• Nenhum resultado encontrado

TRÓPICO LATIN AMERICA INVESTMENTS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRÓPICO LATIN AMERICA INVESTMENTS"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

TRÓPICO LATIN

AMERICA INVESTMENTS

Apresentação Institucional

“Value investing is simple to understand, but difficult to implement.

The hard part is discipline, patience, and judgment

(2)

A Trópico é uma gestora de ativos focada no longo prazo baseada fundamentalmente em ações de empresas listadas na América Latina. Os três sócios fundadores administram juntos os portfólios dos fundos desde 2003, com base na estratégia long-only e sem alavancagem. Desta forma, construíram uma sólida reputação no Brasil em razão de sua análise Value Investing com uma

abordagem ativa de governança corporativa. Atualmente, têm sob gestão R$ 350 milhões com uma ampla base de quotistas de grande poder aquisitivo, além de clientes institucionais.

Guiado pelo desempenho do seu mais emblemático fundo, Trópico Value (retorno médio anualizado de 25,36% em R$, desde a sua criação em 2003 e acumulado de quase 1000% em dez anos), a Trópico recebeu

premiações por sua performance de investimento e consistência no segmento de “Smalll e Mid Cap” ao longo dos últimos 7 anos. Prêmios estes que incluem a obtenção da mais alta classificação (atribuição de 5 estrelas) do “S & P / Valor Investe” em seus mais recentes relatórios semestrais, na categoria de “Fundos de Ações Diferenciados” (Dez 08 / Jan 09)--(Jul 09 / Agosto 09)

Um diferencial importante mostrado pela abordagem value investing da Trópico vem da capacidade de trabalhar em conjunto com as empresas investidas, melhorando assim a transparência e a governança destas instituições. Tais medidas podem ser realizadas tanto atuando no nível operacional das empresas, como em seus conselhos estratégicos.

Recentemente, o Brasil consolidou sua posição de grau de investimento e além disso, por razão de um mercado doméstico aquecido, foi um dos países menos afetados pela crise internacional. A Trópico faz a gestão de seus fundos baseado no retorno absoluto a longo prazo, sem portfólios atrelados a índices e sem alavancagem, provendo assim uma alternativa de baixa volatilidade para os investidores que possuem uma visão positiva para a economia real do Brasil. Por isso, sua filosofia figura como uma alternativa à agregação de valor em relação à estratégia passiva.

Os administradores do fundo constituem uma sociedade independente e completamente alinhada com os investidores. Além disso, desde a fundação do Orbe Value, seus sócios tem sido significativos investidores.

(3)

Compre empresas, não mercado.

Comprar ações na bolsa é somente uma maneira de se tornar sócio de empresas interessantes. Essas companhias normalmente possuem intensa governança e transparência, especialmente com os acionistas minoritários. Além de ter modelos sólidos e qualificados de negócio e com executivos já experientes.

Não se apaixone.

Disciplina é a chave para um bom Value Investing. Nosso passado de sucesso é intrinsecamente ligado à pesquisa aprofundada, rigorosa análise e aplicação, monitorando e reanalisando constantemente as empresas com o passar do tempo. Nós somos conservadores para mensurar o valor das empresas analisadas, para isto, usa-se testes de stress e projeções pessimistas, afim de medir possíveis riscos de downside.

Não pague excessivamente.

Procuramos retorno reais de no mínino 20% ao ano, equivalente a 148% em um horizonte típico para o nosso investimento de 5 anos. Baseado nisto, nosso foco é comprar “barganhas “ de mercado, minimizando assim o risco de perda. Por fim, qualquer perda de 50% exige alta de 100% para recuperar o nível anterior.

Qualitativo > Quantitativo.

Mesmo nos baseando em avançadas técnicas de valuation para pesquisar o real valor das empresas, acreditamos que a longo prazo o qualitativo seja mais importante. Depois de montar posições, nos dedicamos uma considerável parte do nosso tempo monitorando empresas já investidas. Acompanha-se a evolução do negócio, como por exemplo, novos projetos dos competidores, suas reduções de custo e estratégias de crescimento.

Reconhecer fraquezas e fazer ajustes.

O mercado de capitais brasileiro continua sendo muito mais ineficiente que o norte-americano ou europeu em termos de tamanho , conhecimento (profundidade) e liquidez. A gestão ativa a longo prazo dos investimentos em carteira não é apenas aconselhável, mas reflete a realidade da estrutura do mercado brasileiro e por isto, o ajuste é feito de maneira pró- ativa.

Escolha suas batalhas.

Somos investidores ativos, porém não combativos (presentes no dia-a-dia) e sempre que necessário vamos cooperar com a gestão das companhias investidas com o objetivo de criar valor para os acionistas inclusive para nós mesmos.

(4)

Filosofia

Valor Compra de companhias subvalorizadas Margem de Segurança Limitar perdas comprando a bons preços Longo Prazo + de 5 anos Avaliação profunda Due diligence Ativismo e Governança Agenda de mudanças Concentração Poucas empresas em carteira

Estratégia Aplicada

Concentração De 10 a 15 empresas (máximo 15% do PL por empresa) Foco no Qualitativo Modelo de Negócios e Gestores Diversificação Setorial Foco em setores com baixa intervenção governamental Liquidez Foco em empresas fora do radar de grandes investidores Tamanho posições Participações de 0,1% a 3% de cada empresa tipicamente Acompanhamento Participação quando possível, foco em extração de valor

VALUE INVESTING

(5)

RECONHECIMENTO DE MERCADO

Outro portfólio com máxima pontuação na categoria é o Orbe Value…seguindo a filosofia de profunda análise das empresas investidas, referencias cruzadas e acompanhamento de perto das informações para identificar aquelas que surgem como interessantes em um cenário de mudanças no ciclos econômicos…

“Por esta razão o nosso portfólio de 2009 será muito semelhante ao de 2008, com exceção de alguns ajustes, se pensarmos que um papel já subiu o suficiente ou outro que apareça com uma oportunidade a longo prazo.”

“Compramos empresas cujos preços estão subavaliados em comparação com o que pensamos ser o valor justo, um valuation completo pode levar de 4 a 6 meses de análise.”

S&P - ValorInveste Ranking Melhores Gestores

Dez 08 E Jullho 09

Notícias

Trópico é um dos principais atores de mercado quando se trata de “Value Investing” no Brasil. Ademais é ativamente envolvido em manter muito bem informados os investidores de seus fundos assim como o mercado em geral.

Atualizações on-line no website, cartas mensais, avisos ao mercado, carta do gestor, conferências, notícias de participação, fomento do mercado são uma importante parte do cotidiano das responsabilidades dos nossos gestores.

(6)

TRÓPICO LATINAMERICA INVESTMENTS

(7)

O Fundo Trópico Value – FIA (Fundo de Investimento em Ações) tem apresentado grande êxito desde fundação em 2003 e personifica a típica filosofia de um fundo Value Investing. Nossa estratégia baseia-se na filosofia long-only e na busca por ativos subavaliados de segunda e terceira linha do mercado acionário brasileiro.

O processo de seleção de investimentos é qualitativo e fundamentalmente guiado pela pesquisa aprofundada de ativos. Em função da típica falta de liquidez do segmento, os administradores procuram investir a longo prazo em um horizonte de mais de 3 anos. Seguem também uma abordagem de diversificação de setores para minimizar os riscos de concentração no portfólio, porém investindo em um pequeno número de companhias para concentrar seus esforços na adição de valor às empresas investidas.

O Fundo Value segue a estratégia bottom-up sem preferência de setor, porém buscando por empresas com o mínimo de intervenção governamental, com modelos sólidos e provados de negócios com altas barreiras de entrada. Estas companhias, em um cenário ideal, teriam uma combinação de fortes vantagens competitivas como grande geração de caixa, marcas líderes ou ativos diferenciados.

Um diferencial importante da abordagem Value Investing da Trópico vem da capacidade de trabalhar em conjunto com as empresas investidas, melhorando assim a transparência e a governança corporativa destas instituições. Tais medidas podem ser realizadas tanto, atuando no nível operacional das empresas, como em seus conselhos estratégicos.

(8)

1. Aberto em 03 de fevereiro de 2003, como clube de investimentos. Convertido para Fundo de Investimento em Ações (FIA) em 05 de julho de 2005

2. Ações de média e baixa liquidez (Long-only)

3. Horizonte de Investimento de Longo Prazo (5 anos)

4. Value Investing, constante busca por empresas subavaliadas – Preço de Mercado X Valor Real

5. Grande importância em Governança Corporativa e Transparência 6. Preferência por setores com baixa intervenção governamental 7. Foco em modelos de negócio sólido e elevadas barreiras à entrada

8. Busca de empresas com fortes vantagens competitivas, como marcas e ativos diferenciados 9. Análise bottom-up. A empresa em seu mercado é o foco.

10. Portfólio diversificado setorialmente, em média entre 8 a 12 posições.

11. Público alvo: pessoas físicas ou jurídicas que buscam elevados retornos de longo prazo através do mercado de ações.

12. Categoria ANBID: Ações Outros

(9)

1. Foco na compra de empresas

• Ações são somente a forma de nos tornarmos sócios de empresas interessantes 2. Empresas que gostamos de comprar:

• Transparência & Governança – respeito com minoritários e alinhamento de interesses • Modelo de negócios coerente

• Management altamente qualificado • Acesso ao management

• Elevado potencial de valorização

• Probabilidade muito reduzida de downside

3. Depois da compra inicial de ações de uma empresa, dedicamos muito tempo ao acompanhamento da evolução do negócio – competidores, novos projetos de investimento e redução de custos, entre outros.

4. Somos conservadores na avaliação de uma empresa. Usamos cenários conservadores e projeções pessimistas para avaliação de possível downside.

5. Disciplina é uma qualidade essencial do value investing. Nosso negócio é constante busca, análise, monitoramento

(10)

6. Odiamos perder dinheiro.

• Qualquer perda de 50% exige alta de 100% para recuperar nível anterior

7. Somos muito mais qualitativos do que quantitativos. Usamos técnicas de valuation para avaliar upsides e downsides. Mas em nossa visão, medidas e avaliações qualitativas são mais confiáveis em um horizonte de longo prazo.

• Múltiplos contábeis passados, em geral, não refletem a realidade das empresas

8. Acreditamos em mercados de capitais ineficientes – e suas conseqüências. Mercado brasileiro, especialmente nas ações de segunda e terceira linha, é muito ineficiente.

9. Somos investidores ativos. Somos normalmente parceiros do management na criação de valor para todos os acionistas.

10. Foco no retorno de longo prazo.

11. Nossos recursos pessoais estão investidos em nossos fundos.

(11)
(12)

TRÓPICO VALUE FIC FIA – RISCO E RETONO

(13)

TRÓPICO VALUE

Retorno Mensal em R$

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Janeiro - 13,14% 0,33% 14,04% 5,86% -3,08% 5,30% 3,31% -0,19% 0,66% 3,76% -8,37% Fevereiro 1,81% -1,67% 10,48% 9,50% 10,70% 1,20% -2,52% 1,39% -2,65% 8,10% 2,53% -1,53% Março -0,02% -0,97% -3,07% 3,89% 11,01% -4,09% -2,48% 0,08% 1,33% 1,86% -0,72% -2,62% Abril 5,54% -2,97% -5,31% 16,89% 9,37% -3,88% 5,70% 0,04% 1,51% 2,66% -2,71% -3,97% Maio 5,22% -3,47% -1,87% -4,04% 9,27% 5,66% -6,00% -4,45% -3,33% -12,03% -0,02% -0,87% Junho 5,11% 1,40% -3,43% -7,62% 11,94% -5,76% 1,19% -0,29% -4,68% -5,06% -7,15% -1,09% Julho -1,55% 12,43% -0,51% 3,34% 3,59% -7,46% 7,06% 5,25% -3,45% 0,88% -3,09% -1,66% Agosto 8,91% 10,67% 10,63% 1,64% -0,41% 0,51% 6,13% -0,84% -5,96% 4,73% 2,09% Setembro 4,83% 5,25% 9,16% -1,36% 1,21% 3,32% 0,79% 1,95% -1,71% 4,13% 0,64% Outubro -0,30% 0,56% 0,55% 7,04% 6,65% -11,23% 6,82% 4,59% 1,67% 3,46% 0,88% Novembro 7,06% 3,50% 1,19% 9,06% -2,95% 2,64% 5,66% 4,16% -5,87% -3,19% -2,55% Dezembro 4,76% 3,92% 6,36% 13,74% -3,24% 3,36% 4,26% 2,68% 2,89% 2,92% -0,65% Anual 49,35% 48,23% 25,36% 84,91% 82,00% -18,50% 35,62% 18,91% -19,07% 10,75% -7,22% -17,28% Acumulado 49,35% 121,37% 177,51% 413,15% 833,95% 661,19% 932,29% 1127,50% 893,39% 1000,17% 893,21% 708,07% CAGR 20,25%

(14)

A taxa de administração máxima é de 3,3% ao ano, ou seja, quando o fundo Trópico Value FIC FIA investir em outros fundos a cobrança máxima do investidor será de 3,3% ao ano. Obs.: 100% dos recursos do Trópico Value FIC FIA são investidos no Trópico Value Master FIA

TRÓPICO VALUE FIA

APLICAÇÃO MÍNIMA R$ 30.000,00

APLICAÇÃO MÍNIMA ADICIONAL R$ 10.000,00

MOVITAÇÕES / APLICAÇÕES Até as 13h diariamente

PRAZO DE RESGATES Cotização: D+59

Financeiro: D+63

REGIME DE TRIBUTAÇÃO 15% sobre o lucro no resgate, conforme legislação vigente

PÚBLICO-ALVO Investidores em geral que buscam altos retornos no longo prazo

TAXA DE ADMINISTRAÇÃO 2,3 % a.a.

TAXA DE PERFORMANCE

20% do que exceder a rentabilidade do índice do FGV100 (cobrada semestralmente)

GESTOR Trópico Investimentos e Participações LTDA

(15)

TRÓPICO LATINAMERICA INVESTMENTS

(16)

Bradesco

Bank of New York

KPMG

Mellon

US$ 23 trilhões em custódia e administração

Custodiante

Administrador

Auditor

(17)

CONTROLE DE RISCOS

TRÓPICO INVESTMENTOS

Seleção de Empresas

 Profunda análise bottom-up

Foco Qualitativo Análise de Governança

 Direitos formais, transparência e receptividade a acionistas minoritários Análise Quantitativa  Valuation Gestão do Portfólio  Concentração Limitada  Até 15 % dos ativos por

empresa

 Até 30% doas ativos por setor  Sem alavancagem

Análise de Risco

 Liquidez  Volatilidade

(18)

TRÓPICO LATINAMERICA INVESTMENTS

(19)

$2.024,2 $1.284,3 $144,2 $253,1 $342,6 New Universe

Peru Colombia Chile Brazil

Somatória do Market Cap

(USD Bilhões)

348 657 191 48 95

Brazil Chile Colombia Peru New Universe

Número de empresas listadas

UNIVERSO

(20)

0 100 200 300 400 500 600 Financial Consumer, Non-cyclical Basic Materials Energy Utilities Consumer, Cyclical Communications Industrial Diversified New Universe Brazil Others

(21)

TRÓPICO LATINAMERICA INVESTMENTS

(11) 3465-5600

(11)3465-5601

tropico@tropicoinvest.com

www.tropicoinvest.com.br

Referências

Documentos relacionados

iv) Os ativos tangíveis são obrigatoriamente mantidos ao custo de aquisição, não sendo deste modo possível o registo pelo justo valor, conforme permitido pela Norma IAS I6

Zuleica Dantas em seu trabalho sobre o sacerdote responsável destaca que apesar da indiscutível vivência dos preceitos tradicionais do candomblé, onde a africanização do

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no

Não tem informações sobre a sua modificação química e, pelo exposto acima, no presente trabalho tem-se estudado a modificação química deste amido variando a concentração

Avaliação de competências no internato: atividades profissionais confiabilizadoras essenciais para a prática médica/ Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Atuou na área de investimentos da Prudential Real Estate Investments Latin America e em grandes empresas do setor como Multiplan e Brmalls, onde atuou como diretor e um

A relevância da obra de Perelman e Olbrechts-Tyteca para a (re)organização de um campo de estudos da argumentação é inegável. Ao retomar os postulados da retórica clássica, para,

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou