• Nenhum resultado encontrado

Perfil dos idosos praticantes de pilates

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfil dos idosos praticantes de pilates"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

DCVida - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA

ELENISE DAIANE BUDEL CASALINI

PERFIL DOS IDOSOS PRATICANTES DE PILATES

Ijuí 2011

(2)

ELENISE DAIANE BUDEL CASALINI

PERFIL DOS IDOSOS PRATICANTES DE PILATES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Geriatria, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Fisioterapia em Geriatria, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Orientadora: SIMONE EICKHOFF BIGOLIN

Ijuí 2011

(3)

“Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem.”

(4)

Agradecimentos

Agradeço em especial aos meus avós que, mesmo não estando mais presentes, são meu estimulo pelo gosto pela geriatria.

Agradeço aos meus colegas de pós-graduação pelo convívio e pelas trocas de experiências vividas.

Agradeço aos meus amigos e colegas do Pilates Studio Gym pela ajuda e pelas boas risadas.

Agradeço ao meu namorado e a minha família pelo apoio e incentivo de continuar na busca de conhecimentos.

Agradeço ao meu aluno/professor Dinarte Belato pelo empréstimo de material bibliográfico para a confecção deste trabalho.

(5)

RESUMO

A imensa maioria dos idosos relata estar bem de saúde, dentro deste contexto, as praticas preventivas ocupam, então, um lugar de destaque. Os resultados de diversas pesquisas apontam que a pratica regular e sistemática de atividade física revela-se como um dos principais benefícios inerentes à longevidade, contextualizando-a numa dimensão de estratégia tanto profilática como curativa para os distúrbios ou as disfunções associadas ao envelhecimento. O estudo, de caráter descritivo, realizou-se na instituição “Pilates Studio Gym” que realiza atendimentos específicos do método Pilates com aparelhos no município de Ijuí/RS. Esta vivência teve como objetivo observar a dinâmica funcional do serviço, a partir disso traçar o perfil dos idosos praticantes de Pilates. A coleta de dados ocorreu a partir das fichas de inscrições que os praticantes de Pilates preenchem ao iniciarem a pratica do método, totalizaram-se 169 fichas. A análise dos dados foi feita utilizando-se estatística descritiva. Observou-se que a dinâmica funcional do Pilates Studio Gym esta em consonância com o que é preconizado pelos Conselhos Profissionais de Educação Física e Fisioterapia, além de conjugar a proposta original de Pilates com novas técnicas e recursos atualmente disponíveis tirando o máximo proveito das possibilidades terapêuticas desta modalidade. A forma de atuação através de uma proposta multiprofissional no cuidado a saúde dos praticantes, faz com que diferentes objetivos e abordagens profissionais sejam socializados e tenham influência positiva na busca de um envelhecimento saudável. Quanto ao perfil dos praticantes: 22% são idosos. Dentre os idosos a maioria são mulheres 68%, 58% praticam pilates uma vez por semana, a maioria 42,1% começaram a pratica por indicação de outros já praticantes, 76,3% ingressaram com o objetivo de reduzir a dor. Apenas 37% dos idosos contemplam em suas atividades os diferentes componentes da aptidão funcional. A maior concentração de idosos se dá no turno da manhã, 50%, também a maioria é atendida por fisioterapeutas 68%. Vários apresentaram déficit de flexibilidade e incidência de dor. A maioria, 65,8% apresenta uma velhice produtiva. A fim de possibilitar uma melhora significativa na manutenção da independência e autonomia de idosos, bem como dos envelhecentes, faz-se necessário agregar ao treinamento os componentes faltantes da aptidão funcional que não são contemplados na pratica do método Pilates. Essa associação assegura a manutenção da mobilidade e da agilidade, prolongando a independência do idoso e melhorando sua qualidade de vida.

(6)

LISTA DE FIGURAS

Figura 01. Relação dos praticantes de pilates no Pilates Studio Gym no mês de maio de 2011...18 Figura 02. Relação de praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por faixas etárias...18 Figura 03. Relação de praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por gênero...19 Figura 04. Relação de idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por gênero...19 Figura 05. Pirâmide etária dos alunos do Pilates Studio Gym no mês de maio/2011...20 Figura 06. Distribuição dos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym conforme frequência semanal...21 Figura 07. Relação da associação da pratica de pilates com outras modalidades por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym...22 Figura 08. Relação do início da pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym...23 Figura 09. Relação do motivo de início da pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym...24 Figura 10. Relação do objetivo relatado para a pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym...24 Figura 11. Relação de idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym distribuídos por turnos...25 Figura 12. Relação de idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados conforme orientação por profissional...26

(7)

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...7 1. METODOLOGIA...9 2. RESULTADOS E DISCUSSÃO...10 2.1 Dinâmica Funcional...10 2.2 Perfil do idoso...17 3. CONSIDERAÇÕES...30 CONCLUSÃO...31 REFERÊNCIAS...33

(8)

INTRODUÇÃO

A população mundial está envelhecendo1. Até 2025, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos2. Considerando que o segmento etário acima dos 60 anos é que está em maior expansão, questões biológicas, psicológicas e sociais sobre a velhice passam a ser foco de mais estudos e pesquisas3.

Torna-se um consenso então, de que este aumento do número de anos de vida, no entanto, precisa ser acompanhado pela melhoria ou manutenção da saúde e qualidade de vida2. Diante de tais fatos surgem políticas públicas e sociais no Brasil especificas para o segmento idoso como a Política Nacional do Idoso4,5, o Estatuto do Idoso6, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa7 e o Caderno de Atenção Básica sobre Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa8, além destas foi produzido um documento pela OMS, intitulado “Envelhecimento saudável – Uma Política de Saúde”2

. Essas publicações dissertam sobre princípios e diretrizes de atenção a saúde da pessoa idosa, apresentam o envelhecimento como um processo natural, heterogêneo e irreversível, porem afirmam que certas alterações decorrentes do processo de senescência podem ter seus efeitos minimizados pela adoção de um estilo de vida mais ativo. Reiteram que a manutenção da capacidade funcional, da autonomia e da independência na velhice fazem parte do conceito de saúde e qualidade de vida para idosos e não apenas presença ou ausência de doença orgânica.

A geriatria baseia-se no reconhecimento de que o processo de envelhecimento faz com que o corpo responda de maneira diferente à lesão, à doença e ao tratamento clinico9. Para o desenvolvimento de intervenções efetivas de reabilitação para essa população em especial é necessário o entendimento do que ocorre com os diversos sistemas corporais durante o processo normal de envelhecimento e distingui-los de um processo patológico10.

(9)

A imensa maioria dos idosos relata estar bem de saúde11, dentro deste contexto, as praticas preventivas ocupam, então, um lugar de destaque10. Os resultados de diversas pesquisas apontam que a pratica regular e sistemática de atividade física revela-se como um dos principais benefícios inerentes à longevidade, contextualizando-a numa dimensão de estratégia tanto profilática como curativa para os distúrbios ou as disfunções associadas ao envelhecimento12.

Os exercícios, sempre dentro de uma programação, poderão ser desenvolvidos através de varias técnicas cinesioterápicas ou de diferentes formas de atividades físicas. A indicação de uma ou de outra modalidade se prende às condições físicas do próprio indivíduo e do seu grau de resistência à fadiga10.

O método Pilates, desenvolvido por Joseph Pilates, tem ganhado cada vez mais adeptos, pois é uma técnica dinâmica que visa trabalhar força, alongamento e flexibilidade, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo e tendo o abdômen como centro de força, o qual é trabalhado constantemente em todos os exercícios da técnica, realizados com poucas repetições. A técnica apresenta muitas variações de exercícios e benefícios que ajudariam a prevenir e proporcionar um alívio de dores crônicas. Pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia ou cirurgia músculoesquelética onde a reabilitação é necessária, e também por esportistas que visam melhorar sua performance13.

Nesse contexto é que este estudo teve como objetivo observar a dinâmica funcional da instituição “Pilates Studio Gym” no município de Ijuí/RS e a partir disso descrever o perfil dos idosos praticantes do método pilates.

(10)

1. METODOLOGIA

O estudo, de caráter descritivo, realizou-se na instituição “Pilates Studio Gym” (localizado na Rua do Comércio, 344, sala 03 – Galeria Pochmann) que realiza atendimentos específicos do método Pilates com aparelhos no município de Ijuí/RS. Esta vivência teve como objetivo observar a dinâmica funcional do serviço, a partir disso traçar o perfil dos idosos praticantes de Pilates.

Para a composição da amostra foram considerados todos os alunos que praticaram pilates no “Pilates Studio Gym” no mês de maio do ano de 2011, este mês foi escolhido aleatoriamente. O período foi delimitado em virtude de que o fluxo de alunos é variável de mês a mês.

Foram considerados idosos, os alunos com data de nascimento do ano de 1951 ou anterior. Os alunos que são provenientes de outras cidades e/ou realizam apenas a Plataforma Vibratória foram excluídos do estudo.

Antes da realização da vivência foi enviado um oficio de apresentação pela coordenação do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Geriatria ao responsável pela instituição.

A coleta de dados ocorreu a partir das fichas de inscrições que os praticantes de Pilates preenchem ao iniciarem a pratica do método. A análise dos dados foi feita utilizando-se estatística descritiva.

(11)

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

2.1. Dinâmica funcional

Para uma melhor análise da dinâmica funcional de um estúdio de Pilates faz-se necessário uma visão teórica prévia sobre este método para instrumentalizar o raciocínio critico.

O método Pilates foi idealizado pelo alemão Joseph H. Pilates (1880-1967) durante a Primeira Guerra Mundial14, quando aplicou seu conhecimento para reabilitar os lesionados da guerra15. Joseph criou uma série de exercícios baseados nos movimentos progressivos que o corpo é capaz de executar. Utilizava as molas das camas de hospital para oferecer resistência na realização dos movimentos, assim desenvolveu um sistema que inspirou a criação de seus equipamentos e seu método13, inicialmente denominado de “Contrologia”.

Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo16.

Os seis princípios do método Pilates são: concentração, controle, precisão, centro de força (power house), respiração e movimento harmônico (movimento fluido/fluxo)17,18.

Este centro de força é composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais lombares, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo. Então, durante os exercícios a expiração é associada à contração do diafragma, do transverso abdominal, do multífido e dos músculos do assoalho pélvico19.

Os exercícios que compõem o método envolvem contrações isotônicas (concêntricas e excêntricas) e, principalmente, isométricas, com ênfase no que Joseph denominou power house (ou centro de força)19. Normalmente todos os exercícios da técnica são realizados com poucas repetições15, sendo que os

(12)

exercícios são adaptados às condições do paciente, e o aumento da dificuldade respeita as características e habilidades individuais15,19.

Os aparelhos são dotados de um mecanismo de molas e roldanas que colocam uma maior resistência ou facilitam a execução de movimentos e simulam situações rotineiras da atividade física15. Os aparelhos possuem duas características chaves que possibilitam o desenvolvimento de uma infinita variedade de exercícios, que são: opções de altura e de localização para o posicionamento das molas e utilização de molas com diferentes coeficientes de deformação, classificadas pelas suas cores, conforme o nível de resistência oferecida por elas14, podendo então, ofertar diferentes graus de dificuldade e alcançar a posição de máximo esforço e eficiência muscular para determinado exercício15.

Visando o movimento consciente sem fadiga nem dor, a técnica é uma ferramenta terapêutica eficaz no acréscimo de flexibilidade20, força16, na melhora do condicionamento físico19, aprimoramento do desempenho motor e funcional17, definição e consciência corporal, melhora da postura21 e equilíbrio15. É também utilizado para estimular a circulação sanguínea, promover reeducação neuromuscular e estabilização do complexo lombo-pelve-quadril14. Tais benefícios ajudariam a prevenir lesões e proporcionar um alívio de dores crônicas15,18.

A técnica de Pilates apresenta muitas variações de exercícios, pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física entre diversas faixas etárias. Pode ser realizado por indivíduos que apresentam alguma patologia ou cirurgia músculo-esquelética onde a reabilitação é necessária, e também por esportistas que visam melhorar sua performance15.

Apesar, das visíveis vantagens, ainda reina certo tabu quanto ao rumo que a prática seguiu desde a morte de seu criador, Joseph Pilates. Hoje, podemos destacar pelo menos duas grandes vertentes: o pilates original (autêntico) e o pilates evoluído (clínico, modificado ou contemporâneo). A diferença parece simples: uma segue exata e fielmente os preceitos de Pilates, enquanto o outro incorpora experiências vividas por outros mestres, resultando em variações de movimentos e inclusão de acessórios22.

O pilates original enfatiza muito o condicionamento físico, toma os exercícios em uma dosagem vigorosa, utiliza a pelve em retroversão com tendência à

(13)

retificação lombar, posiciona a cabeça/cervical em flexão, solicita o “bracing” que seria uma contração máxima do power house e realiza os movimentos em grande amplitude23.

No pilates evoluído a seleção do movimento sempre tem um raciocínio clínico, trabalha com a pelve em posição neutra, mantendo as curvaturas fisiológicas da coluna tanto lombar quanto cervical, solicita uma moderada contração do power

house, a dosagem é baseada na qualidade do movimento e na fadiga e busca-se

primeiro o controle complexo lombo-pelvico-quadril para posteriormente aumentar a amplitude de movimento. É baseado em pesquisas da estabilização segmentar da coluna, inicia com a reabilitação da dor e progride para prevenção de condições patológicas futuras23.

Atualmente é grande a discussão acerca de qual profissional estaria habilitado para atuar com esta modalidade, considera-se pertinente a citação das leis que regulamentam a pratica do Pilates tanto por Educadores Físicos quanto por Fisioterapeutas:

Resolução CONFEF nº 201/2010

Dispõe sobre o Pilates como modalidade e método de ginástica e dá outras providências.

Art. 1° - Ratificar o Pilates como modalidade e método de ginástica que, como tal, deverá ser orientado e dinamizado por Profissionais de Educação Física.

Art 2º - A prática do Pilates aplica-se à busca pelo aperfeiçoamento do condicionamento físico geral, da estabilização postural e da melhoria do desempenho nas atividades físico-desportivas e nas atividades típicas da vida diária, expressas pelo aprimoramento da força muscular, da mobilidade articular, do equilíbrio e harmonia de forças das cadeias musculares do aparelho locomotor, da coordenação motora e do equilíbrio e postura corporal.

Art. 3º - É prerrogativa dos Profissionais de Educação Física, avaliar, planejar, prescrever, ensinar, aplicar, orientar, controlar, supervisionar, coordenar e dirigir atividades individuais ou coletivas de Pilates, em sua forma original ou em qualquer outra forma derivada, objetivando promover, otimizar, aperfeiçoar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, bem como, o condicionamento e o desempenho físico-corporal orientado para o bem estar, estilo de vida ativo e promoção da saúde.

(14)

Art. 4º – Caberá à pessoa jurídica prestadora de serviços na área de atividades físicas, desporto e similares que oferecer o Pilates em seu elenco de serviços, garantir que sua prática seja orientada e dinamizada por Profissionais de Educação Física24.

RESOLUÇÃO n°. 386/2011

Dispõe sobre a utilização do método Pilates pelo fisioterapeuta e dá outras providências.

Artigo 1° - Compete ao Fisioterapeuta, para o exercício do método Pilates, prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e/ou mecanoterapêuticos, devendo observar:

a) Que o método Pilates é um recurso cinesioterapêutico e mecanoterapêutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional;

b) Que o objetivo da utilização do método Pilates, é a estabilização postural, melhoria da força muscular para desempenho das atividades de vida diária, mobilidade articular, equilíbrio corporal e harmonia das cadeias musculares, entre outras com vistas à melhora da condição de saúde e qualidade de vida de seus clientes/pacientes.

c) Que a avaliação dos seus clientes/pacientes ocorrerá para eleger o melhor recurso do método Pilates e propedêutica apropriada, tais como: tempo, intensidade e freqüência do tratamento individualizado ou em grupo, de forma que garanta a qualidade da assistência fisioterapêutica.

d) Que a avaliação, prescrição e a evolução da intervenção fisioterapêutica constarão em prontuário, cuja responsabilidade deverá ser assumida pelo Fisioterapeuta, inclusive quanto ao sigilo profissional, bem como a observância dos princípios éticos, bioéticos, técnicos e científicos.

Artigo 2° Para os efeitos éticos e legais desta Resolução, o método Pilates sempre que indicado e administrado por profissional fisioterapeuta estará vinculado ao controle ético e fiscalizatório do Sistema COFFITO/CREFITOs, sendo, portanto,

(15)

necessário o registro, por parte do profissional fisioterapeuta, do seu consultório ou empresas no CREFITO de sua circunscrição25.

Analisada a teoria busca-se uma consonância com a pratica:

Contabilizam-se no município de Ijuí/RS quatro estabelecimentos que realizam atendimentos através do método Pilates com aparelhos. A instituição analisada é a pioneira do método na cidade, atua desde fevereiro de 2006, já possui então cinco anos de atividades exclusivas com Pilates. O estúdio iniciou suas atividades com um Educador Físico e um conjunto de cinco aparelhos do método, com a crescente demanda e procura pela pratica foram adquiridos mais quatro aparelhos, bem como mais três Fisioterapeutas passaram a compor a equipe.

A equipe que atua no Pilates Studio Gym é composta por quatro profissionais com formação superior, um educador físico e três fisioterapeutas, todos com formação especifica para atuar com o pilates contemporâneo.

O “Pilates Studio Gym” atualmente está alocado no 1° andar do prédio de alvenaria da Galeria Pochmann, ocupando uma área total de 210m². Para ter acesso a Galeria existem três lances de escada, mais 15 degraus para acessar o estúdio. O ambiente é de piso tipo paviflex sendo que uma área de 112m² é recoberta por tatames de encaixe em EVA (borracha não-tóxica de etil, vinil e acetato) com espessura de 10 mm. A estrutura conta ainda com uma sala para a Plataforma Vibratória, uma sala de administração, despensa, banheiro, vestiário, sala de espera e recepção. Os ambientes são climatizados e com boa iluminação. A parte frontal contem vidraças com vistas para a Rua do Comércio. Distante em torno de 50m da Galeria existem três estacionamentos preferenciais para idosos. Em uma quadra próxima a instituição esta localizada uma academia ao ar livre com equipamentos implantados pela prefeitura municipal.

Em termos de equipamentos específicos para pilates, o estúdio possui 2

Reformer, 2 Cadillac, 2 Lader Barrel, 2 Combo Chair, 1 Barras para Whall Unit, todos

com seus acessórios (caixas), molas e alças específicos, além de 3 tatames em EVA de 30mm para exercícios de pilates solo. Os equipamentos são do ISP – Instituto São Paulo. Possui também bolas suíça de diversos diâmetros, bosu®, faixas elásticas, meia-lua, circulo mágico, disco de propriocepção e bolas para relaxamento.

(16)

A instituição presta serviços de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã o horário de atendimento é das 8:00 horas às 12:00 horas e pela tarde das 14:00 horas às 20:00 horas. Os atendimentos são realizados conforme a disponibilidade de horários dos profissionais.

O Pilates Studio Gym realiza uma primeira aula experimental. Nesta primeira aula é preenchido um cadastro do aluno, com informações pessoais (nome, data de nascimento, endereço de residência, e-mail, telefone para contato, ocupação e quem lhe indicou para a pratica do método pilates). Após fornecer estes dados os alunos são questionados sobre qual seria seu objetivo com a pratica do método, se realiza alguma outra atividade física e qual seria, caso haja, sua queixa principal e historia da doença. Os alunos são orientados a trazerem os resultados de exames complementares para esta primeira aula. Em caso de dor, esta é mensurada a partir da escala visual numérica, graduada de zero a dez, onde zero representa a ausência de dor e dez a pior dor imaginável. Toma-se nota também das medicações utilizadas e dos profissionais de medicina que acompanham o tratamento.

Depois de preenchido todos os dados os iniciantes recebem informações acerca do funcionamento do Pilates Studio Gym e de quais são os princípios, objetivos e resultados proporcionados pela pratica de pilates. Em seguida, é realizada uma analise postural e mensura-se a flexibilidade através do teste de distância dedo-solo, o aluno é então orientado sobre a respiração, o posicionamento das cinturas escapular e pélvica e a contração voluntária do “centro”. O aluno, estando ciente disto, começa a pratica de alguns exercícios com a orientação de um dos profissionais do Pilates Studio Gym. Para a execução dos exercícios os alunos recebem informações básicas sobre o funcionamento dos aparelhos e o modo como as molas podem oferecer auxilio ou resistência durante a realização dos movimentos, conforme a necessidade. A correta posição para execução do exercício é anteriormente demonstrada pelo profissional que conduz a avaliação, bem como é constantemente monitorada com a finalidade de eliminar ajustes compensatórios.

Os profissionais normalmente recomendam a pratica do método em torno de duas vezes semanais, porem a freqüência das aulas fica a critério do aluno. Em caso de falta às aulas, estas podem ser recuperadas. Cada profissional atende no máximo dois alunos por aula, sendo que cada sessão tem duração de uma hora.

(17)

Neste sentido, a capacidade de atendimento do estúdio é de oito alunos por hora, assim, em um mesmo horário realizam a aula alunos de diferentes idades e gêneros.

O Pilates Studio Gym realiza somente atendimentos particulares e individualizados em virtude de oferecer uma melhor qualidade de assistência aos alunos. Ocorre, às vezes de alguns médicos e fisioterapeutas recomendarem aos seus clientes a pratica do pilates no Pilates Studio Gym; bem como, quando observada a necessidade os praticantes de pilates são orientados por seus instrutores para uma consulta médica ou atendimento fisioterapêutico especializado. Ressaltando que os fisioterapeutas que atuam no Pilates Studio Gym utilizam-se apenas de recursos cinesioterapêuticos e mecanoterapêuticos ao invés de eletrotermofototerapêuticos como outros profissionais da mesma área.

Os profissionais que atuam no Pilates Studio Gym utilizam-se dos princípios e dos aparelhos específicos do método Pilates como forma de prevenção e recuperação de desvios físico-funcionais bem como para promoção de saúde e melhora de qualidade de vida aos seus praticantes. Como este método é utilizado no tratamento de diversas disfunções, tornam-se imprescindível que se conheçam suas aplicações, contra-indicações, forma de utilização, funcionamento dos aparelhos, além de outras características; oferecendo ao paciente a técnica de forma adequada à alteração apresentada.

(18)

2.2. Perfil do idoso

As baixas taxas de fecundidade associadas às melhores condições de saúde de uma população caracterizam o processo de envelhecimento populacional (transição demográfica)26, associado a isso ocorre um processo de transição epidemiológica o que significa que o perfil de doenças da população muda de modo radical, então necessita-se aprender a controlar as doenças do idoso. As perspectivas futuras são de uma população quase estável, porém mais idosa e com uma taxa de crescimento baixíssima ou talvez até negativa27.

Este índice já pode ser observado no Brasil, conforme dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pela sinopse do censo demográfico de 2010, a taxa de crescimento populacional brasileiro do ano de 2000 para 2010 é de 1,17%. Dividindo-se o Brasil em regiões, a região sul é a que apresenta a menor taxa: 0,87% e dentre os três estados que compõe essa região, o Rio Grande do Sul é o detentor da menor taxa de crescimento populacional sendo de 0,49%28. Não obstante a isso, o município de Ijuí apresentou uma taxa de crescimento populacional menor ainda 0,05%29, dados que justificam uma análise do perfil dos idosos visando elucidar as demandas advindas desta faixa etária.

A partir da análise das fichas cadastrais e considerando os critérios adotados para a inclusão do sujeito no estudo obteve-se um total de 169 alunos ativos no período considerado. O Pilates Studio Gym atende pessoas de diversas idades, o cliente mais jovem possui 14 anos e o mais velho possui 83 anos. A média de idade dos alunos é de 42,48±15,4 anos, sendo a média de idade das mulheres de 44,57±14,9 anos um pouco mais baixa que a dos homens de 52,8±16,0 anos.

Embora existam definições comumente usadas para o termo velhice, não há um acordo geral sobre a idade em que uma pessoa fica velha. Segundo a OMS a definição de pessoa idosa é distinta conforme o país de origem dos idosos, os países mais desenvolvidos do mundo aceitaram a idade cronológica de 65 anos como uma definição de pessoa idosa, porem em paises em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, o limite utilizado é de 60 anos30.

Os idosos, considerados então, a partir dos 60 anos, consistem em 38 pessoas, correspondem a 22% das pessoas atendidas conforme visto na figura 01.

(19)

O homem mais velho tem 82 anos e a mulher 83 anos. A média de idade dos idosos é de 66,92±5,8 anos, sendo que dos homens a idade média é de 68,42±6,4 e das mulheres é de 66,23±5,5 anos. A figura 02 representa a relação dos praticantes de Pilates classificados por faixas etárias, estas faixas são as mesmas delimitadas pelo IBGE na apresentação de dados em pirâmides populacionais.

Relação de praticantes de pilates no Pilates Studio Gym no mês de maio de 2011

78% 22%

Jovem/Adulto Idoso

Figura 01. Relação dos praticantes de pilates no Pilates Studio Gym no mês de maio de 2011. Conforme as ultimas estatisticas da OMS – Organização Mundial de Saúde, em 2009, a expectativa global de vida ao nascer é de 68 anos, no Brasil a estimativa de vida é de 70 anos para os homens e 77 anos para as mulheres31. O IBGE – Institudo Brasileiro de Geografia e Estatistica atraves dos calculos de projeção populacional estima que em 2050 a expectativa de vida ao nascer dos brasileiros seja de 78,16 anos e das brasileiras de 84,54 anos32. Segundo nosso estudo,13 pessoas já superam as estimativas de vida da OMS de 2009.

Relação de praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por faixas etárias

0 5 10 15 20 25 10 a 14 15 a 19 20 a 24 25 a 29 30 a 34 35 a 39 40 a 44 45 a 49 50 a 54 55 a 59 60 a 64 65 a 69 70 a 74 75 a 79 80 a 84

Faixa etária - anos

N ú m e ro d e a lu n o s

Figura 02. Relação de praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por faixas etárias.

(20)

Na figura 03 pode ser visualizado que dentre o total de alunos que praticam pilates no Pilates Studio Gym no mês de maio, 81% são mulheres. Se considerarmos apenas os idosos diminui a diferença na distribuição por gênero, teremos então 68% dos praticantes do gênero feminino, conforme está representado na figura 04.

Relação de praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por gênero

19%

81%

Homens Mulheres

Figura 03. Relação de praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por gênero.

Relação de idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por gênero

32%

68%

Homens idosos Mulheres idosas

Figura 04. Relação de idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados por gênero.

Em um estudo realizado por Carvalho e Madruga (2011), com 989 pessoas de 50 a 79 anos, em Campinas/SP, também apresentou resultados similares com este de que a adesão de mulheres a pratica de atividades físicas é maior que de homens. Em atividades realizadas sob supervisão de um profissional a adesão das mulheres era de 88,7%. O estudo ainda apresentou algumas justificativas para o fato como: os homens sentem prazer na pratica de atividades físicas, mas não necessariamente

(21)

em ambientes fechados, ou dividindo o espaço com as mulheres. Outra justificativa apontada pelos homens foi a falta de incentivo. As mulheres, ao contrário, sentem-se motivadas, planejam sua participação e aguardam os encontros para as atividades com muita expectativa, provavelmente, a maior participação das mulheres em grupos de convivência tem a ver com a possibilidade de uma maior vivência social em espaços que dispõem de ambientes fechados, mais controlados e seguros. De certa forma, estes parecem conferir maior proteção, se comparados aos espaços urbanos abertos. Além disso, nesses espaços, existe a possibilidade de troca de experiências com profissionais que lhe oferecem novas alternativas de vivência do envelhecimento fora do ambiente do lar. Porém, outro dado importante foi a constatação de que os homens, em qualquer faixa etária, se mostraram mais ativos fisicamente em relação às mulheres33.

Analisando a sinopse do Censo Demográfico de 2010 e considerando a população residente em Ijuí na faixa etária de 60 a 84 anos, os homens representam 43,7% desta população e as mulheres 56,3%34, comparativamente pode-se dizer que 0,43% das mulheres residentes em Ijuí na faixa etária de 60 a 84 anos fazem pilates no Pilates Studio Gym, nos homens esse índice é de 0,26% de participação.

Buscando uma melhor visualização dos dados, agruparam-se os números referentes aos praticantes de pilates, segundo idade e gênero, em um gráfico em modelo de pirâmide etária:

(22)

Analisando a freqüência de participação percebe-se que a grande maioria realiza o Pilates apenas uma vez por semana (66,3%), entre os idosos esse índice é de 58% e entre os adultos/jovens é de 68,7%. A minoria pratica o Pilates duas vezes na semana (33,7%). Relacionado com a idade com o gênero, a maioria das mulheres jovens pratica uma vez semanal enquanto que a maioria das idosas pratica duas vezes por semana. Esta distribuição pode ser vista na figura 06.

Distribuição dos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym conforme frequência semanal

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Total Adultos Idosos

Homem 1x Mulher 1x Homem 2x Mulher 2x

Figura 06. Distribuição dos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym conforme frequência semanal.

O Pilates, como atividade física, atua promovendo o reforço do centro de força e melhora na força, resistência, flexibilidade, estabilidade postural e desempenho motor. O fortalecimento e o ganho de flexibilidade dos músculos do centro do corpo garantem a estabilização corporal durante atividades estáticas e dinâmicas, além de favorecer o equilíbrio do praticante. A prática do método por senhoras saudáveis, tal como avaliada no estudo de Rodrigues et al (2010), propiciou melhora significativa em seu desempenho funcional17.

Conforme o Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia sobre a atividade física e saúde no idoso para o treinamento da força e da endurance musculares, propõe-se a realização da atividade de duas a três vezes por semana, utilizando uma intensidade equivalente a aproximadamente 60% de uma repetição máxima. Exercícios de alongamento devem ser realizados sem movimentos balísticos, com movimentos graduais até o ponto de ligeiro desconforto, e devem acompanhar as

(23)

sessões de exercícios aeróbicos e de força. É necessário maior cuidado na execução dos movimentos, para minimizar o risco de lesões35.

Salienta-se que a maioria dos idosos realiza a atividade apenas uma vez por semana, sendo que apenas 42% dos idosos encontram-se no nível mínimo recomendado de freqüência da pratica de atividades físicas visando treinamento de força.

Relacionado com a pratica de atividades físicas extras, 42% relatam ter outra atividade em associação ao pilates (25% hidroginástica, 12,5% musculação e 64,5% caminhadas), porem 58% realizam apenas o pilates (figura 07).

Relação da associação da pratica de pilates com outras modalidades por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio

Gym

11% 5%

26% 58%

Pilates + Hidroginástica Pilates + Musculação Pilates + Caminhadas Pilates

Figura 07. Relação da associação da pratica de pilates com outras modalidades por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym.

Quando se considera a prescrição de exercícios para indivíduos idosos, deve-se contemplar - a exemplo de outras faixas etárias - os diferentes componentes da aptidão física: condicionamento cardiorrespiratório, endurance e força musculares, composição corporal e flexibilidade. Essa abordagem assegura a manutenção da mobilidade e da agilidade, prolongando a independência do idoso e melhorando sua qualidade de vida35.

Neste sentido, apenas os idosos que praticam o pilates em associação a hidroginástica e as caminhadas (37%) estariam contemplando os diferentes componentes da aptidão física, os outros estariam exercitando apenas os componentes de força e flexibilidade.

Em relação ao inicio da pratica de pilates pelos idosos podemos destacar que 10,5% realizam a mais de 3 anos, 31,6% a mais de 2 anos, 23,7% a mais de um ano e 34,21% a menos de um ano. O período de menos de um ano compreende aos

(24)

meses de janeiro a maio de 2011, isso significa dizer que somente este ano teve-se o acréscimo de 13 novos idosos na pratica do Pilates, ou seja, 52% de crescimento. Estes dados podem ser visualizados na figura 08.

Relação do inicio da pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym

33%

24% 32%

11%

- 1 ano + 1 ano + 2 anos + 4 anos

Figura 08. Relação do início da pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym

Atualmente, a população busca muitas formas para a melhora da qualidade de vida. Cada indivíduo apresenta suas preferências e procura atividades que trabalhem o corpo de uma forma global e interessante. Nota-se um grande aumento no número de técnicas disponíveis para esses objetivos e entre elas está o Pilates. Na realidade, apesar de o método Pilates só começar a ser difundido entre os brasileiros durante a década de 90, foi em 1923, que o alemão Joseph Pilates levou-o para levou-os Estadlevou-os Unidlevou-os. O métlevou-odlevou-o Pilates já é usadlevou-o plevou-or milhares de pesslevou-oas nlevou-o Brasil e em outros países13.

Ao observar-se nas fichas de avaliações dos idosos o item que questiona o participante em quem o indicou para o pilates, 31,6% veio por indicação médica ou fisioterapêutica, 42,1% começaram a pratica por indicação de outros já adeptos ao método e 26,3% por vontade própria/ para conhecer (figura 09).

O objetivo principal de 76,3% dos idosos que ingressam no pilates é a diminuição da dor, em 23,7% o objetivo é a pratica de uma atividade física (figura 10).

Gomes e Zaza (2009) sugeriram em seu estudo que os motivos considerados muito importantes para as idosas estarem praticando atividade física envolvem a melhora ou manutenção do estado de saúde e profilaxia de doenças, indicando que os motivos relativos à saúde representam um fator imprescindível para a adesão a um programa de atividade física. Motivos relacionados com a dimensão social,

(25)

referentes ao contato social, aprendizagem de novas atividades e aumento da auto-estima também representam aspectos de similar importância para a adesão de mulheres idosas a um programa de atividade física. Outro aspecto importante neste contexto diz respeito às necessidades e individualidades com o avanço da idade. Ao analisar estudos sobre adesão a prática de atividade física na população mais jovem é possível verificar que o principal motivo está relacionado aos padrões estéticos vigentes na atualidade36.

Relação do motivo de inicio da pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym

32%

42% 26%

Recomendação médica/ fisioterapeutica Indicação amigos/ familia Vontade própria

Figura 09. Relação do motivo de início da pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym

Relação do objetivo relatado para a pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym

76% 24%

Diminuir dor Atividade Física

Figura 10. Relação do objetivo relatado para a pratica de pilates por idosos em situação ativa no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym

Ao observar-se a distribuição dos idosos por turnos do dia ocorre uma maior concentração na parte da manhã com 50% dos praticantes, 39% na parte da tarde e 11% na parte da noite (considerando o turno da noite os atendimentos realizados após as 18:00 horas), conforme observado na figura 11. A escolha do turno

(26)

normalmente está relacionada com as outras atividades funcionais desempenhadas pelos idosos.

Relação de idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym distribuídos por turnos

50% 39%

11%

Manhã Tarde Noite

Figura 11. Relação de idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym distribuídos por turnos.

Conforme auto relatado pelos idosos 65,8% continuam no mercado de trabalho, apenas 34,2% já esta afastado ou é do lar. Salienta-se que alguns idosos apesar de aposentados continuam trabalhando, os outros mesmo não apresentando um emprego formal realizam atividades de cunho religioso e/ou assistencial; caracterizando uma velhice produtiva.

Velhice produtiva é outra expressão corrente na literatura gerontológica com referencia à possibilidade de envelhecer bem. Tal como acontece com a expressão velhice bem-sucedida, seu aparecimento decorreu do aumento da sensibilidade para as questões da velhice disparada pelo processo de envelhecimento populacional. Ambos os conceitos podem ser considerados como reação à associação entre velhice, inatividade, afastamento e improdutividade37.

O conceito de velhice produtiva engloba significados associados a várias áreas da atividade humana. Excede os limites da atividade economicamente produtiva e do trabalho e vai além dos conceitos anunciados pela teoria da atividade. Abrange as várias possibilidades de exercício de papeis e funções pelo idoso numa época em que mais e mais pessoas em todo o mundo podem envelhecer bem. Excede a concepção tradicional de doença e afastamento social associado à velhice. Reconhecem-se como manifestações de produtividade na velhice:

1. O exercício de trabalho não-remunerado, mas economicamente valioso, como cuidar dos netos, de outros idosos e da casa, ou desenvolver trabalhos voluntários na comunidade.

(27)

2. O envolvimento em atividades de lazer, por definição não-utilitárias em termos sociais, mas produtivas para a própria pessoa.

3. As contribuições para a economia, no sentido em que o aumento da população idosa e a melhoria do seu padrão de vida provocam a criação de novos nichos de consumo, por exemplo nas áreas do turismo, da cosmética, da cirurgia estética, da moda, da alimentação e da prestação de serviços a idosos.

4. As contribuições para a melhoria da saúde, da capacidade funcional e da satisfação dos idosos.

5. O exercício de trabalho remunerado37.

A partir dos dados coletados nas fichas de inscrição dos alunos idosos podemos classificá-los em dois grupos: um grupo que é orientado por fisioterapeutas (68%) e um grupo que recebe orientações de um educador físico (32%) visualizam-se na figura 12.

Relação de alunos idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados conforme orientação por

profissional

68% 32%

Fisioterapeutas Educador Físico

Figura 12. Relação de idosos praticantes de pilates no mês de maio de 2011 no Pilates Studio Gym classificados conforme orientação por profissional.

A oferta de pilates como modalidade terapêutica pelas diferentes profissões24,25 já foi visto anteriormente. Cabe ressaltar que o declínio das capacidades físicas e as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento geram perdas da capacidade funcional, contribuindo para a dependência física do idoso. A prescrição de exercícios deve ser direcionada as alterações provocadas pelo envelhecimento. A identificação do nível de dependência funcional para o idoso proporciona prescrições de exercícios direcionados as suas reais necessidades, com menos riscos e com uma maior efetividade do programa38.

(28)

Os princípios gerais são os mesmos para pessoas de todas as idades e capacidades funcionais, independentemente da existência de fatores de risco ou doenças. E fundamentam-se na modalidade(s) apropriada, intensidade, duração, freqüência e progressão da atividade física, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, retardar as alterações fisiológicas, melhorar a capacidade motora e proporcionar benefícios sociais, psicológicos e físicos38.

Sobre a flexibilidade: nos praticantes que iniciaram em 2008 nas fichas de inscrição não era mesurada a flexibilidade, e em algumas pessoas, após esse período não foi mensurado em função de quadro álgico e/ou fixação lombar. Dentre os 31 alunos idosos mensurados, 4 conseguiram encostar no chão, o restante teve em média 15,3±12,5 cm faltando para aproximar-se do solo.

No sistema musculoesquelético, a perda de força muscular se inicia a partir de 25 a 30 anos de idade e ocorre devido a vários fatores; em paralelo, ocorre a diminuição da flexibilidade em todas as articulações. A perda da flexibilidade e da força muscular em idosos afeta o equilíbrio, a postura e o desempenho funcional; aumenta o risco de quedas e problemas respiratórios; diminui a velocidade da marcha e dificulta atividades da rotina diária39.

Consequentemente, a manutenção ou ganho de flexibilidade e força muscular é uma meta importante no controle da saúde de idosos. Programas de treinamento físico podem diminuir os efeitos do ciclo imobilidade - quedas/dor/medo – imobilidade. É consenso que a musculatura deve ser fortalecida de maneira harmônica a partir da mobilidade articular otimizada, e, ainda que, para prevenir disfunções em idosos, o mais sensato é um programa de exercícios de baixa a média intensidade, baixo impacto e de longa duração39.

Das 11 pessoas que responderam a escala numérica de dor, a média da nota foi de 5,8±2,35 para a intensidade da dor.

Dor em indivíduos idosos é um sério problema de saúde pública, que necessita ser diagnosticado, mensurado, avaliado e devidamente tratado pelos profissionais de saúde, minimizando a morbidade e melhorando a qualidade de vida. Requer estratégia para avaliação precisa e tratamento adequado, porém, instrumentos de avaliação e mensuração raramente são usados para monitorar tal experiência. Embora todos os instrumentos apresentem limitações nas populações em que são

(29)

validados e refinados é imperativo o uso deles para o controle adequado da dor. A Escala Numérica mostrou-se fidedigna quando utilizada para mensuração da intensidade de dor entre idosos. A dor está entre os principais fatores que podem impactar negativamente a qualidade de vida do indivíduo idoso, pois limita suas atividades, aumenta a agitação, o risco para estresse e o isolamento social. A mensuração precisa dessa experiência pode contribuir para que esse impacto seja minimizado, evitando sofrimento desnecessário40.

Na avaliação postural como é bastante abrangente, deteve-se para a análise apenas as alterações da coluna vertebral onde se observou que em 63,2% existia alteração escoliótica, em 34,2% aumento da cifose e em 81,6% alterações na coluna lombar. Dentre as alterações da lombar, conforme analisado nos resultados dos exames complementares contata-se a ocorrência de: osteopenia, hérnias discais, discopatia degenerativa, artrose facetaria, espondilolistese, artrose degenerativa com diminuição do espaço intervertebral.

Os discos intervertebrais protegem as articulações facetarias da lesão de compressão e permitem bem como limitam o movimento das vértebras. Cada disco é composto de três partes: o anel fibroso, uma série de anéis cartilaginosos fibroelásticos que encerram o núcleo pulposo, um gel com um conteúdo de água de 80% ou mais; e duas placas cartilaginosas, que separam o núcleo e o anel dos corpos vertebrais. O núcleo pulposo é composto predominantemente de água e é hidrófilo (tem atração pela água). As forças de compressão produzidas pelo ficar de pé e andar durante o dia fazem com que o núcleo perca pequenas quantidades de água, que são restauradas durante o sono e a posição deitada, quando as pressões dentro do núcleo são reduzidas. Assim, as alterações na altura em pé de um indivíduo podem elevar-se a tanto quanto 2cm entre a manhã e a noite. O suprimento de vasos sanguíneos ao disco desaparecem na segunda década de vida, e a capacidade do núcleo de restaurar água perdida começa a diminuir. Microtraumatismos repetidos pelo levantamento de objetos pesados, bem como o processo do envelhecimento, causam um aumento nos elementos fibrosos do anel e uma diminuição no número relativo de elementos elásticos resilientes. O processo de envelhecimento faz com que os adultos maturos (30 a 50 anos) tornem-se propensos a lesões do anel e à herniação do núcleo de encontro às raízes nervosas. Os adultos mais velhos (50 a 90 anos) podem perder altura do tronco e ser

(30)

propensos a desenvolver cifose torácica, uma curvatura convexa proeminente da coluna41.

Além disso, a diminuição na espessura dos discos intervertebrais determina reduções nas amplitudes de movimentos das diversas regiões da coluna, impondo, por vezes, a necessidade da movimentação em bloco da coluna vertebral, principalmente nos movimentos de rotação. Outra decorrência é o aumento dos contatos das superfícies ósseas dos corpos vertebrais, iniciando um processo artrósico, fato que determina uma reação orgânica caracterizada pela deposição de cálcio, dando origem a osteófitos, os quais podem ser notados com maior frequência na região lombar. Esse aspecto (a diminuição das amplitudes de movimento e o aumento do contato das superfícies ósseas) deve ser levado em conta tanto no exame clinico das estruturas como na prescrição de eventuais procedimentos terapêuticos que os envolvam42.

A osteoporose é a redução da massa óssea sem alteração da composição do osso, levando a fraturas. A osteoporose primária pode ser de dois tipos principais: osteoporose após a menopausa e osteoporose relacionada à idade ou senil. Melo e Vidigal do Ó et al (2008) avaliaram a presença de deformidades vertebrais, na coluna lombar, em mulheres com osteopenia/osteoporose, a partir dos 40 anos, em São Luís, Maranhão. Encontraram deformidades vertebrais à radiografia de coluna lombo-sacra, associadas à osteoporose: redução de espaços discais 52%, fraturas vertebrais 12%, achatamento de corpos vertebrais 8%, colapsos vertebrais 4%. A frequência de deformidades vertebrais anteriores à osteoporose: osteofitos 75%, escoliose 69%, artrose 35%. Em mulheres na faixa etária de 40 a 59 anos de idade, predomina-se a osteopenia, e acima de 60 anos, osteoporose43.

(31)

3. CONSIDERAÇÔES

Relacionado com a dinâmica funcional talvez algumas coisas podem ser acrescentadas, como por exemplo a ampliação da avaliação dos idosos, mensurando e quantificando os aspectos funcionais como força e equilíbrio, isto levando em consideração que estes aspectos não deixam de ser avaliados pelos profissionais do Pilates Studio Gym, porém, estes dados não são quantificáveis visto que a avaliação é realizada de forma subjetiva.

Uma das sugestões seria a melhoria do acesso ao estúdio, o que aumentaria a adesão e manutenção de praticantes, principalmente idosos.

Nas fichas cadastrais ficam armazenados dados pré-treinamento, não são anotados dados de reavaliações, como por exemplo, dados sobre flexibilidade e dor. Mas deve-se frisar que todos os profissionais antes de começaram uma sessão de pilates instigam os praticantes sobre a aula anterior, sintomatologia dolorosa e objetivos para a sessão que irá iniciar, sendo assim, o profissional nunca possui uma aula pré-programada e a escolha dos exercícios em termos de carga e intensidade é sempre precedida de um feedback do cliente.

Este trabalho traz uma contribuição, propondo não só programas detalhados de exercícios físicos direcionados para a população idosa como também rotinas de avaliação. A demonstração dos efeitos do método pilates pode fundamentar a prescrição mais adequada de exercícios, deixando claro que o pilates em si não é suficiente para o desenvolvimento total da capacidade funcional, existe a necessidade da associação de um método de condicionamento cardiorrespiratório adequado a população em questão.

Conforme o manuseio das fichas cadastrais e em associação com as observações realizadas durante as praticas de pilates é impressionante a incidência da procura do método para alivio da dor lombar e desvios posturais. Preocupa-se então o fato de observar tantas alterações musculoesqueléticas associadas ao envelhecimento estarem presentes na maioria dos indivíduos jovens/adultos.

(32)

CONCLUSÃO

Observou-se que a dinâmica funcional do Pilates Studio Gym esta em consonância com o que é preconizado pelos Conselhos Profissionais de Educação Física e Fisioterapia, além de conjugar a proposta original de Pilates com novas técnicas e recursos atualmente disponíveis tirando o máximo proveito das possibilidades terapêuticas desta modalidade. A forma de atuação através de uma proposta multiprofissional no cuidado a saúde dos praticantes, faz com que diferentes objetivos e abordagens profissionais sejam socializados e tenham influência positiva na busca de um envelhecimento saudável. Cabe ressaltar que a facilitação do acesso ao Pilates Studio Gym aumentaria a adesão e manutenção de praticantes, principalmente idosos.

Conforme dados do IBGE do Censo de 2000, a população de idosos no país representa 8,6% da população total do país, entre os praticantes de pilates essa representatividade é maior, chegando a um índice de 22% e como em vários outros estudos esse índice consta da maioria de mulheres. A constante busca por melhorias na qualidade de vida de idosos pode ser observada no crescimento de 52% dos adeptos ao método em um período de cinco meses. Percebeu-se que a maior adesão a pratica ocorre em principio para o alivio da dor, alivio este que pode ser comprovado quando a maioria dos clientes procura o estúdio por indicação de outros praticantes.

Observa-se a baixa frequência na pratica do pilates, pratica esta que não contempla todos os componentes de um programa de treinamento de aptidão funcional, também foi observada incidência de dor e déficits na flexibilidade que são preceptores de quedas e possuem um impacto negativo sobre a independência funcional. A fim de possibilitar uma melhora significativa na manutenção da independência e autonomia de idosos, bem como dos envelhecentes, faz-se necessário agregar ao treinamento os componentes faltantes da aptidão funcional que não são contemplados na pratica do método Pilates. Essa associação assegura

(33)

a manutenção da mobilidade e da agilidade, prolongando a independência do idoso e melhorando sua qualidade de vida.

O desafio então é ajudar as pessoas a conservarem-se sadias e independentes e a continuarem desempenhando uma vida ativa na sociedade, mesmo com a chegada dos cabelos brancos, avançando em direção à tão almejada velhice bem-sucedida.

(34)

REFERÊNCIAS

1

SILVA,Tatiana Alves de Araújo; JUNIOR, Alberto Frisoli; PINHEIROS, Marcelo Medeiros; SZEJNFELD, Vera Lúcia. Sarcopenia Associada ao Envelhecimento: Aspectos

Etiológicos e Opções Terapêuticas. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 46, n.6, p.

391-397, nov/dez, 2006

2

WHO – World Health Organization. Active ageing: a policy framework. Second United Nations World Assembly on Ageing. Madri, Espanha. 2002. Disponível em: http://www.who.int/ageing/publications/active/en/index.html

3

BORGES, Maria Claudia Moura. O Idoso e as Políticas Públicas e Sociais no Brasil. In: NERI, Anita Liberalesso; CACHIONI, Meire; SIMSON, Olga Rodrigues de Morais Von. As múltiplas faces da velhice no Brasil. Cap 3. Campinas, SP. Editora Alínea. 2003

4

BRASIL. Lei n. 8.842/94. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília, 1994.

5

BRASIL. Decreto nº 1.948/96. Regulamenta a Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, e dá outras providências. Brasília, 1996.

6

BRASIL. Projeto de Lei da Câmara nº 57, de 2003 (nº 3.561, de 1997, na Casa de origem), que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Brasília, 2003.

7

BRASIL. Portaria nº 2.528 de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde

da Pessoa Idosa. Brasília, 2006

8

BRASIL. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

9

VOIGHT, Cissy. Considerações sobre a reabilitação de pacientes geriátricos. In: PRENTICE, William E.. VOIGHT, Michael L. Técnicas em Reabilitação musculoesquelética. Cap. 34. Trad: Terezinha Oppido e Maria Alice Quartim Barbosa de Araújo. Porto Alegre, Artmed, 2003

10

YUASO, Denise Rodrigues; SGUIZZATTO, Guilherme Turolla. Fisioterapia em

Pacientes Idosos. In: NETTO, Matheus Papaléo. Gerontologia A velhice e o Envelhecimento

em Visão Globalizada. São Paulo, Editora Atheneu, 2005, capitulo 28

11

VERAS, Renato P. País jovem com cabelos brancos: A saúde do Idoso no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Relume Dumará. 1994

12

PIRES, Cássio Mascarenhas Robert. Fisiologia do Exercício aplicada ao idoso. In: REBELATTO, José Rubens; MORELLI, José Geraldo da Silva. Fisioterapia Geriátrica A prática da Assistência ao Idoso. Barueri, São Paulo. Editora Manole 2004

(35)

13

SACCO, Isabel C.N.; ANDRADE, Mariana S.; SOUZA, Priscila S.; NISIYAMA, Maurício; CANTUÁRIA, Anita L.; MAEDA, Fabiana Y.I.; PIKEL, Marina. Método pilates

em revista: aspectos biomecânicos de movimentos específicos para reestruturação postural – Estudos de caso. Revista brasileira de Ciência e Movimento.v.13, n.4, p.65-78,

2005

14

Silva YO, Melo MO, Gomes LE, Bonezi A, Loss JF. Análise da resistência externa e da

atividade eletromiográfica do movimento de extensão do quadril realizado segundo o método Pilates. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 82-88, jan./fev.

2009

15

DOS SANTOS, Jéssica Luisa Ribeiro. Pilates aprimorando o equilíbrio em idosos:

Revisão Integrativa. Revista Portal de Divulgação, n.12, Julho 2011. Disponível em:

http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/revista/index.php

16

KOLYNIAK, Inélia Ester Garcia Garcia; CAVALCANTI, Sonia Maria de Barros; AOKI, Marcelo Saldanha. Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão

do tronco: efeito do método Pilates®. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. 10, n. 6,

nov/dez, 2004

17

RODRIGUES, Brena Guedes de Siqueira; CADER, Samaria Ali; TORRES, Natáli Valim Oliver Bento; OLIVEIRA, Ediléa Monteiro; DANTAS, Estélio Henrique Martin. Autonomia

funcional de idosas praticantes de Pilates. Revista Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.17,

n.4, p.300-305, out/dez, 2010

18

LOSS, Jefferson F.; MELO, Mônica O.; ROSA, Cristina H.; LA TORRE, Marcelo; SILVA, Yumie O. Atividade elétrica dos músculos oblíquos externos e multífidos durante o

exercício de flexoextensão do quadril realizado no Cadillac com diferentes regulagens de mola e posições do indivíduo. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 14, n. 6, p.

510-517, nov./dez. 2010

19

SILVA, tAnne Caroline Luz Grudtner; MANNRICH, Giuliano. Pilates na Reabilitação: uma revisão sistemática. Revista Fisioterapia em Movimento. Curitiba, v. 22, n. 3, p. 449-455, jul/set, 2009

20

BERTOLLA, Flávia; BARONI, Bruno Manfredini; JUNIOR, Ernesto Cesar Pinto Leal; OLTRAMARI, José Davi. Efeito de um programa de treinamento utilizando o método

Pilates® na flexibilidade de atletas juvenis de futsal. Revista Brasileira de Medicina do

Esporte. v. 13. n. 4. jul/ago, 2007

21

ARAÚJO, Maria Erivânia Alves; DA SILVA, Elirez Bezerra; VIEIRA, Pollyana Coelho; CADER, Samária Ali; MELLO, Danielli Braga; DANTAS, Estélio Henrique Martin.

Redução da dor crônica associada à escoliose não estrutural, em universitárias submetidas ao método Pilates. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro. v.16 n.4

p.958-966, out./dez. 2010

22

MATTOS, Maria Luiza. Pilates para todos. Revista oficial de Pilates. On Line, São Paulo. a.1.n.2 2010

23

Curso Pilates Clínico – Saúde, Bem Estar e Fitness. 2011, Porto Alegre. Material didático. Valéria Figueiredo Cursos Internacionais de Fisioterapia. 111p.

(36)

24

CONFEF. Resolução CONFEF nº 201/2010. Dispõe sobre o Pilates como modalidade e método de ginástica e dá outras providências. Rio de Janeiro, 18 de maio de 2010. Disponível em:http://www.confef.org.br/extra/resolucoes/conteudo.asp

25

COFFITO. Resolução n° 386/2011. Dispõe sobre a utilização do método Pilates pelo fisioterapeuta e dá outras providências. Curitiba, 8 de junho de 2011. Disponível em: http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp

26

CARVALHO, José Alberto Magn; GARCIA,Ricardo Alexandrino. O envelhecimento da

população brasileira: um enfoque demográfico. Cadernos de Saúde Pública, Rio de

Janeiro, v.19 n.3. p.725-733, mai-jun, 2003

27

NASRI, Fábio. O envelhecimento populacional no Brasil. Revista Programa de Geriatria e Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE, São Paulo, v.6, supl 1. 2008

28

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Primeiros dados do Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados_do_censo2010.php.

29

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Primeiros dados do Censo

2010.Dados: Rio Grande do Sul. Disponível em:

http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados_do_censo2010rs.php.

30

WHO – World Health Organization. Health statistics and health information systems.

Definition of an older or elderly person. Disponível em: http://www.who.int/healthinfo/survey/ageingdefnolder/en/.

31

WHO – World Health Organization. Global health indicators. Life expectancy and

mortality. World health statistics 2011. Disponível em: http://www.who.int/whosis/whostat/EN_WHS2011_Full.pdf

32

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica Coordenação de População e Indicadores Sociais Estudos e Pesquisas Informação Demográfi ca e Socioeconômica número 24. Projeção da população do Brasil por sexo e idade 1980-2050. Revisão 2008

33

CARVALHO, Rosane Beltrão da Cunha; MADRUGA, Vera Aparecida. Envelhecimento e

prática de atividade física: a influência do gênero. Motriz: Revista de Educação Física, Rio

Claro, v.17 n.2, p.328-337, abr./jun. 2011

34

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades @. Ijuí /RS. Sinopse do

Censo Demográfico 2010. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

35

DA NOBREGA, Antonio Cláudio Lucas. Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira

de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: atividade física e saúde no idoso. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.5. n.6. Niterói, 1999

36

GOMES, Kátia Virginia; ZAZA, Daniela Coelho. Motivos de Adesão a pratica de

(37)

37

NERI, Anita Liberalesso; CACHIONI, Meire. Velhice Bem-Sucedida e Educação. In: NERI, Anita Liberalesso; DEBERT, Guita Grin. (org). Velhice e Sociedade. Campinas, SP. Papirus, 2ed. 2004

38

TRIBESS, Sheilla; VIRTUOSO JR, Jair Sindra. Prescrição de Exercícios Físicos para

Idosos. Revista Saúde.Com. v.1. n.2. 2005

39

CANDELORO, Juliana Monteiro; CAROMANO, Fátima.Efeito de um programa de

hidroterapia na flexibilidade e na força muscular de idosas. Revista Brasileira de

Fisioterapia. vol.11 no.4 São Carlos Jul/Ago. 2007

40

ANDRADE, Francisco Alves; PEREIRA, Lílian Varanda; Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros. Mensuração da dor no idoso: uma revisão. Revista Latino-americana de Enfermagem. v.14. n.2 . março-abril 2006

41

SMITH, Laura K.; WEISS, Elizabeth L.; LEHMKUHL, L. Don. Cinesiologia Clínica de

Brunnstrom. Editora Manole Ltda. São Paulo, SP. 1997

42

LUSTRI, Wilton Rogério; MORELLI, José Geraldo da Silva. Aspectos Biológicos do

Envelhecimento. In: REBELATTO, José Rubens; MORELLI, José Geraldo da Silva.

Fisioterapia Geriátrica A prática da Assistência ao Idoso. Barueri, São Paulo. Editora Manole 2004

43

MELO E VIDIGAL DO Ó, Fernanda Rachel; CHEIN, Maria Bethânia Costa; RABANE, Mahiba Mattar; FURTADO, João Francisco; BRITO, Luciane Maria de Oliveira; FARIA, Manuel dos Santos. Deformidades vertebrais em grupo selecionado de mulheres com

osteopenia e osteoporose em São Luís do Maranhão. Revista Reprodução & Climatério.

Referências

Documentos relacionados

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

A escolha da utilização do serviço de aço cortado e dobrado fora do canteiro, é uma forma de se racionalizar o canteiro de obra e melhor gerenciar a execução de

Os sapos, rãs e pererecas são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem

Inserção inclinada, com o bordo anterior mais alto que o posterior, na parte mais posterior do crânio, na altura da linha média dos olhos, quando em repouso.. Quando em atenção, a

base populacional, desenvolvido em amostra de adultos residentes em Pelotas, RS, em 2007, detectaram que as prevalências de angina, baseadas no questionário Rose, também

Para que tenha mais algumas dicas de como melhorar a redação, na planilha de       avaliação, você poderá ler também um comentário personalizado da equipe

São necessários estudos contínuos e mais complexos que possibilitem traçar mais fidedignamente o perfil epidemiológico do suicídio e das tentativas de suicídio,

Contato com os olhos: lavar com água corrente em abundância, persistindo a irritação consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário