• Nenhum resultado encontrado

aula1biologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "aula1biologia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

385 – (EXAMES DO MEC)

Os quadrinhos abaixo representam um fenômeno comum na natureza.

10

Analisando o quadrinho e as relações existentes entre os animais, podemos afirmar que entre a ave e o mamífero há uma relação de:

a) parasitismo. b) predatismo. c) mutualismo. d) comensalismo. e) protocooperação.

(2)

O esquema acima representa as relações alimentares observadas numa área do Pantanal mato-grossense. Selecione a melhor descrição das relações alimentares esquematizadas.

a) Plantas aquáticas servem de alimento para lambaris, pacus e capivaras. Piranhas alimentam-se de lambaris e pacus. Já as ariranhas alimentam-se de pacus e piranhas. b) Plantas aquáticas servem de alimento para lambaris, ariranhas e pacus. As capivaras sobrevivem alimentando-se de ariranhas, lambaris, pacus e plantas aquáticas.

c) Os lambaris, os pacus e as capivaras são herbívoros. As ariranhas se alimentam de vegetais e piranhas que, por sua vez, se alimentam de lambaris e pacus.

d) Plantas aquáticas servem de alimento para lambaris e ariranhas. Já os lambaris, pacus e capivaras se alimentam de piranhas e ariranhas.

e) Plantas se alimentam de pacus e são comidas pelas capivaras.

ENEM - 2005

Há quatro séculos alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e a terra na busca de

semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas,

caranguejos e até cabritos pequenos. Com base nos fatos acima, pode-se afirmar que

a) a introdução desses animais domésticos, trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico. b) o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos. c) a principal alteração do ecossistema foi a presença dos homens, pois animais nunca geram desequilíbrios no ecossistema. d) o desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os cabritos pequenos. e) o aumento da biodiversidade, a longo prazo, foi favorecido pela introdução de mais dois tipos de animais na ilha.

(ENEM - 1999) Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que

atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os

cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova

campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas

(3)

ficaram sem alimento. Analisando o caso anterior, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:

a)

b)

c)

d)

(4)

(ENEM - 2010) – A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos

Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?

a) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos.

b) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal.

c) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos. d) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas.

e) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.

(ENEM 2015) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição? a) Fitoplâncton.

b) Zooplâncton c) Moluscos.

(5)

d) Crustáceos. e) Peixes.

(ENEM – 2000) No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se

precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água.

Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:

a) aumento do nível dos oceanos e chuva ácida. b) chuva ácida e efeito estufa.

c) alagamentos e intensificação do efeito estufa. d) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.

e) alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica.

(ENEM - 2009) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36ºC e 37ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada. Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

a) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos. b) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor. c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação

da água.

d) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.

e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

(ENEM – 2009) Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas são produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na geração de novos indivíduos.

Considerando-se um modelo simplificado padrão para geração de indivíduos viáveis, a alternativa que corresponde ao observado em seres humanos é: a)

(6)

(Foto: Reprodução/ENEM) b) (Foto: Reprodução/ENEM) c) (Foto: Reprodução/ENEM) d) (Foto: Reprodução/ENEM) e)

(7)

(ENEM – 2016 2ª Aplicação) O paclitaxel é um triterpeno poli-hidroxilado que foi originalmente isolado da casca de Taxus brevifolia, árvore de crescimento lento e em risco de extinção, mas agora é obtido por rota química semissintética. Esse fármaco é utilizado como agente quimioterápico no tratamento de tumores de ovário, mama e pulmão. Seu mecanismo de ação antitumoral envolve sua ligação à tubulina interferindo com a função dos microtúbulos.

KRETZER, I. F. Terapia antitumoral combinada de derivados do paclitaxel e etoposídeo associados à nanoemulsão lipídica rica em colesterol – LDE. Disponível em:

www.teses.usp.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

De acordo com a ação antitumoral descrita, que função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel? a) Divisão celular. b) Transporte passivo. c) Equilíbrio osmótico. d) Geração de energia. e) Síntese de proteínas.

87 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A + G) e o total de pirimidinas (C + T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.

Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?

a) Adenina: 20; Timina: 25; Guanina: 25; Citosina: 30. b) Adenina: 25; Timina: 20; Guanina: 45; Citosina: 45.

(8)

c) Adenina: 45; Timina: 45; Guanina: 55; Citosina: 55. d) Adenina: 50; Timina: 50; Guanina: 50; Citosina: 50. e) Adenina: 55; Timina: 55; Guanina: 45; Citosina: 45.

66 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Companheira viajante

Suavemente revelada? Bem no interior de nossas células, uma clandestina e estranha alma existe. Silenciosamente, ela trama e aparece cumprindo seus afazeres domésticos cotidianos, descobrindo seu nicho especial em nossa fogosa cozinha metabólica, mantendo entropia em apuros, em ciclos variáveis noturnos e diurnos. Contudo,

raramente ela nos acende, apesar de sua fornalha consumi-la. Sua origem? Microbiana, supomos. Julga-se adaptada às células eucariontes, considerando-se como escrava – uma serva a serviço de nossa verdadeira evolução.

McMurray, W. C. The traveler. Trends in Biochemical Sciences, 1994 (adaptado). A organela celular descrita de forma poética no texto é o(a)

a) centríolo. b) lisossomo. c) mitocôndria.

d) complexo golgiense.

e) retículo endoplasmático liso.

BÔNUS

85 (ENEM – 2016 2ª Aplicação) Um jovem suspeita que não é filho biológico de seus pais, pois descobriu que o seu tipo sanguíneo é O Rh negativo, o de sua mãe é B Rh positivo e de seu pai é A Rh positivo. A condição genotípica que possibilita que ele seja realmente filho biológico de seus pais é que

a) o pai e a mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e para o fator Rh. b) o pai e a mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e homozigotos para o fator Rh.

c) o pai seja homozigoto para as duas características e a mãe heterozigota para as duas características.

(9)

d) o pai seja homozigoto para as duas características e a mãe heterozigota para o sistema ABO e homozigota para o fator Rh.

e) o pai seja homozigoto para o sistema ABO e heterozigoto para o fator Rh e a mãe homozigota para as duas características.

Referências

Documentos relacionados

Se por acaso nesta operação você cli- car duas vezes sobre o componente caracterizando um clique duplo uma caixa de diálogo se abre indicando as especificações do componente - não

El animal siente hambre, pero como no tiene otra cosa que hacer sino sentir hambre y tratar de comer, no puede sentir todo esto como una necesidad, como algo con que hay que

Também, foram apresentadas as recomendações (Quadro 11), visando promover o acesso aberto imediato aos trabalhos finais da FACISA. Em um momento inicial,

Cada vez mais a sociedade civil tem reconhecido e assumido a elevada importância das atividades de conservação, uso e manutenção dos edifícios como forma de assegurar-se a

A propagação de um sinal em regime linear será estudada tendo por base a equação fundamental de propagação de um impulso, sendo enunciado o método de resolução numérica que

‘Sim, mas os caráteres intrincados são os mais divertidos. Eles têm, ao menos, esta vantagem’. Mas é na “Teoria da Ciência” que Schlegel encontra uma

Os corpos do minério maciço hidrotermal (MMH) de interesse para esta pesquisa ocorrem localmente individualizados no corpo de minério principal que constitui a jazida de Fortaleza

Đúng sai ra làm sao không biết nhưng bố nó chỉ cần nghe phong thanh thôi, rằng người nọ, người kia nói thế này thế khác thì chỉ một thời gian sau người đó đã