• Nenhum resultado encontrado

ACIA EM AÇÃO O IMPACTO DA VIOLÊNCIA EM ANÁPOLIS SEGURANÇA PÚBLICA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA NA ACIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACIA EM AÇÃO O IMPACTO DA VIOLÊNCIA EM ANÁPOLIS SEGURANÇA PÚBLICA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA NA ACIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 12 N.º 346 Maio de 2017

A

CIA EM

A

ÇÃO

www.aciaanapolis.com.br

SEGURANÇA PÚBLICA

3ª REUNIÃO ORDINÁRIA NA ACIA

O IMPACTO DA VIOLÊNCIA EM ANÁPOLIS

CORONEL GIOVANNI VALENTE BONFIM JÚNIOR, COMANDANTE DO 3º CRPM, FALA DOS DESAFIOS E PROPOSTAS PARA REDUZIR A CRIMINALIDADE NA REGIONAL DE ANÁPOLIS.

(2)

Pág. 02

SEGURANÇA PÚBLICA

Reunião na ACIA debate a segurança em Anápolis

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Anastacios Apostolos Dagios, abriu a reu-nião enfatizando a ideologia que tem sido a marca de sua gestão: a importância do empresariado ser protagonista na discussão e apresentação de soluções das principais demandas da sociedade. O presidente pontuou a efetiva participação dos empresários na construção do 4º Bata-lhão de Polícia Militar, à avenida Brasil Sul e a colabora-ção da ACIA e da empresa Plumatex na reforma do 28º Batalhão de Polícia Militar (Vila Jaiara) Explicou que o objetivo da reunião é conhecer como está o trabalho da Polícia Militar de modo a contribuir para a realização de ações concretas que possam diminuir a criminalidade em nossa cidade.

O presidente Anastacios Dagios também agradeceu e elogiou a presença de todos os convidados ao afirmar que a avaliação de uma reunião se mede pela qualidade da pla-teia nomeando as principais autoridades: Drº Carlos Limongi, Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Anápolis; Drº Fábio Alves Castro Vilela, Delegado-Regional da 3ª DRP (Anápolis); Drº Glayson Reis, delega-do de polícia e assessor especial de Segurança da Prefeitu-ra de Anápolis e o presidente da OAB, Ronivan Peixoto de Morais Junior, entre outras.

O Coronel Giovanni Valente organizou a apresenta-ção da palestra explicando as estatísticas criminais, a atual realidade de equipamentos e de pessoal da regional de Anápolis, pontuou o problema da precariedade do presí-dio na cidade e por fim, convocou os empresários a se unirem em conjunto para reivindicarem junto ao governo do estado mais recursos para a Polícia Militar de Anápolis. Sobre as estatísticas, os números mais preocupantes são relacionados aos homicídios: no levantamento do coronel Giovanni, eles revelam que Anápolis está na con-tramão da realidade de Goiás, enquanto o número de homi-cídios no estado, de modo geral, caiu 9,14% em 2016, com-parados com 2015; em Anápolis houve um aumento de 25,71% no mesmo período.

O impacto da violência se reflete de maneira geral na sociedade e principalmente na economia. O coronel Gio-vanni explicou que países com altas taxas criminais, Brasil e México por exemplo, apresentam perdas anuais próximas a 5% do PIB devido à criminalidade. Para demonstrar o impacto disso na economia escolheu como exemplo o valor dos aluguei: ao analisar exclusivamente o fator “homicídi-os”, verificam-se que a redução pela metade nas taxas de homicídios em determinada região aumenta o valor do aluguel dos imóveis em 12%; em casos de roubos, quando também caem pela metade, a valorização dos aluguéis passa a ser de 22%.

Coronel Giovanni fala aos empresários e autoridades na ACIA

REALIDADE EM ANÁPOLIS

O Coronel Giovanni Valente enfatizou que hoje a rea-lidade da Polícia Militar de Anápolis é de total dependência à Capital. Explicou que Anápolis, geograficamente, fica no meio de dois importantes centros populacionais e historica-mente de ação de criminosos, que é Goiânia e região metro-politana e o entorno do Distrito Federal. O comandante informou que estas regiões tem recebido importantes inves-timentos na área de segurança pública e que Anápolis não tem tido o mesmo tratamento por parte do governo do esta-do, o que se reflete nas estatísticas: a diminuição da

(3)

Cleide Gomes Marques

lidade nestas cidades, enquanto a violência é cada vez mais crescente em Anápolis e região. O coronel também pontuou a urgência em devolver para Aparecida de Goiâ-nia os 540 presos que ainda estão no presídio de Anápolis que ainda não foi inaugurado. Explicou que para garantir a segurança nas imediações do novo presídio precisa deslo-car efetivo da cidade, deixando a população menos prote-gida.

Rodrigo Miguel de Melo

O coronel Giovanni pretende transformar o Coman-do de Policiamento EspecializaComan-do (CPE) em Batalhão de Policiamento Especializado (BPE), com aumento do efe-tivo em mais 180 policiais militares; mudar a base da CPE para o bairro mais violento da cidade, o Conjunto Filostro Machado; aumentar o número de viaturas e criar o patru-lhamento aéreo independente. O comandante também sugeriu a criação de um Programa de Denúncias Contra Ameaças; a transferência dos líderes criminosos que estão no presídio municipal para presídios federais, e maior representatividade política e classista de Anápolis junto à Secretaria de Segurança Pública. Finalizou a palestra enfa-tizando que não se pode maquiar os problemas existentes na cidade e que é preciso pressão política para que o poli-ciamento em Anápolis seja independente.

A reunião também contou com importantes partici-pações dos diretores e convidados, que esclareceram suas dúvidas e fizeram suas manifestações sobre o assunto,

Ederval Rodrigues de Araújo

entre elas, a do Vice-presidente da ACIA Rodrigo Miguel de Melo, da vice-presidente Cleide Gomes Marques, do dire-tor Ederval Rodrigues de Araújo, dos delegados Fábio Vile-la e GVile-layson Reis e do presidente da OAB Ronivan Peixoto Junior. O encerramento teve uma notícia muito positiva: A apresentação do “Projeto Baleia Branca” idealizado por voluntários da Cruzada pela Dignidade, com a efetiva parti-cipação do Drº Carlos Limongi e apoiado pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis.

Drº Fábio Vilela

Juiz Carlos José Limongi Sterse Ronivan Peixoto Júnior (OAB)

(4)

Pág. 04

BALEIA BRANCA - OS 50 DESAFIOS DO BEM!

Em menos de um mês Jogo criado por voluntários da Cruzada pela Dignidade alcança mais

de 18 milhões de usuários das redes sociais em 10 países

A última Reunião Ordinária da ACIA desta quarta-feira, dia 10, também contou com a exposição de um pro-jeto extremamente positivo para a juventude: o “Propro-jeto Baleia Branca” realizado por três jovens voluntários da Cruzada pela Dignidade de Anápolis e proposto pelo juiz de direito da Vara da Infância e Juventude de Anápolis, Drº Carlos Limongi Sterse, que também é presidente de honra da Cruzada. O magistrado e os jovens foram recebidos pelo presidente da ACIA e diretor da Cruzada pela Digni-dade, Anastacios Dagios, a fim de contribuir com a divul-gação dos resultados desse Projeto.

O magistrado contou que a ideia surgiu a partir de

Cruzada Pela Dignidade apresenta Baleia Branca

uma conversa informal que teve com colegas da turma de karatê que gostaria de fazer algo que contrapusesse ao “Jogo Baleia Azul”. Três dias depois os jovens empresários da área de informática Soom Sam, de 20 anos; Donizete Fernandes, 21 anos e Rafael Catalani de 18 apresentou o projeto “Baleia Branca”, jogo que propõe “50 desafios do Bem” para os jovens desenvolverem ações positivas na vida pessoal, familiar e na sociedade.

Em pouco tempo o jogo se tornou um sucesso nas redes sociais com acessos em 10 países, precisando rapida-mente ser traduzido para o inglês e espanhol. De acordo com estatísticas da rede social “facebook”, em 28 dias a página “Baleia Branca” teve um alcance de mais de 18 milhões de usuários nestes dez países e foram mais de 30 mil cadastros no website umjovemcristao.com.br. O resul-tado são as fotos postadas nas redes sociais das tarefas do bem cumpridas pelos adolescentes.

Tanto sucesso entre a juventude atraiu a atenção de especialistas ligados à área de educação, Soom Sam conta que já realizaram palestras para escolas do SESI e já recebe-ram convites das Secretarias Municipal e Estadual de edu-cação para divulgarem o jogo nas escolas públicas, além de convites de escolas da rede privada. Durante a reunião, os jovens também falaram da Plataforma de Vídeos LeafSoom que será lançada ainda neste mês.

FAÇA A SUA

DOAÇÃO!

É BOM FAZER O BEM!

CAMPANHA DO

COBERTOR E DO

AGASALHO

2017

INÍCIO:

03/05/2017

ENCERRAMENTO:

02/06/2017

(5)

ACIA MULHER PROMOVE CURSO

DE CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL

A primeira palestra do curso foi realizada pela empresária Adriana Brunier com o tema “Desafios do controle empresarial em tempos de crise”

A abertura do curso de Capacitação Empresarial pro-movido pela ACIA Mulher aconteceu nesta quinta-feira, dia 11 de maio, na sede da Entidade. O presidente, Anasta-cios Apostolos Dagios, abriu a noite parabenizando os inscritos pelo empenho em se aprimorar profissionalmen-te. Também ressaltou que a ACIA é a casa do empresário e que além dos cursos de capacitação, a Associação oferece muitos produtos e serviços de modo a tornar cada vez mais competitivos os negócios de seus associados.

A presidente da ACIA Mulher, Juracy Alcântara Ribe-iro, também deu as boas vindas aos participantes do curso, enfatizou que não são grandes desfalques que faz com que as empresas fechem e sim os pequenos do dia-a-dia, que a o controle interno precisa ser diário nas empresas indepen-dente do seu tamanho. A empresária também explicou que inovação tem muito mais a ver com aprimoramento e rein-venção do que propriamente em se criar algo novo.

A palestrante da noite foi a empresária Adriana Bruni-er, que aprofundou o tema “Desafios no controle empresa-rial em tempos de crise” – Adriana despertou atenção e aprofundou três importantes fatores: o primeiro é que, inde-pendente do tamanho da empresa, os empreendedores, ges-tores e colaboradores precisam pensar como empresários; o segundo foi sobre a importância do controle interno e seus desafios, pois muitos empresários não entendem o retorno que esse trabalho pode representar dentro da empresa, um deles, é conhecer e prever ações que podem colocar a empresa em risco e a partir desse conhecimento se fazer relatórios que propiciem as melhores tomadas de decisão; e o terceiro é manter o controle de gastos não só em tempos de crise, mas quando se está ganhando muito também, a fim de se ter reservas para investir em tempos que muitos, inclusi-ve concorrentes, não tem condições de avançar. A empresá-ria citou exemplos práticos e ferramentas de como esse con-trole interno pode ser feito dentro das empresas.

O primeiro curso do Programa de Capacitação Empre-sarial terminou em clima de alegria com o sorteio de vários produtos e serviços de associados da ACIA, entre eles dois cursos promovidos pelo “Evoluir Educação e Consultoria” e vários livros presenteados pela ACIA Mulher.

A gerente comercial da ACIA, Nays Cassia, informou que o primeiro e-book do Curso já está disponível no site

www.acaiaanapolis.com.br e convida todos os associados para o próximo módulo que será no dia 08 de junho.

OUTRO ASSUNTOS

Palestrante Adriana Brunier

ENCONTRO COM O SENADOR

A empresária Cleide Gomes Marques, 4ª Vice-presidente da ACIA e diretora da ACIA Mulher participou de reunião com o Senador Ronaldo Caiado (DEM), nesta quinta-feira última em Anápolis.

ACIACRED

Equipe do Departamento Comercial da ACIA faz treinamento e se prepara para iniciar os trabalhos de implantação do novo cartão da associação.

(6)

Pág. 06

CONVITE

4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA ACIA BIÊNIO 2017-2019

PACTO POR ANÁPOLIS

É com prazer que convidamos diretores, associados e a comunidade em geral para a 4ª Reunião Ordinária da ACIA, Biênio 2017-2019, a se realizar nesta TERÇA-FEIRA, dia 16, às 18h30 na sede da ACIA.

Convidado:

Horário: 18h30 Local: Rua Manoel D’Abadia, 335 - Centro

DATA: 16 DE MAIO DE 2017

Dr. Marcos Pereira

Ministro da Indústria, Comércio

Exterior e Serviços (Exepcionalmente)

ENTREGA A NÍVEL FEDERAL DO PROJETO

IDEALIZADO POR TODAS AS INSTITUIÇÕES

ORGANIZADAS DA SOCIEDADE CIVIL DE ANÁPOLIS

A

CIA EM

A

ÇÃO -

Expediente

Presidente ACIA: Anastacios Apostolos Dagios Diretor de Comunicação: Josmar Moura

Jornalista: Leidiana Queiroz Projeto Gráfico: Benedicto Junior

Fotografia: Orlando Dourado

E-mail: comunicacao@aciaanapolis.com.br Tel.: (62) 4014 - 7003

Referências

Documentos relacionados

Assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no processo de padronização dos primeiros cuidados de enfermagem para

Ocorre também o HAC iatrogênico, medicamento utilizado excessivamente de glicocorticóides, como ocorre o aumento de corticóide exógeno as duas adrenais sofrem a

Foi realizado Teste de Estimulação com ACTH, segundo protocolo mais utilizado, com coleta de amostra de sangue para determinação do cortisol basal, seguida da aplicação de

As pessoas se acostumam a um padrão de vida crescente durante a fase da expansão econômica artificial e, mais tarde, quando a nova realidade se impõe avassaladoramente,

Ação Efeitos Colaterais Obs MTX anti- metabólito inibição reversível da diidrofolato redutase, inibe multiplicação de linfócitos Mielossupressão, mucosite,

Quando as variáveis são analisadas sob o ponto de vista da Decomposição da Variância, a Produção Física da Indústria (PIM-PF) e o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) são

Em relação à avaliação da reinoculaçào em áreas com populações estabelecidas de Bradyrhizobium, em 2000/01, no subprojeto 04.2001.338.01 ("Identificação de estirpes de

Usar, para além de dois inibidores nucleósidos da transcritase reversa, como o abacavir* e. lamivudina (evita-se o tenofovir