grupo.

Num exercício diário, buscamos estimular cada um da turma no desenvolvimento da organização e autonomia em seu diversificado fazer escolar diário, estimulando a reflexão e independência para solucionar diversas questões apresentadas ao grupo, tanto no aspecto cognitivo, como no social. Isso porque consideramos esse aspectos essenciais nesta fase de transição do 5º para o 6º ano, inclusive pelas características e novos desafios que surgirão daqui em diante.

O trabalho iniciado com o objeto disparador nos levará a novas descobertas no próximo semestre,. A bússola se faz presente no nosso dia a dia e já nos orientou sobre a próxima caminhada...

(7)

Referências

Documentos relacionados

As participações financeiras em empresas nas quais o Grupo detenha controlo (empresas subsidiárias), foram incluídas nestas demonstrações financeiras consolidadas

Enquanto Dussel, de forma mais sistemática, busca realizar um confronto teórico mais direto com essa tradição, num certo sentido voltando a suas raízes como que

Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária é uma publicação semestral da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Garça – FAMED/FAEF e Editora FAEF,

A intensão do minicurso é desenvolver um ambiente de aprendizagem enriquecido através da manipulação do software Geogebra e de uma metodologia que incentive a

Com esta turma podemos entender e saborear o significado de saber que o brincar e imaginar é o jeito mais gostoso e rico de se aprender, pois através da brincadeira

Aproveitamos estes regionalismos para falarmos sobre cultura e sobre as possibilidades de intervenções individuais e coletivas em brincadeiras e práticas corporais.. Vale a

Com o passar dos anos fui criando grande empatia por este urso e atualmente já conto a todos que ele mora na Escola do Sitio, pois como tenho que chamá-lo repetidas vezes,

E, como nosso ano já estava terminando, para concluir nosso projeto, o Jardim II sugeriu que fizéssemos uma caixa para guardar nossos personagens chamada a caixa das lendas, um