• Nenhum resultado encontrado

Ação rápida do SIEMACO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ação rápida do SIEMACO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Presidente Moacyr Pereira FEVEREIRO 2016

Filiado a:

Ação rápidA do SiEMACo

gArAntE rEColoCAção

doS trAbAlhAdorES

dA higiliMp

dEnguE, ZiKA E ChiKungunyA

Pág.3

(2)

PALAVRA DO PRESIDENTE

diante da crise, a solução: o SiEMACo

ajuda a escrever uma nova história.

As irregularidades na situação de trabalho dos

profissionais de limpeza são cruéis e injustas.

E se não fosse a ação rápida do SIEMACO, a

situação estaria bem longe de ser regularizada.

A empresa Higilimp fechou as portas e deixou

os funcionários à deriva. Sumiu do mapa sem

pagar ninguém! Ainda não se sabe como este

rombo será resolvido junto aos trabalhadores.

O caso irá para a justiça, mas o SIEMACO

busca soluções, alternativas, posturas e linhas

de atuação para a construção de um novo

caminho e vai à luta em favor da categoria,

negociando com as empresas terceirizadas a

admissão dos funcionários “abandonados”

pela Higilimp.

É absolutamente injusto o que esses

trabalhadores estão passando. É preciso

apoiá-los e ajudá-los a reivindicar seus direitos,

pois ficam à mercê de péssimas empresas e

a irresponsabilidade de alguns gestores de

contratos.

Ao identificar as irregularidades, cobrar do

empregador, buscar o diálogo com o contratante

e denunciar à justiça, o SIEMACO minimiza

perdas, garantindo os direitos trabalhistas.

E mais, nesta edição: “A nova Casa do

Trabalhador”: SIEMACO inaugura sua nova

casa. “Evento Especial: veja como o sindicato

homenageou os profissionais aposentados e a

mobilização dos trabalhadores no combate ao

Aedes aegypti.

É tempo de mudanças. É tempo de novas

conquistas!

Boa leitura!

FO TO: RUBEN S GAZET A

2

Moacyr Pereira Presidente do SIEMACO

(3)

3

o SiEMACo está forte na Campanha

contra o Aedes.

Quem esteve presente no Ginásio do Pacaembu, no dia 14 de janeiro, deve se lembrar do lançamento oficial da campanha “Todos juntos contra a Dengue, o Zika e Chikungunya”, onde as empresas da limpeza urbana e o poder público, mobilizados pelo SIEMACO, enfatizaram a importância de ajudar a população de São Paulo a exterminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Mutirão todos contra o AEdES

No dia 20 de fevereiro, agentes da saúde e trabalhadores da limpeza urbana caminharam pela comunidade do Rio Pequeno num mutirão contra a Dengue, o Zika e Chikungunya.

o AEdES AEgypti trAnSMitE 3 tipoS dE doEnçAS

A Dengue, o Chikungunya e o Zika vírus, que se tornou uma epidemia cada

vez mais grave.

A equipe do SIEMACO somou forças com os trabalhadores, juntamente com dirigentes sindicais da UGT e autoridades do governo, que se engajaram nessa luta. Os ministros da Defesa e Cidades, Aldo Rebele e Gilberto Kassab, endossaram com a sua presença a importância da mobilização nacional para deter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, através da eliminação dos criadouros.

E você também pode ajudar fazendo a sua parte!

LEGENDA

Grau dos sintomas por vírus: Alto: Médio: Baixo: llllll lll l

EntEndA oS SintoMAS dAS doEnçAS CAuSAdAS pElo AEdES AEgypti SintoMAS

Febre

Manchas vermelhas na pele Conjuntivite

Dores musculares Edema(inchaço) Dor atrás dos olhos

Inchaço nos nódulos do pescoço Tosse / Coriza

Hemorragia

Alteração no número de leucócitos

Período de incubação do vírus no organismo (os primeiros sintomas serão sentidos após esse período)

ZiKA l llllll llllll l ll lll l Ausente Ausente Ausente De 7 a 10 dias ChiKungunyA lll l l lllll lllll l lll Ausente Ausente lll De 3 a 7 dias, com variação de 1 a 12 dias dEnguE llllll l l ll Ausente llllll l Ausente lll lll De 5 a 6 dias, com variação de 3 a 15 dias Mutirão dos trabalhadores da limpeza urbana contra a Dengue

juNTOS CONTRA A DENGuE

o mosquito se reproduz

especialmente em água limpa

e parada.

Elimine os criadouros

e ligue para o disque-dengue em

caso de suspeita. telefone: 156

(4)

AÇÃO SINDICAL

Ação rápida do SiEMACo garante

recolocação dos trabalhadores

A capital paulista presenciou o dilema de mais de 1.500 profissionais da limpeza que foram abandonados pela empresa Higilimp, depois que o Metrô, a USP, a assembleia legislativa, hospital militar, cemitérios, entre outros órgãos públicos, tiveram seus serviços de limpeza interrompidos. O caso virou notícia quando atingiu a rotina dos paulistanos usuários de serviços públicos. A falta de banheiros limpos tomou conta dos noticiários e a grande sujeira que estava sendo feita com os trabalhadores, que ficariam sem receber, seria ainda maior se não fosse a ação rápida do SIEMACO-SP.

A empresa Higilimp sumiu! Mas enganam-se os que pensam que os contratantes foram pegos de surpresa, pois sempre denunciamos, inclusive com documentos, a precariedade das condições de trabalho nos setores da empresa.

SiEMACo mobilizado pelos direitos dos

trabalhadores

Uma nova história para a equipe de limpeza da USP foi recontada no sindicato em mutirão realizado na sede do SIEMACO. Os trabalhadores da limpeza na linha azul do Metrô serão recolocados e, ao invés de 340 trabalhadores,

serão contratados 400. Com a força-tarefa do SIEMACO, conseguimos um acréscimo de 10% nas contratações. Nossa principal meta, neste momento, é garantir empregos e assegurar os direitos dos trabalhadores. Na Assembleia Legislativa, o SIEMACO conseguiu bloquear, em reunião com deputados, a fatura de prestação de serviços do mês de janeiro, que seria paga à empresa Higilimp. “Os deputados se comprometeram a estudar juridicamente uma forma legal de repassar a verba para os funcionários”, afirmou Moacyr.

Vamos continuar ao lado dos trabalhadores, garantindo a abertura dos processos na justiça.

(5)

5

USP

Assembleia Legislativa

Diretoria negocia na Assembleia Legislativa com o deputado estadual Edmir Chedid

Hospital militar

O caso Metrô.

SiEMACo-Sp já tinha denunciado.

Muito antes dos usuários da linha azul do Metrô sentirem o desconforto gerado pela ausência dos trabalhadores da limpeza, o SIEMACO havia denunciado ao Metrô a sujeira que a empresa Higilimp estava fazendo com seus funcionários. Não estavam pagando os salários em dia, atrasando benefícios e horas extras, além de aumentar a precariedade das condições de trabalho.

O primeiro alerta foi comunicado ao Metrô no mês de março de 2013, início do contrato. De lá para cá, foram realizados muitos protestos e negociações. Sempre batemos de frente, cobrando respostas da Higilimp e ações do Metrô. Mas em janeiro, o problema agravou. A Higilimp deu um calote em todos os seus trabalhadores e na calada da noite, retirou equipamentos e mobiliários de sua sede e sumiu do mapa. Apesar das denúncias ao Metrô, a fatura do mês de janeiro foi paga para a empresa, mas o trabalhador não viu a cor do dinheiro.

Apoio na recolocação e processo para receber salários Fotos: Rubens Gazeta

Fot

os: Jean Machado

(6)

AÇÃO SINDICAL

depois da greve, promessas, atrasos,

equipe da limpeza hospitalar

recebe os seus direitos e retoma os trabalhos

Foi uma saga, mas trabalhadores e sindicato, juntos, fizeram valer os direitos garantidos por lei. A empresa Mopp/Mosca negociou com a contratante, a Secretaria Estadual da Saúde, e ambos cumpriram a determinação da Justiça, apesar dos atrasos. As equipes dos hospitais Emilio Ribas, Geral de São Mateus e Mandaqui retornaram ao trabalho.

SiEMACo liderou

greve e conseguiu

pagamentos dos

salários no hospital

Campo limpo

Os trabalhadores da empresa Comatic, que prestam serviços no Hospital Campo Limpo, estavam em greve desde o dia 12 de fevereiro, também por falta de pagamento dos salários e benefícios. O SIEMACO, sem perder tempo, conduziu uma negociação que terminou vitoriosa no dia 16 de fevereiro e todos os trabalhadores receberam os atrasados.

Os débitos começaram a ser pagos gradativamente. Tanto salários como os benefícios referentes ao mês de dezembro foram quitados no decorrer dessa semana, mas a remuneração do mês de janeiro ainda está em aberto. “Vamos retomar as negociações com o Ministério do Trabalho para que os salários e benefícios sejam quitados o mais breve possível”, garantiu o coordenador sindical, Valdir.

(7)

7

AÇÃO SINDICAL

O presidente da FEMACO e vice-presidente do SIEMACO, Roberto Santiago, compareceram à Audiência Pública no dia 22 de fevereiro, junto com o deputado federal Carlos Gianazzi (PSOL-SP), para ajudar os trabalhadores no caso Higilimp.

Acompanhados pelos diretores André Santos, João Capana e Nilson Ferreira, Roberto Santiago disse que Dona Marlene, a proprietária da empresa, prejudicou, e muito, os ex-funcionários e seus familiares.

Santiago e Carlos Gianazzi querem a regulamentação da terceirização e a penalização dos culpados, convocando as comissões de Direitos Humanos e Trabalhistas da Assembleia Legislativa a acionarem os Ministérios Público Federal e do Trabalho e a Política Federal para investigar a Higilimp.

Trabalhadores da limpeza, o sindicato dos comerciários, metroviários e da UGT que acompanharam a audiência, agradeceram a ação do SIEMACO.

SiEMACo comparece à Audiência pública na Assembleia

legislativa sobre o caso higilimp

O Benefício Natalidade, como destaca Moacyr Pereira, presidente do SIEMACO, é uma ajuda para as despesas extras dos trabalhadores para quando a família cresce. Tanto o pai quanto a mãe pode recebê-lo bastando apresentar a certidão de nascimento da criança ao departamento de Recursos Humanos do empregador.

Pagando R$ 640,00 mensalmente às famílias dos trabalhadores, o benefício é garantido em Convenção Coletiva a todos os profissionais do Asseio e Conservação. Em 2015, 2.430 famílias foram beneficiadas.

parceria entre SiEMACo

e Soma inaugura sala

de aula para

o Alojamento itaim

O SIEMACO, junto com a empresa Soma, inaugurou no dia 19 de fevereiro uma sala de aula para o Curso de Educação Continuada dentro do Alojamento Itaim.

Dois dias após a cerimônia, que contou com representantes da Soma, de trabalhadores da limpeza, da Secretária Geral Márcia Adão e do Diretor Nilson Ferreira do SIEMACO, mais de uma centena de trabalhadores já haviam se matriculado.

Segundo Jefferson Veiga, do Departamento de Recursos Humanos da Soma, a ideia partiu do encarregado Claudio. Destacou que foi criada uma biblioteca e citou o caso de duas auxiliares de serviços gerais que, hoje,

trabalham como Técnica de Segurança e Enfermeira para incentivar os trabalhadores.

Roberta Butolo, coordenadora da Central de Cursos, que realiza o curso, enfatizou que já há salas de aula nos alojamentos de Cidade Tiradentes, Jardim Lídia e São Miguel. As aulas, ministradas pela professora Juliana Feitosa, acontecem duas vezes por semana e terão novos horários, caso aumente o interesse.

benefício natalidade: o SiEMACo cuidando

do bem-estar da família trabalhadora

(8)

FIquE SAbENDO

SiEMACo prEVidEnCiário homenageia os aposentados,

destacando os direitos e a dignidade desses profissionais

No dia 29 de janeiro, durante o Café da Manhã com Cultura, o SIEMACO homenageou os profissionais da limpeza — aposentados mas alguns ainda na ativa — que ajudaram na conquista dos direitos atuais da categoria. Palestrantes, como a advogada Claudia Patricia Luna e a psicóloga Madalene Marques, esclareceram dúvidas sobre a Previdência, explicando conceitos e leis, direitos e deveres dos trabalhadores.

Entre os aposentados homenageados estavam a Sra. Matilde Borges, 61 anos; a Sra. Maria Aparecida Camilo Feliciano, 60 anos e o Sr. Mário Lucas, 92 anos,

Se você nasceu entre 1950 e 1955, entre em contato com

o SiEMACo para ajudarmos você com os cálculos da sua

aposentadoria.

presidente da Asseo (Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de SP), que confessou: “Eu me sinto muito alegre por estar aqui hoje e aproveito para mandar um abraço para o presidente do SIEMACO, Moacyr Pereira, que é meu filho”.

O SIEMACO é conveniado pelo INSS há dois anos e oferece esse serviço gratuitamente ao trabalhadores.

(9)

9

Há aproximadamente 10 anos, o SIEMACO

já projetava o crescimento do setor e sabia

que seria necessário se modernizar para

continuar a atender o trabalhador com

comodidade e agilidade. A luta do sindicato

é por melhorias sempre.

A nova sede foi projeta e construída

para concentrar todos os serviços do

sindicato num único lugar, facilitando

a vida de quem procura o SiEMACo.

O SIEMACO está de portas abertas para

os trabalhadores, convidamos a todos

para conhecer as novas instalações do seu

sindicato.

A nova casa do trabalhador

NOTÍCIA

(10)

10

Cursos para

o Desenvolvimento

De HabiliDaDes

Cursos on-line eaD

(Educação à distância)

n

Postura e imagem profissional

n

Atendimento ao cliente

n

Como administrar suas finanças

n

Matemática básica e financeira

n

Cidadania e meio ambiente

n

Administração do tempo

n

Atitude empreendedora

Parceria com

Com melhor qualificação as boas

oportunidades de emprego surgem

Parceria com

Cursos prátiCos De

CapaCitação

n

Limpeza Profissional

n

Limpeza Hospitalar

n

Tratamento de pisos

n

Recepção e atendimento

n

Portaria

n

Copeiro(a) de escritório

n

Limpeza de vidros

n

Curso de jardinagem

eDuCação ContinuaDa

n

Alfabetização

n

Supletivo

n

Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

n

Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

n

Ensino Médio (1º ao 3º ano)

TuRMAS

PARA 2016.

Matrículas

abertas!

Aulas na Central de Cursos do SIEMACo (Metrô Marechal Deodoro) e nos Metrôs Jabaquara,

Capão Redondo, Consolação e Itaquera. Parceria no Asseio e Conservação

+

Aulas na Central de Cursos do SIEMACo (Metrô Marechal Deodoro), na SoMA Jardim Lidia, São Miguel,

Cidade Tiradentes e Itaim Paulista e na LoGA Jaguaré. Parceria na Limpeza urbana

n

Cursos reconhecidos pelo MEC

n

Certificado do ENEM e ENCEJA

Cursos para

a área

aDministrativa

NOVO!

NOVO!

n

preparação para eteC

e enem

n

técnicas de redação

n

E-social

n

Formação líder coaching

n

Habilidades humanas no trabalho

n

Tratamento conceitual para encarregados

e líderes

Eventualmente acontecem workshops, palestras e seminários com convidados.

n

Supervisão

n

Encarregado/Líder

n

Motivação pessoal e profissional

n

Liderança e Motivação de equipes

n

Marketing pessoal

n

Sustentabilidade

NOVO!

Central De Cursos - seDe:

Alameda Eduardo Prado, 648

subseDe:

Rua Dr. Carlos Augusto de Campos, 165

novas

instalaçÕes

Curso De aprenDiZaGem

n

Informática

n

Inglês

n

Espanhol

(11)

11

COMPORTAMENTO

Mude e abra portas!

Todos desejamos um bom ambiente de trabalho e reconhecimento pelo que fazemos. Mas por que realizar esses desejos parece sempre muito difícil? Você já se perguntou: O que falta em minha vida? Com o que realmente me importo? O que posso fazer para mudar o que me desagrada e rouba minha energia? Você pode responder que falta dinheiro; que com o dinheiro tudo estaria resolvido. Dinheiro é importante, sim! Porém, o que mais aflige e causa dor ao ser humano são coisas que o dinheiro não compra, como amor, afeto, amigos verdadeiros.

Até reconhecemos que precisamos mudar nossa vida, mas temos o vício de colocar nas mãos do outro a responsabilidade pela mudança. Esperamos sempre que o outro mude.

E por falar em trabalho, você já se perguntou: O que tenho feito para melhorar o ambiente de trabalho? Tenho me esforçado para melhorá-lo? Será que dou um bom dia com vontade? Posso reclamar da fofoca e da rádio peão, mas será que não incentivo a fofoca? Se pudesse me ver no ambiente de trabalho, como num filme, ficaria constrangido pelo meu comportamento? Quando erro, assumo a minha falha ou ponho a culpa no outro?

De que forma mostro os resultados do meu trabalho? Precisa mostrar?

Sim! E de forma profissional. Se houvesse uma avaliação a meu respeito, o que será que eu ouviria? E por quê? Continuando dessa forma, vou atingir meus objetivos? Corro o risco de ser demitido, caso eu não mude? Nossa imagem nem sempre é a que gostaríamos de ter e, no entanto, somos os únicos responsáveis por ela! Se os outros nos veem como desorganizados, displicentes, coitadinhos, arrogantes, difíceis ou fáceis, somos nós os responsáveis por isso.

Precisamos dar um passo à frente e controlar a vontade de mostrar que o outro não fez. Sabe aquela mania de apontar o dedo para o outro? Quando fazemos isso, três dedos se voltam para nós. Isso verdadeiramente não colabora em nada para o nosso desenvolvimento. Se desejamos mudar, precisamos começar por nós mesmos. O que está à nossa volta só muda quando nós mudamos, tanto no pessoal como no profissional. “Sabe a história do sapo na água morna?

Estava o sapo confortável na água morna dentro de uma panela, que não percebeu que estava no fogo. Quando se deu conta, tarde demais! Morreu cozido.”

Surpreenda as pessoas. organize-se. pratique o autocontrole. pare de reclamar. Volte a estudar. Esforce-se para ser uma pessoa melhor!

Mas não vale mudar só por um dia. A mudança tem que ser consistente. Mude por você!

Madalena Marques Neves - Coaching & Consultoria Organizacional - Graduada em Psicologia - Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, Pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP, MBA em Gestão de Negócios em Serviços pela UNIP, Certificação como Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching parceira do ICPA (Institute of Coaching Professional Association).

(12)

ExpEdiEntE:

presidente: Moacyr Pereira Coordenação: Simone Rocha

Jornalista Responsável: Adriana Amaral (MTB 16.447)

projeto Gráfico: AGPC Comunicação Fotos: Rubens Gazeta e Jean Machado tiragem: 40.000 exemplares

Sindicato dos trabalhadores em Empresas de prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São paulo

Sede: Alameda eduardo Prado, 648

Santa Cecília - São Paulo - Cep: 01218-012 - Tel.: 3821-6444 SuBSede: Rua doutor Carlos Augusto de Campos, 165 Santo Amaro - São Paulo - Cep: 04750-060 - Tel.: 5521-9108

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa