• Nenhum resultado encontrado

vol1 03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "vol1 03"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A Importância da Avaliação no Contexto das

Políticas de Saúde no Brasil

A década de 90 é marcada pelo avanço dos processos de descentralização do setor de saúde no Brasil, com as mudan-ças desencadeadas com a implantação do SUS. O processo de descentralização envolve novos atores e contextos locais diversos. Transforma relações, reorganiza serviços, realocando o processo decisório. Refl exos destas mudanças se explicitam na transição de modelos estratégicos tradicionais em controle de processos endêmicos para modelos inovadores, dos quais o Programa Nacional de DST/Aids brasileiro é um exemplo. Um dos grandes desafi os para a saúde pública, no Brasil, são as situações endêmicas, especialmente aquelas que acometem a população urbana e economicamente ativa. O impacto eco-nômico das doenças infecciosas, por exemplo a infecção pelo HIV e a Aids, assim como seu controle, é de custo fi nanceiro e social alto. Embora a experiência brasileira no controle do HIV/Aids seja reconhecidamente exemplar para o mundo, tan-to a sua dinâmica como a necessidade crescente de recursos para o seu controle têm colocado a necessidade da avaliação sistemática de suas ações para melhoria do programa. O conjunto de mudanças no setor de saúde visa à universa-lidade do cuidado à saúde e aos serviços; à integrauniversa-lidade da atenção, pressupondo a oferta pública de ações preventivas e curativas; à resolutividade, pressupondo ações básicas, de mé-dia e de alta complexidade; à hierarquização do atendimento, garantindo referência e contra-referência; e à participação e controle da sociedade civil na gestão do processo. São prin-cípios e valores que inspiram a reforma do sistema de saúde

brasileiro, um processo permanente e contínuo, e que de fato justifi cam a existência de estudos avaliativos.

Neste contexto, as ações de controle de processos endêmi-cos e epidêmiendêmi-cos no país são regulamentadas pela portaria nº 1399/GM, de 15 de dezembro de 1999. A portaria prevê ações específi cas de monitoramento e avaliação, explicitando responsabilidades de execução e acompanhamento. A inser-ção destas recomendações na prática avaliativa das ações de controle de doenças no Brasil esbarra com uma tradição que prioriza abordagens de análises de “impacto”, demora-das e tardias em relação à implantação dos programas, em detrimento das avaliações de implementação, desempenho e resultados.

Para avaliação dos Programas de Controle dos Processos En-dêmicos e EpiEn-dêmicos é importante considerar as dimensões estratégicas do programa, tais como: Controle da Transmissão, Manejo de Caso e Promoção de Qualidade de Vida. É importan-te que ele inclua os componenimportan-tes desses mesmos programas, acomodando sempre as possibilidades de inovação. É crucial que incorpore variáveis explicativas e metodologias ágeis para que oportunamente se identifi quem inovações necessárias no contexto da incorporação e desenvolvimento de tecnologias, da gestão, da otimização de custos e da responsabilidade pú-blica (accountability). Não podemos deixar de ressaltar quão indispensável é a inclusão nestes modelos de aspectos relati-vos ao contexto socioeconômico do País, considerando-se o impacto negativo dos processos endêmicos na qualidade de vida da população, na produção e na reprodução da desigual-dade. Adicionalmente, a complexidade dos programas de

con-A Concepção do Curso

Elizabeth Moreira dos Santos Sonia Natal

(2)

trole, considerada a diversidade epidemiológica brasileira, já nos dimensiona a magnitude do desafi o de capacitar em mo-nitoramento e avaliação recursos humanos nacionais e de os institucionalizar de forma sistemática e monitorada nos vários níveis de governo (Santos, 2004).

Institucionalizar o monitoramento e avaliação tem aqui o sentido de integrá-los em um sistema organizacional, em que ambos sejam capazes de infl uenciar o seu comportamento, ou seja, um modelo orientado para a ação, ligando necessaria-mente as atividades analíticas às de gestão. O caráter insti-tucional da avaliação supõe também defi nir formalmente as responsabilidades respectivas de quem encomenda o estudo de avaliação e dos avaliadores, de modo que o primeiro possa se apropriar dos resultados dos conhecimentos produzidos e integrá-los a sua própria visão da realidade. A decisão de ins-titucionalizar a avaliação, no plano nacional, exige que seja defi nida “uma política de avaliação para a avaliação de polí-ticas” com um mínimo de diretrizes: os propósitos e recursos atribuídos à avaliação, à localização e abordagens metodo-lógicas da(s) instância(s) de avaliação (prática), e às relações estabelecidas com a sua utilização (Hartz, 1999).

No Brasil, é muito recente a defi nição de diretrizes que orien-tem esta política de avaliação, o que reforça abordagens fragmentárias e conservadoras, como a quase completa dis-sociação dos processos avaliativos do sistema nacional de auditoria, tendência inversa à dos países desenvolvidos. Na perspectiva dos programas de saúde, embora se observem al-gumas iniciativas de setores ou unidades de monitoramento e avaliação, espaços “estruturais” a serem privilegiados na institucionalização da avaliação, verifi ca-se uma incapacidade organizacional e funcional com que estas operam, com carên-cia de recursos humanos qualifi cados e excesso de atribuições decorrentes da necessidade permanente e simultânea de im-plementação, gestão e análise dos bancos de dados ligados ao monitoramento.

Assim, a agenda de institucionalização de monitoramento e avaliação dos Programas de Controle de Processos Endêmicos e Epidêmicos deve ser pautada por um amplo projeto de capa-citação. É neste espaço estratégico que este curso foi pensado e pretende se desenvolver, permitindo descentralizar e ade-quadamente fomentar a criação e implantação de um sistema nacional de monitoramento e avaliação mais oportuno e rele-vante para a tomada de decisões.

A Experiência do Curso de Especialização e o

Plano Nacional de Monitoramento &

Avalia-ção do PN DST/Aids (PNM&A)

A Especialização deve ser compreendida como uma das três estratégias de capacitação de recursos humanos para o PNM&A, isto é, o Curso de Especialização e Mestrado profi s-sionalizante em M&A; o curso de M&A a distância e a Ofi cina em M&A com foco na melhoria do programa.

O esforço em capacitação inclui o desenvolvimento de um curso de aperfeiçoamento a distância que potencialize a capa-citação em curto prazo de um número maior de profi ssionais. Prevê ainda a implantação massiça no País da ofi cina em M&A para melhoria do programa. Essa ofi cina introduz conceitos básicos e uma linguagem operacional em avaliação.

O curso de Especialização é modular, 1 semana por mês du-rante 10 meses, pressupondo como trabalho fi nal a elabora-ção e apresentaelabora-ção de um plano de M&A de nível local ou um projeto em avaliação. O mestrado implica três módulos complementares de atividades presenciais e a elaboração, implementação, mesmo que parcial, e defesa pública de um plano de M&A de nível local, ou de um projeto de investigação em M&A.

Processo de Construção do Curso

Esta proposta foi desenvolvida não só como atividade de co-operação técnica entre os múltiplos parceiros já citados, ela é resultado de um esforço participativo e compromissado. Ela buscou ouvir, digerir e criar. Mais que um produto, ela se identifica com um convite a cada aluno, a cada professor e a cada convidado à participação em um processo permanente de formação de recursos humanos. Um processo contínuo de aprender/ensinar, com o compromisso da transformação, na luta pelo direito à saúde e pela eliminação do estigma que cerca os diferentes, e, mais ainda, os diferentes em desigual-dade. O desenvolvimento do curso envolveu dois conjuntos de atividades:

• Definição das competências de avaliadores para o programa; • Desenvolvimento da proposta pedagógica.

Defi nição das competências de avaliadores para o programa de DST/Aids como base do curso

Duas premissas orientaram a defi nição de competências es-peradas para os futuros avaliadores de programa. A primei-ra diz respeito à ausência da regulação e institucionalização da avaliação como campo profi ssional no Brasil. Desta forma optou-se por selecionar três profi ssionais com reconhecida experiência em avaliação no País para coordenar os grupos de trabalho. A segunda premissa era que a defi nição das com-petências deveria expressar a participação dos programas em nível local.

Assim, a indefinição de competências esperadas para os ava-liadores do programa foi realizada através de uma oficina, em Brasília, em 2003, que incluiu técnicos do Programa DST/Aids de nível nacional e local, isto é, dos estados e municípios, e técnicos com experiência em Avaliação de Programas. Os 25 participantes foram divididos em três grupos. Cada grupo foi acompanhado por um especialista em avaliação. Os grupos deveriam responder à seguinte situação: Como gestor do pro-grama, você deve definir o perfil de contratação para um

(3)

ava-liador. Elabore este perfil, considerando o que ele deve SER, SABER e FAZER.

Optou-se por esta estratégia, baseando-se na Pedagogia das Competências. Ela pode ser entendida como uma abordagem que busca promover a reorganização e o estreitamento do vínculo entre educação profissional e sistema produtivo, con-forme os princípios que definem as atuais demandas de força de trabalho das empresas organizadas sob a égide dos con-ceitos de produção flexível e integrados (Araujo, 2001). Pauta-da num conjunto de formulações, cuja função é a orientação de práticas voltadas para o desenvolvimento de capacidades humanas necessárias ao exercício profissional, a competência abrangeria desde a disposição para aprender até a capacida-de capacida-de empreencapacida-der, e seria, segundo Perrenoud (1997), uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles (saber mobilizar).

Segundo Ferreti (2002 apud Ramos, 2001), a pedagogia das competências tem implicações curriculares como: “o ponto convergente da discussão curricular que toma o desenvolvi-mento de competências como referência é a crítica à com-partimentação disciplinar do conhecimento e a defesa de um currículo que ressalte a experiência concreta dos sujeitos como situações significativas de aprendizagem”. Segundo a auto-ra, esta abordagem tende a assentar-se, de um lado, sobre o construtivismo, priorizando a dimensão subjetiva da aquisição dos conhecimentos, e, de outro, sobre a articulação interdis-ciplinar, não se devendo deixar de lado as dimensões social e histórica do processo educativo. Compreendê-lo nos possibili-ta fazer uma leitura crítica do mundo, espossibili-tabelecendo relações entre fatos, idéias e ideologias, realizando atos e ações de for-ma crítica e criativa, e construindo ativamente novas relações sociais.

A construção de competências é inseparável da formação de esquemas de mobilização dos conhecimentos. O Documento de Diretrizes para a Educação Profissional (BRASIL/MEC/CNE, 1999) define competência como capacidade pessoal de arti-cular autonomamente os saberes (saber, saber-fazer, saber-ser e saber-conviver) inerentes a situações concretas de trabalho. É um saber operativo, dinâmico e flexível, capaz de guiar de-sempenhos, num mundo do trabalho em constante mutação e permanente desenvolvimento (BRASIL/MEC/CNE, 1999). Acei-ta-se, portanto, a maneira geral como a noção de competência vem sendo discutida em torno da tríade saber, saber-fazer e saber-ser. Porém, acrescenta-se a esta concepção uma estéti-ca da sensibilidade, uma étiestéti-ca da identidade, uma polítiestéti-ca de igualdade, referências axiológicas que devem orientar a orga-nização pedagógica e curricular, além de todas as situações práticas de aprendizagem.

Considerando o momento contemporâneo, o das relações ad-vindas das interações digitais, das mediações humano-tecno-lógicas e do cidadão planetário, o centro do processo educa-tivo desloca-se de conteúdos para a mobilização criativa, para

a interação simpática (Freire, 1970). Isto é, não se compartilha mecanicamente uma realidade comportada, mas seu, cada vez mais veloz, permanente vir a ser. A tarefa dialógica é, portanto, concretizar os referentes axiológicos da estética, da identidade e da política nas dimensões do SABER, do SER e do FAZER. Os homens se encontram enraizados em condições tempo-es-paciais que os marcam (SER), e eles igualmente as marcam (FAZER) e mais serão se criticamente refletirem sobre sua pró-pria situacionalidade, a própró-pria condição de existir. Esta pro-blematização da condição do existir em objeto para o FAZER em situação anuncia a dimensão do SABER. No caso particular deste curso, o pensar avaliativo, a práxis de avaliação e o ser avaliador (Figura 1).

Figura 1

Estas dimensões são dinâmicas e qualquer mudança ou al-teração em uma delas vai infl uenciar também as outras, pois são inter-relacionadas. Todas estas dimensões podem ser tra-balhadas, modifi cadas, desenvolvidas e compartilhadas para atender ao objetivo de formar um avaliador com capacidade crítica e transformadora.

As competências propostas, resultantes da ofi cina de trabalho para as três dimensões, estão apresentadas no Quadro 1.

Das competências à proposta didático-pedagógica do curso

A partir das competências listadas acima, o desenvolvimen-to da proposta didático-pedagógica envolveu o trabalho de consultores especialmente designados para preparação dos módulos e das unidades didático-pedagógicas.

O grupo iniciou as atividades com a discussão sobre a defi ni-ção do trabalho avaliativo, aqui compreendido como processo de exercício de julgamento, sobre o mérito de uma ação orga-nizada para a tomada de decisão sobre ela. Dois componentes para refl exão emergiram desta constatação: a valoração e a utilidade, sendo que ambos estão presentes em qualquer ativi-dade avaliativa, da mais simples às mais complexas. Defi nidos estes eixos integradores, buscou-se através da concepção de competência, como já discutido, revisitar as propostas do gru-po de técnicos, resgatando-se a noção dos seus gru-possíveis sig-nifi cados hegemônicos na pedagogia atual. A idéia é, de acor-do com RAMOS (2003), contrapor às propostas hegemônicas

(4)

atuais, isto é, o neopragmatismo e o construtivismo radical, noções de competências calcadas na historicidade dos proces-sos e sujeitos e no compromisso com a mudança social. Nesta perspectiva, foram defi nidas três dimensões cognitivas: a sócio-histórica, a técnico-operacional e a da educação per-manente e comunicação. As competências sugeridas na ofi

ci-Quadro 1 – Ofi cina de Trabalho, para Construção das Competências do Curso de Especialização e Mestrado Profi ssionalizante

em Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos, com Ênfase em DST/HIV/Aids. Consolidado das Tarjetas da Ofi cina de Trabalho. Brasília, 2003.

Saber Fazer Ser

Conhecer os princípios de ética no campo da Entender a avaliação como um processo ético Generosidade avaliação

Conhecimento básico das diversas áreas de Disseminar uma nova cultura de avaliação Ter tolerância e diálogo em situações de atuação do programa confl ito

Compreensão da organização e gestão do Capacidade de mediar diferentes valores, Sentido crítico acerca da efetividade e ética processo de trabalho e saúde interesses e confl itos das intervenções propostas ou realizadas Conhecimento de tecnologias de informação e Trânsito na operacionalização da política Organização

como utilizá-las

Saber construir e interpretar os indicadores do Incorporar diferentes processos de gestão Criatividade programa

Manejar base de dados e sistema de Visão multidisciplinar Questionamento permanente do signifi cado do informação incluindo possibilidade e limites da seu trabalho e seus projetos de vida estrutura de bancos de dados

Conhecer principais técnicas de análise Dialogar com os especialistas Comunicação quantitativas e qualitativas

Conhecer os principais processos de construção Tecnifi car a pergunta Liderança de indicadores

Conhecer aportes metodológicos para precisar a Capacidade de análise do contexto em relação Valores éticos demanda com as práticas que realiza

Conhecer os valores da avaliação: acurácia, Ter a fl exibilidade de adaptação a novas modalida-disseminação, objetividade etc. des de organização e de condições de trabalho Intersetorialidade Comunicar-se de forma efetiva, escrita e

oralmente, de forma precisa com profi ssionais e com a comunidade para motivar tomada de

decisões específi cas

Analisar a viabilidade do processo avaliativo Conhecimento de avaliações estruturadas e não estruturadas em avaliação de programas sufi cientes para:

• Delimitar abrangência da atuação da equipe • Identifi car colaboradores externos • Interagir com estes colaboradores Conhecimentos em saúde coletiva: epidemiolo-gia, planejamento, políticas de saúde, gestão Processo de trabalho da gestão

Desenvolver plano de avaliação Pactuação

Análise de viabilidade

Estratégias para aproximar a avaliação da tomada de decisão

na foram elaboradas e organizadas nestas dimensões, que por sua vez foram detalhadas em unidades didático-pedagógicas.

(5)

Objetivo do Curso

Formar especialistas em avaliação capazes de realizar exer-cício de julgamento, considerando as dimensões: sócio-his-tórica e técnico-operacional da avaliação, sustentado pelos processos de comunicação e educação permanente para o desenvolvimento de uma gestão emancipatória e transfor-madora.

Objetivos específi cos:

Para defi nição do número apropriado de técnicos a serem capacitados deve-se negociar a demanda institucional e as possibilidades de obtenção de melhores resultados com a metodologia. Nesse sentido recomendam-se turmas com 20 a 30 participantes. No caso específi co do curso voltado para as necessidades do PN DST/Aids, os objetivos específi cos es-tabelecidos foram:

• Capacitar em monitoramento e avaliação de programas de controle de processos endêmicos técnicos do programa de controle das DST/Aids, o que permitirá criar a rede de avalia-ção do programa de DST/Aids, integrada à avaliaavalia-ção de outros programas.

• Capacitar os técnicos para a reprodução de conhecimento (multiplicadores).

• Adequar uma Proposta Pedagógica e de Currículo do Curso de Especialização, com o objetivo de continuidade como Mes-trado Profissionalizante.

Descrição do Curso

Proposta Pedagógica

Para formação adequada de um avaliador, optou-se pela cons-trução de um currículo integrado como plano pedagógico, em que se articule dinamicamente trabalho e ensino, prática e te-oria, ensino e comunidade. As relações entre trabalho e ensino, entre os problemas e hipóteses para solucioná-los, devem ter sempre, como pano de fundo, as características socioculturais do meio em que esse processo se desenvolve.

O currículo integrado é uma opção educativa que permite: • Efetiva integração entre ensino e prática profi ssional; • A real integração entre prática e teoria e o imediato teste da prática;

• Um avanço na construção das teorias a partir das anteriores; • A busca de soluções específi cas e originais para diferentes situações;

• A integração ensino-trabalho-comunidade, implicando uma imediata contribuição para esta última;

• A integração professor-aluno na investigação e busca de es-clarecimentos e propostas;

• A adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social.

(Davini, 1997)

O currículo integrado foi estruturado de acordo com cada as-sunto-chave: “dimensão pedagógica”, e sua correspondente rede de conhecimentos teóricos e práticos, resultando em unidade didático-pedagógica (Quadro 2). Esta se defi ne como uma estrutura pedagógica dinâmica, orientada por determi-nados objetivos de aprendizagem, em função de um conjunto articulado de conteúdos e sistematizado por uma metodologia didática. Cada unidade guarda certa autonomia com respeito às demais, porém, ao mesmo tempo, encontra-se articulada com as outras com vista à totalização das áreas de atribuições e do perfi l profi ssional (Bordenave, 1997).

Segundo Ramos (2002), um currículo baseado em compe-tências parte da análise do processo de trabalho, da qual se constrói uma matriz referencial a ser transportada pedagogi-camente para uma organização modular, adotando-se uma abordagem metodológica baseada em projetos ou resoluções de problemas.

(6)

Neste curso a capacidade que se deseja desenvolver é também a de fazer perguntas relevantes em qualquer situação para en-tendê-las e ser capaz de resolvê-las adequadamente, portanto optou-se por estruturar o currículo integrado através da pro-blematização. Esta concepção pedagógica assume que em um mundo de mudanças rápidas o importante não são conteúdos certos ou errados, nem habilidades ou comportamentos sim-ples ou complexos, mas a capacidade do aluno para detectar problemas reais e buscar soluções originais e criativas. Esta abordagem não separa a transformação individual da trans-formação social possível (Freire, 1970).

O que se pretende trabalhar é o conteúdo do pensamento-linguagem do grupo, referido à realidade de seu trabalho, em nosso caso, o trabalho em avaliação. Toma-se, assim, de Freire (1970) a concepção de educação enquanto processo de comu-nicação, em que a noção do ensinar aprendendo e de produzir conhecimento na resolução de problemas práticos substitui a de transmitir conteúdos e informações. Assim, a problematiza-ção focaliza o “tema gerador”, unidade crítico-dialógica capaz de marcar as fronteiras entre o pensar-limite, a situação-limite e o ato-limite. Para o autor, estes temas são denominados ge-radores porque contêm em si a possibilidade de desdobrar-se em outros temas que por sua vez provocam novas refl exões (hipóteses e soluções) e novas ações (práxis). Portanto, a ques-tão fundamental da problematização é propor aos indivíduos “dimensões geradoras” de sua realidade para discussão e compartilhar com eles a construção do “inédito viável”, isto é, trabalhar a fronteira entre “o ser e o ser mais”.

Estrutura do Curso

O curso se estrutura em três dimensões, a sócio-histórica, a téc-nico-operacional e a da educação permanente e comunicação. Cada uma delas foi detalhada em unidades didático-pedagógi-cas. A cada unidade pedagógica correspondem objetivos, pro-pósitos, assuntos ou conceitos-chave. A relação estabelecida entre objetivos e as seqüências de atividades de cada unidade didático-pedagógica viabiliza a problematização de assuntos ou conceitos-chave ligados a competências e desempenhos definidos na oficina. Apresentam-se, a seguir, as três dimensões do curso com as respectivas unidades pedagógicas e assuntos ou conceitos-chave. As seqüências de atividades são descritas detalhadamente para cada módulo e especifi cam as dinâmicas utilizadas pelos participantes e para o instrutor.

1. Dimensão Sócio-histórica

Unidades Didático-pedagógicas: • Políticas Públicas de Saúde Conceitos-chave:

a) Política de Saúde e Controle de Processos Endêmicos; b) Planejamento;

c) Políticas de Ciência e Tecnologia e Inovações. • Atitude Social em Avaliação

Conceitos-chave:

a) Princípios éticos do julgamento; ética em pesquisa com se-res humanos;

b) Direito à saúde;

c) As diferentes abordagens da avaliação.

2. Dimensão Técnico-operacional

Unidades Didático-pedagógicas: • Modelo Lógico do Programa Conceitos-chave:

a) Fundamentos de epidemiologia;

b) Estratégias de coleta de dados quantitativos e qualitativos; c) Estratégias de análise de dados quantitativos e qualitativos; d) Abordagem qualitativa;

e) Pesquisa bibliográfi ca;

f) Modelo Lógico do Programa: Dimensão estratégica, compo-nentes técnicos e estrutura operacional – insumos, atividades, efeitos;

g) Atividade de desenvolvimento do projeto: Desenvolvendo MLP.

• Modelo Teórico da Avaliação Conceitos-chave:

a) Avaliação, monitoramento e pesquisa avaliativa; b) Conceitos, tipos e usos da avaliação;

c) O papel da avaliação no programa;

d) Modelos teóricos da avaliação em programas;

e) Racionalidade entre intervenção, pergunta avaliativa, mo-delo teórico da avaliação e contexto;

f) Avaliação focada na utilização;

g) Estratégias de coleta de dados quantitativos e qualitativos; h) Estratégias de análise de dados quantitativos e qualitativos; i) Avaliação econômica;

j) Avaliação da qualidade de programas de saúde; k) Avaliação de impacto;

l) Comunicação e atitude social em avaliação;

m) Estrutura lógica do MTA: Dimensão estratégica, componen-tes técnicos e efeitos: produtos, resultados e impacto; n) Atividade de desenvolvimento do projeto: Desenvolvendo MTA.

• Meta-avaliação Conceitos-chave:

a) Atributos de uma avaliação de qualidade; b) Etapas para desenvolver uma meta-avaliação;

c) Padrões de avaliação para cada componente do modelo te-órico de avaliação;

d) Boas práticas em Monitoramento e Avaliação; e) Padrões internacionais em M&A;

f) Atividade de desenvolvimento do projeto: Desenvolvendo MTA.

3. Dimensão Educação Permanente e Comunicação

Unidades Didático-pedagógicas: • Rede sociotécnica

(7)

a) Educação e comunicação; b) Rede sociotécnicas; c) Tecnociência; d) Rede de Trabalho;

e) Modos de difusão de uma avaliação especialistas em ava-liação.

• Comunicação Conceitos-chave: a) Mercado simbólico;

b) Técnicas de negociação e de consensos;

c) Comunicação como uma dimensão estruturante dos pro-cessos sociais;

d) Instrumento de diagnóstico da prática comunicativa e social;

e) Modelo teórico de avaliação; g) Meta-avaliação;

h) Atividade de desenvolvimento do projeto: Desenvolvendo o MTA e divulgando os resultados da avaliação.

O Quadro 3 apresenta as dimensões e as unidades didáti-co-pedagógicas, destacando a transversalidade da dimensão educação permanente e comunicação, que terão seus concei-tos-chave elaborados e desenvolvidos também nas duas ou-tras dimensões.

As seqüências de atividades são séries organizadas e en-cadeadas de situações, que utilizam várias dinâmicas para atingir o objetivo. Cada uma aborda problemas e ativida-des-estímulo para busca sistemática de soluções para esses problemas. Cada seqüência deve compreender o ciclo não interrompido de prática, refl exão, teorização e ação, incluin-do o teste prático de aplicação das soluções previstas. As atividades, unidades operativas da seqüência, combinadas, variam de acordo com o objeto tematizado. Elas podem ser

Quadro 3 – Dimensões e Unidades Didático-pedagógicas.

desde exposições orais, simulações, leitura, observações, en-trevistas, exercícios individuais ou em grupos, mesas redon-das, seminário etc.

Carga horária

O curso está planejado com a duração de 18 meses, prorrogá-vel por mais seis meses, e dividido em duas etapas principais. A primeira, com duração de 480 horas, distribuídas em 12 módulos presenciais, terá terminalidade de titulação de es-pecialista. A segunda, complementar com mais dois módulos, preparo e defesa de dissertação (mais 240 horas), prevê a titu-lação de mestre. Nesta segunda etapa o processo de seleção será específi co e prevê o cumprimento dos cursos obrigatórios do mestrado acadêmico da ENSP.

Número de vagas e duração

Recomendam-se turmas entre 20 e 30 participantes para o curso de especialização, dos quais espera-se que pelo menos 10 prossigam na fase de mestrado. A entrada úni-ca com dupla saída tem a vantagem de permitir o acom-panhamento dos alunos prospectivamente, o que viabiliza uma avaliação mais realista de suas potencialidades para a elaboração de uma dissertação. Como pré-requisito para a segunda fase, isto é, a de mestrado, o aluno deverá defen-der seu projeto, realizar prova de língua estrangeira e prova geral de conhecimentos dos conteúdos da especialização. Desta forma, qualificando os pontos focais de uma rede de avaliadores com intensidade de qualificação e potencialida-de reprodutiva.

A duração do curso obedece à legislação pertinente do País e a responsabilidade de sua execução é da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.

(8)

Avaliação

Critérios de avaliação dos alunos

A avaliação será efetuada, considerando-se:

• Freqüência às aulas (os alunos devem possuir pelo menos 75% de presença);

• Conceitos fi nais dos trabalhos de cursos; • Avaliação de desempenho pelo orientador; • Apresentação do produto fi nal.

O rendimento escolar de cada pós-graduando será expresso em notas e/ou conceitos com a seguinte escala: A (excelente); B (bom); C (regular); I (insufi ciente). Os créditos relativos às disciplinas só serão concedidos ao pós-graduando que lograr, nas mesmas, até o conceito C. Para avaliação do aluno, serão considerados os seguintes critérios:

• Autonomia de pensamento para diagnóstico situacional, a análise e a busca de informação para tomada de decisões, bem como para continuar aprendendo ao longo da vida; • Habilidade de integrar as atividades didáticas com as ques-tões institucionais, possibilitando que a formação gere conhe-cimentos que contribuam para mudanças efetivas nas práticas e nos contextos de trabalho dos participantes;

• Capacidade sistemática e permanente de buscar informa-ções, analisar criticamente e propor práticas inovadoras con-textualizadas nos processos de trabalho;

• Capacidade de refl etir e compartilhar as experiências e os conhecimentos no processo de formação, por meio de traba-lhos práticos, teóricos e em equipe;

• Capacidade de apresentação escrita e oral, bem como a ca-pacidade de negociação em situações de confl ito.

Os créditos da monografi a-projeto só serão concedidos após sua avaliação por banca que incluirá apresentação oral pelo aluno. A banca deverá ser composta conforme recomendação da ENSP para defesa de projeto.

Critérios de avaliação do curso

A avaliação do curso será feita por meio de três abordagens: • Supervisão e acompanhamento contínuos durante o desen-volvimento dos módulos;

• Avaliação do corpo discente; • Avaliação por comitê externo.

A supervisão dos módulos terá caráter presencial e implica-rá pelo menos um seminário por módulo entre supervisores e professores. A avaliação pelo corpo discente enfatizará as ati-vidades de coordenação, as disciplinas do curso e o processo tutorial, considerando-se as seguintes dimensões:

• Aquisição de conhecimentos;

• Estabelecimento de relações entre elementos cognitivos e experimentais;

• Aplicação do conhecimento às práticas de avaliação de pro-gramas de controle de processos endêmicos;

• Generalização de conhecimentos específi cos.

A avaliação também prevê a análise das condições de espaço físico, infra-estrutura, segurança e equipamentos.

O desenvolvimento deste curso, como estratégia de institu-cionalização das atividades de avaliação em programas de controle de processos endêmicos, e sua estruturação através de competências organizadas em módulos e unidades peda-gógicas problematizadoras constituem-se em experiência ori-ginal. Além disto, a proposta ligada à implantação dos sítios, fundamentada no binômio serviço-pesquisa, com cooperação internacional, demanda um processo avaliativo específi co. Neste sentido, propõe-se a criação de um comitê de avaliação, com representação das instituições envolvidas. A este comitê competirá a avaliação da proposta pedagógica, do potencial de reprodutibilidade e do desempenho do curso. A existência deste comitê é importante para contribuir com a análise de uma experiência concreta, para a discussão de pós-graduação, alternativas ao modelo acadêmico hoje hegemônico, isto é, para aquelas hoje denominadas mestrados profi ssionalizantes.

(9)

Referências bibliográfi cas

ARAUJO, RM.L. Desenvolvimento de competências profissionais: as

incoerências de um discurso. Tese de Doutoramento. Belo Horizonte: FAE/

UFMG, 2001.

BORDENAVE, J.E.D. Alguns Fatores Pedagógicos. In: OPAS/OMS. Representação

Brasil. Desenvolvimento gerencial de unidades básicas do Sistema de Saúde. Brasília, p.267-273, 1997

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Parecer 16/99 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, 1999.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual para a Organização da Atenção

Básica. Secretaria de Assistência à Saúde, Brasília, 1999, 40p.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa Nacional de DST/Aids. Relatório

da Ofi cina de Competências, 2003. mimeo.

DAVINI, M.C. Currículo Integrado. In: OPAS/OMS. Representação Brasil.

Desenvolvimento gerencial de unidades básicas do Sistema de Saúde. Brasília, p.285-293, 1997.

FERRETI, C.J. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?

Educ. Soc. v.23, n.81, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1970. HARTZ, Z.M.A. Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática

na análise da implantação de programas. Ed. FIOCRUZ, 2002.

HARTZ, Z.M.A. Institutionalizing the evaluation of health programs and policies in France: cuisine internationale over fast food and sur mesure over readymade. Cad. de Saúde Pública, v.15, n.2, p.229-260, 1999. HARTZ, Z.M.A. Pesquisa em avaliação da atenção básica: a necessária complementação do monitoramento. Divulgação em saúde para debate, v.21, p.29-35, 2000.

PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. São Paulo: Artmed, 1997.

RAMOS, M.N. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educ. Soc., v.23, n.80, p.401-422, 2002. RAMOS, M.N. É possível uma pedagogia das competências contra-hegemôni-cas? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde, v.1, n.1, p.93-114, 2003. SANTOS, E.M.; HARTZ, Z.; NATAL, S. et al. Avaliação dos programas de

controle da malária, dengue, tuberculose e hanseníase na Amazônia Legal: uma proposta de concepção teórica e metodológica comum aos processos endêmicos, 2003. mimeo.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Σε μια χαρακτηριστική έρευνα, οι ερευνητές ζήτησαν από μια ομάδα ατόμων να αξιολογήσουμε μερικούς δημόσιους ομιλητές ως προς την πειστικότητά τους

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

auxiliar na criação de KPI’s. Fonte: Elaborado pela autora com base nos Quadros de 1 a 10 dessa dissertação.. O Quadro 13 apresenta os resultados trabalhados e que possuem

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos