• Nenhum resultado encontrado

Atividades de Tabuleiro: uma proposta para o PROEJA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades de Tabuleiro: uma proposta para o PROEJA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Atividades de Tabuleiro: uma proposta para o PROEJA

Jusciel Kvan Gomes de Souza 1 Universidade Federal do Tocantins – UFT juscielkvan@uft.edu.br Hevellyn Tays Lima da Silva 2 Universidade Federal do Tocantins – UFT

hevellyn.tays@uft.edu.br Gildemberg da Cunha Silva 3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO

gildemberg.silva@ifto.edu.br

Resumo: ​Este trabalho tem como objetivo dialogar o desenvolvimentos de uma atividade lúdica aplicada no Programa Residência Pedagógica, com a turma de jovens e adultos do EJA, na qual procuramos aportes em alguns teóricos que estudam sobre o tema, em que trabalhamos um jogo de tabuleiro para noções introdutórias de sequências numéricas para a turma, cujo adaptamos um tabuleiro para o desenvolvimento nele o triângulo de pascal. deste modo, a aula foi dividida por momentos, na qual concluímos que trabalhar com jogos de tabuleiros é uma boa alternativa para o desenvolvimento inicial do conteúdo de sequências , pois os alunos no final da nossa atividade conseguiram desenvolver uma nova organização de peças formando uma nova sequência, deste modo consideramos que houve a aprendizagem do que foi proposto​.

Palavras-chave: ​Ensino de Matemática; EJA; Jogo de Tabuleiro; Residência Pedagógica; Formação de Professores.

1. Introdução

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa Institucional Residência

1 Graduando do curso de Licenciatura em Matemática na UFT. Bolsista do Programa Residência Pedagógica. 2 Graduando do curso de Licenciatura em Matemática na UFT. Bolsista do Programa Residência Pedagógica. 3 Professor de Matemática do IFTO. Preceptor da Residência Pedagógica (RP).

(2)

Pedagógica (RP) teve seu início no ano de 2018, seguindo as normas previstas no edital da CAPES n° 06/2018, abrangendo os cursos voltados para licenciatura, com a proposta de tornar mais próxima as Instituições de Ensino Superior (IES) da Escola, objetivando formas de aperfeiçoamento de práticas pedagógicas. O edital da CAPES n° 06/2018 ressalta:

A residência pedagógica consiste na imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática. (CAPES, 2018, p. 18)

As informações apresentadas neste trabalho estão associados com as atividades realizadas durante a segunda etapa do Residência Pedagógica, de acordo com as regências realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) do ​campus de Araguaína. As aulas ocorreram nas turmas do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Com isso, temos a seguinte indagação, ​como se constitui o processo criação de uma atividade de tabuleiros para o ensino da matemática para jovens e adultos?

No desenvolvimento das ações, trabalhamos por meio de uma abordagem qualitativa, atividades foram organizadas e desenvolvidas por etapas. A ​primeira etapa trata-se do planejamento das práticas de regência, a ​segunda etapa se refere-se ao desenvolvimento e execução das ações e a ​terceira etapa​ contempla a validação da proposta.

2. Referencial Teórico

Há grandes obstáculos presentes no âmbito educacional, tomando proporções cada vez mais desafiadoras quando nos referimos a Educação de Jovens Adultos (EJA). Buscar atividades como propostas de incentivar os indivíduos a despertar o interesse pelo conteúdo o qual lhe é apresentado, pode ser uma tarefa árdua e complicada em certo momento. Para Heberle (2011)

É necessário que o educando se sinta seduzido para que encontre um significado a partir das atividades desenvolvidas em sala. Nesse sentido o lúdico tem um papel de motivador no despertar do interesse do aluno e 2

(3)

implica envolvê-lo em algo que tenha um significado real para ele. (HEBERLE, 2011, p. 11)

Deste modo uma atividades lúdica pode interferir diretamente na aprendizagem do aluno, em que a aprendizagem de jovens e adultos assume um papel importante, segundo Monteiro (1991)

A necessidade de criarmos condições que possibilitem pessoas terem acesso a um conhecimento teórico e sistematizado que vise à formação do homem crítico, torna-se cada vez mais urgente, não para torná-lo "inteligente" pois isto já são, mais porque a condição desses indivíduos é um problema de ordem social e política. (MONTEIRO, 1991, p. 9 )

Portanto, atividades que proporcione a capacidade de pensar criticamente e incentive o uso do raciocínio lógica, assume um papel um papel transformador. Lopes e Sousa (2005) conclui que:

Educar jovens e adultos, hoje, não é apenas ensiná-los a ler e escrever seu próprio nome. É oferecer-lhes uma escolarização ampla e com mais qualidade. E isso requer atividades contínuas e não projetos isolados que, na primeira dificuldade, são deixados de lado para o início de outro. Além disso, a educação de jovens e adultos não deve se preocupar apenas em reduzir números e índices de analfabetismo. Deve ocupar-se de fato com a cultura do educando, com sua preparação para o mercado de trabalho e como previsto nas diretrizes curriculares da EJA a mesma tem como funções: reparar, qualificar e equalizar o ensino ( LOPES; SOUSA, 2005, p.5).

Pensando em focar o olhar para esse público, desenvolvemos atividades lúdicas, objetivando tornar o objeto de estudo significativo para o estudante, aproximando a representação do conceito abordado de sua realidade. Desta maneira seria possível apresentar os conceitos formais por meio dos materiais concreto. Assis (2014) afirma que:

O jogo nas aulas de matemática justifica-se ao introduzir uma linguagem matemática que aos poucos será incorporada aos conceitos matemáticos formais, ao desenvolver a capacidade de lidar com informações e ao criar significados culturais para os conceitos matemáticos e estudo de novos conteúdos. (ASSIS, 2014, p. 8)

A partir do momento que o objeto de estudo torna-se significativo para o estudante, ele começa a associar os conceitos matemáticos com a sua realidade vivida cotidianamente. Essa conexão induz o aluno a raciocinar, pensar, refletir e posteriormente construir um conhecimento significativo para si.

3. Desenvolvimento das Atividades

(4)

A atividade desenvolvida foi sobre o conteúdo de sequências numéricas, por meio de uma série de etapas que foram executadas nesta ação. Para Assis (2014, p .9) “ A defasagem de algumas competências e habilidades pode ser trabalhada com o uso de estratégias diversificadas, sendo importantes na complementação e motivação dos que os utilizam”.

Por meio dessas estratégias diversificadas, objetivamos apresentar o conteúdo de tal maneira que os alunos pudessem ter uma visão prática e concreta sobre o que estava sendo representados. As etapas foram postas em ação da seguinte maneira:

Primeira Etapa

Esta fase tratou-se do planejamento das atividades que viriam a ser execuntadadas. Procurou-se atividades didáticas que pudessem ser executadas de forma lúdica, associada com realidade dos estudantes.

Para o desenvolvimento da atividade foram adaptados o ábaco aberto e do geoplano, por meio destes, os adaptamos e construímos um tabuleiro do triângulo de pascal. Ambos foram usados de forma estratégica, combinados para formar apenas um. Os padrões apresentados pelo geoplano e a sequência de alinhamentos, são os mesmos presentes na sequência do triângulo de pascal, por conta disso foi usado como tabuleiro e base para o jogo. Os elementos em formato de rosca pertencentes ao ábaco serviram como peças, essas seriam encaixadas no tabuleiro para formar uma determinada sequência. Em cada uma delas foi colado um determinado número, este serviria para determinar a posição na qual a peça deveria ser posta.

Segunda Etapa

Este momento tratou-se da aplicação da atividade durante a aula. Inicialmente foi apresentado o conceito de sequência, expondo de que forma está presente na natureza e no cotidiano dos estudantes, introduzimos matematicamente como as sequências se apresentam na realidade, mostrando as suas aplicações, por meio disso encontrar os possíveis resultados 4

(5)

dos problemas propostos durante o decorrer da aula. Em seguida, foi apresentado o jogo do tabuleiro de triângulo de Pascal e como o conteúdo estudado estava diretamente associado.

Para a aplicação da atividade foi proposto que os estudantes se organizassem em equipes compostas por quatro membros, desta maneira eles deveriam organizar as peças no tabuleiro de acordo com o triângulo de pascal. Por meio desta ação seria possível que eles compreendessem que a forma que o triângulo se encontra alinhado forneceria uma sequência numérica, pois os alunos analisaram os padrões apresentados durante a realização do jogo. Para aumentar o nível de dificuldade, foram colocadas algumas peças a mais no tabuleiro, desta forma os participantes deveriam apresentar um nível maior de raciocínio. Na figura 1 mostra o desenvolvimento da atividade.

Figura 1​: Material concreto desenvolvido.

Fonte:​ Arquivo pessoal. Terceira Etapa

Na etapa final propomos que os estudantes fizessem manipulações as peças do tabuleiro, deste modo, destacamos que eles conseguiram compreender o que foi proposto, pois 5

(6)

boa parte, tiveram facilidade em desenvolver e compreender novos padrões nas peças de tabuleiro, mostrando o que aconteceriam se mudasse as peças de lugares. Desta forma o desafio apresentado foi concluído pelos alunos de maneira singular, pois os estudantes obtiveram visões distintas acerca das novas sequências descobertas por eles.

4. Conclusão

Em virtude dos fatos apresentados, a constituição de um jogo de tabuleiro se dá por um bom planejamento, que consiste em observar as necessidades da turma e procurar atividades que possam ser trabalhadas. Na atividade proposta, consideramos que tivemos um bom retorno, no que se refere, ao desenvolvimento da aprendizagem matemática dos alunos, destacamos que estes foram bem receptivo com a proposta. Percebemos que eles conseguiram manipular os objetos formando novas triângulos descobrindo novos padrões, como o que uma aluna destacou, ela observou que se mudasse uma peça para a direita ela não precisava fazer novos cálculos bastava ela mudar a fileira inteira que acompanhava aquela peça em questão.

Deste modo destacamos que atividades lúdicas pode viabiliza o processo de ensino, possibilitando ao aluno uma compreensão do objeto matemático pelo concreto. Para os futuros professores, a residência pedagógica propõem a possibilidade de compreensão e desenvolvimento de atividades, permitindo a aproximação entre universidade e escola, proporcionado maior contato com as dificuldades dos estudantes.

5. Referências

_______. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-ped agogica.pdf. Acesso: em 27 set. 2019.

ASSIS, C.F. ​Jogos de tabuleiro como recurso metodológico para aulas de matemática no segundo ciclo do ensino fundamental. ​2014. 63 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22934>. Acesso em: 27 set. 2019.

(7)

HEBERLE, K. ​Importância e utilização das atividades lúdicas na educação de jovens e

adultos. Disponível em:

http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1764/1/MD_PROEJA_2012_IV_09.pdf Acesso: 24 de setembro de 2019

LOPES, S.; SOUZA, L. S. ​EJA​: uma educação possível ou mera utopia?. Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), São Paulo, v. 5, 2005.

MONTEIRO, A. ​O ensino de matemática para adultos através do método modelagem matemática. ​1991. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista "júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 1991.

TOCCI, R; WIDMER, Neal; MOSS, Gregory. ​Sistemas digitais, princípios e aplicações​. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

THIOLLENT, M. ​Crítica Metodológica, investigação social e enquete operária​. 5. ed. São Paulo: Polis, 1987.

THOMSEN, A. ​Como usar o Teclado Matricial 4×4 com Arduino. ​2014. Disponível em: <https://goo.gl/TjdTyi>. Acesso em: 17 jul. 2015.

Referências

Documentos relacionados

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,