• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO SUPERVISIONADO V

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTÁGIO SUPERVISIONADO V"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CURSO DE DIREITO

FACULDADE DE DIREITO

“LAUDO DE CAMARGO”

NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO

- N.E.P. –

ESTÁGIO

SUPERVISIONADO – V –

9ª ETAPA

(2)

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”

9ª ETAPA – ESTÁGIO SUPERVISONADO V – 1º SEMESTRE DE 2016

INSTRUÇÕES

1) A disciplina Estágio Supervisionado proporcionará ao aluno o desenvolvimento das atividades de elaboração das peças jurídicas propostas neste manual e participação efetiva no estágio real.

2) As peças práticas processuais e pareceres elaborados pelos alunos, serão acompanhados, supervisionados e orientados individualmente pelos professores específicos do núcleo, sempre presentes na sala 04B (grade horária afixada no quadro de avisos da sala 04B bem como no site do Direito: http://www.unaerp.br/direito), até 03 (três) dias antes da data de entrega do trabalho no NEP.

2.1) Esse prazo será contado a partir do dia do vencimento do prazo, incluindo este dia na contagem.

3) As dúvidas relativas à elaboração das peças deverão ser esclarecidas nas respectivas oficinas, nos seus horários de atendimento, na Sala 04B, até 03

(três) dias antes da data de entrega do trabalho no NEP.

3.1) No último dia do prazo não haverá orientação ao aluno quanto a atividade exigida.

3.2) Esse prazo será contado a partir do dia do vencimento do prazo, incluindo este dia na contagem.

4) Em cada peça deverá constar obrigatoriamente: citação de, ao menos, uma ementa de um julgado.

5) Diante da nova sistemática exigida pelo concurso do exame da OAB e visando uma melhor adequação aos nossos candidatos, o aluno deverá apresentar sua peça pratico profissional de forma MANUSCRITA, em

formulário próprio do concurso (modelo disponível no site do direito:

http://www.unaerp.br/direito) indicando artigo de lei, orientação jurisprudencial e súmulas dos Tribunais (material permitido no concurso) pertinente ao caso.

(3)

a) Como a peça será entregue de forma manuscrita, o aluno está

dispensado da transcrição de jurisprudências, (em razão da proibição de acesso ao material no concurso).

6) A capa deverá ser, obrigatoriamente, digitada e deverá constar: nome e

código do aluno, etapa, sala, número da peça estabelecida no manual e nome da disciplina cursada, que possibilitará a imediata identificação do autor

do trabalho prático. O não cumprimento das normas estabelecidas acarretará no não recebimento do referido trabalho.

7) As peças deverão ser entregues sempre em 02 vias, de igual teor (original e

cópia), que serão protocoladas e encaminhadas para avaliação. Após 15 dias, as

mesmas serão retiradas junto ao NEP, pelo representante de sala, e devolvidas aos alunos.

8) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças e relatórios referentes ao estágio real após o prazo de vencimento estipulado.

9) Os trabalhos idênticos receberão nota zero.

10) Havendo cópia dos próprios alunos serão reprovados todos, independentemente da assunção da culpa por um aluno ou grupo.

11) Os casos do processo simulado deverão ser retirados no NEP dia 05 de setembro de 2016.

12) Prazos máximos para os protocolos:

12.01) Protocolo da denúncia ou queixa-crime (Promotor de Justiça): até 16 de setembro de 2016;

12.02) Cartório: 17 a 21 de setembro de 2016;

12.03) Retirada do processo para despacho (Juiz): a partir de 22 de

setembro de 2016;

12.04) Protocolo do despacho (Juiz): até 30 de setembro de 2016; 12.05) Cartório: até 14 de outubro;

12.06) Retirada do processo pelo Advogado do Réu: a partir de 17 de

outubro de 2016;

12.07) Protocolo do Advogado do Réu: 28 de outubro de 2016;

12.08) Consulta dos autos em cartório (partes e juiz): 31 de outubro a 04

de novembro de 2016.

12.09) AUDIÊNCIA (processo simulado): de 07 de novembro a 02 de dezembro de 2016;

12.10) Cartório: a partir de 05 de dezembro de 2016;

13) A não apresentação do protocolo até a data, descrita acima, implicará

(4)

juntamente com o processo, ou seja, o processo deverá ser devolvido em conjunto com o protocolo

14) As alegações finais serão apresentadas em audiência de instrução e julgamento, na fase dos debates orais, assim como a sentença será proferida em audiência de instrução e julgamento, após o encerramento da instrução; o aluno deve se organizar para cumprir essas tarefas preparando-se para os debates orais e a sentença.

14.1) Se os debates orais forem convertidos em escritos, pelo juiz, sua apresentação no NEP dependerá de prévio visto do professor; nesse caso, a sentença do juiz igualmente dependerá de prévio visto do professor.

15) O processo simulado cível se realiza sob orientação dos professores da área penal do NEP, que orientarão os alunos sobre sua forma e modo de como será realizado, bem como sobre as peças processuais a ele inerentes; essa orientação será realizada nas salas do NEP, de manhã e a noite, conforme os horários dos professores previamente fixados.

16) As peças processuais devem seguir os requisitos formais e materiais, exigidos pelo CPP. Nelas deverão conter identificação das partes, fatos, fundamentos judiciais e procuradores das partes.

17) As petições iniciais, denúncias, reclamações, despachos e outras peças processuais referentes ao processo simulado só serão recebidas pelo NEP com o visto do professor responsável, se estiver constando a expressão “CÓPIA” na via que ficará com o aluno e estiver acompanhado do processo. O carimbo “CÓPIA” está a disposição dos alunos no balcão do NEP.

18) A entrega da inicial, denúncia e reclamação deverá ser acompanhada da Contrafé.

19) As audiências do processo simulado serão realizadas no período de 07 de

novembro a 02 de dezembro de 2016, das 8h às 12h e das 18h às 22h, na Sala

01B - Sala de Audiência, em horários previamente agendados pelo NEP, e não implicará abono de falta na disciplina teórica correspondente ao horário da audiência.

19.1) A despeito do disposto no artigo 407 e parágrafo único do CPC, para a audiência de instrução e julgamento, cada parte poderá arrolar uma testemunha, além de poder colher depoimento pessoal da parte contrária (art. 343 do CPC).

19.2) Os alunos-parte deverão estar com autor e réu da ação e suas testemunhas, no dia e hora da audiência de instrução e julgamento.

(5)

20) Durante as audiências da atividade processo simulado, os (as) alunos (as) deverão trajar-se de acordo com o ambiente forense.

21) No transcorrer das audiências da atividade processo simulado, é proibido “fumar” e “usar telefone celular”.

22) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças e processo simulado após o prazo de vencimento estipulado.

23) O aluno que não participar do processo simulado estará imediatamente reprovado, independente do cumprimento das outras atividades da disciplina. 24) Caso o aluno não entregue alguma das peças ou receba nota igual a zero por deficiência ou cópia será considerado atividade não cumprida e o aluno será automaticamente reprovado independentemente do cumprimento das demais atividades.

25) O prazo para pedido/revisão de notas das peças é de 05 (cinco) dias da data da disponibilização no site da Unaerp, no aluno Online/NEP.

26) A participação do aluno no estágio real é obrigatória e condição essencial para aprovação, independentemente da elaboração das demais atividades. Ao estágio real não será atribuída nota, somente aprovado ou reprovado.

27) Durante o exercício da atividade real no escritório de assistência jurídica da universidade e / ou durante as audiências, os (as) alunos (as) deverão observar estritamente o uso de traje adequado ao ambiente forense.

28) Observar, no transcorrer das audiências da atividade real, a ser desenvolvida no escritório de assistência jurídica da universidade e / ou no fórum, a proibição de “fumar” e “uso de telefone celular”.

29) Instruções para o cumprimento do estágio real no Escritório de Assistência Jurídica da Universidade:

a) A atividade real é obrigatória a todo aluno matriculado na disciplina Estágio Supervisionado V e consiste na prática de atividades jurídicas, no mínimo, em 01 (um) período (manhã ou tarde) por semana, na defesa dos interesses da população carente, atendida pela universidade em sua atividade de extensão de serviços à comunidade, com início dia 01 de agosto de 2016. b) O Escritório de Assistência Jurídica da Universidade possui

(6)

c) A escala dos períodos de comparecimento à atividade real (Escritório de Assistência Jurídica – Sala 02B) será elaborada pelo chefe do escritório de assistência jurídica, vinculado ao Núcleo de Ensino Prático, ao início do semestre letivo, conforme as necessidades do serviço e a ordem de inscrição do aluno.

d) As inscrições para o exercício da atividade real serão aceitas até o dia 01 de setembro. A escala deverá abranger inclusive o período de férias escolares, eis que a atividade judicial é permanente e com cumprimento de prazos.

e) Os alunos matriculados fora do prazo, até a data acima

referida, já estarão no seu limite de faltas (05 faltas) não havendo possibilidade de reposição. Portanto, é de extrema responsabilidade do aluno o controle de sua frequência.

f) O aluno que estiver matriculado na disciplina Estágio Supervisionado V e praticando atividade real no escritório da Universidade, que presta assistência jurídica à população carente, deverá entregar, até o dia 01 de setembro, cópia da confirmação

de matrícula e 01 (uma) foto 3x4 no Escritório de Assistência

Jurídica – EAJ.

g) Os alunos que, até a data acima, deixarem de entregar os citados documentos, estarão automaticamente excluídos da atividade real e, portanto, reprovados na disciplina Estágio Supervisionado V.

30) Instruções para dispensa de cumprir o estágio real no Escritório de Assistência Jurídica – E.A.J. da Universidade:

A dispensa da atividade real, da disciplina Estágio Supervisionado V, será feita, a cada semestre cursado, única e exclusivamente através de despacho da supervisão do Núcleo de Ensino Prático, no prazo fixado.

30.1) Estará dispensado da frequência ao Escritório de Assistência Jurídica – E.A.J. e, portanto, do estágio real, o aluno que comprovar:

a) Estar vinculado em escritório de advocacia credenciado pela OAB.

O escritório que não for credenciado para estágio pela OAB não possibilitará a dispensa do aluno da atividade real;

b) Vinculado a estágio ou a atividade pública ou privada, em departamento jurídico de empresa pública e privada, igualmente credenciado pela OAB;

(7)

c) Mediante certidão ou cédula funcional, estar cumprindo estágio junto ao Ministério Público Estadual ou Federal;

d) Mediante certidão ou cédula funcional, estar cumprindo estágio junto a Magistratura Estadual ou Federal;

e) Mediante certidão ou cédula funcional, estar estagiando junto à Defensoria Pública, à Procuradoria Estadual, Federal ou Municipal, à Procuradoria da Fazenda Nacional ou autarquias;

f) Estar no efetivo exercício de atividade profissional incompatível com o exercício da advocacia, tais como: policial civil ou federal, policial militar, agente fiscal de renda, auditor do tesouro nacional, fiscal do trabalho, serventuários da justiça e etc.

30.2) A solicitação da dispensa da atividade real, da disciplina Estágio Supervisionado V, deverá ser feita através de requerimento entregue no setor de multiatendimento até o dia 01 de setembro, instruído com prova do motivo da dispensa em papel timbrado com endereço do local de estágio externo, nome do profissional responsável,

documento com número do credenciamento do escritório de advocacia junto a Ordem dos Advogados do Brasil.

30.3) Na ausência das informações solicitadas, o requerimento será devolvido para complementação dos dados, no prazo de dez dias contados da data da disponibilização deste requerimento ao aluno. Entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro, o aluno deverá apresentar ficha de acompanhamento e avaliação do estágio realizado, assinada pelo responsável pelo seu estágio, com indicação da avaliação: insatisfatório, regular, bom e ótimo.

30.4) Somente com a devolução da ficha de acompanhamento e avaliação de estágio externo, devidamente, preenchida e assinada (original e

cópia) e acompanhada das certidões acima, a dispensa estará

confirmada, para fins de avaliação acadêmica, desde que com avaliação indicativa de “bom” ou “ótimo”.

30.5) O aluno que se desvincular do estágio, cargo, emprego ou função durante o semestre letivo deverá comunicar imediatamente ao Núcleo de Ensino Prático (NEP), ou para inserir-se no EAJ ou comprovar novo vínculo de estágio ou atividade na área jurídica.

31) A avaliação da disciplina Estágio Supervisionado será feita através da atribuição de nota aos trabalhos práticos, inclusive a atividade “processo simulado”, que é obrigatória, e nota da prova. Será considerado aprovado na disciplina, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).

(8)

32) O cálculo da nota final da disciplina Estágio Supervisionado será feito

levando-se em consideração: a soma da média aritmética das peças com peso quatro mais a média dos trabalhos cujas especificações apresentamos a seguir: nota do processo simulado com peso dois mais nota do exame com peso quatro.

33) O Estágio Supervisionado V é disciplina curricular, portanto, provas, exame e outras avaliações estarão sujeitas a regulamentos e normas estabelecidas pela Universidade.

34) O aluno deverá, obrigatoriamente, participar da Palestra de Conciliação, Mediação, Arbitragem e Negociação, que acontecerá, no Teatro Bassano Vaccarini, na data e horário abaixo; deverá apresentar relatório digitado da atividade desenvolvida na palestra, até o prazo máximo indicado abaixo; haverá controle de frequência, que valerá como comprovação da efetiva realização das atividades; para a entrega do relatório não é necessário visto do professor.

a) Palestra de Conciliação, Mediação, Arbitragem e Negociação

(9)

9ª ETAPA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO –V –

Elaboração de peças práticas (sob orientação dos professores do NEP) sobre os problemas previamente determinados, observada a respectiva forma técnica, as quais deverão ser entregues na secretaria do NEP.

A correta utilização da língua portuguesa, a estética da petição, a correta qualificação das partes, a lógica entre o fato e a fundamentação, os pedidos e a referência a supostos documentos juntados com a petição serão levados em consideração na correção.

Dados necessários para a elaboração das peças, sob o aspecto legal, que não estão nos casos hipotéticos, deverão ser informados com traço. Ex: (CPF _______, RG _______, Advogado ____________, etc), sendo vedada a identificação do aluno na petição, devendo a mesma ser feita em folha de rosto, inclusive com o código do aluno. Além da argumentação fática, apresente nas petições os fundamentos legais de direito material e direito processual aplicáveis ao caso, bem como ao menos uma citação doutrinária e uma citação jurisprudencial pertinentes.

A-) SOLUÇÃO DOS SEGUINTES CASOS PRÁTICOS

Trabalho nº 31

Luiz da Silva foi admitido pela Industrial Ltda, em 1-1-2015, como almoxarife, e dispensado sem justa causa em 8-2-2016, ocasião em que recebia R$ 1.200,00; Prestava serviços na sede da reclamada, em Ribeirão Preto, em jornada de trabalho das 8h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, e das 8h00 às 12h00, com intervalo de intrajornada de 45 minutos. Embora tenha sido procedida a baixa em CTPS, até o presente momento, não houve o pagamento das verbas rescisórias. Também não foram apresentadas as guias CD/SD e o TRCT, código 01.

Luiz da Silva, inconformado com a postura do empregador, acaba de contratá-lo(a), como advogado(a), para reclamar os direitos trabalhistas judicialmente.

QUESTÃO: Como advogado de Luiz da Silva, propor a medida judicial

adequada à defesa de seus interesses.

(10)

Trabalho nº 32

Loja C Ltda, depois de notificada acerca da Ação Trabalhista (autos n. 1-2016), em tramite na 3ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto/SP, promovida pelo ex-funcionário, José Aparecido, que trabalhou na empresa como balconista de 2-3-2007 a 5-6-2014, com as jornadas das 7h00 às 17h00, com 2h00 de intervalo, de segunda a sexta, mas que foi dispensado por justa causa, depois que foi flagrado por câmeras desviando o dinheiro do caixa. Ao ler a petição inicial da Ação Trabalhista, entretanto, constatou que a ação foi ajuizada 13-6-2016; que o reclamante pedia as horas extras sem declinar o horário da jornada de trabalho; e que pediu o pagamento das verbas rescisórias, sem ressalvar que recebeu o saldo salarial e as férias vencidas +1/3, conforme o TRCT devidamente homologado em sindicato.

QUESTÃO: Contratado por Loja C Ltda. para apresentar a defesa em

audiência. Elabore a peça prático-profissional aplicável à espécie.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 09/09/2016

Trabalho nº 33

Você foi contratado(a) como advogado(a) pela sociedade empresária Sandália Feliz Ltda., que lhe exibe cópia de sentença prolatada pelo juízo da 50ª Vara do Trabalho de Vitória/ES (processo 123, movido por Valentino Garrido, brasileiro, solteiro, auxiliar de estoque) e publicada no dia anterior, na qual o juiz reconheceu que, após o pagamento das verbas resilitórias, houve acordo e outro pagamento de R$ 2.000,00 perante uma Comissão de Conciliação Prévia (CCP) criada na empresa, sem ressalva, mas rejeitou a preliminar suscitada pela ré, compreendendo que a realização do acordo na CCP geraria como efeito único a dedução do valor pago ao trabalhador.

Sobre o pedido de duas horas extras diárias, o juiz as deferiu porque foi confessada a sobrejornada pelo preposto, determinando, ainda, a sua integração nas demais verbas (13º salário, férias, FGTS e repouso semanal remunerado), e, em relação ao repouso semanal majorado pelas horas extras deferidas, sua integração no 13º salário e nas férias.

O juiz deferiu outros 15 minutos de horas extras pela violação a artigo da CLT, que garante esse intervalo antes do início de sobrejornada.

O juiz deferiu indenização por dano estético de R$ 5.000,00 porque o trabalhador caiu de uma alta escada existente no estoque e, com o violento impacto sofrido na queda, teve a perda funcional de um dos rins, conforme Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) emitida.

O magistrado determinou que os juros observassem a Taxa Selic, conforme requerido na prefacial.

(11)

QUESTÃO: Diante do que foi exposto, elabore a medida judicial adequada para

a defesa dos interesses da sociedade empresária. As custas foram fixadas em R$ 200,00 sobre o valor arbitrado à condenação de R$ 10.000,00.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 30/09/2016

Trabalho nº 34

Gustavo é gerente geral de uma agência bancária e chefia todos os gerentes da agência. Recebe gratificação de função correspondente a 100% do salário auferido e cumpre jornada de 2ª a 6ª feira das 9h00min às 20h00min e, genuinamente, exerce funções de relevância na agência bancária. Ao ser dispensado, ajuizou a reclamação, postulando o pagamento de horas extras. Em defesa, o banco nega o direito às horas extras. Na instrução, o autor conduz três testemunhas, que comprovam a jornada dita na inicial, e o banco não conduz testemunhas nem junta controle de ponto. Diante disso, o juiz indefere o pedido de horas extras, por ser gerente geral, enquadrando na hipótese do artigo 62, II, da CLT, e Súmula 287, do TST. Não se conformando, porém, o reclamante interpôs o Recurso Ordinário, sendo confirmada a r. sentença. Intimado do v. acórdão, quinze dias depois, sob o pretexto de ofensa a lei federal, o recorrente interpôs o Recurso de Revista, sendo intimado nesta data.

QUESTÃO: Como advogado do banco, adote as medidas cabíveis. PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 04/11/2016

Trabalho nº 35

Dia 28/04 é feriado municipal em Tribobó do Oeste. Em ação ajuizada por Paulo, trabalhador declarado pobre, nos termos dos autos n. 1500-20164, a sentença foi de improcedência e o último dia do prazo recursal recaiu em 28/04. Assim, o advogado de Paulo interpôs o recurso em 29/04, juntando cópia autenticada do diário oficial dispondo sobre o feriado local. O juiz substituto em exercício negou seguimento ao recurso em razão de intempestividade.

QUESTÃO: Com base no caso apresentado, interponha o recurso cabível desta

decisão denegatória de seguimento ao recurso interposto por Paulo no último dia do octídio.

(12)

Trabalho nº 36 – Oficina de Conciliação, Mediação, Arbitragem e Negociação (apresentar 01 relatório)

29 de setembro de 2016 às 08h30 17 de outubro de 2016 às 19h30

OBS. O aluno deverá, obrigatoriamente, participar da Palestra de Conciliação, Mediação, Arbitragem e Negociação, que acontecerá, no Teatro Bassano Vaccarini, na data e horário abaixo; deverá apresentar relatório digitado da atividade desenvolvida na palestra, até o prazo máximo indicado abaixo; haverá controle de frequência, que valerá como comprovação da efetiva realização das atividades; para a entrega do relatório não é necessário visto do professor.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 16/11/2016

Trabalho nº 37 – Processo Simulado Penal

B-) ATIVIDADE REAL

Referências

Documentos relacionados

Capítulo XIII – Cumprimento de sentença e processo de execução para pagamento da prestação alimentícia

baseou-se na contagem de ocorrências da geodiversidade a partir de dados cartográficos e procedimentos SIG (Sistemas de Informação Geográfica). Este trabalho faz

Para os requerimentos de concessão originária e de renovação de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social de que trata a Lei 12.101/09, protocolados no ano de

Rios e colaboradores [24] , promoveram uma comparação de expressões analíticas da fração de volume em função do tempo, área da interface entre regiões

O  conceito  de  contrato,  no  nosso  direito  civil,  coincide  com  o  de  negócio  jurídico  bilateral,  sendo  que  este  ocorre  quando  existe  uma 

V - Nesse contexto, a despeito da presença do Defensor Público, na audiência de instrução e julgamento, a intimação pessoal da Defensoria Pública somente

De acordo com raciocínio simplista, com essa nova audiência preliminar, além da audiência de instrução e julgamento, haveria mais uma audiência em cada processo de conhecimento,

INTIMAÇÃO: Ficam as partes intimadas para comparecerem à audiência de Instrução e Julgamento designada para o dia 17 de março de 2010, às 14:00 horas, na sala de audiências da