• Nenhum resultado encontrado

Sucesso a nível mundial: A cabeça de bobinagem Autoconer n.º 2,5 milhões entra em funcionamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sucesso a nível mundial: A cabeça de bobinagem Autoconer n.º 2,5 milhões entra em funcionamento"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SAURER AG Bleikenstr. 11 9630 Wattwil Schweiz

Sucesso a nível mundial: A cabeça de

bobinagem Autoconer n.º 2,5 milhões entra

em funcionamento

ÜBACH-PALENBERG, ALEMANHA- 23.05.2017

Em 2017, entrou em funcionamento da cabeça de bobinagem Autoconer n.º 2,5 milhões. Este recorde nunca antes alcançado no setor constitui um marco adicional no historial de sucesso da Schlafhorst, comprovando a confiança que a indústria têxtil deposita na vanguarda tecnológica. Há já mais de meio século que o fabricante alemão de equipamentos têxteis lidera a inovação técnica e tecnológica em matéria de bobinagem cruzada com a Autoconer.

Há 55 anos que é sinónimo de bobinagem cruzada automática

Em 1962, a produção em série da Autoconer deu início à era da bobinagem cruzada automática. O sucesso de vendas foi à escala mundial. O conceito revolucionário da Autoconer já havia sido recebido com

entusiasmo por especialistas da indústria têxtil na sua apresentação em primeira mão três anos, em 1959, na ITMA de Mailand. Desde então, o nome Autoconer é sinónimo de bobinagem cruzada automática. As bobinagens cruzadas Autoconer representam até hoje a referência para qualidade e rentabilidade a nível mundial.

A história da Autoconer está marcada por uma longa sucessão de descobertas pioneiras, sempre em busca de um aumento constante dos benefícios para o cliente. Cada geração de produtos Autoconer supera as expetativas científicas e tecnológicas do setor. As tecnologias de entrelaçamento revolucionárias, os sistemas de sensores e controlo inovadores, as tecnologias únicas FX e os sistemas de automatização inteligentes afirmaram-se como o padrão técnico em resultado dos esforços da Schlafhorst.

Autoconer 107 – O ponto de partida da automatização

A primeira geração de produtos Autoconer revolucionou os processos de trabalho da bobinagem cruzada. Na bobinagem manual, cabia ao pessoal trocar as cápsulas e encaixar cada cop de fiação um a um, procurar o fio da frente e do avesso, atar os fios em feixes e colocar no percurso do fio. Além disso, as boninas cruzadas eram trocadas manualmente. As múltiplas pegas manuais na máquina constituíam um entrave à produtividade e à qualidade. A Autoconer 107 veio pôr um fim a estas limitações. O carrossel com mudança de cop automática simplificou substancialmente o manuseamento. Um depurador de fio mecânico, um carro de atadores e o trocador de bobinas cruzadas automatizaram o processo de bobinagem. Após a introdução da Autoconer, o pessoal foi poupado de praticamente todos os trabalhos manuais, passando a assumir sobretudo funções de controlo. A automatização constituía um requisito essencial para incrementar a produtividade e a qualidade, dado o fator limitativo da falta de pessoal e, consequentemente, das

intervenções manuais necessárias. A bobinagem cruzada resultou, em grande parte, de fatores

económicos, assinalando a evolução de um trabalho de bobinagem laborioso para um trabalho mecânico. As vantagens da Autoconer 107 face a uma bobinadeira manual falam por si:

 O esforço manual por cada quilograma de fio foi reduzido para apenas ¼ do esforço anteriormente necessário;

 A produção aumentou para o quádruplo;

(2)

SAURER AG Bleikenstr. 11 9630 Wattwil Schweiz

Autoconer 138 – A descoberta da técnica de entrelaçamento de fibras

A Autoconer 107 foi finalizada há mais de 15 anos. A sua sucessora, a Autoconer 138, surpreendeu o mundo têxtil, em 1976, com funções mecânicas, elétricas e pneumáticas separadas. Na verdade, o

verdadeiro furor só se fez sentir no mercado dois anos depois. Em 1978, a inovadora técnica automática de entrelaçamento revolucionou a união de fios: o entrelaçamento substituiu pela primeira vez os nós. A qualidade dos processos subsequentes foi mudou por completo. Enquanto os nós eram três a quatro vezes mais espessos que o fio, levando muitas vezes a rompimentos de fios na tricotagem e na tecelagem, o entrelaçamento da Schlafhorst era praticamente da mesma grossura que o fio. Os benefícios no processamento aumentaram significativamente e a qualidade do artigo final melhorou de forma assombrosa.

Autoconer 238 – A revolução no fluxo de material

Em 1987, a Schlafhorst introduziu a Autoconer 238 no mercado, a primeira bobinadeira acionada com cabeças de bobinagem individuais. O resultado na fiação foi uma maior flexibilidade e qualidade. Nos anos 80 e 90, o aumento da rentabilidade na fiação esteve deveu-se em grande parte à crescente automatização das operações do processo. Em 1991, a Schlafhorst desenvolveu o revolucionário sistema de transporte Caddy para comercialização. Este permitiu colocar em prática estratégias eficientes de fluxo de material e automação.

Autoconer 338 – Na vanguarda da inovação tecnológica para a área têxtil

Em 1997, a nova geração de produtos, materializada na Autoconer 338 com novo acionamento e sistema de sensores, começou a ser produzida em série, marcando também o início do desenvolvimento das tecnologias inteligentes FX. Com esta, a Schlafhorst assumiu a liderança em matéria de inovação tecnológica na área têxtil. O Autotense FX, o primeiro controlo online de tração de fios, é ainda hoje um incontestado ponto de referência no ramo.

Autoconer 5 – A colocação de fios sem tambor

Em 2007, a Schlafhorst apresentou a indústria têxtil ao mundo da colocação de fios digital no

processamento de cops. A Autoconer 5 revolucionou a produção de bobinas de processos otimizados com o seu sistema PreciFX de colocação de fios sem tambor. Dois anos depois, a Schlafhorst encontrava-se mais uma vez na vanguarda na tendência tecnológica, desta vez com a Autoconer X5. As tecnologias de fluxo de material inteligentes, o manuseamento de bobinas inteligente com o trocador X-Change, bem como o aprimoramento do processo flexível suportados pela Autoconer nos modelos RM, D, T e V permitem tornar os conceitos individuais de automação uma realidade em qualquer fábrica têxtil.

Autoconer 6 – Otimizado de forma automática e certificado para E³

O seguinte salto teve lugar em 2015. Com a Autoconer 6, a Schlafhorst apresentou as suas bobinadeiras automáticas de bobinas cruzadas com operações de processos automaticamente otimizadas. Basta premir um botão para obter máxima produtividade, a maior eficiência energética do mercado e uma qualidade de agulhas imbatível. Por essa razão, a nova geração de produtos é certificada para E³ por prestar a fábricas têxteis em todo o mundo um valor acrescentado trifacetado em matéria de Energia, Economia e Ergonomia.

Sucesso nos Hotspots da automação

Em toda a sua história de 55 anos, a Autoconer celebrou sempre o seu aniversário nos hotspots da indústria.têxtil. As primeiras gerações da Autoconer foram comercializadas sobretudo na Europa e na América do Norte, onde a necessidade por automatização na indústria têxtil já foi substancialmente colmatada. Hoje em dia, os maiores mercados de venda encontram-se na Ásia. A cabeça de bobinagem

(3)

SAURER AG Bleikenstr. 11 9630 Wattwil Schweiz

que assinala o número 2,5 milhões foi apresentado pela Schlafhorst durante a INDIA ITME 2016 à empresa têxtil indiana Kanchan India Ltd.

Fábricas de bobinagem de mercadorias e especialistas em todo o mundo melhoram a sua produção por incluírem a Autoconer na sua rede de valor acrescentado. “A Autoconer escreveu a história da indústria”, afirmou Peter Gölden, Gestor de Produtos responsável da Schlafhorst. “As fábricas têxteis apostaram 2,5 milhões de vezes na cabeça de bobinagem Autoconer. Resumindo em números: o potencial de

produtividade permitiu processar a produção de mais de 100 milhões de pontos de fiação! Esta confiança depositada representa, para nós, um incentivo para continuar no futuro a liderar de forma sustentável o avanço técnico na bobinagem cruzada com inovações pioneiras.”

(4)

SAURER AG Bleikenstr. 11 9630 Wattwil Schweiz

SAURER – WE LIVE TEXTILE.

Contatos de mídia

Heike Scheibe

Expert Communication Winding Schlafhorst

Zweigniederlassung der

Saurer Germany GmbH & Co. KG Carlstrasse 60 52531 Übach-Palenberg Alemanha T + 49 2451 905 2847 heike.scheibe@saurer.com www.saurer.com

(5)

SAURER AG Bleikenstr. 11 9630 Wattwil Schweiz

Sobre a Schlafhorst e a Zinser:

A unidade de negócios Spinning da Saurer com as marcas Schlafhorst e Zinser é, há mais de 100 anos, pioneira na produção de fios de fibras cortadas. A especialista na fiação a anel Zinser oferece ao mercado o mais amplo espectro de filatórios de anéis. O líder de mercado e de inovações Schlafhorst oferece, com as marcas Autocoro, BD e Autoconer, soluções para a linha completa de fiação até a bobina cruzada de qualidade. Graças à competência única nos processos, a Schlafhorst & Zinser são os parceiros favoritos de empresas têxteis bem-sucedidas. Com unidades de produção na Alemanha, Índia e China, assim como uma equipe de assistência técnica e assessoria internacional, a Schlafhorst & Zinser cumprem a sua missão: tornar as fiações no mundo inteiro mais eficientes, mais produtivas e mais econômicas.

About Saurer Group:

The Saurer Group is a leading textile industry group mainly specialising in machinery and components for yarn processing. Saurer unites the spinning brands Schlafhorst and Zinser, the twisting brands of Allma and Volkmann, pre-spinning brand Jintan and the Saurer Embroidery brand along with the Saurer Components division consisting of the brands Accotex, Daytex, Fibrevision, Temco and Texparts.

With annual sales around 1.0 billion EUR, 4,000 employees worldwide and locations in Switzerland, Germany, United Kingdom, Czech Republic, Turkey, Brazil, Mexico, USA, China, India and Singapore, the group is well positioned to serve the world’s textile industry centres.

Imagens com legendas

Autoconer 107

(6)

SAURER AG Bleikenstr. 11 9630 Wattwil Schweiz

Autoconer 238 / Autoconer System 238

Autoconer 338

Autoconer 5 / Autoconer X5

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus