• Nenhum resultado encontrado

PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE UnC-Mafra/Rio Negrinho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE UnC-Mafra/Rio Negrinho"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Criado por drosana - 1 - - 1 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

Universidade do Contestado – UnC

Campus Universitário de Mafra/Rio Negrinho

Coordenadoria de Extensão e Cultura

PROJETO

UNIVERSIDADE ABERTA

DA MAIOR IDADE

UnC-Mafra/Rio Negrinho

(2)

Criado por drosana - 2 - - 2 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004 SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Justificativa 3. Objetivos Geral Específicos 4. Referencial Teórico 5. Metodologia 6. Grade Curricular Práticas Obrigatórias Práticas Optativas 7. Conteúdo Programático Práticas Obrigatórias Práticas Optativas 8. Corpo Docente 9. Regime de Funcionamento 10.Bibliografia 11.Filmografia

(3)

Criado por drosana - 3 - - 3 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

1. APRESENTAÇÃO

O processo de envelhecimento populacional coloca grandes desafios para asa instituições de ensino, em particular para as de ensino superior.Envelhecer é um triunfo.Entendemos que a obrigação da universidade é sistematizar e transformar o conhecimento em instrumentos que propiciem melhores condições de vida aos seres humanos

Pensando na qualidade de vida da Maior Idade, a Universidade do Contestado define políticas e estratégias de ação para garantir o espaço de cidadania a esta significativa camada da população Mafrense e Região.

A Universidade Aberta da Maior Idade propõe-se desenvolver atividades relacionadas com o saber, o fazer e o lazer, possibilitando uma vida ativa, independente da idade que se tenha, pelas oportunidades de novos aprendizados e do convívio social.

Este documento apresenta o projeto da Universidade Aberta, voltada para um público de maioridade. Contém objetivos, justificativa, base teórica e metodologia de desenvolvimento das ações.

(4)

Criado por drosana - 4 - - 4 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

2. JUSTIFICATIVA

A criação a Universidade Aberta voltada ao público da Maior Idade, tem como justificativas:

- o aumento da perspectiva de vida é uma realidade não só do município, como do Brasil e do mundo todo. Poucas políticas e ações são desenvolvidas no sentido de apoiar grupos de pessoas na idade madura. Oferecendo-lhes opções diferenciadas de formação continuada.

- as constantes transformações, concepções técnicas e costumes que ocorrem no mundo todo estão freqüentemente se alterando levando a fenômenos como a explosão demográfica e o aumento da expectativa de vida.

- estes fenômenos exigem que o processo da educação se prolongue por mais tempo e atinja, se possível a totalidade das pessoas e principalmente, para todas as idades.

- outro fator que mobilizou este projeto, é a certeza de que o conhecimento evolui tão rapidamente que o ser humano necessita estar se atualizando ao longo de sua vida. Isto é característica básica da educação permanente.

- considera-se ainda a importância da interação das pessoas com mais idade, no meio acadêmico, fator que favorece e estimula o descobrimento de potencialidades e habilidades até então adormecidas e redescobertas à medida em que ocorre o envolvimento destes com as atividades oferecidas. - outro falar relevante é a possibilidade de descobrir o cidadão político e

participante das ações políticas sociais, culturais e científicas a serem desenvolvidas na comunidade na qual está inserido, através da solidariedade e ações voluntárias.

Enfim, esta proposta que ora apresentamos é uma oportunidade ímpar de inclusão, reingresso ao mercado de trabalho com vistas à cidadania com vistas a

(5)

Criado por drosana - 5 - - 5 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

incentivar e motivar estudos e pesquisas cujos resultados propiciam ao cidadão um envelhecimento saudável e digno.

3. OBJETIVOS

3.1. GERAL:

Implantar o programa Universidade Aberta da Maior Idade na UnC-Mafra/Rio Negrinho, abrindo espaço para o resgate da cidadania, propiciando melhor qualidade de vida ao ser humano na maturidade, gerando oportunidades de atualização e integração na comunidade.

3.2. ESPECÍFICOS

- Despertar no adulto de maior idade a qualificação a requalificação profissional, para o ingresso no mercado de trabalho.

- Resgatar o status intelectual do homem historicamente produtivo e o descobrimento de suas potencialidades.

- Estimular uma prática consciente e participativa da cidadania na formação de agentes multiplicadores.

- Integrar no meio acadêmico o aluno adulto da maior idade com atividades intergeracionais.

(6)

Criado por drosana - 6 - - 6 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

4. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com os Anais do Seminário Internacional Envelhecimento Populacional (1996) tem constatado hoje o declínio acelerado das taxas de mortalidade em todos os países. Como conseqüência à esperança de vida ao nascer aumentou de 40 para cerca de 62 anos de idade, nos países em desenvolvimento nos últimos anos. Projeções estatísticas apontam para 2020 a esperança de vida ao nascer, de 70 anos.

No Brasil, o quadro revela-se da seguinte forma: da alta mortalidade, alta fecundidade para uma situação caracterizada por baixa mortalidade/fecundidade e, conseqüente ao envelhecimento populacional: menos crianças e mais idosos.

Diante desses dados, o Brasil, a exemplo dos países desenvolvidos terá uma população de idosos em 2020, na faixa de 33 milhões de pessoas, quase três mais do que hoje.

Recentemente, o envelhecimento populacional passou a integrar a agenda de discussões, objetivando o encaminhamento de políticas públicas correspondentes.

A consciência da mudança da pirâmide populacional brasileira e dos impactos sobre as políticas de educação, saúde, previdência e assistência, tem sido objeto de estudos de grupos e organizações.

Temos consciência também que envelhecimento populacional é uma conquista tecnológica e estreitamente ligada com o desenvolvimento sócio-econômico. Sabemos que a partir da Revolução Industrial, a população dos países em desenvolvimento passou a viver melhor, com melhores condições nutricionais, ambientais, de trabalho, de saneamento, de moradia. Soma-se a isso as descobertas científicas e médicas, que colocam à disposição vacinas e medicamentos, inexistentes até a metade do século. Com estes recursos torna-se

(7)

Criado por drosana - 7 - - 7 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

possível prevenir doenças que dizimavam populações. Vive-se hoje perspectivas de vida diferentes de nossas mães e avós. Temos hoje a tecnologia como uma forte aliada ao aumento de longevidade populacional.

Ao lado dos avanços da ciência e tecnologia há uma carência de políticas que estabelecem ações adequadas para acompanhar o idoso, nesta fase da vida. Assim, ressente-se a ausência de locais específicos e programas bem elaborados para pessoas adultas, dentro do que preconizam as leis e diretrizes nacionais.

A Universidade do Contestado, frente a estas mudanças busca projetos de inclusão social de todos segmentos da população, especificamente aqueles que já contribuíram com suas experiências e vivências, no desenvolvimento regional. Assim, é diretriz de seu Projeto Acadêmico, voltar-se às questões que dizem respeito à qualidade de vida e inclusão das pessoas da maior idade, oferecendo-lhes oportunidades de convívio cidadão e ampliação de conhecimento.

5. METODOLOGIA

A Universidade Aberta da Maior Idade tem seu currículo organizado através de módulos que funcionam no sistema de créditos, de forma permanente ou de acordo com os interesses e necessidades da comunidade. Estes módulos compõem dois blocos: a) das práticas obrigatórias; b) das práticas optativas.

Essas práticas nortearão as áreas de abrangência e buscam resgatar o status intelectual do homem historicamente produtivo, sua auto-estima, autonomia, autodesenvolvimento e autoconhecimento.

O funcionamento é em regime especial, oferecendo-se cada módulo previsto na grade curricular, integralizando 330 horas aula de atividades obrigatórias e 210 horas-aula de práticas optativa.

(8)

Criado por drosana - 8 - - 8 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

6. GRADE CURRICULAR

PRÁTICAS OBRIGATÓRIAS

CONTEÚDOS Nº DE CRÉDITOS CH

1. Práticas Sociais 4 créditos 60 h/a

2. Práticas da Saúde 4 créditos 60 h/a

3. Práticas das Atividades Físicas 4 créditos 60 h/a

4. Práticas Humanas 4 créditos 60 h/a

5. Práticas de Atividade Voluntárias 4 créditos 60 h/a

6. Práticas Jurídicas 2 créditos 30 h/a

Total 22 créditos 330 h/a

PRÁTICAS OPTATIVAS

CONTEÚDOS Nº DE CRÉDITOS CH

1. Práticas Artísticas 4 créditos 60 h/a

2. Práticas Tecnológicas 4 créditos 60 h/a

3. Práticas em Turismo e Lazer 4 créditos 60 h/a

4. Práticas em Atividades Desportivas 4 créditos 60 h/a

Total 16 créditos 240 h/a

6.1. PRÁTICAS OBRIGATÓRIAS MÓDULO I

Práticas Sociais

(9)

Criado por drosana - 9 - - 9 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004 - Atualização

- Ensino de idiomas (Português-Literatura, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão)

4 créditos Português,Inglês, Espanhol,Italiano

Total de horas 60 horas

MÓDULO II

Práticas de Saúde

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

GERONTOGERIATRIA

- (atividades voltadas para Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Saúde Preventiva,Atividades Fisicas Hidroginástica – Yoga, Tai-chi chuan

4 créditos

(Psicologia,

Ed.física,Nutrição,Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem)

Total de horas 60 horas-aula

MÓDULO III

Práticas de Atividades Físicas

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

AUTO-ESTIMA

- (atividades voltadas ao lúdico, exercícios físicos, coordenação motora e equilíbrio emocional).

4 créditos (Educação Física)

Total de horas 60 horas

MÓDULO IV

Práticas Humanas

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

AUTODESENVOLVIMENTO

- (atividades voltadas língua e literatura, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Andragogia, Atualidades.

4 créditos

(Curso de

História,Psicologia,Português.)

(10)

Criado por drosana - 10 - - 10 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

MÓDULO V

Práticas de Atividades Voluntárias

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

CONSCIENTIZAÇÃO

(ações voluntárias na comunidade) - confecção de enxovais de bebê.

- confecções de bonecas e brinquedos artesanais.

- doação de alimentos, produtos de higiene, vestuário, materiais recicláveis.

4 créditos

(–ArtesVisuais)

Total de horas 60 horas-aula

MÓDULO VI

Práticas Jurídicas

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

DIREITO E CIDADANIA

- (Políticas sociais para população adulta, direitos, cidadania)

2 créditos

(Curso de Direito NPJ)

Total de horas 30 horas

6.2. PRÁTICAS OPTATIVAS MÓDULO I

Práticas Artísticas

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

EXPRESSÃO E CRIAÇÃO - desenho - desenho artístico - cerâmica - fotografia - jardinagem e paisagismo - fotografia - pintura em tela - tecelagem 4 créditos (Curso de Artes Visuais)

Total de horas 60 horas-aula

MÓDULO II

(11)

Criado por drosana - 11 - - 11 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

INFORMÁTICA - Informática Básica I - Informática Básica II - Informática Básica III

4 créditos Informática

Total de horas 60 horas-aula

MÓDULO III

Práticas em Turismo e Lazer

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

EVENTOS CULTURAIS 4 créditos Curso de Turismo

Ed.Física

Total de horas 60 horas-aula

MÓDULO IV

Práticas de Atividades Desportivas

CONTEÚDO/DISCIPLINA Nº CRÉDITOS PROFESSORES

EVENTOS ESPORTIVOS 4 créditos Curso de

Educação Física

(12)

Criado por drosana - 12 - - 12 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PRÁTICAS

7.1. PRÁTICAS OBRIGATÓRIAS 7.1.1. Práticas Sociais:

a) objetivos:

- Resgate da auto-estima e o desenvolvimento do auto-conhecimento. - Interação e confraternização entre amigos para um novo mundo de

realizações pessoais na construção de uma nova estrutura de vida e conquista de novos hábitos.

b) Conteúdos

Curso de Atualização e Socialização - Marketing Pessoal.

- Etiqueta Social - Reiki

Curso de Atualização e Autoconhecimento - Quem sou eu

- O ser humano e sua espiritualidade - Por que ajo e reajo assim?

- Afetividade

- Oração e meditação – por que ninguém me entende? Por que isso só acontece comigo?

Curso de Cultura Geral - história

- geografia - ecologia

(13)

Criado por drosana - 13 - - 13 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

7.1.2. Práticas da Saúde a) objetivos:

- Conscientização e prevenção para uma melhor qualidade de vida. - Adaptação a um novo tempo e retorno de vida.

- Viabilização de ferramentas necessárias para combater o stress com bom humor e equilíbrio, as dificuldades do dia-a-dia.

- Busca de novos objetivos para viver com entusiasmo. b) Conteúdos

-Genontogeriatria

-Saúde Integral - tanatologia -Doenças Geriátricas

-Yoga

-Tai-chi-chuan

-Alterações e prevenção da fala e da voz na Terceira Idade -Sexualidade e a senescência

7.1.3. Práticas de Atividades Físicas a) objetivos

-Conscientização da necessidade da atividade física para uma boa saúde.

-Desenvolvimento de práticas de reeducação postural, equilíbrio e coordenação motora.

-Desenvolvimento de modalidades de ginástica alternativa b) Conteúdos -Lúdico -Exercícios Físicos -Mobilidade -Equilíbrio Emocional -Coordenação Motora

-Reeducação Postural, Equilíbrio e Coordenação -Gerontopsicomotricidade

-Ginástica Alternativa

7.1.4. Práticas Humanas a) objetivos:

- Desenvolvimento das habilidades comunicativas, de leitura produção e recepção de textos.

(14)

Criado por drosana - 14 - - 14 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

- Desenvolvimento pessoal e ampliação dos conhecimentos nas diversas áreas.

b) conteúdos

-Atualizalização em Literatura e Intertextualidade. -Autodesenvolvimento

-Atualização em (Filosofia, Sociologia, Andragogia, Atualidades)

7.1.5. Práticas de Atividades Voluntárias a) objetivos:

- Informação e formação de agentes multiplicadores para trabalho voluntário.

- Convívio de alunos voluntários com diferentes saberes e habilidades. - Desenvolvimento de lideranças na comunidade

b) conteúdos -Vovós na pastoral

-Multimistura de Pastoral da Criança 7.1.6. Práticas de Atividades Jurídicas a) Objetivos:

Informar grupos de maior idade sobre seus direitos e sobre as Políticas Nacional do Idoso.

b) Conteúdos -Direito -Cidadania

-Política Nacional do Idoso.

7.2. PRÁTICAS OPTATIVAS 7.2.1. Práticas Artísticas a) objetivos:

- Formação de novos grupos de amigos - Desenvolvimento de novas habilidades. b) conteúdos

- Motivação para a criatividade -Atividades expressivas e criativas -Teatro

(15)

Criado por drosana - 15 - - 15 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004 -Coral -Artes plásticas -Desenho Artístico -Cerâmica -Marcenaria -Jardinagem 7.2.2. Práticas Tecnológicas a) objetivos:

-Desenvolver atividades de inclusão digital para melhor utilização dos recursos tecnológicos.

b) conteúdos

- Alfabetização para inclusão digital

- Desenvolvimento das habilidades para uso dos avanços da tecnologia -Informática Básica

-Uso Cartão

-Bancos Eletrônicos

7.2.3. Práticas em Turismo e Lazer -viagens culturais e de lazer

-eventos culturais

7.2.4. Práticas de Atividades Desportivas -jogos da Maior Idade

-competições esportivas -caminhadas ecológicas

-gincanas culturais e esportivas

(16)

Criado por drosana - 16 - - 16 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

O corpo docente será composto por professores dos cursos de Graduação da UnC. Também serão firmadas parcerias com instituições públicas e privadas para ministrar aulas e realizar eventos

9. REGIME DE FUNCIONAMENTO

A Universidade Aberta da Maior Idade funcionará na Universidade do Contestado, Campus de Mafra, nas terças-feiras, tendo as seguintes especificações.

a) MATRÍCULAS: de.

b) LOCAL DE MATRÍCULA: Coordenadoria de Extensão e Cultura – UnC-Mafra

c) INÍCIO DAS AULAS: d) PROCEDIMENTOS:

1. Documentos para matrícula: Carteira de Identidade e CPF

2. Custos: o Projeto Universidade Aberta da Maior Idade é uma atividade filantrópica da UnC

3. Carteirinha: aluno matriculado na UAMI, terá direito a carteirinha da Biblioteca, para consultas e empréstimo de livros.

e) OUTRAS ESPECIFICAÇÕES

A Universidade Aberta da Maior Idade tem as seguintes especificações: 1. Status de curso dentro da Universidade.

2. Duração mínima do curso de dois anos . 3. Idade mínima exigida, 35 anos.

4. Exigência de escolaridade, ensino fundamental (mínimo até 4ª série) 5. Vagas: mínimo 25 por módulo.

(17)

Criado por drosana - 17 - - 17 -Coordenadoria de Extensão e Cultura.doc.março/2004

Extensão e Cultura Unc Mafra Prof.MS.Luis Antonio Machado PROF.MS.Nilton Furquim Junior

10. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. CONY. Carlos Heitor e LEC. Ane. O beijo da Morte. Rio de Janeiro. Objetiva. 2003.

2. BRANDÃO. Juliana; SILVA. Marlene, BRABCLO, Rosana. (org). A vida na maturidade: uma contribuição à Educação Permanente. Blumenau – Nova Letra. 2003.

3. MASI. Domenico. O ócio criativo. Rio de Janeiro. Sextante – 2000.

4. BRASIL. Lei 8842. de 4 de janeiro 1994. Política Nacional do Idoso. Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Brasília. Programa Nacional dos Direitos Humanos.

5. BRASIL. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1996

11. FILMOGRAFIA (Filmes DVD e VHF)

1. Chegadas e partidas. 2. O homem que copiava. 3. O ministério da Libélula. 4. Sociedade dos poetas mortos. 5. Sete minutos (peça de teatro) em 6. DVD.

7. K. PAX.

8. Patch Adams – O amor é contagioso 9. Deus é brasileiro

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

I) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de

Densidade de ruído na saída do integrador como função da frequência para uma cadeia de aquisição de dados baseada num conversor A/D com um integrador digital (exemplo).. O nível

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Os objetivos específicos são: problematizar o Projeto PolíticoPedagógico como mobilizador da gestão escolar democrática e discutir sobre o Projeto Político-Pedagógico considerando

A solicitação do quiosque não dá exclusividade para o sócio quanto ao uso do estacionamento do clube, pois outros eventos, em outras dependências, poderão estar ocorrendo no