• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE POLÍTICA MONETÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE POLÍTICA MONETÁRIA"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

Banco de Cabo Verde

(ao abrigo do nº 3 do art.º 18.º da Lei Orgânica do BCV)

Abril de 2021

(2)

RELATÓRIO DE POLÍTICA MONETÁRIA

(ao abrigo do n.º 3 do art.º 18º da Lei Orgânica)

Banco de Cabo Verde

Abril de 2021

(3)

BANCO DE CABO VERDE

Avenida Amílcar Cabral, 27 CP 7600-101 - Praia - Cabo Verde Tel: +238 2607000 / Fax: +238 2607197 http://www.bcv.cv

Edição

Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas

(4)

Índice

Sumário Executivo 3

I. Estado da Economia em 2020 5

1. Enquadramento Externo da Economia Cabo-Verdiana 6

2. Oferta e Procura 9

3. Inflação 12

4. Contas Externas 14

5. Situação Monetária e Financeira 17

6. Finanças Públicas 21

II. Perspetivas de Evolução da Economia no Curto Prazo 24

7. Hipóteses de Enquadramento das Projeções 25

8. Projeção dos Principais Indicadores Económicos e Financeiros 28

9. Política Monetária para os Próximos Meses 31

(5)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 3

Sumário Executivo

A crise sanitária global interrompeu, em 2020, o ciclo de crescimento que a economia mundial e a economia nacional vinham observando desde 2009.

De acordo com as estatísticas disponíveis, Cabo Verde terá tido, no ano passado, o seu pior desempenho económico enquanto país soberano. O produto interno bruto em volume decresceu 14,8 por cento, o défice da balança corrente aumentou de 0,4 para 16,5 por cento do PIB, o stock de reservas internacionais líquidas do país reduziu cerca de 80 milhões de euros e o défice e a dívida pública inverteram a tendência de queda e fixaram-se, respetivamente, em nove e 156 por cento do PIB em finais de 2020.

Entretanto, a redução das pressões inflacionistas, o aumento das remessas dos emigrantes e a implementação de medidas excecionais de apoio ao emprego (como o regime de suspensão temporária de contratos de trabalho), à tesouraria das empresas (através das moratórias ao serviço de crédito, linhas de crédito com juros reduzidos e garantia do Estado, redução da carga fiscal, entre outras medidas), bem como o apoio social às famílias mais vulneráveis (com a implementação de rendimentos solidário e de inclusão social, entre outros) terão contribuído para atenuar, em alguma medida, os efeitos do choque exógeno.

As perspetivas atualizadas para 2021 apontam para um crescimento da economia em torno de seis por cento, garantidos o controle da pandemia no Ocidente, em particular nas economias parceiras de Cabo Verde, bem como no país.

Porém, as incertezas que rodeiam o processo da imunização da população mundial contra SARS-CoV-2 e, consequentemente, a recuperação da atividade económica continuam excecionalmente elevadas. Com efeito, em caso de um atraso no controle da pandemia a nível externo e interno, de algum constrangimento na execução do Orçamento de Estado e da retirada desapropriada de determinadas medidas de apoio às empresas e famílias, o crescimento poderá rondar os três por cento em 2021. As projeções atuais do banco central apontam para um aumento ligeiro da inflação, de 0,4 para 0,8 por cento, e uma contínua redução do stock das reservas internacionais líquidas do país. Não obstante, estas deverão continuar a financiar mais de seis meses das importações de bens e serviços.

Considerando as atuais perspetivas macroeconómicas e na ausência de pressões incompatíveis com os objetivos de garantir a estabilidade de preços e a credibilidade do regime cambial de peg unilateral ao Euro, a política monetária continuará a acomodar a recuperação da economia nacional. O banco central manterá as taxas das facilidades permanentes de cedência de liquidez, de absorção da liquidez, bem como a taxa diretora e o coeficiente das disponibilidades mínimas de caixa, respetivamente, em 0,5, 0,05, 0,25 e dez por cento, nos próximos seis meses. Manterá, igualmente, inalterados o limite mensal e a taxa das operações monetárias de liquidez nos níveis deliberados em dezembro passado, ou seja, em três mil milhões de escudos e 0,75 por cento, respetivamente, encorajando os bancos a

(6)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 4 proverem liquidez em condições adequadas às empresas e famílias.

Ciente das incertezas que rodeiam o processo de recuperação económica, bem como de vulnerabilidades macrofinanceiros acrescidas, o Banco de Cabo Verde reforça os seus instrumentos de salvaguarda da estabilidade nominal e financeira do país, que constituem condições necessárias para a retoma do seu progresso económico e social.

Quadro 1: Indicadores Económicos Selecionados

Fonte: Instituto Nacional de Estatística; Banco de Cabo Verde.

E- Estimativas; P - Projeções; v.m.a.- Variação média anual; CB-cenário de base; CA-cenário adverso.

CB CA

Sector Real

PIB real variação em % 4,5 5,7 -14,8 5,8 3,0

Sector Externo

Défice Corrente em % do PIB 5,2 0,2 16,5 11,3 13,8

RIL/Importações meses 5,6 6,9 7,8 6,8 6,6

Sector Monetário

Índice de Preços no Consumidor v.m.a. em % 1,3 1,1 0,6

Ativo Externo Líquido variação em % -6,5 24,8 -14,4 -12,4 -18,4

Crédito à Economia variação em % 2,8 3,9 4,8

[0,5 1,25] [3,0 4,5]

Unidade 2018E 2019E 2020E abr-21

(7)

Banco de Cabo Verde / Outubro de 2020 5

Estado da Economia em 2020

(8)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 6

1. Enquadramento Externo da Economia Cabo-Verdiana

A crise sanitária global interrompeu, em 2020, o ciclo de crescimento que a economia mundial vinha observando desde 2009 e determinou, em consequência, um significativo agravamento do enquadramento externo da economia nacional.

As medidas de confinamento da população, de restrição de viagens e de atividades desportivas e recreativas, adotadas, em maior ou menor escala, para conter a propagação da covid-19 e salvar vidas, resultaram na contração do produto interno bruto mundial em 3,3 por cento, de acordo com as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) de abril de 2021. A retração da atividade económica mundial em 2020 superou em 3,2 pontos percentuais a contração de 2009, despoletada pela crise de subprime nos EUA, e contrasta com a média anual do crescimento do PIB global desde 1980, de 3,5 por cento.

No que respeita, em particular, aos principais parceiros económicos do país, as estimativas oficiais apontam para a contração da atividade económica na Área do Euro e nos EUA, de 6,6 e 3,5 por cento, respetivamente, e um aumento do desemprego da sua população ativa para, respetivamente, 7,9 e 8,1 por cento. As taxas de desemprego da Área do Euro e dos EUA fixavam-se, respetivamente, em 7,6, e 3,7 por cento em 2019. O principal mercado turístico do país, o Reino Unido, registou por seu turno, uma contração do sua atividade económica em 9,9 por cento e um aumento da sua taxa de desemprego de 3,8 para 4,5 por cento.

Os desempenhos negativos do consumo privado, investimento e exportações líquidas justificam a contração da procura agregada dos parceiros do país, enquanto o sector dos serviços (sobretudo os ramos de alojamento, restauração, transportes e serviços pessoais, culturais e recreativos) é a componente da oferta agregada mais afetada pelas medidas de contenção da pandemia.

O desemprego aumentou mais nos EUA que nos parceiros europeus dada a maior flexibilidade do seu regime laboral, por um lado, e, por outro, devido à implementação de regimes de layoff simplificado na Europa, entre outras medidas de proteção ao emprego, das quais destaca-se os programas

Coronavirus Job Retention Scheme e Self-Employment Income Support Scheme do Reino Unido.

Não obstante, os planos orçamentais de apoio às famílias e aos desempregados implementados nos EUA, que ascenderam a 2,1 biliões de USD em dezembro, superaram os estímulos europeus ao rendimento disponível das famílias, ao consumo privado e, consequentemente, à produção de bens e serviços.

A redução da procura agregada e o aumento do output gap pressionaram no sentido descendente os preços no produtor (após a restauração de cadeias de produção e canais de distribuição que sofreram disrupção com o confinamento global de meados de março a finais de abril) e no consumidor, contribuindo, igualmente, para apoiar o poder de compra das famílias e a implementação de políticas

(9)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 7 monetárias excecionalmente acomodatícias.1

De assinalar a queda, em termos médios anuais, do preço das matérias-primas energéticas e do barril de brent, petróleo de referência para Cabo Verde, na ordem, respetivamente, dos 33 e 29 por cento. Os preços das matérias-primas não energéticas, entretanto, cresceram 6,7 por cento, em função, em boa medida, do encarecimento dos alimentos, em 3,1 por cento, numa conjuntura de aumento da procura de bens de primeira necessidade estimulada por receios de escassez e de condicionamento da oferta (devido a condições climatéricas adversas).

Em resultado das intervenções da autoridade monetária da Área do Euro e de idiossincrasias das maiores economias no combate à pandemia, no mercado monetário de maior relevância para Cabo Verde, as taxas de juro reduziram para mínimos históricos e o euro apreciou, em termos médios anuais, 1,9 por cento face ao dólar dos EUA. Em termos efetivos nominais, o EUR apreciou 1,5 por cento em 2020, depois de ter depreciado 1,9 por cento em 2019.

O aumento do diferencial de juros do país face à Área do Euro favoreceu a acomodação monetária, pese embora o seu efeito negativo na rendibilidade das reservas internacionais, e tornou potencialmente mais atrativos os investimentos no país. Contrariamente, a apreciação do EUR, por ter levado a um aumento do câmbio do escudo face à moeda dos demais parceiros comerciais de Cabo Verde, afetou adversamente a competitividade-preço do país.

1 A considerada assertiva, oportuna e extraordinária intervenção das autoridades monetárias e orçamentais terá sido

fundamental para conter o agravamento da atividade económica e do mercado de trabalho dos principais parceiros do país. Refira-se que o pacote orçamental dos EUA para apoiar as famílias, as empresas do sector dos transportes aéreos e outros sectores, severamente atingidos pelo choque, bem como os governos estaduais, atingiu os 3,2 biliões de USD em dezembro. Na Europa, o Eurogrupo aprovou, em abril, um pacote de 540 mil milhões de euros para: financiar as despesas com a saúde, através de uma linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade; financiar as pequenas e médias empresas, através do Banco Europeu de Investimento; e apoiar, através da Comissão Europeia, os empregos. Adicionalmente, a União Europeia aprovou, em julho, o programa Next Generation EU, orçado em 750 mil milhões de EUR, para impulsionar a recuperação económica da região no pós covid-19. No que concerne à política monetária, o Banco Central Europeu (BCE) e a Reserva Federal dos EUA mantiveram inalteradas, em níveis mínimos históricos, desde março de 2020, as suas taxas de referência e implementaram programas emergenciais de compra de ativos. O Pandemic Emergency Purchase Programme do BCE, lançado em março, foi alargado para 1,85 biliões de euros em dezembro.

(10)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 8

Figura 1. Indicadores Selecionados dos Principais Parceiros do País

Produto Interno Bruto e Desemprego

Taxas de Juro de Referência e Sentimento Económico

Preços no Consumidor e Índices de Câmbio Efetivo Nominal do EUR e CVE

Fonte: Eurostat; US Department of Labor; US Office for National StatisticS; Instituto Nacional de Estatística; Federal Reserve; Bank of England; Bloomberg. t.v.h.- taxa de variação homóloga.

-35,0 -30,0 -25,0 -20,0 -15,0 -10,0 -5,0 0,0 5,0 10,0 -22,0 -19,0 -16,0 -13,0 -10,0 -7,0 -4,0 -1,0 2,0 5,0 4º tr i 16 1º tr i 17 2º tr i 17 3º tr i 17 4º tr i 17 1º tr i 18 2º tr i 18 3º tr i 18 4º tr i 18 1º tr i 19 2º tr i 19 3º tr i 19 4º tr i 19 1º tr i 20 2º tr i 20 3º tr i 20 4º tr i 20 Pro d u to In te rn o Bru to ( t.v.h. e m % ) Pro d u to In te rn o Bru to ( t.v.h. e m % ) EUA Área do Euro Reino Unido

Cabo Verde (eixo dto.)

2,0 4,0 6,0 8,0 10,0 12,0 14,0 de z-16 mar-17 ju n -17 se t-1 7 de z-17 mar-18 ju n -18 se t-18 d e z-18 mar-19 ju n -19 se t-19 de z-19 mar -20 ju n -20 se t-20 de z-20 De se mp re go ( em % d a p o p u laç ão ati va) EUA Área do Euro Reino Unido 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 -0,2 0,2 0,6 1,0 1,4 1,8 2,2 2,6 d e z-16 mar-17 ju n -17 se t-17 d e z-17 mar-18 ju n -18 se t-18 d e z-18 mar-19 ju n -19 se t-19 d e z-19 mar-20 ju n -20 se t-20 d e z-20 Tax as d e Ju ro ( em % ) Tax as d e Ju ro ( em % )

fed funds rate (FED)

refi rate (BCE)

bank rate (BoE)

taxa diretora (BCV) (eixo dto.)

-3,0 -2,0 -1,0 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 d e z-16 mar-17 jun -17 se t-17 d e z-17 mar-18 jun -18 se t-18 d e z-18 mar-19 jun -19 se t-19 d e z-19 mar-20 jun -20 se t-20 d e z-20 Tax a d e In flaç ão H o mó lo ga (e m % ) Área do Euro EUA Cabo Verde 124 125 126 127 128 129 130 131 70 75 80 85 90 95 100 105 d e z-16 mar-17 ju n -17 se t-17 d e z-17 mar -18 ju n -18 se t-18 d e z-18 mar-19 ju n -19 se t-19 d e z-19 mar-20 ju n -20 se t-2 0 d e z-20 índi ce de Taxas de C ãm bi os Ef e tiv as Ín d ic e d e Taxas d e Câ mbi o E fe tiva s EUR (nominal) CVE (real) eixo dto 60 70 80 90 100 110 120 d e z-16 mar-17 ju n -17 se t-17 d e z-17 mar-18 ju n -18 se t-18 d e z-18 mar-19 ju n -19 se t-19 d e z-19 mar-20 ju n -20 se t-20 d e z-20 Ín d ice d e s en ti me n to eco n ó mi co EUA Reino Unido Área do Euro

(11)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 9

2. Oferta e Procura

Cabo Verde terá tido, em consequência da crise sanitária global, o pior desempenho económico dos últimos 40 anos.2

De acordo com as estimativas trimestrais das contas nacionais do Instituto Nacional de Estatísticas, o produto interno bruto em volume contraiu 14,8 por cento em 2020, o que compara ao crescimento de 5,7 por cento de 2019 e de 5,4 por cento registado, em média, entre 1980 a 2019.

A retração da procura agregada, reflexo da queda das exportações e do consumo privado, respetivamente, em 58 e 11 por cento, determinou a pior performance da economia nacional desde a década de 80 do século passado. Do lado da oferta, a característica singular do choque exógeno refletiu-se, principalmente, na evolução fortemente negativa das atividades de alojamento e restauração (-71 por cento), transportes (-33 por cento), comércio (-21 por cento), à qual se agrega a significativa contração dos impostos líquidos de subsídios, na ordem dos 23 por cento.

Do lado oferta, a administração pública, a construção e os serviços financeiros foram os únicos ramos que registaram um aumento do seu valor acrescentado bruto em 2020. Do lado da procura, os investimentos contribuíram positiva e significativamente para o desempenho da economia. Os desempenhos dos investimentos e da construção estarão associados à execução de grandes projetos de investimentos externos em fase conclusão, bem como do programa público de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade, entre outros.

O desempenho muito desfavorável da economia nacional foi, sobretudo, explicado pelos efeitos: a. do confinamento geral que vigorou de finais de março a meados de maio em todas as ilhas,

com exceção de Santiago e Boavista, que permaneceram em Estado de Emergência até finais de maio;

b. das restrições de viagens (aéreas e marítimas) internacionais não humanitárias e de abastecimento essencial ao país até outubro. As viagens interilhas também continuaram bastante condicionadas depois do levantamento da interdição em junho;

c. da proibição das atividades desportivas e recreativas até outubro em boa parte do país. Estas, mormente as competições desportivas e os espetáculos musicais e outros, permanecem ainda condicionadas. Os cinemas e as discotecas continuam encerrados e, nas ilhas em Estado de

Calamidade, os bares e restaurantes funcionam em horário reduzido e os ginásios são

encerrados;

d. da perda de rendimentos da população ativa em layoff e desempregada, bem como dos promotores de eventos culturais e outros trabalhadores independentes de diversos ramos de atividade;

(12)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 10 e. do repatriamento de grande maioria de estrangeiros residentes no país afetos aos serviços

consulares, grandes empresas e escolas internacionais, em particular entre março e setembro; e

f. da reorganização de serviços ao público, o que implicou menos atendimentos.

Entretanto, a atribuição do rendimento social de inclusão aos mais vulneráveis, os regimes de suspensão temporária de contrato de trabalho implementados pelo Instituto Nacional de Previdência Social, as moratórias à liquidação das contribuições fiscais e parafiscais, a redução da taxa do imposto sobre o valor acrescentado para o sector do turismo de 15 para seis por cento, a facilitação de empréstimos para cobrir as necessidades de tesouraria das empresas, através das linhas de crédito covid-19 com garantia do Estado, contribuíram para atenuar o impacto da crise no rendimento disponível das famílias, para conter a falência das empresas, bem como para preservar os postos de trabalho e a capacidade produtiva instalada.

O rendimento disponível das famílias foi também apoiado pelas remessas dos emigrantes, que cresceram 4,5 por cento. O altruísmo dos emigrantes terá sido sustentado pelos apoios orçamentais que usufruíram nos países de acolhimento e terá contribuído para sustentar a evolução positiva da confiança dos consumidores, pese embora o perfil descendente.

A performance económica do país foi pior que a dos seus principais parceiros e da média da sub-região na qual Cabo Verde está inserido, mas próxima das economias similares, dada a sua concentração sectorial em serviços, ao seu baixo grau de diversificação, bem como ao reduzido espaço orçamental para uma política contra-cíclica mais agressiva.3

Refira-se que o contributo do consumo público, do lado da procura, e da administração pública, do lado da oferta, fixaram-se em 0,1 e 1,5 pontos percentuais, o que compara aos 0,8 e 1,4 pontos percentuais de 2019, num cenário de queda da arrecadação dos impostos em 9.776,6 milhões de escudos e de desembolsos de donativos e dívidas concessionais, por parceiros bilaterais e multilaterais para apoiar na mitigação dos efeitos da pandemia, na ordem de 10.524 milhões de escudos.

3 A título de exemplo, as Seychelles e Maurícias registaram contrações de 13,4 e 15,8 por cento, respetivamente, em 2020,

(13)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 11

Figura 2: Indicadores da Atividade Económica

Contributos para o Produto Interno Bruto

Procura Turística e Execução Orçamental

Beneficiários da Segurança Social e Indicadores de Confiança

Fonte: Instituto Nacional de Estatística, Banco Mundial, Banco de Cabo Verde. Cálculos do Banco de Cabo Verde.

O índice da oferta de crédito às empresas agrega as respostas dos bancos ao Inquérito sobre o Mercado de Crédito, ponderadas pela sua quota de mercado, assumindo valores entre -100 e 100.

s.r.e- saldo das respostas extremas. mm3-média móvel dos últimos três meses. -100 -80 -60 -40 -20 0 20 50 000 550 000 1 050 000 1 550 000 2 050 000 2 550 000 3 050 000 3 550 000 4 050 000 4 550 000 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 em p erce n ta ge m n ú m ero d e d o rm id as Outros Portugal

Reino Unido França Bélgica e Holanda Alemanha taxa de crescimento (eixo dto.)

65 000 64 973 60 000 55 000 53 343 54 284 50 000 45 000 40 000 35 000 30 000 25 000 20 000 15 000 Recei ta s fi s ca i s Des pes a s tota i s

Execuçã o 2019 Orça mento

Retifi ca tivo 2020 Execuçã o 2020 51 151 33 952 33 237 m il hõ es d e e sc ud os 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 0 3000 6000 9000 12000 15000 18000 ab r/ 20 mai/20 jun /20 ju l/20 ago /20 se t/2 0 o u t/20 n o v/20 d e z/20

número de pessoas em layoff

número de beneficiários do Subsídio de desemprego (eixo dto.) -32 -22 -12 -2 8 18 28 38 -18 -14 -10 -6 -2 2 6 10 4ºT 16 1º T 17 2º T 17 3º T 17 4º T 17 1º T 18 2º T 18 3º T 18 4º T 18 1º T 19 2º T 19 3ºT 19 4º T 19 1º T 20 2º T 20 3º T 20 4º T 20 em pe rcen tag em Co n tr ib u to s p ara a vari aç ão h o mó lo ga d o PI B re al (p o n to s p erce n tu ais )

Impostos Líquidos de Subsídios Serviços

Indústrias Transformadoras Construção

Agricultura, Pesca e Extração PIB (var. tri. em volume) (eixo dto.)

-35 -30 -25 -20 -15 -10 -5 0 5 10 15 -35 -15 5 25 45 4º T 16 1ºT 17 2ºT 17 3º T 17 4º T 17 1º T 18 2º T 18 3º T 18 4º T 18 1ºT 19 2ºT 19 3º T 19 4º T 19 1º T 20 2º T 20 3º T 20 4º T 20 em p er ce n tag em Co n tr ib u to s p ara a vari aç ão h o mó lo ga d o PI B re al (p o n to s p erce n tu ais ) Importações Exportações Investimento Consumo Público Consumo Privado

PIB (var. tri. em volume) (eixo dto)

-40 -32 -24 -16 -8 0 8 16 -20 -15 -10 -5 0 5 10 15 20 d e z-16 mar-17 ju n -17 se t-17 d e z-17 mar -18 ju n -18 se t-1 8 d e z-18 mar-19 ju n -19 se t-19 d e z-19 mar-20 ju n -20 se t-20 d e z-20 índ ic e de difusão s.r.e . mm 3 Clima económico Confiança ds consumidores

(14)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 12

3. Inflação

As pressões inflacionistas reduziram em 2020, com a contração das procuras doméstica e externa e em resultado de algum aumento, nos últimos meses do ano, da produção local de frescos.

A taxa de variação média anual do índice de preços no consumidor decresceu de 1,1 para 0,6 por cento em 2020, invertendo o perfil ascendente que prevaleceu até abril, quando atingiu o valor mais elevado do ano, 1,34 por cento. A taxa de inflação homóloga, por seu turno, reduziu 2,8 pontos percentuais em dezembro de 2020 face a dezembro de 2019, fixando-se em -0,9 por cento.

Em termos médios anuais, a diminuição das pressões inflacionistas traduziu, principalmente, a deflação das classes de vestuário e calçado e a desinflação das classes de restaurantes e hotéis e de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, evoluções alinhadas aos desempenhos do comércio e alojamento e restauração, bem como à tendência dos preços das matérias-primas energéticas nos mercados internacionais.

Contrariamente, registou-se um aumento da inflação da classe da saúde (para 5,0 por cento, que compara a 2,2 por cento de 2019), mais acentuado nos meses de março e abril, relacionados a uma intensificação da procura de bens de proteção individual (máscaras, álcool, álcool gel, etc.), cuja distribuição no país sofreu alguma disrupção na altura da primeira vaga de alastramento do novo coronavírus no hemisfério ocidental.

Quadro 2: Índice de Preços no Consumidor

Fonte: Instituto Nacional de Estatística. Cálculos do Banco de Cabo Verde.

Os valores das variações correspondem às taxas dos meses de referência. As variações dos principais agregados dos anos correspondem à taxa média anual de cada classe no referido ano.

t.v.h.- taxa de variação homóloga.

mar jun set dez

Índice de Preços no Consumidor (em %)

Taxa de variação homóloga 1,0 1,9 -0,9 1,6 -0,2 0,8 -0,9

Taxa de variação média dos últimos 12 meses 1,3 1,1 0,6 1,3 1,1 0,9 0,6

Principais Agregados do IPC (t.v.h., em %)

Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas 0,5 1,4 1,6 4,2 1,8 1,3 -2,6

Bebidas alcoólicas, tabaco e narcóticos 1,7 5,5 4,7 3,6 0,8 6,4 7,6

Vestuário e calçado -1,3 1,4 -3,5 -0,3 -4,7 -6,8 -9,0

Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis 2,4 0,3 -0,1 -0,7 -1,5 1,7 1,3

Acessórios, equip. domésticos e manutenção da habit. 1,2 0,0 1,4 1,6 -0,1 1,8 2,6

Saúde 1,9 2,2 5,0 6,4 5,8 4,1 3,7

Transportes 4,0 0,2 0,2 1,7 -2,8 1,5 -1,4

Comunicações 0,2 -0,2 -0,8 -1,4 -1,4 -0,4 0,0

Lazer, recreação e cultura 1,4 0,9 0,8 1,2 0,8 0,8 0,9

Ensino 2,0 0,1 -0,3 0,0 0,0 -0,2 -1,2

Restaurantes e hotéis 1,3 6,6 3,5 5,0 3,5 3,0 1,6

Bens e serviços diversos 1,9 1,8 0,2 1,2 1,4 -1,4 -1,4

2020

(15)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 13 O aumento dos preços de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, especialmente entre fevereiro e abril, estará, igualmente, relacionado aos receios de escassez de bens de primeira necessidade no período do confinamento global de março e abril. Entretanto, a redução acentuada da taxa homóloga da classe, em particular em dezembro, numa conjuntura de procura contida, indicia uma melhoria da campanha agrícola de 2020 face a dos anos anteriores, consequência da maior pluviometria.

A taxa média anual da inflação subjacente, que expurga do índice geral de preços, os bens alimentares não transformados e a energia, fixou-se nos 1,3 por cento, 0,2 e 0,7 pontos percentuais, acima, respetivamente, do registo de 2019 e da inflação média anual de 2020. Condicionamentos temporários da oferta de determinados produtos, nomeadamente da saúde e acessórios para o lar, estarão a justificar o diferencial positivo entre a inflação subjacente e a inflação headline.

(16)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 14

4. Contas Externas

A performance das contas externas espelha a real dimensão dos impactos económicos da crise sanitária global em Cabo Verde.

O défice da balança corrente aumentou de 779,5 para 27.211,2 milhões de escudos em 2020, representando em termos do PIB um agravamento de 16,1 pontos percentuais face ao mínimo histórico de 2019, 0,4 por cento.

A deterioração das contas externas ficou a dever-se, principalmente, à redução das exportações dos serviços de viagens e de transportes, respetivamente, em 68 e 66 por cento, bem como à diminuição das reexportações de combustíveis e víveres nos portos e aeroportos nacionais do país em 63 por cento. A interdição de viagens internacionais, tanto pelas autoridades nacionais como pelas autoridades dos principais mercados turísticos do país, explica, em larga medida, a queda das exportações de bens e serviços em 58,5 por cento.

Entretanto, o decréscimo das importações de bens (em 16,7 por cento, para o qual a redução dos preços das mercadorias importadas contribuiu em cerca de 25 por cento) e de serviços (em 37,3 por cento, pressionado, sobretudo, pela queda das viagens pessoais dos cabo-verdianos e suspensão de pagamento de leasings e outros serviços pela transportadora aérea nacional), assim como o aumento das remessas dos emigrantes (em 4,5 por cento), atenuaram o agravamento da balança corrente. A balança corrente, igualmente, beneficiou da constituição de reservas pelas sociedades financeiras e não financeiras e consequente redução de dividendos expatriados, da moratória concedida pelo Clube de Paris ao Governo de Cabo Verde, além da redução das taxas de juro dos depósitos dos emigrantes e do stock de outros passivos externos dos bancos nacionais, que contribuíram para a redução do défice da balança de rendimentos primários em 10,4 por cento.

Figura 3: Balança Corrente e Balança Financeira

Fonte: Banco de Cabo Verde.

Nos gráficos foram destacadas as performances de algumas rubricas da balança de pagamentos. Na balança financeira, os valores positivos correspondem a aumento de passivos ou à redução de ativos que resultam em entradas de divisas e se traduzem na acumulação de reservas.

-20 0 20 40 60 80 100 120 2016 2017 2018 2019 2020 em p erce n tag em d o P IB

Juros da Dívida (Total) Dividendos do IDE Expatriados Remessas de Emigrantes Receitas de Viagens Importações de Bens e Serviços Balança Corrente

(17)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 15 O excedente da balança de capital aumentou 64 por cento, impulsionado, sobretudo, pelas doações de equipamentos hospitalares ao governo geral (em 174,4 milhões de escudos). As transferências privadas de emigrantes e de outras individualidades que se fixaram em 497 milhões de escudos (396 milhões em 2019) também contribuíram para conter o aumento das necessidades de financiamento da economia.

Os influxos líquidos de financiamento da economia, porém, reduziram 17,5 por cento (em termos absolutos, 2.745 milhões de escudos), reflexo da diminuição do ritmo de realização de investimentos diretos em fases iniciais de execução e adiamento de outros, do aumento dos ativos externos líquidos dos bancos, bem como de protelação de projetos privados financiados com recurso à dívida externa. Contudo, os apoios orçamentais para fazer face à crise sanitária, disponibilizados pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento determinaram o aumento dos desembolsos líquidos da dívida publica em 46 por cento (representaram 49 por cento do total dos desembolsos de dívida efetuados, em 2020, pelos credores externos do Estado).

As entradas de fundos para a balança financeira apenas permitiram cobrir 68 por cento das necessidades da economia. As restantes 32 por cento foram financiadas pelas reservas oficiais. Em consequência, o stock das reservas internacionais líquidas do país reduziu 75 milhões de euros (em 2019, o stock das reservas tinha aumentado 132 milhões de euros). Não obstante, devido à queda das importações, as reservas oficiais passaram a cobrir 7,8 meses das importações de bens e serviços, a 31 de dezembro de 2020.

O aumento assinalável das necessidades de financiamento da economia determinou o agravamento dos indicadores de vulnerabilidade externa. A posição deficitária de investimento internacional deteriorou-se de 145 para 182 por cento do PIB, devido, sobretudo, à queda dos ativos de reserva (de 661 para 580 milhões de euros) e aumento dos passivos da dívida pública externa (de 91 para 112 por cento do PIB). Em consequência, paralelamente ao aumento dos riscos de solvência relacionados ao sobreendividamento do Estado, os riscos de iliquidez, considerados baixos dado o elevado grau de concessionalidade da dívida pública, aumentaram com a redução das exportações e das receitas fiscais.

(18)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 16

Quadro 3: Indicadores Selecionados do Sector Externo

Fonte: Banco de Cabo Verde.

1/ Corresponde à evolução da taxa de câmbio efetiva real do CVE com sinal contrário, pois um aumento da taxa de câmbio efetiva real sinaliza uma perda de competitividade-preço do país e vice-versa. 2/ O rendimento de investimento inclui os rendimentos de investimento direto, de investimento em carteira e de outros investimentos. 3/ Importações de bens e serviços estimados para o ano.

1º tri 2º tri 3º tri 4º tri

Comércio Internacional (em %)

Exportações de bens e serviços/PIB 49,0 50,6 24,9 46,8 16,0 13,1 16,8

Comércio Internacional de Bens e Serviços/ PIB 117,0 115,8 84,7 110,3 77,0 70,3 73,9

Indicador de Competitividade-Preço do País (t.v.h.,%) 1 0,1 0,9 -0,5 -0,2 0,0 -0,7 -1,0

Produtividade e Tecnologia (em %)

Stock de IDE em Cabo Verde/PIB 110,8 109,6 134,1

Stock de IDE em Cabo Verde/Exportações 226,3 216,1 539,5

Balança Tecnológica/PIB -1,20 -0,98 -0,42 -0,81 -0,39 -0,28 -0,12

Regalias de Direitos de Licença/PIB -0,57 -0,50 -0,22 -0,58 -0,07 -0,06 -0,06

Serviços de Assistência Técnica e Consultoria/PIB -0,60 -0,47 -0,18 -0,16 -0,31 -0,22 -0,06 Serviços de Investigação e Desenvolvimento/PIB -0,03 -0,01 -0,03 -0,07 -0,01 -0,01 -0,01

Financiamento e Sustentabilidade

Rendimento de Investimentos/Exportações (%) 2 -6,1 -5,5 -10,3 -5,3 -23,2 -15,6 -13,7

Transferências Correntes e de Capital/Importações (%) 24,9 25,8 36,3 26,0 39,2 44,4 40,0 dos quais:

Transferências Oficiais/Importações 5,0 5,1 6,3 4,5 7,1 11,4 3,3

Remessas de Emigrantes/Importações 16,1 16,9 22,8 17,3 24,2 24,9 26,9

Stock da Dívida Externa de Cabo Verde/PIB (%) 102,2 101,0 122,6

dos quais: Stock da Dívida Externa Pública/PIB 91,4 90,6 109,6 Stock da Dívida Externa de Cabo Verde/Exportações (%) 208,7 199,3 493,3 dos quais: Stock da Dívida Externa Pública/Exportações 186,7 178,8 441,2

Serviço da Dívida Pública Externa/Exportações (%) 5,9 6,1 14,0 7,7 32,4 24,9 13,1

Reservas Líquidas/Serviço da Dívida Pública Externa 11,0 12,1 11,1

Reservas Líquidas/Meses de Importações 3 5,6 6,9 7,8 9,0 8,7 8,5 7,8

(19)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 17

5. Situação Monetária e Financeira

A oferta monetária, expressa pela evolução do agregado Massa Monetária em sentido lato – M2, moderou em 2020, com o agravamento da posição externa do país.

O agregado M2, constituído por moeda em circulação, depósitos à ordem, depósitos de poupança e a prazo, outros quase depósitos, bem como por títulos do Estado em poder do público, cresceu 4,1 por cento em 2020, menos quatro pontos percentuais que em 2019. O aumento mais contido da liquidez no mercado monetário foi determinado pela assinalável redução do stock das reservas internacionais líquidas do país, porquanto a posição externa líquida (deficitária) dos bancos melhorou e o crédito interno líquido inverteu a tendência de queda do ano anterior.

O aumento das aplicações externas por bancos com acesso a mercados mais competitivos e a redução de passivos externos por outros, resultou na redução dos passivos externos líquidos das sociedades de depósitos na ordem dos 1.874 milhões de escudos. Por seu turno, o crescimento do crédito interno líquido, em 8,9 por cento, foi impulsionado pelo crescimento do crédito à economia e do crédito ao governo central, respetivamente, em 4,8 e 14,4 por cento.

O adiamento do serviço da dívida dos contratos sob o regime das moratórias, por um lado, e a

Quadro 4: Situação Monetária

Fonte: Banco de Cabo Verde.

Dados sujeitos a atualizações e correções. SPA - Sector Público Administrativo; IPC- Índice de Preços no Consumidor; BT - Bilhetes do Tesouro; TRM - Título deRegularização Monetária; t.v.h. - taxa de variação homóloga;

2018 2019 2020 2019 2020

Posição Externa 56 649 70 714 60 504 24,8 -14,4

Ativos Externos Líquidos do Banco de Cabo Verde 58 242 72 814 60 730 25,0 -16,6

Reservas Internacionais Líquidas 58 249 72 912 63 887 25,2 -12,4

Ativos Externos Líquidos dos Bancos Comerciais -1 592 -2 100 -226 -31,9 89,2

Crédito Interno Líquido 143 282 140 349 152 787 -2,0 8,9

Crédito Líquido ao SPA 32 342 25 097 31 963 -22,4 27,4

Crédito Bruto ao Governo Central 37 280 38 828 44 410 4,2 14,4

Crédito à Economia 110 957 115 252 120 824 3,9 4,8

Crédito às Empresas Públicas N/Financeiras 5 380 5 607 5 361 4,2 -4,4

Crédito ao Sector Privado 105 577 109 644 115 463 3,9 5,3

Massa Monetária 181 594 196 282 204 380 8,1 4,1

Base Monetária 57 908 68 710 70 519 18,7 2,6

Memo Itens

Inflação (var. média anual IPC em %) 1,3 1,1 0,6

Tx. dos BT (a 91 dias, média em %) 1,00 1,00 1,00

TRM (14 dias, média em %) 1,50 1,50 0,56

variação homóloga em % em milhões de escudos

(20)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 18 utilização, por outro, das linhas de crédito covid-19, explica o aumento do crédito à economia no ritmo mais rápido desde 2017. De assinalar, num contexto de aumento de riscos macroeconómicos, a tendência de algum alívio na restritividade dos termos e condições dos contratos de créditos aprovados, associada, em parte, ao afrouxamento da política monetária e à partilha de riscos por parte do Estado.

Num cenário de redução das receitas fiscais e de aumento das despesas com a saúde, segurança, proteção civil e proteção social, o endividamento interno do Estado complementou os apoios externos ao orçamento, determinando o crescimento do stock de bilhetes e obrigações do Tesouro, emitidos maioritariamente junto à banca nacional, de 65.652 para 72.001 milhões de escudos.

Em termos de componentes, o aumento da massa monetária refletiu, principalmente, o crescimento dos depósitos à ordem dos emigrantes e dos depósitos a prazo dos residentes, respetivamente, em 18,3 e 4,3 por cento. Numa conjuntura que interpela à constituição de poupanças precaucionais e de investimentos comedidos, infere-se que eventuais condicionalismos na aplicação dos fundos, a par da contínua redução das taxas de juro dos depósitos dos emigrantes, justificam a estagnação dos seus depósitos a prazo e de poupança e o aumento dos seus depósitos à ordem muito acima do crescimento das suas remessas para apoio familiar.

(21)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 19

Medidas financeiras de mitigação dos efeitos económico e social da pandemia

O regime das moratórias de crédito beneficiou um total de 1.931 entidades e 2.493 contratos de crédito, que ascenderam a 25.404 milhões de escudos, em 2020.

O regime de suspensão do pagamento de créditos foi estabelecido originalmente pelo Decreto-lei n.º 38/2020 de 31 de março, atualizado, posteriormente, pelos Decretos-Leis n.ºs 45/2020, de 21 de abril, 65/2020, de 1 de setembro e 4/2021, de 15 de janeiro. A atual norma delibera a extensão, até setembro de 2021, da suspensão do pagamento de capital, juros e prestações dos créditos concedidos às famílias, empresas, municípios, instituições sem fins lucrativos, de acordo com as seguintes modalidades:

a. suspensão do pagamento de capital, juros ou prestação dos contratos às entidades acima elencadas até 1 de julho;

b. suspensão do pagamento do capital em dívida dos créditos concedidos, a todas as entidades beneficiarias, até 30 de setembro; e

c. suspensão do pagamento de juros, capital e prestação dos contratos das empresas não financeiras e famílias dos sectores mais afetados pela pandemia, até setembro.

Com a não renovação de pedidos de suspensão de pagamento do serviço da dívida por parte de 255 entidades, em finais de 2020, o regime beneficiava 2.238 contratos e 1.708 entidades. O stock total da carteira de crédito dos bancos sob o regime das moratórias totalizava, em dezembro passado, 23.167 milhões de escudos, cerca de 20 por cento do stock do crédito à economia e aos municípios. O valor dos contratos das empresas, em particular das dos ramos de transportes, alojamento, restauração e outros serviços turísticos, representava 77 por cento do total dos créditos com pagamentos suspensos. As dívidas dos particulares sob o regime representavam cerca de 12 por cento do total, sendo a maioria associada aos créditos à habitação e a outros fins.

O impacto no stock de crédito do regime das moratórias até 31 de dezembro ascendia a 5.777 milhões de escudos. Adicionando o valor utilizado das linhas de crédito covid-19, 2.716 milhões, pode-se inferir que o crescimento do stock de crédito à economia e aos municípios, respetivamente, de 4,8 e 1,2 por cento ficaram a dever-se, em larga medida, à implementação das medidas excecionais de proteção da liquidez das empresas e famílias e instituições ao serviço das famílias.

Contratos em Moratória & Stock de Crédito em Moratória

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

Empresas Particulares Câmaras Municipais

contratos em moratória contratos ativos em dezembro de 2020

0 20000 40000 60000 80000 100000 120000 140000 Total Crédito às empresas, famílias e instituições sem fins lucrativos Crédito às Câmaras Municipais m ilh õe s d e es cud os

stock em moratória stock total

3965 71249 620 22 20 1118 19% 17% 49%

(22)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 20

Tipo de Crédito & Atividades das Empresas com Contratos em Moratória

As linhas de crédito covid-19 correspondem às quatro modalidades negociadas entre os bancos e o Estado para facilitar o financiamento de empresas em dificuldades de tesouraria devido às restrições e condicionamentos resultantes do combate à pandemia. Todas as modalidades beneficiam da garantia do Estado, a sua taxa de juros não deve ultrapassar os três por cento e os créditos beneficiam de um período de carência de seis meses.

Habitação 7,6% Estudo 0,1% Automóvel 1,3% Investimento 79,7% Conta Corrente Caucionada 2,8% Fundo Maneio e Necessidade de Tesouraria… Outros fins 5,1% Agricultura e pesca 0% Indústria 13% Construção 5% Comércio 9% Turismo (agências de turismo, rent-a-car, hotéis) 21% Restauração 4% Transporte 34% Seviços de Telecomunicação 4% Serviços de Saúde 1% Outros serviços 9%

(23)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 21

6. Finanças Públicas

O défice das contas públicas aumentou de 1,8 para 9,1 por cento do PIB em 2020, invertendo a tendência decrescente que vinha registando, em geral, desde 2013, em função, especialmente, da redução das receitas fiscais e outras receitas, aliada a um aumento das despesas correntes de investimento.

A política de apoio às empresas e a contração da atividade económica explicam, em particular, a redução dos valores arrecadados dos impostos sobre o valor acrescentado, sobre o rendimento de pessoas coletivas e sobre os direitos das importações, respetivamente, em 24,7, 39,0 e 17,9 por cento. Destaca-se, entre outras medidas de atenuação do impacto da pandemia na tesouraria das empresas implementadas, o parcelamento do imposto sobre o valor acrescentado e do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares retidos na fonte, a redução da taxa de pagamento antecipado do imposto sobre rendimento de pessoas coletivas de 80 para 50 por cento da coleta do ano anterior e a anulação dos respetivos pagamentos referentes ao segundo e terceiro trimestres, bem como a diminuição da taxa do imposto sobre o valor acrescentado das empresas do ramo de alojamento e restauração de 15 para dez por cento.

Quadro 5: Situação Orçamental

Fonte: Ministério das Finanças, cálculos do Banco de Cabo Verde.

2018 2019 2020 2019 2020

Receitas de Impostos 40 657 42 013 32 237 3,3 -23,3

das quais:

Imposto s/ Valor Acrescentado 16 222 16 732 12 602 3,1 -24,7

Cobrado pela DGA 7 801 8 260 6 670 5,9 -19,2

Cobrado na DGCI 8 422 8 473 5 932 0,6 -30,0

Imposto sobre Rendimento 12 253 12 674 9 779 3,4 -22,8

Pessoas Singulares 6 877 7 201 6 438 4,7 -10,6

Pessoas Coletivas 5 376 5 473 3 341 1,8 -39,0

Donativos 2 575 6 238 5 224 142,3 -16,3 Despesas Correntes de Funcionamento e Investimento 48 587 53 343 54 284 9,8 1,8

das quais:

Despesas com Pessoal 19 425 20 595 21 569 6,0 4,7

Transferências Correntes 6 283 6 015 6 482 -4,3 7,8

Benefícios Sociais 6 237 7 270 8 265 16,6 13,7

Despesas totais de Investimento 7 086 8 817 9 277 24,4 5,2

Despesas com Aquisição de Ativos não Financeiros 8 194 7 971 4 592 -2,7 -42,4

das quais:

Programa de Investimento 7 917 7 643 4 148 -3,5 -45,7

Saldo Global (incluindo Donativos) -4 869 -3 585 -15 025

Saldo Primário (incluindo Donativos) -236 1 365 -10 264

t.v.h., % em milhões de escudos

(24)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 22 As outras receitas decresceram, por seu turno, 31 por cento, reflexo, também, em larga medida, dos condicionamentos da conjuntura nas vendas de bens e serviços (mormente na cobrança da taxa de segurança aeroportuária, bem como das taxas de serviços policiais e de fronteiras, de serviços da justiça, de serviços de secretaria, de serviços médico-hospitalares, entre outras) e nos rendimentos de propriedade (com a constituição de reservas por parte das empresas públicas para fazer face aos efeitos da pandemia).

Pese embora a mobilização dos parceiros multilaterais do país, que resultou no aumento da ajuda orçamental a fundo perdido em 14 por cento, os desembolsos de donativos foram insuficientes para compensar a queda das receitas fiscais. Ademais, os donativos caíram 16 por cento e passaram a financiar apenas 9,6 por cento das despesas orçamentais (os donativos financiavam, em 2019, 11,6 por cento das despesas).

Num contexto de aumento de privações sócio-económicos, a moderação das despesas de funcionamento e eventuais constrangimentos orçamentais terão justificado o aumento comedido das despesas do Estado.4 Estas, aumentaram 1,8 por cento, o que compara ao crescimento de 9,8 por

cento de 2019, impulsionadas, em boa medida, pela realização de gastos para fazer face à pandemia ou mitigar o seu impacto social, nomeadamente com: aquisição de bens e serviços (arrendamento de espaços para isolamento de infetados, aluguer de viaturas para proteção civil, aquisição de material de consumo clínico e medicamentos, entre outros); benefícios sociais (decorrentes da implementação dos regimes de rendimento solidário e de inclusão social, entre outros gastos); pessoal (em função da contratação de médicos especialistas aposentados, entre outros profissionais da saúde); transferências correntes (apoio aos municípios no combate a covid-19; e subsídios compensatórios da taxa de ocupação deficitária nas viagens marítimas interilhas.5

Entretanto, a baixa execução das despesas com a aquisição de ativos não financeiros, que em termos absolutos registou, em 2020, o valor mais baixo dos últimos 20 anos, devido, especialmente, a constrangimentos na execução dos programas infraestruturas modernas e seguras, gestão e

administração geral e reforma do Estado da área “Reformas Económicas Estruturais” do programa

pluri-anual de investimento público, contribuiu para atenuar o agravamento das contas.

O aumento significativo das necessidades de financiamento do Estado determinou a aceleração do endividamento público, tanto junto a credores externos, em 10.805 milhões de escudos, como junto aos bancos e outros credores nacionais, respetivamente, em 3.100 e 2.059 milhões de escudos. Neste

4 A moderação das despesas de funcionamento ficou a dever-se, em boa medida, à redução das despesas com juros da dívida

externa e com a restituição de impostos e indemnizações.

5 A evolução dos benefícios sociais também resultou do aumento do número de pensionistas, da adesão de funcionários

públicos ao regime de reforma antecipada, bem como do pagamento de estágios profissionais e financiamento de projetos de reinserção socioprofissional e de promoção e formação para a empregabilidade. O aumento das despesas com pessoal foi também justificado pela atualização salarial da polícia nacional, implementação do novo estatuto da carreira dos militares e entrada em funcionamento do Instituto Marítimo Portuário, do Campus do Mar de Cabo Verde e da Alta Autoridade para a Imigração. Por seu turno, o crescimento das transferências correntes ficou a dever-se, também, à atualização do Fundo de Financiamento Municipal, ao pagamento de despesas no âmbito da mitigação dos efeitos da seca, bem como das eleições autárquicas.

(25)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 23 quadro, o stock da dívida do Estado incluindo e excluindo os Títulos Consolidados de Mobilização Financeira (TCMF) aumentaram para, respetivamente, 268,4 e 257,1 mil milhões de escudos. Em termos do PIB, a dívida pública total, incluindo e excluindo os TCMF, ultrapassou, em finais de 2020, os 155 por cento do PIB.

(26)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 24

Perspetivas de Evolução da Economia no

Curto Prazo

(27)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 25

7. Hipóteses de Enquadramento das Projeções

As atuais projeções macroeconómicas do Banco de Cabo Verde, para 2021, ancoram os desenvolvimentos macrofinanceiros do país desde outubro passado e sustentam-se nas mais recentes hipóteses de evolução do contexto externo e políticas para alavancar a recuperação económica. Fundamentam-se em pressupostos teóricos e no conhecimento empírico que enformam o modelo de programação macrofinanceira do banco central.

As perspetivas mais recentes para o enquadramento externo sugerem um recobro da economia global e dos principais parceiros do país mais célere que o antecipado em outubro último.

A aprovação de quatro vacinas pela Organização Mundial da Saúde e pelo FDA-Food and Drugs Administration-FDA dos EUA e EMA-European Medicines Agency da União Europeia, em finais de 2020 e inícios de 2021, o arranque consequente da vacinação nos países avançados e em alguns emergentes, a outperformance económica, regra geral, de várias regiões no segundo semestre de 2020 face ao anteriormente antecipado, bem como o reforço dos estímulos orçamentais pelos EUA e Japão, além das expetativas do iminente início da implementação do Next Generation EU justificam, em larga medida, a revisão em alta do crescimento da economia global de 5,2 para 6,0 por cento em 2021 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).6 Igualmente, a determinação dos maiores bancos

centrais manterem, até 2022, inalteradas as suas taxas de referência, nos atuais níveis mínimos históricos, indicia que as condições de financiamento excecionalmente acomodatícias deverão continuar a sustentar a atividade económica global nos próximos tempos.

A recuperação inter e intra regiões, entretanto, deverá ser desigual e não isenta de contratempos, de acordo com o FMI. Com efeito, entre os principais parceiros do país, apenas o PIB dos EUA deverá atingir o nível de 2019 ainda no primeiro semestre de 2021. Todavia, o atraso na vacinação na Área do Euro, devido a constrangimentos na manufaturação e distribuição das vacinas e, em certa medida, em resultado de desconfianças sobre a segurança de uma das vacinas aprovadas; bem como o contínuo aumento de novas infeções e letalidade pela covid-19, associados também à propagação de novas estirpes do SARS-CoV-2, desde o último trimestre de 2020, não só na Europa como também nos EUA e na América Latina, e a consequente implementação de medidas de restrição de contactos terão contribuído para moderar a atividade económica global no primeiro trimestre deste ano.7

De assinalar ainda que as economias baseadas no turismo e na produção e exportação de petróleo

6 O novo estímulo orçamental dos EUA, cifrado em 1,9 biliões de USD, inclui, entre outros apoios, a atribuição de

cheques-estímulo a cada cidadão no valor de 1.400 USD, um aumento até 300 USD do subsídio de desemprego e um reforço dos

créditos fiscais atribuídos aos agregados familiares por cada criança.

7 Ademais, o recobro de boa parte das economias emergentes e em desenvolvimento depende da generosidade de

doadores de vacinas (parceiros bilaterais ou de mecanismos multilaterais como a COVAX), da sua disponibilidade, que poderá ser condicionada pela capacidade de produção das farmacêuticas e poder de barganha das economias mais frágeis economicamente, e de espaços orçamentais e monetários para suportar as políticas contra-cíclicas para limitar a perda permanente da capacidade produtiva de determinados negócios e pela população ativa em situação de desemprego por tempo prolongado.

(28)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 26 deverão recuperar-se mais vagarosamente, tendo em conta as expetativas de uma normalização lenta das viagens internacionais e as fracas perspetivas para o mercado de petróleo.

As projeções mais recentes para a economia mundial continuam envoltas em elevada incerteza, pese embora o atual balanço dos riscos do FMI sinalizar algum equilíbrio entre os riscos negativos e positivos à sua materialização.

Por um lado, o FMI equaciona a eventualidade de desenvolvimentos mais favoráveis na produção e distribuição de vacinas e terapias, o que impulsionaria a confiança dos empresários e consumidores e, consequentemente, fortaleceria, mais que o previsto no cenário base das projeções, o consumo, o investimento e o emprego. Por outro lado, num cenário mais adverso, o FMI considera a possibilidade da pandemia ser mais difícil de controlar antes da imunização de grupo ser atingida, com efeitos negativos na confiança dos agentes e na recuperação da procura. Ainda como riscos descendentes, o FMI considera eventuais:

a. aumentos de tensões, associados a um incremento das desigualdades sociais e no acesso às vacinas e terapias;

b. retirada inoportuna de apoios orçamentais e financeiros às empresas e famílias, o que poderia levar a insolvências de empresas viáveis, mas ilíquidas, e ao aumento do desemprego, com impactos na solidez do sistema financeiro.

As expetativas para a atividade económica dos principais parceiros são consistentes com uma modesta recuperação da procura externa dirigida à economia nacional em 2021, comparativamente à forte queda de 2020.

A inflação nos principais parceiros comerciais do país deverá permanecer baixa, aumentando marginalmente face a 2020, impulsionada pelo fortalecimento da atividade económica e aumento do preço das matérias-primas. A evolução antecipada da inflação dos parceiros e do preço das matérias-primas nos mercados internacionais deverão pressionar, ligeiramente, em sentido ascendente, os preços no consumidor do país.

As condições monetárias e orçamentais acomodatícias nos principais parceiros de Cabo Verde favorecem o investimento estrangeiro no país, cuja realização é, contudo, determinada pela confiança dos potenciais investidores na recuperação da atividade económica nacional, em geral, e de determinados sectores, em particular.

Nas hipóteses técnicas do contexto interno fatorizou-se a manutenção da atual orientação acomodatícia da política monetária no horizonte temporal das projeções. O banco central manterá as taxas das facilidades permanentes de cedência de liquidez, diretora e das facilidades de absorção da liquidez nos 0,5, 0,25, e 0,05 por cento, respetivamente, desde que a inflação permaneça num nível relativamente baixo e estável e que o stock de reservas internacionais líquidas continue a garantir pelo menos cinco meses de importações de bens e serviços.

(29)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 27 A acomodação do financiamento da economia continuará a ser, também, sustentada pelas moratórias no serviço de crédito bancário e pelos incentivos orçamentais ao financiamento das necessidades de tesouraria das empresas (através de garantias), a juros relativamente baixos (até três por cento).

A política orçamental, em conformidade com o Orçamento do Estado para 2021, objetiva a continuidade de esforços no combate à pandemia da covid-19, no plano epidemiológico, e de mitigação dos seus efeitos económicos e sociais. Em resultado, as despesas deverão aumentar 12 por cento comparativamente ao valor executado em 2020. Prevê-se que as receitas fiscais cresçam 23 por cento, mais que suficiente para financiar o aumento projetado das despesas. Os gastos com a aquisição de ativos não financeiros deverão mais que duplicar, adicionando impulso à economia, de acordo com o Orçamento aprovado.

O agravamento da situação económica em 2020 face às expetativas consideradas no Orçamento do Estado de 2021, aprovado em inícios de dezembro passado, com consequentes impactos na cobrança e arrecadação dos impostos, bem como eventuais atrasos na execução de ajuda orçamental em 2021, decorrentes de questões administrativas na sequência das eleições legislativas de acordo com a tendência histórica, poderão, entretanto, condicionar a execução das contas públicas e o impulso orçamental à economia.

Quadro 6: Hipóteses do Exercício de Projeção-Enquadramento Externo

Fonte: Fundo Monetário Internacional; Banco Central Europeu; Banco de Portugal; Banco de Inglaterra.

E- Estimativas; P - Projeções; t.v.r. - taxa de crescimento real; t.v.h. - taxa de variação homóloga; t.v.a. - taxa de variação anual; v.m.a. - valor médio anual.

out-20 abr-21

Produto Interno Bruto em volume (t.v., %)

Mundo 3,6 2,8 -3,5 5,2 6,0

Área do Euro 1,9 1,3 -7,2 5,2 4,4

EUA 2,9 2,2 -3,4 3,1 6,4

Reino Unido 1,3 1,5 -10,0 5,9 5,3

Importações da Área do Euro 2,7 3,9 -10,7 7,0 6,3

Importações do Reino Unido 2,0 2,7 -18,1 7,5 12,5

Preço das Matérias-Primas (t.v.,%)

Energéticas 29,4 -10,2 -32,7 12,0 41,7

Não energéticas 1,3 0,8 6,7 5,1 16,1

Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (t.v.h.,%)

Portugal 1,2 0,3 -0,1 0,8 0,7

Área do Euro 1,8 1,2 0,2 1,0 1,0

Taxa de Câmbio do Euro

Efectiva do Euro (t.v.a. em %) 5,2 -1,0 3,3 2,5 1,9

Euro - Dólar (v.m.a. em dólares) 1,18 1,12 1,14 1,18 1,18

Taxa de Juro (%)

Curto Prazo (Euribor 3 meses) -0,3 -0,4 -0,4 -0,5 -0,5

2021P

(30)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 28

8. Projeção dos Principais Indicadores Económicos e Financeiros

Os desenvolvimentos macroeconómicos recentes e as hipóteses de enquadramento das atuais projeções apontam para um crescimento da atividade económica em 5,8 por cento em 2021. Não obstante a recuperação, o valor projetado do PIB em volume permenacerá aquém do registo de 2018.

O crescimento económico resultaria, sobretudo, de algum recobro das exportações e do consumo privado, em particular no segundo semestre do ano. As perspetivas para as exportações fundamentam-se na expetativa da imunização da população dos principais mercados turísticos até meados do terceiro trimestre e em alguma retoma da procura turística na época alta do quarto trimestre, garantido, também, o controle da epidemia no país.

O aumento do rendimento disponível das famílias que retomam as suas atividades laborais (nomeadamente de parte dos funcionários dos hotéis e dos que se dedicam às atividades recreativas), a melhoria da sua confiança e o contínuo apoio dos emigrantes deverão sustentar o contributo positivo do consumo privado para o crescimento, após a sua maior queda desde 1980. Os contributos do investimento e do consumo público deverão, contudo, retrair-se, devido ao efeito de base, ao impacto das elevadas incertezas na confiança e decisão dos empreendedores e a constrangimentos orçamentais.

As importações deverão aumentar, acompanhando a tendência da procura agregada, mas com um perfil atenuado por algum incremento da produção local (de frescos e pequenas industrias), num contexto em que a procura (para o mercado turístico) permanece relativamente contida.

Do lado da oferta, o crescimento deverá ser impulsionado principalmente pelo aumento dos valores acrescentados brutos da administração pública, do comércio e dos transportes.

Figura 4: Evolução e Projeção das Componentes da Procura Agregada e da Balança Corrente

Fonte: Instituto Nacional de Estatística; Banco de Cabo Verde. Cálculos do Banco de Cabo Verde. E-Estimativas; P-Projeções; p.p.- pontos percentuais; t.v.- taxa de variação.

-15,0 -10,0 -5,0 0,0 5,0 10,0 15,0 2016 2017 2018E 2019E 2020P 2021P Co n tr ib u to s p ara o c re sc ime n to d o P IB a p re ço s d o an o an te ri o r (e m p .p .) Consumo Investimento Exportações Líquidas PIB real (t.v. %)

(31)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 29 Projeta-se uma recuperação modesta das atividades de transporte aéreo e de alojamento e restauração, a par das perspetivas globais de recuperação lenta das viagens internacionais.

Alinhadas com as perspetivas da procura agregada, as contas externas deverão começar a recuperar no segundo semestre do ano, com aumento de voos da Cabo Verde Airlines e alguma dinâmica da procura turística no quarto trimestre. O aumento, ainda que em desaceleração, das remessas dos emigrantes e o alívio no serviço da dívida pública externa (juros) deverão continuar a apoiar a balança corrente. O investimento direto estrangeiro deverá crescer marginalmente com a execução de projetos turísticos em fase avançada e a realização de importantes investimentos em aquacultura. Não obstante, prevê-se que as reservas internacionais líquidas do país continuem a financiar boa parte das necessidades da economia, pelo que o stock acumulado deverá reduzir cerca de 60 milhões de euros.

A queda das reservas deverá determinar a contração da massa monetária, num cenário de contínuo aumento do crédito ao sector publico administrativo e do crédito à economia, este último suportado pelas moratórias, pela execução das linhas de crédito covid-19, pela reestruturação de dívidas e pelo aumento de endividamento de empresas com dificuldades acrescidas de tesouraria.

Refletindo a tendência da inflação importada, os preços no consumidor deverão aumentar até o final do ano e a inflação média anual deverá atingir os 0,8 por cento em dezembro de 2021.

Os riscos à materialização das atuais projeções são fundamentalmente negativos. Conforme prevê o FMI, a não imunização como esperado da população dos principais parceiros do país e um

Quadro 7: Programação Monetária

Fonte: Banco de Cabo Verde. P-Projeções do cenário de base.

CB CA CB CA

Ativos Externos Líquidos 70 714 60 504 53 022 49 351 24,8 -14,4 -12,4 -18,4

Banco de Cabo Verde 72 814 60 730 54 174 50 503 25,0 -16,6 -10,8 -16,8

Reservas Interntacionais Líquidas 72 912 63 887 57 231 53 560 25,2 -12,4 -10,4 -16,2

Bancos Comerciais -2 100 -226 -1 152 -1 152 -31,9 89,2 -409,9 -409,9

Ativo Interno Líquido 125 568 143 875 150 783 151 991 0,5 14,6 4,8 5,6

Crédito Interno Total 140 349 152 787 159 695 160 904 -2,0 8,9 4,5 5,3

Crédito Líquido ao SPA 25 097 31 963 34 763 34 763 -22,4 27,4 8,8 8,8

Crédito à Economia 115 252 120 824 124 932 126 141 3,9 4,8 3,4 4,4

Outros Ativos Líquidos -14 781 -8 912 -8 912 -8 912 -19,5 39,7 0,0 0,0

M2 196 282 204 380 203 805 201 343 8,1 4,1 -0,3 -1,5

Memo Itens

Infl a çã o (va r. médi a a nua l do IPC em %) 1,1 0,6

2021P

milhões de escudos variação em %

2020 2019

[0,5 1,25]

2021P

(32)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 30 agravamento da sua situação sanitária, aliados a um agravamento da situação sanitária internamente, poderão inviabilizar a antecipada recuperação da procura turística.

Associando àquele risco um incremento das dificuldades financeiras do Estado, decorrente de eventuais atrasos no desembolso de ajudas orçamentais associados às démarches de reorganização de estruturas decorrente das eleições, bem como a retirada extemporânea de apoios às empresas e famílias, nomeadamente do layoff simplificado, o crescimento do produto interno bruto poderá rondar os três por cento em 2021.

(33)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 31

9. Política Monetária para os Próximos Meses

Na ausência de pressões incompatíveis com os objetivos de garantir estabilidade de preços e credibilidade do regime cambial de peg unilateral ao Euro, a política monetária continuará, nos próximos meses, a acomodar a recuperação da economia nacional do pior choque dos últimos 40 anos. Neste quadro, o banco central deverá manter as taxas das facilidades permanentes de cedência de liquidez, de absorção da liquidez, bem como a taxa diretora e o coeficiente das disponibilidades mínimas de caixa, respetivamente, em 0,5, 0,05, 0,25 e dez por cento. Manterá, igualmente, inalterados o limite mensal e a taxa das operações monetárias de liquidez nos níveis deliberados em dezembro passado, ou seja, em três mil milhões de escudos e 0,75 por cento, encorajando os bancos a prover liquidez em condições mais favoráveis às empresas e famílias.

No âmbito macro-prudencial, as moratórias ao serviço de crédito bancário continuarão, até setembro, a mitigar, sobretudo, o impacto da crise nas finanças de empresas viáveis e famílias severamente afetadas pela crise.

Ciente das incertezas que rodeiam o processo de recuperação económica, bem como das vulnerabilidades macrofinanceiros acrescidas, o Banco de Cabo Verde reforça os seus instrumentos de salvaguarda da estabilidade nominal e financeira do país, que constitui condição necessária para a retoma do seu progresso económico e social.

(34)
(35)

Banco de Cabo Verde / Abril de 2021 33

1. Economia Internacional

Contas Nacionais (em percentagem)

Fonte: Eurostat; US Department of Commerce (BEA) e Office for National Statistics (ONS). t.v.h. - taxa de variação homóloga.

3º Tri 4º Tri 1º Tri 2º Tri 3º Tri 4º Tri

Área do Euro

Produto Interno Bruto (t.v.h.) 1,8 1,3 -6,6 1,4 1,0 -3,3 -14,6 -4,2 -4,9

Consumo Privado 1,5 1,3 -8,0 1,5 1,2 -3,9 -16,1 -4,6 -7,6

Consumo Público 1,1 1,8 1,2 2,1 1,9 1,1 -1,5 2,4 2,5

Formação Bruta de Capital Fixo 3,1 5,7 -8,3 3,3 5,0 0,8 -20,8 -4,6 -8,7

Exportações 3,6 2,5 -9,4 2,8 1,8 -3,1 -21,4 -9,0 -5,6

Importações 3,6 4,0 -9,2 2,9 2,7 0,3 -20,6 -9,2 -7,6

EUA

Produto Interno Bruto (t.v.h.) 3,0 2,2 -3,5 2,1 2,3 0,3 -9,0 -2,8 -2,4

Consumo Privado 2,7 2,4 -3,9 2,5 2,5 0,2 -10,2 -2,8 -2,6

Consumo Público 1,8 2,3 1,1 2,2 3,0 2,7 2,1 0,3 -0,6

Formação Bruta de Capital Fixo 6,3 1,7 -5,3 0,9 -1,0 -4,2 -16,9 -3,4 3,5

Exportações 3,0 -0,1 -13,0 0,2 0,4 -2,6 -23,9 -14,6 -11,0

Importações 4,1 1,1 -9,3 1,0 -1,9 -5,3 -22,4 -8,6 -0,6

Reino Unido

Produto Interno Bruto (t.v.h.) 1,3 1,5 -9,9 1,0 1,0 -2,2 -21,0 -8,7 -7,8

Consumo Privado 1,6 1,0 -10,7 0,9 0,0 -2,4 -23,3 -8,6 -8,4

Consumo Público 0,4 3,4 -5,7 4,3 3,5 -0,4 -17,1 -5,6 0,5

Formação Bruta de Capital Fixo -0,2 0,7 -8,7 2,2 0,6 -2,6 -21,7 -7,0 -3,5

Exportações 1,2 5,0 -16,7 3,5 5,4 -6,4 -15,5 -20,7 -23,5

Importações 2,0 4,6 -18,1 1,7 -1,8 -17,1 -27,4 -19,0 -8,9

Referências

Documentos relacionados

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

Faz-se necessário investigar detalhadamente os parâmetros de funcionamento dos motores do ciclo Diesel para propor a idealização na caracterização da penetração

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

1.1 A presente licitação tem por objeto o registro de preços para Aquisição de Materiais (Vidrarias e Reagentes) para os Laboratórios de Química do

Este cuidado contínuo com a qualidade de cada processo inerente à acção de formação é ainda reforçado com a garantia de repetição de qualquer acção de

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego