• Nenhum resultado encontrado

Plano de Desconfinamento COVID19 Atividades Escutistas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Desconfinamento COVID19 Atividades Escutistas"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Atividades Escutistas

(2)

2 As atividades escutistas serão retomadas no dia 28 de junho de 2020, segundo indicações dadas pela Junta Central do CNE e partindo das orientações dadas pela Direção Geral de Saúde.

Torna-se imperativo adequar as mesmas à situação pandémica que o país atravessa, para que decorram sempre com segurança e sem riscos.

Assim, seguindo as linhas orientadoras do Plano de Desconfinamento lançado pela Junta Central, o Agrupamento 1344 criou o seu Plano que será posto em prática até ao final do ano escutista de 2020. É uma ferramenta aberta e em permanente melhoria e evolução.

O Plano de Desconfinamento do Agrupamento 1344 prevê os seguintes pontos de ação:

• Condições de desconfinamento

• As atividades escutistas

• As Eucaristias (especificidade)

• A Vigília e as Promessas (especificidade)

(3)

3

Verificação das condições de desconfinamento.

1. Existe disponibilidade da Equipa de Animação (constituída por todos os dirigentes), para a realização das atividades presenciais/participação e ajuda nas mesmas. Ressalva-se o não regresso da I Secção às atividades presenciais por motivos de segurança, mantendo-se o plano online em curso. No entanto a EA da I Secção está disponível no auxílio às demais unidades nas atividades presenciais.

2. Toda a EA tomou conhecimento das medidas a serem postas em prática no decorrer das atividades.

3. As secções reúnem condições para o desconfinamento (exceto a I Secção). 4. Serão respeitadas as regras de higienização dos espaços e materiais.

5. Serão adaptados os espaços disponíveis (interiores e exteriores) e os recursos às regras de convivência e distanciamento social em vigor. Será dada a maior primazia possível às atividades de exterior para maior segurança.

6. Foram ouvidos os pais e os escuteiros, e tidos em conta os seus receios e propostas no planeamento das atividades.

7. Foram informados os pais e escuteiros do presente plano de desconfinamento do Agrupamento, bem como da organização das atividades de cada secção.

8. O seguro escutista de base continua a existir, mas não cobre problemas relacionados com a COVID 19.

9. Todos (Agrupamento e pais) têm consciência de que atravessamos um período de desconfinamento, sujeito a regras que se comprometem a seguir escrupulosamente.

(4)

4

As atividades escutistas

1. As atividades presenciais decorrerão entre os dias 28 de junho e o dia 2 de agosto, se não houverem alterações significativas da situação atual. Poderá no entanto haver alterações á data final das atividades para permitir fecho de atividades de secção que possam estar mais atrasadas.

2. As atividades serão, preferencialmente, realizadas ao ar livre podendo ser complementadas com atividades à distância (online), da mesma forma como tem vindo a acontecer desde março.

3. Cada secção organizará as suas atividades criando uma planificação das mesmas, por escrito, comunicando esse plano ao Agrupamento e aos pais dos seus elementos. Todas as comunicações são obrigatoriamente digitais (email/sms/outras).

4. Serão previamente estipulados/escolhidos locais no exterior para a realização das atividades. Cada secção realizará as suas atividades num espaço exclusivo, sem contacto com as restantes. Os locais escolhidos para as atividades serão previamente visitados pela EA/Chefe de Agrupamento/Chefe de Agrupamento Adjunta por forma a avaliar a segurança do espaço. Será sempre cumprido o distanciamento social recomendado pela DGS.

5. Não haverá troca de materiais entre escuteiros. Nem mesmo de papel ou canetas. Sempre que seja necessário a utilização de materiais do agrupamento, cada escuteiro terá o seu. No início e no final do uso do material, o mesmo será objeto de desinfeção obrigatória por parte da EA. Se houver necessidade a EA pedirá aos seus elementos que tragam o seu próprio material para a atividade como forma de segurança adicional.

6. As atividades serão planeadas de modo a que existam momentos de diálogo, jogos e desafios, sempre realizados de forma individual/bando/patrulha/equipa. Devem continuar a observar-se nesses pequenos grupos as regras de distanciamento e a higienização frequente das mãos.

7. Deverão ser sempre utilizadas máscaras por toda a EA e escuteiros, salvo situações muito específicas de dificuldade por algum dos elementos mais novos, sendo esta colmatada pelo distanciamento devido. Se isso não for possível pondera-se o final da atividade como medida de proteção.

(5)

5 8. Cada escuteiro trará consigo para as atividades uma máscara de utilização

obrigatória durante todo o tempo das atividades e uma mochila contendo sabão azul, álcool gel (pequeno frasco) e lanche (se necessário) sendo que não haverá partilha de nenhum destes objetos ou comida.

9. O acesso à sede será restringido a situações estritamente necessárias e sempre feito por um ou dois dirigentes de cada EA no máximo. Esses dirigentes serão escolhidos pelas EA. Só poderão estar no interior da sede 2 unidades no máximo. Ou seja, no máximo, 4 pessoas (2 por cada uma das 2 unidades possíveis). Quer à entrada, quer à saída, é obrigatória a higienização das mãos.

10. Não decorrerão atividades de Agrupamento em conjunto com a exceção das Promessas. (as promessas têm plano especifico a seguir)

11. A participação nas atividades não é obrigatória, cabendo a cada EE, pai ou mãe, decidir se deixa o seu educando/filho participar.

12. Faremos sempre o registo das presenças com o intuito de saber quem esteve e quando. Isto permitirá estabelecer possíveis cadeias de transmissão em caso de situações de contágio de algum elemento do Agrupamento.

13. No caso de um suspeito COVID19, os pais/EE serão notificados e a saúde 24 contactada fazendo o levantamento dos procedimentos a tomar em função dos sintomas apresentados. Aguardaremos sempre as instruções do que fazer por parte dos pais/EE e da linha Saúde 24, como aliás mandam as regras atuais da DGS. 14. Se um caso suspeito for identificado, o agrupamento tem na sede um espaço

reservado para separação do elemento suspeito. Aguardará aí até que sejam dadas instruções pelos pais/EE e DGS (linha Saúde 24).

15. Esse caso suspeito fará desencadear o levantamento de todos os restantes elementos (pelos registos presenciais) que estiveram em contacto com o suspeito COVID19, de forma a podermos estabelecer as possíveis cadeias de transmissão dentro do Agrupamento, e assim ajudar os serviços de saúde na verificação de contágios possíveis.

16. No caso de algum suspeito COVID19 aparecer no Agrupamento, todas as medidas ficam automaticamente em análise, incluindo o fecho total de todas as atividades presenciais.

(6)

6

As Eucaristias

1. As secções participarão na Eucaristia de acordo com o dia das suas atividades.

2. Serão cumpridas as regras estabelecidas pela Conferência Episcopal Portuguesa,

pela Diocese de Viseu e pelo C.N.E. em documentos próprios e de consulta nos sites das diversas instituições.

3. Realçamos do ponto anterior as seguintes medidas:

a. Uso de máscara em todas as circunstâncias.

b. Higienização das mãos no início e no fim da Eucaristia. c. Higienização das mãos no ato da comunhão.

d. Comunhão sempre na mão e nunca na boca.

e. Ficaremos sempre no exterior da Igreja para permitir que outros, de mais idade e com outras dificuldades, fiquem no interior.

f. Separação de todos os pequenos grupos, sendo que no interior de cada pequeno grupo haverá sempre distanciamento social enquanto decorrer a Eucaristia.

g. Presença recomendada de um dirigente por cada pequeno grupo. Se não for possível, presença de um dirigente por cada unidade, pelo menos nos exploradores e nos pioneiros (relembramos a não participação dos Lobitos em atividades presenciais. Os Caminheiros terão autonomia em coordenação com as EA’s na ajuda às unidades no cumprimento destas medidas)

(7)

7

Vigília e Promessas

As promessas de Agrupamento são o momento mais alto do ano escutista. Nela se reflete o trabalho e o empenhamento/crescimento dos nossos escuteiros ao longo do ano. E se houve ano escutista de exigência, este é sem dúvida esse ano.

Assim sendo, a promessa assume caráter de importância superior. Queremos mesmo fazer as nossas Promessas mas queremos ainda mais que a Promessa seja lembrada pela sua alegria e sentido de dever (cumprido e a cumprir), não pelo menosprezo e desrespeito pela saúde e a vida do outro.

Cumprindo com o estipulado pelo C.N.E., as promessas serão sempre efetuadas de modo presencial. O Cerimonial da Promessa é bem claro em momentos como a proclamação pelo escuteiro, a retirada dos lenços da secção anterior e a imposição dos lenços da unidade que acolhe.

Nada disto será feito da mesma forma, como é claro e obvio para todos.

A Vigília e as Promessas realizar-se-ão no fim-de-semana de 11 e 12 de julho de 2020. Este Plano contempla as seguintes medidas para a Vigília e Promessa Escutista de 2020:

Vigília

1. A Vigília decorrerá no dia 11 de julho por via online. Começará às 22h e será de carácter obrigatório para todos os escuteiros do 1344.

2. Será para todos os elementos das famílias dos nossos escuteiros que desejem estar presentes e assistir por via online à mesma.

Promessas

1. As Promessas decorrerão no dia 12 de julho, ao ar livre no campo escutista de Lordosa, às 18h.

2. Serão exclusivas para os escuteiros do 1344 e para a ascendência direta ou familiares que habitem a mesma habitação que o escuteiro ou escuteira que vai realizar a Promessa Escutista. (Exemplos: pais, irmãos, avós, etc… desde que habitem na mesma casa)

3. Todos os escuteiros que não fazem a Promessa Escutista (renovação anual apenas) não podem trazer família para a Cerimónia. Teremos a exceção de todos os Lobitos do 1344 que, por maior controlo e segurança, terão de vir

(8)

8 quer não).

4. No caso, muito provável, de termos mais de 20 pessoas na cerimónia, a mesma será tratada de forma mais específica, determinando-se maior distanciamento entre pessoas/grupos, recorrendo a som exterior para melhor compreensão do cerimonial e a todos os mecanismos ao nosso alcance para que tudo seja ainda mais seguro.

5. Nos atos de retirada e imposição dos lenços aos escuteiros, sendo estes claramente os possíveis momentos de maior proximidade entre dirigentes e escuteiros e entre Assistente e escuteiros, o mesmo recorrerá ao uso de varas escutistas, para cumprimento desse preceito. (Teremos um plano de cerimónia especifico para este momento)

6. Terminadas as Promessas, todos devem regressar a suas casas de imediato. 7. Como sempre mencionámos, cabe aos pais/EE e ao próprio escuteiro poder estar

ou não nas atividades que agora reabrimos. Não faria qualquer sentido obrigar alguém a estar na Promessa Escutista. Assim sendo ninguém é obrigado a participar sendo que, nessa escolha, reside também a escolha de apenas realizar a Promessa Escutista no ano de 2021. Esta será efetuada de acordo com nova avaliação por parte das unidades envolvidas. Nestes casos, perfeitamente aceitáveis e possíveis, os elementos continuarão o sem progresso escutista na secção atual onde são Noviços/Aspirantes (para a qual aliás transitaram nas Passagens de Secção de Outubro de 2019)

Recomendações Gerais de Prevenção

1. Como regra geral obrigatória, quem tiver sintomas ou pertencer a grupo de risco não deve participar nas atividades. Cabe aos pais/EE avaliarem a condição de saúde ou a existência de sintomas dos seus filhos.

2. Cabe aos pais/EE comunicarem e atualizarem regularmente as informações de saúde dos seus filhos/educandos ao Agrupamento, para que o mesmo possa também tomar decisões corretas quando confrontado com as mais diversas situações.

3. Os Chefes de Unidade devem estabelecer contacto regular com os pais informando-os de tudo que seja relevante sobre a saúde e comportamentos de risco (inobservância de regras) perante a Pandemia.

(9)

9 4. No caso de existir algum escuteiro com sintomas, será encaminhado para o

espaço de isolamento preparado para o efeito e a EA da secção entrará, de imediato, em contacto com os pais e Linha de Saúde 24.

5. Será utilizada uma solução de álcool gel, bem como água e sabão para desinfeção das mãos.

Em última análise dizer que o presente Plano está aberto a sugestões e a melhorias. Estamos todos convidados a fazer contribuições e a dizer o que achamos. Só assim podemos melhorar o dia-a-dia e a segurança das nossas atividades.

Estes são momentos diferentes… não são mais complicados, como podem parecer… Todos temos de nos adaptar e se há coisa que um escuteiro aprende é que deve sempre “Estar Preparado!”… Be Prepared é o lema maior que B-P nos ensinou…

Assim sendo vamos todos estar mais preparados agora, com tempo e mestria, com regras e soluções mais ou menos engenhosas, mas sobretudo com a maior segurança possível avançamos… um passo de cada vez, mas com a certeza de estarmos no caminho certo.

A Agrupamento 1344 Lordosa considera reunir as condições para dar início ao desconfinamento das atividades escutistas, tendo sempre presente o sentido de responsabilidade e o cumprimento de todas as normas de segurança.

Lordosa, 24 de junho de 2020 A Direção de Agrupamento

Referências

Documentos relacionados

O período de colheita pode ser escalonado entre os estádios de grão pastoso, grão farináceo e grão duro, sem ocorrer aumento da umidade, mas com ligeira redução na

A maioria dos professores disse que não há menção de norma no plano político-pedagógico. Os professores entrevistados que disseram que é previsto o ensino

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

O empregador é obrigado a fornecer atestados de afastamento e salários ao empregado demitido, no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho. a) nos casos de aposentadoria

Considerando que a química do ensino fundamental tem uma grande diferença se comparada com a do ensino médio onde nesta segunda o conteúdo é mais complexo, e o aluno, deve ser

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Tabela 2- Resultados dos testes de hemocultura, PCR convencional (PCRc) e PCR em tempo real utilizando o protocolo B (PCRtr-B) realizado à temperatura de annealing