• Nenhum resultado encontrado

Credit Suisse Cambial Fundo de Investimento Cambial de Longo Prazo Classificação do Fundo ANBID Cambial Dólar São Paulo, Outubro de 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Credit Suisse Cambial Fundo de Investimento Cambial de Longo Prazo Classificação do Fundo ANBID Cambial Dólar São Paulo, Outubro de 2009"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Credit Suisse Cambial

Fundo de Investimento Cambial de Longo Prazo

Classificação do Fundo ANBID

Cambial Dólar

São Paulo, Outubro de 2009

O Credit Suisse Cambial Fundo de Investimento Cambial de Longo Prazo ("Credit Suisse Cambial" ou "Fundo") é um Fundo de Investimento de Longo Prazo, constituído sob a forma de condomínio aberto e com prazo indeterminado de duração, sendo regido pela instrução CVM nº 409/2004 e legislação posterior aplicável, administrado pelo Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A. A gestão da carteira do Fundo foi delegada à Credit Suisse (Brasil) Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

ESTE PROSPECTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO ANBID DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO, E EM CONSONÂNCIA COM AS NORMAS EMANADAS DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. A AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO E/OU VENDA DAS QUOTAS DESTE FUNDO DE INVESTIMENTO NÃO IMPLICA, POR PARTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS E/OU DA ANBID, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS, OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO, DE SEU ADMINISTRADOR, GESTORA E DEMAIS INSTITUIÇÕES PRESTADORAS DE SERVIÇOS.

O PRAZO MÉDIO DA CARTEIRA DE TÍTULOS INTEGRANTES DO FUNDO SERÁ SUPERIOR A 365 DIAS. ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS COM DERIVATIVOS COMO PARTE INTEGRANTE DE SUA POLÍTICA DE INVESTIMENTO. TAIS ESTRATÉGIAS, DA FORMA COMO SÃO ADOTADAS, PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS QUOTISTAS, PODENDO INCLUSIVE ACARRETAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL APLICADO E A CONSEQÜENTE OBRIGAÇÃO DO QUOTISTA DE APORTAR RECURSOS ADICIONAIS PARA COBRIR O PREJUÍZO DO FUNDO.

AS QUOTAS DO FUNDO PODERÃO SER RESGATADAS COM RENDIMENTO EM QUAISQUER DIAS ÚTEIS, CONFORME DEFINIÇÃO CONTIDA NO REGULAMENTO DO FUNDO.

PARA FINS DE RESGATE DE QUOTAS, DEVERÁ SER UTILIZADO O VALOR DA QUOTA APURADO NO DIA OU NO 1º DIA ÚTIL SUBSEQÜENTE AO DO RECEBIMENTO, PELO ADMINISTRADOR, NA SUA SEDE OU DEPENDÊNCIAS, DO PEDIDO DE RESGATE EFETUADO PELO INVESTIDOR,

(2)

Credit Suisse Cambial

Fundo de Investimento Cambial de Longo Prazo

Classificação do Fundo ANBID

Cambial Dólar

São Paulo, Outubro de 2009

DO RESGATE TOTAL SERÁ EFETUADO NO PRÓPRIO DIA DA SOLICITAÇÃO DO QUOTISTA, ENQUANTO O SALDO REMANESCENTE SERÁ PAGO NO PRIMEIRO DIA ÚTIL SUBSEQÜENTE À DATA DA RESPECTIVA SOLICITAÇÃO. SOLICITAÇÕES DE RESGATES TOTAIS RECEBIDAS PELO ADMINISTRADOR EM HORÁRIO POSTERIOR ÀS 16:00 HORAS SERÃO CONSIDERADAS COMO RECEBIDAS NO PRIMEIRO DIA ÚTIL SUBSEQÜENTE À DATA DA SOLICITAÇÃO PELO QUOTISTA. O INVESTIMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO DE QUE TRATA ESTE PROSPECTO APRESENTA RISCOS PARA O INVESTIDOR. AINDA QUE A GESTORA DO FUNDO MANTENHA SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS, NÃO HÁ GARANTIA DE COMPLETA ELIMINAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE PERDAS PARA O FUNDO DE INVESTIMENTO E PARA O INVESTIDOR.

O FUNDO DE INVESTIMENTO DE QUE TRATA ESTE PROSPECTO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR DO FUNDO, DA GESTORA DA CARTEIRA, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS - FGC.

A RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE PROSPECTO ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM O REGULAMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO, PORÉM NÃO O SUBSTITUI. É RECOMENDADA A LEITURA CUIDADOSA TANTO DESTE PROSPECTO QUANTO DO REGULAMENTO, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA AS CLÁUSULAS RELATIVAS AO OBJETIVO E À POLÍTICA DE INVESTIMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO, BEM COMO ÀS DISPOSIÇÕES DESTE PROSPECTO QUE TRATAM DOS FATORES DE RISCO A QUE ESTE ESTÁ EXPOSTO.

(3)

BANCO DE INVESTIMENTOS CREDIT SUISSE (BRASIL) S.A.

O ADMINISTRADOR E A GESTORA

O CREDIT SUISSE CAMBIAL é administrado pelo Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A. ("Administrador"), que delegou a administração da carteira do Fundo à Credit Suisse (Brasil) Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A ("Gestora"), autorizada a prestar serviços de administração de Carteira de Valores Mobiliários, previstos na Instrução CVM número 306, pelo Ato Declaratório número 6.855 de 11 de junho de 2002. A Gestora, a Credit Suisse (Brasil) DTVM S.A e o Banco Credit Suisse (Brasil) S.A. são instituições financeiras controladas pelo Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A.

O Credit Suisse ("CS") oferece uma ampla gama de produtos, análise econômica e de empresas, e serviços de gestão de recursos de terceiros. O grupo atua nos cinco continentes e nos mais importantes centros financeiros do mundo, oferecendo consultoria financeira, captação de recursos, corretagem, trading, e produtos financeiros para empresas e investidores no mundo todo. Nos seus escritórios em mais de cinqüenta países, o CS tem mais de 60.000 funcionários. Esta atuação global é essencial para a expansão das atuais linhas de negócio. A consolidação da sua presença no Brasil deu-se por meio da compra do Banco de Investimentos Garantia S.A., criando o Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston S.A. (agosto de 1998), atual Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A..

Prestadores de Serviço ADMINISTRADOR

Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A.

GESTORA

Credit Suisse (Brasil) Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

CUSTODIANTE

Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A.

DISTRIBUIDOR

Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A. e outros. A relação completa dos distribuidores de quotas do Fundo está disponível na sede do Administrador.

REGISTRO ESCRITURAL DAS QUOTAS

Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A.

TESOURARIA, CONTROLE E PROCESSAMENTO DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

(4)

O FUNDO

Objetivo do Fundo

Proporcionar aos quotistas, através de gestão ativa, proteção do capital investido com relação às oscilações da taxa de câmbio (R$ / US$).

Público alvo

É um Fundo de Investimento Cambial de Longo Prazo destinado a quotistas que desejam obter uma rentabilidade atrelada à variação cambial (dólar norte-americano em relação à moeda nacional). O prazo médio da carteira de títulos integrantes do Fundo será superior a 365 dias.

Política de Investimento

O Fundo atua no mercado de câmbio e de derivativos, aplicando seus recursos em títulos pré, pós fixados e cambiais, utilizando-se de instrumentos derivativos a fim de proteger o investidor de perdas provenientes da flutuação do câmbio.

Política de concentração da carteira

A carteira do Fundo deverá ser composta por quaisquer dos ativos descritos na tabela abaixo, a critério exclusivo da Gestora, desde que em estrita observância aos limites nela estabelecidos. As porcentagens da tabela abaixo se referem ao patrimônio líquido do Fundo.

Limite por emissor

Limite por modalidade Carteira

Mínimo Máximo Mínimo Máximo Títulos ou ativos financeiros de emissão do Tesouro Nacional

e/ou Banco Central do Brasil Não há Não há Não há Não há

Títulos, ativos financeiros ou valores mobiliários de emissão ou

coobrigação de Instituições Financeiras Não há 20% Não há 20% Quotas de Fundos de Investimento (FI) registrados com base

na Instrução CVM 409/04 Não há 10% Não há 20%

Quotas de Fundos de Investimento (FI) registrados com base na Instrução CVM 409/04 administrados por seu

administrador ou gestor

Não há 10% Não há 20%

Operações com derivativos para proteção de toda ou parte da

carteira do Fundo Não há Não há Não há Não há

Operações com derivativos – margens requeridas pela bolsa

de valores Não há Não há Não há 25%

Operações com derivativos para otimizar os resultados do

Fundo (alavancagem) Não há Não há Não há Não há

Empréstimos de títulos e valores mobiliários, como doador ou

tomador Não há Não há Não há Não há

Para fins de determinação do total das margens comprometidas, deverá ser considerada a soma algébrica (i) dos valores requeridos a esse título em todas as Bolsas, bem como (ii) dos valores equivalentes ao maior

(5)

BANCO DE INVESTIMENTOS CREDIT SUISSE (BRASIL) S.A.

percentual exigido para registro de operações similares em Bolsa, em caso de não haver exigência de garantias.

Tendo em vista que carteira do Fundo não é composta por ativos financeiros que contemplam o direito de voto, a Gestora não adota Política de Voto para o Fundo.

Política de seleção de intermediários financeiros

As operações do Fundo deverão ser executadas através de corretoras que se destacam nos seus "nichos" operacionais, porém o Fundo não incorre em seus riscos de crédito, uma vez que todas as operações são transferidas para o Credit Suisse e por ele liquidadas.

As corretoras, para atrair seus clientes, costumam devolver parte do custo de corretagem. Desta forma, 100% do rebate será revertido em benefício do Fundo.

Política de Seleção de Ativos

Por meio do processo de análise e seleção de ativos, identificar-se-ão as melhores oportunidades de investimento em vista dos objetivos e da política de investimentos do Fundo. O processo de análise e seleção dos ativos que compõem a carteira do Fundo é executado periodicamente e inclui a análise fundamentalista sobre o cenário macroeconômico (nacional e internacional), o exame de liquidez dos ativos financeiros e modalidades operacionais disponíveis no mercado e a análise das principais tendências de mercado. Busca-se desta forma, a determinação não só dos mercados mais favorecidos dentro do contexto discutido, como também dos melhores instrumentos para implementação das estratégias abordadas (direcional, arbitragem, mercado à vista, derivativos, entre outras).

Política de atuação em distribuições públicas

O Fundo poderá participar na distribuição pública de valores mobiliários, a exclusivo critério da Gestora, desde que em estrita consonância com a política de investimento do Fundo, auxiliando-o na consecução de seus objetivos.

Política de distribuição de resultados

O Fundo incorporará ao seu patrimônio líquido os rendimentos que porventura forem distribuídos pelos títulos e valores mobiliários e demais ativos financeiros que compõem a sua carteira, observando-se os prazos e condições de pagamento atinentes a cada título.

Política de divulgação de informações

O Administrador dará tratamento idêntico ao conjunto de quotistas que integram o Fundo no tocante à divulgação de informações, incluindo aquelas relativas à composição da carteira.

(6)

O Administrador divulgará, ampla e imediatamente, através de correspondência ao quotista e de comunicado através do Sistema de Envio de Documentos disponível na página da CVM, qualquer ato ou fato relevante ocorrido ou relacionado ao funcionamento do Fundo ou aos ativos integrantes de sua carteira, de modo a lhe garantir o acesso às informações que possam, direta ou indiretamente, influir de modo ponderável no valor das quotas ou na decisão do quotista de adquirir, alienar ou manter tais quotas.

Informações referentes ao Fundo, tais como informações contábeis e de resultados referentes aos exercícios anteriores, bem como demais informações adicionais, além de eventuais reclamações e sugestões, poderão ser obtidas e/ou encaminhadas à Central de Atendimento ao Investidor abaixo especificada.

FATORES DE RISCO Risco de Mercado

É o risco associado às flutuações de preços e cotações nos mercados de câmbio, juros e bolsas de valores dos ativos que integram ou que venham a integrar a carteira do Fundo. Entre os fatores que afetam estes mercados, destacamos fatores econômicos gerais, tanto nacionais quanto internacionais, tais como ciclos econômicos, política econômica, situação econômico-financeira dos emissores de títulos e outros. Em caso de queda do valor dos ativos que compõem a carteira, o patrimônio líquido do Fundo poderá ser afetado negativamente.

Risco de Crédito

É o risco de inadimplemento ou atraso no pagamento de juros ou principal dos títulos que compõem a carteira. Neste caso, o efeito no Fundo é proporcional à participação na carteira do título afetado. O risco de crédito está associado à capacidade de solvência do Tesouro Nacional, no caso de títulos públicos federais, e ao da empresa emissora do título, no caso de títulos privados.

Risco de Liquidez

É o risco associado à ausência de demanda pelos ativos que compõem a carteira, tanto por questões relacionadas diretamente ao ativo ou por fatores específicos do mercado em que este ativo é negociado. Neste caso, o Fundo poderá: (i) encontrar dificuldades para converter seus ativos em reservas (caixa) e atender a eventuais saques de seus quotistas; e/ou (ii) liquidar posições oferecendo descontos nos preços dos ativos para fazer caixa acarretando em perdas ao Fundo.

Risco Proveniente do Uso de Derivativos

É o risco associado ao uso de derivativos à título de proteção da carteira (hedge) do Fundo:

Hedge: derivativos são utilizados para proteção de flutuações de mercado dos ativos que compõem a carteira. Eventualmente, por questões técnicas do instrumento derivativo utilizado, este pode não oferecer uma proteção perfeita da carteira do Fundo, causando descasamento de preços entre o ativo protegido e seu derivativo.

GERENCIAMENTO DE RISCO Risco de Mercado

O gerenciamento do risco de mercado é feito através de instrumentos qualitativos e quantitativos.

Qualitativos: todas as posições do Fundo são tomadas após detalhada avaliação dos fundamentos da economia. Nosso departamento de pesquisa macroeconômica fornece o cenário base para o período de exposição e os principais riscos associados.

Quantitativos:

VaR: ferramenta estatística amplamente utilizada pelo mercado que fornece uma estimativa do valor de perda máxima do Fundo com nível de confiança de 95%.

(7)

BANCO DE INVESTIMENTOS CREDIT SUISSE (BRASIL) S.A.

Stress Test: análise de risco para carteira do Fundo em função de possíveis cenários de extrema pressão no mercado. O resultado do Stress Test é função da análise do comportamento do preço de cada um dos ativos que compõe a carteira no cenário utilizado no teste.

Risco de Crédito

Títulos públicos federais são considerados, por definição, o menor risco de crédito de um país. No caso de títulos privados, nosso departamento de crédito faz uma análise profunda de cada empresa, de seu fluxo de caixa e de sua solvência no período em que o título poderá fazer parte do Fundo. A mesma análise é feita no caso de instrumentos derivativos que exponham o Fundo a uma contraparte privada.

Risco de Liquidez

Através de estudo estatístico dos fluxos passados do Fundo e metodologia de concentração da carteira, o Fundo sempre dispõe de uma parcela líquida para atender a sua rotina de resgates/aplicações, de forma a minimizar seu efeito na rentabilidade da carteira. Além disso, a liquidez de cada ativo é constantemente analisada, sendo utilizada na decisão de investimento ou permanência do ativo na carteira.

Risco Proveniente do Uso de Derivativos

O Credit Suisse desenvolveu ferramentas proprietárias para precificação e gerenciamento de instrumentos derivativos. Além disso, as ferramentas quantitativas apresentadas no item Riscos de Mercado também englobam derivativos.

SUBSCRIÇÃO E RESGATE Subscrição / Aplicação

O regulamento do Fundo será entregue ao investidor no ato da 1ª subscrição de quotas.

O Administrador se reserva ao direito de rejeitar quaisquer aplicações de novos quotistas, em linha com as políticas globais de compliance do Credit Suisse, e com a legislação em vigor referente à prevenção e combate a lavagem de dinheiro.

As aplicações realizadas no Fundo serão efetuadas e movimentadas através da chamada Conta Corrente de Depósito para Investimento, (Conta de Investimento).

As aplicações estão sujeitas à efetiva disponibilidade dos recursos ao Administrador.

Aplicações via TED ou dinheiro: serão convertidas com a quota do próprio dia da solicitação desde que esta seja efetuada até as 16:00 horas.

Aplicações via cheque ou DOC: serão convertidas com a quota do primeiro dia útil subseqüente à data da solicitação desde que esta seja efetuada até as 16:00 horas.

(8)

até às 16:00 horas, o pagamento será efetuado no próprio dia da solicitação de resgate, utilizando-se o valor da quota de fechamento apurado no dia da respectiva solicitação; solicitações de resgates parciais recebidas pelo Administrador em horário posterior às 16:00 horas serão efetuadas no primeiro dia útil subseqüente à data da solicitação pelo quotista.

Em se tratando de pedidos de resgates totais das quotas, recebidos pelo Administrador do Fundo até às 16:00 horas, será utilizado o valor da quota de fechamento apurado no próprio dia da respectiva solicitação. Parte do pagamento do valor do resgate total será efetuado no próprio dia da solicitação do quotista, enquanto que o saldo remanescente será pago no primeiro dia útil subseqüente à data da respectiva solicitação. Solicitações de resgates totais recebidas pelo Administrador em horário posterior às 16:00 horas serão consideradas como recebidas no primeiro dia útil subseqüente à data da solicitação pelo quotista. Conforme previsto nos artigos 16 e 17 da Instrução CVM 409/04, em casos excepcionais de iliquidez dos ativos componentes da carteira do Fundo, inclusive em decorrência de pedidos de resgates incompatíveis com a liquidez existente, ou que possam implicar alteração do tratamento tributário do Fundo ou do conjunto dos quotistas, em prejuízo destes últimos, o Administrador poderá declarar o fechamento do Fundo para a realização de resgates, sendo obrigatória a convocação de Assembléia Geral Extraordinária, no prazo máximo de 1 dia, para deliberar, no prazo de 15 dias, a contar da data do fechamento para resgate, sobre as seguintes possibilidades:

I – substituição do Administrador, da Gestora ou de ambos;

II – reabertura ou manutenção do fechamento do Fundo para resgate; III – possibilidade do pagamento de resgate em títulos e valores mobiliários; IV – cisão do Fundo; e

V – liquidação do Fundo.

CARACTERÍSTICAS

Liquidez:

Não há carência. Liquidez diária, sem carência para resgate, porém com perda de rentabilidade, pela incidência de IOF, caso o resgate ocorra antes do 30º dia contado da data da aplicação, conforme tabela publicada na Portaria nº 264, de 30 de junho de 1999.

Público alvo: Investidores que desejam proteger seu patrimônio de variações na taxa de câmbio (R$/US$). Classificação Anbid: Cambial dólar

Dia útil: na cidade de São Paulo. Investimento Inicial: R$ 5.000,00

Investimento Máximo: Não há. Percentual Máximo de

Quotas que podem ser detidas por um único quotista.

Não há.

Saldo Mínimo em Conta: R$ 5.000,00 Movimentações Mínimas: R$ 5.000,00

(9)

BANCO DE INVESTIMENTOS CREDIT SUISSE (BRASIL) S.A. Percentual Máximo de

Quotas que podem ser detidas por um único quotista.

Não há.

Saldo Mínimo em Conta: R$ 5.000,00 Movimentações Mínimas: R$ 5.000,00

Taxa de administração:

Calculada na base de 252 dias úteis sobre o valor do patrimônio líquido do Fundo.

Percentual Mínimo de Cobrança: 1,00% a.a. Este percentual será cobrado quando o Fundo não investir em outros fundos de investimento.

Percentual Máximo de Cobrança: 1,20% a.a.

A taxa de administração será apropriada diariamente e paga até o quinto dia útil do mês subseqüente.

Taxa de performance: Não há. Taxa de

ingresso/resgate: Não há.

Despesas:

Constituem encargos do Fundo as seguintes despesas, que lhe poderão ser debitadas diretamente:

I taxas, impostos ou contribuições federais, estaduais, municipais ou autárquicas, que recaiam ou venham a recair sobre os bens, direitos e obrigações do Fundo;

II despesas com o registro de documentos em cartório, impressão, expedição e publicação de relatórios e informações periódicas previstas na regulamentação pertinente;

III despesas com correspondências de interesse do Fundo, inclusive comunicações aos quotistas;

IV honorários e despesas do auditor independente;

V emolumentos e comissões pagas por operações do Fundo;

VI honorários de advogados, custas e despesas processuais correlatas, incorridas em razão de defesa dos interesses do Fundo, em juízo ou fora

(10)

Valor da quota: Calculado diariamente, com base no valor de mercado dos ativos que compõem o portfolio do Fundo.

Tributação dos Quotistas:

O Fundo será gerido de forma a acompanhar o tratamento tributário aplicável aos fundos de longo prazo com relação ao Imposto de Renda na Fonte, nos termos da Instrução Normativa nº 487, de 30 de dezembro de 2004, da Secretaria da Receita Federal.

Os rendimentos auferidos pelos quotistas em aplicações realizadas no Fundo estarão sujeitos à incidência de Imposto de Renda na Fonte por ocasião de resgates eventualmente efetuados, às alíquotas a seguir descritas:

I. I. 22,5%, em aplicações com prazo de até 180 dias;

II. II. 20%, em aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias; III. III. 17,5%, em aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias; IV. IV. 15%, em aplicações com prazo acima de 720 dias.

Os rendimentos auferidos pelos quotistas do Fundo serão tributados:

I. semestralmente, no último dia útil dos meses de maio e novembro de cada ano, à alíquota de 15%; e

II. no resgate de quotas poderá ocorrer tributação complementar, por meio da qual os rendimentos serão tributados de acordo com as alíquotas previstas nos itens I, II, III e IV acima.

As alíquotas acima poderão ser alteradas caso a carteira do Fundo fique desenquadrada nos termos da Instrução Normativa nº 487/2004.

Incidirá IOF sobre qualquer valor porventura resgatado do Fundo antes do 30º dia contado de sua aplicação pelo quotista. A incidência de IOF se limitará a determinado percentual do rendimento auferido pela aplicação do quotista do Fundo em um determinado número de dias, conforme fixado em tabela estabelecida nos termos da legislação vigente.

Tributação do Fundo

Nos termos da legislação vigente, os rendimentos auferidos pelo Fundo estarão sujeitos à seguinte tributação:

I – Imposto de Renda na Fonte: não há incidência; e II - IOF: está sujeita à alíquota zero.

Central de Atendimento ao Investidor

Banco de Investimentos Credit Suisse (Brasil) S.A. Av. Brigadeiro Faria Lima, 3064 - 13º andar

01451-000 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP – Brasil Tel: (11) 3842.9700 • Outras cidades: 0800 16.3223

Fax: (11) 3842.9747 csam.br@credit-suisse.com

Visite nosso site

Referências

Documentos relacionados

Inaugurada no mês de outubro deste ano, a loja de moda jovem, que foi moldada por materiais sustentáveis, como vidros e pisos reciclados, desejou adotar a mesma tendência para

Analisar o discurso das mulheres executivas e contrapô-lo ao discurso gerencialista pode trazer contribuições significativas, no sentido conhecer mais sobre o

A eficácia de ambos os tratamentos foi praticamente igual, sugerindo que a homeopatia também pode ser usada para tratar a depressão Porém a homeopatia teve uma vantagem no estudo

Divergência de dados e de controle podem comprometer um possível ganho de perfor- mance que as técnicas aqui propostas podem obter, devido a isto foram implementados duas análises

Do pré-teste para o pós-teste I, pode ser observado, com relação aos possíveis, que: dos 17 sujeitos do grupo controle (mais de 77%) que mantiveram seu nível de resposta na prova

Foram multiplicados os valores de número de embarcações , probabilidade de que o navio perca o controle e probabilidade geométrica e chamado de grupo 1 , dessa forma , com a

Para a caracterização das comunidades participantes foram consideradas algumas variáveis que as diferenciam entre si em relação ao acesso aos centros urbanos como: a

Certificado de conclusão do Curso de Especialização em Gestão da Biodiversidade, emitido pela ENBT, para os alunos que cursarem com aproveitamento e freqüência igual ou