• Nenhum resultado encontrado

Sociologia - Aula 1 - O que é ideologia?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sociologia - Aula 1 - O que é ideologia?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sociologia - Aula 1 - O que é ideologia?

Sociologia marxista: (práxis) o que é ideologia?

No senso comum a ideologia é conjunto de idéias

Para marx é o falso discurso, ver de maneira distorcida ( o lixeiro é lixeiro por que não estudou) Mas para a ideologia o lixeiro é lixeiro pq não teve oportunidades

Se todos se exforçarem todos serão empresários e ricos??? Para marxs ela é ilusória Liberdade: é ideógica pois para ir e vir dependemos de meios como dinheiro, tempo…

Indústria cultural: principal difusora de ideologia, falsas cosciências. “tendo um carro voce sera feliz”. Frustração progamada (captalismo).

A tarefa do pensamento criico-sociológico-ilosóico é desmascarar a ideologia para transformer a realidade. “Desnudar a lei que rege a sociedade econômica”Marx.

Livros : O que é ideologia e A ideologia alemã

Sociologia - Aula 02 - O brasileiro é o Homem Cordial?

geração de 1930: Gilberto freire Caio prado junior

Sérgio buarque de holanda. obra: as raizes do brasil. Metodologia de weber Problemáica: o que é o brasileiro? O que é o brasil?

Visão do séc XIX: romanizada, exoica sobre o Brasil

O que difere o brasil de outros povos? Qual a raiz do jeiinho brasileiro? Tem resposta na força da família nas relações sociais do brasileiro.

Buscamos sempre criar familiaridade: ex: diminuivo buscando inimidade, Repulsa por algo pessoal, burocráico.(querer transformer tudo em família)

(2)

cordial vem de cordis: coracao. Para sérgio o brasileiro deve pensar mais com a razão.

Sociologia - Aula 03 - Movimentos Sociais: a questão de gênero

Movimentos sociais contemporâneos: movimento idenitário = idenidade Genero diferente de sexo

Sexo: parte ísica e química (biologia) genero: opção (social) Ser feminino ou masculino é uma construção social = genero

Mov feminista: Livre expressão das mulheres (mulher é dona do corpo, livre expressão do corpo) Na grécia pandora foi culpada pelos problemas ( mulher sendo inferior)

Mov gay: (livre expressão de pensamento e corpo) mostrado de forma caricata e frágil. LAERTE

Sociologia - Aula 04 - Max Weber

Obra: A éica protestante e o espírito do capitalismo

Explica o que é o capitalismo e como ele surge (diferente da visão de marx)

Para webber o capitalismo é a racionalização do mundo e da sociedade( a adminstração complexa racionalizando os lucros , administrando a mao de obra livre e a ciencia moderna).

Surgiu a parir do pensamento capitalista (pensamento idealista/neocaniano: as idéias mudam o mundo) surge da éica capitalista.

frase Benjamin Franklin: “tempo é dinheiro” é o que resume o capitalismo para webber.

Espírito capitalista (gera o capitalismo): surgiu do calvinismo (desino predesinado) como saber se vamos para o céu? : sucesso proissional e resisir ao pecado.

Transformar o tempo em dinheiro, uilidade. O ócio é desperdício. Crédito é dinheiro. O dinhero gera mais dinheiro, o invesimento gera dinheiro. Valorização do trabalho (éica uilitaria)

“Nunca permita pensar que tem tudo o que precisa, sempre pense que voce pode ter mais” benjamin franklin.

(3)

Sociologia - Aula 05 - Darwinismo Social

Filmes: homo sapiens / arquitetura da destruição

A sociedade humana dividida em raças superiores e inferiores. Raça branca superior (se os europeus dominaram várias outras raças como negros e indios e eram mais ricos é por que eram superiores) questão da seleção natural. Sec XIX

França: museus de antropologia: capturavam negros e colocavam em zológicos humanos reproduzindo suas casas (habitat natural) para observar as “raças inferiores”.

Itália : antropologia criminal: o crime é genéico: traços genéicos te dariam propenção ao crime como tamanho da orelha, testa pequena, negro, índio... inluenciaram policiais no séc XIX.

EUGENIA: eu: bom/ genia: origem ( boa origem) aperfeiçoar a raça humana (nazismo máximo da eugenia) hitler queria criar a eugenia pela destruição e matança de negros, judeus, ciganos... Associam a eugenia a plásica. Ao fazer a plásica se cortam traços.

Em Esparta bebes deicientes eram jogados em penhascos (pensamento da eugenia) Brasil: imigração européia visando aperfeiçoar a raça brasileira.

EUA : carolina do norte: criou lei para esterelizar crianças de baixo QI, Virgínia: esterelizar pessoas surdas, mudas, cegas para aperfeiçoar a raça Norte americana.

Sociologia - Aula 06 - O que é Positivismo?

A sociologia como ciencia surge aliada a uma corrente chamada posiivismo Augusto comte (fraça): obra: curso de ilosoia posiivista

Ordem e progresso (brasil)

Idéia: progresso. Estamos sempre progredindo???

Comte tem seu pensamento teleológico: visão de mundo com senido, caminho, acreditar que a história tem senido. Para comte o senido do progresso se dava da linha teológica para a linha posiivista.

Divide a história do progresso em 3 era das sociedades humanas

(4)

Aparir da revolução francesa surge a era metaísica: explica o mundo pelos pensamentos ilosóico, pensamentos abstratos.

Posiivismo: explica o mundo de forma técnica, práica única e exclusivamente por meio da

ciencia. Quando o mundo é explicado pela ciencia

O mundo seria governado por uma ditadura republicana comandada por técnicos homens ligados a ciência.

Para comte as ciencias humanas seriam da era metaísica (abstrata) ele pensou em estudar as áres humanas mas de maneira posiivista criando a sociologia

Sociologia para comte surge para estudar cieniicamente os problemas da sociedade e resolve-los. Vendo a sociedade como um corpo que tem várias doenças que deveriam ser tratadas para a ordem pois só a ordem leva ao progresso. Surge de maneira conservadora pois foca-se nos problemas e como os resolver.

(5)

Please download full document at

www.DOCFOC.com

Referências

Documentos relacionados

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

As principais características deste agente são: avaliação do diálogo sobre as emoções, representação do modelo de personalidade Big-Five e impacto dos valores

Atención: el soporte de la palanca de cambios es un accesorio para la Playseat Evolution que permite fi jar la palanca de cambios del volante del Logitech G25.. a la

COMPARTILHANDO: Como você aprendeu hoje, se você não sabe o que dizer a Deus e quer pedir ajuda, você pode orar um SALMO.. Não esqueça: Deus sabe das suas necessidades, mas

Possíveis danos para a saúde: Longo prazo - efeitos sistémicos Utilização final: Consumidores. Vias de

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR