• Nenhum resultado encontrado

PROJETO VERSOS COLORIDOS ONDE ESTÁ A POESIA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO VERSOS COLORIDOS ONDE ESTÁ A POESIA?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROJETO VERSOS COLORIDOS– ONDE ESTÁ A POESIA?

TEREZINHA BASTOS (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAXIAS-MA).

Resumo

VERSOS COLORIDOS– ONDE ESTÁ A POESIA? é um projeto de incentivo à leitura e à escrita fundamentado no princípio de que a poesia associada a atividades lúdicas e a diversas formas de arte (música, dança, teatro, desenho e pintura) estimula o prazer de ler e escrever em alunos com difuculdades de aprendizagem. O Projeto foi desenvolvido no período de agosto de 2006 a abril de 2008, na Escola Pública U.I.M. Profª Magnólia Hermínia Araújo, em Caxias–Ma. O Projeto foi divido em quatro etapas: na primeira etapa denominada ONDE ESTÁ A POESIA?, os alunos estudaram quadrinhas, parlendas, cantigas de roda, (conforme anexo 1) e de ninar, brincaram com jogos, fizeram dramatizações e painéis poéticos (ver anexo 2). Na segunda etapa, intitulada O QUE É O POEMA?, realizaram–se leituras e análises de poemas, pesquisaram–se biografias de poetas e confeccionaram–se livrinhos com os poemas preferidos das crianças (ver anexo 3). Na terceira etapa, denominada EU SOU O POETA! – os alunos apreciaram músicas instrumentais, participaram de oficinas de música, dança, desenho e pintura (conforme anexo 4); trabalhou–se com leitura de imagens, recortes e colagens, os alunos criaram e ilustraram poemas e em seguida realizou–se um recital (conforme anexo 5);posteriormente foram selecionados poemas de cada aluno para a organização do livro a ser editado. Na quarta etapa, realizou–se uma parada poética na escola com exposição dos trabalhos dos alunos. Nesta etapa aconteceu oficialmente o lançamento do livro “VERSOS COLORIDOS – ONDE ESTÁ A POESIA?“, no qual os alunos poetas demonstraram na noite de autógrafos,(conforme anexo 6) seu saber e fazer poéticos. O projeto VERSOS COLORIDOS– ONDE ESTÁ A POESIA? foi selecionado pelo Ministério da Cultura no I Concurso Pontos de Leitura 2008– Edição Machado de Assis, por representar uma proposta inovadora no campo educacional.

Palavras-chave:

POESIA, LUDICIDADE, MÚSICA.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A linguagem é o instrumento pelo qual o ser humano se comunica, tem acesso à informação, expressa seu pensamento, articula idéias e produz cultura. E para tanto, faz-se necessário o domínio de uma língua. Aprender uma língua significa conhecer e compreender os signos linguísticos e seus significados e refletir sobre a natureza da comunicação, suas intenções nas diversas situações de interação sociais que exigem modos diversos de expressão da linguagem.

Entretanto, "a língua é um conjunto de signos histórico e social que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade" (Parâmetros Curriculares Nacionais/Língua Portuguesa, 2001: 34).

Partindo de uma visão interacionista da linguagem, o ensino de Língua Portuguesa deve centrar-se em práticas significativas e contextualizadas em que o uso da língua oral, escrita e a análise e reflexão sobre a língua sejam trabalhos essenciais no processo de aprendizagem a fim de que o aprendiz desenvolva "as quatro habilidades linguísticas básicas, falar, escutar, ler e escrever". (Parâmetros Curriculares Nacionais / Língua Portuguesa, 2001:43).

(2)

Leitura e escrita são atividades interdependentes, pois através da inter-relação leitura-produção é possível o educador trabalhar com o aluno a atividade de reflexão. "A leitura é um processo de interlocução entre o leitor/autor mediado pelo texto. Encontro com o autor, ausente, que se dá pela palavra escrita" (GERALDI, 1999: 91). Através da leitura crítica e dinâmica de gêneros textuais diversos é possível formar leitores que sejam capazes também de produzir textos coerentes, coesos e adequados quanto à ortografia e à situação de comunicação.

O ensino de Literatura deve estar integrado ao ensino da Língua Portuguesa, pois o texto literário suscita o imaginário, desperta as emoções, desenvolve a sensibilidade estética, a expressão linguística, favorece a construção de conhecimentos e ainda diverte. A poesia (gênero literário) é a expressão de nossos sentimentos, valores e visão de mundo, porém, ela se materializa no poema. A fantasia, a sensibilidade e o predomínio da linguagem afetiva caracteriza o campo da poesia e da infância e, por isso, a experiência que a criança deve ter na escola em relação à poesia é aquela em que o seu valor artístico seja trabalhado de forma lúdica e prazerosa, na qual a música, os jogos e as brincadeiras façam parte desse universo, como argumenta Cunha (1994):

Sabemos que a poesia de nossa época está próxima das cantigas populares e folclóricas, das canções de ninar, dos versos de roda e dos jogos - e ao entrar na escola esta é a experiência que a infância tem, e continuará a ter no período escolar no campo da poesia. (p. 120)

Ludicidade, arte e poesia são conhecimentos que se entrelaçam. As brincadeiras e jogos também possibilitam múltiplas aprendizagens.

Ângela Meyer Borba, doutora em educação (in. BRASIL/MEC, 2000: 39) afirma que: " ... o brincar é um espaço de apropriação e constituição pelas crianças de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade".

A poesia associada a diferentes formas de arte (desenho, pintura, música, dança e teatro) contribui inegavelmente para uma aprendizagem significativa da língua materna e desperta o gosto pela literatura, pois de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais/Artes (2001):

O conhecimento em arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referencias a cada momento, ser flexível. Isto quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é a condição fundamental para aprender. (p. 21) Portanto, para que as atividades que envolvem linguagem oral e linguagem escrita, leitura e produção de textos venham contribuir para um ensino-aprendizado eficiente e eficaz da Língua Portuguesa e a da Literatura, faz-se necessária a elaboração de projetos de leitura e escrita, pois são formas organizadas significativas e contextualizadas nas quais todos os envolvidos compartilham um objetivo e buscam um produto final.

O Projeto Versos Coloridos - Onde está a poesia? através de práticas dinâmicas de leitura e produção textual alicerçadas nesses três pilares de ensino e aprendizagem: poesia, arte e ludicidade, contribuiu para superação das carências apresentadas por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental proporcionando-lhes um ler e um fazer poético prazeroso.

(3)

JUSTIFICATIVA

O Projeto Versos Coloridos - Onde está a poesia? é uma proposta educacional de incentivo à leitura e à escrita.

Os aprendizes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Municipal Professora Magnólia Hermínia Araújo apresentavam carências significativas no aprendizado da leitura e da escrita. O Projeto Versos Coloridos - Onde está a poesia? fundamentado no princípio de que a poesia associada a diversas formas de arte (música, dança, teatro, desenho e pintura) e a atividades lúdicas (brincadeiras e jogos) estimula o prazer de ler e escrever.

O poema é um gênero textual com características próprias que permite através da sua linguagem polissêmica o desenvolvimento da imaginação, do senso crítico, da expressão oral e escrita e do vocabulário. O brincar possibilita o desenvolvimento da linguagem, da inteligência, dos valores e da socialização. E o ensino de arte desenvolve a percepção, observação e a sensibilidade do educando.

OBJETIVOS

•· Estimular a prática da leitura-prazer e a produção de textos poéticos. •· Desenvolver a sensibilidade, a criatividade e senso crítico.

•· Realizar leitura de poemas observando a pontuação, a entonação e o ritmo adequados, bem como a temática e o significado de palavras desconhecidas no texto.

•· Desenvolver habilidades ortográficas e gramaticais.

•· Diminuir as carências de leitura e escrita apresentadas pelos alunos.

METODOLOGIA

O Projeto Versos Coloridos - Onde está a poesia? foi desenvolvido no período de 08 de agosto de 2006 a 26 de abril de 2008 e apresentou uma metodologia diversificada. O Projeto foi dividido em quatro etapas fundamentais: na primeira etapa intitulada Onde está a poesia?, a introdução ao estudo da poesia foi dinamizada através da leitura de poemas que abordavam essa temática; os alunos estudaram quadrinhas, parlendas, cantigas de roda (anexo 1) e de ninar, fizeram dramatizações e painéis poéticos (anexo 2).

Na segunda etapa denominada O que é o poema?, os alunos realizaram leituras de poemas de autores diversos, estudaram os conceitos de poema, verso, estrofe, rima, ritmo, poeta e temática poética; analisaram poemas e confeccionaram livrinhos com seus poemas prediletos (anexo 3). Foram aplicadas várias dinâmicas com utilização de jogos e brincadeiras.

(4)

Na terceira etapa com o tema Eu sou o poeta!, as dinâmicas de leitura e produção textual foram dinamizadas a partir de oficinas de músicas, dança, desenho e pintura (anexo 4). Trabalhou-se com recorte e colagem de gravuras. Os alunos criaram poemas a partir dessas imagens e também de músicas e de suas pinturas e desenhos. Nessa etapa, cada aluno-poeta fez com orientação do professor a auto-avaliação de suas produções poéticas. Houve preparação de recital e foram selecionados poemas de cada aluno para a organização do livro Versos Coloridos - Onde está a poesia?, a ser editado.

Na quarta etapa realizou-se uma Parada poética com recital de poesias (anexo 5) e exposição de trabalhos à comunidade. As atividades foram expostas na própria escola, na Feira de Livros do Serviço Social do Comércio (SESC) e também no povoado Canoas, situado na zona rural de Caxias - MA.

O ponto culminante do Projeto foi o evento de lançamento oficial do livro Versos Coloridos - Onde está a poesia? de autoria do alunos participantes do Projeto. Pais de alunos, diretoras, coordenadora pedagógica da escola e membros da Secretaria Municipal de Educação de Caxias-MA foram convidados para a noite de autógrafos (anexo 6) dos alunos-poetas, que de forma brilhante demonstraram todo o seu saber e fazer poético.

AVALIAÇÃO

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem das atividades desenvolvidas no Projeto Versos Coloridos - Onde está a Poesia? priorizou tanto os aspectos qualitativos quanto os quantitativos. Foram avaliados:

•· O interesse do aluno por ouvir, ler e escrever poemas. •· Assiduidade e participação nas atividades realizadas.

•· A sensibilidade e a criatividade na recepção, apreensão e produção de textos poéticos.

•· A socialização das idéias do aluno perante o grupo e o respeito às idéias do outro.

•· Autonomia e posicionamento crítico na leitura e produção de poemas.

•· A disposição do aluno em fazer a auto-avaliação de suas produções escritas com o objetivo de aprimorá-las.

•· O uso adequado da linguagem na expressão oral e escrita dos alunos.

•· Desempenho na realização das atividades individuais e grupais e dos trabalhos de pesquisa.

•· A qualidade das produções escritas nos campos formal, discursivo e semântico observando as habilidades de cada faixa etária dos alunos e a série (ano).

Os aspectos mencionados foram registrados sistematicamente em fichas individuais de acompanhamento do rendimento escolar do aluno. A partir do preenchimento das fichas, observação e análises de seus resultados, constatou-se que o projeto

(5)

contribuiu para a aquisição de conhecimentos linguísticos, o aprendizado de técnicas literárias, a formação de leitores escritores, o respeito à opinião e a expressão; resgatou a identidade cultural da comunidade e contribuiu para a formação de cidadãos críticos. Portanto o Projeto alcançou todos os seus objetivos.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 1. ed. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria & Prática. São Paulo: Ática, 1994.

DIEZ, Carmem Lúcia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para a elaboração de projetos e monografias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua Portuguesa. 4.ed. rev. Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

GERALDI, João Wanderley. [et alii]. O texto na sala de aula. Editora Ática, Coleção na Sala de Aula, São Paulo, 1999.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. vol. 2. Brasília: 2001.

______ : Arte/Ministério da Educação Fundamental. 3. ed. vol. 6. Brasília: 2001.

(6)
(7)

ANEXO 1 – PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO: ONDE ESTÁ A POESIA?

Alunos brincando e dramatizando a cantiga de roda “Carneirinho, carneirão”.

ANEXO 2 – PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO: ONDE ESTÁ A POESIA?

(8)

ANEXO 3 – SEGUNDA ETAPA DO PROJETO: O QUE É O POEMA?

Alunos mostrando livrinhos que confeccionaram com seus poemas prediletos

ANEXO 4 – TERCEIRA ETAPA DO PROJETO: EU SOU POETA!

(9)

ANEXO 5 – TERCEIRA ETAPA DO PROJETO: EU SOU POETA!

Recital: criança recitando poesia

ANEXO 6 – QUARTA ETAPA DO PROJETO: PARADA POÉTICA

Lançamento do livro: Versos Coloridos - onde está a poesia? – alunas

autografando livros.

Referências

Documentos relacionados

R$ 420 mIl- OPORtUnIdAdE Muito bonito, 2 dormitórios, suíte com armários, terraço, sala 2 ambientes, cozinha com armarios, quintal, area de. serviço, garagem com portão

e, delicadamente sorrindo para dor em momentos, memórias vivas d’alma em poesia que passa pela vida em flor declamando..

Poemas infantis e narrativas em

Neste exercício, que teve na publicação de quatro livros seus pró- prios eventos, vemos que a delimitação do relato e o privilégio do momen- to etnográfico decisivo são

Nenhum uso ou dono anterior Injeção eletrônica sem dor Ar condicionado de fábrica Quando não está calor Compre o poema novinho Invista em seu bem-estar Se o poema não andar

Afora as atividades de rotina já relacionadas, no mês de junho, a Ceran apresentou aos colaboradores da empresa construtora das UHEs Castro Alves e 14 de Julho, a palestra

E o Papagaio que, até àquele dia, tinha andado (verbo andar, no Pretérito Mais-Que- Perfeito Composto do Indicativo) muito divertido e sempre cantarolara (verbo cantarolar, no

Mantendo o mecanismo de tensão na posição posterior com os apoios para os dedos, retire lentamente o dispositivo de inserção do local de inserção até as pontas do fio