• Nenhum resultado encontrado

ATA DE REUNIÃO DA 19º REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE SÃO VICENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DE REUNIÃO DA 19º REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE SÃO VICENTE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 10

ATA DE REUNIÃO DA 19º REUNIÃO ORDINÁRIA DO

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE SÃO VICENTE

REALIZADA EM 09 DE JANEIRO DE 2018

Às dezenove horas e vinte e três minutos do dia nove do mês de janeiro do ano de dois mil e dezoito, no Salão da Associação Comercial e Empresarial de São Vicente, sito na Rua Jacob Emmerick, número 1238, realizou-se a Décima Nona Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo de São Vicente – COMTUR. Estavam presentes senhor Renato Marchesini da Caiçara Expedições, o senhor Claudionor José do Carmo da Diná Comidas Típicas, o senhor Cesar Augusto Matiussi do Ao Mirante Restaurante, o senhor Marcos Henrique da Destak’s Eventos, o senhor Adão Antônio Ribeiro Junior secretário da Secretaria de Projetos Especiais, o senhor André Cavallero da Assessoria de Relações Institucionais do Gabinete do Prefeito, a senhora Renata Balbino, Paulo Costa e senhor Henrique Marques da Secretaria de Turismo, o senhor Kelerson Júlio e a senhora Regina do Carmo secretários da Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, o senhor Victor Carlos Vitório do Espirito Santo secretário da Secretaria de Meio Ambiente, a senhora Ana da Associação Comercial de São Vicente senhor Gilson Nunes secretário da secretaria de Esporte, o senhor Marconi da Silva da Secretaria de Trânsito e Transportes, o senhor Marlon e senhora Dulce da Associação dos Quiosques do Itararé.

1) O presidente Conselho abriu os trabalhos onde agradeceu a presença de todos e informou serão discutidos 07 pautas , mas devida a solicitação do conselheiro Kelerson a ordem do dia seria alterada, pois o mesmo por compromissos pessoais, precisará sair as 21h. Faremos todos esta gentileza, mas que outros assuntos que não sejam da pauta fique para o final em assuntos gerais. 2) O primeira pauta a ser discutida foi sobre os ofícios protocolados do COMTUR, e o presidente diz da importância que em todas as reuniões essa pauta aconteça para que seja pontuado os avanços para este conselho.

3) Oficio referente a regulamentação de atividade esportiva na praia, problema que existe há alguns anos, a lei foi aprovada no dia 02/01/2018 e o presidente agradece a todos os envolvidos nesse processo e construção deste ofício, moradores, comerciantes, secretarias, vereadores. Fica determinado que nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, ficam proibidos a prática do futebol das 9h às 17h de segunda-feira a domingo. Serão colocadas placas informativas na orla da praia e os guardas municipais estão habilitados para recolher os equipamento e aplicarem as multas. Renato Marchesini comenta que irá colocar em ATA a Lei nº 3722-A de 02 de janeiro de 2018.

Conforme (Lei nº 3722-A): Dispõe sobre a prática de esportes nas praias do município de São Vicente.

(2)

Página 2 de 10 4) Fundo Municipal de Turismo, o presidente informa que ainda não tem nenhum posicionamento quanto a este ofício e que todas as despesas relacionadas ao conselho são pagas pelo próprio conselho, afirma que há 1ano e meio “coloca dinheiro do seu bolso”, para as demandas do COMTUR.

5) Metas do Turismo para São Vicente, documento este que encontra-se disponível no site do COMTUR. A senhora Renata Balbino diretora de planejamento da Secretaria de Turismo, informa que dividiu as questões pertinentes a cada secretaria, onde foi enviado um comunicado com o prazo de 10 dias uteis para resposta, lembrando que já havia comunicado ao presidente, que mais da metade das 90 metas já estão bem encaminhadas. O senhor Adão Ribeiro pede a palavra e comunica que recebeu na data de hoje o comunicado da SETUR e que a maioria das questões pertinentes a SEPES já foram colocadas em prática, com exceção da iluminação do marco padrão e da ponte pênsil que foi decidido em reunião não se fazer com verba DADE 2018, sendo assim o governo se responsabiliza por encaminhar o assunto e colocar em pratica no ano de 2018. O

(3)

Página 3 de 10 presidente solicita que todos os posicionamentos das secretarias sejam divulgados para o COMTUR, para que assim o conselho possa divulgar os avanços nesta questão. O conselheiro Adão Ribeiro lembra que o assunto esta amadurecendo, era uma reivindicação, que virou uma reiteração, depois uma cobrança, que virou uma ação e agora tem prazo de 10 adias. Sendo assim acredita que até a próxima reunião do COMTUR, esta confeccionada e será protocolizado para assim ser publicado. O presidente solicita a senhora Renata Balbino que não aguarde a resposta das 90 metas, mas que envie ao conselho as respondidas, informando também a s secretarias que não responderam o documento.

6) Desvinculação do Ingresso do Parque Voturuá, hoje o dinheiro arrecadado entra no fundo municipal de turismo, e investido dentro do próprio parque, este ofício foi reapresentado e o senhor Renato informa que a resposta foi negativa. Recebeu a informação que a desvinculação não seria possível, pois o dinheiro cairia no tesouro, diante desta resposta e das informações recebidas quanto ao assunto, pois acredita que existe a possibilidade, reitera o oficio a prefeitura municipal solicitando um maior estudo sobre o assunto. O senhor Adão questiona se esse assunto não advém de uma Lei, se não deveria passar pelo legislativo. O presidente Renato deixa claro que desconhece, mas sente a necessidade de resolver esta questão. Diante do exposto o senhor Adão sugere um ofício ao secretário adjunto da Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal senhor Irajá que é um especialista no assunto, e caso se constate a lei, sugere reunião com o legislativo. Renato comenta que agradeceria se o executivo fizesse este trabalho em prol da cidade.

7) Mapa do Turismo Brasileiro (CADASTUR),o presidente ressalta a importância deste cadastro para os empreendedores da cidade, pois protege o cliente, tanto pessoa física quanto jurídica, diz que apesar do esforço da secretária não houve um avanço neste quesito. Entende que para os comerciantes opcionais o que resta é apenas o incentivo ao cadastro, mas existe os que são obrigatórios, lembra-se da proposta do secretário Kelerson, em que a secretaria de comércio pediria para as empresas que tem a obrigatoriedade do cadastro que na renovação de alvará apresentasse seu o cadastro no CADASTUR. O Secretário deixa claro que isso poderá ser realizado para os itens obrigatórios, quanto aos demais já solicitou orientação da Secretária Bernadete de assuntos jurídicos e diz que é necessário agir com cautela e prudência. Informa que o alvará hoje na nova legislação é provisório, tendo uma renovação anual, facilitando então a ideia proposta. O senhor Renato elogia a iniciativa e diz que São Vicente poderá entrar na história como pioneira neste assunto, virando um modelo, explica que o Mapa do Turismo Brasileiro pertence ao Ministério do Turismo e que existe um ranking, onde a cidade hoje se encontra no conveito “B”, quanto melhor ranqueada maior possibilidade de recebimento de verba, sendo assim deixa claro a importância do cadastro para que o município se torne conceito “A” neste ranking. O senhor Claudionor pede a palavra e diz que o maior incentivo é o marketing positivo, enaltecer os pontos positivos do município conta muito, o empreendedor precisa entender que o cadastro será bom

(4)

Página 4 de 10 pra ele e para a cidade. A senhora Renata informa que no caso de São Vicente o ideal para subir no ranking seria o maior número de cadastro de restaurantes e quiosques, pois as agências são todas cadastradas, informa que a secretaria fez um mutirão e visitou cada pousada e hotel da cidade o que fez aumentar o cadastro. O senhor Adão sugere , assim como é feito em outros municípios a Sala do empreendedor, onde um funcionário auxilia no preenchimento. O senhor Marlon da associação dos quiosqueiros relembra que disponibilizou seu quiosque para a realização do cadastro, mas informa que necessita de orientação para realiza-lo. A senhora Renata disponibiliza a secretaria para auxiliar no que for necessário, tanto com treinamento quanto com computadores. Renato Marchesini também se disponibiliza no que for necessário para o cadastro de todos do trade turístico.

8) Plano Municipal de Turismo , tem como prazo abril/2018, o presidente demostra preocupação quanto ao prazo, pois o conselho não vê o resultado. A senhora Renata diz que em conversa com a empresa URBATEC, a mesma informou que entre os dias 15 e 20 aconteceram às oficinas. 9) Marketing, mídias sociais, sites, segundo o presidente coisas simples que a prefeitura poderia realizar. Foi protocolado por este COMTUR sugestões de baixo custo para o executivo implementar.

10) SPU , gestão das praias pode ser passado para o município. O Secretário de Meio Ambiente Victor informa que a prefeitura é signatária deste assunto junto ao SPU, já foi apreciado e divulgado no diário da União, que hoje a prefeitura municipal é a Gestora das Praias por 20 anos. O secretario Kelerson mostra a minuta do decreto e informa que varias secretarias participam. Lembrando que foram atendidas todas as exigências legais e publicado no diário oficial da União, as taxas que era pagas para o SPU a partir de agora serão pagas para a prefeitura, assim como outras taxas. Tudo esta sendo regulamentado. O Presidente solicita maiores informações, sendo assim o secretario Victor explica que a secretaria de patrimônio da união divulgou que para que houvesse adesão à transferência a adesão das praias, deveria haver um termo de requerimento realizado digitalmente, o município de São Vicente, foi um dos primeiros a fazer essa adesão. Sendo assim o SPU tem o prazo de 30 dias para fazer a análise, e a publicação do deferimento. Onde foi publicado: São Vicente tem a gestão das Praias. O senhor Adão informa que o gestor é o adjunto da secretaria de projetos especiais o Senhor Luís Carlos Guimarães, que trabalha há 30 anos com convênios e tem uma larga experiência no assunto, além do servidor concursado Luiz Zantut, além da comissão de apoio. Presidente Renato pede cópia do diário oficial, onde o secretário Victor se compromete em enviar.

11) Complexo Turístico Voturuá, um grande atrativo para a cidade e hoje o conselho aguarda posicionamento da prefeitura quanto ao oficio. O senhor Cesar pede a palavra e diz que houve uma matéria da tv tribuna quanto aos equipamentos turísticos existes no local, como o teleférico, e o voo livre. Diz da importância de em envolvimento maior da secretaria de turismo junto a

(5)

Página 5 de 10 empreendedores, para a realização de um Projeto para o local, pois a integração dos equipamentos surgiu na mídia, e ressalta que o COMTUR há muito tempo cobra essa integração em formas de projeto. Informa das péssimas condições do local, como por exemplo, o difícil acesso. Secretário Adão partilha que no final de semana esteve no local com a família e constatou o acesso e a pavimentação ruins, sinalização inexistente, visitou outros pontos da cidade onde verificou outras situações. Informa o que a prefeitura esta fazendo, hoje foram criadas 02 atas de registro de preços para pavimentação, e diz que o acesso inicial é pela cidade de Santos, e o trecho de São Vicente, onde a rua não tem nome, poderia entrar no plano municipal de pavimentação e dentro da ata de sinalização da Setrans realizar a sinalização turística para o local. A partir do momento que a prefeitura faz benfeitorias o local ela reconhece aquele local, senhor Adão sugere que o COMTUR elabore um documento para a Santa Casa de Misericórdia de Santos solicitando a doação do local ao município, para assim a prefeitura realizar as benfeitorias necessárias, visto que hoje a propriedade pertence à instituição. Renato comenta que este papel é do executivo da cidade. O secretario Vitor esclarece que não tem como sobrepor uma decisão judicial, a santa casa possui titulo legitimo sobre a área sendo assim ela que tem o direito de promover ações sobre a reintegração de posse, a prefeitura municipal esgota todos seus recursos fazendo fiscalizações periodicamente por meio da Secretaria de Meio ambiente, Secretaria de Obras, para que possa verificar se existem irregularidades no local, mas existe um limite entre o direito à vida e a propriedade. A invasão não pode ser combatida pela prefeitura, pois hoje existe um movimento organizado, onde já aconteceram inúmeras reuniões, inclusive com o prefeito. Secretario Kelerson ressalta que as questões levantadas pelo secretário Victor são referentes à invasão e que o Secretário Adão orienta quanto às questões do acesso aos equipamentos, e ressalta a importância da elaboração do documento para a instituição, e como os demais conselheiros e coloca a disposição para o fornecimento dos nomes e informações necessárias que devam conter no ofício. O senhor Cesar propõe a criação de um grupo de trabalho chamado Voturuá, com membros de secretarias, porém o secretário Kelerson deixa claro que o correto é primeiro o envio do documento e aguardar a analise da Santa Casa, para assim tomar as decisões necessárias e pontuais.

12) Formação correta do COMTUR , presidente diz que ainda esta solicitando pra ser 2/3 e 1/3, e não obteve nenhuma resposta da prefeitura. Secretário Adão explica que a lei é da Câmara municipal, ressalta que o prefeito indica o conselheiro, mas quem define é a câmara sugere o envio do oficio ao presidente da câmara que colocara em pauta. Deixa claro que isso é uma lei. Secretário Kelerson, pergunta como isso funciona nas demais cidades da baixada, e o presidente afirma que infelizmente, nas demais cidades também não acontece de maneira correta, mas afirma se pautar pelo Governo do Estado e nos destinos consolidados de turismo, existe a necessidade de que enxergamos além da Baixada Santista e isso é o nosso papel como pesquisador no assunto e inclusive vê a necessidade de uma comitiva do governo do estado vir a São Vicente para explicar a importância do assunto, pois muitos não entenderam a importância

(6)

Página 6 de 10 das cidades possuírem conselhos de gestão e orçamento participativo “santo de casa não está fazendo milagre”. Secretário Adão relembra fala do presidente no inicio que dizia querer ver a participação do poder publico, caso o prefeito coloque secretários é porque ele vê como ação participativa, hoje tem 04 secretários presentes mais 02 adjuntos, ou seja, a prefeitura é frequentadora e tenta contribuir, acredita que esse assunto ainda não esta maduro o suficiente, pois não vê a participação da sociedade civil no COMTUR, a mesma não ocupa o seu espaço. Ressalta achar inoportuno toda a reunião se tratar do mesmo assunto, afirma que já foi conselheiro em outras cidades e nunca viu secretários participarem de COMTUR, este assunto em sua opinião é importante e deveria ser colocado em pauta na próxima gestão do COMTUR. Renato Marchesini comenta que a sociedade civil vem sim ocupando seu espaço, e que inclusive o COMTUR hoje só existe por estes terem retomado o mesmo. E que entende de coração que a participação de secretários em reuniões de conselhos não é favor nenhum e sim algo que deveria ser normal. E estranha se os mesmos não possuírem interesse como a opinião e desejos da sociedade. E que deveriam agradecer aos munícipes que de forma voluntária doam seu tempo para estar aqui neste e outros conselhos.

13) Secretário Kelerson pede a palavra, pois como já havia solicitado no inicio da reunião tem outro compromisso agendado, e deixa claro a sua abertura ao dialogo assim como todo poder publico e afirma que cobrança e agressão são coisas bem diferentes, sendo assim a partir de hoje deixa claro sua saída do grupo do whatsapp. Se colocando a disposição em seu número de celular, pois acha inadmissível a forma como esta se conduzindo o grupo, pois a maioria das pessoas que ofendem e agridem no grupo não participam do COMTUR. Deixa claro que o presidente na sua opinião não faz o equilíbrio do grupo sendo omisso em diversas questões. Renato comenta que a responsabilidade pelo grupo de whatsapp, como do Comtur é de todos do Conselho, como já falado anteriormente em outras reuniões todos devem assumir o bônus e também do ônus. O senhor Henrique Destak pede a palavra e exalta as qualidades do presidente e todo o empenho dentro do COMTUR, mas solicita que ele possa equilibrar o grupo, pois acredita que a gestão Pedro Gouvêa esta fazendo um bom trabalho, sugere um novo grupo apenas com os conselheiros. O presidente informa que tanto a reunião quanto o grupo são públicos, e não pode negar os e-mails, ou a participação de qualquer pessoa, e que isso é dar transparência e espaço para todos que desejam participar. O senhor Marcio pede a palavra e solicita que o poder público não abandone o grupo no whatsapp, pois vivemos um novo tempo com participação do poder publico, e acredita que ter um diálogo se faz necessário, confesso ficar constrangido com alguns comentários, mas acredita que o grupo é valido desde que o equilíbrio aconteça. A senhora Renata ressalta que a maioria das pessoas que estão no grupo do whatsapp são da sociedade civil e não participam da reunião do COMTUR e o whatsapp é uma ferramenta de trabalho. Secretário Adão pede a palavra e quer registrar que concorda com o secretário Kelerson, e por essas questões ele o assessor de Relações Institucionais o senhor Mauro Preto representante do prefeito saíram do grupo, ressalta que a figura do presidente é forte e precisa ser conciliadora,

(7)

Página 7 de 10 aparando as arestas, e a educação vem acima de qualquer coisa, Cesar afirma que na gestão do governo Bili, não havia participação do poder publico e todos acompanharam o que aconteceu, sendo assim ressalta a importância de que permanecerem e que a atual gestão não cometa o mesmo erro, Secretário Adão deixa claro a saída do grupo de whatsapp e não do COMTUR. A senhora Ana pede a palavra e diz que como conselheira não se manifesta no grupo, pois a maioria das pessoas que esta no grupo não conhece registra seu desejo por um grupo apenas de conselheiros. Renato Marchesini cita que é fato que as pessoas não gostam de ser cobradas, e isso toma um “ar” de agressão e acredita que não estamos aqui para discutir whatsapp, e que a mesma é somente uma ferramenta que todos devemos aprender a usar, lembro novamente que tanto este whatsapp e como o COMTUR é de responsabilidade de todos “bônus e ônus”. E que nosso assunto é turismo, e que sente falta das respostas por escrito do executivo dos ofícios protocolados e que não vê os mesmos que reclamam da ferramenta whattsapp enviar qualquer outra propositura/contribuição seja por e-mail ou outro canal eletrônico, e que há muito tempo vem pedido isso, que não seja invertida as prioridades e desfocar as ações e responsabilidades. O Secretário Victor, afirma precisar se ausentar por ter compromisso às 21h, mas informa que já passou por mensagem via whatsapp para o presidente Renato a publicação de 19 de outubro de 2017 do diário oficial referente à gestão das praias.

14) O presidente aproveita para perguntar para o secretário Victor sobre a Balneabilidade das Praias e sobre o programa Onda Limpa, secretário informa que a prefeitura hoje conta com 03 programas: Programa Onda limpa, Verão no Clima, que já esta acontecendo, e o terceiro esta sendo feito pela CODESAVI . O presidente lê um trecho do decreto que explica sobre a possibilidade do município receber verba através do convênio Desenvolve São Paulo. Secretário afirma que a balneabilidade das praias é uma questão preocupante desde o inicio do governo, dentro da secretaria de Meio ambiente foram desenvolvidos diversos projetos e posso citar aqui o Projeto Eco Barreiras que recolhe resíduos sólidos flutuantes, projetos das secretarias de meio ambiente de Santos, Cubatão e São Vicente e a participação do GAEMA, e PoliUsp, . São Vicente é o único município que já recebeu a visita técnica da Capitania dos Portos para estudar a viabilidade, essa visita é imprescindível para a realização do Projeto. Secretário Adão explica que o Desenvolve São Paulo é financiado a juros bem altos, e o prefeito ao invés de um empréstimo prefere receber esta verba gratuita, do DAEE, da POLIUSP, eeoutros, pois é dinheiro do governo. Ele lembra que em 2017 o ano inteiro o município recebeu bandeira verde, entende que precisa melhorar, estamos trabalhando com diversas ações de instituições como EcoMovie, Sutaco, EcoFaxina, que fazem o trabalho gratuito para o município. O Senhor André Cavallero afirma que a proposta do prefeito foi iniciar o ano de 2018 com a virada ambiental, junto com a CODESAVI, SEMAM, SEPES, já pensando na balneabilidade das nossas praias.

15) Presidente afirma que este COMTUR protocolou uma minuta convênio com a Universidade UNIMONTE, Curso de Arquitetura e conversou com o Arq. Ricardo Andalaft e Ana Maria propondo

(8)

Página 8 de 10 para a cidade um banco de projetos para a cidade. E que a cidade não perca esta oportunidade. Secretário Adão afirma que iremos assinar em breve com as demais universidades da Região, inclusive para projetos turísticos. Sugere um concurso nacional para o Parque Ecológico Voturuá. 16) Festival Litoral Music – Itararé, o presidente pede para os secretários um balanço do evento. Secretário Kelerson afirma que as pessoas precisam buscar as informações, de como funciona o processo de abertura para a realização do comércio neste tipo de evento. Cesar afirma que em sua opinião este festival foi uma agressão ao munícipe, e pode ver no mínimo 10 pontos negativos, como impedir a passagem no calçadão, o volume do show se ouvia a 05 quadras, e dentre as muitas reclamações que recebeu , ouviu 08 especialistas na área urbanística, dentre eles o arquiteto Eloy e todos condenaram o evento. Afirma que em nenhum momento o COMTUR foi consultado e acredita que foi um erro. Pergunta aos presentes se o evento será anual. Afirma que em outras cidades, como Santos isso não acontece. Pontua alguns problemas, como a falta de lixeiras, a falta de banheiros químicos, o excesso de Flanelinhas, horário do som, e outros; O Secretário Kelerson pede para se ausentar, pois não houve nenhuma pergunta pertinente a sua pasta, deixa claro que todas as taxas foram pagas, o evento tinha AVCB, laudos, e toda a documentação legal para a sua realização, todo o processo aconteceu normalmente. Afirma que suas conclusões serão dadas no final do processo, pois o evento ainda não terminou na cidade, entende que as conclusões finais deverão ser feitas ao término do processo. O presidente pede a palavra e discorda, pois o momento não seria para uma conclusão final e sim para uma análise dos acontecimentos, afirma que a prefeitura diz não gastar do dinheiro publico, mas discorda, pois ressalta a presença dos fiscais fora do seu horário de trabalho, concorda com o Cesar em diversos pontos, pois afirma não ter acontecido um estudo para a realização do evento. Secretário Adão diz que não tem em São Vicente um estudo de impacto de vizinhança, o que esta sendo corrigido com o plano diretor de 2018, secretário diz concordar com Cesar em boa parte de sua fala como cidadão, mas como secretário ressalta que todas as normas e procedimentos foram rigorosamente respeitados. Deixa claro não gostar do estilo musical, mas que como secretário afirma que não houve improbidade administrativa, existem vários pontos negativos e positivos quanto a estrutura que precisam ser discutidos, diz ter estado presente em vários shows, e acredita que muitas coisas precisam ser ajustadas, e pergunta aos presentes se não houve 10 pontos positivos para serem analisados. Ressalta que esse assunto deverá ser discutido, e que a secretaria de projetos especiais que tem a diretoria de planejamento urbanístico não participou do processo em questão, e com um plano de impacto de vizinhança muita coisa poderia ter sido evitada. Lembra aos presentes que em vários momentos durante a conversa no grupo de whatsapp sobre o evento, os “tons” foram agressivos e o prefeito e sua equipe desrespeitados. A senhora Renata Balbino pede a palavra e afirma que o evento aconteceu no município pela primeira vez neste formato e que erros acontecem, cabe ao COMTUR ser parceiro e diagnosticar os problemas conversar, para que os mesmos erros não aconteçam no próximo ano, também ressalta que uma das opiniões mais importantes são a dos participantes do evento, os que

(9)

Página 9 de 10 utilizaram o serviço, devem ser ouvidas, e a Secretaria de Turismo aplicou uma pesquisa de demanda durante o evento, e cerca de 67% das pessoas adoraram e acreditam que eventos como o Festival, devem ser mantidos no calendário da cidade, foram apontados outros fatores a melhorar. Cerca de 27% das pessoas discordaram e não gostaram do evento. No item “o que precisa melhorar para os próximos eventos “33 % apontaram a infraestrutura externa, quiosques, bancos de concreto, banheiros e jardinagem, 22 % citaram a falta de estacionamento, e o abuso dos flanelinhas, cerca 20 % das pessoas da pesquisa citaram a falta de acessibilidade para a praia., 15 % apontam que a limpeza. A senhora Renata ressalta que respeita a opinião do senhor Cesar que é morador do local, mas que precisamos como trabalhadores da área do turismo ouvir e pensar nos turistas, pois cerca de 15 % das pessoas não eram de São Vicente. Houve também uma pesquisa com a hotelaria que a secretaria ainda obteve a resposta. O senhor Marlon da associação dos quiosques do Itararé, diz ter gostado do evento, mas concorda com os presentes quanto a falta de estrutura externa, pois não havia banheiros e nem fiscalização quanto aos ambulantes e food trucks. A senhora Dulce pede a palavra e diz como moradora do Itararé a 30 anos e há 17 anos como comerciante, que a Orla da praia é um lugar para turista e não de silêncio, ressalta que o COMTUR existe para “brigar” pelo turista, e o mesmo quando vem a nossa cidade vem para curtir, passear, ouvir musica, independente do gênero, e relembra que a praia do itararé estava morta, que aconteceram muitas falhas e que já foram todas pontuadas, como o estacionamento, flanelinhas que considera bandidos e o VLT, mas acredita que os eventos não podem parar, afinal chamou publico, encheu as pousadas, e sim se conversar mais para se errar menos. O senhor Marconi da secretaria de transito, lê aos presentes um comunicado interno da SETRANS, onde o secretário informa às mudanças que serão realizadas para os próximos shows e contará com mais viaturas da policia militar. O presidente Renato pede a palavra e diz que escutou com paciência a colocação de todos e ressalta que o local não comporta o numero de pessoas para tal evento, e faz a seguinte pergunta com relação ao trânsito: quem foi o irresponsável que liberou o festival naquele local? , afirma que sérios problemas poderiam e podem ocorrer com tamanha falta de estrutura e responsabilidade. A cidade precisa ser conhecida nacionalmente pelos pontos positivos e não negativos, é necessário pensar que publico queremos atrair, é o publico que escolhe o evento ou o organizador/poder público que dita o que quer atrair. Relembra para os presentes que o COMTUR também funciona como uma ouvidoria, pois escuta a população e traz para as reuniões. O conselho quer e deve estar presente nas decisões relacionadas ao turismo em nossa cidade. Presidente afirma que teve a informação que a SETRANS conta hoje com 03 viaturas e durantes os dias de evento 02 carros precisam ficar na praia guardando vagas para o prefeito, vereadores e secretários, além dos agentes de trânsito que foram orientados a não guinchar os veículos irregulares, pois o pátio da cidade está lotado e não comporta mais veículos. Deixa clara a sua opinião que o evento não é bom, para o município e se o COMTUR tivesse sido consultado antes ele não aconteceria afinal organizar a Orla e trazer turismo para a Orla, em sua opinião não se faz com eventos desse tipo. O secretário Adão reforça

(10)

Página 10 de 10 sua fala anterior sobre o evento, afirmando que foi um evento que projetou a cidade para outro patamar na área de eventos e que afirma que os pontos positivos e negativos precisam ser conversados, lembra que uma cidade se faz de contraditórios, mas precisa ser tudo pontuado com qualidade. Secretário de Turismo Henrique lembra aos presentes que o Teleférico quando chegou a São Vicente, parou durante 06 horas e foi assunto no Jornal Nacional, e o município não desistiu, aprendeu com os erros corrigiu e hoje é um equipamento que da orgulho para a cidade, sendo sim precisamos discutir melhor e com respeito sobre esse assunto. Cesar afirma que estamos no meio do Plano Diretor do município e no meio do Plano Diretor de Turismo que são 02 planos que vão nortear a cidade, temos que no perguntar é necessário ter outro show? Secretario Adão afirma mais uma vez que precisamos avaliar afinal o evento ainda não acabou. Marcio pede a palavras e diz que já passaram das 22h e as posições já estão claras e precisamos sentar e discutir em outro momento, também acredita que precisaria ter se discutindo antes, mas então agora sugere a avaliação após o evento. Presidente diz que existe a manutenção preventiva e a manutenção corretiva a afirma a importância do COMTUR para a prevenção, lembra a todos que o conselho aprovou os projetos do DADE, mas deseja vê-los antes da execução. O senhor Claudionor pede a palavra e afirma que os acertos são feitos encima dos erros e mesmo com tantos erros apontados o retorno foi grande para a cidade, mas vê como necessário o entendimento entre o COMTUR e o poder publico, diz que o Conselho é consultivo e não deliberativo e solicita que registre em ata que não permite que suas ações sejam julgadas pelo grupo de whatsapp. Renato Marchesini corrige que o COMTUR é deliberativo. Sendo assim às vinte e duas horas e trinta e dois minutos nas dependências da Associação Comercial de São Vicente, o presidente Renato Marchesini deseja muita luz a todos e declara por encerrado os trabalhos do dia.

___________________________ Renato Marchesini - Presidente

____________________________ Cezar Matiussi - Secretário-Executivo

_________________________

Claudionor José do Carmo - 2º Secretário

Conselho Municipal de Turismo de São Vicente – COMTUR SÃO VICENTE http://comtursaovicente.blogspot.com.br

Referências

Documentos relacionados

08h52min – Os membros do CD-DM aprovaram por unanimidade a abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto nas mesmas condições do processo

A presidente do CD-DM esclareceu o ofício encaminhado pela Divisão de Sistemas Computacionais (DiSC), no qual a Diretora Sra. Soraia Elisabeth Cava informa que a DiSc não tem

O referido anexo é formado por 3 (três) grupos que se subdividem em demais itens que somados devem ser iguais à pontuação estabelecida para cada grupo.

Adilson Eduardo Presoto solicitou a palavra para relatar que foi lembrado, por três professores, sobre a existência de uma Comissão que tem o compromisso de discutir e elaborar

José Ruidival Soares dos Santos Filho relatou que, apesar desta pessoa dizer que veio procurá-lo em tom amigável, o referido professor se sentiu de certa forma

Cláudia Buttarello Gentile Moussa, comunicou e disponibilizou cartilha sobre os procedimentos internos pertinentes ao Processo de Avaliação para Efeito de Promoção à Classe

O senhor Presidente da Câmara Municipal de Peniche deu início à reunião, lendo a Ata de Instalação do Conselho Municipal de Segurança. Foi interposto pelo senhor Luís Fonseca,

Às 14h15min do dia 10 de junho de 2016 teve início a 4ª reunião do CD-DM na sala de reuniões do DM, com os seguintes membros: o Presidente do CD-DM: Prof. Luís Antônio Carvalho