• Nenhum resultado encontrado

Pro je to Ter ra Viva des ta ca olhar abran gen te so bre o cer ra do

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pro je to Ter ra Viva des ta ca olhar abran gen te so bre o cer ra do"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informativo mensal da PUC Minas em Betim • nº 92 • Setembro de 2009

PUC Mi nas de fi ne da tas e li vros para vestibular 1º/2010

En tre os dias 14 de se tem bro e 19 de ou tu bro es ta rão aber tas as ins cri çõ es para o ves ti bu lar do 1º se mes -tre de 2010. Os in te res sa dos po de rão se ins cre ver no site www.puc mi nas.br.

Em Be tim, se rão ofer ta dos os cur sos de Ad mi nis tra ção, Ci ên ci as Bi o ló gi cas, Di rei to, En fer ma gem, En ge -nha ria de Pro du ção, Fi si o te ra pia, Psi co lo gia, Me di ci na Ve te ri ná ria e Sis te mas de In for ma ção.

As pro vas ocor re rão no dia 15 de no vem bro com re -sul ta dos di vul ga dos até o dia 8 de de zem bro.

Os li vros que se rão ob je tos de ques tõ es na pro va de Lín gua Por tu gue sa e Li te ra tu ra em Lín gua Por tu gue sa são Uma vida em se gre do, de Au tran Dou ra do, e Os da mi nha rua, do es cri tor an go la no Ond ja ki.

Pu bli ca da em 1964, a no ve la Uma Vida em Se gre do

traz ao pri mei ro pla no da nar ra ti va o re tra to psi co ló gi co da per so na gem Bi e la, uma jo vem ape ga da às raí zes do in te ri or de Mi nas Ge rais que leva con si go lem bran ças da fa zen da, ao mu darse para a casa dos pa ren tes na ci da -de. Por meio do re cur so flu xo de cons ci ên cia, o es cri tor mi nei ro Au tran Dou ra do mos tra a ina dap ta ção de Bi e la ao es pa ço ur ba no.

A obra Os da mi nha rua (2007), do afri ca no Ond ja ki, mes cla fic ção e a pers pec ti va his tó ri ca da ci da de de Lu an da nas dé ca das de 1980 e 1990. Com pos ta por 22 tex tos que po dem ser li dos como uni -da des in de pen den tes, o li vro traz o re gis tro so bre o co ti di a no das des co ber tas e brin ca dei ras na in fân cia do nar ra dor.

In for ma çõ es: (31) 3319-4444.

Pro je to Ter ra Viva des ta ca olhar abran gen te so bre o cer ra do

En tre os dias 16 e 19 de se tem bro

a Pra ça Cen tral do Big Shop ping vai ga nhar um co lo ri do di fe ren te com o pro gra ma Ter ra Viva – as pai sa gens do cer ra do, um olhar abran gen te. As unidades da PUC Mi nas em Betim e

Contagem, em par ce ria com o Big

Shop ping, apresentam as ca rac te rís ti -cas e ri que zas bi o ló gi cas da re gião atra vés de ma que tes, ima gens, ma pas e grá fi cos da se gun da mai or for ma ção ve ge tal bra si lei ra. A mos tra tam bém vai con tar com es pé ci es tí pi cas des se bi o ma, com pos to prin ci pal men te de gra mí ne as, ar bus tos e ár vo res es par -sas. A ação, vol ta da prin ci pal men te para es tu dan tes e pes qui sa do res das áre as de meio am bi en te, pre ten de apre sen tar o cer ra do es cla re cen do ao ci da dão o seu pa pel como agen te atu an te na pre ser va ção da na tu re za, no uso das tec no lo gias da in for ma ção e do ge o pro ces sa men to como so lu -çõ es para o meio am bi en te.

Tí pi co de re giões tro pi cais, o cer ra do apre sen ta duas es ta çõ es bem mar -ca das: in ver no seco e ve rão chu vo so, além do solo de sa va na tro pi cal, de fi ci en te em nu tri en tes e ri cos em fer ro e alu -mí nio. A pre sen ça de três das mai o res ba ci as hi dro grá fi cas da Amé ri ca do Sul (To can tins-Ara guaia, São Fran cis co e Pra ta) na re gião fa vo re ce sua bi o di ver -si da de. De acordo com o pro fes sor Car los Mag no Ri bei ro, co or de na dor do cur so de Ge o gra fia da PUC Mi nas em Con ta gem, o cer ra do pos sui gran de di -ver si da de de es pé ci es e pre ci sa ser pre ser va do. “A re gião é o se gun do mai or bi o ma bra si lei ro e cor re o ris co de de sa pa re cer de vi do às pres sõ es que vem so fren do pela ação hu ma na”, ex pli ca.

A pro fes so ra Mei re Pena do Cur so de Ci ên ci as Bi o ló gi cas lem bra que “o cer ra do bra si lei ro tem uma his tó ria de ocu pa ção hu ma na de 11.500 anos, com pro va da por im por tan tes re gis tros

Cur sos de Ci ên ci as Bi o ló gi cas e Ge o gra fia unem uni da des de Be tim e Con ta gem no Big Shop ping

ar queo ló gi cos em sí ti os como La goa San ta, Vale do Pe ru a çu, além de inú -me ros re gis tros pa le on to ló gi cos.

A ex po si ção acon te ce rá de 10h às 22h, na pra ça cen tral do Big Shop ping, em Contagem.

(2)

2

O Di re tó rio Aca dê mi co de Pro -du ção (DAP) está com ins cri çõ es aber tas até o dia 16 de se tem bro, para a II Se ma na de En ge nha ria de Pro du ção.

O en con tro ocor re rá en tre os dias 17 e 19 de se tem bro, or ga ni za -dos pe los cur sos de En ge nha ria de Pro du ção da PUC Mi nas em Be tim

e no Bar rei ro, em par ce ria com o DAP, com o tema A En ge nha ria de Pro du ção e a Ges tão de Pes so as e Pro du tos.

As ati vi da des acon te ce rão na uni da de do Bar rei ro e no cam pus do Co ra ção Eu ca rís ti co.

As ins cri çõ es po dem ser fei tas via SGA no va lor de R$25,00.

A se ma na con ta com o apoio do Di re tó rio Cen tral dos Es tu dan tes (DCE), do Nú cleo Mi nei ro de Es tu -dan tes da área (Nu me ep) e o Crea Ju ni or.

Os par ti ci pan tes re ce be rão cer ti fi ca dos de ati vi da des com ple men -ta res.

In for ma çõ es: (31) 2515-1304

II Se ma na de En ge nha ria de Pro du ção

Dou to ra do em Geografia em Tratamento da Informação Espacial

O pro fes sor e mem bro do co le

gia do do Cur so de Sis te mas de In -for ma ção da PUC Mi nas em Be tim Ber nar do Jeu non de Alen car foi apro va do no dou to ra do do pro gra ma de Pós-gra du a ção em Ge o gra fia, com ên fa se em Tra ta men to da In for -ma ção Es pa ci al da PUC Mi nas, com

o tema A Aná li se Mul ti va ri a da no Tra ta men to da In for ma ção Es pa ci al Uma Abor da gem Ma te má ti co Com -pu ta ci o nal em Aná li se de Agru pa men tos e em Aná li se de Com po nen -tes Prin ci pais.

Além de um tra ta men to te ó ri co en vol ven do as áre as da Ge o gra

fia, Ma te má ti ca e Sis te mas de In -for ma ção, o tra ba lho dis po ni bi li -zou um soft wa re apli ca ti vo para a com pu ta ção das téc ni cas tra ba -lha das e fez um es tu do de caso so bre a re gião do Vale do Mu cu ri, lo ca li za da no nor des te de Mi nas Ge rais.

Com o ide al de de mo cra ti zar o te a -tro, dis se mi nar e va lo ri zar a cul tu ra no es pa ço aca dê mi co, o Di re tó rio Cen tral dos Es tu dan tes – DCE, da PUC Mi nas em Be tim, ini ci ou as ati vi da des do se -gun do se mes tre com a pro mo ção da peça te a tral As Bar bei ras, na qua dra po li es por ti va da uni da de, no mês de agos to.

Em par ce ria com o Cen tro de Apoio Cul tu ral Ori en ta do (Caco), “o es pe tá cu lo superou as ex pec ta ti vas. Os alu nos com pa re ce ram e par ti ci pa -ram de for ma ati va e es pon tâ nea trans for man do o even to em um ver da -dei ro show”, con ta o pre si den te do DCE, Ga bri el Maia.

Alu nos e fun ci o ná ri os lo ta ram o lo -cal da apre sen ta ção, dei xan do quem che gou atra sa do do lado de fora. Para o alu no de En fer ma gem Joc ta Di niz, “a cul tu ra está im pli ci ta men te re la ci o na da à Uni ver si da de e à nos sa for ma -ção. Além dis so, esse tipo de even to aju da na in te gra ção dos alu nos”.

De acor do com a alu na de Di rei to Pa trí cia Dias exis te gran de ex pec ta ti va por par te dos es tu dan tes com re la ção à atu al ges tão. “Es ta mos en tu si as ma dos com a nova equi pe e es pe ra mos que eles pro po nham mais cul -tu ra e la zer”.

O pre si den te do DCE ga ran te que aten de rá aos anseios dos es tu dan tes. “In cen ti var, trans for mar e de sen vol ver ati vi da des que con tem plem as áre as cul tu rais serão nossos focos, ten do sem pre em men te que cul tu ra e edu -ca ção, de sen vol vi dos com res pei to e se ri e da de, so men te acres cen tam na for ma ção aca dê mi ca de to dos os es -tu dan tes”, com ple ta Ga bri el.

EX PRES SART

O es pe tá cu lo, pa tro ci na do pela Lei de In cen ti vo Cul tu ral do Es ta do de Mi -nas Ge rais, mar cou o lan ça men to da ofi ci na de te a tro Ex pres sart, que será ofe re ci da à co mu ni da de aca dê mi ca

atra vés do DCE da uni da de.

O cur so será mi nis tra do por Ale -xan dre Mo re no, nas tar des de sá ba do. Os in te res sa dos em par ti ci par po dem se ins cre ver na sede do DCE, pré dio 2. As va gas são li mi ta das.

DCE mo vi men ta uni da de com peça te a tral

As Bar bei ras

(3)

3

Alu no de Ci ên ci as Bi o ló gi cas par ti ci pa de con gres so in ter na ci o nal

IV Seminário de Extensão Universitária

Qual é o diferencial do

profis-sional que participou de atividades extensionistas, quando era univer-sitário? Como se envolver com a extensão universitária pode sig-nificar muito mais na formação do aluno e para a sociedade? Essas são algumas das questões que serão debatidas durante o IV Seminário de Extensão Universitária da PUC Minas: formação acadêmi-ca e compromisso social, de 14 a 16 de setembro, no campus Coração Eucarístico. As inscrições estarão abertas do dia 1º ao dia 14

de setembro.

Vários projetos e práticas exten-sionistas desenvolvidas em todos os campi e unidades da Universidade estarão contemplados na programação, composta por ofic-inas, mesas-redondas, pôsteres, apresentações culturais e lança-mentos de livros. Todos os tra-balhos serão apresentados por alunos envolvidos nas atividades. Os artigos sobre as experiências serão publicados em CD Rom.

Informações: 3319-4373 ou www.pucminas.br/proex

Um pro je to com me to do lo gia sin -gu lar so bre a re pro du ção em ca ti vei ro da ara ra azul le vou o es tu dan te de Ci ên ci as Bi o ló gi cas da PUC Mi nas em Be tim Ra mon Sou za Pa lha res ao Con gres so In ter na ci o nal de Cri a ção e Ma -ne jo de Psi ta cí de os, na Ar gen ti na.

A pes qui sa Su ces so Re pro du ti vo de Ano dorhyn chus hya cin thi nus ex situ: um es tu do de caso fei ta em par cei ra com o mé di co ve te ri ná rio Ro gé rio Do nat ti con sis te na co le ta de da -dos e téc ni cas uti li za das no pro ces so de re pro du ção em ca ti vei ro da ara ra azul gran de. A ave que está, atu al men -te, ame a ça da de ex tin ção, de vi do a caça, o co mér cio clan des ti no e a de -gra da ção em seu ha bi tat na tu ral, pode ser en con tra da frequentemente no Com ple xo do Pan ta nal onde pro je tos de pre ser va ção ga ran ti ram, no ano de

2001, uma po pu la ção de três mil

exem pla res. MO TI VA ÇÃO

A pre o cu pa ção com a ne ces si da de de se pre ser var a es pé cie e bus car for mas de re pro du ção foram o que im pul si o naram Ra mon a de sen vol ver o es tu -do. Durante seis me ses ele pesquisou uma me to do lo gia cri te ri o sa de cu i da dos com dois ovos da es pé cie, se gui dos da ca ta lo ga ção de in for ma çõ es so -bre a ali men ta ção das aves. O tra ba lho foi re a li za do no Par que Eco ló gi co Vale Ver de, onde Ra mon é fun ci o ná rio. A opor tu ni da de de em pre go veio após um pe rí o do de es tá gio de fé ri as no par -que, que man tém cri a tó ri os de aves exó ti cas e sil ves tres. A pro pos ta era fi -car tem po ra ri a men te no pro je to Papo Ani mal, que ofe re ce ati vi da des edu ca ti vas em prol da sen si bi li za ção dos vi si tan tes, mas o bom de sem pe nho do es tu dan te ga ran tiu sua efetivação. Os cri -a tó ri os do p-ar que vi s-am à pre ser v-a ção de es pé ci es ame a ça das de ex tin ção, por isso suas açõ es de re pro du ção de

Divulgação aves e edu ca ção am bi en tal têm um

pro pó si to con ser va ci o nis ta.

Para Ra mon, “o tra ba lho de edu ca ção am bi en tal é que au xi lia na sen si bi -li za ção da so ci e da de para uma ques tão tão sé ria”.

RE CO NHE CI MEN TO

O con gres so ar gen ti no reú ne re no ma dos pes qui sa do res e cri a do res in ter na ci o nais para, atra vés do com par ti -lha men to de co nhe ci men to, au men tar a pos si bi li da de da cri a ção em ca ti vei ro de ani mais em ex tin ção e, pos te ri or -men te, rein tro du zi-los a seus ha bi tats na tu rais. “Fo mos mu i to elo gia dos e des co bri mos que nos sa me to do lo gia de tra ba lho não é co mum, por isso, re ce be mos uma aten ção es pe ci al, por -que tí nha mos o -que pas sar adi an te em ter mos de co nhe ci men to”, con ta Ra -mon.

De acor do com a pro fes so ra Ju li a na Lima mem bro do co le gia do do Cur -so de Ci ên ci as Bi o ló gi cas da uni da de tra ta-se de um alu no mu i to de di ca do. “O mérito é todo do aluno. O cur so con tri bui com a con quis ta dele atra vés da se ri e da de do cor po do cen te e da

res pon sa bi li da de em pri mar por um en si no de qua li da de. Es ta mos mu i to or gu lho sos”.

Pelo des ta que e im por tân cia da pes qui sa de sen vol vi da, Ra mon foi con vi da do a par ti ci par do Con gres so In ter na ci o nal de Psi ta cí de os, na Es pa -nha, em ja nei ro de 2010. “Já es ta mos nos pre pa ran do para re pre sen tar nos so País com um tra ba lho que será fun -da men tal para o ma ne jo de aves em ca ti vei ro”, con clui.

A pesquisa sobre a reprodução da arara azul levou Ramon à Argentina e promete participação na Espanha

(4)

4

Gabriella Pacheco

O vice-pre fei to de Be tim, Alex Ama ral, par ti ci pou do en con tro e co men tou a pro pos ta da ci da de di gi tal em Be tim

No vi da des di gi tais são tema de Café com Tec no lo gia

No vas tec no lo gias da in for ma ção

e da co mu ni ca ção fo ram de ba ti das e apre sen ta das na quar ta edi ção do Café com Tec no lo gia, en con tro pro mo vi do pela em pre sa de te le fo nia e in -ter net Trem net, em parceria com o curso de Sistemas de Informação da unidade, em agosto.

Ten do como tema prin ci pal a in clu -são di gi tal, as pa les tras pro mo ve ram de ba tes so bre im plan ta ção, tec no lo -gias usa das e os be ne fí ci os so ci ais da ci da de di gi tal.

Pro fis si o nais e es tu dan tes com par ti lha ram in for ma çõ es so bre as prin ci pais ino va çõ es tec no ló gi cas que im -pul si o nam o cres ci men to eco nô mi co e tam bém ofe re cem pra ti ci da de ao dia a dia das co mu ni da des.

IN CLU SÃO DI GI TAL

A co or de na do ra de In clu são Di gi tal da Pro da bel – em pre sa de in for má ti ca e in for ma ção da pre fei tu ra de Belo Ho ri zon te, Sil va na Ve lo so, apre sen tou pro je tos so ci ais que têm sido im ple men ta -dos com o pro pó si to de le var o aces so à in ter net a po pu la çõ es ca ren tes.

De acor do com Sil va na, a in clu são di gi tal tem sido im plan ta da na ca pi tal atra vés de cen tros mó veis, te le cen -tros, Pos tos de In ter net Mu ni ci pal (PIM), hots pots (es ta çõ es que pro vêm aces so wi re less) e dos Cen tros de Re -con di ci o na men to de Com pu ta do res. A co or de na do ra acre di ta que “a in clu são di gi tal não acon te ce so men te a par tir do aces so a in ter net, mas tam bém atra vés da de mo cra ti za ção da ca pa ci -ta ção de ci da dãos para o seu uso e a for ma ção pro fis si o nal es pe ci a li za da”.

O vice-pre fei to mu ni ci pal, Alex Ama ral, ex pôs o pro je to da ci da de di gi tal em Be tim, des ta can do seus be ne fí ci os para a flu i dez das ati vi da des bu ro crá ti cas. No mu ni cí pio, ór gãos pú bli -cos, como uni da des bá si cas de saú de, hos pi tais e es co las já fun ci o nam in ter li ga dos pela tec no lo gia. Para a de mo cra ti za ção do aces so à in ter net na ci -da de, o vice-pre fei to in for mou que a pre fei tu ra im plan ta rá seis te le cen tros, que são lo cais de aces so gra tu i to à in -ter net, até o fi nal de 2009, em Be tim.

Ciências biológicas

O pro fes sor Ri car do Fer rei ra Ri bei -ro do Cur so de Ci ên ci as Bi o ló gi cas da PUC Mi nas em Be tim teve um ca pí tu lo pu bli ca do no li vro Jar dim da Cas ca ta Pa lá cio de Be lém, or ga ni za do pelo Mu -seu da Pre si dên cia da Re pú bli ca de Por tu gal.

In ti tu la do Asas e Co res As re mes sas de pás sa ros do Bra sil para as Quin -tas Re ais de Be lém no sé cu lo XVI II, a con tri bu i ção do pro fes sor abor da a ques tão dos jar dins e vi vei ros cons tru í -dos para re ce ber pás sa ros do Bra sil e de ou tras co lô ni as por tu gue sas.

O li vro é um mar co na co me mo ra -ção da res tau ra ção dos Vi vei ros da Cas ca ta do Pa lá cio de Be lém, re si dên -cia ofi ci al do pre si den te por tu guês.

Ex ten são publicará livro

sobre dez anos de história

A Co or de na ção de Ex ten são da

PUC Mi nas em Be tim lan çou edi tal e abre ins cri çõ es para par ti ci pa ção de pro fes so res na pu bli ca ção do li vro PUC Mi nas em Be tim: uma his -tó ria de açõ es ex ten si o nis tas, que será lan ça do em 2010.

Se rão se le ci o na dos 40 ma nus -cri tos para com por a obra, que pre ten de re la tar as ex pe ri ên ci as em pro je tos so ci ais vi ven ci a das por alu nos, pro fes so res e fun ci o -ná ri os da uni da de ao lon go de dez anos.

Os pro fes so res in te res sa dos

em com par ti lhar suas açõ es de -ve rão se ins cre -ver até o dia 15 de se tem bro, de 9h às 17h, na co or de na ção de Ex ten são, no pré dio 7.

O pro je to, ide a li za do pela pro -fes so ra Jo si a ne Mi li tão, que es te ve du ran te nove anos à fren te do se tor, será dirigido pela atu al co or de na do ra de Ex ten são do nú cleo uni ver si tá rio, pro fes so ra Mô ni ca Co la -mar co.

O edi tal está pu bli ca do no SGA dos pro fes so res.

(5)

5

Gestão e Marketing para médicos veterinários

A Schering-Plough Saúde

Animal realizou, entre os dias 24 e 27 de outubro, o I Simpósio de Gestão e Marketing na Unidade.

O encontro foi realizado em alguns estados do País e, em Minas Gerais, com exclusividade na PUC Minas em Betim.

Por iniciativa do Grupo de Estudos Gebov e do Diretório Acadêmico (D.A), o simpósio reuniu estudantes e profissionais para discussões sobre plano de carreira, planejamento estratégico, liderança, marketing de serviços e relacionamento.

A empresa apostou na iniciativa com o objetivo de estimular o empreendedorismo e aumentar a empregabilidade dos profissionais da área de Medicina Veterinária. PLANEJAMENTO

Para o aluno Vinícius Magalhães, um dos organizadores, o curso contribuiu tanto para a for-mação pessoal quanto profissional dos participantes. “Acredito que foram abordados questões dis-tantes da realidade vista em sala de aula e que irão contribuir muito para

Cláudia Vasconcelos

O médico veterinário da Schering Emerson Alvarenga mostrou aos futuros profissionais a necessidade de aliar conceitos de gestão e marketing à formação acadêmica

o crescimento dos estudantes. E já estamos planejando a oferta de out-ros cursos para os próximos meses”, revela.

De acordo com o aluno do 9º perío-do de Medicina Veterinária Thiago Pereira o simpósio contribui para certi-ficar sua verdadeira vocação. “Já atuo na área de bovinocultura e pretendo ser um empresário do ramo. E as experiências abordadas aqui foram imprescindíveis para meu

planejamen-to, já que estou concluindo o curso em 2010”.

A Schering-Plough Saúde Animal está entre as três maiores empresas de medicamentos para a saúde animal do Brasil. A empresa é oriunda de uma fusão, no início de 2002, entre a Schering-Plough Veterinária e a Coopers Brasil, duas empresas tradi-cionais que possuem histórias baseadas em produtos e serviços de qualidade.

Homenagem do CRMV à docente da PUC Minas em Betim

A coordenadora do Curso de

Medicina Veterinária da PUC Minas em Betim, professora Maria Coeli Gomes Reis Lage, será homenagea-da na Comemoração Anual do Dia do Médico Veterinário, realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, no dia 9 de setembro.

O encontro será um tributo a 20 profissionais de destaque da área

pelos serviços prestados ao longo da carreira.

Maria Coeli se graduou em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também concluiu mestrado e, posteriormente, doutorado, em Ciência Animal. Além de coordenar o curso em Betim, a professora é sócio-fun-dadora da Associação Mineira dos

Médicos Veterinários de Equídeos (Amiveq).

A coordenadora de curso é espe-cialista na área de Zootecnia, com ênfase em Melhoramento Genético de Equinos, atuando principalmente nos temas de melhoramento genéti-co, biomecânica da locomoção de equinos e estudos da morfofun-cionalidade da raça Mangalarga Marchador.

(6)

6

Me lhor ida de tem programação especial neste mês

Em co me mo ra ção ao Dia do Ido

-so, o Cur so de Fi si o te ra pia da PUC Mi nas em Be tim, a par tir da dis ci pli na de Es tá gio Su per vi si o na do em Saú de Co le ti va, re a li za rá uma se ma na de co -me mo ra çõ es à ter cei ra ida de. En tre os dias 21 e 25 de se tem bro, a pro gra ma ção abran ge rá ati vi da des cul tu rais e edu ca ti vas nas Uni da des Bá si -cas de Saú de Dom Bos co, An go la, PTB e Bu e no Fran co, em Be tim.

Mo ra do res de to das as ida des es tão con vi da dos a par ti ci par do even to, que, além de pro mo ver la zer para os ido sos, pre ten de tra zer in te gra ção e va lo ri zar os di rei tos da ter -cei ra ida de.

Se rão ofe re ci das pa les tras, gin ca -nas, ofi ci na de ar te sa na to, ati vi da des lú di cas, o for ró da ter cei ra ida de e o

Professora vence Prêmio Nacional de Monografia

A pro fes so ra Fer nan da Oto ni do

Cur so de Psi co lo gia da PUC Mi nas em Be tim foi ven ce do ra do I Prê mio Na ci o nal de Mo no gra fi as em Se gu ran ça com Ci da da nia, no eixo Di re

-tri zes para o Sis te ma Pe ni ten ci á rio. A do cen te con cor reu com o tra -ba lho Por uma Po lí ti ca de Aten ção In te gral ao Lou co In fra tor: con tri bu i -çõ es a par tir da ex pe ri ên cia do PAI-PJ

do TJMG. A ce ri mô nia de pre mi a -ção ocor reu no dia 27 de agos to, du ran te a aber tu ra da 1ª Con fe ren -cia Na ci o nal de Se gu ran ça Pú bli ca, em Bra sí lia.

Anu al men te, o Cur so de Fi si o te ra pia re a li za ati vi da des co me mo ra ti vas ao Dia do Ido so

Már cia Co la mar co

con cur so Miss Sim pa tia.

Além dis so, a pro gra ma ção con ta -rá com um pas seio ao Mu seu de

Ci ên ci as Na tu rais da PUC Mi nas, em Belo Ho ri zon te.

In for ma çõ es: (31) 3539-6858.

I Se mi ná rio da Ad puc de ba te de sa fi os da do cên cia

Os de sa fi os da do cên cia no en

-si no su pe ri or se rão dis cu ti dos no I Se mi ná rio da As so ci a ção de Do

-cen tes da PUC Mi nas (Ad puc),

com o tema O En si no Su pe ri or em De ba te, que acon te ce rá en tre os dias 18 e 20 de se tem bro, em Má -rio Cam pos.

Os pro fes so res in te res sa dos po de rão se ins cre ver, gra tu i ta men -te, até o dia 14 de se tem bro, na sede da Adpuc, no pré dio 4 ou no site www.ad pucmg.org.br.

O even to con ta rá com se mi ná ri os com a par ti ci pa ção da pro fes -so ra Inês Tei xei ra, da Fa cul da de

de Edu ca ção da Uni ver si da de Fe -de ral -de Mi nas Ge rais (UFMG), e Ma da le na Guas co, da Con fe de ra -ção Na ci o nal dos Tra ba lha do res em Es ta be le ci men tos de En si no (Con tee), en tre ou tros con vi da dos. Além dis so, gru pos de dis -cus são irão abor dar a si tu a ção atu al e a pers pec ti va de fu tu ro da pró pria Ad puc com a pro pos ta de for ta le cer as re la çõ es de tra ba lho dos pro fes so res.

Se rão ofe re ci das 90 va gas, des tas, 50 com hos pe da gem e re fei çõ es in clu í das, e ou tras 40 com di -rei to so men te a re fei çõ es.

NOVO SITE

Des de me a dos de agos to, a Ad puc con ta com um novo site, mais com -ple to e com uma pro pos ta de ser vir de ca nal de co mu ni ca ção efi ci en te, en tre a as so ci a ção e os pro fes so -res. O en de re ço para vi si ta ção é www.ad pucmg.org.br.

Pre sen te em to dos os cam pi da PUC Mi nas, a Ad puc foi cri a da em 1986. O ór gão de re pre sen ta ção dos pro fes so res da PUC Mi nas pos -sui, atu al men te, 922 as so ci a dos.

In for ma çõ es: (31) 3319-4343 ou ad puc@puc mi nas.br

(7)

7

Jor na da de Fi si o te ra pia tem nova data

Em co me mo ra ção aos 40 anos da

re gu la men ta ção da pro fis são, o Cur so de Fi si o te ra pia da uni da de, com o apoio da As so ci a ção Mi nei ra da ca te go ria, pro mo ve a V Jor na da Aca dê mi ca com o tema Fi si o te ra pia: há 40 anos pro mo -ven do saú de atra vés do co nhe ci men to, de 22 a 24 de outubro.

O even to é aber to a toda co mu ni da

de aca dê mi ca e pú bli co ex ter no. Os in te res sa dos em apre sen tar tra ba lhos ci en tí -fi cos em for ma to de pôs ter de vem se ins cre ver até o dia 30 de se tem bro. Os re su mos de vem ser ela bo ra dos de acor -do com as nor mas dis po ní veis em www.puc mi nas.br/be tim e en vi a dos para jor na da fi si o puc be tim@ya hoo.com.br.

Os tra ba lhos se le ci o na dos se rão pu

bli ca dos em anais ele trô ni cos e as me -lho res apre sen ta çõ es se rão pre mi a das. A pro gra ma ção com ple ta po de rá ser con fe ri da no por tal www.puc mi -nas.br/be tim.

Os in te res sa dos de vem se ins cre -ver na Clí ni ca de Fi si o te ra pia da PUC Mi nas em Be tim. In for ma çõ es: (31) 3539-6836.

Nos dez anos do Cur so de Psi -co lo gia da PUC Mi nas em Be tim, o Dia do Psi có lo go é co me mo ra do com o I Se mi ná rio do Nú cleo de Es -tu dos e Pes qui sas em Psi co lo gia e Pro ces sos So ci ais (Nepp so) e da As so ci a ção Bra si lei ra de Psi co lo gia So ci al (Abrap so), re gio nal Mi nas Ge rais, que será re a li za do no dia 8 de ou tu bro, de 8h às 22h, no au di -tó rio da uni da de.

O tema Ju ven tu des: a con tri -bu i ção da psi co lo gia so ci al para com pre en são da ju ven tu de na con tem po ra nei da de reu ni rá es tu dan tes, pro fes so res e co mu ni da

de ex ter na li ga da a rede de en si no, po lí ti cas pú bli cas para ju ven -tu de, li de ran ças e or ga ni za çõ es ju ve nis.

Na pro gra ma ção, pa les tras, me -sas-re don das, de ba tes e ci ne ma co men ta do abor da rão os de sa fi os e a com ple xi da de da ju ven tu de mo -der na.

Alu nos e pro fes so res po dem se ins cre ver gra tu i ta men te pelo SGA a par tir do dia 14 de se tem bro.

O pú bli co ex ter no po de rá se ins cre ver no dia do even to, di re ta men -te com a equi pe or ga ni za do ra.

In for ma çõ es: (31) 3539-6803.

Ena de

Se mi ná rio do Nepp so de ba te ju ven tu de

Tri lhas da In for ma ção está com inscrições abertas

O Ins ti tu to de In for má ti ca da PUC

Mi nas re a li za rá a 4ª edi ção da gin ca -na es tu dan til Tri lhas da In for ma ção, de agos to a ou tu bro de 2009, com o tema Es por te e Tec no lo gia. As ins cri -çõ es es tão aber tas até o dia 10 de se tem bro, po den do par ti ci par até duas equi pes de três alu nos por es -co la, -com um pro fes sor res pon sá vel. A gin ca na é vol ta da a alu nos do 1º ao 3º anos do en si no mé dio de es co las pú bli cas e pri va das da Re gião Me -tro po li ta na de Belo Ho ri zon te e das ci da des de Ar cos, Gua nhães e Ser ro. O ob je ti vo é apro xi mar o Ins ti tu to de In for má ti ca dos es tu dan tes e pro

-fes so res, ofe re cen do a opor tu ni da de aos alu nos de apren der e tes tar seus co nhe ci men tos, en quan to con cor rem a prê mi os. Nes te ano, ha ve rá pre mi a ção tam bém para o pro fes sor da equi pe ven ce do ra, que re ce be rá uma im -pres so ra mul ti fun ci o nal.

Em se tem bro, ha ve rá a pro va vir -tu al, a ser dis po ni bi li za da no site www.inf.puc mi nas.br/tri lhas.

As equi pes clas si fi ca das fa rão, em ou tu bro, uma se gun da pro va pre sen ci al. As três equi pes ven ce do ras ga -nha rão prê mi os em kits es por ti vos e ma te ri al como pen dri ves e MP3. As es co las re ce be rão cer ti fi ca dos.

O Mi nis té rio da Edu ca ção (MEC), atra vés do Ins ti tu to Na ci o nal de Es tu dos e Pes qui sas Edu -ca ci o nais Aní sio Tei xei ra (Inep), con vo ca es tu dan tes do en si no su -pe ri or para o Exa me Na ci o nal de De sem pe nho Es co lar (Ena de).

As pro vas ocor re rão no dia 8 de no vem bro. Em Be tim, se rão con vo ca dos pela Se cre ta ria de En si no da uni da de, uni ver si tá ri os sorteados dos Cur sos de Ad mi -nis tra ção, Di rei to e Psi co lo gia.

Os es tu dan tes que não com -pa re ce rem -para o exa me te rão o di plo ma re ti do e de ve rão jus ti fi car a au sên cia jun to ao MEC.

Ou tras in for ma çõ es no site www.inep.gov.br

(8)

8

Expediente

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Grão-Chanceler: Dom Walmor Oliveira de AzevedoReitor: Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães Vice-reito-ra: Profª Patrícia Bernardes Pró-reitor adjunto da PUC Minas em Betim:Pro f. Eu ge nio Ba tis ta Lei te Di re tor aca dê mi co:Pro f. Mar cos An dré S. Ku to vaSecretário de Comunicação:Prof. Mozahir Salomão Bruck Contato:Rua do Rosário, 1.081 • Bairro Angola • Betim • MG • CEP 32.630-000 • Tel: (31) 3539-6811 • Fax: (31) 3539-6822 • e-mail: asscomunicbtm@pucminas.brRedação e Edição:Cláudia Vasconcelos (Jornalista) e Gabriella Pacheco (estagiária) Projeto e edição gráfica:Flávia GuimarãesImpressão:Fumarc (31) 3249-7400 Tiragem:4.000 exemplares

Dom Wal mor é no me a do pelo Papa Ben to XVI

para Con gre ga ção Dou tri na da Fé

O grão-chan ce ler da PUC Mi nas e ar ce bis po me tro po li ta no de Belo Ho ri zon te, Dom Wal mor Oli vei ra de Aze ve -do, foi no me a do pelo Papa Ben to XVI para Con gre ga ção para a Dou tri na da Fé, uma das mais im por tan tes co mis sõ es do Va ti ca no. O ar ce bis po foi es -co lhi do en tre qua tro mil bis pos do mun do in tei ro para a Con gre ga ção, que é com pos ta so men te por car de ais e ar ce bis pos.

Único bra si lei ro se le ci o na do para in te grar a co mis são, Dom Wal mor diz que o ato do Papa é uma “de fe rên cia e de mons tra ção de con fi an ça e re co nhe -ci men to para com a Igre ja no Bra sil, com a CNBB e a Ar qui di o ce se de Belo

Ho ri zon te.”

Há seis anos, Dom Wal mor pre si de a Co mis são Epis co pal Pas to ral para a Dou tri na da Fé da Con fe de ra ção Na ci o-nal dos Bis pos do Bra sil (CNBB), da qual é in te gran te des de 1999. Ago ra, e pe los pró xi mos cin co anos, es ta rá au -xi li an do o Papa Ben to XVI na mis são de ze lar pe las ques tõ es dou tri nais so -bre o en si no te o ló gi co, a pro cla ma ção da fé e a fi de li da de aos seus prin cí pi os.

O ar ce bis po de ve rá par ti ci par de reu ni õ es de tra ba lhos e es tu dos em Roma, na Itá lia, al gu mas ve zes ao lon go do ano, con ci li an do com tran qui li da -de as ati vi da -des na Con gre ga ção e na Ar qui di o ce se de Belo Ho ri zon te.

Me lho res prá ti cas de es tá gio

Em re co nhe ci men to às boas

prá ti cas de es tá gio ofe re ci das aos es tu dan tes, a PUC Mi nas re ce beu, no dia 25 de agosto, men ção hon ro -sa no Prê mio IEL Me lho res Prá ti cas de Es tá gio 2009, pro mo vi do pelo Ins ti tu to Eu val do Lodi. Este é o ter -cei ro ano con se cu ti vo em que a Uni ver si da de re ce be a men ção hon -ro sa.

Para a co or de na do ra de es tá -gios da PUC Mi nas, pro fes so ra Eva nil de Mar tins, os bons re sul ta dos ob ti dos pela ins ti tu i ção com re -la ção a esse prê mio são re fle xo da po lí ti ca de va lo ri za ção da prá ti ca como es tra té gia de for ma ção dos alu nos. “Des de 2005 in ves ti mos em uma re for mu la ção da po lí ti ca de es tá gio, que pre ten de dar mai or qua li da de à for ma ção dos alu nos”,

ex pli ca.

A PUC Mi nas tem hoje cer ca de 20 mil alu nos en vol vi dos em es tá gio. Se gun do Eva nil de, to dos tra ba -lham den tro das nor mas que re gem a prá ti ca, e que fo ram mo di fi ca das por re cen te le gis la ção. “A Uni ver si da de já vi nha re for mu lan do o pro gra ma de es tá gio, des de 2005, se -guin do as nor mas que re gem a nova Lei do Es tá gio. Nós par ti ci pa mos das reu ni õ es que dis cu ti ram as mu dan ças na lei e isso nos ga ran tiu um lu gar de des ta que”, afir ma a pro fes so ra.

Na ce ri mô nia de en tre ga do prê -mio, a PUC Mi nas foi re pre sen ta da pela pro fes so ra Eva nil de e por pro fes so res e alu nos do cur so de Sis -te mas de In for ma ção, que fa zem es tá gio nas em pre sas pre mi a das.

Seminário da Proex

Entre os dias 14 e 16 de setem-bro, a Pró-reitoria de Extensão da Universidade realizará o IV Seminário de Extensão Universitária da PUC Minas: formação acadêmica e com-promisso social, no campus Coração Eucarístico.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 1º de setembro, na coorde-nação de Extensão da unidade.

O debate, aberto a toda comu-nidade acadêmica, apresentará questões relacionadas ao trabalho extensionista, aos diferenciais do profissional que participa de atividades de Extensão enquanto universitário, e as contribuições dos projetos na for-mação do aluno e para a sociedade.

Os trabalhos serão apresentados por alunos envolvidos nas atividades. Mais informações: 3319-4373 ou comunic.proex@pucminas.br

Referências

Documentos relacionados

f) o interessado assume o compromisso de manter-se como docente do programa até 2017. 1.3 Projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do PPGGO e ajustado à linha de pesquisa

Esse trabalho irá oferecer uma análise de três abordagens que têm sido reconhecidas como fundamentais para a virada ecológica da Sociologia contemporânea, são elas:

Rua Esmeralda, 430 – Faixa Nova – Camobi -97110-767 – Santa Maria – RS Fone/FAX: (55) 3217 0625..

Ainda não existe a comunicação e decisão vertical entre gestores do Ministério da Educação, gestores do município e funcionários do município de Díli a respeito

As Startups e seus integrantes autorizam expressamente o ​OKARA e seus ​PARCEIROS a utilizarem, conforme seja o caso, sua marca, nome, logotipo, imagem, som,

Não deve ser classificado como tóxico para órgãos-alvo específicos (exposição única). Afecta os órgãos (pulmão) após exposição prolongada ou repetida (em caso

Findando o exercício social de 2013, queremos agradecer à DEUS, aos membros da Diretoria, e, estender esse agradecimento a todos os clientes, consultores, fornecedores, parceiros

Compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo utilizando composição e decomposição de números naturais.. Resolver situações-problema com