• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ISADORA DE SOUZA GOMES

ACOMPANHAMENTO DE OBRA – CAPELA MÓRTUARIA

Lages 2017

(2)

ISADORA DE SOUZA GOMES

ACOMPANHAMENTO DE OBRA – CAPELA MÓRTUARIA

Projeto de Estágio Supervisionado submetido à Universidade do Planalto Catarinense para obtenção dos créditos de disciplina com nome equivalente no curso de Engenharia Civil.

Orientador: Prof. Caetano Palma Neto

Lages 2017

(3)

ISADORA DE SOUZA GOMES

ACOMPANHAMENTO DE OBRA – CAPELA MÓRTUARIA

Relatório de estágio supervisionado apresentado ao curso de graduação de Engenharia Civil, na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, como requisito parcial para obtenção do grau em Bacharel em Engenharia Civil.

Banca Examinadora:

Orientador: ____________________________________________ Caetano Palma Neto

Universidade do Planalto Catarinense

Membro: ____________________________________________ Carlos Eduardo de Liz, MSc

Universidade do Planalto Catarinense

Lages 2017

(4)

RESUMO

O presente relatório de estágio supervisionado tem como objetivo principal o aprendizado em campo, visando unir a sala de aula com a realidade. Foi feito a supervisão da obra da Capela Mortuária da cidade de Otacílio Costa, durante o cumprimento das horas de estágio obrigatório. A obra é de uso publico e passou por licitação onde a empresa que está executando ganhou. Por se tratar de licitação, fazemos o acompanhamento para que seja executada de forma correta e seguindo o projeto. No começo a obra tinha um andamento muito retrógado, assim que começamos a obra começou a se desenvolver e teve um ritmo acelerado, mesmo assim com muitas patologias a ser corrigidas.

Palavra Chave:

(5)

ABSTRACT

The present supervised internship report has as main objective the learning in the field, aiming to unite the classroom with reality. A supervision was made of the work site of Mortuary Chapel of Otacilio Costa city during compliance training hours of obligatory internship. The work is for public use and went through a bidding where the company that is running won. Because it is a bidding, we follow it up, to make sure is being executed correctly and following the project. At first the work had a very retrograde progress, as soon as we started the work began to develop and had a fast pace, yet with many pathologies to be corrected.

Keyword-

(6)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1 – Avenida Padre Paulo Wilbert FIGURA 2 – Planta baixa.

FIGURA 3 – Paredes em alvenaria.

FIGURA 4 - Reboco nas paredes em alvenaria. FIGURA 5 – Vigotas na laje.

FIGURA 6 – Frente da edificação, laje em balanço. FIGURA 7 – Detalhe da laje em balanço.

FIGURA 8 – Pilar com corrosão. FIGURA 9 – Pilar com corrosão.

FIGURA 10 – Reboco das paredes externas.

FIGURA 11 – Parede para colocação das aberturas. FIGURA 12– Fachada da Capela Mortuária.

(7)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ...09 1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA ...09 1.2 JUSTIFICATIVA ...09 2 ELABORAÇÃO DO PROJETO ...10 2.1 TEMA ...10 2.2 OBJETIVO GERAL ...10 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ...10 3 REVISÃO BIBLIOGRAFICA ...11 3.1 LICITAÇÃO ...11 3.2 LOCALIZAÇÃO DA OBRA ...11 3.3 SERVIÇOS PRELIMINARES ...12 3.4 FUNDAÇÕES ...12

3.4.1 Fundações Diretas ou Superficiais ...12

3.5 ESTRUTURA ...12 3.5.1 Concreto Armado ...12 3.5.2 Vigas Baldrame ...12 3.5.3 Alvenaria ...13 3.6 COBERTURA ...13 3.7 FORRO ...13 3.8 REVESTIMENTO ...13 3.9 ESQUADRIAS ...13 3.10 INSTALAÇÕES ...14

3.10.1 Elétricas, rede logística e telefone ...14

3.10.2 Hidro-sanitárias ...14 3.10.3 Gás ...14 3.11 LIMPEZA DA OBRA ...14 3.12 PATOLOGIA...14 4 METODOLOGIA...16 4.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA...16

(8)

4.3 PLANO DE COLETA DE DADOS...16

4.4 PLANO DE ANÁLISE...17

5 DESENVOLVIMENTO...18

5.1 INICÍO DA OBRA...18

5.2 INICIO DO ACOMPANHAMENTO...19

5.3 MUDANÇAS NOS DOIS MESES...24

6 CONSIDERAÇÕES FINAL...25

(9)

9 1 INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

O presente relatório visa contribuir para a finalização do Bacharelado em Engenharia Civil na Universidade do Planalto Catarinense-UNIPLAC, na disciplina de Estágio Curricular.

O estágio esta a se desenvolver com o Engenheiro Mayke Alves Coelho, formado pela Universidade do Planalto Catarinense-UNIPLAC, com a orientação do Professor Caetano Palma Neto.

O estágio é a grande oportunidade da faculdade em colocar o estudante no mercado de trabalho. Visando sempre complementar e aperfeiçoar, acrescentar uma lista de contato maior e a união do que foi estudado em sala com a realidade do dia-a-dia.

Tem por objetivo o acompanhamento da continuação da construção da Capela Mortuária da cidade de Otacílio Costa - SC, e o que poderia ser diferenciado nessa obra, como procederam, do que é composta.

1.2 JUSTIFICATICA

Por se tratar de uma obra que passa por licitação, uma das maiores finalidades é a redução de custo da obra em relação tanto a mão de obra, como nos matérias utilizados, não tendo a garantia devida.

(10)

10

2 ELABORAÇÃO DO PROJETO

2.1 TEMA

Melhorias que poderiam ser feitas na construção da edificação da Capela Mortuária localizada na Avenida Padre Paulo Wilbert, Otacílio Costa - SC.

2.2 OBJETIVO GERAL

Comparar o que poderia ser diferenciado caso a edificação acontecesse de outra forma a não ser licitatória, procurando uma solução adequada para cada opção de melhoria.

2.3 OBJETICO ESPECIFICO

 Apresentar o projeto real;

 Analisar o que seria mais viável a ser feito;

 Verificar quais os matérias que não deveriam ser utilizados;  Examinar as condições legais para essa obra;

(11)

11

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 LICITAÇÃO

Para Silva e Ribeiro (2016) “a licitação, por ser um procedimento formal, será iniciada com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, e deve conter a autorização do administrador público, a indicação sucinta do objeto, além da comprovação da existência de recurso próprio para despesa”.

As licitações são diferenciadas conforme preços e técnicas. Composta por editais os quais devem ser claros e sucintos. Tanto as empresas que podem ou não concorrer quanto a documentação necessária para validação do processo licitatório.

3.2 LOCAÇÃO DA OBRA

A obra fica situada na cidade de Otacílio Costa, na Avenida Padre Paulo Wilbert, Bairro Bem morar.

FIGURA 1 – Avenida Padre Paulo Wilbert

(Fonte: Google Maps, 2017). 3.3 SERVIÇOS PRELIMINARES

(12)

12

Ocorreu a limpeza completa do terreno tomando todos os devidos cuidados, será procedida no decorrer da obra toda a remoção de entulho que venha a acumular na obra.

3.4 FUNDAÇÕES

3.4.1 Fundações Diretas ou Superficiais

Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas (NBR 6122, 1996).

3.5 ESTRUTURA

3.5.1 Concreto Armado

Aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência (NBR 6118, 2003).

3.5.2 Vigas Baldrame

Segundo Carlos Alberto (2015), as vigas baldrame são utilizadas em fundações que requerem pouca profundidade. Recomenda-se que as cargas a serem suportadas pelas vigas sejam pequenas, toda viga baldrame deve ser devidamente dimensionada para a devida carga que será suportada. Seu uso traz economia à obra e auxilia a distribuição do peso de lajes e paredes para ao solo. Caso necessite de uma fundação mais profunda, use a viga baldrame com blocos de fundação.

(13)

13 Será composta por tijolos de 6 furos todos os guarda-corpos, parapeitos, platibandas e paredes baixas, vãos de porta e janelas levarão verga de concreto armado, não calçados na parte superior, levarão a guisa de respaldo e percintas de concreto armado.

3.6 COBERTURA

A cobertura (madeiramento e cobrimento) obedecerá ao projeto arquitetônico fornecido, poderá ser madeira de eucalipto recebendo tratamento correto. Será em telha fibrocimento. Mais leves, as telhas de fibrocimento não exigem um madeiramento robusto.

3.7 FORRO

Os forros serão de laje em concreto armado, laje pré-moldado. Fixados sobre a estrutura de sustentação conforme especificados no projeto.

3.8 REVESTIMENTOS

Todas as paredes de alvenaria e teto com lajes serão revestidas com chapisco e reboco. Os azulejos serão de primeira qualidade, assentados com argamassa colantes, devidamente rejuntados, obedecendo a fiscalização.

3.9 ESQUADRIAS

As esquadrias de madeiras (portas) obedecerão as indicações dos respectivos desenhos. As portas externas, internas serão de almofada, em madeira de lei. As ferragens para esquadrias em geral deverão ser precisas no seu funcionamento e seu acabamento de primeira qualidade. Todas as esquadrias serão em vidro temperado, com exceção das portas internas.

3.10 INSTALAÇÕES

(14)

14

As entradas de energia elétrica e telefone deverão ser subterrâneos, conforme normas das concessionarias. Seguirá o projeto elétrico, em numero que permita o iluminamento adequado ao uso de cada ambiente.

As caixas de passagem e inspeção deverão ser em alvenaria conforme padrão da concessionaria, ou em estrutura de concreto.

3.10.2 Hidros-sanitárias

Os aparelhos sanitários deverão ser de porcelana na cor branca. Todos os metais e registros serão de primeira linha.

A fossa séptica deverá ter volume de 6 m³, executada conforme projeto, em concreto armado ou bloco estrutural.

As caixas de inspeção e gordura serão executadas em alvenaria de tijolo cerâmico, tampa em concreto armado.

3.10.3 Gás

O abrigo será executado em alvenaria.

3.11 LIMPEZA DA OBRA

Toda obra deverá ser entrega limpa e desimpedida de entulhos.

3.12 PATOLOGIA

Segundo José Eduardo Granato (2002), patologia é a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. No caso do concreto, a patologia significa o estudo das anomalias relacionadas à deterioração do concreto na estrutura.

Para haver entendimento de fenômenos patológicos que ocorrem em uma edificação, normalmente se busca a origem do problema exposto, uma relação de causa e efeito que possa ter gerado tal manifestação. Os problemas patológicos normalmente têm origem em algum erro ou falha cometida em ao menos uma das fases do projeto, as fases onde podem acontecer as causas que têm como efeito possíveis defeitos futuros,

(15)

15 são: planejamento, projeto, fabricação das matérias primas, execução e uso, porém, das etapas previamente listadas, algumas são mais contundentes quando se aborda o surgimento de patologias, podendo ressaltar as fases de execução, controle de materiais e uso (HELENE, 2003).

(16)

16 4 METODOLOGIA

Este capítulo visa dar embasamento metodológico a pesquisa da matéria de estagio supervisionado, detalhando seus passos e como ocorreu todo o processo. Com o intuito de prevenir algumas patologias como as que já constam.

4.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA

Estudo de caso feito na cidade de Otacílio Costa, com o acompanhamento da parte de execução a partir da alvenaria já executada. Identificando alguns pontos positivos e negativos da obra já em si erguida, e complementando o que ainda não foi executado.

Observando e incentivando os processos construtivos da obra, já que é uma obra pública e tende a ter uma demora maior da execução.

4.2 DEFINIÇÕES DA ÁREA DE ESTUDO

A obra fica situada na cidade de Otacílio Costa, no bairro Bem Morar, com terreno localizado na Av. Padre Paulo Wilbert, com área útil total de 210 m² da edificação, a área de estudo é na construção civil.

4.3 PLANO DE COLETA DE DADOS

A pesquisa terá um embasamento maior pelo relatório fotográfico da obra, facilitando o entendimento do que se foi visto e analisado na obra, através da rotina do dia-a-dia. Por se tratar de uma pesquisa “in loco” fica claro o porquê de algumas patologias encontradas, e a dificuldade de uma mão-de-obra especializada.

(17)

17

“A teoria deve ser aquela de aprender. Isto é, não adianta apenas transmitir uma série de informações, é preciso aprender a fazer e aprender fazendo. A leitura analítica, o estudo da documentação, a elaboração de trabalhos científicos têm de ser efetivamente praticados pelo estudante” (Barros & Lehfeld, 1986:7).

(18)

18 5 DESENVOLVIMENTO

A contratação dos serviços surgiu pela execução da obra não estar saindo conforme projeto, e estar tendo uma demora muito grande. Obras públicas tendem a ser dificultosas por toda e qualquer empresa poder participar das licitações, não podendo limitar empresas sem investimentos, ou sem mão de obra qualificada e entre outros fatores que facilitariam a execução e a finalização destas obras.

5.1 ÍNICIO DA OBRA

O projeto e constituído por duas salas para crematório, banheiros, sala de descanso e cozinhas separadamente para cada hall.

FIGURA 2 - Planta baixa.

Fonte: Fornecido pela Secretaria do planejamento, 2017.

A obra iniciou em setembro de 2016 e segundo relato dos pedreiros e foto cedida pela secretária de planejamento da prefeitura municipal, as paredes ficaram erguidas somente em abril de 2017.

(19)

19

FIGURA 3 – Paredes em alvenaria.

Fonte: Secretária de planejamento, 2017.

5.2 ÍNICIO DO ACOMPANHAMENTO

O acompanhamento da obra começou em setembro de 2017, um ano após o inicio da obra. A laje já estava feita mais ainda sem reboco, as paredes já rebocadas por dentro, e algumas pelo lado de fora.

FIGURA 4 – Reboco nas paredes de alvenaria.

Fonte: a autora, 2017.

Já de inicio percebemos que as vigotas da laje se encontravam no vão de maior dimensão. Segunda a NBR 14859 (2002), a laje pré fabricada unidirecional, é constituída por nervuras principais longitudinais, dispostas em uma única direção,

(20)

20 Podem ser empregadas algumas nervuras transversais perpendiculares às nervuras principais.

Assim o coeficiente de segurança é recomendando para que fiquem nos vãos menores, principalmente a laje em balanço, que não segue as indicações do projeto. Armada nas direções contrarias.

FIGURA 5 – Vigotas na laje.

Fonte: a autora, 2017.

FIGURA 6 – Frente da edificação, laje em balanço.

(21)

21 FIGURA 7 – Detalha da laje em balanço.

Fonte: a autora, 2017.

Pode-se notar que a laje já constata com infiltração de água. O beiral foi feito separadamente da laje total, já com corrosão na viga em balanço, tanto a central como as da lateral.

O processo químico de corrosão é espontâneo, pela necessidade do material em atingir o seu estado mais estável (de menor energia). Entre os tipos de corrosão, tem-se a corrosão eletroquímica, que é o tipo mais comum, pois é a que ocorre com os metais, geralmente na presença de água (Arthur, Lívia, Felipe, 2015).

O processo químico de corrosão é espontâneo, pela necessidade do material em atingir o seu estado mais estável (de menor energia). Entre os tipos de corrosão, tem-se a corrosão eletroquímica, que é o tipo mais comum, pois é a que ocorre com os metais, geralmente na presença de água.

Nas contrução percebemos que a redução de custo é uma questão que esta sempre a frente, porque a maioria das construturas querem sempre um à mais do que consta em licitação, assim reduzindo gastos com materias de baixa qualidade, mão-de-obra não especializada entre outros. Pode-se observar que muitas vezes acontece a corrosão por não obedecer as normas especificadas para tal, alguns como o cobrimento e a resistância caracterista dos agentes.Conseguimos observar abaixo nas imagens alguns relatos de corrosão na obra.

(22)

22 FIGURA 8 – Pilar com corrosão.

Fonte: a autora, 2017.

FIGURA 9 – Pilar com corrosão.

Fonte: a autora, 2017.

Já que na licitação jogam os preços lá em baixo, observa-se que os aditivos depois vão lá em cima para poder dar continuidade e finalização da obra. Na foto seguinte podemos identificar que as paredes em alvenaria ficaram tortas e assim a camada de reboco passa a ficar muito espessa, aumentando o custa da obra inicial.

(23)

23 FIGURA 10 – Reboco das paredes externas.

Fonte: a autora, 2017.

As paredes para as esquadrias ficaram tortas e com dimensões inferiores as citadas em projeto, gastando assim um tempo maior para o requadro delas. Abaixo poder visualizar melhor.

FIGURA 11 – Parede para colocação de aberturas.

Fonte: a autora, 2017.

(24)

24

Com o acompanhamento continuo, percebesse que tem um rendimento maior. Mais como há varias patologia precisou corrigi-las primeiramente para dar continuidade da obra. Houve o termino de todo o reboco, tanto das paredes como da laje. Requadraram todas as aberturas e iniciaram a colocação dos azulejos.

Notamos que têm um grande desperdício para corrigir as imperfeições, assim consequentemente aumentando os aditivos da obra.

FIGURA 12 – Fachada da Capela Mortuária rebocada.

(25)

25 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Analisando o conceito visto em sala de aula, concluímos que nem sempre podemos estar executando no canteiro de obras o que vimos na mesma, e que há uma grande dificuldade em inserir isso no mercado.

Entramos em consenso que deve sempre haver uma fiscalização continua nas obras independente seja pública ou privada, principalmente quando a mão-de-obra é precária. Que as licitações passem a ter pré-requisitos das empresas participantes, assim tendo uma grande melhoria nas obras públicas.

Na obra enfrentamos algumas dificuldades em aceitação da empresa realizadora dos serviços em acertar algumas coisas, mas que sempre com um bom diálogo entramos em acordo. O correto prevaleceu, e a troca de ideias e sempre bem vinda, qualifica e aumenta o currículo de todos, seja o servente ou o engenheiro.

(26)

26 REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 1996. 33 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2003. 221 p.

SILVA, Cristiano Socas da; RIBEIRO, Leda Cândida L. P. Cipoli. Manual de Licitações e Contratos de Obras Públicas. 3. ed. Florianópolis: Diag, 2016. 106 p.

SIMÃO, Carlos Alberto. Como Construir ou Reformar sua Casa: Passo a passo: Desde a escolha do terreno ate o acabamento. 3. ed. SÃo Paulo: Livros Horizonte, 2016.

Referências

Documentos relacionados

Depois de se decidir pelo imóvel ideal, os militares das Forças Armadas podem comprar a casa própria por meio do Financia- mento Imobiliário da Fundação Habitacional do

Observe que no tema “O uso de imagens para estudo da Sociedade Feudal com alunos do 6º ano do ensino fundamental”, podemos identificar o conteúdo a ser abordado (a

d) No caso de reprodução realizada por meio eletrónico, designadamente envio por correio eletrónico, não é devida qualquer taxa.. 3 - As entidades com poder

Breve descrição do evento: Numa tentativa de acompanhar a liquidez das informações no mundo contemporâneo, a dança tribal, popularmente chamada de dança étnica

Ensino Fundamental (uniforme em dia de gincana): calça ou bermuda da escola; e camiseta da gincana; tênis e meia; agasalho de frio do colégio se for o caso. Não é permitido o uso

O proposto trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos recursos estilísticos, o reconhecimento da expressividade musical, ponto individual de cada compositor.

In : Rabels Zeitschrift für Ausländisches und Internationales Privatrecht..

2 - Efeito do estádio de maturação e tipo de inóculo (disco com estruturas do fitopatógeno (DF) e suspensão de conídios (SC)) sobre a podridão de Lasiodiplodia theobromae em