• Nenhum resultado encontrado

Ano 12, nº 535 Embrapa Clima Temperado 28/8 a 1º/9/2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano 12, nº 535 Embrapa Clima Temperado 28/8 a 1º/9/2006"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Será na próxima terça-feira, dia 5 de setembro, a elei-ção para composielei-ção da Cipa Sede e ETB, gestão 2006/ 2007.

Veja quem são os inscritos para concorrer, como re-presentantes dos empregados da Cipa Sede:

* Alexandre José Chemello * José Danúbio Guidotti Lopes * José Isabelino Barragana Coelho * Patrícia Dutra Valente

Os candidatos a representantes dos empregados da Cipa ETB são:

* Ailson Luiz Sudan Madruga * Giovane Gouvêa Vieira * João Carlos da Silva Maciel * Vanderlei Domingues Fagundes

Para a CIPA EEC os dois representantes são escolhi-dos pela chefia. A eleição ocorrerá no horário das 8h15min às 16 horas, no saguão de ambas as bases físicas.

Empregados elegem membros da Cipa Sede e ETB na terça-feira

Embrapa: técnicos visitam México, Alemanha e Japão

Nas últimas semanas, tem sido sig-nificativa a movimentação de pesqui-sadores da Embrapa Clima Tempera-do em viagens técnicas para o exteri-or. Além de viagens mais curtas e rá-pidas para países do Cone Sul, os es-pecialistas da Embrapa realizaram ou ainda estão desenvolvendo atividades no México (cultura da batata), Japão (substituição do brometo de metila) e Alemanha (duas viagens, relacionadas ao projeto xisto agrícola e defesa de doutorado em genética de maçã).

No México, a participação da Em-brapa Clima Temperado, no começo de agosto, ocorreu através do técnico Arione da Silva Pereira, que participou do 22º Congresso da Associação Lati-no-Americana de Batata e da Reunião da Confederação Nacional de Produ-tores de Batata para a República Me-xicana, ocorridos na cidade de Toluca. Arione, que coordena projeto de me-lhoramento genético em batata na Embrapa, apresentou a proposta de in-vestigação agronômica da Empresa e parceiros. O encontro objetivo a orga-nização de um fórum para troca de idéias, discussão de necessidades de identificação de problemas e possíveis soluções e oportunidades de colabo-ração de mútuo interesse na cultura da batata, incluindo as comunidades científica e acadêmica, indústrias de processamento, máquinas, biotecno-logia, produtores e outros interessa-dos.

A atividade no Japão, que se de-senvolverá até 5 de setembro próxi-mo, tem a presença do pesquisador Carlos Alberto Medeiros, indicado pelo Ministério da Agricultura para re-presentar o Brasil no Comitê de Op-ções Técnicas para a Substituição do Brometo de Metila, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambien-te, reunido agora em Yokohama O brometo de metila é uma das subs-tâncias responsáveis pela rarefação da camada de ozônio. Em abril deste ano, Medeiros havia estado na Croácia, em Dubrovnik, quando co-meçaram a ser analisadas as solicita-ções dos países, para os diferentes cultivos e situações. Na análise de cada caso, o Comitê leva em conta o esforço de cada país para redução do uso do brometo. A regra é autorizar apenas as solicitações de uso agríco-la do brometo de metiagríco-la nos casos em que se verificou a inexistência de al-ternativas seguras e eficientes que pu-dessem ser usadas sem comprome-ter a produtividade e a renda dos pro-dutores. No ano passado, Medeiros já havia estado em Cuba, em reunião semelhante.

Por fim, na Alemanha, a unidade de Pelotas desenvolveu diversas ati-vidades técnicas, através dos pesqui-sadores Clenio Pillon e Juliana Degenhardt. Pillon, que é coordena-dor do projeto xisto agrícola, entre Embrapa e Petrobras, participou na

primeira quinzena de agosto do 13º Encontro Internacional de Substânci-as HúmicSubstânci-as e apresentou o projeto que objetiva desenvolver uma técni-ca para quantifitécni-car a reatividade de grupos funcionais orgânicos da ma-téria orgânica do solo. Após, Pillon participou de curso de curta duração no laboratório de química aquática da Universidade de Karlssruhe. O curso visou a realização de testes e caracte-rização de amostras de solos e subprodutos do processo de xisto para testes de reatividade, entre ou-tros. O resultado dos testes, ainda não finalizados, confirmará ou não a pos-sibilidade do uso de subprodutos de xisto como descontaminante de águas e efluentes industriais. Houve ainda contatos para o estabelecimen-to de convênio bilateral, através do CNPq, com termo de cooperação en-tre a Embrapa e aquela Universidade germânica. Também na Alemanha, a viagem de cerca de três semanas de Juliana Degenhardt teve como objeti-vo principal a defesa de sua tese de Doutorado, junto à Universidade de Hanover, na área de biotecnologia/bi-ologia molecular, enfocando especi-almente o estabelecimento de siste-ma de transforsiste-mação genética para maçã. Em Hanover, Juliana aprovei-tou para tratar da cooperação para o projeto de melhoramento genético de pêra, junto ao Instituto de Ciências da Fruticultura daquela Universidade.

(2)

A

NIVERSARIANTES setembro

2 - Maria Tereza de Araujo Wagner (NDCA/Sede) 2 - Cley Donizeti Martins Nunes (pesquisa/ETB) 4 - João Carlos Costa Gomes (pesquisa/Sede) 6 - João Carlos da Silva Maciel (transporte/ETB) 6 - Sidmar da Luz Dias (transporte/ETB)

Supervisora da ACE participa de reunião nacional dos Coeps

A supervisora da área de comunicação empresarial, Diná Bandeira, participou da reunião dos secretários exe-cutivos dos Comitês de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) municipais e nacional, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 23 de agosto. O objetivo foi aprofundar conhecimentos e esclarecer eventuais dúvi-das no funcionamento do Coep, além da troca de experi-ências e a definição de estratégias para fortalecer a articu-lação dos Coeps.

A Embrapa Clima Temperado já elaborou e está divulgando a programação oficial do 21ª Reu-nião do Grupo Técnico em Forra-geiras do Cone Sul-Grupo Cam-pos, que será realizada na Em-brapa, de 24 a 26 de outubro des-te ano, com a presença de cen-tenas de pesquisadores e produ-tores brasileiros, especialmente do Sul do Brasil, bem como de países como Argentina, Uruguai e Chile.

O tema central do encontro tratará dos desafios e oportuni-dades do bioma campos frente à expansão e intensificação agrí-cola. O objetivo é discutir e de-bater práticas para a correta uti-lização e preservação dos cam-pos naturais. A Universidade Fe-deral de Pelotas também está

apoiando a realização da reunião, que conta ainda com a parceria da Embrapa Gado de Leite e do Insti-tuto Nacional de Tecnologia Agro-pecuária (Inta), da Argentina.

O encontro terá palestras, pai-néis e apresentação de trabalhos técnicos, em forma de pôsteres. As temáticas a serem apresentadas e discutidas versam sobre os seguin-tes assuntos: história do grupo campos, o estado do bioma cam-pos em sistemas reais de produ-ção, recursos genéticos/ameaças para a biodiversidade e estratégi-as para o ordenamento territorial, com a abordagem da legislação ambiental e políticas públicas so-bre o uso e conservação dos recur-sos naturais. Também haverá visi-tas às instalações da sede da Em-brapa e a propriedades

empresari-ais e familiares regionempresari-ais onde está presente o bioma campos.

Entre os palestrantes e paine-listas, figuram técnicos da pró-pria Embrapa Clima Temperado, Inta-Argentina, UFRGS, INIA-Uru-guai, UFPel, Embrapa Recursos Genéticos, Corporação Nacional Florestal-Chile, Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Secre-taria do Meio Ambiente da Argen-tina, Recursos Naturais Renová-veis do Uruguai. No dia 26 de outubro, à tarde, será debatida proposta de um projeto de pes-quisa conjunto para o bioma campos.

O custo da inscrição para pro-fissionais será de R$ 45 e R$ 20 para estudantes. Mais informa-ções no site www.cpact. embrapa.br.

Forrageiras do Cone Sul: Embrapa define programa

Nome: Carlos Rogero Garcia de Souza Idade: 35 anos

Natural de: Piratini, RS

Casado(a) com: Marli Ieda Souza Filhos: Camila Souza e Iago Souza

Formação acadêmica: Ensino médio incompleto

Entrou na Embrapa em: julho/2004, no concurso para auxiliar de

operações

Trabalha no setor de: campos experimentais, da Sede (defensivos) Sua impressão sobre a Embrapa hoje é: uma empresa de pesquisa

respeitada no Brasil e no mundo.

Lema de vida: o limite de cada um está no tamanho do sonho que carrega. Uma pessoa que admira: meus pais

O mundo seria melhor: com igualdade e justiça

Mensagem da semana: somos o que fazemos e, sobretudo, aquilo que fazemos para mudar o que

somos: nossa identidade reside na luta. Que em nosso trabalho possamos vencer todas as lutas pelas nossas boas ações.

(3)

Na semana que passou o DGP en-caminhou para as Unidades uma pro-posta com a Norma de Titulação, pre-vista no Plano de Carreiras da Em-brapa (PCE). Essa norma é voltada para o pagamento de adicional de titulação para os ocupantes de cargos de nível superior: especialização, mestrado e doutorado.

A idéia é que os empregados nas Unidades possam ler e contribuir com sugestões para a melhoria des-sa proposta. Após esse momento, a proposta final já com as sugestões

vindas das Unidades será encaminha-da para a Diretoria-Executiva para análise final e aprovação.

É importante lembrar que essa é a primeira norma que o Departamen-to de Gestão de Pessoas (DGP) traba-lhou no cumprimento do calendário de regulamentação do PCE. Nas pró-ximas semanas, serão apresentadas à Diretoria-Executiva e aos chefes de Unidade as propostas de reformula-ção do SAAD-RH e da Promoreformula-ção/Pro- Promoção/Pro-gressão Salarial. Esses dois proces-sos têm sido trabalhados para

aten-der às reivindicações dos emprega-dos e, também, para alinhá-los ao novo Plano. Após a discussão da pro-posta com a Diretoria-Executiva e com os Chefes elas serão divulgadas e abertas para sugestão dos empre-gados.

O arquivo com a proposta da Nor-ma de Titulação está disponível na intranet em “Eu e a Embrapa”, em “Política de Pessoal”. Quem tiver su-gestões deve participar das discus-sões na sua Unidade ou encaminhá-las para a sua chefia.

Norma de titulação será construída com a participação de todos

Enviar propostas de projeto por e-mail é coisa do passado. A partir da próxima sexta-feira, 1° de setembro, quem for participar dos editais dos macroprogramas deverá baixar da intranet um formulário parecido com o do imposto de renda. O novo meio faz parte do InfoSEG, um sistema informati-zado que reunirá todas as informações da Embrapa sobre pesquisa.

Segundo Marcelo Ayres, da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvi-mento (SPD), o sistema InfoSEG vai tornar a gestão de projetos de pesquisa mais eficiente, pois os dados comuns a todos os trabalhos estarão disponí-veis em mesmo lugar e poderão ser cruzados e acessados automaticamente, com rapidez. “Com o sistema informatizado a SPD pretende tornar a gestão de projetos de P&D mais ágil, transparente e eficiente”, disse.

O formulário de propostas informatizado já vale para os editais dos macroprogramas lançados em 2006, que estão abertos até 19 de setembro. Como o processo já estava em vigor antes da disponibilização do formulá-rio, a SPD ainda receberá as propostas por e-mail. “Junto com o formulário há um manual explicando o passo a passo do processo de inclusão de pro-postas. Esperamos que todos insiram os dados direto no sistema, caso con-trário nós teremos que inserir por aqui”, explicou Ayres. Segundo ele, a SPD já está alimentando o sistema com dados de mais de 1.500 projetos aprova-dos desde 2002.

InfoSEG estará integrado a outros sistemas corporativos - Na base de da-dos do InfoSEG, os pesquisadores deverão incluir toda-dos os projetos que Embrapa estiver participando. Tanto os financiados pela Empresa, pelo Siste-ma Embrapa de Gestão (SEG), quanto os que recebem recursos externos devem ser cadastrados no InfoSEG. Isso deve ocorrer porque o sistema esta-rá integrado com outros corporativos, como o sistema de dotação, base para a construção do orçamento anual da Embrapa; e o Sistema de Informação de Apoio à Decisão Estratégica (Side).

Formulário é primeira aparição do InfoSEG - A alimentação da base de dados por formulário eletrônico é a primeira parte do InfoSEG, que também informatizará o processo de avaliação e de gestão orçamentária e técnica de projetos de pesquisa da Embrapa. As duas últimas partes do sistema já estão em desenvolvimento e a previsão é que estejam disponíveis no fim de 2007. Mais informações sobre o InfoSEG podem ser obtidas pelo telefone (61) 3448-4330 ou por e-mail: marcelo.carvalho@embrapa.br. O arquivo de ins-talação do formulário eletrônico de apresentação de propostas e o manual do InfoSEG estarão disponíveis na intranet, em "macroprogramas", "docu-mentos de apoio à elaboração de projetos". Assim que a base de dados esti-ver concluída, as informações sobre os projetos estarão disponíveis tam-bém na internet. (Fonte: Todos.com)

Novo sistema informatizado para inclusão de projetos

de pesquisa

A Embrapa Clima Temperado, deu início nesta terça, dia 29 de agosto, em Porto Alegre, ao Curso de Atuali-zação em Agricultura Orgânica, que se desenrola na capital gaúcha e Es-teio até o dia 31 deste mês. A iniciati-va é promovida conjuntamente com o próprio MAPA e a Universidade Fe-deral do Rio Grande do Sul e objeti-va atualizar fiscais federais e técnicos do RS e SC nas práticas e princípios da agricultura orgânica. Pesquisado-res, técnicos de instituições públicas e privadas, estudantes e outros inte-ressados no assunto também parti-cipam da atualização.

Entre os temas discutidos no cur-so constam sistemas de produção de alimentos, agroecologia urbana, quintais orgânicos, agroecologia e manejo de pragas, avicultura coloni-al, produção e comércio de arroz or-gânico, plantas bioativas, homeopa-tia veterinária, cadeia mercadológica de alimentos orgânicos e legislação federal para produtos orgânicos. Na tarde do dia 31/8, quinta-feira, os par-ticipantes do curso irão à Expointer, em Esteio, para conhecerem in loco as atividades em agricultura familiar realizadas pela Emater, Fepagro, UFRGS e Embrapa Clima Temperado. Na Casa da Embrapa, junto ao Mapa, serão apresentadas as pesquisas da unidade de Pelotas que privilegiam a produção de insumos orgânicos, ferti e fitoprotetores, compostos, semen-tes, avicultura colonial e quintais or-gânicos, entre outros aspectos.

Embrapa atualiza técnicos em agricultura orgânica

(4)

O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas realizou em agosto visita à Embrapa Clima Temperado (foto), em se-qüência ao projeto de pesquisa e conhecimento em ha-bilidades cognitivas que o grupo havia iniciado na últi-ma edição da Fenadoce. Tal ação do Cetres, integrada por 21 senhoras da terceira idade, orientadas pela psicopedagoga Marli Resende dos Santos, deixou na Embrapa um álbum de cerca de 70 páginas contendo recortes sobre a Fenadoce e o trabalho da Embrapa e re-dações e crônicas de autoria das mulheres que integram o referido projeto de extensão da UCPel.

No álbum, as senhoras do Cetres manifestam sua ad-miração pelo trabalho realizado pela Embrapa e ofere-cem depoimentos pessoais sobre seu engajamento em atividades da terceira idade. Elas realizaram, durante a Fenadoce, a partir de indicações recebidas da Embrapa, pesquisa sobre a origem e as receitas dos doces regio-nais mais conhecidos. Tais informações também integram o referido álbum de recortes e fazem parte das estratégi-as psicopedagógicestratégi-as ligadestratégi-as ao desenvolvimento ou pre-servação das habilidades cognitivas da terceira idade.

Na segunda-feira, dia 4 de setembro, às 14 horas, haverá seminário sobre Troca de experiências em

sis-temas agrosilvopastoris na região Sul e Campa-nha do RS, no auditório da ETB. O tema será abordado

pelos extensionistas da Emater Regional Fernando Roldan Alves e Antonio Cardoso Junior.

* O pesquisador José Carlos Reis palestra para alu-nos da Faculdade Agronomia da UFPel, sobre integração arroz com pastagens e pecuária, no dia 30 de agosto, no auditório da Faem.

* Os pesquisadores Júlio José Centeno da Silva e José Alberto Petrini palestraram sobre o manejo racional

da cultura do arroz irrigado no Brasil e na Austrá-lia”, para alunos do Cefet de São Vicente do Sul e

produ-tores de arroz . Eles participaram do evento denominado Oryza 2006, promovido pelo Cefet e Cooparcentro de Santa Maria, no dia 28 de agosto 2006.

* A supervisora da ETB, Marilda Pereira Porto, e os pesquisadores Jorge Fainé Gomes e Giovani Thiesen reu-niram-se com extensionistas da Emater da Região Sul para discutir ações de pesquisa com plantio direto e com a cultura do milho, no dia 28, no auditório da ETB.

Embrapa é destaque em projeto do

Cetres/UCPel

ETB

Seminário, palestras e reuniões

Milho e mamona na pauta da pesquisa e da extensão

A tradicional cultura do milho e a nova exploração comercial da mamo-na no Rio Grande do Sul merecem constante atenção da pesquisa e da extensão. Com esta visão a Embrapa Clima Temperado assina contratos de cooperação técnica com a Emater em Esteio, nesta quinta-feira, 31 de agos-to, durante a realização da 29ª edição da Expointer.

Em relação à cultura do milho, a pesquisa e a extensão buscam desen-volver o controle biológico da lagar-ta do cartucho, um dos principais problemas da cultura no Rio Grande do Sul. A outra atividade se refere à

integração de esforços entre Embra-pa Clima Temperado, Emater/RS, com o objetivo de implantar unida-des de observação de cultivares de mamona pela Embrapa.

A unidade de Pelotas já desenvol-ve atividades integradas na área da caracterização, análise de comporta-mento agronômico e recomendação de tratos culturais para a mamona no estado. No convênio a ser assinado estão previstas ações destinadas à avaliação do desempenho agronômi-co e fenológiagronômi-co e no auxílio do zone-amento e execução de programa de capacitação técnica da mamona.

Chefe-geral participa de reunião em MG

O chefe geral, João Carlos Costa Gomes, esteve em Belo Horizonte, onde participou, entre 25 de agosto e 1º de setembro, do curso aperfeiçoamen-to e formação de competências gerenciais da Em-brapa. O curso foi ministrado no Campus da Fun-dação Cabral direcionado aos chefes-gerais e ad-juntos da Embrapa.

N o t a

A RBS, na edição de hoje (30/8) do Bom Dia Rio Grande, em nível estadual, divulgou matéria de cer-ca de 4 minutos sobre o trabalho de nossa Unidade com quintais or-gânicos. A matéria foi gerada a par-tir de Uruguaiana, com o repórter Álvaro Peixoto, trazendo depoi-mentos de Fernando Costa Gomes, do técnico da Emater Jorge Torres e do professor da PUC Carlos Mar-tins. Na imagens, aparecem os po-mares e o colega Enilton Coutinho. O material poderá repetir hoje ou amanhã, no Jornal do Almoço Re-gional. (Sady Sapper)

(5)

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa

Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: João Carlos Costa Gomes, Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe C&N: Apes Perera, Chefe P&D: Waldyr Stumpf Jr., Supervisora ACE: Diná Bandeira. Edição, redação e diagramação: Ana Luiza B. Viegas (MTb/RS 8399). Colaboração: Sadi Sapper (MTB/RS 5376), Antônio Heberlê (MTB/ 6160), Carmem Pauleto (ACE/ETB) e Carolina Rodeghiero (estagiária). Fone 3275-8113, e-mail analuiza@cpact.embrapa.br

Não importa se você é pesquisador ou analista. Se tiver no mínimo cinco anos de Empresa, for um bom articulador, tiver inglês fluente e conhecer a Embrapa e o Brasil muito bem para ajudar a transfe-rir tecnologias e cultura, uma das duas vagas para trabalhar no escritório da Embrapa em Gana pode ser sua. O edital com detalhes sobre as funções de coordenador e de assistente técnico, os requisitos e os benefícios está disponível na intranet e ficará aber-to até 11 de setembro.

Os dois profissionais selecionados vão morar por um período de dois anos na capital de Gana, Acra, mas devem estar preparados para atuar em todo o continente africano, em decorrência da missão do Escritório. A mudança desses empregados para a África deverá ocorrer até 27 de outubro. A Embrapa pagará a passagem de ida e volta para eles e para os seus dependentes e irá custear também seguro de saúde e de vida. Quem for ocupar o posto de coor-denador ou de assistente técnico receberá, além da remuneração que ganha hoje, um auxílio mensal de US$6.500. O edital também prevê um auxílio de ins-talação de US$12 mil e um auxílio de retorno ao Bra-sil de US$10 mil.

Para o coordenador da Coordenadoria de Coope-ração Internacional (CCI), Sotto Pacheco, essa é uma oportunidade de crescimento profissional e pesso-al. “Quem for para o escritório da Embrapa na África vai adquirir experiência, trabalhando em condições muito diferentes do Brasil, mas em um lugar que tem muitas semelhanças, considerando nossas raízes culturais comuns. O empregado terá o privilégio de ajudar países que necessitam, pois vai alavancar

ins-trumentos que com certeza farão diferença na vida do povo africano. Considerando que em muitos da-queles países agricultura é reponsável por 60 ou 70 % do Produto Interno Bruto (PIB), é de grande signi-ficado o aporte tecnológico moderno e eficiente em agricultura tropical, a moeda da Embrapa”.

Quem se interessou por ocupar o posto de coor-denador ou de técnico deve estar preparado para desenvolver programas e projetos focados na trans-ferência de tecnologias adaptáveis aos processos produtivos dos países africanos. E também atuar em conjunto com os governos locais no fortalecimento de instituições parceiras. Ter experiência no continen-te africano e falar francês são caraccontinen-terísticas desejá-veis, mas não obrigatórias para a seleção.

Como será o processo de seleção - Os candida-tos passarão por três etapas. Na primeira, o currícu-lo e um texto contendo as perspectivas de trabalho dos interessados serão analisados pelo Comitê de Seleção, composto pelo Coordenador da Coordena-doria de Cooperação Internacional, pelo Gerente-Geral da Embrapa Transferência de Tecnologia e por um Chefe de Comunicação e Negócios de uma Uni-dade Descentralizada. Depois, quem passar por essa etapa fará avaliações escrita e oral. O processo se encerra com uma entrevista feita com o diretor-pre-sidente da Embrapa.

O edital está disponível no endereço http:// intranet.sede.embrapa.br/acontece/lembrete.2006-08-28.3371950007.

Mais informações sobre o edital podem ser obti-das na CCI por telefone: (61) 3448 4491, fax: (61) 3272 4656 ou e- mail: coopinternacional@embrapa.br .

Vaga no escritório da Embrapa na África pode ser sua

Fonte: Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado

T.máx T.mín Vento Frio Precipit.

EEC ºC ºC m/s h mm Seg 12,0 3,0 3,0 6,1 0,0 Ter 18,2 -0,8 1,0 8,5 0,0 Qua 23,8 9,0 1,4 0,0 0,0 Qui 26,2 7,2 0,5 5,5 0,0 Sex 26,2 12,4 0,9 0,0 0,0 Sáb 29,8 14,9 1,0 0,0 0,0 Dom 18,8 10,4 1,9 0,0 4,1 Média 22,1 8,0 1,41 Total 20,0 4,1

T.máx T.mín Vento Frio Precipit.

ETB ºC m/s h mm Seg 12,4 3,8 4,0 13,0 0,0 Ter 18,8 2,2 3,0 9,0 0,0 Qua 24,4 11,2 3,5 0,0 0,0 Qui 24,6 7,0 2,3 1,0 0,0 Sex 25,4 8,0 0,9 0,0 0,0 Sáb 19,6 13,2 5,6 0,0 10,4 Dom 16,0 9,6 9,0 0,0 2,8 Média 20,2 7,9 4,0 Total 23,0 13,2

T.máx T.mín Vento Frio Precipit.

Sede ºC ºC m/s h mm Seg 12,4 3,2 1,5 11,0 0,0 Ter 18,4 3,4 2,0 9,0 0,0 Qua 23,8 9,0 1,2 0,0 0,0 Qui 26,2 12,4 3,0 0,0 0,0 Sex 27,8 10,6 2,2 0,0 0,0 Sáb 20,0 13,2 2,0 0,0 1,4 Dom 15,3 9,4 3,0 0,0 1,2 Média 20,6 8,7 2,13 Total 20,0 2,6

Referências

Documentos relacionados

Este tipo de consulta espacial pode ser considerado como um caso especial de outros subtipos de consulta, como exemplo intersection range query, intersection region query,

presentes autos, decidem os membros do Conseiho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalizacão, por unanirnidade, não conhecer

Observo que a negativa do pagamento da indenização do sinistro de perda total do veiculo pela Sul America Seguros se deu em razäo da divergência do principal condutor, visto que

A Associação Independente de Médicos Dentistas (AIMD) teve a sua origem há precisamente um ano, fruto da vontade de um grupo de profissionais motivados, enérgicos e empenhados

CURSO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º PERÍODO – 2015 1 as Séries CONTEÚDO CURRICULAR:  Prisma  Cilindro  Pirâmide  Cone  Esfera CRITÉRIOS

Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. Diante destes comentários, este trabalho pretende analisar a utilização e qualidade da informação contábil

Motivo: Não apresentou a proposta nem a documentação complementar, embora tenha sido consultada para isso..

do prazo legal, são os mesmos da retificação dentro do prazo legal, podendo ser transmitida por meio da Internet ou entregue em disquete nas Delegacias Regionais do